quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ações de segurança definidas para o carnaval de SJB

Fabrício Berto.

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, se reuniu com o comando da Polícia Militar no município, com o delegado da Polícia Civil, com o comandante da Guarda Municipal, além de secretários municipais, para definir as estratégias que serão utilizadas na área de segurança no Carnaval 2009 “O Paraíso da Alegria” visando proporcionar aos foliões tranqüilidade e harmonia na passarela do samba.

A prefeita pediu que o efetivo da Polícia Militar fosse aumentado consideravelmente. “O nosso verão recebeu um público recorde. E no carnaval vamos receber muito mais pessoas, pela tradição e por outros municípios não terem carnaval. Estamos nos estruturando na questão da segurança para que o folião possa vir para cá despreocupado”, analisa a prefeita.

Além da Polícia Militar e Civil, serão parceiros também a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil Municipal, a secretaria municipal de Transportes e a de Saúde, desenvolvendo ações no Centro, Atafona, Grussaí, Açu, Barcelos e demais localidades.

De acordo tenente Viana, comandante da Guarda Civil Municipal, o efetivo montado para este carnaval é superior ao dos outros anos. “Estamos preparados para atender a demanda do carnaval trazendo seguranças para os foliões” comenta, informando que a partir desta sexta-feira (20) até o último dia de carnaval (25) toda a avenida e seu entorno serão monitoradas por câmeras e pessoal de apoio que ficarão em pontos alternativos se revezando.

– Foram instaladas 22 câmeras na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e ruas periféricas como: Barão de Barcelos e Sacramento. Montamos bases na Faetec, Rodoviária e Estação das Artes, onde as imagens gravadas poderão servir de subsídios para apuração de qualquer fato anormal que possa ocorrer – explica, acrescentando que pela primeira vez serão montadas duas torres de observação na avenida do samba com o intuito de obter uma visibilidade melhor.

A Guarda Civil Municipal estará com uma base montada entre o Palco Principal e a Academia Popular e a Polícia Militar no Centro Cultural Narcisa Amália na Rua Barão de Barcelos.

A Prefeitura contratou empresa de segurança para reforçar o efetivo na Joaquim Thomaz de Aquino Filho e ruas periféricas: Passos, Sacramento e Barão de Barcelos, atuando na vigilância do bem público e segurança dos carnavalescos na passarela do samba evitando possíveis confrontos entre foliões. Vamos atuar também com equipe de cavalaria na Prainha de Ramos e Beira Rio.

Na chegada da cidade montamos um ponto de canalização para estacionamento de ônibus visando evitar congestionamento no centro, tendo em vista que a quantidade de carros impossibilitará a manobra dos ônibus.

Ruas interditadas – Segundo Viana, no centro, 12 ruas serão interditadas 24h, e aproximadamente 20 ruas interditadas a partir das 14h até o término do evento. “Nesta quinta-feira uma equipe de apoio da Guarda Municipal estará visitando todas as casas, cadastrando os veículos e entregando ao mesmo tempo o adesivo de acesso livre para morador”, frisa, detalhando que caso o morador não esteja em casa é só procurar a sede da Guarda para fazer o cadastro. Em caso de emergência ligar 153.

Nenhum comentário: