sábado, 28 de dezembro de 2013

Tentativa de homicídio: homem baleado em Pingo D'Água

Um homem identificado por Jhones, que trabalha como lavrador,  foi baleado por volta das 19 horas desde sábado, 28, na localidade de Pingo D'Água, zona rural de São Francisco de Itabapoana. Segundo populares, dois homens chegaram em uma motocicleta e dispararam vários tiros em direção ao lavrador que teria sido atingido na barriga por um dos disparos.


Ferido, o lavrador foi socorrido com vida pelo resgate da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana, com escolta de duas viaturas da Polícia Militar, até o Hospital Municipal Manoel Carola onde está sendo avaliado pelos médicos. Segundo a PM, os elementos, após o crime, fugiram pelas estradas vicinais de Pingo D'Água. 

De acordo com relatos da vítima aos policiais militares do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Santa Clara, ele estava sentado na rua em companhia da esposa quando dois homens chegaram em uma motocicleta Yamaha Feizer  de cor preta e dispararam vários tiros em sua direção.

Houve correria, mas o lavrador foi atingido com um tiro na barriga, tendo o projétil entrado e saído. Ferido, J.C.G. recebeu atendimento médico no Manoel Carola, mas teria, segundo a polícia, se recusado a permanecer em observação como havia recomendado os médicos, alegando medo de os criminosos tentarem novamente contra sua vida. A mulher da vítima saiu ilesa.

Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima disse não conhecer os autores e ter apenas visto que estavam portando revólver e pistola. Os criminosos fugiram logo após praticarem o crime.

A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana para investigação. J.C.G. já tem passagem pela polícia.  (Da redação com complemento de informações do Ururau)

Shows e queima de fogos nas principais praias no réveillon de São Francisco de Itabapoana

A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Francisco de Itabapoana anunciou a programação de réveillon, com queima de fogos e apresentações com cantores e bandas regionais, a partir das 23h, nas principais praias. 

A inciativa visa atender o público local e aos milhares de turistas que se deslocam ao litoral sanfranciscano para curtir as festas de final de ano e toda temporada de verão. Na praia de Santa Clara, a mais movimentada do município, a atração será o cantor Sandro Bali.

Em Gargaú se apresenta a banda Copo Cheio. Abanda Badaloka anima o público em Guaxindiba. Em Barra do Itabapoana a festa da virada fica por conta de Jorjão e Banda. A praia do Sossego terá a banda Sabor Veneno.


 - A meta é promover um réveillon e um verão com atrações de qualidade, com intuito de atender ao grande público que está habituado a comparecer ao litoral do nosso município em todo período da alta temporada – destacou o secretário municipal de Turismo, Industria e Comércio, André Ricardo de Azevedo Campos.

Morre Bracutaia lenda viva de Gargaú "onde o tempo não tem pressa"

Bracutaia dizia ter parentesco com o Rei do Cangaço e ficou conhecido pela especialidades das cachaças de cobras, escorpiões e marimbondos.

Faleceu, na sexta-feira, 27, em Campos dos Goytacazes, Bracutaia, aos 90 anos, no Hospital Ferreira Machado o Bracutaia lenda viva de Gargaú. Segundo Cristiane, filha de Luis de Souza Gomes - o Bracutaia o corpo do pai está sendo velado no Bar Bracutaia em Gargaú e o sepultamento será as 16 horas deste sábado, 28,  no cemitério de Gargaú.

Quem foi Bracutaia.

Segundo o site bracutaiacultural.blogspot.com.br,  Luis de Souza Gomes - o Bracutaia ficou conhecido  nacionalmente, graças ao seu bar, onde as "especialidades" são as cachaças de cobras, escorpiões, marimbondos e raízes diversas, também chamadas de "batidas" e que são nada mais, nada menos que garrafas contendo estas "iguarias" embebidas em aguardente. E o pior (ou melhor...) é que elas são realmente degustadas pelos turistas e clientes.
  
A chegada do Bracutaia à Gargaú remonta aos idos de 1968, quando fixou residência nesta comunidade, só saindo para um "retiro" na praia Rasa, em Búzios, após a apreensão pelo Ibama das suas gibóias, tartarugas e jacarés que criava, fato que lhe gerou grande desgosto. Neste período, e até hoje, o seu bar em Gargaú é comandado pelo filho chamado de "Paraíba".

E os turistas de outras cidades e até de outros estados sempre perguntam e fazem questão de conhecer esta figura ímpar, chamada Bracutaia, e de quebra ouvir suas folclóricas e lendárias histórias.

Mais sobre Bracutaia.
O jornalista Maurício Barreto, no jornal Contexto Regional, descreveu muito bem quem foi Bracutaia. Escreveu Maurício:

"O cenário ainda é o mesmo. Um bar rústico em uma esquina de Gargaú que, nos finais de semana, costuma receber fregueses em busca de pratos típicos, como camarão, peixe frito e o tradicional caranguejo, iguaria que é a marca registrada da praia. Mas é um pequeno balcão, na parte interna do estabelecimento, com garrafas de cachaça curtidas em cobra, marimbondo, escorpião e ervas que dá a dica aos mais desavisados. Ali é o bar do Bracutaia, onde mora grande parte do folclore do litoral de São Francisco de Itabapoana.

Vindo de Pernambuco com fama de ser descendente de cangaceiros - e até mesmo parente próximo de Lampião - como ele mesmo costumava afirmar, Luiz de Souza Gomes, o Bratucaia, passou a tocar o estabelecimento comercial há 45 anos, ficando por 35 à frente dos negócios até ir morar na Região dos Lagos, há uma década. O período que viveu em Gargaú, porém, foi o suficiente para o comerciante nordestino se transformar em uma espécie de lenda naquela praia.

Entre as tantas histórias, a principal delas é que Bracutaia costumava virar lobisomem. A confirmação desse bizarro hábito vinha da boca do próprio. “Bracutaia gostava de alimentar a lenda em torno de si. O bar sempre foi muito visitado devido à fama alcançada por ele e, quando perguntado se era verdade que virava lobisomem, ele falava que sim”, contava Hugo Queiroz, lembrando que o parentesco com o Rei do Cangaço também era sempre confirmado.

Aos 86 anos, Bratucaia retornou da Região dos Lagos, onde mantinha uma barraca na Praia Rasa, em Búzios, e vive hoje em Campos. O famoso bar é administrado por seu filho, Jorge Rodrigues Gomes, conhecido como Paraíba, que o mantém com suas características originais. Além das famosas cachaças curtidas, uma variedade de fotografias, pôsteres e escudos do Botafogo ajudam a compor o ambiente.

Sobre o episódio que culminou com o afastamento da lendária figura da praia, Paraíba relata com tristeza. “Meu pai criava uns bichos para servir de atração para os turistas. Ele não matava os animais e não praticava maus tratos. Aqui existiam jacarés, tartarugas e outras espécies. Mas a policia veio aqui para enquadrá-lo por crime ambiental e ele acabou ficando detido por 12 dias. O desgosto fez com que optasse por abandonar Gargaú”.


Hugo Queiroz testemunhou a chegada do comerciante a Gargaú e o descreve como uma grande figura. “Ele era a atração da praia. Nunca fez mal a ninguém e sua prisão foi uma injustiça, pois os bichos eram criados na própria maré, nos fundos de seu bar. Não existia nem cativeiro. Sua fama contribuía também para divulgar o nome de Gargaú, pois aqui vinha gente de várias cidades e também equipes de reportagem para conhecer de perto as histórias de Bracutaia”.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Homem é preso após agredir mulher e incendiar a própria casa

Caso aconteceu em Estreito, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana

Um homem foi preso em flagrante por volta das 4 horas da madrugada desta sexta-feira (27-12) após agredir a companheira e incendiar a própria casa na localidade de Estreito, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana.

R.R.R., 35 anos, discutiu com a mulher E.F.B., 25 anos, chagando a agredi-la no pescoço, na presença da filha do casal de apenas 1 ano e dois meses. Após a agressão, R.R.R., completamente transtornado, incendiou a própria casa. Por sorte deu tempo de a mulher sair da residência com a criança. E.F.B. contou na 147ª Delegacia de Polícia que o marido é usuário de drogas.


Com o incêndio a casa ficou parcialmente destruída. Praticamente tudo foi perdido, móveis, eletrodomésticos e documentos. A mulher vai se abrigar na casa de parentes em Campos dos Goytacazes. Já E.F.B. foi autuado por lesão corporal na forma da Lei Maria da Penha e incêndio. Ele foi levado para a Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, também em Campos.

Vigésima Volta Ciclística de São Francisco de Itabapoana" acontece neste domingo'

aTradicional evento esportivo do município, a Volta Ciclística de São Francisco de Itabapoana acontece no próximo domingo (29/12) em sua vigésima  edição. 

O percurso é de aproximadamente 70 km, com largada, a partir das 10h, no centro da cidade, e chegada no mesmo local. Os competidores seguirão no sentido Barra do Itabapoana via litoral, retornando pela RJ-224 e passando, entre outras, pelas comunidades de Batelão, Travessão de Barra, Valão Seco e Ponto de Cacimbas. A prova será na modalidade mountain bike, englobando as categorias Feminino, Estreante/Aspirante e Elite.

As inscrições poderão ser feitas no local da largada e a expectativa dos organizadores é reunir atletas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A organização é da Associação Franciscana de Ciclismo, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Risco de acidente na RJ-224 com acúmulo de lama e barro na localidade da Baixinha

As fortes chuvas que vem caindo na Região também provocaram transtornos em São Francisco de Itabapoana. As estradas vicinais estão em situação precária, enquanto as rodovias estaduais que cortam o município com muitos buracos. Com a chuva diminuindo e o sol forte será possível o trabalho de reparo das vias. Entretanto há situações que merecem atendimento emergencial das autoridades, como é o caso de um trecho da RJ-224, na altura da localidade de Baixinha, entre Valão Seco e Praça João Pessoa. As fortes chuvas levaram muita barro e lama para a pista, o que representa risco de acidente para quem transita pelo local. Veja as imagens:
(fotos: Paulo André)


Enxurrada abre cratera e interdita Rodovia do Sol


Fotos: Paulo André/Blog do Paulo Noel

As chuvas seguem causando estragos no Espírito Santo. Um tromba d’água que caiu no Sul do Estado nesta quarta-feira provocou a interdição da Rodovia ES-060, conhecida como Rodovia do Sol, na altura da Lagoa Caculucaje, em Marataízes, próximo à Praia de Boa Vista. As manilhas não suportaram a grande vazão d’água e a enxurrada abriu uma cratera na pista. As imagens são do Blog do Paulo Noel, que esteve na tarde desta quinta-feira no local.

Com imagens da estrada extraídas do Google Street View e possível comparar com as imagens feitas pela reportagem do Blog. O antes e o depois dá uma ideia do tamanho da destruição. No local não há muita informação. Moradores orientaram o acesso ao outro lado da pista por uma estrada vicinal de cerca de 15 quilômetros em péssimas condições. O motorista deve entrar no trevo de Boa Vista com acesso a Graúna.

O Departamento de Estradas e Rodagem do Espírito Santo divulgou comunicado em que afirma que continua em regime de plantão permanente nas rodovias estaduais para minimizar o impacto causado pelo grande volume de chuvas que não para de cair sobre o Estado.


O DER solicita os motoristas que trafeguem com velocidade reduzida e faróis acesos durante as chuvas, com o objetivo de evitar acidentes, e orienta que evitem viagens desnecessárias e durante a noite.

Antes
Depois
Antes
Depois

Tromba d’água inunda Presidente Kennedy no Dia do Natal

 Moradores  falam em pior temporal da história do município. Água começou a baixar nesta quinta-feira deixando muita lama.


Uma tromba d’água inundou a cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, nesta quarta-feira, dia de Natal. O temporal está sendo considerado um dos piores temporais da história do município. O córrego que corta a cidade transbordou e o Centro ficou todo alagado com água pela cintura. O município que faz limite com São Francisco de Itabapoana, na divisa com o Rio de Janeiro, contabiliza os prejuízos. Lojas, casas e até a rodoviária foram atingidas pela água. Segundo moradores a chuva forte durou cerca de 50 minutos, o suficiente para causar a inundação. Várias casas que ficam em encostas ficaram danificadas, com queda de paredes, por sorte não houve feridos.

Um morador de 36 anos disse à reportagem da TV Gazeta, que nunca havia visto uma chuva como essa na cidade. No interior do município estradas ficaram intransitáveis, muito lama e árvores pelo meio do caminho. As descargas elétricas dos fortes raios danificaram aparelhos eletrônicos por toda a cidade.

Na tarde desta quinta-feira o nível da água baixou em Presidente Kennedy, mas a cidade está tomada pela lama. A Defesa Civil interditou o Ginásio Correão, no Centro, pois corre o risco de cair. Com as fortes chuvas, ao lado do Ginásio formou-se uma cratera.


Rodovia do Sol interditada - A força da enxurrada foi tão forte que o asfalto da ES-060, conhecida com Rodovia do Sol, cedeu na altura da Praia de Boa Vista. Segundo relatos de moradores de São Francisco de Itabapoana que foram se banhar na Lagoa do Siri, em Marataízes, nesta quinta-feira (26), para seguir viagem foi preciso acessar um desvio de 15 quilômetros por uma estrada vicinal.

Fotos: Blog Kennedense







Fotos: Reprodução TV Gazeta



Troca de comando no 8º BPM


Sai o Ten Cel Sardenberg
Entra o Ten Cel Sabino
Foto: Carlos Grevi/Ururau
Acontece nesta sexta-feira, 27-12, às 11 horas, a solenidade de passagem de comando do 8º Batalhão da Polícia Militar – Campos dos Goitacazes. Será empossado como novo comandante o Tenente Coronel Antonio Carlos Sabino, que assume o lugar do Tenente Coronel Jonei Sardenberg Pestana.


O tenente coronel Sabino esteve à frente da chefia da Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) em Campos. O Comandante do 6º Comando de Policiamento de Área,  Coronel Maurício Salles Rodrigues, conduzirá a solenidade, que acontece no Salão Nobre do 8º BPM.

Lavrador assassinado a tiros em Quatro Bocas zona rural de SFI

O lavrador Adelmo de Almeida Gomes, 28 anos, foi morto a tiros por volta das 22 horas de quarta-feira, dia de Natal, em um bar na localidade de Quatro Bocas em São Francisco de Itabapoana.

Segundo populares , um homem ainda não identificado pela Polícia Militar esperou Adelmo sair do bar e disparou, quatro tiros no lavrador e depois fugiu.  A motivação do crime, segundo a Polícia Militar seria uma discussão no bar da localidade. 

O homem que disparou os tiros, segundo informou um morador de Quatro Bocas teria permanecido, após a discussão, na rua em frente ao bar aguardando a saída do lavrador.  O corpo de Adelmo foi removido para o IML de Campos dos Goytacazes e, segundo familiares, ainda não foi liberado. 

Veículo pega fogo após colidir com poste na chegada de Gargaú

Acidente aconteceu próximo ao Parque de Energia Eólica.

Um veículo ficou totalmente carbonizado após um acidente durante a madrugada do dia de Natal, 25, por volta das 3 horas  em São Francisco de Itabapoana no trecho da  Estrada que liga Santa Clara a Gargaú, em frente ao Parque de Energia Eólica de Gargaú.

Segundo informações de populares, o motorista que dirigia o veículo Peugeot 307  saiu ileso do acidente e não foi identificado pela reportagem. Ele teria perdido o controle do veículo ao desviar de um buraco na pista.  

Com o impacto, o poste ficou pendurado na rede de alta tensão e o veículo pegou fogo. Por conta deste acidente a Praia de Gargaú ficou por cerca de 10 horas sem energia elétrica que só voltou por volta de meio dia de domingo, 25, depois que a concessionária de energia substituiu o poste quebrado.

Como sempre, a equipe da Ampla demora a chegar ao local. A energia foi restabelecimenta por volta de meio dia. Aliás, aproveito a oportunidade para reclamar que tem sido comum os piques de energia da Ampla em São Francisco de Itabapoana. Com relação ao acidente leia nosso comentário abaixo.

Comentário do Blog
Esta passando da hora do  governo do estado, através do DER - Departamento de Estradas de Rodagens começar o recapeamento asfaltico da Rodovia que liga Santa Clara a Gargaú. Em recente entrevista concedida a Rádio São Francisco FM, o deputado João Peixoto disse que a obra já estaria autorizada e que começaria antes do final do ano. Não só esta estrada necessita de reparos, outras de responsabilidade do município também. A RJ- 224 está com a sinalização precária: não existem placas de sinalização  ao longo da Rodovia nem pintura horizontal no asfalto. O trecho entre São Francisco a Santa Clara também está em estado precário. 

O internauta Jorge Duarte que passava pelo local registrou as imagens o acidente. Felizmente, graças a Deus, o motorista saiu sem ferimentos deste acidente. A carro acabou.  (Da redação com informações do Blog do Carlos Jorge e fotos de Jorge Duarte.) 


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Igreja Católica divulga programação de missas de fim de ano na Matriz de São Francisco



Igreja Batista Esperança promove Festival do Aimpim


Projeto TAMAR promove soltura de tartaruga neste Natal em Guaxindiba

Neste Natal venha ver a tartaruga ganhar seu maior presente, a sua liberdade.

O Projeto TAMAR vai realizar a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) juvenil pesando cerca de 16 kg. A reintrodução será realizada no dia neste Natal, 25-12,  ás 17 horas em Guaxindiba, em frente à barraca de praia chamada "Cazuarinas Bar", na rua Principal de Guaxindiba próximo a Igreja Católica.


"O animal foi capturado em uma rede de pesca e entregue a equipe do "PROJETO TAMAR 33 ANOS", após passar por um período de reabilitação o animal está apto a ser reintroduzido no mar", disse o biólogo do projeto que deixou a mensagem aos ambientalistas e protetores da natureza.
  
"Neste Natal venha ver a tartaruga ganhar seu maior presente, a sua liberdade. Venham prestigiar este momento único de muita alegria, emoção e educação ambiental. Contamos com sua participação".

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Chuva na Bacia de Campos impede petroleiros de voltar para casa no Natal

Foto:portalmaritimo.com


RIO DE JANEIRO, RJ, 23 de dezembro (Folhapress) - O mau tempo na Bacia de Campos pode estragar o Natal de uma parcela dos petroleiros que esperava estar em casa na noite de 24 de dezembro. Nos últimos dias, os pousos e decolagens de helicópteros nas bases de Petrobras em alto mar estão sendo cancelados em sequência, devido às tempestades na região.

Na plataforma fixa de Garoupa, 36 dos 232 petroleiros atualmente embarcados aguardam a chance de seguir para terra firme. Um dos profissionais neste posto da Petrobras disse à reportagem que a expectativa de embarque nesta segunda-feira novamente acabou frustrada.
Cada funcionário em serviço em plataformas de petróleo costuma alternar 14 dias seguidos de trabalho em alto mar a outros 14 dias de descanso no continente.

A Petrobras tem 13 plataformas fixas e 32 flutuantes na Bacia de Campos. Garoupa foi a primeiro campo a ser localizado, em 1974. Situado a 124 metros de profundidade, ele entrou em operação três anos depois, dando início a exploração de petróleo na região.
Procurada pela reportagem, a direção da Petrobras ainda não soube informar quantos funcionários estão impedidos de deixar as plataformas na área.

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva na Bacia de Campos é decorrente da frente fria que atingiu a região sudeste há duas semanas e provocou enchentes em toda a região metropolitana do Rio.
Para amanhã, a previsão é de chuva durante todo o dia no perímetro de plataforma da Petrobras no Estado do Rio.  (Fonte: Ururau/Diário de Guarapuava) 

Bandidos levam R$ 20 mil de posto de combustível em Travessão


giroflex1Um posto de combustível teve um prejuízo de R$ 20 mil após um assalto na manhã desta segunda-feira (23/12), no KM 49 da BR 101, no distrito de Travessão, em Campos. Os assaltantes que conseguiram fugir estavam armados com uma pistola e uma granada.

Segundo informações de um dos funcionários, passadas à Polícia Militar, os dois suspeitos teriam chegado ao posto a pé e teriam pedido que um dos funcionários colocasse gasolina em uma garrafa. O frentista teria se recusado a realizar o procedimento, e então, os assaltantes pediram que ele chamasse o gerente e se encaminharam ao escritório do estabelecimento.

Com a entrada na sala roubaram além da quantia em dinheiro, câmeras de segurança, computadores, automação de bombas e pertences dos frentistas, como cinco celulares, dinheiro, cordão de ouro, anel, aliança e relógio.

Segundo a PM, os suspeitos teriam fugido em um veículo modelo Punto, prata, com placa do Rio de Janeiro.

O assalto foi registrado na 146ª Delegacia Legal de Guarus.


Fonte: Ururau

domingo, 22 de dezembro de 2013

Chuva intensa provoca queda de árvore na Estrada São Francisco a Guaxindiba

Matéria atualizada às 15h50 de 23/12/13

Com as chuvas que caem na região algumas árvores não resistem e vem ao chão. Na madrugada deste domingo, 22/12, na RJ-232, estrada que liga o Centro de São Francisco de Itabapoana à Praia de Guaxindiba, na Fazendinha, uma árvore caiu na pista. Técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente foram chamados ao local e realizaram o corte da árvore. Por medida preventiva, segundo informou o secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer, outra árvore, que estava na iminência de cair, foi cortada pela equipe. O trabalho foi realizado no início da tarde deste domingo, e contou com o apoio do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal (GAM) e do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRV-Posto 15).


Na tarde desta segunda-feira (23-12), recebemos e-mail enviado por Quele Souza, agente de trânsito da EMTRANSFI, com novas imagens da árvore que caiu na RJ-232. Segundo a agente, antes da equipe da Secretaria de Meio Ambiente ser acionada, agentes da EMTRANSFI com o apoio da Guarda Municipal e do GAM retiraram a árvore que havia caído primeiro na pista. No local havia pedaços de pára-choque de carro, indicando que ao menos um veículo teria batido nos troncos da árvore, a princípios sem conseqüências graves. Debaixo de chuva as equipes uniram esforços para que a árvore fosse retirada da estrada, evitando que um acidente mais grave acontecesse. 

Sanfranciscano é graduado faixa preta de Jiu Jitso

Luís Mendes coloca faixa preta em Júnior
A Academia de Jiu Jitsu do mestre Luís Mendes, localizada em São Francisco de Itabapoana, comemora a graduação do primeiro faixa preta nascido em São Francisco de Itabapoana treinado na Academia. Nesta sexta-feira, 20-12, Genilson Júnior recebeu a graduação de seu mestre.

“Tive a honra de graduar pela primeira vez um faixa preta de Jiu Jitsu nativo de São Francisco de Itabapoana, esse foi o momento mais importante do Jiu Jitsu no município, pois se trata de mais um reforço para o esporte, fazendo com que São Francisco se torne uma potência no esporte. Genilson Júnior é o primeiro faixa preta nascido e criado em São Francisco e totalmente treinado aqui em nosso município, na nossa academia no centro de SFI. Mais um faixa preta significa mais conhecimento para o município, e em breve muitas medalhas surgirão”, comemora o mestre Luís Mendes.

O blog dá os parabéns ao Júnior, mais novo faixa preta em São Francisco de Itabapoana.