sexta-feira, 25 de abril de 2014

Prefeitura inaugura pacote de obras em Morro Alegre


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana inaugura, na próxima quarta-feira (30/04), às 19 horas, um pacote de obras na localidade da Baixada de Morro Alegre que inclui asfaltamento, iluminação, calçadas, galeria de águas pluviais, entre outros.

Ao todo, foram realizadas obras de drenagem, base e colocação de meio fio na primeira etapa, e, posteriormente, iluminação, construção de calçadas e asfaltamento ao longo dos cerca de 900 metros de rua.

Para que não haja problemas relacionados às chuvas, já que se trata de uma região de baixada, foram construídos 27 pontos de coleta de água pluvial.

O objetivo da obra é a melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade, bem como o melhor acesso à comunidade


A obra engloba um pacote anunciado pelo prefeito Pedrinho Cherene que contempla diversas outras comunidades com pavimentação de ruas, construção de praças, reforma e construção de unidades de saúde. (Ascom-SFI)

SMEC lança “Programa Mais Educação” em Praça da Fé



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana  realizou nesta quinta-feira (24/04) na E. M. Maria Joaquina do Espírito Santo, em Praça da Fé, o lançamento do “Programa Mais Educação”.

O programa tem como objetivo principal a melhoria do ensino com a ampliação da jornada escolar e a participação da comunidade no processo ensino-aprendizagem.

As atividades serão desenvolvidas no contraturno e o estudante fica sob a responsabilidade da escola num período de sete horas diárias, inclusive com o fornecimento de almoço. Serão beneficiados os estudantes do 1º ao 5º ano.

Dentre as atividades do Programa estão a iniciação musical e instrumentos de cordas e teclado; tecnologias educacionais; ginástica rítmica; aulas de capoeira e reforço escolar. Tais atividades visam a contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.

A secretária de Educação, Kátia Martins, bem como a subsecretária, Rosaura Cardoso prestigiaram o evento que teve ainda a presença de monitores do programa, equipe pedagógica da SMEC e a comunidade escolar representada por pais, alunos, direção e professores.


Durante o encontro, a secretária falou sobre o projeto e a importância dele na vida dos alunos. “Este projeto busca, por meio do ensino integral, diminuir as desigualdades educacionais. Inicialmente, 11 escolas municipais serão beneficiadas. A SMEC entende o tamanho da responsabilidade que assume com mais este Projeto,” declarou Kátia. (Ascom-SFI)

Vila de Deus recebe o “Saúde Mais Perto de Você”

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana promove, neste sábado (26/04), na localidade de Vila de Deus, entre 8h e 13h, o “Saúde Mais perto de você” que oferece serviços na área de saúde.

Assim como nas outras edições que acontecem quinzenalmente, sempre aos sábados, o evento promete atrair muitas pessoas da localidade e adjacências.

As ações de saúde oferecidas serão teste de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, atendimento odontológico e médico e ainda vacinação. (Ascom-SFI)

Filho de José Paes de Estreito morre em acidente em Pedro Canário ES

O caminhoneiro Jocinaldo Pereira Paes o  "Naldinho Paes", 56, filho de José Paes da localidade de Estreito, zona rural de São Francisco de Itabapoana morreu vítima de um acidente com o próprio caminhão em Pedro Canário ES, na tarde de quinta-feira, 24.

Segundo parentes, Naldinho Paes foi abrir a porteira de uma cerca em uma propriedade quando o caminho desceu a pista e acabou passando por cima dele.  O corpo de Naldinho está sendo velado nesta sexta-feira, 25,  na capela cemitério e São Francisco de Itabapoana onde acontece o sepultamento as 9 horas. Naldinho Paes era pai de três filhos, sendo que um já falecido também em acidente de caminhão.

Encontrado em Lagoa Feia o corpo do comerciante desaparecido no Rio Itabapoana

Rio da Draga.
Pescadores da localidade de Lagoa Feia, zona rural de São Francisco de Itabapoana, encontraram por volta das 6 horas desta sexta-feira, 25, no Rio da Draga, o corpo do comerciante de Ladeira das Pedras, Luis Carlos Fernandes Arruda, 45 anos, mais conhecido por Gedinho, que estava desaparecido desde a manhã de quinta-feira, 24.

Elivaldo Arruda, irmão da vítima, disse agora que o corpo está na beira do  Rio da Draga, um afluente do Rio Itabapoana. "Estamos aguardando a chegada do rabecão da Defesa Civil. Já avisamos a guarnição do Corpo de Bombeiros", disse.

Segundo o comerciante Crialdo Arruda, parente de Luis Carlos, o primo costuma pescar no local, um trecho do Rio Itabapoana próximo à localidade de Santo Amaro, bom para a pesca de tarrafa. “Ele foi advertido pelos amigos para não atravessar o Rio, mas insistiu e acabou desaparecendo na correnteza”, diz.

O local, segundo Crialdo é muito procurado por pescadores e moradores da Região. “Lá tem área para acampamento e, inclusive, a beira Rio o Bar do “Zezinho Palmeiras” onde muita gente procura para o lazer nos finais de semana.


Gedinho é um comerciante muito conhecido em Ladeira das Pedras, proprietário de um bar na comunidade. Ele deixa dois filhos, um adolescente de 16 anos e uma menina de 5 anos.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Comerciante que saiu para pescar continua desaparecido no Rio Itabapoana

Buscas prosseguem na sexta-feira, 25.
O comerciante Luis Carlos Fernandes Arruda, 42 anos, mais conhecido por Gedinho, da localidade de Ladeira das Pedras, na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana continua desaparecido nas águas do Rio Itabapona, desde as 8 horas da manhã desta quinta-feira, 24. Segundo o comerciante Crialdo Arruda, primo de Luis Carlos, mergulhadores do Corpo de Bombeiros continuam no local fazendo buscas ,e, até o momento o comerciante não foi encontrado.

Crialdo Arruda informou que o primo costuma pescar no local, um trecho do Rio Itabapoana próximo à localidade de Santo Amaro, bom para a pesca de tarrafa. “Ele foi advertido pelos amigos para não atravessar o Rio, mas insistiu e acabou desaparecendo na correnteza”, diz.

O local, segundo Crialdo é muito procurado por pescadores e moradores da Região. “Lá tem área para acampamento e, inclusive, a beira Rio o Bar do “Zezinho Palmeiras” onde muita gente procura para o lazer nos finais de semana.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros as buscas encerraram às 18 horas, e serão retomadas às 7 horas desta sexta-feira.

Gedinho é um comerciante muito conhecido em Ladeira das Pedras, proprietário de um bar na comunidade. Ele tem dois filhos, um adolescente de 16 anos e uma menina de 5 anos.

Ministra do Supremo determina instalação de CPI exclusiva da Petrobras

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na quarta-feira, (23) que o Senado instale comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar exclusivamente a Petrobras.

Rosa Weber atendeu a pedido da oposição e rejeitou ação dos governistas, que propuseram investigações também nos contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no Porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, além das denúncias sobre a Petrobras.

A decisão foi tomada pela ministra ao analisar dois mandados de segurança. No primeiro, parlamentares da oposição queriam garantir a instalação de uma CPI no Senado para investigar exclusivamente denúncias envolvendo a Petrobras. Para eles, a comissão não pode investigar vários temas diferentes ao mesmo tempo.

Governistas também entraram com mandado de segurança, pedindo uma definição da Corte sobre o que é “fato determinado” para criação de CPI. O mandado foi protocolado pela senadora Ana Rita (PT-ES), que pediu uma definição do STF sobre o tema, para que não pairem dúvidas sobre a matéria. De acordo com a senadora, o mandado tem por objetivo esclarecer uma questão de ordem da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sobre o pedido de criação de CPI feito pela oposição, com quatro “fatos determinados”.


O impasse sobre a criação da comissão ficou em torno de dois requerimentos para criação de CPIs, apresentados ao Senado. O primeiro, pelos partidos de oposição, que pedem a investigação de denúncias envolvendo a Petrobras como a compra da Refinaria de Pasadena (EUA); o segundo, apresentado por partidos da base governista, mais abrangente, que propõe investigações também nos contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, supostas irregularidades no porto de Suape (PE) e suspeitas de fraudes em convênios com recursos da União, além das denúncias sobre a Petrobras. O posicionamento de Rosa Weber vale até decisão final do plenário. (Ag. EBC notícias )

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Corpo de homem encontrado dentro de carro em Pingo D'Água

Suspeita principal é de suicídio. Polícia encontrou no interior do carro bilhete que afirma textualmente: “Cuide das minhas filhas, por favor. Adeus para quem fica”. A arma do crime foi encontrada nas mãos da vítima. Resultado da perícia ainda não foi divulgado.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos e reportagem: Vinícius Berto / Blog do Paulo Noel.

O corpo do pintor de automóveis Josias Benevides Rangel de 36 anos, morador em São Francisco, foi encontrado no interior de um carro na manhã desta quarta-feira, 23-04, por volta das 11 horas, em Pingo D’Água, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. No corpo uma marca de tiro na cabeça. Todos os indícios apontam para suicídio, já que ao lado do corpo foi encontrado um bilhete, que pode ser da vítima,  que afirma textualmente: “Cuide das minhas filhas, por favor. Adeus para quem fica”. 

Um revólver calibre 38 foi encontrado nas mãos do pintor, que é proprietário de uma oficina de pintura de carros próximo à Rua do Dil, no entorno do Centro de São Francisco.

O veículo, um Gol preto, foi estacionado dentro de uma propriedade, as margens da Estrada Pingo D’Água a Boa Vista Italiana. Quem encontro o corpo foi o dono da propriedade, o produtor rural Euclides Araújo Filho. Seu Euclides acredita que esse carro tenha sido estacionado no local na manhã desta quarta-feira, já que na noite de terça-feira, por volta das 23 horas, quando o produtor adentrou a fazenda, não viu o carro.

"Quando saí da fazenda, por volta das 10h30 da manhã, vi o carro estacionado, mas achei que era o carro de um vizinho. Nem suspeitei de nada. Quando voltei, às 11 horas, foi que percebi que tinha uma pessoa dentro. Chamei a polícia imediatamente. Quando os policiais chegaram constataram que o homem estava morto. Nunca esperava uma coisa dessa. Foi um susto grande pra mim", disse o produtor. Resultado da perícia ainda não foi divulgado. A Polícia Civil investiga o caso.

Sepultamento (Atualização - às 18h35 de 24-04)

Foi sepultado no início da tarde desta quinta-feira, 24-04, em São Francisco de Itabapoana o corpo do pintor de automóveis Josias Benevides Rangel, 36 anos. Josias foi encontrado morto, por volta das 11 horas, desta quarta-feira, 23-04, dentro de um veículo Gol preto, no interior de uma propriedade em Pingo D’Água, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana.


A Polícia Civil está investigando o caso, que tem todos os indícios de um suicídio. Segundo o cunhado de Josias, Paulo, o pintor se matou com um tiro no queixo, disparado de baixo pra cima. A bala atravessou a cabeça e parou no teto do carro. Isso explica a maneira em que o revólver foi encontrado. Paulo disse que Josias sofria de depressão.









Divulgada programação da Festa de N.S. da Penha em Pingo D'Água


Cartaz enviado por Lucimara Mata Ribeiro Gonçalves

Marco Civil da Internet é aprovado e segue para sanção presidencial

Senadores governistas e da oposição comemoraram o resultado final O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (22/04), por votação simbólica, o Projeto de Lei do Marco Civil da Internet. Após momentos de embate entre governistas e oposicionistas, a redação final da matéria foi aprovada sem alterações pela unanimidade dos senadores presentes. O texto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

 Um dos principais pontos do projeto a proteção da neutralidade de rede está no Artigo 9º, que garante tratamento isonômico para qualquer pacote de dados, sem que o acesso ao conteúdo dependa do valor pago. A regra determina tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na internet. 

Assim, os provedores ficam proibidos de discriminar usuários conforme os serviços ou conteúdos que eles acessam –- cobrando mais, por exemplo, de quem acessa vídeos ou aplicações de compartilhamento de arquivos. Outro ponto da proposta garante o direito dos usuários à privacidade, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo das comunicações pela internet. O texto determina que as empresas desenvolvam mecanismos para garantir, por exemplo, que os e-mails só serão lidos pelos emissores e pelos destinatários da mensagem, nos moldes do que já é previsto para as tradicionais cartas de papel.

 O projeto também assegura proteção a dados pessoais e registros de conexão e coloca na ilegalidade a cooperação das empresas de internet com órgãos de informação estrangeiros. O objetivo é evitar casos de espionagem como o escândalo que envolveu a NSA, agência norte-americana de informações. O Artigo 19, que limita à Justiça a decisão sobre a retirada de conteúdos, também está entre os principais pontos do projeto. Atualmente, vários provedores tiram do ar textos, imagens e vídeos de páginas que hospedam, a partir de simples notificações. 

 Os senadores oposicionistas reclamaram da votação antecipada da matéria. Eles queriam discutir mais o assunto e chegaram a apresentar emendas que foram rejeitadas em plenário. No fim, entretanto, votaram a favor do texto final e comemoraram a aprovação do novo marco regulatório. “Infelizmente, o rolo compressor [do governo] prevaleceu. Mas o novo marco da internet é, sem dúvida, um avanço porque mantém a neutralidade da rede, que é uma vitória de toda a sociedade”, disse o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG). 

 O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que o Brasil dará exemplo ao mundo no que se refere à regulação das relações na internet e ressaltou que a maioria dos países ainda não têm leis tão “maduras” quanto a que foi aprovada no Congresso brasileiro. Ele confirmou que a presidenta Dilma Rousseff deverá apresentar a nova legislação no evento internacional sobre o assunto, NetMundial, que começa nesta quarta-feira (23/04), em São Paulo. “O encontro internacional será premiado com a grande legislação que o Brasil oferecerá para o mundo amanhã”, disse o senador. (Fonte: Ag. EBC de Notícias )

terça-feira, 22 de abril de 2014

Lavrador morto a tiros em Areia Dourada zona rural de São Francisco de Itabapoana


Mais uma vítima da violência em São Francisco de Itabapoana. Um homem de 44 anos, identificado apenas por Vinícius (conhecido pelo apelido de  compadre), sobrinho do rezador Cilho da Fazenda Sereno, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira, 22, por volta das 6 horas, na localidade de Areia Dourada, comunidade rural próxima a Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana.

Segundo populares, um veículo Gol de cor cinza parou em frente à casa de Vinícius, no momento em que ele saia para trabalhar na roça. O carona desceu e disparou os tiros. Vinícius morreu na hora. A placa do veículo não foi anotada e a PM está no local. A vítima estava morando  na casa da irmã, mas é da localidade de Caldeirão.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Culto com a participação do Anderson Freire na programação comemorativa aos 90 anos da Primeira Igreja Batista de São Francisco

Programação foi transmitida ao "vivo" pela Rádio São Francisco FM. 



Com a presença de autoridades políticas e religiosas além de um grande público entre fieis e visitantes, foi encerrada com "chave de ouro" a programação dos 90 anos de fundação da Primeira Igreja Batista de São Francisco cuja programação começou no dia 12 de abril e terminou ontem, 20, com pregação e show do cantor gospel Anderson Freire. 

Antes foi descerrada a placa alusiva a data do evento que reuniu pastores, preletores, bandas e cantores evangélicos durante a programação que teve com ponto alto o culto de domingo de Pascoa e a participação de jovens que compõe o grupo de coreografia da Igreja.

Tudo foi feito com muito carinho e devoção. Cada detalhe do evento foi organizado com muita sabedoria e competência tendo à frente o pastor Ademir Ramos.

O evento que teve a transmissão ao "vivo" pela Rádio São Francisco FM cujo som também é propagando através da rádio web na internet através deste Blog chegou longe.


Do Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, recebemos, pelo Facebook mensagem da internauta Lia Caetano: "Estou aqui no Estado do Rio Grande do Sul, cidade Rio Grande ligado na radio através da internet bjs pra Galera de Gargau". 

Outras mensagens chegaram parabenizando a Igreja e a transmissão do evento. 

De Taís Cerqueira: "Não pude ir ao show, mais obrigada por nos proporcionar essa benção". 

Do Pedrolino Ferreira Mineirinho: "Quando o trabalho e feito com carinho e respeito com a população temos que aplaudir". 

Da Grivia Silva: "Obrigado por ter me te concedido o privilégio de se abençoada, parabéns obrigado mesmo que Deus te abençoe muito". 

Do Anderson Oliveira: "... Quando o trabalho é feito com seriedade temos que aplaudir, e agradecer a Deus por morarmos em uma cidade que tem um meio de comunicação com um potencial tão grande. Obrigado a família da Radio São Francisco FM 87,9 por tudo". 

Do contador Gerson Wellinghton: "A Rádio São Francisco sempre inovando. Só falta agora é transmitir os jogos da Copa do mundo. Afinal, há locais que não tem televisão, ou não podem ver, mas computador e rádio é mais fácil de ter. Ok?"
 Confira mais imagens do avento aqui.

domingo, 20 de abril de 2014

Prossegue nesta segunda "Operação Páscoa" em São Francisco de Itabapoana

Cem policiais de todos os batalhões da área de atuação do 6º CPA (8°, 29°, 32° e 36° BPMs), 24 viaturas, além de 13 motos patrulhas participaram da ação denominada Operação Pascoa.

Em São Francisco de Itabapoana policiais fortemente armados estão no Portal de chegada à cidade de São Francisco de Itabapoana, desde as primeiras horas da manhã,  dando sequencia a Operação nesta segunda-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes com a coordenação do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) que desenvolve a operação também nos municípios de  Campos e São Joao da Barra.


No último balanço realizado pelo comando do 6ª CPA, sete elementos foram presos, 694 gramas de cocaína e 19 de maconha apreendidas, três armas de fogo apreendidas, sendo uma pistola de calibre 765, um revólver calibre 32 e uma garrucha calibre 22, dois veículos produto de roubo recuperados, além de 19 motos e sete veículos apreendidos por circularem com documentação irregular.

Está acontecendo também operações de trânsito em 18 locais estratégicos, onde todos os veículos são revistados e também operações de vasculhamento em 19 comunidades. 

Fotos e Matéria: Paulo Noel.

Transmissão ao vivo do Show de Anderson Freire direto da Primeira Igreja Batista de São Francisco

A Rádio São Francisco FM, transmitiu ao vivo o show de Anderson Freire direto da Primeira Igreja Batista de São Francisco. Show em comemoração aos 90 anos da PIB que tem como pastor Ademir Ramos.

Feliz Páscoa