sábado, 31 de janeiro de 2015

Denúncia anônima resulta em prisão e apreensão de armas em São Francisco de Itabapoana


Fotos: Divulgação 3ª Cia.
Um casal foi abordado, por volta das 9 horas desta sexta-feira, 30, por elementos armados quando passava por uma Estrada vicinal às margens da RJ-224 próximo ao Morro do Ameixa entre as localidades de Floresta e Imburi.

Quando perceberam os homens armados, o motorista acelerou , conseguiu fugir e avisou à Polícia Militar.

Numa ação rápida policiais da 3ª Cia de Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana com apoio das guarnições dos DPOs de Santa Clara, Praça João Pessoa e setor mike fizeram um cerco pela Rodovia RJ-224 e conseguiram prender três elementos que estavam em um veículo Fiesta Hatch preto onde estavam as armas: três revolveres calibres 38 e uma arma calibre 12 com 6 munições. 

Os elementos  não reagiram a prisão e foram levados para a 147ª DP Legal de SFI para registro da ocorrência.

Polícias que participaram da ação que logrou êxito em prender os elementos.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Alunos de SFI qualificados no SENAI




O SENAI Campos concluiu um curso profissionalizante na área de pintura industrial diplomando duas turmas do município de São Francisco do Itabapoana no último dia 27 de janeiro. Ao todo 45 jovens foram qualificados em pintura industrial.

Os alunos aprendem como fazer um acabamento perfeito, utilizando os materiais certos e aplicando as técnicas apropriadas. Com uma carga horária de 216 horas, os conteúdos proporcionaram o desenvolvimento das competências necessárias para executar a pintura industrial.


No decorrer das aulas, os participantes aprenderam a preparar superfícies, escolher as tintas, esquematizar a pintura e lidar com corrosão, seguindo sempre as normas de segurança, saúde e meio ambiente. “Uma das maiores preocupações do SENAI é proporcionar uma qualificação que faça diferença no mercado de trabalho, pois cada vez mais as empresas exigem mão de obra especializada, pois o saber é algo precioso ", destacou a Gerente Executiva do SENAI Campos, Ivana Licurgo.

Temporada 2015 do Projeto Botinho chega ao fim com formatura em Santa Clara



Chegou ao fim mais uma temporada do Projeto Botinho, a Colônia de Férias promovida pelo Corpo de Bombeiros com o apoio da Cedae e Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Diversas crianças e adolescentes residentes no município receberam medalhas e certificados. A solenidade de formatura aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29-01, na sede da Amprasc – Associação de Moradores da Praia de Santa Clara.

Durante o mês de janeiro os participantes tiveram momentos de recreação e receberam um curso sobre noções de primeiros socorros, salvamento e comportamento no mar.

Na ocasião são realizadas simulações de afogamento, para que assim os alunos ponham em prática as técnicas que foram ensinadas pelos instrutores do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), Sargentos Barreto e Vitipó.

Este ano o projeto Botinho aconteceu na Praia de Santa Clara, cujas aulas foram ministradas todas as manhãs, de segunda a sexta feira, sempre com o início às 7 h.

Participaram da formatura, representantes do 5º GBM, Grupamento do Corpo de Bombeiros, representando o prefeito, o Assessor de Gabinete, Efrain Luiz, entre outras autoridades municipais.



Da redação com informações da Ascom-SFI

SFI sedia o 15º Campeonato Open de Jiu Jitsu neste sábado

                
Estarão competindo da faixa branca à faixa preta (infantil e adulto) diversos lutadores do Norte e Noroeste Fluminense, Espírito Santo e Minas gerais no 15º Campeonato  Open de Jiu-Jitsu , que acontecerá neste sábado (31), das 16h às 19h, em frente ao palco oficial instalado na Praia de Santa Clara, no litoral de São Francisco de Itabapoana.          

O evento é organizado pela Equipe WCL em parceria com prefeitura de São Francisco por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

O secretário de Esporte, Noel Júnior, destacou que essa é mais uma programação esportiva, entre muitas já realizadas, que promete atrair um grande público.

“Assim como os outros eventos esportivos que temos promovido, estimamos que o Jiu-Jitsu vai reunir muita gente, por se tratar de uma luta esportiva bem chamativa. Vale destacar que o nosso objetivo é sempre despertar no público o interesse pelo esporte para uma melhor qualidade de vida”, ressaltou.


O Jiu-Jitsu é um dos esportes que mais tem crescido significativamente no município de São Francisco de Itabapoana, cujos competidores têm conseguido boas premiações na região.

Ascom-SFI

Ações em SFI de combate à poluição sonora e tráfego de veículos na orla marítima


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana realiza neste sábado (31), das 10h às 19h, mais uma ação em prol da campanha contra a poluição sonora, por meio de distribuição de panfletos no portal da cidade, e fará uma abordagem, com blitz itinerante, contra a proibição de tráfego de veículos automotores na orla marítima.

O Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, destaca que a operação itinerante prossegue até o término do carnaval, em parceria com a (UPAM) Unidade de Policiamento Ambiental, Guarda Ambiental, Polícia Militar, Guarda Civil, EMTRANSFI e Marinha do Brasil Agência Capitania dos Portos em São João da Barra, responsável pela área.

“É importante salientar, que, em caso de desrespeito às regras de conduta informadas, poderá ocasionar em multa, cuja portaria IBAMA 10 e 11/95 - Lei 4771/65 Lei 7661/88 - 9605/98 - Decreto 6514/2008” ressaltou.

O Meio Ambiente conta com o decibelímetro, instrumento que mede a intensidade do som em decibéis. O aparelho foi comprado em 2014 pelo Conselho Comunitário de Segurança de SFI, através de doações ao Conselho, e emprestado em comodato à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
            
Na última operação, no dia sábado (24), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente instalou sete placas no trecho que vai da praia de Guaxindiba à Gargaú, informando aos veranistas sobre a proibição dos veículos automotores na área de vegetação na orla das praias da região e efetuou fiscalização itinerante para evitar assim a destruição da vegetação, bem como a morte dos animais costeiros. Além disso, o risco de acidente com relação aos banhistas que transitam no local.

Em reunião do Conselho de Segurança de SFI em 2014, a 1ª Secretária, Elzana da Silva Pereira e o presidente, Romário Teixeira Bernardo apresentam o decibelímetro, que foi emprestado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Matéria: Ascom-SFI

Foto: Conselho de Segurança de SFI

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Inimigos da HP agita o verão de SFI neste final de semana


O grupo Inimigos da HP será mais um show nacional que promete movimentar um grande público de turistas e população local, neste próximo domingo (01), às 20h, em Guaxindiba, no litoral de São Francisco de Itabapoana.

A atração faz parte da programação “Agita Verão”, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, indústria e Comércio.

O Secretário de Turismo, André Ricardo, explica que, com muita satisfação, traz para o município um grupo com um jeito irreverente e humilde, que alternando músicas animadas com canções românticas, conquistou uma grande legião de fãs ao longo da década, fazendo apresentações memoráveis por todo país.

“Os nossos munícipes e turistas merecem sempre o melhor do entretenimento que pudermos investir de acordo como o limite do nosso orçamento”, ressaltou.

A carreira profissional do Inimigos da HP foi iniciada em 2001, com o lançamento de um disco homônimo e independente. Pouco tempo depois, com a gravação dos CDs e DVDs "E Quem Não Gosta de Inimigos...", de 2004, e "Inimigos da HP Ao Vivo", de 2006, o grupo atingiu reconhecimento nacional, gravando músicas que, instantaneamente, se tornaram sucessos radiofônicos. Canções como Toca um Samba Aí, Bons Momentos e Nosso Filme fizeram o conjunto atingir o status de febre das baladas e a lotar casas de show de todo país.

O prefeito Pedrinho Cherene destaca o investimento no turismo na região. “Por meio de um bom planejamento estratégico temos conseguido elaborar uma programação de verão bem diversificada e atrativa”, frisou.

Confira a programação de verão deste final de semana:

Sexta-feira (30)

Santa Clara – às 23h- Rick Duarte Classic Rock

Sábado (31)

Gargaú – às 23h- Adilson e Paulinho
Santa Clara – às 23h- Charada carioca
Barra do Itabapoana – às 23h- Samba Top
Guaxindiba –às 23h -  DJ

Domingo (01)

Gargaú – às 13h- Os feras do Pagode
Guaxindiba – às 20h- Inimigos da HP
Guaxindiba – às 23h – Duetus


Ascom-SFI

Blocos de carnaval começam a se movimentar em Barra do Itabapoana e São Francisco


O “Bloco a Fantasia" entra na Avenida no dia 14, com uma ampla concentração no Bairro Ingá, e depois da concentração percorrera as ruas de Barra do Itabapoana com bateria puxando o Bloco com muita animação e paz.

As pulseiras já estão a venda no Ingá, na Peixaria do Sairu , no Lavo Jato JôJato ou com Thiago Gomes.

Segundo os organizadores a intenção é resgatar a alegria do Carnaval de Barra do Itabapoana.

Tô querendo água

Já o bloco de carnaval "TÔ QUERENDO ÁGUA" também de Barra do Itabapoana, entra na Avenida no dia 17 de fevereiro, terça-feira de carnaval às 15 horas, em frente a Pracinha de Barra. Um trator lançará água na galera e a bebida será liberada. Participação do DJ Glauco do Rio de Janeiro. Os  abadás estão à venda em Barra com Andrezza e Dudu.

Marreco Doido
Outro bloco de muito sucesso é o Bloco Marreco Doido de São Francisco de Itabapoana. Vendas dos abadas com a equipe do Marreco Doido. O que sobrar da arrecadação será doado ao Rotary Club São Francisco de Itabapoana para o Banco de Cadeiras de Rodas. O Bloco Marreco Doido entra na Avenida na sexta de carnaval, antes das escolas de Samba do Status e Império Sanfranciscano. 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Amprasc anuncia Escolinha de Futebol para 2015

Inscrições serão abertas a partir desta segunda-feira, 02. Iniciativa faz parte do Projeto “Desenvolvendo o Esporte por um Futuro Melhor”.

A Amprasc - Associação de Moradores da Praia de Santa Clara – anunciou um novo projeto pra 2015: “Desenvolvendo o Esporte por um Futuro Melhor”, que colocará a disposição de crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 17 anos de idade de ambos os sexos, a Escolinha de Futebol da Amprasc.

As inscrições começam na próxima segunda, dia 02 de fevereiro de 2015, e vão até o dia 28 de fevereiro de 2015. Podem se inscrever atletas de qualquer localidade do município. As exigências para a inscrição são: CPF e RG do responsável, estar devidamente matriculado na rede de ensino, pois o projeto irá acompanhar o desempenho de cada um no meio escolar e exames médicos obrigatórios para a prática esportiva. 

"As crianças que não apresentarem essa última exigência serão encaminhadas pelo Projeto aos médicos da rede pública. Estamos muito felizes em podermos proporcionar a Escolinha de Futebol para nossas crianças", disse Jorge Lúcio Ferreira, presidente da Amprasc .


“Nossa meta com o projeto é ocupar a mente das crianças, adolescentes e jovens, e assim desviá-los dos caminhos perversos. Acreditamos que com a inserção de cada indivíduo no  esporte podemos oferecer um caminho melhor e um futuro promissor”, comentou Jeferson Cruz, diretor de eventos esportivos da Amprasc e professor da Escolinha de Futebol.

SMEC abre inscrições para concurso de remoção em SFI


Estão abertas até o dia 06 de fevereiro as inscrições para o Concurso de Remoção para servidores públicos efetivos, ocupantes dos cargos de Professor da Rede Municipal de São Francisco de Itabapoana, RJ.

Segundo o edital da Secretaria de Educação e Cultura – SMEC, o educador poderá deslocar de uma unidade escolar para outra na prestação de serviços, respeitada a sua formação e dentro de sua área de habilitação, para ajustamento e reorganização do quadro de pessoal, de acordo com o quadro de vagas do município.

Os interessados já podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Av. Vereador Edenites da Silva Viana nº. 141, Centro, (antiga Rua Joaquim da Mota Sobrinho).

Os documentos necessários são fotocópia do CPF; Fotocópia do RG; Original da declaração de tempo de serviço na unidade escolar onde se encontra lotado  (Departamento de Recursos Humanos da SMEC) e Original da declaração de tempo de serviço na rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (Secretaria de Administração).

A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins, informou que o concurso é para o preenchimento do quadro de vagas em 18 escolas do município, nas disciplinas de Arte, matemática, Língua Portuguesa, Língua estrangeira,  História, Geografia, Ciências e Educação Física.

“Vale destacar que a classificação do candidato neste Concurso Municipal de Remoção gera ao servidor apenas mera expectativa, não implicando na obrigatoriedade de concessão. O preenchimento de vaga é efetivado de acordo com a necessidade do Município e a disponibilidade orçamentária”, explicou.

Os critérios para participação no concurso de remoção são:

· Encontrar-se estável (servidor efetivo que tenha permanecido no serviço público tendo completado três anos de efetivo exercício no cargo ocupado);

· Possuir 730 (setecentos e trinta) dias, no mínimo, de efetivo exercício na unidade escolar em que se encontre lotado;

· O efetivo exercício do servidor será computado de acordo com o art. 85 da Lei Municipal nº 092/01 e art. 79 do Decreto Municipal nº 164/08.

· Não se tenha valido do direito de afastamento para frequentar cursos ou estágios de aperfeiçoamento ou especialização, por período superior a 30 (trinta) dias;

· Não esteja ocupando cargo em comissão ou função gratificada, mesmo em órgão integrante ou vinculado à SMEC;

· Não tiver gozado de qualquer licença durante o ano letivo de 2014, exceto a de gestante;

· Não tiver sofrido penalidade de advertência ou suspensão, respectivamente, nos últimos 3 (três) e 5 (cinco) anos imediatamente anteriores à data de publicação do presente Edital.

A classificação se dará através de análise curricular e histórico de serviço prestado. O resultado final do Concurso Municipal de Remoção 2015 estará disponível na SMEC a partir do dia 27 de fevereiro de 2015 e será publicado no Diário Oficial do Município.

Outras informações consulte o Edital aqui.

Ascom-SFI

Filhote de tubarão é visto em São Francisco de Itabapoana


O aparecimento de um filhote de tubarão e de uma arraia na praia de Manguinhos, litoral de São Francisco de Itabapoana (SFI), nesta terça-feira (27), surpreendeu moradores e veranistas. Fotos dos animais marinhos foram publicadas no Facebook pela auxiliar administrativa Aline Cordeiro, 36 anos.

"Foi um sobrinho quem me enviou as fotos e resolvi publicá-las para alertar outras pessoas, já que a praia é muito frequentada, principalmente por crianças", disse ela, que tem casa em Manguinhos e veraneia no local.


Aline disse que o aparecimento dos animais não teria causado pânico, já que eles teriam sido capturados por um pescador, que os teria levado em um barco até a areia da praia. "Também não sei se estavam vivos ou mortos", afirmou. Em agosto do ano passado, em menos de 20 dias, três baleias apareceram encalhadas no litoral de SFI.

Ao ser informado pela equipe do O Diário do aparecimento dos animais, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Henringer, disse que enviaria uma equipe nesta terça à praia para checar o que realmente ocorreu. "Desconheço o fato, mas vou entrar em contato com moradores de lá e enviar um fiscal da secretaria e um biólogo ao local até mesmo para evitar pânico".

Até o momento, segundo ele, não havia registro do aparecimento desses animais no litoral. "Estou há dois anos à frente da secretaria e só tivemos ocorrência de baleias que apareceram encalhadas", afirmou.

Fonte: Jornal O Diário

Fotos: Aline Cordeiro/Leitora do Diário

Mais uma procissão pede chuva em SFI


Fiéis percorreram as comunidades de Santa Rita e Barro Branco.  (Fotos: Sidmar/Blog do Paulo Noel)


Na tarde desta terça-feira, 27, católicos de São Francisco de Itabapoana voltaram a realizar procissão para pedir chuva. Desta vez a iniciativa foi das comunidades de Santa Rita e Barro Branco, no entorno do Centro da cidade. Os fiéis caminharam cerca de duas horas, no trecho entre as duas localidades. Durante o trajeto orações e cânticos pediam chuvas aos céus.  

Como reza a tradição os santos padroeiros das capelas das duas comunidades são trocados, e, ao primeiro sinal de uma forte chuva as imagens voltam para suas igrejas de origem. Os católicos levaram a imagem de Nossa Senhora da Penha da Capela de Santa Rita até Barro Branco, enquanto a imagem de São Francisco de Assis foi transladada de Barro Branco a Santa Rita.

Participaram agricultores vindos de outras partes do município, como Amontado, Brejo Grande, Guarixima e Pingo D'água e outras comunidades. 

É a segunda vez este ano que católicos realizam procissão pedindo chuva. Na sexta-feira, 23, as comunidades de Alegria dos Anjos e Valão Seco realizaram o ato de fé cristã, como o Blog mostrou aqui.

Segundo o climatempo.com.br, nesta quarta-feira, 28, o dia será de sol e aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume d’água previsto é de 12mm e o instituto de meteorologia diz que a probabilidade de chuva é de 60%. Há alguns dias o Clima Tempo vem prevendo pancadas de chuva para São Francisco de Itabapoana, entretanto a água ainda não veio.

A cada amanhecer fica a esperança de um dia com chuva. Nesta terça-feira muitas nuvens foram vistas ao Norte de São Francisco de Itabapoana, na divisa com o Espírito Santo, inclusive algumas das imagens da procissão mostram essas nuvens ao fundo.

Como a agricultura e a pecuária são consideradas a mola mestre da economia sanfranciscana, o momento é de preocupação com os inevitáveis prejuízos do setor agrícola em 2015. A salvação da lavoura tem sido o aipim e o abacaxi irrigado. As demais culturas vão de mal a pior, já que a principal matéria prima da agricultura, a água, está cada vez mais escassa. Sem falar no gado que morre com sede e falta do pasto.


Veja mais fotos da procissão aqui

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Circo da Vida traz Kleber Lucas e Irmão Lázaro a Santa Clara


Confira as próximas atrações na programação do Projeto Missionário Circo da Vida 2015. No dia 30 de Janeiro sobe ao palco Kleber Lucas e Banda. No dia 05 de Fevereiro, pela primeira vez no Circo da Vida, direto de Salvador/BA, Irmão Lázaro e Banda.

A cada dia uma ministração diferente e muitas bênçãos de Deus. A temporada 2015 teve início no dia 31 de Dezembro e se estende até o dia 17 de Fevereiro, sempre de quinta-feira a domingo, a partir das 20 horas.

O Circo da vida atrai milhares de pessoas à Praia de Santa Clara, com uma programação que une a palavra de Deus à boa música gospel, além da evangelização através de outras manifestações artísticas, como o teatro e a dança com os grupos de coreografias. 

Em 2014 o projeto recebeu o reconhecimento do Estado do Rio de Janeiro com a aprovação da Lei Estadual que instituiu o dia 1º de janeiro como Dia do Circo da Vida e a terça-feira de Carnaval como o Dia do Bloco do Cordeiro. Tanto o Circo da Vida, quanto o Bloco do Cordeiro são iniciativas da Igreja Batista Praia Clara, em Santa Clara. Em 2015 o Circo da Vida entra em sua 13ª edição.


Esporte Clube São Francisco é bicampeão no Espírito Santo


Equipe de futebol formada em parceria com clube de Travessão de Campos fez bonito na Taça Cidade de Alfredo Chaves, nas categorias Sub-13 e Sub-15



As equipes de futebol do Esporte Clube São Francisco e União Atlético Clube de Travessão de Campos conquistaram mais um título da Taça Cidade de Alfredo Chaves, no Espírito Santo, nas categorias Sub-13 e Sub-15.  A parceria do Esporte Clube São Francisco e União Atlético segue rendendo bons frutos. As equipes se unem e disputam competições nos Estados do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais. Os atletas mirins treinam nas escolinhas dos dois clubes sob a supervisão do treinador Bahia. A Taça Cidade de Alfredo Chaves faz parte das comemorações de emancipação da cidade de Alfredo Chaves.

Na primeira rodada o Esporte Clube começou bem. O União Atlético, categoria Sub-15, venceu o Rio Branco de Venda Nova do Imigrante por 5 a 2, conseguindo uma virada, depois de estar perdendo por 2 a 0. No Sub-13, a equipe do Esporte Clube São Francisco, também começou vencendo o Rio Branco de Venda Nova por 1 a 0.

No 2º dia de competição, as equipes do Esporte Clube São Francisco, categoria Sub-13 e União Atletico Clube de Travessão, venceram os seus jogos e se classificaram antecipadamente para as finais. O Sub-13 do São Francisco venceu o Olímpico de Carangola-MG por 5 a 1, impondo seu jogo de velocidade durante toda a partida. Em seguida, o União Atlético de Travessão, categoria Sub-15, venceu o Olímpico por 4 a 0 e também protagonizou uma excelente partida de futebol. Impôs seu ritmo de jogo desde o início da partida, e em menos de 15 minutos já vencia por 2 a 0. Ainda no primeiro tempo, o União marcou seu terceiro gol e no segundo tempo, Adrianinho completou o placar de 4 a 0, classificando antecipadamente o União para as finais.

Treinador Bahia e o diretor Hélio Alves
O 3º e último dia de competição, foi realizado neste sábado, 24-01. Pela manhã, o Esporte Clube São Francisco cumpriu tabela e empatou em 1 a 1 com o Alfredo Chaves/Atl. Paranaense. Já classificado, o Sub-13 jogou quase o tempo todo com os atletas descansados e se poupando para o jogo final, que foi realizado na parte da tarde.

O adversário da partida final só foi conhecido após o término da rodada, pois jogavam, simultaneamente, Olímpico de Carangola-MG e Rio Branco F.C. O classificado para enfrentar o Esporte Clube São Francisco acabou sendo o Venda Nova, que teria então a oportunidade de revanche, já que em 2014 as duas equipes se enfrentaram, e o título de campeão ficou com o São Francisco.

Novamente o Esporte Clube São Francisco levou a Taça. Na partida, realizada na parte da tarde, houve empate em 1 a 1 e na decisão por pênaltis o Esporte Clube São Francisco levou a melhor e venceu, mais uma vez, o Rio Branco, sagrando-se Bi-Campeão da 4ª Taça Cidade de Alfredo Chaves,  categoria Sub-13.

Já o União Atlético de Travessão, venceu o Rio Branco por 3 a 0 na decisão e conquistou o título na categoria Sub-15.

Desde 2010 Esporte Clube São Francisco e União Atlético Clube fazem uma parceria de sucesso, disputando diversas competições, integrando a juventude de São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes,  além de criar oportunidades para que esses jovens despertem para possíveis carreiras como atletas profissionais.



Blog do Paulo Noel com informações da Ascom-ECSF

Prefeito de SFI participa do lançamento do Plano Emergencial do Estado para conter os efeitos da seca


Em busca de recursos para amenizar os impactos da estiagem na região, o prefeito Pedrinho Cherene acompanhou, nesta segunda-feira (26), na cidade de Italva, no Noroeste do Estado,  o governador  Luiz Fernando Pezão,  na solenidade de lançamento do Rio Rural Emergencial, que são benefícios destinados  a pequenos produtores do Norte e Noroeste fluminense para o enfrentamento dos efeitos da estiagem no âmbito rural.

O prefeito Pedrinho Cherene destaca a sua preocupação com os produtores rurais da região. “Quase cem por cento da nossa economia é oriunda da agricultura, por isso faz-se necessário unir esforços para diminuir significativamente os prejuízos decorrentes da seca. Acredito que todos saem dessa solenidade aliviados com as boas ações anunciadas pelo governador para beneficiar os pequenos produtores”, ressaltou

O governador Pezão, anunciou, que, nesta próxima quarta-feira (28), vai apresentar à presidente Dilma Roussef um plano para conter os prejuízos da estiagem. Ele explicou que a proposta foi elaborada por técnicos da Cedae e da Secretaria estadual do Ambiente.

“Presume-se que a estiagem vai continuar no próximo mês e, logo, algumas cidades continuarão sendo prejudicadas com a seca. Por isso vou discutir com a Presidente ações emergenciais e projetos para superarmos esse período de seca. Vale destacar o programa de reflorestamento das margens dos rios Paraíba do Sul e Guandu, além do projeto de saneamento da Região Metropolitana do Rio”, disse.


Com informações da Ascom-SFI

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Manguinhos, local do litoral onde aportavam navios negreiros

Naquela Praia foi descoberto um cemitério de escravos, reconhecido como sítio arquelógico pelo Ipahn. 

O Blog do Paulo Noel esteve na Praia de Manguinhos e mostra para nossos internautas o ponto da Praia onde, segundo historiadores, aportavam os navios negreiros. Conheça também o local da descoberta do possível cemitério de escravos que despertou a atenção de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Duas arqueólogas do Instituto visitaram o local em 2003. Depois de analisar o material encontrado, o acervo foi registrado no órgão sendo reconhecido como sítio arqueológico.

Após análises preliminares, há fortes indícios de que as ossadas possam ser de escravos, já que dados históricos indicam que a costa sanfranciscana foi uma região de grande importância no comércio de escravos no período colonial.

Em artigo escrito e publicado nesta segunda-feira, 26-01, no Blog, o professor e ambientalista Arthur Soffiati diz que Manguinhos foi praia de desembarque de escravos trazidos da África depois de proibido o tráfico pelas Leis Euzébio de Queiroz (1850) e Nabuco de Araújo (1854). O principal traficante era André Gonçalves da Graça, que morava em São João da Barra, tinha casa em Gargaú e transportava os escravos para a Fazenda São Pedro, hoje integrante da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. Os que morriam eram enterrados na Praia de Manguinhos. Recentemente, o movimento do mar desenterrou um verdadeiro cemitério de escravos.

Histórico

A primeira ossada encontrada na praia de Manguinhos ocorreu na década de 70. Em 2003, depois de uma forte ressaca, vários outros esqueletos foram descobertos. Na época um outro instituto avaliou o acervo, mas não houve respostas quanto ao material analisado. Veja o vídeo feito pelo Blog.

 


Carro cai em vala na Praia de Guaxindiba



Veículo foi parar na vala após uma manobra mal feita (Fotos: Gabriel - Internauta) 

Um carro caiu numa vala na Praia de Guaxindiba na tarde desta segunda-feira, 26-01, no Litoral de São Francisco de Itabapoana. Segundo informações chegadas à redação do Blog, quatro jovens, que seriam menores de idade, estavam no interior do carro, quando após o motorista realizar uma manobra, o veículo caiu na vala.

Os ocupantes do carro, um Ford Fiesta prata, nada sofreram. A vala que deságua no Manguezal da Ilha dos Mineiros, no entorno do Rio Guaxindiba, está praticamente seca, já que a região enfrenta uma das piores secas dos últimos tempos.

Com a ajuda de um caminhão o carro foi retirado da vala.





Detran leva serviço de vistoria itinerante a 49 municípios do interior em fevereiro


Serviço já pode ser agendado por telefone. Em SFI serão disponibilizadas duas vistorias.

Durante o mês de fevereiro, o DETRAN vai visitar 49 municípios do interior do estado para oferecer serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características. Em São Francisco de Itabapoana serão duas vistorias, dias 11 e 25 de fevereiro.

Com a visita dos vistoriadores, a partir de segunda-feira (2/2), o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos.

Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 e 0800-0204041 ou acessar o site www.detran.rj.gov.br.

Confira abaixo o calendário completo de vistorias no mês de fevereiro:

02/02 – Pinheiral, Natividade, Conceição de Macabu, Engenheiro Paulo de Frontin;
03/02 – Rio das Flores, Varre-Sai, Quissamã, Seropédica;
04/02 – Levy Gasparian, Porciúncula, Carapebus, Rio Claro;
05/02 – Três Rios, Laje do Muriaé, Rio das Ostras, Paraty;
06/02 – Areal, Italva, Rio das Ostras, Mangaratiba;
09/02 – São José de Ubá, São Fidelis, Silva Jardim, Duas Barras;
10/02 – Cambuci, Cardoso Moreira, Iguaba Grande, Cantagalo;
11/02 – Aperibé, São Francisco de Itabapoana, Arraial do Cabo, São Sebastião do Alto;
12/02 –  Itaocara, São João da Barra, Saquarema, Santa Maria Madalena;
19/02 – Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá, Piraí;
20/02 – Japeri, São José do Vale do Rio Preto, Saquarema, Mendes;
23/02 – Carmo, São Fidélis, Conceição de Macabu, Bom Jardim;
24/02 – Sumidouro, Italva, Quissamã, Trajano de Moraes;
25/02 – Sapucaia, São Francisco de Itabapoana, Carapebus, Itatiaia;
26/02 – Três Rios, São João da Barra, Rio das Ostras, Porto Real;
27/02 – Areal, São João da Barra, Arraial do Cabo, Quatis.


Ascom DETRAN

Estado do RJ lança plano emergencial para ajudar produtores rurais no período de seca


O governador Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, e o representante do Banco Mundial, Gregor Worf, lançaram, nesta segunda-feira (26/1), no município de Italva, o programa Rio Rural Emergencial – um conjunto de ação que visa ao enfrentamento dos efeitos da estiagem no Norte e Noroeste fluminense.

O plano de contingência contará com R$ 23 milhões do Governo do Estado e R$ 30 milhões do Banco Mundial – por intermédio do Programa Rio Rural – totalizando R$ 53 milhões em investimentos para ajudar os produtores rurais. Os recursos serão aplicados, por exemplo, em sistemas de nutrição para os rebanhos (que sofrem com a falta de pasto) e na perfuração de poços artesianos para uso coletivo.

 – Essas iniciativas vão nos ajudar a enfrentar esse momento difícil. Mais de 13 mil produtores vão ser beneficiados por esses poços artesianos – afirmou o governador.

De acordo com Christino Áureo, o Estado vai encaminhar um ofício ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal – com base no manual de crédito rural – solicitando a prorrogação de todos os financiamentos rurais de investimento e custeio destas instituições financeiras, assim como das linhas de créditos que contam com recursos estaduais.

– O Rio de Janeiro está sendo assolado por uma das maiores estiagens. O Rio Rural já agia preventivamente na preservação de nascentes, replantio de matas ciliares, construção de açudes, recuperando o principal produto da agropecuária, que é a água.  Já temos 1.270 nascentes preservadas, 72 mil famílias atendidas e, até 2016, serão investidos R$ 500 milhões na recuperação da agricultura com sustentabilidade – disse Christino Áureo.

Para execução do plano, foi criada uma força-tarefa formada por técnicos das empresas vinculadas à secretaria de Agricultura – Emater-Rio e Pesagro-Rio – e da Defesa Agropecuária. As ações vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores  e serão executadas durante todo o ano de 2015. Além dos municípios das regiões Norte e Noroeste, também receberão auxílio agricultores familiares de São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes, cidades da Região Serrana mais afetadas pela estiagem.

Para ter acesso aos benefícios, os proprietários deverão adotar práticas indicadas pelo programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado. Implementado em 2008, o programa vem incentivando, com recursos do Banco Mundial, a preservação de nascentes, o replantio de matas ciliares e ações de manejo sustentável, entre outras ações, que visam especialmente à preservação das águas no ambiente rural.

Produtores esperam que programa diminua o prejuízo de 2014

O produtor Jovelino Máximo de Azevedo tem um sítio em Italva, onde costumava trabalhar com toda a família na produção de leite, frutas e legumes.

– São três anos de pouca chuva. Espero mesmo que esse projeto de irrigação nos ajude a diminuir esse prejuízo – diz.

 No sítio de Jovelino será construído um poço artesiano que deverá beneficiar também a propriedade do produtor de leite Nilton Fernandes. Cada poço perfurado em um sítio vai irrigar outras cinco ou seis propriedades vizinhas. Nilton faz parte do programa Rio Rural desde 2007 e não tem sentido tanto os efeitos da seca graças a algumas atitudes simples. Orientado por funcionários da secretaria de Agricultura, ele implementou um sistema de irrigação que usa menos água, além de ter preservado a mata ciliar e a área de recarga – que é um trecho com árvores no topo de um morro que ajuda a reter a água da chuva por mais tempo.

– Mesmo sem chuva, o meu pasto continua verde. Tenho cerca de 30 cabeças de gado e não estou precisando gastar com ração. Não tive prejuízo com essa seca, mas a irrigação vai ajudar muito todos os produtores dessa região – observou.

Estado incentiva implantação de antenas telefônicas na zona rural

Outra ação destinada às zonas rurais do estado foi uma lei, sancionada semana passada, para incentivar a instalação de antenas de telefonia celular e internet nas áreas rurais.  Em contrapartida, haverá redução do ICMS pago pelas operadoras.

A iniciativa se soma ao Vozes da Produção, parte do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, que conta com recursos do Banco Mundial, e ajudará a interiorizar o acesso aos meios de comunicação e melhorar a qualidade de vida das famílias de agricultores. Além disso, vai contribuir para ampliar a produção sustentável, facilitando o contato entre produtores, fornecedores e compradores e promovendo o desenvolvimento econômico e social do estado.

- Estamos criando uma atratividade para tornar efetiva a universalização da telefonia celular e da internet 4G para todo o estado - afirmou o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

Atualmente, segundo as regras da Anatel, as operadoras que oferecem serviços de internet 4G na Região Metropolitana são obrigadas a levar apenas telefonia fixa a um raio de até 30 quilômetros a partir da sede dos municípios. A nova lei fluminense é um estímulo à ampliação da oferta de serviços telefônicos.

Com a adesão de novos usuários, não haverá perda de receitas aos cofres públicos com os incentivos fiscais concedidos às empresas.


- Cerca de 70% da área rural do Rio de Janeiro estão descobertos. A lei sancionada expande o atendimento, uma vez que a empresa de telefonia poderá abater o investimento realizado em 2015, nos impostos a serem pagos a partir de 2016 – disse o secretário. (Núcleo de Imprensa-RJ)

Final de semana de esporte radical no litoral de SFI


Competição de Fusca Cross animou a Praia de Guaxindiba (veja mais fotos aqui)

Uma grande estrutura com tendas, banheiros químicos, trio elétrico, velocidade, adrenalina e muita emoção. Assim foi a 1ª Copa Norte de Fusca Cross, realizada na localidade de Guaxindiba, no litoral de São Francisco de Itabapona, na tarde deste último domingo (26), pela Associação Fusca Cross, com apoio e promoção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A competição aconteceu numa pista de corrida, onde dez competidores tinham que realizar três baterias de oito voltas, totalizando 24. Os seis primeiros participantes que completaram a prova receberam troféus.

Os competidores, com seus fuscas bem equipados, numerados e pintados com cores chamativas, atraíram a atenção de um grande público, que curtia cada manobra radical. A equipe da secretaria municipal de Saúde esteve presente durante a disputa. 


O secretário municipal de Esporte e Lazer, Noel Júnior, comemorou o sucesso do evento. “É muito gratificante ver em pleno domingo muitas pessoas prestigiando a nossa programação esportiva de verão, uma vez que poderiam estar em casa ou na praia curtindo o banho de mar. Isso nos motiva a investir mais e promover mais qualidade de vida por meio do esporte”, destacou.   (Ascom-SFI)