sexta-feira, 15 de julho de 2011

Prefeito e assessores têm agenda produtiva em Brasília


Nesta semana o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo e alguns assessores estiveram em Brasília para compromissosno ministério da Pesca e Aquicultura e na Secretaria Nacional de Programas Urbanos. O prefeito foi acompanhadodo subsecretário de Meio Ambiente e gestor municipal da Pesca e Aquicultura, Armando Carneiro; o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia e o subsecretário de Turismo, Indústria e Comércio, Evanderson Santos.

Na reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Oliveira, foram discutidas várias formas de investimentos para o aumento e melhoria da pesca no município. Uma das solicitações atendidas foi quanto a emissão de carteiras de pescador, antes só feitas na cidade do Rio de Janeiro, que agora vão ser confeccionadas em Campos dos Goytacazes. Essa medida é de grande ajuda aos pescadores que com a carteira em mãos podem reivindicar seus direitos.

Foi abordado também o convênio entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério do Turismo,que trata da pesca esportiva. Foi lembrado o potencial dos Manguezais de São Francisco para pesca esportiva (modalidade onde se solta o peixe depois de apanhado). O município possui uma das espécies mais apreciadas: o robalo.O ministro, que tem uma atenção especial pelo município, convidou a comitiva de São Francisco para uma visita técnica à Ilha Grande, em Angra dos Reis. Nessa localidade existem projetos de aquicultura de robalo já em execução.

Já na Secretaria Nacional de Programas Urbanos foramdiscutidos projetos de urbanização de localidades que carecem de uma melhor estrutura. Definido juntamente com o secretário nacional de Projetos Urbanos, Norman Oliveira, as comunidades que receberão melhorias são: Ilha dos Mineiros, Guaxindiba, Lagoa Feia e Gargaú. Duas delas exigem condições especiais: Guaxindiba e Lagoa Feia. Em Guaxindiba a proposta é deconstrução de um mol de pedras na Barra de Guaxindiba, onde o mar tem avançado e prejudicado muito os pescadores da localidade. Em Lagoa Feia existe necessidade de contenção de encostas, como medida preventiva contra possíveis catástrofes.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, o município deve se desenvolver como um todo. “Muitos avanços estão vindo para nossa região. Temos que acompanhar o desenvolvimento regional olhando o município como um todo.” opinou Marcelo.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo a maior conquista nessa reunião foi a obra na Barra de Guaxindiba. “Os pescadores estão necessitados dessa obra. Mas além disso, toda a população da localidade será beneficiada, uma vez que o comércio de peixes será aquecido. Estamos empenhados para que essa obra se concretize.” Comentou Beto.

Ascom

Nenhum comentário: