sábado, 21 de julho de 2012

Imagens da captura de um tubarão

Tubarão capturado por pescadores da Praia de Guaxindiba em SFI.


Imagens de pescadores de São Francisco de Itabapoana (RJ) capturando um tubarão em águas do mar de Búzios no Estado do Rio de Janeiro. Vídeo gentilmente cedido ao Blog pelos pescadores de Guaxindiba . Acompanhe o dia a dia dos pescadores numa demonstração de coragem ao capturarem um tubarão.

Mais um acidente na Rodovia Simão Mansur em São Francisco: motociclista morre ao colidir com veículo não identificado


Leandro Figueiredo da Costa, 37, que morava na Rodovia Simão, 252, na localidade de Volta Redonda, Distrito de São Francisco de Itabapoana  foi mais uma vítima do trânsito violento envolvendo moto. O acidente ocorreu, ontem, 21-07, por volta das 19 horas em Volta Redonda no Km 33.

Segundo  Policiais da 3ª Cia do 8º BPM que estiveram no local a moto Honda CG-125, Titan do ES, seguia sentido São Francisco de Itabapoana. Em sentido contrário surgiu um veículo não indentificado que teria provocado a colisão. Quando a PM chegou ao local, já estava estirado no asfalto o corpo de Leandro e a moto bastante avariada no meio da pista.

O acidente foi registrado na 147º DP Legal de São Francisco de Itabapoana.

Leandro era filho de Alamir e Hemeci Figueiredo Costa.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Candidatos, eleitores e partidos políticos descobrem força da internet nas eleições


Brasília – Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las com intensidade nesta campanha.



Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é mais fácil, a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, disse à Agência Brasil o diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício Garcia. Para ele, isso será possível pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda larga e dos tablets, dispositivos portáteis de acesso a internet.



Garcia ressaltou, porém, que o eleitor não forma, necessariamente, opinião a partir do acesso a páginas de partidos ou candidatos. “Isso acontece quando as informações estão disponíveis em grandes portais ou em ferramentas como o Twitter, quando um amigo que acompanha coloca alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.”



Ele lembrou, no entanto, que, quanto menor a cidade e maior a dificuldade de acesso ao conteúdo de internet, mais pesa na formação de opinião do eleitor a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. De acordo com Garcia, nessas localidades, existem outros fortes formadores de opinião, como padres e pastores e líderes sindicais.



A busca crescente de informações na internet é constatada também em sites oficiais. Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com 15 milhões de eleitores espalhados por 853 municípios, a busca por informações no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado mais que dobrou da última eleição municipal, em 2008, para cá.


O analista de cadastro Danilo Araujo afirma que confia mais no que lê na internet do que vê na televisão. "Me informo pela internet, fóruns de internet, discussão com amigos. Menos pela televisão, porque na televisão é tudo mentira.” Segundo Danilo, é mais fácil manipular informações pela televisão e pelo jornal impresso.



“Na internet, tem um leque muito maior, e a informação chega muito mais fácil. Se algum político faz alguma coisa errada, na mesma hora já tem cinco ou seis opções na internet para analisar e tirar uma conclusão", disse ele. (Fonte: Agência Brasil)


quinta-feira, 19 de julho de 2012

TIM, Oi e Claro terão vendas interrompidas em vários estados a partir de segunda-feira

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje (18) que a partir de segunda-feira (23) estará suspensa a comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro. A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuição de interrupção de serviços.

“Embora seja medida extrema, é importante para fazer uma arrumação do setor. Queremos que empresas deem atenção especial à qualidade da rede”, disse o presidente da Anatel, João Rezende. Ele também argumentou que o aumento do número de clientes deve ser acompanhada do aumento da qualidade dos serviços. As empresas que não cumprirem a decisão de suspensão das vendas deverão pagar multa de R$ 200 mil por dia.

Cada estado terá apenas uma operadora suspensa. Para a Claro, haverá suspensão em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Para a operadora Oi, a proibição vai ser nos estados do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul. Na TIM, não poderão ser feitas novas vendas no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Tocantins.

As operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC também deverão apresentar plano nacional, mas sem a suspensão dos serviços. Caso contrário, poderão sofrer uma ação da Anatel que, em último estágio, acarretará a suspensão dos serviços.

As empresas poderão recorrer ao Conselho Diretor da Anatel para pedir a suspensão da decisão. A Anatel deve receber as empresas a partir de amanhã (19) para tratar da questão. (Ag Brasil )

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Antes de votar, eleitor precisa conhecer atribuições de prefeito

Brasília – Os quase 140 milhões de eleitores que irão às urnas no pleito municipal de outubro devem estar atentos às promessas dos candidatos ao cargo de prefeito. Administrador direto de sua cidade, ele tem deveres e restrições. É comum, por exemplo, um candidato prometer na campanha investimentos em segurança pública – parte dessas competências, porém, é do estado e não do município, de acordo com a Constituição.


Nesse item, a incumbência do prefeito se limita à criação de Guarda Municipal ou ações de prevenção como a garantia de uma boa iluminação pública em suas cidades. A finalidade da Guarda Municipal é preservar os bens públicos e não desenvolver ações de proteção direta do cidadão, que cabem às polícias Militar e Civil, sob o comando dos governadores.


Na área da educação, cabe ao gestor municipal investir na construção e preservação de creches, bem como escolas de educação infantil e ensino fundamental.


Além disso, a Constituição de 1988 municipalizou os serviços de saúde. Ao criarem o Sistema Único de Saúde (SUS), os constituintes transferiram às cidades a responsabilidade pelo setor. Cabe aos prefeitos garantir os recursos necessários para a implementação de ações como a avaliação de programas locais e a administração de hospitais, centros e postos de saúde, desde que obedeçam à legislação do SUS, de competência federal.



Outro ponto temático comum nas campanhas eleitorais para prefeito é a melhoria do transporte público. O prefeito é responsável por garantir transporte coletivo de qualidade ao cidadão. No entanto, quando esse transporte integrar regiões metropolitanas, a competência fica com o governador.



É competência do prefeito, ainda, de acordo com o Artigo 30 da Constituição, investir na urbanização da cidade que administra. Para tanto, ele deve desenvolver projetos definindo, por exemplo, se determinada região será residencial ou comercial. Outras ações como pavimentação e manutenção de ruas, além da coleta de lixo, também são de responsabilidade dos prefeitos.



Para implementar todos esses programas, o administrador municipal terá à disposição recursos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além da prerrogativa de criar impostos e taxas para execução de políticas públicas em prol da comunidade. É o caso, por exemplo, de taxas de iluminação cobradas na conta de energia que o cidadão recebe.



As cidades de menor densidade populacional, porém, dependem, quase que totalmente, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios para implementar políticas públicas. (Agência Brasil )


Conheça a história de Marina Silva ex-catadora de caranguejo de Gargaú que virou bióloga

terça-feira, 17 de julho de 2012

Eleitor que votar com equipamentos eletrônicos pode ser preso

 O TRE-RJ aprovou na sessão desta quinta-feira, dia 12, a Resolução n.º 823/12, que proíbe o eleitor de portar celular, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer equipamento que coloque sob suspeita o sigilo do voto. Iniciativa do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, a medida visa a impedir que eleitores sejam pressionados por milícias e grupos criminosos a registrarem o próprio voto. Os celulares e qualquer outro dispositivo multimídia devem ser entregues aos mesários, antes que o eleitor dirija-se à cabine de votação. Quem descumprir a regra será inicialmente advertido, mas a insistência pode levar o eleitor a receber voz de prisão por crime de desobediência, previsto no artigo 347 do Código Eleitoral. Na prática, a Resolução do TRE-RJ regulamenta a aplicação do artigo 91-A da Lei 9504/97 e o artigo 54 da Resolução TSE n.º 23.372. (Ag Brasil )

Menos de 30% dos brasileiros são plenamente alfabetizados, diz pesquisa

Os resultados da última edição do Inaf mostram que apenas 26% da população podem ser consideradas plenamente alfabetizadas
Brasília – Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita. É o que apontam os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e aorganização não governamental Ação Educativa. (Leia mais aqui no link do Blog do Paulo Noel. ) Ag. BR.

Sonho de ter um diploma será o tema do programa da Rede Glogo que terá participação de ex-catadora de caranguejo de Gargaú


O sonho de ter um diploma será um dos temas principais do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, desta terça-feira. Na oportunidade a ex-catadora de caranguejo de Gargaú, Marina Silva, será entrevistada pela jornalista. Fátima vai mostrar exemplos de pessoas que estudaram e conseguiram melhorar de vida graças ao ensino à distância.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ex-catadora de caranguejo de Gargaú que virou bióloga terá um encontro com Fátima Bernardes

O Blog foi a Gargaú, na tarde desta segunda, 16,  conhecer a história de Marina Silva, ex-catadora de caranguejo dos manguezais de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana (RJ), que encarou o desafio de um vestibular, e realizou seu sonho. Seu feito acabou despertando interesse da grande mídia e,  nesta terça-feira, 17, ela viaja ao Rio de Janeiro onde participa, a convite da rede Globo, do programa "Encontro com Fátima Bernardes", às 10h30.




Para chegar até nossa reportagem Maria Silva atravessou o canal de canoa com o marido. Ao fundo a casa onde mora: contato diário com a natureza.

Marina Silva é mais que um exemplo para  a comunidade onde vive e um caso de sucesso do ensino a distância. Através do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro, Cederj, polo São Francisco de Itabapoana (RJ),  a ex-catadora de caranguejo superou as adversidades da vida e recentemente passou em um concurso público do Estado.

Ainda graças ao seu esforço, se formou em biologia, e diz que apesar das conquistas quer continuar morando próximo ao manguezal. "Não dispensaria este privilégio de conviver com a natureza. Afinal, hoje sou uma bióloga e nada melhor do que viver próximo da natureza", diz.

Uma pessoa de família humilde que sempre pensou em estudar

"A minha dificuldade, sempre foi a situação econômica", diz Marina Silva. De família muito humilde, Marina se emociona ao relembrar o passado.

"Cheguei a passar fome e sentir frio de doer os ossos. Mas sempre quis estudar, apesar de minha família não poder me proporcionar isso, além do mais tinha que trabalhar para ajudar meus irmãos. Depois que me casei tive uma vida toda ligada a atividade da pesca, confeccionando redes com meu esposo, catando caranguejo no manguezal e cuidando dos filhos e da casa", conta.

Mesmo assim, Marina Silva, depois de muito esforço, conseguiu na escola pública de Gargaú (Escola Estadual Ercília Muylaert de Menezes) concluir o ensino fundamental.
 
"Depois, como em Gargaú ainda não existia o ensino médio, parei de estudar. Somente após 20 anos, em 1997, quando o ensino médio chegou a Gargaú, é que voltei a escola e consegui o diploma",diz.
 
Segundo Marina Silva, quando estava no ensino médio, alguém falou sobre um pré vestibular social em São Francisco. Foi neste momento de oportunidade que, ao visitar o Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, incentivada pela direção do Ensino a Distância, então decidiu fazer o pré-vestibular.

"Foi muito  cansativo, já que continuava trabalhando sem parar nas obrigações de esposa, mãe e dona de casa. Mas fui em frente: no sábado passava o dia todo fazendo o pré-vestibular, foi quando surgiu a possibilidade do curso de  biologia", diz.

Com ajuda do marido, ela vem de canoa ao nosso encontro.
Segundo Marina, ou ela estava trabalhando, estudando ou dormindo. Assim  era a rotina dessa vencedora.

Atualmente frequenta a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), e, nesta terça-feira, Marina Barreto Silva participa de um programa em rede nacional, quando todos vão conhecer a história de uma lutadora que como brasileira não desiste nunca, apesar das adversidades da vida.

Parabéns Marina, e obrigado por nos receber e conceder esta entrevista. Quando retornar do Rio de Janeiro, passe aqui na Rádio São Francisco e conte como foi sua experiência, ao ser entrevistada por uma das mais competentes jornalistas e apresentadora da televisão brasileira. Estamos orgulhosos por você.   
A casa, ao fundo da paisagem, onde mora Marina Silva com a família.



O apoio do marido foi fundamental, diz Marina Silva.


Projeto Ambientes Infláveis nesta terça-feira em SFI



Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretara Estadual de Cultura, estará em São Francisco de Itabapoana, nesta terça-feira (17-06-12), o projeto de intervenção urbana “Ambientes Infláveis” dos artistas Hugo Richard e Natali Tubenchlak, integrantes do Barracão Maravilha Arte Contemporânea (Lapa, Rio de Janeiro). O projeto, que já percorreu cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires, acontece na Praça dos Três Poderes, das 9h30 às 19h.

 Os “Ambientes Infláveis” são experiências de ocupação e interferência no cotidiano das pessoas que habitam as cidades, através de grandes objetos que intervêm em sua paisagem, lugares e caminhos, na forma como o indivíduo dialoga com o que vê, habita e se relaciona com as pessoas que estão à sua volta.

É uma experiência que propõe por um lado intervir no cotidiano das cidades e trazer uma nova forma de se relacionar com o ambiente e com as pessoas, e por outro a experimentação de um objeto, suspenso por ar e intangível, contradizendo o próprio conceito de espaço.

Reta final da primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol



Faltam duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol. Com seis pontos para serem disputados para os times que já folgaram e três para as equipes que ainda vão folgar é hora de fazer as contas para saber quem ainda tem chances de classificação.

Ao final desta etapa as quatro primeiras equipes de cada chave avançam à segunda fase, que também será classificatória. As oito equipes jogarão entre si em apenas um turno. As quatro primeiras avançam para o mata a mata e fazem as semifinais, que serão disputadas em 180 minutos, ou seja, ida e volta. Entretanto, a final será em apenas um jogo.

Neste domingo (15) foram disputadas as partidas válidas pela quinta rodada do returno. Confira os jogos e a classificação das categorias Aspirante e Principal.

Categoria Aspirante (Confira a tabela completa aqui )
Chave A
Barrinha O X W São Francisco
Nova Belém 0 X 0 Boa Vista
Valão Seco W X O Santa Rita
Folga: Alegria dos Anjos
Chave B
Amprajope 1 X 0 Quatro Bocas
Lagoa Feia 0 X 5 Palmeirinha
Santo Amaro O X W Barra
Folga: Travessão

Categoria Principal  (Confira a tabela completa aqui )
Chave A
Barrinha  X  São Francisco (Esse jogo terminou em confusão enquanto estava 1 a 1 e será julgado pela organização do Campeonato)
Nova Belém 2 X 0 Boa Vista
Valão Seco W X O Santa Rita
Folga: Alegria dos Anjos

Chave B
Amprajope 0 X 0 Quatro Bocas
Lagoa Feia 3 X 3 Palmeirinha
Santo Amaro 2 X 1 Barra
Folga: Travessão
O resultado do jogo de Barrinha X São Francisco, pela chave A da categoria principal, não foi computado por causa de uma confusão nesse jogo. A Secretaria de Esportes está aguardando a súmula do árbitro para tomar qualquer medida cabível ao grau dos acontecimentos.

Graça e simpatia nos desfiles da Menina Flor e Rainha do Maracujá


Os tradicionais desfiles da Menina Flor e Rainha do Maracujá trouxeram beleza para o último dia do 26º Festival do Maracujá, em Travessão de Barra. Esbanjando graça e simpatia, as candidatas deram um show na passarela durante a noite fria deste domingo (15). Confira:

Fotos: Fabrício Berto
 Defile Menina Flor



                                    Amanda da Silva (1ª colocada)                         Lívia Pinheiro (2ª colocada) e Elen Ribeiro (3ª colocada)

Defile Rainha do Maracujá

Bianca Albernaz (1ª colocada)
 


                                     Estafani Barbosa (2ª colocada)                                         Daniele da Silva Caetano (3ª colocada)