quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Chacina em Campos: três jovens assassinados em uma república de estudantes



Fotos e reportagem do jornal O Diário edição de 19-02-09




Chacina deixou três jovens mortos numa república de estudantes no Centro, em Campos, na madrugada de ontem. Por envolvimento com drogas, Bruno de Lima Rodrigues, 23 anos, seria o alvo dos assassinos – pelo menos dois – que entraram na residência com dois tipos de armas diferentes e executaram quem encontraram pela frente, todos com tiros na cabeça. Além dele, morreram os estudantes André Luiz dos Santos Souza, 23, e Macsuare Cabral de França, 21. Nos 18 primeiros dias de fevereiro, 19 pessoas foram assassinadas no município.

André Luiz assistia televisão deitado no sofá da sala, quando foi atingido pelos tiros. No quarto da república, Bruno conversava com Macsuare. Ele levou vários tiros na cabeça e ela foi morta com um tiro na cabeça e outro no pescoço. A jovem estava sentada em uma cadeira com as pernas esticadas sobre outra cadeira. O triplo homicídio aconteceu na Rua Santiago Carvalhido Filho.

O delegado adjunto da 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) Maurício Barros esteve no local do crime e constatou que os assassinos não deram chance de defesa às vítimas. “Percebemos que a casa estava com a porta e janela abertas, luzes, televisão e ventilador ligados e os jovens em um clima descontraído. Nenhum deles apresentava sinais de defesa. Acredito que o André Luiz e a jovem foram mortos porque estavam no lugar errado e na hora errada”, falou o delegado, que investiga o caso.

Na sala, quarto e quintal da república policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos) encontraram nove cápsulas de duas pistolas diferentes, sendo quatro de calibre nove milímetros e cinco de 380, além de um projétil deflagrado, cujo calibre não foi identificado.

A Polícia não tem suspeitos do crime. Os telefones disponíveis para denúncias anônimas sobre a chacina são: (22) 2723-1177; 190 ou (22) 2722-4316.

Bruno completarias 24 anos
Bruno completaria 24 anos no próximo mês e sua morte não foi surpresa para o pai dele, o funcionário público estadual Rui Rodrigues, 45. Segundo Rui, há cerca de três anos o filho saiu de casa, devido à má relação que tinha com a madrasta, a professora de Português Cláudia Mara Souza Pessanha, 38. “Chegamos a encontrar maconha em meio aos pertences dele e então associamos a difícil relação dentro de casa ao uso de drogas”, contou a madrasta.

Bruno chegou a furtar várias vezes celulares e outros objetos dentro de casa, quando morava com o pai e mesmo depois de sair da residência, para sustentar o vício das drogas. O último caso teria acontecido na semana passada. “Demos por falta do celular do meu filho mais novo e liguei para o número. Uma mulher atendeu ao telefone informando que comprou o aparelho de um rapaz e acabou fornecendo as características do Bruno como o homem que vendeu o celular”, contou Rui.

Na última sexta-feira, Rui procurou o filho na república e disse ter encontrado Bruno com mais dois amigos fumando maconha. “Ainda assim tentei dialogar com ele, falando que as drogas só oferecem dois caminhos: a morte ou a prisão. Na hora ele me disse que para ser comparado a um ladrão só faltava usar arma”, contou o pai da vítima, destacando que já pagou pensão e enviou alimentos para o filho.

Homenagens de amigos na internet às vítimas

A casa, usada como república pertence ao comerciante Reinaldo Jacinto da Silva, 68. Ele contou que é amigo do pai de Bruno e acabou emprestando a casa, já que o jovem alegou não ter condições de pagar aluguel. André Luiz morava com a mãe no condomínio residencial Recanto das Palmeiras, mas já residiu também na Avenida Francisco Lamego, no Jardim Carioca. Recentemente se formou no Curso de Publicidade e atualmente fazia um curso técnico com a pretensão de trabalhar embarcado.

Macsuare cursava o Ensino Médio e fazia curso de Francês. Ela morava com a avó no Jardim Carioca. O pai dela, segundo um amigo, é proprietário de uma joalheria na cidade e a mãe mora na cidade de Magé. Os familiares das vítimas foram informados da chacina, ainda de madrugada, por um amigo do trio.

Nas páginas de um site de relacionamentos na Internet amigos das vítimas prestaram várias homenagens. De acordo com um amigo do trio, que preferiu não se identificar, eles se reuniam na república para beber, ouvir rock e se divertir. A Polícia chegou ao local através de denúncia anônima que informava errado o número da residência. “Como os PMs não estavam encontrando o local correto, tentaram se informar na república, já que as luzes estavam acesas e a porta e janela abertas. Os policiais acabaram se deparando com os mortos”, informou o delegado Maurício Barros.

No local do crime a Polícia localizou documentos em nome de outro rapaz – que será mantido em sigilo por motivos de segurança. Segundo o delegado, o jovem pode ser um sobrevivente da chacina, uma testemunha para o crime ou, ainda um suspeito. “Mas considero remota a possibilidade de ele ser um suspeito. O que sei é que ele sabia do crime antes de todo mundo”, frisou o delegado.

12 comentários:

Anônimo disse...

é....

quando vi essa reportagem fiquei apavorado.

mascsuare é uma ex-namorada minha.

infelizmente ela optou em entrar no mundo das drogas.

droga da nisso, ou morte ou cadeia.

tragico.

MAcsuare Deixara boas lembranças...

Anônimo disse...

Macsuare era minha vizinha em Magé,foi pra Campos,quando voltou,voltou completamente mudada... Tinha tudo para ser uma grande mulher,mas foi fraca! Que Jesus a tenha!

Anônimo disse...

EU TO ARRASADA FIQUEI SABENDO DA MORTE DA MINHA AMIGA HOJE E MACSUARE FOI UM VIZINHA MINHA EM CAMPOS..E EU TENHO CERTEZA QUE ELA TAVA NO LUGAR ERRADO E NA HORA ERADA MAS ELA NAO TEM NADA A VER COM DROGAS....DEUS A TENHA AMIGA...

Anônimo disse...

Não venho aqui pra falar de drogas ,ou coisa semelhante,Macsuare era uma menina q amava seu próximo,q se importava com os outros e ficar falando q ela morreu por usar drogas,são comentários de quem não sabe muita coisa do acontecido e o pq isso aconteceu....
Sei q ela é muito amada ppor seus amigos (Vide seu orkut...)e q ajudava aos outros,qdo ela mesmo precisava ser ajudada...irônico
isso...era uma pesoa alegre,q estava numa fase bem interessante de sua vida.....sei q muitas pessoas consideradas "normais" não amam o próximo como ela amava,e como se colocava a disposição pra ajudar!
Espere por mim morena,espere q eu chego já,o amor por vc morena,faz a saudade me apressar!
Vá! Sua nova vida a espera!
Amaremos vc eternamente ,minha morena linda!

Anônimo disse...

Assim sou Ex- namorada do Bruno, nunk fiquei sabendo do envolvimento dele com drogas,ele tinha sérios problemas com mentiras, mas acho q essa história esta mal contada... Vendo fotos do assassinato percebesse que eles não morreram assim... pois o tênis da Macsuare esta sujo de sangue embaixo da sola oq seria impossivel se ela estivesse desse modo na cadeira, o chão esta com sangue espalhado como se alguém tentasse limpar... Não sei oq realmente aconteceu mas espero q a justiça seja feita. (O Bruno não era nenhum santinho, mas não merecia esse fim...) Pesames a todos...

Flávia disse...

Era uma menina linda, tinha muito que viver...

Tinha muitos sonhos... mas o direito de tentar realizá-los lhe foi tirado...

Morou aqui em Magé, que é uma cidade pequena, onde todos se conhecem. E de onde temos lembranças de Macsuare que até hoje vivem em nossos pensamentos e em nossos corações.

Espero que Deus a abençoe amiga!!!!! E espero também, que as pessoas que interromperam sua trajetória de vida paguem por isso.

Espero e peço que a POLÍCIA e o PODER JUDICIÁRIO da cidade de CAMPOS, cumpra com o seu dever. E já que não conseguiram evitar que essa tragédia acontecesse, que ao menos prenda e condene esses assassinos. Honrando a todos nós e a memória das vítimas com justiça.

Flávia disse...

Era uma menina linda, tinha muito que viver...

Tinha muitos sonhos... mas o direito de tentar realizá-los lhe foi tirado...

Morou aqui em Magé, que é uma cidade pequena, onde todos se conhecem. E de onde temos lembranças de Macsuare que até hoje vivem em nossos pensamentos e em nossos corações.

Espero que Deus a abençoe amiga!!!!! E espero também, que as pessoas que interromperam sua trajetória de vida paguem por isso.

Espero e peço que a POLÍCIA e o PODER JUDICIÁRIO da cidade de CAMPOS, cumpra com o seu dever. E já que não conseguiram evitar que essa tragédia acontecesse, que ao menos prenda e condene esses assassinos. Honrando a todos nós e a memória das vítimas com justiça.

Aline Quintanilha disse...

Macsauare era uma menina linda, brincalhona, alto astral, ajudadora das pessoas e até dos animais. Como escreveram em um comentário acima, ajudava a todos principalmente nos momentos em que ela precisava de ajuda. Eu quero que ela saiba que eu tenho muito orgulho de ter feito parte de sua vida, que jamais a esquecerei, e que amo e super amo.
Menine morena linde! Mac, avac, macsuélice, como quer que seja, seu legado é lindo, puro, forte, marcante e sereno.
Vá com os anjos, minha amiga, meu amor.

E que exemplos de injustiças, como esse, sirvão para abrir nossos olhos e nos fazer lutar por uma sociedade igualitária, justa.

nicolle disse...

Macsuare era uma grade irmã para mim e ás vezes eu não acredito que ela se foi ás vezes penso que ela vai voultar mais sempre eu me esqueço que ela se foi , ela ficava só no canto dela nunca fez nada com ninguém e o que fez uma pessoa a fazer isso eu sinto muita falta mais eu penso se ela se foi , foi pq deus quis! MACSUARE era uma pessoa de exemplo para mim nunca vou esquecer a pessoa que ela sempre foi pra mim !! nicolle

Sarah disse...

Minha prima linda, 10 anos se passaram Mac, e eu tenho certeza de que vc está nos braços do senhor, eu a amo e sempre amarei. Nunca esquecerei dos dias em que passamos juntas, eu espero que onde vc esteja tudo seja melhor e mais bonito de todas as coisas que se passaram cntg quando estava por aqui, e eu tenho certeza que estão!
Conforme os anos vão se passando o vazio vai aumentando, mas eu sei que Deus sempre está nos sustentando e nos dando forças pra continuar, e colocando em nossos corações a certeza de que vc está nos braços dele. Eu quero, msm que não veja, que vc saiba que o meu amor por vc nunca diminuiu, pelo contrário, só aumenta. Carrego vc em meu coração aonde quer que eu vá!
Lembra daquela musica “Lirirrixa”, em que vc ficava enfrente ao espelho dançando cmg?!, então, sempre que a escuto fico feliz e lembro de nossas palhaçadas juntas...uma menina que era tão alegre e que me contagiava com aquela alegria. Eu sempre vou te amar, por toda minha vida vou te amar!
Da sua prima Sarah que te ama!!❤️ (18/02/2019)

Nao disse...

☹️

Anônimo disse...

11 anos se passaram, e ainda dói tanto esse acontecimento. Não consigo aceitar que nossa vida seja cercada de tanta violência.