sábado, 16 de julho de 2011

MPF tenta impedir que usinas fluminenses comprem cana colhida com a queima do canavial


Rio de Janeiro - O Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes, município do norte fluminense, pediu hoje (15) a declaração de inconstitucionalidade da lei estadual que prevê a redução gradativa da prática de queimada para facilitar a colheita da cana-de-açúcar.

A solicitação foi feita pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, que alegou desrespeito da lei estadual à norma prevista em lei federal com base na Constituição Federal. Ele explicou que uma lei federal, em vigor há mais de 50 anos, proíbe o uso de fogo como técnica para extrair a cana. “A edição da lei estadual fere dispositivos constitucionais. Já há, inclusive, análise de situação equivalente pelo Supremo Tribunal Federal. Não há argumentos válidos para a manutenção da prática [da queimada]”, disse o procurador.

A Lei 5.990 foi sancionada às pressas pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, 13 dias depois de a Justiça Federal ter acatado a ação proposta pelo MPF no dia 17 de junho, de proibir que as usinas recebessem cana proveniente de queimadas. A lei permite que as usinas comprem cana colhida com a técnica de queima da plantação.

Segundo o procurador, as queimadas são prejudiciais à saúde do trabalhador rural e causam danos ao meio ambiente, além de estimular o surgimento de frentes de trabalho escravo. Para Oliveira, a falta da mecanização seria a responsável pela baixa produção do setor no estado do Rio. Ele acredita que a mecanização irá aumentar o valor do corte e permitir a contratação de mais trabalhadores. (Fonte: MPF e Ag. Brasil)

Lei que desestimula uso de sacolas plásticas faz um ano e tem bom resultado no Rio

Rio de Janeiro – Em um ano de vigência da Lei 5.502/09, que desestimula o uso de sacolas plásticas no estado, a população fluminense deixou de consumir 600 milhões de sacolas. O número representa redução de cerca de 25% das 2,4 bilhões de sacolas que eram distribuídas anualmente no estado.

Os dados foram levantados pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e divulgados hoje (15) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que ficou satisfeito com o resultado. No entanto, Minc disse que é preciso intensificar a campanha e criar novas ações para estimular o consumo consciente da população fluminense.

“É um resultado expressivo. São menos 600 milhões de sacolas nos rios, lagoas e canais. É menos gasto para o Poder Público em dragagem e menos gente que perde tudo e morre por causa das inundações. Mas nosso objetivo é dobrar essa meta no ano que vem e passar para 50% de redução em relação ao número inicial de 2,4 bilhões de sacolas”, acrescentou.

Entre as propostas para incentivar o consumidor a aderir à campanha para reduzir o consumo de sacolas plásticas, Minc citou a redução do preço das embalagens reutilizáveis, o aumento do desconto dado ao cliente que não usa sacolas plásticas e a veiculação de peças publicitárias sobre o assunto.

Para o presidente da Asserj, Aylton M. Fornari, a lei vingou. “A população aceitou bem a iniciativa, e nós, da associação, vemos os resultados com bons olhos. Não vai resolver o problema, mas, enquanto não houver ações mais severas ou um produto menos danoso para substituir de vez as sacolas plásticas, a lei pelo menos minimiza o problema”, disse Fornari.

Adepta das sacolas retornáveis antes de a lei entrar em vigor, a publicitária Sibele Aquino reclama da falta de informação sobre os descontos nos supermercados e da pouca consciência das classes média e alta que, segundo ela, ainda usam as sacolas plásticas por preguiça. “Estive em Portugal recentemente e lá os mercados cobram cerca de 10 centavos de euro por cada sacola plástica. Acho que deveria ser assim aqui também”, sugeriu.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Tudo pronto para a abertura hoje da “Cidade do Rodeio”

Serão três dias de festa de rodeio

Barbosa faz o sinal de positivo.




“Estou feliz por realizar um sonho que não é só meu, mais de toda a população que gosta de rodeio”, comentou o empresário Barbosa Lemos, ao receber a reportagem da Rádio São Francisco FM e do Blog do Paulo Noel, nesta tarde de sexta-feira, 15, na área onde acontecerá a festa do rodeio com a Cia de Rodeio Tony Nascimento. Segundo Barbosa Lemos, o local foi batizado de “Cidade do Rodeio” e tem atrações para todos os gostos.

“Na entrada tem uma boutique onde estará à venda os produtos do Hotel Fazenda Costa do Sol, que completa 10 anos, e este é o motivo da festa”, diz. Um banner relativo ao evento foi montado na entrada da “Cidade do Rodeio”.

"Ali acontecerão os grandes espetáculos, onde o Tony trouxe um campeão nacional de quebra de braço e o touro 'bandido', que é respeitado em todo o Brasil. É o touro que esteve no fantástico da Rede Globo. É o único touro que não permite que ninguém fique em cima dele por mais de 3 segundos”, garantiu.

“Ao lado da pista do laço tem o quiosque do forró, com seis bandas se revezando o tempo todo. Para a festa do laço já se inscreveram mais de 300 laçadores. O campeão vai levar uma moto zero quilômetro do Hotel. Os outros 10 cavaleiros colocados, cada um vai levar um vitela”, promete. Um palco para eventos evangélicos e outros estilos musicais faz parte do cenário.

Para as crianças, brinquedos, para os cavaleiros, uma mega cavalgada preparada pelos amigos de Barbosa. A concentração será no domingo no Portal da cidade. Na chegada à “Cidade do Rodeio”, segundo Lemos, haverá um boi ao rolete para os cavalheiros que vem de fora.

Segurança

A segurança estará a cargo de 60 homens uniformizados com camisetas preta. “Quer se divertir? Vem pra cá com a família. Se vem fazer bagunça, não vem não, porque teremos até detector de metais”, disse Barbosa Lemos que concluiu a entrevista imitando o locutor de rodeio: “Quem ama SFI chega para perto, só falta você, e seguuuuuuuuuuuuuuuura peão”.

Prefeito e assessores têm agenda produtiva em Brasília


Nesta semana o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo e alguns assessores estiveram em Brasília para compromissosno ministério da Pesca e Aquicultura e na Secretaria Nacional de Programas Urbanos. O prefeito foi acompanhadodo subsecretário de Meio Ambiente e gestor municipal da Pesca e Aquicultura, Armando Carneiro; o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia e o subsecretário de Turismo, Indústria e Comércio, Evanderson Santos.

Na reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Oliveira, foram discutidas várias formas de investimentos para o aumento e melhoria da pesca no município. Uma das solicitações atendidas foi quanto a emissão de carteiras de pescador, antes só feitas na cidade do Rio de Janeiro, que agora vão ser confeccionadas em Campos dos Goytacazes. Essa medida é de grande ajuda aos pescadores que com a carteira em mãos podem reivindicar seus direitos.

Foi abordado também o convênio entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério do Turismo,que trata da pesca esportiva. Foi lembrado o potencial dos Manguezais de São Francisco para pesca esportiva (modalidade onde se solta o peixe depois de apanhado). O município possui uma das espécies mais apreciadas: o robalo.O ministro, que tem uma atenção especial pelo município, convidou a comitiva de São Francisco para uma visita técnica à Ilha Grande, em Angra dos Reis. Nessa localidade existem projetos de aquicultura de robalo já em execução.

Já na Secretaria Nacional de Programas Urbanos foramdiscutidos projetos de urbanização de localidades que carecem de uma melhor estrutura. Definido juntamente com o secretário nacional de Projetos Urbanos, Norman Oliveira, as comunidades que receberão melhorias são: Ilha dos Mineiros, Guaxindiba, Lagoa Feia e Gargaú. Duas delas exigem condições especiais: Guaxindiba e Lagoa Feia. Em Guaxindiba a proposta é deconstrução de um mol de pedras na Barra de Guaxindiba, onde o mar tem avançado e prejudicado muito os pescadores da localidade. Em Lagoa Feia existe necessidade de contenção de encostas, como medida preventiva contra possíveis catástrofes.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, o município deve se desenvolver como um todo. “Muitos avanços estão vindo para nossa região. Temos que acompanhar o desenvolvimento regional olhando o município como um todo.” opinou Marcelo.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo a maior conquista nessa reunião foi a obra na Barra de Guaxindiba. “Os pescadores estão necessitados dessa obra. Mas além disso, toda a população da localidade será beneficiada, uma vez que o comércio de peixes será aquecido. Estamos empenhados para que essa obra se concretize.” Comentou Beto.

Ascom

Parceria entre Prefeitura e Correios aponta aumento na entrega de correspondências

Mais de 300 mil correspondências foram entregues neste primeiro semestre de 2011 pelas agências dos correios (AGC’s) coordenadas pela secretaria de Administração de São Francisco de Itabapoana. O balanço foi divulgado esta semana pela secretaria em comparação ao mesmo período do ano passado que despachou cerca de 90 mil correspondências. Esses dados comprovam um aumento de cerca de 300% nos serviços prestados pela administração pública.

De acordo com o subsecretário da Administração, Renato Cunha, o aumento aconteceu devido a dois fatores importantes: o investimento que o governo municipal tem feito nos postos de coleta e a ampliação no número de carteiros. “A prefeitura está melhorando as instalações dos correios para melhor atender a população e aumentou o quantitativo de entregadores, pois antes eram apenas quatro e hoje são dez carteiros”, afirmou Renato.

A gerente da agência dos Correios de São Francisco, Priscila Aguiar, alertou com relação a um número significativo de correspondências devolvidas. “A maioria das devoluções acontece devido aos erros no CEP e endereçamento. As pessoas devem estar atentas a isso”. Disse Priscila.

Segundo o secretário da Administração, Cláudio Otero, o governo municipal tem mais novidades para o município. “Nos próximos meses a prefeitura vai instalar uma nova agência na localidade de Floresta. Será mais uma conquista do governo para beneficiar os moradores da localidade. Também até o final do mês será inaugurado um novo prédio em Travessão de Barra que ficará anexo a creche da comunidade”, adiantou o secretário.

O convênio

O governo municipal renova anualmente o convênio com a agência central dos Correios para ampliar ao máximo o atendimento à população. A prefeitura também arca com as despesas relacionadas a estrutura física, recursos humanos e materiais.

São 15 agências dos correios coordenadas pela secretaria de Administração e espalhadas em pontos estratégicos dentro do município. O atendimento a domicílio atinge cerca de 80% da população alcançando inclusive pequenas comunidades que ficam no entorno das agências.

Ascom

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Paróquia de São Francisco prepara festa caipira

O Blog recebeu o programa do I Fest Caipira e Arraiá da Providência, evento da Paróquia de São Francisco de Paula, dias 23, 24 e 31 de julho.

Sábado – 23/07/11 – a partir das 19h30min

• Concurso de danças com troféus e prêmios em dinheiro
• Pescaria, comidas típicas e caldos, tudo ao som de sanfoneiro

Domingo – 24/07/11 – a partir das 18h30min

• Santa Missa
• Apresentação da quadrilha do Arraiá da Providência

Forme seu grupo e venha participar. Inscrições e critérios, na secretaria paroquial.

Domingo – 31/07/11 – a partir das 14h

• Grandioso Bingo em frente à Paróquia, na Praça de São Francisco. Serão 30 prêmios, entre eles: 01 bezerro, 03 bicicletas, 01 tanquinho, liquidificadores, ventiladores e outros. Uma cartela, 5 reais ou três por 10 reais na secretaria paroquial, Xerox do Fernando, Banca do Paulinho, Mercadinho Estrela e Igreja de Santa Luzia.

Modelo mirim de São Francisco recebe boa votação pela internet

Ariane pulou para o terceiro lugar. Primeira etapa de concurso acaba dia 31. Vote aqui

Depois da divulgação, aqui no Blog, de que a menina Ariane Gomes da Silva, 9 anos, moradora na localidade de Bom Lugar, São Francisco de Itabapoana (RJ), estava na disputa de um concurso de beleza na cidade de Belford Roxo, e que a primeira etapa do concurso consiste em uma votação pelo site de relacionamentos Orkut, muitos internautas do blog deram voto para ela. Nesta quinta-feira (14), os pais de Ariane, Alcimar Miranda da Silva e Iriana Pereira Gomes da Silva estiveram na Rádio São Francisco FM agradecendo o apoio, e apelaram mais uma vez aos internautas que ainda não votaram. Antes da divulgação Ariane figurava entre as últimas colocadas, no total de 11 participantes, e agora já é a terceira colocada com 429 votos. A agência que organiza o concurso descobriu Ariane no desfile da Menina Flor do Maracujá, durante o 23º Festival do Maracujá de 2009.

Arraiá em Valão Seco


Toda a renda será revertida para a construção da capela Santa Cruz, em Valão Seco. Cartaz enviado por Rita de Cássia, ministra da eucaristia.

Produção de vídeo de estudantes de jornalismo aborda desapropriações no Açu

Em e-mail enviado ao Blog, a musicista e jornalista Letícia Pinto Bucker solicitou a divulgação de um vídeo produzido pela turma do 7º período de jornalismo da UNIFLU/FAFIC sobre as desapropriações do Açú.

Olá Paulo Noel. A turma do 7º Período de Jornalismo, produziu um webdoc sobre as desapropriações no Açu. Existe a possibilidade de divulgação de nosso material em seu blog? Encaminho link do youtube:

Obrigada! Letícia Pinto Bucker

Acesse o vídeo no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=RA9h2AKGlSc

Cia de rodeio Toni Nascimento neste final de semana em Guaxindiba no aniversário do Hotel Fazenda Costa do Sol

Um show de perícia e coragem dos bravos peões.

A Cia de rodeio Toni Nascimento de 15 a 17 de julho estará montada no Hotel Fazenda Costa do Sol em Guaxindiba, São Francisco de Itabapoana comemorado os 10 anos de aniversário do Costa do Sol. O evento organizado pelo empresário e radialista Barbosa Lemos deve atrair milhares de pessoas que gostam da festa do peão boiadeiro. Segundo o vice prefeito Frederico Barbosa Lemos está tudo pronto com uma grande estrutura para receber o público. O evento começa nesta sexta e vai até domingo com muitas atrações. Entrada grátis.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Justiça determina busca e apreensão em processos na prefeitura de Nova Friburgo

Prefeito sonegou informações sobre uso de verbas públicas

O Ministério Público Federal (MPF) em Nova Friburgo conseguiu na Justiça mandado de busca e apreensão de mais de 40 processos que estão na prefeitura do município. Os documentos contém informações importantes sobre o uso de verbas públicas federais na execução de serviços na região, e que o prefeito sonegou ao MPF, impedindo a fiscalização dos gastos dos recursos repassados pela União em razão da catástrofe de janeiro de 2011. Os mandatos estão sendo cumpridos, nesta terça-feira (12), por Oficiais da Justiça Federal. O Juiz requisitou que a Polícia Federal (PF) acompanhasse a diligência para dar proteção aos Oficiais de Justiça.

A ação de improbidade administrativa foi proposta no último dia 5, pelo procurador da República Jessé Ambrosio dos Santos Junior (processo 20115105000521-9). O MPF pediu o afastamento do prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, e do procurador geral do Município, Hamilton Sampaio da Silva, que não prestaram contas do uso de R$ 10 milhões destinados pela União a ações de combate aos efeitos das enchentes e deslizamentos de terra, há seis meses. O procurador da República pediu que os réus fossem afastados dos cargos para evitar que fabriquem documentos para lastrear os gastos feitos sem licitação.

Na decisão, a 1ª Vara Federal de Nova Friburgo entendeu que a busca e apreensão dos processos originais seria uma alternativa suficiente, impedindo também que os réus usem a Procuradoria Municipal ou recursos públicos para contratar advogados a fim de se defenderem da acusação de ferir princípios da administração pública como legalidade, moralidade e publicidade. O MPF quer condenar Neto e Sampaio às penas fixadas na lei de improbidade administrativa (8.429/1992) como perda da função, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público.

Até o momento, o MPF constatou 40 contratações de empresas para ações emergenciais com dispensa de licitação em publicações na imprensa oficial local. Na ação, o MPF lembra que contratações diretas também devem obedecer a legislação, a fim de impedir superfaturamento e garantir que os contratos atendam ao interesse público e não das empresas. O procurador da República relata ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou claro prejuízo à fiscalização causado pela Prefeitura, pois não há laudos de vistoria e diários dos fiscais do contrato. Os dados sonegados incluem 25 processos de contratação relacionados à tragédia, apesar de terem sido requisitados nove vezes, desde 24 de janeiro de 2011. Nos processos remetidos (apenas 15), já foram constatados claros indícios de montagem em diversos deles, e até mesmo autorizações e ratificações de despesas inseridas com data em branco, apesar de assinadas e de já ter havido o pagamento às empresas.

O réu Hamilton Sampaio também responderá por outro ato de improbidade por ter atendido um servidor do MPF que foi buscar cópias de processos, em abril deste ano, com palavras de baixo calão dirigidas, inclusive, ao procurador da República responsável pela apuração. O Prefeito foi pessoalmente notificado pelo MPF sobre os fatos, mas não tomou qualquer providência.

"Todas essas condutas se tornam ainda mais reprováveis pela circunstância de os réus se valerem do maior desastre natural da história do país para cometerem ilegalidades, inviabilizando o acesso às informações imprescindíveis à fiscalização dos gastos de dez milhões de reais repassados pela União para as ações emergenciais. Ainda existem indícios de montagem de documentos. Assim, após analisar o resultado das buscas, vamos avaliar a possibilidade de recorrer, insistindo no afastamento dos réus”, afirma o procurador da República Jessé Ambrosio dos Santos Júnior. (Fonte: MPF)

Justiça condena agente da PF por corrupção

Policial fiscalizava trabalho de estrangeiros na Bacia de Campos

O Ministério Público Federal (MPF) obteve na Justiça a condenação do policial federal Luiz Sérgio de Souza Silva a três anos de prisão por corrupção passiva na fiscalização de trabalhadores estrangeiros na Bacia de Campos (RJ). A sentença da 6ª Vara Federal Criminal acolhe a acusação de que o réu cobrava propinas de empresas quando era chefe do Núcleo de Polícia Marítima, Aeroportuária e de Fronteiras (atual Núcleo de Imigração) da Polícia Federal (PF) em Campos. Em 2007, ele foi preso na Operação Jogo Limpo 2 por ligação com a máfia do jogo ilegal. Ele está aposentado desde aquele ano e cumprirá a pena em regime aberto (processo 20065101538175-4).

A ação penal resultou da denúncia de uma empresária de Macaé que recebeu um ofício do réu para comprovar a regularidade de alguns trabalhadores estrangeiros. Apesar de mostrar os documentos, a empresária recebeu auto de infração de mais de R$ 12 mil por um profissional estaria irregular. Para anular a punição, o réu, cuja atribuição não abrangeria Macaé, cobrou propina e não foi atendido. O MPF narrou à Justiça que era comum o agente da PF enviar ofícios semelhantes às empresas locais.

Os autos do processo incluem pareceres da Corregedoria da PF e documentos de sete procedimentos administrativos disciplinares contra o agente. Na denúncia, o procurador da República Marcelo Freire, do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do MPF/RJ, sustenta que o patrimônio de Luiz Sérgio era incompatível com os salários declarados à Receita Federal. (Fonte: MP Federal)

MPF consegue condenação do ex-prefeito de Cambuci


Pedro Carlos Mendes teve seus direitos políticos suspensos por 3 anos
Foto divulgação: cidade de Cambuci

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação por improbidade administrativa de Pedro Carlos Mendes, ex-prefeito de Cambuci, cidade no Noroeste Fluminense. Na ação civil pública, movida pelo procurador Eduardo Santos de Oliveira, o ex-prefeito é acusado de irregularidades na aplicação de verbas repassadas pelo SUS em 2003, quando estava à frente da prefeitura.

A 2ª Vara Federal de Campos condenou Pedro Carlos à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por três anos. Por esse mesmo período, o réu também não poderá contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais ou creditícios. O ex-prefeito terá ainda que pagar uma multa equivalente a duas vezes o valor de sua remuneração durante o exercício do cargo. (Fonte: http://www.prrj.mpf.gov.br/

A ação do MPF teve como base a fiscalização do Departamento Nacional de Auditoria do SUS-DENASUS, que encontrou diversas irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde de Cambuci, como a ausência de controle dos bens patrimoniais e dos gastos com veículos, a não apresentação de licitações e a não prestação de contas. Foi constatado também que a Secretaria mantinha um número de servidores superior à capacidade de alocação.

Avião que caiu em Recife ficou apenas três minutos no ar

Fotos extraídas do Blog do Gabriel Diniz
O avião era um idêntico ao da foto (Noar - PR-NOA)



Agência Brasil


Brasília – O avião bimotor que caiu na manhã de hoje (13) em um terreno baldio no bairro de Boa Viagem, em Recife, matando 16 pessoas, ficou cerca de três minutos no ar, segundo informações do Comando da Aeronáutica.

A aeronave LET 410, da empresa Noar Linhas Aéreas, decolou às 6h51 do aeroporto de Recife. Após 55 segundos no ar, o piloto informou à torre de controle que o avião apresentava problema e que tentaria pousar. Às 6h53, o piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na Praia de Boa Viagem. Menos de um minuto depois, a torre de controle perdeu o sinal da aeronave na tela do radar.

A aeronave caiu em um terreno baldio no bairro de Boa Viagem, depois de decolar de Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. As 16 pessoas a bordo – 14 passageiros dois tripulantes – morreram no acidente.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos está investigando as causas do acidente.

Em comunicado, a companhia lamenta as mortes e informa que está oferecendo transporte, hospedagem e atendimento psicológico aos parentes das vítimas.

Lista oficial das vítimas do acidente, divulgada pela Noar Linhas Aéreas:

Rivaldo Cardoso (piloto)
Roberto Gonçalves (co-piloto)
André Freitas
Antônia Jalles
Camila Marino
Carla Moreira
Débora Santos
Bruno Albuquerque
Natã Braga da Silva
Marcelo Campelo
Maria da Conceição de Oliveira
Jonhson do Nascimento Pontes
Marcos Ely Soares de Araújo
Breno Faria
Raul Farias
Ivanildo Santos Filho

“Arraiá Tree Legal” nesta sexta em Praça João Pessoa



Será realizado nesta sexta-feira (15/07), na localidade de Praça João Pessoa, o “Arraiá Tree Legal”. A programação contará com danças, quadrilhas e show de forró. A festa julhina está prevista para acontecer às 19h, no pátio em frente a Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo. O evento será aberto para toda a comunidade.

O local será todo padronizado no estilo de festa caipira. O público que for ao evento poderá comprar nas barracas doces e comidas típicas como milho cozinho, caldo verde, mocotó, papa e pamonha.

De acordo com a psicóloga do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Praça João Pessoa, Ludmila Macedo, a festa julhina contará com o empenho dos organizadores. “Para preparar o arraiá, a equipe do CRAS da localidade se uniu aos representantes da escola Estelita de Araújo e do programa social Pequeno Franciscano. Tenho certeza que essa parceria nunca vista antes promoverá o sucesso do evento. Contamos com a presença de todos!”, disse Ludmila.

Ascom

terça-feira, 12 de julho de 2011

Secretária esclarece sobre boato


A secretária municipal de Educação e Cultura, professora Yara Cinthia retrucou, hoje, em entrevista à Rádio São Francisco FM, o boato de que funcionários do governo municipal estariam proibidos de assistirem à festa de rodeio do aniversário de 10 anos do Hotel Fazenda Costa do Sol, em Guaxindiba. “Os tempos de ditadura já se foram. Não há nenhuma orientação do governo que impeça a presença dos funcionários públicos ao evento. Tudo não passa de especulações e boatos”, disse Yara, em nome de toda Administração Municipal. Ainda segundo a secretária, o prefeito Beto Azevedo só não comparecerá por conta de agenda em Brasília e Rio de Janeiro. “Torcemos pelo sucesso da festa, que será mais uma atração para o povo sanfranciscano”, concluiu.

Rotary promove palestra com comandante do 8º BPM nesta quarta (13)


O Coronel Gilmar Barros dos Reis, comandante do 8º BPM, em Campos dos Goytacazes será o palestrante da reunião desta quarta-feira, 13-07, na sede provisória do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, no Restaurante e Hotel Batelão em Santa Clara. O evento começa às 20 horas. O presidente José Amilton Barreto disse que a palestra abordará temas relacionados à segurança pública, e fez um convite a toda comunidade, especialmente aos representantes das associações de moradores, do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Operação Sorriso do Brasil vai realizar cerca de 120 cirurgias gratuitas no Rio de Janeiro



O Blog entra na campanha da ONG Operação Sorriso para identificar em São Francisco de Itabapoana crianças portadoras de fissuras lábio palatinas ou lábio leporino (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo). É que de 08 a 16 de agosto, a organização realizará cerca de 120 cirurgias corretivas gratuitas em crianças no Rio de Janeiro.

A triagem acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no CTAC-RJ- Centro de Anomalias Craniofaciais (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier) e as cirurgias serão realizadas entre os dias 11 e 16 de agosto, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel). Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital nos dias indicados. Pacientes que residem fora do município, ao se apresentarem na triagem, receberão hospedagem para ele e mais um familiar, transporte e alimentação sem custo. O programa também fará o tratamento pós-operatório dos pacientes operados em 2009.

Estão envolvidos nesse projeto de forma voluntária profissionais não médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos, pediatras e geneticistas, além da Associação Acadêmica da Operação Sorriso (OSCA). Em todo o mundo, o reconhecido trabalho da ONG é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório. Por esse motivo, para o programa do Rio de Janeiro, a OSB contará com 80 profissionais e trabalhará em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), o Rio Solidário, Marinha do Brasil, o Instituto da Criança, a Colgate Palmolive, a rede Accor e a Ethicon.

“O programa é pensado por completo, indo muito além da cirurgia: montamos uma grandiosa estrutura capaz de acolher os interessados, facilitando o acesso de pacientes e seus familiares. Fazemos uma triagem no primeiro dia e depois selecionamos os casos que serão operados nos demais dias do programa e, para isso, a Marinha do Brasil nos ajuda na logística e no alojamento dos pacientes. Em paralelo, disponibilizamos todos os suprimentos e equipamentos médicos para preparar o centro cirúrgico do hospital parceiro”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB, salientando que todo o material utilizado durante as cirurgias é de alto padrão, em parte doado por empresas, ou adquirido pela organização com critério internacional de qualidade.

O corpo médico é previamente selecionado e passa por um treinamento oferecido pela ONG. Os cirurgiões plásticos responsáveis são especializados em fissura lábio palatina, e coordenados pela equipe da OSB. “O processo de credenciamento dos voluntários médicos é coordenado pelo Conselho Médico da Operação Sorriso, visando garantir que tenhamos um time altamente especializado. Parte importante do nosso trabalho é o investimento no treinamento e na capacitação dos profissionais de Saúde, visando à auto sustentabilidade local no atendimento do paciente fissurado, principalmente nas regiões de grande demanda”, explica o Dr. Nivaldo Alonso, coordenador do Centro de Cirurgias Crânio Faciais da USP e diretor médico da OSB, reforçando que os interessados em participar podem preencher cadastro no site www.operacaosorriso.org.br.

Os pacientes que não forem contemplados durante o programa deste ano serão devidamente avaliados e cadastrados tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso, quanto para atendimento na rede hospitalar local. “Essa parceria entre a OSB e as instituições locais é fundamental, pois garante o atendimento durante todo o ano para os pacientes do Estado do Rio. Temos grande preocupação em não deixar as pessoas que nos procuram sem atendimento”, declara Clóvis.

Mais informações em www.operationsmile.org.br/novo/


Clique na imagem para ampliá-la



Colaborou a internauta Heloísa Crespo

“Fêmeas do Século XXI” no SESI-Campos


O Grupo Teatral "Nós na Rua" se prepara para levar aos palcos a hilariante comédia: "Talk-Show: Fêmeas do Século XXI", dirigida pelo jovem Luan Abreu. No próximo fim de semana, dias 16 e 17, o humor está garantido no palco do Teatro SESI-Campos, a partir das 20h.

A peça é uma sátira, com muita criatividade, dos milhares "talk-shows" espelhados pela TV. Um programa comandado por Silvio (Luan Abreu), um apresentador nada convencional, que recebe seus diversos convidados.

O espetáculo foi criado em 2007 por Nando Dias, Eric Meireles e Ana Carolina Berto com o intuito de comemorar o primeiro aniversário de reabertura do centenário Cine Teatro São João, em São João da Barra.

A risada é garantida com muitas novidades! Não percam!

OUTRAS INFORMAÇÕES:

"Talk-Show: Fêmeas do século XXI"
Teatro SESI-Campos
Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 - Guarus - Campos dos Goytacazes
16 e 17 de julho - 20h
10,00 – inteira
5,00 – meia
Classificação: 12 anos.

http://www.nosnarua.blogspot.com/

Classificação do Campeonato Municipal de Futebol de SFI

Clique na tabela para ampliá-la

Últimos Jogos - 10/07 – 4ª Rodada

Nova Belém 2 X 0 Santa Rita
São Francisco 2 X 0 Nacional
Santo Amaro 1 X 0 Palmeirinha
Barra 2 X 1 Barrinha
Guaxindiba X Praça Imaculada (jogo adiado para 31/07)

Próximos Jogos - Dia 17/07 - 5ª Rodada

Palmeirinha ___X___ Praça Imaculada
Santa Rita ___X___ Santo Amaro
Barrinha ___X___ São Francisco
Barra ___X___ Nova Belém
Nacional ___X___ Guaxindiba


Últimos Jogos - Dia 10/07 – 4ª Rodada

Alegria 1 X 2 Flor de Maio
Buena 3 X 2 Aldeia
Santa Luzia 0 X 1 Praça
Travessão 3 X 0 Floresta
Folga: Quatro Bocas

Próximos Jogos - Dia 17/07 - 5ª Rodada

Praça ___X___ Quatro Bocas
Flor de Maio ___X___ Santa Luzia
Floresta ___X___ Buena
Travessão ___X___ Alegria
Folga: Aldeia

Veja aqui a tabela completa da Categoria Principal



Últimos Jogos - Dia 10/07 – 4ª Rodada

Nova Belém 2 X 1 Santa Rita
São Francisco 2 X 0 Nacional
Santo Amaro 1 X 0 Palmeirinha
Barra 1 X 1 Barrinha
Guaxindiba ___ X___ Praça Imaculada (jogo adiado para 31/07)

Próximos Jogos - Dia 17/07 - 5ª Rodada

Palmeirinha ___X___ Praça Imaculada
Santa Rita ___X___ Santo Amaro
Barrinha ___X___ São Francisco
Barra ___X___ Nova Belém
Nacional ___X___ Guaxindiba


Últimos Jogos - Dia 10/07 – 4ª Rodada

Alegria 0 X 1 Flor de Maio
Buena 0 X 0 Aldeia
Santa Luzia 1 X 5 Praça
Travessão 0 X 0 Floresta
Floresta: Quatro Bocas

Próximos Jogos - Dia 17/07 - 5ª Rodada

Praça ___X___ Quatro Bocas
Flor de Maio ___X___ Santa Luzia
Floresta ___X___ Buena
Travessão ___X___ Alegria
Folga: Aldeia

Veja aqui a tabela completa da Categoria Aspirante



Chave A

Últimos Jogos – Dia 09/07 – 4ª Rodada

Travessão 1 X 4 Guaxindiba
Valão Seco 6 X 2 Esperança
São Francisco 1 X 1Vilão

Próximos Jogos - Dia 16/07 - 5ª Rodada

Esperança ___X___ Guaxindiba
Valão Seco ___X___ São Francisco
Vilão ___X___ Travessão

Chave B

Últimos Jogos - 09/07 – 4ª Rodada

Buena 0 X 0 Nova Belém
Morro do Bode 1 X 0 Retiro (w.o)
Folga: Praça

Próximos Jogos - Dia 16/07 - 5ª Rodada

Buena ___X___ Praça
Nova Belém ___X___ Morro do Bode
Folga: Retiro

Veja aqui a tabela completa do Veterano

Inscrições para processo seletivo da Petrobras começam hoje

Começam hoje (12/7) as inscrições para o novo processo seletivo público da Petrobras. Do total de 590 vagas oferecidas, distribuídas por todo o país, 442 vagas são para cargos de nível médio (24 cargos), como técnico de contabilidade, técnico de segurança e técnico de manutenção, e 148 para cargos de nível superior (21 cargos), entre eles engenheiro de petróleo, engenheiro de produção, geólogo e químico.

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de julho, no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), e as provas objetivas serão realizadas no dia 28 de agosto de 2011. Para os cargos de nível médio, o valor da inscrição é R$30,00, enquanto para os cargos de nível superior é R$45,00.

A remuneração mínima inicial varia entre R$ 1.801,37 e R$ 2.615,86, para cargos de nível médio, e entre R$ 5.770,31 e R$ 6.217,19, para cargos de nível superior. A Petrobras também oferece uma série de benefícios, como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.O processo seletivo anterior, lançado em dezembro do ano passado pela Companhia, contou com cerca de 340 mil inscritos. Na ocasião, foram oferecidas 839 vagas. As convocações deste concurso estão em andamento.

O edital do novo concurso pode ser consultado no site da Petrobras (www.petrobras.com.br) ou no da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rotary São Francisco tem novo presidente

Rotary em Festa









O Coronel reformado do 8º Batalhão de Polícia Militar, José Amilton Barreto, conhecido por Coronel Amilton, morador de Gargaú, foi empossado sábado, 09-07, o novo presidente do Rotary Club São Francisco de Itabapoana. A posse festiva contou com a presença do governador do Distrito 4750, Paulo Coreti e esposa Leila.

O comerciante Demilton Sales, presidente 2010/2011 foi quem passou o cargo para o Coronel Amilton que assume o período rotário 2011/2012. O evento bastante prestigiado contou com a presença do prefeito Beto Azevedo e esposa Romênia, do Major Sergio Moura, esposa e filhos, representando o Coronel Gilmar Barros dos Reis, comandante do 8º BPM, os ex-governadores Distritais: Nylson Macedo, Marcos Rosa; Assistente do Governador da área V - Alcides da Silva Santos e o casal governador 2013/2014, Kátia e Afonso Feitosa.

Compareceram à posse caravanas dos seguintes clubes de Rotary: dos R.C Campos São Salvador, RC Campos Guarus, RC Campos Goytacazes Planície, RC de Campos, RC São João da Barra, RC Niterói Praias Oceânicas RC Rio Bonito Serra do Sambê.

Na oportunidade foi empossada também, na Casa da Amizade, Ana Maria Alves da Silva, esposa do Coronel Amilton, cujo cargo foi passado pela presidente Amarilsa Sales. Tomaram posse como novos sócios Ana Maria Alves da Silva e Adilson Cordeiro Galaxe.