sábado, 23 de maio de 2015

Dona de casa tem carteira furtada no interior de Lotérica em São Francisco de Itabapoana




Uma pessoa furtou uma carteira pertencente a uma dona de casa, moradora no bairro de Bom Jardim, zona rural de São Francisco de Itabapoana na manhã deste sábado, 23, por volta das 10 horas. Segundo a dona de casa ela estava com uma criança no colo e uma bolsa pendurada no ombro.

“Eu retirei a carteira para pagamentos. Quando recebi o dinheiro do “bolsa-família”, a que tenho direito, deixei a carteira no balcão da lotérica. Fui tudo muito rápido, quando olhei, em fração de segundo alguém furtou minha carteira e ninguém viu”, disse a dona de casa muito nervosa.

Ela, a princípio, suspeitou que a pessoa que praticou o crime teria entrado em uma Van no Terminal Rodoviário que fica próximo a Lotérica. Foi até lá conversou com o motorista, mas não teve como acusar ninguém e nem poderia. Se o possível ladrão estivesse no interior da Van ficou quieto e não disse nada.

A PM foi acionada mas demorou a chegar ao local. O proprietário da lotérica disse que só entregaria a gravação do vídeo das câmeras de segurança à polícia. 

A mulher, gritando e gesticulando, queria a todo custo que as imagens fossem exibidas imediatamente. Muitas pessoas, próximo a lotérica chegaram a parar diante da aflição da dona de casa. O vídeo será entregue a polícia.

Assoreamento da foz do Rio Itabapoana dificulta travessia de barcos de pesca do Rio Itabapoana para o Oceano Atlântico

Barcos de pesca ancorados na beira mar em Barra do Itabapoana sem condições de 
entrarem na boca de barra.
 Fotos: Wagner Fraga.
  
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de São Francisco de Itabapoana está buscando junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a execução de obras de recuperação e desassoreamento da foz do Rio Itabapoana, que banha a localidade de Barra do Itabapoana no litoral de São Francisco de Itabapoana.

Diversos pescadores da comunidade estão enfrentando dificuldades para chegarem ao Oceano Atlântico, ao atravessarem a foz do Rio Itabapoana, que está bastante assoreado. Segundo uma moradora, esposa de pescador, em entrevista à Rádio São Francisco FM, o problema já perdura por cerca de três meses. “Barcos de maior porte não conseguem navegar na foz do Rio. A situação é crítica para as familiares de pescadores”, disse.

Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito Pedrinho Cherene, acompanhado do secretário municipal de Pesca de Campos, Carlos Henrique, do secretário municipal de Agricultura de SFI, Edmar Henriques, dos vereadores Caboclo e Raliston do Legislativo sanfranciscano e de pescadores, visitou o local onde está ocorrendo o assoreamento, conhecido como canal da “Boca da Barra”.

O prefeito explicou que neste canal saem para o mar cerca de setenta embarcações pesqueiras, com média de cinco tripulantes, atendendo cerca de trezentas e cinquenta famílias de Barra do Itabapoana.


“A pesca é uma das principais fontes de renda do município, sobretudo para os moradores de Barra do Itabapoana.  Por isso, já acionamos o INEA para tentar solucionar o problema ”, ressaltou o prefeito. (Da redação com informações da ASCOM SFI.)

Apreendido em São Francisco de Itabapoana oito quilos de carne de capivara e material de caça

Material apreendido e suspeito foram encaminhados para 147ª Delegacia Legal onde o caso foi registrado.

Uma denúncia anônima resultou na apreensão de cerca de oito quilos de carne de capivara e diversos materiais de caça nesta sexta-feira, 22, na localidade de São Domingos, bairro da zona rural de São Francisco de Itabapoana.

A ação policial contou com a participação de agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM). A equipe cumpriu ordem policial n° 237/2015,  na residência E.S.B., onde, ainda, foram apreendidos quatro pássaros da fauna silvestre, cinco arpões, uma armadilha de tatu, três cascos de tatu, dois alçapões, uma rede de caçar capivara e aproximadamente oito quilos da carne do animal. 

Como o responsável pela residência não tinha autorização para manter as aves e os materiais, a ocorrência foi encaminhada para a 147ª Delegacia Legal em São Francisco de Itabapoana onde o caso foi registrado com base no artigo 29 da Lei 9.605/98. (Da redação com informações do Ururau)


Produtores de farinha de SFI se reúnem com o Secretário Estadual de Agricultura no Rio de Janeiro

Fotos: divulgação Ascom.
Nesta quinta-feira (21) um grupo de produtores de farinha de mandioca, acompanhado pelo prefeito Pedrinho Cherene e pelo secretário municipal de Agricultura, Edmar Henriques,  participou de uma reunião, na cidade do Rio de Janeiro, na Secretaria Estadual de Agricultura,  com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, dentre outras autoridades.

“Uma equipe de pelo menos cinco agricultores foi discutir e estudar possíveis soluções ou ações para melhorar a produção e comercialização da farinha no município de São Francisco de Itabapoana”, explicou Edmar.

Na última segunda-feira (18), o prefeito Pedrinho Cherene foi membro da mesa de uma audiência pública, em Campos dos Goytacazes, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de janeiro, sobre a seca, o clima da região e medidas eficazes para os próximos anos no que diz respeito a crise hídrica.

“Mesmo com o aparecimento da chuva, continuaremos unindo esforços para subsidiar os nossos produtores rurais, sobretudo, os que foram mais afetados pela falta de água”, destacou o prefeito.


O secretário estadual de Agricultura, Chistino Áreo disse que o governo está buscando alternativas viáveis para amenizar os impactos ocasionados pela estiagem na região no âmbito da agricultura. (Da redação com informações da Ascom SFI)

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 5 de junho no Rio de Janeiro


Apenas 34% do público-alvo foi vacinado

A Secretaria de Estado de Saúde prorrogou até o dia de 5 junho a campanha de vacinação contra a gripe. O novo prazo tem como objetivo atingir a meta inicial do Ministério da Saúde, que é imunizar 80% dos grupos prioritários no Rio de Janeiro, o que representa aproximadamente 4,1 milhões de pessoas. Até esta quinta-feira (21), apenas 34% do grupo prioritário se vacinou no estado. Dentro deste grupo prioritário, gestantes e crianças (de 6 meses a 5 anos), foram os que menos se vacinaram, respectivamente com 29% e 30% de cobertura. Logo em seguida, vêm os idosos, com índice vacinal de apenas 37%.

Ao todo, 1.500 postos de saúde nos 92 municípios em todo estado do RJ estão atuando para garantir a imunização. A vacina é capaz de imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

No estado do RJ, a Região do Médio Paraíba - formada pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda – segue sendo a de menor cobertura para gripe: menos de 26,9% do público-alvo se vacinou.

- O momento é de redobrar os esforços para que possamos garantir a vacinação do grupo prioritário em nosso estado. A vacina é forma mais eficiente de se proteger contra gripe, doença simples, mas que pode evoluir para casos mais graves. Esta é uma importante ação de prevenção, a população precisa se conscientizar sobre a importância de comparecer aos postos de saúde - ressaltou Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.

Neste ano, a campanha nacional do Ministério da Saúde recebeu o slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”. O grupo prioritário é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses às que ainda não completaram cinco anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

- Até agora, registramos baixa procura, principalmente, entre gestantes e crianças com idades entre seis meses e cinco anos. É uma parcela da nossa população que precisa se prevenir, por isso, é essencial que entendam que a vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe, de forma extremamente segura e eficaz.  No ano passado, superamos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Com a prorrogação da campanha, vamos atuar para manter a cobertura vacinal no estado – destaca o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Fale com a gente - O Programa Fale com a Gente contou, nesta quinta-feira (21/5), com um posto itinerante de vacinação contra a gripe. A ação foi uma parceria da secretaria de Estado de Saúde com a Prefeitura de Queimados, dentro da mobilização nacional para a 17º edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Campanha de 2014 - Em 2014, o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,98% de cobertura vacinal, ultrapassando a meta do Ministério.

Contraindicação - As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Foto: Maurício Bazílio / Divulgação SES
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do RJ

Poste de madeira inclinado representa perigo para moradores de Santa Clara

Moradores do bairro Santa Clara em São Francisco de Itabapoana, rua 15 de novembro, próximo ao posto de gasolina BR enviou e-mail ao Blog relatando descasos da concessionária de energia.

Segundo Ayres os moradores estão indignados: “Existe no local mencionado um poste ainda de tora de eucalipto, sob o risco eminente de "TOMBAMENTO", conforme mostra a imagem enviada ao blog.

"O poste,  se cair,  poderá provocar ferimentos graves em pessoas ou animais que estejam naquela rua, sem contar com a interrupção de energia que nos trará transtornos e prejuízos", comenta o internauta.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conferência debate direito das crianças e adolescentes em São Francisco de Itabapoana

Fotos: Flori Fernandes.

Os direitos das crianças e dos adolescentes foram debatidos durante a VI Conferência Municipal realizada na tarde de quarta-feira, 20, no auditório do colégio estadual São Francisco de Paula na cidade de São Francisco de Itabapoana (RJ).

O evento teve como objetivo garantir a implementação da política e do plano decenal dos direitos humanos da criança e do adolescente além de seu protagonismo e participação. 

A secretária municipal de Promoção Social, Dayse Teixeira, explicou que a Conferência sempre estimula o pensamento crítico sobre a cidadania.

“É um momento oportuno de fomentar uma postura crítica e reflexiva com relação aos deveres do cidadão que se encontra na menor idade”, ressaltou.

O encontro organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social e pelo  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contou a participação de representantes das instituições ligadas ao menor e da sociedade civil. Compareceram autoridades ligadas ao Executivo como o vice-prefeito Amaro Barros e ao Legislativo representado pelos vereadores. (Da redação com informações da Ascom. Fotos Flori Fernandes)

Bispo Dom Roberto: “Sacerdócio é ideal de generosidade e grandiosidade”

"Não existe igreja sem sacerdotes", diz bispo durante missa em homenagens aos padres Lucas Mendes e Luciano Gomes em SFI. 


Coube ao bispo da diocese de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Ferreria celebrar missa que comemorou o aniversário de sacerdócio de dois padres da paróquia de São Francisco de Paula na noite desta quarta-feira, 20 de maio, na igreja matriz de São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana. Foram alvos de homenagens, padre Lucas Mendes que completou cinco anos de sacerdócio e padre Luciano Gomes que completou 15 anos.

Dom Roberto Ferreiria em entrevista ao Blog do Paulo Noel disse que é gratificante para um Bispo poder participar destes momentos. “É gratificante ver, através da homenagem a um sacerdote completo, o que assistimos aqui hoje”, diz. 

Segundo Dom Roberto Ferreria celebrações como estas despertam no "povo de Deus" o valor do significado do sacerdócio.

“É um momento de despertar o amor ao sacerdócio porque não existe igreja sem padres. Por isso, vejo nestas homenagens um apelo da igreja católica para reforçar o trabalho a nossa pastoral vocacional”, diz.

O bispo concluiu enfatizando que "sacerdócio é ideal de generosidade e grandiosidade".

O padre Lucas Mendes destacou em sua fala  uma frase que resume o que é ser vigário: “Nós somos os dotes sagrados para vocês”.

Em seguida, agradeceu a todos que foram prestigiar a missa. Segundo padre Lucas, o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Ferreria, foi seu professor e hoje, por destino da vida, seu pastor.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, aos meus pais que me ensinaram a fé católica, aos meus avós que já se encontram na eternidade e que Deus seja louvado por tudo. Peço que todos rezem por nós. Rezem por mim e pelo padre Luciano. Agradeço ao Executivo, em nome do prefeito, ao Legislativo através dos vereadores que estão aqui, a imprensa e a rádio. 
 
Após a celebração da missa, aconteceram várias homenagens e entrega de presentes aos dois vigários. 

Antes, porém, uma das integrantes do ministério da eucaristia falou em nome de todos que trabalham nas diversas pastorais da igreja e da paróquia.


“Sacerdócio é vocação. É atendimento ao chamado de Deus, é renúncia; é abrir mão de muitas coisas essenciais da vida como família e conforto. É um verdadeiro despojar-se de si mesmo. Este é um dia abençoado”. Após a missa os dois párocos receberam os cumprimentos no salão paroquial onde foi servido um jantar. 









quarta-feira, 20 de maio de 2015

Últimos dias de inscrição para o Vestibular Cederj


São oferecidas 7.749 vagas para 15 cursos de graduação a distância em polos por todo o RJ. Em São Francisco de Itabapoana são oferecidos cinco cursos de licenciatura.

Quem deseja ingressar em uma universidade pública precisa estar atento ao calendário. As inscrições para o Vestibular Cederj 2015/2 terminam neste domingo (24/05), e deverão ser feitas através do site da Fundação Cecierj (www.cederj.edu.br/vestibular). São 7.749 vagas para 15 cursos de graduação a distância nas instituições públicas de ensino superior do Consórcio Cederj, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). No ato da inscrição o aluno deverá escolher o curso e o polo de ensino entre as seguintes universidades: Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. 

O estudante será avaliado em atividades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários pré-determinados. O valor da taxa de inscrição é R$ 65 e a prova do Vestibular Cederj será realizada no dia 20 de junho. Os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2015.

"Essa é uma grande oportunidade para as pessoas que pretendem cursar o ensino superior nas melhores faculdades do Rio. Com a flexibilidade de estudar no regime semipresencial, mais estudantes terão a chance de se preparar para o mercado de trabalho, dispondo de profissionais qualificados e recebendo todo o material didático, na forma online e impressa", diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Gustavo Tutuca.

Os candidatos têm a opção de escolher entre: Bacharel em Administração (711), Administração Pública (400) e Engenharia de Produção (400); Licenciaturas: Ciências Biológicas (871), Física (375), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (830), Pedagogia (1.040), Química (318) e Turismo (285). Além de Tecnólogo em Gestão de Turismo (250) e Sistemas de Computação (529).

Também são oferecidas 950 vagas para Tecnologia em Segurança Pública, destinadas somente a profissionais da ativa da Segurança Pública. Destas, 80% para Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas, Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros estados da federação.

O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, o Cederj possui mais de 40 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância.

Os 32 polos regionais funcionam em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flôres, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

São Francisco de Itabaopoana  

Fundado em 2003, o Polo Cederj de São Francisco funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro com cinco cursos de licenciatura: Ciências Biológicas (UENF), Letras (UFF), Matemática (UFF), Pedagogia (UENF) e Química (UENF).

Saiba mais sobre o aprendizado em EAD do Cederj


Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (0800) ou pela internet. Este ano, os alunos do Cederj ganharam mais mobilidade para estudar – os e-books. Uma ferramenta que disponibiliza conteúdo bibliográfico a partir de dispositivos móveis (tablets e celulares). Já podem ser acessados 58 deles para visualização, com expectativa de 94 para os próximos meses. A ideia é que 200 disciplinas sejam contempladas até o fim de 2015.

Fonte: Blog do Paulo Noel/Núcleo de Imprensa do Governo do RJ

Diretoria da mais nova associação de SFI será empossada neste sábado (23)


A mais nova associação de moradores de São Francisco de Itabapoana, a AMACC - Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Campo Novo – convida para posse da diretoria, sábado, 23-05, às 17 horas , na Escola Municipal Manoel Gomes do Nascimento, em Campo Novo.

Localizada no extremo sul de São Francisco de Itabapoana, próximo à divisa com Campos, em uma região que tende a crescer muito com as obras da Ponte da Integração (entre SFI e SJB), a comunidade de Campo Novo passa a ter uma associação para representar os moradores e produtores rurais.

“Para melhor organização da solenidade, pedimos a confirmação de presença pelos telefones: (22) 99778-8687 / 99858-1783. Teremos o enorme prazer de receber as pessoas para a posse de nossa diretoria”, disse o presidente Edmundo Siqueira.

A primeira diretoria foi formada tendo como presidente Edmundo Siqueira, funcionário do Banco do Brasil e produtor rural da localidade, Rodrigo Barreto, vice-presidente, Elias Souza como primeiro Tesoureiro e Mariana Almeida como segundo tesoureira, Edvaldo Rodrigues como primeiro secretário e Bebeto Pontes como segundo secretário.

As comunidades de Cacimbas e Muritiba também estão na área de atuação da nova associação.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Conselho volta a debater Segurança Pública em concorrida reunião em SFI

Encontro foi no salão da Igreja Batista Betel Renovação Espiritual do Bairro de Coréia. 




Deslocamento de viaturas policiais de São Francisco de Itabapoana para abastecimento no 8º BPM  em Campos do Goytacazes, criação de mais canais de comunicação da população com a PM, alto índice de acidentes envolvendo motos no município, efetivo policial e problemas de comunicação pelo telefone 190 da população com a PM foram alguns dos assuntos debatidos durante mais uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana, realizada nesta terça-feira, 19, no salão da Igreja Batista Betel Renovação Espiritual da localidade de Coréia, zona rural de São Francisco de Itabapoana.

O presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo abriu os trabalhos franqueando a palavra para as autoridades que fizeram parte da mesa principal da reunião, dentre elas o vice-prefeito Amaro Barros, o presidente do Legislativo, vereador Renato de Buena e dos vereadores presentes à reunião: Marcelo Garcia, Patrícia Cherene, Alexandre Barrão e José Cherene. 

Também falaram na abertura dos trabalhos o presidente da Emtransfi - Empresa Municipal de Transito - coronel reformado Amilton Barreto; o vice-presidente do Conselho, Efraim Luiz,  o comandante do 8º BPM de Campos dos Goytacazes, tenente coronel Marcelo Freiman, o comandante da 3ª Cia de Polícia Militar de SFI, Tenente Carmo e a delegada titular da 147ª Delegacia Legal de SFI, Ivana Morgado.

A coordenadora do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Estado do Rio de Janeiro, Major PM Cláudia Moraes enalteceu a atuação do Conselho Comunitário de Segurança de São Francisco de Itabapoana.

“No mapa visível da segurança do Estado, o Conselho de Segurança de SFI é exemplo de boa prática e referência em todas as reuniões pelos municípios do Estado do Rio de Janeiro em que participo”, ressaltou.

Com relação ao abastecimento das viaturas policias em Campos, a Major Cláudia disse que é um problema que tem que ser resolvido. “As viaturas deveriam abastecer no município. O deslocamento para Campos além de desguarnecer a 3ª Cia da Policia Militar do município, causa desperdício de combustíveis com os quilômetros rodados dessas viaturas que rodam em média cerca de 80 quilômetros ida e volta da sede do município à cidade de Campos para abastecimento. É um contrassenso. É importante que este item não deixe de ser registrado em Ata desta reunião”, disse.

A major concordou também, com o Blog do Paulo Noel que sugeriu a criação de outros canais de comunicação da população com a PM com a evolução das tecnologias de informática através da internet, com a criação das redes sociais, como Facebook e WhatsApp.

“Concordo que a polícia precisa contar que estes aplicativos como novos aliados de canais de comunicação abertos para a população se comunicar com a PM”, diz.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Clara (Amprasc) Jorge Ponto de Prosa, criticou a inoperância do telefone 190 fora no Centro da cidade. 

“No domingo, precisei falar com a PM sobre um acidente envolvendo moto e um próprio carro da guarnição militar em Santa Clara e não consegui. Depois lembrei que tinha o telefone da Major Débora que enviou reforços para a Praia de Santa Clara, tendo em vista a revolta da população com acidente envolvendo a viatura da PM com uma moto que feriu dois irmãos”, disse.

Para o presidente do Conselho de Segurança de SFI, Romário Bernardo a participação dos poderes Executivo e Legislativo é de extrema importância para o bom funcionamento dos Conselhos Comunitários de Segurança e que esta parceria amplia a credibilidade dos Conselhos.

“A sociedade, as forças policiais e os poderes Executivo e Legislativo, através das reuniões do Conselho, têm a oportunidade de discutirem com as autoridades policias os problemas das comunidades”, disse Romário.

Participaram da reunião, ainda,  representantes de várias Associações de Moradores do município, de ONGS e do Conselho Tutelar. Após a reunião, os participantes foram recebidos com almoço na Pousada do Sítio Dujuca em Guaxindiba. Veja aqui, mais imagens da reunião.
 

MPF inspeciona duas unidades de saúde em SJB


O Ministério Público Federal (MPF) está dando prosseguimento a série de fiscalizações a hospitais e unidades de saúde da região Norte Fluminense.

Na manhã desta terça-feira (19/05), uma equipe do MPF inspecionou as instalações do Centro de Emergência Dr. Pedro Otávio Enes Barreto, em São João da Barra. Consultórios, administração, emergência e farmácia foram vistoriados.

A Policlínica do município também foi vistoriada. Os agentes teriam encontrado irregularidades, mas não foram informadas até a publicação desta matéria. O MPF deve se pronunciar nos próximos dias, assim como ocorreu após vistorias em outros hospitais da região.

Por meio de nota a Prefeitura de São João confirmou a inspeção nas duas unidades e ressaltou que não foram encontradas irregularidades no que tange à Saúde, mas a princípio, foram constatados problemas nas áreas estrutural e administrativa. Segundo o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, os erros encontrados pelos fiscais serão reparados, assim que o órgão emitir o relatório.

“Ressalto que qualquer irregularidade que for encontrada será corrigida imediatamente, pois não compactuo com erros que possam prejudicar a população”. disse o prefeito.


Foto e matéria: Ururau

Festival de Prêmios da Igreja Católica de Praça João Pessoa



Resultados da segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol




Secretaria de Estado de Saúde alerta para baixa procura de vacinação contra a gripe

Em São Francisco de Itabapoana vacinação pode ser feita no Posto de Saúde.


Faltando menos de uma semana para o fim da 17ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Estado de Saúde alerta à população sobre a baixa procura pela vacina contra a gripe. Até a tarde desta segunda-feira (18), apenas 28% do público-alvo se vacinou. Do grupo prioritário, gestantes e crianças, de 6 meses a 5 anos, foram os que menos se vacinaram. A próxima sexta-feira (22) é o último dia para que o público-alvo da ação de imunização vá até os mais de 1.500 postos de saúde nos 92 municípios em todo estado do RJ para garantir a proteção.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% dos grupos prioritários – percentual que representa 4,1 milhões de pessoas. A campanha deste ano vai imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

A Região do Médio Paraíba - formadas pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda – segue sendo a de menor cobertura para gripe: menos de 19,7% do público-alvo se vacinou.

- Estamos mobilizados para conscientizar a população sobre a importância dessa campanha. A gripe é uma doença aparentemente simples, mas que pode evoluir para formas mais graves, principalmente entre crianças e idosos. A prevenção é a forma mais segura de evitar complicações – ressalta o secretário, Felipe Peixoto.

Neste ano, a campanha recebeu o slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”. O grupo prioritário é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses às que ainda não completaram 5 anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos.

- A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe, de forma extremamente segura e eficaz. No ano passado, superamos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Nossa expectativa é manter a cobertura vacinal no estado – destaca o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Direitos da Criança e do Adolescente serão debatidos em Conferência na quarta-feira em SFI

Nesta próxima quarta-feira (20), das 13 às 17 horas acontece no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, em São Francisco de Itabapoana, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento é aberto ao público e é organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A secretária municipal de Promoção Social, Dayse  Teixeira, explicou que a Conferência tem como objetivo garantir a implementação da política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de criança e do Adolescente, seu protagonismo e participação.  

“A sociedade civil e os representantes das instituições e afins estão convidados para participarem deste evento em prol da cidadania”, destacou.

O prefeito Pedrinho Cherene disse que a conferência é uma iniciativa eficaz para discutir e validar os direitos da Criança e Adolescente. “ No nosso governo o direto de todos deve ser respeitado, sobretudo, dos menores de idade, que, por sua vez, estão em vulnerabilidade social”, frisou.


Os interessados devem efetuar sua inscrição no dia da Conferência, das 13 h às 13h30, horário destinado ao credenciamento. Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas na Secretaria de Promoção Social, situada na Av. Vereador Edenites da Silva Viana, nº 176, centro, São Francisco ou através do telefone 27891166.

domingo, 17 de maio de 2015

Paróquia de São Francisco de Paula comemora “49º Dia Mundial das Comunicações Sociais” com celebração de missa

 
A missa dominical das 8 horas da noite deste domingo, 17, celebrada pelo padre Luciano Gomes da Silva comemorou o “Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015”, data instituída pelo Concílio Vaticano II.

Padre Luciano em sua homilia lembrou que a família é o tema central da mensagem do Papa Francisco para a data. “A mensagem do Papa é dedicada ao tema ‘Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor’, temática escolhida no contexto do Sínodo dos Bispos sobre a família.

Para marcar a data do 49º Dia das Comunicações Sociais, os comunicadores do O Blog do Paulo Noel e da Rádio São Francisco FM foram convidados para participarem  da celebração da missa, pelo titular da Paróquia de São Francisco de Paula, Padre Lucas Mendes que, neste domingo, foi substituído pelo padre Luciano.  

Segundo o padre Luciano, que celebrou a missa, é importantíssima a contribuição dos profissionais da comunicação de um modo geral destacando o bom trabalho desenvolvido pela Pastoral da Comunicação da paróquia na divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. “É preciso que a Pastoral da comunicação continue seu trabalho também junto as capelas do interior do município”, diz.

Por outro lado, ressaltou a responsabilidade da informação. “Ouço a Rádio São Francisco FM e sei dos incontáveis serviços voluntário em favor da comunidade realizado pela emissora”. Com relação ao jornalismo praticado pelo Blog e pela emissora, o padre fez questão de citar o respeito dos profissionais destes órgãos de imprensa ao contraditório nas matérias produzidas. “São órgãos de comunicação democráticos e imparciais que sempre ouvem as duas versões dos fatos”, diz.

O Blog e a Rádio São Francisco FM agradecem o convite da paróquia. 


Obras da Ponte da Integração paralisadas


Desde dezembro de 2014, as obras da Ponte da Integração, ligando SFI a SJB estão paralisadas e sem previsão de reinício. A informação é do engenheiro do DER-RJ, Ivan do Amaral Figueiredo que conversou com o Blog pelo telefone.

Segundo Dr. Ivan, há uma expectativa de reinício, mas não soube precisar quando. Anunciada festivamente pelo governador Pezão em junho do ano passado em São João da Barra, a obra tinha até prazo para ser inaugurada que seria no próximo mês de junho de 2015. Entretanto, logo que começou, seguiu em ritmo lento, a “passos de tartaruga”.

A empresa contratada para construção da obra foi a PREMAG, uma empresa do ramo, especialista em construção de pontes.

A Ponte da Integração terá 1.344 m de comprimento com 16,20 m de largura. O empreendimento, orçado em cerca de R$105 milhões é aguardado com expectativa pela população dos dois municípios.

Observando que as obras estavam paralisadas e não serão inauguradas conforme anunciado, o Blog quer ouvir uma explicação do DER-RJ sobre o porquê do atraso.

Para tanto solicitou à assessoria de imprensa do DER-RJ, numa quarta-feira, dia 22 de abril, o   agendamento de uma data para entrevista   com o novo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Ângelo Monteiro Pinto.


Lamentavelmente o Blog não recebeu retorno. Na pauta da entrevista o Blog quer saber sobre o andamento das obras da ponte da Integração, ligando SJB a SFI, ou seja, ouvir uma explicação do DER-RJ sobre o porquê da paralisação. Continuamos na espera.