sábado, 21 de fevereiro de 2009

Estudantes de SFI são homenageados no Maracanãnzinho

O governador Sergio Cabral entregou os notebooks no maracanânzinho diante de milhares de estudantes, professores e pais de alunos.


Alexandre (C.E. Pedro Cerqueira), Darciely (C.E. Joaquim Gomes Crespo), Adriel, Keylla, Samar, Paulo Henrique e Priscila (C.E. Agostinho Chryzanto de Araújo).

Alunos e diretoras: Lourdes, Marinete e Verônica e alunos do Agostinho exibem
os notebooks,

Alunos do Agostinho com os notebooks e o alunos do Agostinho com as diretoras Verônica e Sílvia.
Resultado da avaliação de português e matemática contempla estudantes de escolas de São Francisco de Itabapoana. A iniciativa foi da secretaria Estadual de Educação como forma de incentivo aos estudantes. Cada aluno contemplado ganhou um notebook que foi entregue no maracanânzinho pelo Governador Sergio Cabral.

Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo de Santa Clara
Foram homenageados os seguintes estudantes classificados na avaliação: Estudante Keylla Márcia Chagas da Silva, filha de Genilda Cruz Chagas e Jamil Cruz da Silva. Samar Moreira Reis, filho de Elielma Povoa Moreira Sigmaringa Reis. Adriel da Hora Viana filho de Ruth Nogueira da Hora Viana e Matanias Estrela de Melo Viana. Príscila Belmiro Ferreira filha de Eliane Belmiro da Silva e Jorge Barbosa Ferreira. Paulo Henrique Gonçalves Pinto Brandão filho de Deniza Gonçalves Pinto e Paulo José Pereira Brandão. Diretora Geral, Verônica Lamblet Villaça Nery de Sá e Diretora Adjunta: Sílvia Ferreira da Silva.

Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo


Estudante Darciely Faria dos Santos filho de Albeni Rodrigues dos Santos. Diretora Geral: Marinete Cajueiro de Amaral.


Colégio Estadual Pedro Cerqueira
Estudante Alexandre dos Santos Benvino filho de Cristina Corrêa dos Santos e Laerte do Espírito Santo Benvino. Diretora Geral: Lourdes Maria Siqueira Alexim e professora Maria de Fátima Ferreira Barreto.

Bloco Acadêmicos do Status abre carnaval de SFI

Bois, shows e blocos são destaques no carnaval de São Francisco de Itabapoana


O carnavalesco Jô Cabeleireiro, presidente do Blogo Acadêmicos do Status e a alegoria que abriu o desfile.

O prefeito Beto Azevedo com amigos e familiares no Bloco "Beto Folia" participou do desfile do Acadêmicos do Status.

Em Santa Clara Banda Chocolate Quente do ES animou o carnaval na beira mar com sonorização da Ecos.

Milhares de turistas e veranistas participaram da abertura do carnaval na praia de Santa Clara ao som da Banda Chocolate Quente do ES.

O bloco “Acadêmicos do Status” abriu ontem, 20, oficialmente, o carnaval com o tradicional desfile no centro da cidade. Acadêmicos do Status entrou na Avenida a meia noite, com uma hora de atraso. O carnaval de São Francisco de Itabapoana tem como tradição o desfile de blocos e bois pintadinhos. Os bois são destaques principalmente no carnaval de Gargaú. Já os blocos carnavalescos se sobressaem no desfile de Barra do Itabapoana. Além disso, os blocos também são destaques em Manguinhos e Guaxindiba. Este ano, o enredo do Acadêmicos do Status fez uma homenagem ao prefeito Beto Azevedo que integrou uma ala da agremiação com o Bloco Beto Folia com a participação de cerca de 700 integrantes todos com abadas nas cores verde e branco. O desfile seguiu pela Avenida Joaquim da Mota Sobrinho até o trevo das praias de Santa Clara e Guaxindiba. A secretaria de Turismo de São Francisco de Itabapoana preparou uma programação eclética bandas de músicas de todos os gêneros.

Neste sábado o destaque é o desfile do “Boi Canário” em Gargaú, à partir das 17h. Já no domingo, também em Gargaú é a vez do desfile do “Boi Pernambuco”, o mais tradicional dos bois do município já que surgiu desde a década de sessenta. Ainda no domingo, o “Bloco Lamore” faz a festa na praia de Manguinhos, à partir das 18h. O desfile do “Lamore”, seguido do baile Azul e Branco em Manguinhos, é uma dica imperdível para um carnaval em família com muita animação.

O desfile do bloco “Aquele Peixe” é o destaque do carnaval em Guaxindiba, no domingo e na terça-feira. “Aquele Peixe” também sustenta uma forte tradição e geralmente arrasta muitos foliões. Em Barra do Itabapoana, se sobressaem os blocos e “Bloconhaque” “Unidos da Ponte” que desfilam no sábado e na segunda-feira. Em Santa Clara, a tradição é o desfile de blocos na avenida principal com arrastão de trios elétricos no período da tarde e início da noite. Depois a multidão de concentra nos shows. Tradicionalmente, os foliões participam dos desfiles á tarde, nas diversas praias e depois a maioria se concentra nos shows de Santa Clara.

Também em Santa Clara, se destaca bloco “Os Cordeiros” que desfila no início da noite de terça-feira. O bloco faz a animação do carnaval dos evangélicos. A concentração é no Circo da Vida.



Segurança


Para garantir a segurança dos moradores e turistas durante o carnaval em São Francisco, a Guarda Civil Municipal atuará junto com a Polícia Militar e com uma empresa de segurança particular. “A Polícia Militar e a Guarda Municipal, em conjunto com a empresa de segurança que contratamos atuará nas áreas dos shows e do calçadão nas praias”, informou o secretário de Turismo, Jairo Batista.

A atuação da Guarda Municipal prevê a participação de 45 policiais que atuarão nas praias e nos fechamentos das ruas por onde os blocos vão passar. Cerca de 30 homens farão a segurança dos foliões durante os blocos e shows.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bloco resgata tradição do mascarado em SJB


Pela primeira vez a programação do carnaval em São João da Barra contará com o desfile do Bloco dos Mascarados com o tema Você me conhece?
Fundado pelos sanjoanenses Nelson Patrício e Edevigens Monteiro Cardozo, o bloco objetiva resgatar a tradição do mascarado no carnaval de rua incentivando a participação dos antigos carnavalescos e fomentando o interesse da nova geração.
A iniciativa tem apoio da prefeitura que disponibilizou toda infraestrutura para o desfile. “O bloco é gratuito e para participar basta estar caracterizado de máscara ou qualquer tipo de vestimenta. A mobilização dos antigos foliões foi imediata. Todos dizem que vão participar e relembrar os nossos velhos e bons carnavais”, comenta Edevigens, destacando que o bloco vai resgatar também o circuito de rua que não é muito utilizado pelos atuais foliões.
– A nossa idéia é realizar a concentração na Praça São Pedro, no sábado, às 16h, com previsão de chegada na Praça São João Batista, às 19h – informa Nelson Patrício, acrescentando que o bloco saíra da Praça São Pedro percorrendo a Rua dos Passos, Coronel Cintra, João Francisco de Almeida, Coronel Teixeira, São Benedito, Joaquim Thomaz de Aquino Filho até a Praça São João Batista.
Para Edevigens, esse resgate é importante no sentido de atrair boas lembranças e enfocar o talento do sanjoanense. “Queremos trazer de volta as técnicas de confecção de máscaras, o sopro feito de lata, os guizos e o talento de nossas costureiras. Temos certeza de que a cada ano mais gente vai participar desse projeto”, comemora.
O compositor Edevigens Monteiro Cardozo escreveu a letra da música bem ao estilo tradicional de marcha-rancho:
Mascarado na rua / Carnaval começou / Você me conhece, / mas não sabe quem eu sou... (bis) / Eu vou zoar, eu vou / Feliz da vida sim / Vou reviver as nossas doces tradições / De dominó estou / Eu mudo voz e então / Sou mascarado encantando corações / Lança-perfume, vem / E tem Pierro também / Sou um palhaço / Sou a bruxa de assustar / Na rua direita nossa gente / Viaja no tempo a relembrar / Tem banda maluca / Congos e chinês / Chatuba, Indianos / O Raiz tem sua vez... / Não dá pra esquecer / A União das flores / Encontro de amigos, / Uma festa de amores, / Tamborim de ouro / Batuque pra sambar / Ao som da Jiripoca / Nossa gente vai pular / Mascarado na rua / Carnaval começou / Você me conhece, você me conhece / mas não sabe quem eu sou...

Carnaval de SJB começa nesta sexta

Avenida está pronta para ver a banda passar! O melhor carnaval do Estado do Rio de Janeiro vai começar nesta sexta-feira (20) com muita animação. Das antigas marchinhas, passando pelos blocos e terminando com o axé music, tudo vai rolar nesta noite.
A abertura oficial está marcada para as 21h, quando a prefeita Carla Machado entrega a chave da cidade ao Rei Momo, Antônio Cândido, e inaugura a ornamentação da Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, a passarela do samba. O Carnaval 2009 “Paraíso da alegria” vai ter sua ornamentação em homenagem a Carmem Miranda, devido ao seu centenário de nascimento.
Às 22h, o Bloco Eu Soube invade a avenida e em seguida dá espaço ao grupo Swing Simpatia, que vai animar a festa no palco oficial. À 1h entra na avenida o bloco Diga q Valeu, seguido pela banda TB6 no trio às 2h30. O show da banda está previsto para encerrar às 3h30min, mas a festa continua com a banda Malandragem até o dia amanhecer.
O show do grupo Swing Simpatia, o mais esperado da noite, promete esquentar o clima carnavalesco, preparando os turistas e moradores para os próximos quatro dias de folia.
Outras localidades - Enquanto na sede do município a folia vai estar a todo vapor, no Açu, Barcelos e Grussaí a alegria não vai estar por menos. Em Grussaí a festa começa bem cedo, às 19h, com a bandinha de carnaval “Suave Veneno” e em seguida a banda A Massa no palco da orla da praia. Em Barcelos banda Brasa e Cia às 22h e no Açu, também às 22h, se apresenta a banda Free Samba e em seguida, banda Balancê no trio.

Mutirão emergencial: Sebrae promove palestras para micro e pequenas empresas em SFI

Para contribuir na recuperação da economia da região norte pelas recentes chuvas, o Sebrae/RJ e parceiros criaram um mutirão emergencial. A meta é apoiar a recuperação das micro e pequenas empresas do município de São Francisco, com uma programação de 12 horas de oficinas, palestras e consultorias, voltadas para orientar empreendedores e empresários em relação às alternativas de captação de credito. Alem dos consultores do Sebrae/RJ estarão presentes representantes de instituições financeiras – Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e InvestRio. Programação: 04/03/09 – 19:00h – na Prefeitura - Palestra05/03/09 – 09:00 as 18:00 – na Prefeitura – consultorias individuais e oficinas

Governo Estadual doa alimentos para famílias desabrigadas de SFI

Foto Flori Fernandes
A Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana recebeu nesta quinta-feira (19), a doação de 200 cestas básicas e 100 colchonetes da Defesa Civil Estadual. As doações ocuparam três cômodos do prédio do órgão no centro da cidade. Há previsão da chegada de novas doações ainda esta semana. “O coronel Luis Teixeira, da Defesa Civil Estadual, ficou de nos enviar esta semana um caminhão com 700 kits de limpeza e sacolas de roupas”, informou o comandante da Defesa Civil de SFI, Welligton Jordão.
As doações serão encaminhadas à secretaria de Promoção Social do município para distribuição. A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, contou que a doação chegou no momento certo. “Estávamos sem cesta básica. Esta doação da Defesa Civil veio em boa hora. Aliás, até hoje não precisei comprar nada, tudo que distribuímos é fruto de doações de órgãos públicos e da população em geral”, afirmou Francimara.
Ainda de acordo com Francimara, as famílias que estiverem precisando de ajuda devem procurar a secretaria de Promoção Social. Além disso, a coordenação de assistência social vai visitar as comunidades para identificar e cadastrar as famílias carentes. “Após cadastrar, vamos averiguar a situação e só aqueles que realmente necessitam vão ser beneficiados”, explicou Francimara.

Prefeitura de São Francisco e Previdência Social firmam convênio para construção de agência do INSS no município

Foto Alessandra Lemos
O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo e o gerente executivo do INSS em Campos, José Almir Pessanha da Silva, assinaram nesta quinta-feira (19), convênio para construção de uma agência do INSS no município. De acordo com o convênio, a prefeitura vai ceder o terreno e a Ministério da Previdência entra com os custos de construção e instalação. As obras e instalações estão orçadas em R$ 750 mil reais. O secretário de Planejamento e Obras, Marcelo Garcia também participou do ato. Após a assinatura, o documento foi encaminhado para ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

A publicação do edital de licitação está prevista para o próximo dia 26 de março e as obras devem ser concluídas no final de novembro de 2009. De acordo com o gerente executivo do INSS em Campos, José Almir da Silva, os municípios de São Francisco e Rio das Ostras vão ser os primeiros beneficiados pelo plano de expansão da Previdência que prevê a construção de 720 agências do INSS em todo o país. “No caso de São Francisco, vamos ter, inicialmente, 6 funcionários administrativos e 2 médicos peritos. Mas de acordo com a demanda podemos ampliar o atendimento”, garantiu José Almir.


Agência


A agência vai funcionar com todos os serviços e benefícios oferecidos pela Previdência Social, tais como aposentadorias por idade e invalidez, perícias médicas, auxílio doença, acidente de trabalho e etc. O terreno cedido pela prefeitura é de 900 metros quadrados e fica localizado na entrada da cidade, às margens da RJ-224. O prefeito Beto Azevedo disse que esteve com o Ministro da Previdência em Brasília pedindo agilidade para a construção da agência. “Ter que ir a Campos ou a São João da Barra para agir processos do INSS sempre foi um transtorno para a população de São Francisco e por isso estamos buscando agilizar essa construção. Nós tivemos com o ministro na semana passada e hoje já estamos celebrando o convênio. Esse é o papel do prefeito”, finalizou Beto.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ações de segurança definidas para o carnaval de SJB

Fabrício Berto.

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, se reuniu com o comando da Polícia Militar no município, com o delegado da Polícia Civil, com o comandante da Guarda Municipal, além de secretários municipais, para definir as estratégias que serão utilizadas na área de segurança no Carnaval 2009 “O Paraíso da Alegria” visando proporcionar aos foliões tranqüilidade e harmonia na passarela do samba.

A prefeita pediu que o efetivo da Polícia Militar fosse aumentado consideravelmente. “O nosso verão recebeu um público recorde. E no carnaval vamos receber muito mais pessoas, pela tradição e por outros municípios não terem carnaval. Estamos nos estruturando na questão da segurança para que o folião possa vir para cá despreocupado”, analisa a prefeita.

Além da Polícia Militar e Civil, serão parceiros também a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil Municipal, a secretaria municipal de Transportes e a de Saúde, desenvolvendo ações no Centro, Atafona, Grussaí, Açu, Barcelos e demais localidades.

De acordo tenente Viana, comandante da Guarda Civil Municipal, o efetivo montado para este carnaval é superior ao dos outros anos. “Estamos preparados para atender a demanda do carnaval trazendo seguranças para os foliões” comenta, informando que a partir desta sexta-feira (20) até o último dia de carnaval (25) toda a avenida e seu entorno serão monitoradas por câmeras e pessoal de apoio que ficarão em pontos alternativos se revezando.

– Foram instaladas 22 câmeras na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e ruas periféricas como: Barão de Barcelos e Sacramento. Montamos bases na Faetec, Rodoviária e Estação das Artes, onde as imagens gravadas poderão servir de subsídios para apuração de qualquer fato anormal que possa ocorrer – explica, acrescentando que pela primeira vez serão montadas duas torres de observação na avenida do samba com o intuito de obter uma visibilidade melhor.

A Guarda Civil Municipal estará com uma base montada entre o Palco Principal e a Academia Popular e a Polícia Militar no Centro Cultural Narcisa Amália na Rua Barão de Barcelos.

A Prefeitura contratou empresa de segurança para reforçar o efetivo na Joaquim Thomaz de Aquino Filho e ruas periféricas: Passos, Sacramento e Barão de Barcelos, atuando na vigilância do bem público e segurança dos carnavalescos na passarela do samba evitando possíveis confrontos entre foliões. Vamos atuar também com equipe de cavalaria na Prainha de Ramos e Beira Rio.

Na chegada da cidade montamos um ponto de canalização para estacionamento de ônibus visando evitar congestionamento no centro, tendo em vista que a quantidade de carros impossibilitará a manobra dos ônibus.

Ruas interditadas – Segundo Viana, no centro, 12 ruas serão interditadas 24h, e aproximadamente 20 ruas interditadas a partir das 14h até o término do evento. “Nesta quinta-feira uma equipe de apoio da Guarda Municipal estará visitando todas as casas, cadastrando os veículos e entregando ao mesmo tempo o adesivo de acesso livre para morador”, frisa, detalhando que caso o morador não esteja em casa é só procurar a sede da Guarda para fazer o cadastro. Em caso de emergência ligar 153.

Número de brasileiros que leem blogs cresce em 2008

Matéria publicada no site IDGNow, no dia 05 de fevereiro
O número de brasileiros que acessam blogs cresceu a uma taxa superior a da expansão da internet em 2008, de acordo com dados do IBOPE//NetRatings.Em dezembro de 2008, 11,6 milhões de pessoas acessaram blogs contra 9,5 milhões de brasileiros de dezembro de 2007, um crescimento de 22,1%.Neste mesmo período, o número de pessoas que acessam a internet de suas residências cresceu 14,5%, passando de 21,4 milhões de internautas para 24,5 milhões em dezembro de 2008.O melhor mês para a blogosfera brasileira em 2008, segundo o IBOPE//NetRatings, foi em novembro, quando 12,4 milhões de pessoas acessaram blogs.Na ocasião, o número representou 51% da base de internautas que navegam na web de suas casas. (Leia mais aqui)

Desconto de 80% nas multas e juros no IPTU em atraso em São Francisco

Os proprietários de imóveis em São Francisco de Itabapoana que estão em atraso com o IPTU dos anos de 2004 e 2008 terão desconto de 80% nas multas e nos juros, em pagamento feito até 31 de dezembro. Já para os o imposto deste ano, quem pagar até o dia 27 de fevereiro terá 20 % . A subsecretária de Fazenda, Beatriz Gomes Oliveira lembra dos benefícios que o imposto gera para o município. “As pessoas devem pagar o IPTU porque essa arrecadação se reverte em obras em diversas áreas do município”, lembrou Beatriz.

O secretário de Fazenda, Josenilton Silva de Azevedo, informou que está em andamento um projeto para melhorar o atendimento aos contribuintes. “Vamos disponibilizar mais funcionários para dar um atendimento melhor. Os contribuintes merecem mais atenção, afinal são eles que trazem recursos para o município.”, afirmou Josenilton Azevedo.

IPTU Online — A secretaria de Fazenda está implantando um link para que contribuintes possam imprimir a guia do IPTU via on line e pagar em qualquer agência bancária. Josenilton Azevedo informou que dentro de dois meses o serviço já estará disponível. “Vamos facilitar o acesso das pessoas que tem imóvel no município e moram em outras cidades”, disse Josenilton.

Chacina em Campos: três jovens assassinados em uma república de estudantes



Fotos e reportagem do jornal O Diário edição de 19-02-09




Chacina deixou três jovens mortos numa república de estudantes no Centro, em Campos, na madrugada de ontem. Por envolvimento com drogas, Bruno de Lima Rodrigues, 23 anos, seria o alvo dos assassinos – pelo menos dois – que entraram na residência com dois tipos de armas diferentes e executaram quem encontraram pela frente, todos com tiros na cabeça. Além dele, morreram os estudantes André Luiz dos Santos Souza, 23, e Macsuare Cabral de França, 21. Nos 18 primeiros dias de fevereiro, 19 pessoas foram assassinadas no município.

André Luiz assistia televisão deitado no sofá da sala, quando foi atingido pelos tiros. No quarto da república, Bruno conversava com Macsuare. Ele levou vários tiros na cabeça e ela foi morta com um tiro na cabeça e outro no pescoço. A jovem estava sentada em uma cadeira com as pernas esticadas sobre outra cadeira. O triplo homicídio aconteceu na Rua Santiago Carvalhido Filho.

O delegado adjunto da 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) Maurício Barros esteve no local do crime e constatou que os assassinos não deram chance de defesa às vítimas. “Percebemos que a casa estava com a porta e janela abertas, luzes, televisão e ventilador ligados e os jovens em um clima descontraído. Nenhum deles apresentava sinais de defesa. Acredito que o André Luiz e a jovem foram mortos porque estavam no lugar errado e na hora errada”, falou o delegado, que investiga o caso.

Na sala, quarto e quintal da república policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos) encontraram nove cápsulas de duas pistolas diferentes, sendo quatro de calibre nove milímetros e cinco de 380, além de um projétil deflagrado, cujo calibre não foi identificado.

A Polícia não tem suspeitos do crime. Os telefones disponíveis para denúncias anônimas sobre a chacina são: (22) 2723-1177; 190 ou (22) 2722-4316.

Bruno completarias 24 anos
Bruno completaria 24 anos no próximo mês e sua morte não foi surpresa para o pai dele, o funcionário público estadual Rui Rodrigues, 45. Segundo Rui, há cerca de três anos o filho saiu de casa, devido à má relação que tinha com a madrasta, a professora de Português Cláudia Mara Souza Pessanha, 38. “Chegamos a encontrar maconha em meio aos pertences dele e então associamos a difícil relação dentro de casa ao uso de drogas”, contou a madrasta.

Bruno chegou a furtar várias vezes celulares e outros objetos dentro de casa, quando morava com o pai e mesmo depois de sair da residência, para sustentar o vício das drogas. O último caso teria acontecido na semana passada. “Demos por falta do celular do meu filho mais novo e liguei para o número. Uma mulher atendeu ao telefone informando que comprou o aparelho de um rapaz e acabou fornecendo as características do Bruno como o homem que vendeu o celular”, contou Rui.

Na última sexta-feira, Rui procurou o filho na república e disse ter encontrado Bruno com mais dois amigos fumando maconha. “Ainda assim tentei dialogar com ele, falando que as drogas só oferecem dois caminhos: a morte ou a prisão. Na hora ele me disse que para ser comparado a um ladrão só faltava usar arma”, contou o pai da vítima, destacando que já pagou pensão e enviou alimentos para o filho.

Homenagens de amigos na internet às vítimas

A casa, usada como república pertence ao comerciante Reinaldo Jacinto da Silva, 68. Ele contou que é amigo do pai de Bruno e acabou emprestando a casa, já que o jovem alegou não ter condições de pagar aluguel. André Luiz morava com a mãe no condomínio residencial Recanto das Palmeiras, mas já residiu também na Avenida Francisco Lamego, no Jardim Carioca. Recentemente se formou no Curso de Publicidade e atualmente fazia um curso técnico com a pretensão de trabalhar embarcado.

Macsuare cursava o Ensino Médio e fazia curso de Francês. Ela morava com a avó no Jardim Carioca. O pai dela, segundo um amigo, é proprietário de uma joalheria na cidade e a mãe mora na cidade de Magé. Os familiares das vítimas foram informados da chacina, ainda de madrugada, por um amigo do trio.

Nas páginas de um site de relacionamentos na Internet amigos das vítimas prestaram várias homenagens. De acordo com um amigo do trio, que preferiu não se identificar, eles se reuniam na república para beber, ouvir rock e se divertir. A Polícia chegou ao local através de denúncia anônima que informava errado o número da residência. “Como os PMs não estavam encontrando o local correto, tentaram se informar na república, já que as luzes estavam acesas e a porta e janela abertas. Os policiais acabaram se deparando com os mortos”, informou o delegado Maurício Barros.

No local do crime a Polícia localizou documentos em nome de outro rapaz – que será mantido em sigilo por motivos de segurança. Segundo o delegado, o jovem pode ser um sobrevivente da chacina, uma testemunha para o crime ou, ainda um suspeito. “Mas considero remota a possibilidade de ele ser um suspeito. O que sei é que ele sabia do crime antes de todo mundo”, frisou o delegado.

Carnaval de SJB será visto pelo mundo

Câmeras serão instaladas na avenida do samba
O que parecia impossível já é realidade faz algum tempo em São João da Barra. A secretaria municipal de Comunicação, utilizando das atuais tecnologias, vai transmitir pelo quinto ano consecutivo o carnaval de São João da Barra via internet, em tempo real.
Novamente câmeras serão instaladas na avenida do samba, em locais estratégicos, conectadas a um computador que transmitirá on-line toda a movimentação do melhor carnaval do estado.
Em 2005, a alemã Selma Nohaus, veio para o Brasil por uma agência de intercâmbio (AFS) e ficou todo o período de carnaval na casa de seus “pais brasileiros”, na praia de Atafona e caiu no samba sanjoanense.
Mantendo sempre contato com a alemã, os pais brasileiros disseram que no ano seguinte (2006), por telefone, ela falou ter assistido de Frankfurt ao carnaval de São João da Barra via internet, pela página oficial do município www.sjb.rj.gov.br
Segundo a prefeita Carla Machado é muito importante divulgar de todas as formas o município de São João da Barra, principalmente via internet. “O nosso carnaval pode ser visto por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Quem curte o nosso carnaval e não pode vir, mata as saudades pelo computador. Desde o primeiro ano de nossa gestão implementamos esse projeto” comenta.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sopa da Cidadania hoje na Ilha dos Mineiros

A secretaria de Promoção Social de SFI leva, hoje, 18, o projeto social “Sopa da Cidadania”, a comunidade de Ilha dos Mineiros. Segundo a secretaria Francimara Azeredo o atendimento será no campo de futebol da Ilha a partir das 18 horas.

Secretaria de Promoção de São Francisco oferece diversos cursos de geração de trabalho e renda

A secretaria de Promoção Social está com vagas abertas para diversos cursos de geração de trabalho e renda, entre eles, de biscuit, culinária, bordado, corte de cabelo, pintura, craquelé, pátina, manicure, cestaria em jornal e gesso, tábua, corte e costura e etc.

Os interessados deverão comparecer a secretaria de Promoção Social até sexta-feira (20), das 9h às 16h, para fazer a inscrição. É necessário ser maior de idade e levar a cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência. No caso de quem recebe o Bolsa Família, deve levar também a cópia do cartão.

Os cursos vão ter início a partir do dia 9 de março e serão ministrados na sede e nos pólos da secretaria de Promoção Social. As comunidades que serão beneficiadas são: Centro, Praça João Pessoa, Gargaú, Ponto de Cacimbas, Imburi de Campos, Brejo Grande, Guarixima, Retiro, Barra do Itabapoana, Nova Belém, Santa Clara e Valão Seco. “Os cursos serão distribuídos entre a sede da secretaria e demais pólos que funcionam em escolas, associação de moradores e nos projetos Peti e Curumim”, informou a Coordenadora do Programa de Geração de Trabalho e Renda, Helena Vinagre.

De acordo com a secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, esses cursos tem ajudado a melhorar a qualificação das pessoas e a gerar mais emprego e renda no município. “O nível de qualificação e emprego em nosso município é baixo. Através dos cursos queremos ajudar a mudar esta realidade. Já temos gente no município que sobrevive do trabalho aprendido nesses cursos. Há artesãs que hoje trabalham em Macaé, Rio das Ostras e que fizeram estes cursos.”, ressalta Francimara.

Ainda segundo Francimara, como 90% dos alunos são mulheres, o curso foi pensado de forma que elas pudessem trabalhar em casa, conciliando as tarefas do lar com o trabalho.

Os cursos têm dado tão certo que a secretaria já pensa em outras formas de escoar a produção. "Antes vendíamos os produtos feitos pelas artesãs do curso na Feirinha de Santa Clara. Agora vamos colocar um ponto fixo na BR 101. E temos planos de montar uma cooperativa para escoar esses produtos para outros estados e até exportar para fora do país”, planeja Francimara.

Durante o carnaval a Feirinha de Santa Clara funcionará de sexta a domingo, das 18h às 23h.

Bloco Aquele Peixe é atração no carnaval de Guaxindiba

O Bloco Aquele Peixe que há 28 anos participa do carnaval de Guaxindiba confirmou o desfile de abertura no sábado pelas ruas daquela praia. Aquele Peixe volta a desfilar domingo e terça de carnaval. A informação é do carnavalesco Jorge Tadeu Alcantara da Costa, através de e-mail.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ala de internação ginecológica receberá nome do médico e professor Wilson Paes

A Fundação Benedito Pereira Nunes, a Faculdade de Medicina de Campos e o Hospital Escola Álvaro Alvim convidam para homenagem nesta terça-feira, dia 17, ao médico e professor Wilson Paes. A solenidade vai ser às 11h, no auditório Honor de Lemos Sobral, no Hospital Escola Álvaro Alvim. A Ala de Internação da Ginecologia, no quinto andar, vai passar a se chamar Dr. Wilson Paes. Wilson Paes faleceu no dia 3 de janeiro deste ano.

Fazenda Lucahê implanta projeto pioneiro de irrigação por gotejamento em terras sanfranciscanas

Projeto de irrigação tem vida útil de 18 a 20 anos.


Valas começaram a ser abertas e o local onde será erguida a casa de bombas.

Parte dos equipamentos do projeto de irrigação por gotejamento no galpão da Lucahê.

Lulu com Marcos na área de plantio confiante no projeto da Netafim

Buscando sempre soluções tecnológicas para desenvolver as atividades no campo, a empresa sanfranciscana Lucahê Agropecuária, do empresário e produtor rural Luiz Henrique o Lulu Henrique, localizada na comunidade de Santo Antonio em SFI, está investindo em um projeto de irrigação de cana de açúcar por gotejamento numa área de 41 alqueires da fazenda. Neste final de semana, Lulu Henrique recebeu o Blog do Paulo Noel e falou sobre o projeto, segundo Lulu idealizado por engenheiros israelenses. “O projeto de irrigação por gotejamento está em fase de implantação. Estamos implantando a casa de bombas e abrindo as valas para adutora”, explica Lulu ao lado do seu gerente Marcos. “Uma das vantagens do projeto é a economia de água. A irrigação é feita com pouca água representando uma economia de 60 por cento”, diz. Segundo o gerente da Lucahê Marcos o sistema de gotejamento permite a adubação via fértil irrigada. “O nutriente vai pela água direto na raiz da planta”, diz. Lulu Henrique, por outro lado informa que este projeto é o único, hoje, em andamento no Brasil. “Em relação à irrigação convencional a economia é enorme. Nessa área de 41 alqueires a durabilidade do projeto tem vida útil de 18 a 20 anos e poderemos ultrapassar o dobro da produção de uma irrigação convencional atingindo até mil toneladas de cana de açúcar por alqueire” diz.

Mais vantagens
Segundo Lulu, como a planta terá cem por cento da necessidade hídrica atendida a tendência de duração do corte da cana chegar é de até vinte anos. O plantio normal duraria um período de cinco anos.

Empresa israelense

A empresa responsável pelo projeto é a Netafim, pioneira na criação e desenvolvimento da tecnologia de irrigação localizada, A Netafim, empresa israelense de irrigação, além de uma fábrica em Ribeirão Preto-SP, possui fábricas nos E.U.A., Austrália, África do Sul, China e Índia.


De acordo com site da empresa responsável pelo projeto (http://www.netafim.com.br/) o sistema de irrigação por gotejamento é enterrado a uma profundidade que permite a mecanização completa do cultivo e eventualmente a queimada se for necessária. O empresário Lulu Henrique está animado com o projeto. Em São Francisco de Itabapoana somos pioneiros e únicos no momento. “Somos privilegiados. SFI tem excelentes áreas de terra Colhemos melancia plantada a cem metros do mar, precisa falar mais alguma coisa”, concluiu Lulu.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mais um assassinato: "Corpo de homem encontrado neste domingo na Estrada Velha de Gargaú"

A Polícia Militar ainda não identificou o corpo.




O corpo de um homem moreno trajando bermuda jeans e camiseta cinza clara foi encontrado hoje (15), pela manhã, na Estrada velha de Gargaú próximo da torre de telefonia celular na Estrada Santa Clara Gargaú. O homem foi morto, segundo a PM a tiros. Uma ligação anônima para a 3º Cia de Policia Militar de São Francisco de Itabapoana informou aos policiais o local onde o corpo foi achado. O pedreiro Rodrigo Bonifácio, 27 anos, que mora com a família próximo a Estrada Velha de Gargaú disse ter ouvido durante a madrugada barulho de tiros. “A princípio pensei que fosse o transformador do poste em frente à casa que explodiu. Depois constatei que o barulho vinha de mais longe, parecendo de tiros. Hoje, de manhã, ficamos sabendo que um homem foi assassinado” contou o pedreiro.