quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Após ser preso em Presidente Kennedy, acusado de duplo homicídio pode ser solto

 

Entenda o caso de Adrianinho, que aguardava julgamento em liberdade; crime ocorreu em 2014 


A Polícia Militar do Espírito Santo prendeu na manhã desta quarta-feira, 30, na localidade de Boa Esperança, interior de Presidente Kennedy, Adriano da Conceição de Lima, o Adrianinho, acusado de matar uma mulher e a filha dela em 2014, no assentamento Zumbi dos Palmares, em Campos dos Goytacazes.

Adrianinho responde pelo duplo homicídio na comarca de Campos dos Goytacazes, já que o crime ocorreu em território campista. A Justiça já decidiu que ele vai à júri popular, mas Adrianinho estava aguardando o julgamento em liberdade desde 2018.

O VNOTÍCIA apurou que ele foi preso nesta quarta-feira em função de outro processo. É que no momento em que foi detido em agosto de 2014, Adrianinho portava um revólver. Pelo crime de porte ilegal de arma de fogo ele foi condenado pela comarca de São Francisco de Itabapoana, já que sua prisão ocorreu na Praia de Guriri. 

A Polícia Civil em Presidente Kennedy encaminhou Adrianinho na tarde desta quarta-feira para o Centro de Detenção Provisória de Marataízes, de onde será transferido para o Estado do Rio de Janeiro. 

Entretanto, como a condenação pelo crime de porte ilegal de arma de fogo foi em regime aberto, Adrianinho poderá ser solto a qualquer momento, para a perplexidade de muita gente que está comemorando sua detenção. 

Decisão da Sexta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça soltou Adrianinho desde 2018

Em pesquisa no site do Tribunal de Justiça, o VNOTÍCIA teve acesso aos autos do duplo homicídio em que Adrianinho é acusado da autoria. O autor confessou o crime aos policiais militares no momento da prisão, em agosto de 2014, mas o fato de ter permanecido em silêncio em juízo foi o suficiente para a Sexta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro acatar o pedido da defesa para que o acusado aguardasse o julgamento em liberdade. 

Mesmo com o parecer do Ministério Público, contrário à soltura, os desembargadores que compõe o colegiado por unanimidade seguiram o voto do relator, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, e, em abril de 2018, Adrianinho foi colocado em liberdade. 

Mas onde estava morando Adrianinho esse tempo todo? Ninguém sabe ao certo. O fato é que chegou a circular uma informação em grupos de WhatsApp que Adrianinho teria sido liberado para deixar o presídio no dia dos pais deste ano e não teria voltado para cadeia, mas a informação não procede. 

Provavelmente, o que deve ter acontecido é que o acusado estava residindo fora de São Francisco de Itabapoana, e, ao voltar ao município há cerca de duas semanas, foi visto por populares. Desde então o assunto da volta do elemento passou a ser um dos temas mais comentados nas redes sociais.

Tribunal do Júri sem data definida 

A 1ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes já decidiu, Adrianinho vai à Júri Popular por duplo homicídio qualificado por motivo fútil, além da ocultação de cadáver. O Ministério Público já ofereceu a denúncia pelos referidos crimes e que a condenação do réu. Ainda não há uma data para acontecer o julgamento. Sequer o acusado foi intimado da decisão ainda. 

Relembre o crime 


 
Gilcilene Paes Pereira, 44 anos, foi espancada e esfaqueada até a morte no quintal de sua casa após sua filha ter sido sequestrada na noite do dia 15 de maio, no assentamento Zumbi dos Palmares 4. 

Cinco dias após o crime, o corpo da filha, Isabelle Paes Laurindo, de 10 anos, foi localizado dentro de um bebedouro de animais. Segundo a polícia na ocasião, Gilcilene recebeu golpes no rosto e na cabeça e pode ter entrado em luta corporal com o criminoso para tentar salvar a filha. Revoltados com o duplo homicídio, a casa do suspeito foi incendiada pelos vizinhos das vítimas. 

As vítimas e o acusado eram de São Francisco de Itabapoana, mas residiam no assentamento Zumbi dos Palmares, em Campos, no limite com o município sanfranciscano.

O suspeito, Adriano Conceição de Lima morava a cerca de 500 metros do local do crime e foi visto pela última vez pegando ração na casa da vítima. Na residência, também foi encontrada uma sandália, esquecida pelo criminoso. 

O pai do suspeito foi levado para a 146ª Delegacia de Guarus e reconheceu o calçado do filho. A polícia esteve duas vezes na casa de Adrianinho após o crime. A primeira vez encontrou uma calça, uma camisa, um par de tênis e duas munições calibre 20. As peças de roupa estavam com vestígios de sangue humano. Na segunda vez, os policiais apreenderam um revólver calibre 32 com seis munições e uma garrucha. 

Acusado havia sido preso em 2014, escondido em um sofá 

 
A prisão de Adriano Conceição de Lima, o Adrianinho, em agosto de 2014, quase três meses após o crime, foi possível graças a uma ação conjunta dos Polícias Militares da 3º Cia de Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana, DPOs de Praça João Pessoa, Barra do Itabapoana e Gargaú. 

Na ocasião, Adrianinho foi detido na Instituição do Menor Pinokio, em Guriri, litoral de São Francisco de Itabapoana. Adriano estava com um revólver calibre 32, com três munições deflagradas e duas intactas e uma faca. 

Ele invadiu a cozinha da escola do Pinokio, acendeu a luz e começou a se alimentar. Foi uma interna do Pinokio que percebeu a luz da cozinha acesa. 

Como havia a suspeita de que alguém havia invadido a escola, a Polícia Militar foi chamada. Antes da chegada da PM o prédio foi cercado por funcionários e internos do Pinókio. Quando a PM chegou, invadiu o prédio e encontrou Adrianinho escondido dentro de um sofá. Estava deitado e encolhido, e, após preso, foi levado para a 147ª DP de São Francisco de Itabapoana. Adrianinho ficou preso entre 2014 e 2018, tendo passado pelo Complexo Penitenciário de Gericinó e o Presídio Evaristo de Moraes no Rio de Janeiro.

Demora e sensação de impunidade gera revolta em SFI 

Após as provas contra o acusado terem sido levantadas pela Polícia Civil, Delegacia de Guarus, e o Ministério Público pedir a condenação, o fato de Adrianinho estar solto gerou na população de São Francisco de Itabapoana muita revolta.

Familiares de Gilcilene e Isabelle ouvidos pelo VNOTÍCIA pedem que a Justiça reveja a decisão que soltou Adrianinho e apelam para que o acusado do crime volte para a cadeia e aguarde o julgamento preso.
 

Definido o tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral no rádio em SFI

 
Programas serão veiculados na Rádio São Francisco FM; programação terá início no dia 09 de outubro
  
 
A Justiça Eleitoral em São Francisco de Itabapoana realizou esta semana o sorteio da sequência da propaganda eleitoral gratuita no rádio. Também foi calculado o tempo que os candidatos que irão concorrer nas eleições municipais de 15 de novembro terão em seus programas de rádio. A propaganda eleitoral gratuita é veiculada na única emissora outorgada pelo Ministério das Comunicações no município, a Rádio São Francisco FM. 

O sorteio foi feito na segunda-feira, 28, durante reunião presidida pelo juiz Márcio Roberto da Costa, no Tribunal do Júri do Fórum de SFI. Também participaram funcionários do Cartório Eleitoral, candidatos e representantes de partidos políticos e da Rádio São Francisco. (Foto)

A propaganda eleitoral gratuita no Rádio começa no dia 09 de outubro e vai até 12 de novembro. São duas as formas de propaganda eleitoral gratuita no rádio, a primeira delas é em bloco, que vai ocorrer das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, de segunda a sábado. A segunda delas é em inserções, ou seja, mensagens gravadas de curta duração que são veiculadas nos intervalos da programação. 
 
Segundo a legislação eleitoral, o tempo que cada candidato tem é baseado na representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados. Com relação ao programa de rádio dos candidatos a prefeito em bloco, o tempo destinado para cada bloco é de 10 minuto, sendo que a divisão entre os candidatos ficou assim: 

Pedrinho Cherene (Progressistas): 4min17s 
Francimara (Solidariedade): 3min28s 
Zé Renato (MDB): 56s
Papinha (Republicanos): 48s
Ana Santos (Patriota): 21s 
Marcelo Mansur (PMB): 10s 

No primeiro dia da propaganda, dia 09 de outubro, a sequência da propaganda em bloco será: Ana Santos, Pedrinho Cherene, Marcelo Mansur, Francimara, Papinha e Zé Renato. Nos dias seguintes os candidatos se alternam na ordem de seus programas.
 

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Morre o deputado estadual João Peixoto

 

 Internado desde o dia 27 de agosto, no Hospital Dr. Beda em Campos, faleceu na manhã desta quarta-feira, 30, o deputado estadual João Peixoto. Ele estava internado na UTI daquela unidade hospitalar.

Ele tinha 75 anos e estava internado no Beda desde 27 de agosto, após apresentar sintomas de COVID-19, tendo passado à UTI em 2 de setembro, após uma infecção bacteriana.

 

Cumpria seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Era considerado um dois maiores conhecedores de eleições de Campos e do Norte Fluminense. 

 

De acordo com o último boletim médico divulgado pela unidade hospitalar, nesta terça-feira (29), o paciente encontrava-se gravíssimo, com noradrenalina e vasopressina em doses muito elevadas. Sedado, analgesiado e bloqueado com parâmetros ventilatórios máximos no respirador, porém sem resposta clínica, fazendo hemodiálise diariamente. 

No dia 18 de setembro, João Peixoto chegou a apresentar uma melhora do quadro infeccioso, mas a situação voltou a se agravar dias depois. 

Antes de chegar à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o político foi eleito vereador em Campos, em 1992, quando presidiu a comissão de Obras da Câmara. Foi também secretário municipal da Agricultura, em 2006.

  

Na última eleição que concorreu, em 2018, João Peixoto, que era presidente regional do DC, foi eleito para seu sexto mandado de deputado estadual com 23.951 votos. Segundo destaca a página do político no site da Alerj, foi o autor do projeto que trouxe o Gás Natural Veicular (GNV) para o Norte-Fluminense. 

João Alves Peixoto nasceu em Campos dos Goytacazes, em 16 de fevereiro de 1945. Ele era casado e deixa três filhos.

O sepultamento foi no cemitério Campo da Paz em Campos dos Goytacazes.

 

Repercussão da morte do João Peixoto

Seu amigo Mayque Lemos enviou esta mensagem ao Blog:

Perco hoje um amigo, um pai, uma pessoa que sempre me tratou com muito respeito e carinho. João me ensinou a boa política, a política da simplicidade, a política da humildade, a política do respeito, do trabalho e a política do amor ao próximo. Irei pra sempre honrar o seu nome e lutar todos os dias pra dar continuidade ao seu legado.


Decisões sobre pedidos de registros de candidaturas devem sair em 10 dias em SFI

Seis candidatos a prefeito e 142 candidatos a vereador aguardam análise no município

 

Leia aqui no VNOTÍCIA


Porto do Açu insere Rio de Janeiro no mercado de fertilizantes

Terminal Multicargas movimentou 25 mil toneladas de cloreto de potássio pela primeira vez

 

Leia aqui no VNOTÍCIA