sábado, 8 de fevereiro de 2020

Mulher é presa no Rio por simular sintomas do coronavírus




Uma mulher foi presa ontem (8) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, após dizer que tinha viajado para Hong Kong e simular os sintomas do coronavírus, que já matou  mais de 700 pessoas na China.

Segundo a Polícia Civil, agentes da 12ª DP (Copacabana) a prenderam em flagrante, acusada do crime de falsidade ideológica e da contravenção de “provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”.

Ela esperava por atendimento prioritário na UPA e disse aos agentes de saúde que havia viajado como babá de uma família e estava apresentando os sintomas associados ao novo coronavírus.

De acordo com informações da Polícia Civil, houve grande comoção na UPA e foram postos em prática os protocolos internacionais para o tratamento do vírus. A mulher foi isolada e submetida a exames. As vigilâncias sanitárias estadual e municipal foram informadas e notificaram o Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde
Como familiares da paciente disseram que ela não havia viajado e não tinha passaporte, o que foi confirmado pela Polícia Federal, ela recebeu voz de prisão dentro da UPA. Após ser desmentida pelos familiares, a paciente admitiu que inventou a história para receber atendimento prioritário na unidade de saúde.

Fonte: Agência Brasil EBC de Notícias
Foto: Fabio Costa.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Lobo-Guará resgatado ferido em estrada próximo a Estação Ecológica de Guaxindiba






Um Lobo-Guará foi resgatado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, na manhã dessa terça-feira (04), numa estrada nas proximidades da Estação Ecológica de Guaxindiba (EEEG) com um ferimento em uma de suas patas.
A ação foi possível graças a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMA) em convênio com a (EEEG).


​O lobo-guará foi transportado até a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) em Campos dos Goytacazes. A espécie é ameaçada de extinção.

A gestora da EEEG, Vânia Coelho, disse que ainda não se sabe a origem do ferimento, mas que todas as medidas foram feitas para tentar salvar o Lobo-Guará.

​A secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, pontuou sobre a ação. “Infelizmente, devido à caça predatória e a destruição progressiva do habitat natural de alguns animais, muitos acabam sendo mortos, inclusive, enquanto fazem travessias nas estradas para buscar alimentos. Mas dessa vez, a união dos esforços das equipes foi imprescindível para salvar o lobo. Aprendemos com a prefeita que quando nos unimos por um único objetivo, as coisas tendem a dar certo”, disse.

Particularidades – O lobo-guará, cientificamente conhecido como Chysocyon brachyurus, possui parentesco com os cães domésticos e também com os lobos selvagens. Suas pernas são longas e finas, orelhas grandes e sua pelagem é laranja-avermelhada. O formato da sua cabeça é muito parecido com o da raposa, com um focinho comprido e orelhas grandes.

​Ele habita em campos abertos e é uma espécie que não apresenta grandes riscos ao homem, só ataca caso sinta-se ameaçado. O lobo guará se alimenta de pequenos mamíferos, roedores, aves e frutos.

Com o desmatamento e destruição do meio ambiente, esse animal perde seu habitat natural. Quando sai à procura de um novo lugar para viver e se alimentar muitas vezes é atropelado ou caçado por fazendeiros.

Da redação com Ascom SFI.


Entenda como funciona o SICOOB SUL em São Francisco de Itabapoana