sexta-feira, 18 de abril de 2008

Vereador José Cherene recebe alta após acidente

Ontem à tarde, o vereador José Cherene tomou um grande susto após se envolver num acidente na RJ-224, em Valão Seco. O vereador, dirigindo sua camionete em companhia da esposa, seguia no sentido Valão Seco-Ponto de Cacimbas. Ao entrar na curva da localidade, o casal foi surpreendido por um veículo com placa de Niterói que teria invadido a contramão. José Cherene chegou a ser levado para o Hospital Ferreira Machado para um check-up e teve alta por volta das 20 h com ferimentos leves. Depois do ocorrido ele e a esposa passam bem, entretanto admitiu ter levado um grande susto devido à imperícia do motorista do veículo de Niterói.

Crime bárbaro em Praça João Pessoa

Um crime bárbaro chamou a atenção de todos ontem à tarde em Praça João Pessoa, 3º distrito de São Francisco de Itabapoana. O alagoano Adelino Gonçalves de Oliveira, 32 anos, foi agredido brutalmente com golpes de facão, após uma discussão próximo à escola daquela localidade. O agressor, segundo a polícia, é Antonio José da Silva, morador de Praça João Pessoa.

Adelino foi levado para a UPG, Unidade para Pacientes Graves do Hospital Ferreira Machado, com cortes na cabeça e nos braços. Os fortes ferimentos mostravam a crueldade do agressor. Adelino teve fratura exposta e corre o risco de ter um dos braços amputados.

O caso foi registrado na 147ª Delegacia Civil de São Francisco. Antonio José da Silva foi preso em flagrante e confessou, em depoimento, que praticou o crime porque foi ofendido pela vítima. Adelino teria chamado Antonio José de “corno fichado”, que segundo o agressor significa chefe dos cornos. Ele chegou a afirmar que atacou a vítima com a intenção de matar com golpes de facão.

Antonio José será encaminhado para a Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro, em Campos e ficará a disposição da justiça. Adelino é trabalhador rural e estava atuando no corte de cana da região. É comum, nessa época do ano, quando começa a safra da cana-de-açúcar, a região receber um grande número de cortadores de cana oriundos de diversas regiões do país, sobretudo do nordeste brasileiro.

Do blog do Roberto Moraes: STJ julgou que a Justiça Federal não tinha competência para afastar o prefeito

Sexta-feira, Abril 18, 2008
O mais complicado na decisão liminar que determinou a volta de Mocaiber é que os crimes que eles e seus auxiliares estão sendo acusados continuam valendo. O conteúdo delas não foi avaliado. A decisão do STJ foi baseada na incompetência da Justiça Federal para julgar estes crimes. Bom também lembrar que a decisão do STJ foi tomada, apesar do parecer contrário da Procuradoria Geral da União. Há quem julgue possível que o MPF recorra desta decisão no STF (Superior Tribunal Federal) instância máxima da justiça brasileira, antes do seu cumprimento. Mais um capítulo da história de Campos vai assim ganhando contornos que tornarão os momentos atuais, ainda mais inesquecíveis.
posted by Roberto Moraes at 10:06 1 comments

Há dúvidas sobre o cumprimento da decisão do STJ que autorizou a volta de Mocaiber
O prefeito interino Roberto Henriques, que neste momento está inaugurando uma obra no bairro do Novo Jóquei, disse que não recebeu nenhuma comunicação. O mais provável é que a comunicação da decisão do STJ à Câmara Municipal de Campos só ocorra na próxima terça-feira.Ainda há perplexidade sobre a decisão e sobre o clima sob o qual Mocaiber poderia assumir. Bom lembrar que o procurador da República, Eduardo Oliveira, do Ministério Público Federal oficiou à Câmara para apurar as irregularidades.
posted by Roberto Moraes at 09:57 0 comments
Quinta-feira, Abril 17, 2008

(http://www.robertomoraes.blogspot.com/ )

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Reunião itinerante não foi realizada por falta de quorum.


CPI não foi instalada.

Por falta de quorum a reunião itinerante do Legislativo sanfranciscano não foi realizada, ontem em Travessão de Barra, no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Domires Machado. Com isso a tão esperada leitura do requerimento de autoria do vereador Washington Luiz Castilho Moreno, propondo a CPI para investigar suspeita de irregularidades na contratação de funcionários pela prefeitura municipal não aconteceu.
Os vereadores que compõe a bancada governista composta pelos vereadores, Fauaze Ribeiro Cherene, Francisco Carvalho Terra, José Jorge Cherene, Renato da Silva Fernandes e José Pinto Filho não compareceram. Compareceram Washington Luiz Castilho Moreno, Sergio Elias da Silva, Kdemar Cordeiro e Carlos Alberto Silva de Azevedo (Beto Azevedo) A reunião foi aberta pelo presidente Beto Azevedo, e, em seguida encerrada. De acordo com a Lei Orgânica Municipal para ser lida em plenário qualquer matéria, é necessário maioria simples, ou seja, no caso de SFI, cinco vereadores. A proposta de abertura de CPI encontra-se assinada por três vereadores, numero suficiente para início das investigações. Espera-se que na próxima reunião haja quorum.

.

“Pai Jorge” encontrado morto numa fazenda em Guaxindiba.

O aposentado, Jorge Caetano de Souza, morador de Guaxindiba, desaparecido desde ontem, 15-04, foi encontrado agora por familiares na Fazenda George Corujão, morto pendurando por uma corda em um coqueiro. Segundo a nora Ângela Silvia dos Santos Caetano, Pai Jorge, como era conhecido Jorge Caetano, estava doente com depressão. Tomava remédios e tinha assistência de uma psiquiatra. “Ele vinha dizendo que iria se matar. Uma tentativa de suicídio eu pude evitar. Ontem o encontrei pendurado na cacimba (um poço profundo) no quintal de minha casa e o resgatei” conta. A nora prosseguiu: “Ele falava que estava cansado da vida, principiante, depois que começou a perder a visão. Precisava de uma cirurgia urgente e como somos pobres não conseguimos” diz. Hoje, pela manhã, Ângela esteve na Rádio São Francisco FM com o marido Jorge Caetano Filho fazendo um apelo a população para que ajudasse a encontrar o Pai Jorge. Apesar dos apelos, infelizmente a notícia que chegou foi a pior: Pai Jorge de posse de uma corda, a amarrou em um coqueiro na Fazenda do George Corujão, em Guaxindiba, e praticou o suicídio. A Policia Militar, 3º Cia do BPM de São Francisco de Itabapoana já está no local e solicitou o rabecão do IML – Instituto Médico Legal que está a caminho. A Fazenda George Corujão está localizada às margens da estrada asfaltada Guaxindiba - Barra, após o Posto de Gasolina GX B. O filho Marcelo Caetano e a filha Angelica Caetano, observam de longe pai morto. Marcelo foi quem encontrou o pai, hoje, 16-04, por volta das 09horas. O local no meio do canavial, de difícil acesso, está distante do asfalto cerca de 400 metros.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Evento em Barra do Itabapoana vai reunir Cinema e Meio Ambiente em praça

Lançamento de filmes e debate público serão principais destaques.
Os cineastas Paulo e Manuela estiveram agora, na Rádio São Francisco FM e concedram entrvista sobre o documentário que será exibido sábado próximo em Barra do Itabapoana. A população de São Francisco de Itabapoana vai poder conferir o lançamento de documentários durante o Fórum Ambiental do Campo de Polvo, evento que acontecerá no próximo dia 19 de abril, na Praça da Igreja Matriz de Barra do Itabapoana.
Os filmes de curta-metragem foram totalmente roteirizados e filmados por moradores de Barra do Itabapoana durante a Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar, que aconteceu no segundo semestre do ano passado. Os documentários retratam temas ambientais e sociais e mostram olhares diferenciados sobre a realidade da região.
A Oficina foi implementada pela Abaeté Estudos Socioambientais, produtora formada por antropólogos e cineastas, e faz parte do Programa de Educação Ambiental da Devon Energy do Brasil, empresa que começou a produzir petróleo a partir de julho de 2007 através da plataforma Polvo A, a 98km de Búzios. Barra do Itabapoana faz parte da área de influência desse empreendimento devido à atividade de pesca marítima existente no distrito.
Já o uso do audiovisual como ferramenta de diagnóstico participativo nas questões ambientais se confirmou como uma estratégia que deu certo. Dos três filmes produzidos, todos surgiram de propostas trazidas pelos próprios alunos a partir de suas vivências como moradores.
Dos filmes de Barra do Itabapoana, Barra Viva aborda a história da região, enquanto Mar Cigano discute o problema do avanço do mar. Já Encontro das águas mostra a vida dos pescadores no mar e no rio Itabapoana
Após a exibição de cada filme, haverá um debate aberto, filmado ao vivo pelos próprios alunos da oficina, onde cada pessoa poderá expressar suas opiniões sobre os assuntos levantados. Todo esse material fará parte de uma Agenda Ambiental Audiovisual, documento que catalogará as sugestões e contribuições surgidas no dia e ficará à disposição do poder público, das entidades ambientalistas, das escolas e da população em geral.
O Fórum Ambiental do Campo de Polvo e o lançamento dos filmes vão acontecer no próximo dia 19 de abril, sábado, a partir das 17h30min, na Praça da Igreja Matriz, em Barra do Itabapoana. Também na ocasião será exibido o documentário Humano Mar, de 2006, que mostra o cotidiano dos pescadores em alto mar e as artes de pesca na Bacia de Campos.
No dia haverá ônibus saindo de Gargaú às 15:30h, passando pelo Centro às 16 horas (em frente ao Rainha ), às 16:30h em Bom Lugar , às 16:45h em Travessão e às 16:50h em Batelão às 17:20h em Lagoa Feia e às 18:00h em Barra do Itabapoana

Turista limpa a praia de Santa Clara no feriado da Semana Santa. Esperamos que o litoral esteja limpo para os próximos feriados dias 21 e 23 de abril

Estamos nos aproximando do feriado do dia 21 de abril, comemorativo ao Mártir da Independência Tiradentes e, esperamos que não haja necessidade do turista ter que limpar a praia, como ocorreu (veja foto) no feriado da semana Santa. Será mais um feriado prolongado, e, ainda há tempo para que o Governo realize um mutirão de limpeza do litoral. Lembramos que o dia 23 de abril também será feriado. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sancionou uma lei que transforma em feriado estadual o Dia de São Jorge, comemorado em 23 de abril. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" do Estado. Entretanto, o Dia de São Jorge é feriado municipal na cidade do Rio desde 2002. (Foto de Juninho Viana)

Mulher é estuprada pelo ex-marido em SFI

Uma mulher de 29 anos foi estuprada pelo ex-marido, na noite de domingo, em São Francisco de Itabapoana. X (inicial fictícia), após ser levada à força pelo ex-marido, Y (inicial também fictícia), e um comparsa dele, em um veículo Corsa, cor vinho, placa não anotada, para um local deserto, na localidade de Brejo Grande, naquele município. Sendo ameaçada de morte por uma arma de fogo, a mulher foi forçada a manter relações sexuais com o ex-marido e, após o crime, ainda obrigada a beber com o suspeito em um bar, como se nada tivesse acontecido. Após uma hora em que a vítima e o autor beberam no bar, o homem fugiu. A mulher, por sua vez, procurou a Polícia e registrou a ocorrência na 147ª Delegacia de Polícia (DP/São Francisco de Itabapoana). Ela passou por exame de conjunção carnal, no Instituto Médico Legal (IML/Campos), onde o resultado deu positivo. O casal estava separado há cerca de um ano, segundo a vítima contou à Polícia. Homens do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO/Santa Clara), lotados no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos) fizeram um cerco pelas ruas do município sanfranciscano na tentativa de prender o suspeito, porém, ele não foi encontrado. As operações para localizar o ex-marido da vítima, segundo a Polícia, continuam. (Matéria do jornal O Diário edição de hoje, 15-04-08)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

“Campos vive crise política sem precedentes em sua história”

Aceitei sugestão do professor Roberto Moraes, através do seu blog, e fui até o Blog “Outros Campos” e conferi o que escreveu Renato Barreto Souza que é doutorando em Ciência Política no IUPERJ e mestre em Políticas Sociais na UENF. Ele faz uma reflexão sobre o momento político em Campos. Gostei e recomendo, também, aos internautas que acessam nosso blog.

“A cidade de campos vive uma crise política sem precedestes em sua história. O grau de desrespeito às instituições e a suas regras chegou a níveis insuportáveis e o crime substituiu a política. A publicização dos fatos trouxe a luz aquilo que se ouvia nos cafés e corredores. Na TV a imagem de pessoas presas e sendo conduzidas a um avião da Policia Federal ficará para sempre na memória de todos os campistas.” (Leia na íntegra aqui)

Jornal O Diário: "CPI em São Francisco vai apurar contratos suspeitos"



Deu no jornal O Diário desta segunda-feira, dia 14 de abril de 2008


A Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana vai instalar amanhã um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denuncia de que mais de duas mil pessoas teriam entrado nos quadros de contratação da prefeitura nos últimos meses. A CPI foi pedida pelo vereador Washington Moreno (PTB) e assinada por mais três parlamentares.

A instalação da CPI acontecerá durante sessão itinerante da Câmara na localidade de Travessão de Barra, a partir das 17 horas. A previsão é de que os vereadores comecem a trabalhar na apuração das denúncias ainda nessa semana, com previsão de conclusão em 90 dias, prazo que pode ser prorrogado, caso os parlamentares considerem necessário.

O Presidente da Câmara, Beto Azevedo (PMDB), disse que a situação em São Francisco chegou a um ponto crítico devido as contratações que estão sendo feitas sem nenhum critério, voltadas apenas para influenciar no resultado das eleições de outubro. Segundo ele, o prefeito Pedro Cherene enviou agora à Câmara uma lei para tentar regulamentar os contratados retroativo a janeiro, que está fora de propósito por sua ilegalidade. “Os vereadores entenderam que é necessário uma investigação séria na prefeitura, até porque, esse é nosso papel e também não vamos fingir que não estamos sabendo de nada. Lá em São Francisco, todos sabem das contratações que estão sendo feitas e os vereadores também sabem e cabe a Câmara investigar para dar resposta a população e, em caso de tudo comprovado, tomar as providências cabíveis”, disse.

O presidente do Legislativo de São Francisco, disse lamentar que “essas coisas” continuem acontecendo no município, já que em 2005 o prefeito Pedro Cherene chegou a se afastado do governo acusado de compra de votos através de programas sociais. “Parece que o prefeito não aprendeu, não tirou lição da primeira vez e agora faz novamente”, disse. “Vamos fazer o nosso papel e acreditamos que durante o trabalho da CPI vamos apurar muitos outros fatos. A nossa intenção é garantir que a eleição em São Francisco seja limpa e que a população possa escolher seus representantes por vontade própria e não por estar presa a um esquema de empreguismo que, lamentavelmente, vem acontecendo”, declarou Beto Azevedo.

domingo, 13 de abril de 2008

Jovem trabalhador morto na plataforma da Petrobras é de Rio das Ostras


É de Rio das Ostras o auxiliar de plataforma Evandro Pereira Dias, 34 anos, funcionário da Perbras que morreu em acidente na plataforma. Na madrugada de ontem, Evandro foi mais uma vítima de acidente fatal registrado na Bacia de Campos na empresa que presta serviço de perfuração para a Petrobras . A morte foi instantânea ao ser esmagado por um equipamento na plataforma P-17, no campo Marlim Sul, a cerca de 140 quilômetros da Costa de Macaé. Em nota, divulgada no início da tarde de ontem, a Petrobras lamentou o acidente a informou que já instaurou uma Comissão Interna. Leia aqui mais informações. (Foto do Orkut )

Deu na Folha da Manhã: "Pedido de prisão cala Garotinho"

Com pedido de prisão feito à Polícia Federal, onde há também um pedido de inquérito para apurar vazamento de informações da operação “Telhado de Vidro”, o ex-governador Anthony Garotinho não voltou a divulgar ontem, em seu programa de rádio, escutas telefônicas que estão sob segredo de Justiça. Atitude diferente do que havia garantido em um programa de rádio na última quarta-feira e mesmo tendo afirmado não ser “frouxo”. Garotinho disse que não faria a divulgação porque não queria. Leia aqui na Folha da Manhã.