sábado, 27 de abril de 2013

Números da dengue ainda impressionam em São Francisco de Itabapoana

Esta semana foram divulgados os dados da 16ª semana epidemiológica da dengue em 2013 em São Francisco de Itabapoama. E os números deram um salto significativo, contrariando as expectativas deque o ritmo de crescimento da doença iria diminuir. Em uma semana o número de casos notificados saltou de 691 para 919, um aumento de 33 %. Já os casos confirmados somam 134.

A comunidade de Guaxindiba segue no topo da epidemia em São Francisco com 122 casos, seguida de São Francisco (107), Praça João Pessoa (95),  Barra do Itabapoana (81), Gargaú (81), Santa Clara (76), Morro Alegre (35), Ilha dos Mineiros (30), Sossego (24), Travessão de Barra (20), Ponto de Cacimbas (15), Bom Jardim (14) e Volta Redonda (15). Há outras comunidades com numero mais baixos de notificações.

“As pessoas que apresentarem os primeiros sintomas da dengue devem procurar imediatamente a unidade de saúde. O nosso intuito com esta ação é evitar óbitos e/ou que a doença se complique para a forma grave ou hemorrágica. E como os números da dengue aumentaram bastante, peço a todos que façam a sua parte e nos ajude neste combate”, disse Kettiane França, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Francisco de Itabapoana.

São Francisco sediará pela primeira vez Fórum Estadual Voz aos Povos



Acontece na próxima segunda-feira (29/04), das 10h às 16h, em Gargaú, litoral de São Francisco de Itabapoana, o 1º Fórum Estadual Intersetorial Voz aos Povos do ano de 2013. O evento será realizado no Centro Cultural Barracão e tem como público-alvo quilombolas, assentados e acampados rurais, indígenas e pescadores artesanais.

A proposta é promover a visibilidade, valorização e o reconhecimento dessas populações, além do acesso às políticas públicas. Está prevista a realização de um grande debate com a participação ainda dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense e da Região dos Lagos.
               
O Fórum é uma realização da Secretaria Executiva do evento, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e da subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos. Foi instituído pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 2008 no intuito de promover a valorização desse segmento, estreitar relações entre gestores públicos, além da formalização de ações intersetoriais.

- Através do fórum também podemos refletir e tentar diminuir a dívida histórica com esses segmentos e criar mecanismos e estratégias capazes de ‘dar voz’ a essas populações. E para que alcancemos nosso objetivo o governo municipal está dando todo o apoio para que o evento aconteça com a maior participação dos interessados da nossa cidade - comentou o diretor do Departamento de Cultura de São Francisco de Itabapoana, Edinho Martins.

Ascom

PSFs na luta contra a Hipertensão Arterial



O Blog lembrou em postagem feita nesta sexta-feira (26) o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. Desde o dia 25 de abril os PSFs (Programa Saúde da Família) do município vem promovendo eventos de conscientização sobre os riscos da hipertensão arterial e as formas de prevenção. O tema nacional da Campanha deste ano é “Quem tem bom coração combate a hipertensão – Eu sou 12 por 8,” fazendo alusão à medida desejável de P.A. A Lei nº 10.439, de 30 de abril de 2002 instituiu o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial (26/04).

Essas fotos foram enviadas por Jocivando Cardoso de Oliveira, e são da ação promovida pelo PSF de Travessão de Barra, também nesta sexta-feira. Durante o encontro, os profissionais dos Programas de Saúde da Família alertaram a população sobre os riscos da pressão alta e as formas de prevenção e controle. As pessoas ainda receberam orientações sobre os hábitos saudáveis de alimentação e ainda a importância da prática de exercícios físicos.

“É válido lembrar que a pressão arterial é uma doença silenciosa que muitas vezes não apresenta sintomas. O diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar complicações da doença,” declarou o secretário de Saúde Jayme Tinoco.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com pressão arterial alta aumentou nos últimos cinco anos. Passou de 21,6% para 23,3%. Ainda de acordo com a pesquisa, o diagnóstico é maior em mulheres que em homens.

Hipertensão - Normalmente, o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se, exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, há hipertensão arterial, ou popularmente pressão alta. (www.sbh.org.br)

Pedrinho Cherene participa de Encontro Estadual de Prefeitos


O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, participou na última sexta-feira (26/04), do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. Realizado no Palácio Guanabara pelo Ministério das Relações Institucionais, o evento foi uma oportunidade para os prefeitos e suas equipes técnicas terem acesso a programas federais e receber orientações relacionadas a setores como Saúde, Agricultura, Planejamento, entre outros.

O prefeito esteve acompanhado pelos Secretários de Agricultura, Edmar Henriques, de Educação e Cultura, Kátia Martins e de Planejamento, Florentino Cerqueira. A equipe sanfranciscana contou, ainda, com os subsecretários de Defesa Civil, Sila Pereira Rocha, de Agricultura, Flávio Henriques, com diretora do Fundo Municipal de saúde, Cristiana Gomes, e com o gerente de projetos da Secretaria de Educação, Fernando Santos.

Além de participar de palestras com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Pesca, Marcelo Crivella, com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Coronel Humberto Viana, e com representantes do Ministério da Educação e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Pedrinho Cherene e seus colaboradores estiveram nas salas de atendimento individualizado dos diversos ministérios presentes no encontro.

- Foi muito importante o contato dos secretários junto aos ministérios para poder esclarecer algumas pendências e obter informações do que poderemos obter de investimentos federais para o nosso município daqui pra a frente, e a forma como isso poderá ser feito – destacou Pedrinho Cherene, lembrando que o Encontro Estadual foi uma solicitação dos prefeitos junto ao Governo Federal durante o Encontro Nacional, realizado final do mês de Janeiro, em Brasília.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e a ministra-chefe das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também participaram do Encontro, que contou com a presença do Governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão e de parlamentares Fluminenses.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Casa é incendiada na localidade de Morro Alegre, em SFI



Uma casa foi incendiada na noite desta sexta-feira, 26-04, por volta das 19 horas, na localidade de Morro Alegre, São Francisco de Itabapoana, próximo ao Centro Cultural Tabernarte. O proprietário, Marcos Teixeira Tavares mora sozinho e recebeu a notícia quando estava no Bar do irmão, Carlos Antônio Cerqueira Tavares.

“Chegaram avisando a ele que sua casa estava pegando fogo. Fomos às pressas pra lá, mas não deu tempo de salvar muita coisa. É a segunda vez que colocam fogo na casa de meu irmão. Acreditamos que alguém foi lá para furtar, já que demos por falta do botijão, e depois incendiaram a casa”, disse Carlos.

O Corpo de Bombeiros, da cidade de Campos dos Goytacazes foi acionado. Mas, quando chegou o fogo já havia atingido móveis, eletrodomésticos, documentos, além de comprometer a estrutura do imóvel.  Parte do telhado veio abaixo e as paredes foram danificadas. O caso suscita mais uma vez a necessidade de São Francisco de Itabapoana ter uma Unidade do Corpo de Bombeiros. O Blog lamenta o fato do município não contar com uma guarnição do Corpo de Bombeiros ou de uma brigada de incêndio. Sem a presença desta instituição do Governo no município tem sido grande os prejuízos dos moradores. Lembramos, que o Corpo de Bombeiros não atua somente no combate ao fogo. Ainda  esta semana, uma criança de sete anos ficou com a perna presa na roda de uma motocicleta por cerca de uma hora, na tarde de terça-feira (23/04), em Travessão de Barra, no município de São Francisco do Itabapoana, aguardando a chegada do socorro. (Veja mais aqui ). Uma área próxima a 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana já foi disponibilizada para construção da sede do Corpo de Bombeiros. Falta o projeto sai do papel. Com a palavra os governos Estadual e Municipal. 

Vinícius Berto da Redação com reportagens e fotos de Paulo André e Bruno Melo/Blog do Paulo Noel



Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo comemora 28 anos


Esta semana a Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, de Praça João Pessoa, comemorou 28 anos de existência. O Blog parabeniza a instituição pela data, e reconhece o bom trabalho que a Escola faz. Na quinta-feira, 25/03, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças. O evento foi bastante prestigiado por alunos, professores, funcionários, comunidade e políticos. 




Fotos: Blog Alô a Todos

SFI: homens suspeitos de abusar de menino de 13 anos são detidos pela PM


Três homens acusados de abusar sexualmente de um menor de 13 anos foram detidos na tarde desta sexta-feira(26/04) na localidade de Retiro, próximo a Barra de Itabapoana, no município de São Francisco de Itabapoana. A prisão foi realizada por policiais da 3ª Companhia da Polícia Militar, sargentos Souza e Fabrício, e policiais do DPO de Praça João Pessoa.

Segundo os policiais, a avó do menino foi a autora da denuncia contra os acusados B.C.F., de 32 anos, que é casado, G.C.F., de 25 anos, e E.B., de 21 anos. A versão apresentada pela avó foi a de que os homens abusaram do menino em um matagal por várias vezes nos últimos 30 dias. De acordo ainda com a avó, os acusados ameaçavam o menino de morte para que não revelasse os abusos. Com um dos acusados, os militares encontraram uma bucha de maconha.

O caso foi encaminhado a 134ª Delegacia Legal do Centro, a delegacia de área do fim de semana.

Fonte: Campos 24 Horas

Secretaria de Agricultura prossegue cadastrando para vacinação contra Aftosa



A Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana prossegue realizando o novo cadastro dos produtores rurais que possuem até 30 animais para que possam ter gratuidade na Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A orientação é que procure, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, à sede da secretaria localizada no centro da cidade, portando comprovante de residência e CPF.

A campanha Nacional contra a Febre Aftosa tem início no dia primeiro e prossegue até 31 de maio. A parir do cadastro dos produtores, a Secretaria Municipal de Agricultura irá traçar um plano de vacinação nas diversas comunidades rurais do município. Serão duas equipes, uma percorrendo a região Sul e outra a região Norte, disponibilizando incialmente oito mil doses.

- A meta é vacinar todo o rebanho dos pequenos produtores do município, que possuem até 30 animais. Para isso precisamos ter em mãos esse cadastro e pedimos a colaboração dos produtores com essa finalidade. Acreditamos que oito mil doses possam atender à demanda, mas iremos disponibilizar mais doses caso haja necessidade – destacou Junior Terra, responsável da Secretaria Municipal de Agricultura pela coordenação da vacinação.

Ascom-SFI

Paróquia de São Sebastião completa 10 anos


Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira



O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial é lembrado nesta sexta-feira,  dia 26 de abril. Para reforçar a data, o Ministério da Saúde faz um alerta sobre o alto percentual de hipertensos no Brasil:   22% da população adulta no país tem a doença. A hipertensão arterial  pode provocar o desenvolvimento de infarto e derrame. Para prevenir a doença, a diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que  a melhor receita é manter uma alimentação saudável e praticar atividade física com frequência.

Diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde – Deborah Malta

"Que você possa cada vez mais ter a sua alimentação diversificada, a redução do sal dos alimentos, tanto no preparo quanto também na escolha dos alimentos industrializados, verificar sempre também a composição dos alimentos, sempre preferindo os alimentos com menor teor de sal, o estímulo à prática da atividade física regularmente, então 30 minutos de caminhada diariamente."

A servidora pública, Rominna Jácome, tem alguns hipertensos na família. Com medo de desenvolver a doença, ela conta que sempre evitou o consumo excessivo de sal.

"Tive bebê há pouco tempo, eu não tive pressão alta, eu acho que mesmo com questão hereditária da minha mãe, da minha irmã, que as duas tiveram pré-eclâmpsia, pressão alta e tudo, questão da hipertensão, e desenvolveram a hipertensão depois, eu acho que a minha base antes da gravidez, de ter toda essa alimentação, esse cuidado com o sódio, facilitou para que eu não desenvolvesse."

Reduzir o sódio nos alimentos está entre as recomendações do Governo Federal para prevenir e combater a hipertensão arterial.  No ano passado,  o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação fizeram um acordo para reduzir o sódio em vários produtos como temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. Outra iniciativa do Ministério da Saúde para combater a hipertensão arterial foi a criação do  programa Academias da Saúde. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de  espaços adequados para a prática de atividades físicas em todo o Brasil. Atualmente, 2.800 municípios já receberam investimentos para a construção das academias nas cidades. A meta é até 2014 implantar quatro mil unidades em todo o País. (Reportagem, Hortência Guedes da Agência do Rádio.)




CAMPANHA: Vacinação contra a gripe é prorrogada até 10 de maio



A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada em todo o País até o dia 10 de maio. Devem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presos, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas.  Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 31 milhões de pessoas. O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, recomenda que os municípios e estados aproveitem a prorrogação da campanha para  reforçar as ações de prevenção.

O Ministério da Saúde alerta que além da vacina contra a gripe, os hábitos de higiene também são fundamentais no combate a doença. Entre as medidas de higiene estão: lavar as mãos com água e sabão com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após  usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz. Quem ainda não se vacinou, deve ir aos postos de saúde até o dia 10 de maio para garantir a proteção contra a doença. Os postos funcionam de segunda à sábado, das oito da manhã até as cinco da tarde.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Festa do Trabalhador deverá reunir milhares de pessoas no dia 1º de maio em São Francisco

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana irá realizar, na próxima quarta-feira, dia primeiro de maio, a Festa do Trabalhador. Com início previsto para as 14h, na Praça dos Três Poderes (em frente à sede da prefeitura), o evento deverá reunir milhares de pessoas, que concorrerão a brindes e poderão curtir show com o cantor Jorjão e Banda.
Para facilitar o acesso do público à festa, foi montada uma estrutura de transporte gratuito com ônibus passando pelas diversas comunidades do município. A partir das 12h eles percorrem, por diferentes itinerários, a zona rural e o litoral do município.
A festa será aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo grupo Arte Lata, composto por crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Em seguida, haverá o sorteio de 65 bicicletas, 15 aparelhos de televisão e outros 50 brindes, entre aparelhos de celular, rádio, cafeteira, sanduicheira, entre outros. Todos oriundos de doações.
O evento conta com a participação direta de vários órgãos da administração pública municipal. A Secretaria de Saúde disponibilizará profissionais para aferição de pressão arterial, medição de massa corporal, vacinação contra a gripe e conscientização a respeito da prevenção no combate à dengue. Por meio do Departamento de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação colocará brinquedos pula-pula para as crianças.
A organização do trânsito nas imediações da Praça dos Três Poderes ficará sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e a Guarda Municipal dará suporte durante todo o evento. O ordenamento dos ambulantes será feito de pelo Departamento de Postura.
- É uma festa para a população de nosso município e estamos tomando todas as providências para que tudo saia dentro do Planejado. Para isso contamos com o apoio de vários setores da prefeitura – destacou Efraim Louro da Silva, responsável pela organização do evento.

ROTA DOS ÔNIBUS
- Saída de Floresta
Passando por Funil, Florestinha e Arroz Dourado


- Saída de São Domingos
Passando por Imburi de Cacimbas, Esquina, Aroeira, Estreito, Lagoa dos Paus e Macuco

- Saída de Gargaú
Passando por Santa Clara e Sossego


- Saída de Praça da Fé
Passando por Brejo Grande, Amontado, Santa Terrinha, Buena e Barrinha

- Saída de Retiro
Passando por Guarixima

- Saída de Barra do Itabapoana
Passando por Batelão, Travessão de Barra, Bom Lugar e Ladeira das Pedras

- Saída de Praça João Pessoa
Passando por Santo Amaro, Aldeia, Areia ourada e Quatro Bocas

- Saída de Praça João Pessoa
Passando por Vilão, Alegria dos Anjos, Valão Seco, Nova Belém, Ponto de Cacimbas, Bom Jardim e Volta Redonda

- Saída de Praça Imaculada
Passando por Pingo D’água e Santo ntônio

(Foto e matéria da Ascom SFI )

Eleitor que não votou nas últimas eleições deve justificar ausência até esta quinta



Brasília – Termina nesta quinta-feira, (25) o prazo para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a situação. Sem isso, o título será cancelado e o eleitor não poderá, por exemplo, obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições governamentais.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral levando documento oficial com foto, título de eleitor, comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou dispensa. O eleitor pode consultar sua situação e verificar se existe alguma pendência na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Os eleitores que vivem no exterior e desejam regularizar a inscrição devem comparecer à repartição consular ou à Embaixada do Brasil que atenda à sua localidade. Também é preciso levar um documento oficial de identificação. Esses eleitores podem optar por comparecer a qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor, quando retornar ao Brasil.

Segundo dados do TSE, até a última sexta-feira (19) apenas 3,9% dos 1.514.621 eleitores que não votaram e não justificaram a ausência regularizaram a situação. Maior colégio eleitoral do Brasil, o estado de São Paulo registra o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado em 2013: 372.691. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 145.992 eleitores nessa situação, e a Bahia, com 132.912.

De acordo com o TSE, 1.395.334 eleitores tiveram seus títulos cancelados em 2011, por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2010. (Ag. Brasil )

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Duas festas de São Jorge no mesmo dia: Imburi e Pingo D'Água localidades de São Francisco de Itabapoana



 Em Pingo D'Água, comunidade da zona rural de São Francisco de Itabapoana, na Fazenda do casal Carlinhos e Maria Lucia, a tradicional festa de São Jorge acontece só no dia dedicado ao Santo, 23 de abril.  É uma festa em família, numa fazenda, mas os vizinhos e comunidades são convidados.


Tem até ônibus para levar os fiéis até a fazenda, cujo caminho passa pelos acessos às plantações de cana-de-açúcar e abacaxi até chegar a capela do Santo guerreiro. É tradicional, a festa que acontece há mais de 20 anos. O Blog chegou por volta das 19 horas, justamente quando começou a procissão pelos aceiros de cana-de-açúcar, numa noite agradável com o "povo de Deus" caminhando, orando e entoando canções religiosas.

Ficou clara a demonstração de fé daquela gente. Ao final, Beatriz, filha da proprietária da Fazenda,  fez um pedido a São Jorge para que curasse a vista de um amigo, cuja visão está turva. "Tenho certeza que no ano que vem, meu amigo estará aqui participando da festa acompanhando a procissão  já curado", disse durante as orações com vários testemunhos de fé dos participantes.

Foi um momento de oração e confraternização que terminou na casa da Fazenda com os anfitriões oferecendo a todos um café, com muitos bolos de milho, chocolate e outros sabores, além de biscoitos de polvilho. Ao final,  saímos de lá agradecidos pelo carinho dos amigos. Ano que vem, com certeza voltaremos.

Em Imburi
Enquanto isso em Imburi a procissão de São Jorge já havia percorrido as principais ruas do lugar. Quando o Blog chegou, começava o evangeliza show. Participamos e registramos tudo com a lente do Blog. Que São Jorge, o santo guerreiro, continue abençoando o nosso povo.  

Vida de São Jorge
Festa 23 de abril

Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu. No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir".

Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não aguentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.

A imagem de todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem, de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha.

O culto do santo chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi. O Sport Clube Corinthians Paulista foi outra grande contribuição para a popularização de São Jorge, primeiro no Estado de São Paulo e depois no País, ao escolher o santo como seu padroeiro e protetor, em 1910.

A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos.


Criança de sete anos fica com perna presa em moto por uma hora em SFI



Menino foi encaminhado consciente para o Hospital Ferreira Machado
Uma criança de sete anos ficou com a perna presa na roda de uma motocicleta por cerca de uma hora, na tarde desta terça-feira (23/04), em Travessão de Barra, no município de São Francisco do Itabapoana.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na estrada do Tipiti, por volta das 17h. A moto de placa e modelo não anotados, estava sendo conduzida pela mãe do menino, E.S.S.S., que estava na garupa.

A criança teria escorregado e prendido a perna direta na roda traseira da motocicleta. A mulher não ficou ferida, mas passou mal, foi socorrida pela ambulância de emergência do município e encaminhada para o Hospital Manuel Carola.

Erick foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado consciente para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.

Foto: Mauro de Souza
Fonte: Ururau

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Termina nesta terça prazo para inscrições no Pré-vestibular Cederj



Termina nesta terça-feira (23) o prazo para inscrições no Pré-vestibular do Consórcio Cederj. O blog disponibiliza os links abaixo. Segundo o edital do pré-vestibular, o curso intensivo será ministrado no Colégio Estadual São Francisco de Paula. Serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para alunos oriundos de escolas estaduais e 30 para a comunidade.

Links:

Leia também a matéria postada aqui no Blog sobre as inscrições para o Vestibular.

Bueiro no Centro de São Francisco é tampado



Bueiro foi tampado 
No mesmo dia da postagem, pneus foram
 colocados para sinalizar o local
Registramos nesta postagem que o bueiro que estava aberto na esquina da Avenida Edenites Viana com a Rua Maria Paes Viana, no Centro de São Francisco, foi tampado. O Blog mostrou aqui o problema no dia 15 de abril. No mesmo dia da postagem a Emtransfi providenciou pneus para sinalizar o buraco. O Blog registra que o problema foi solucionado.

Município de São João da Barra terá seu Portal da Transparência



O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) assinou nesta sexta-feira (19) o termo de adesão do município ao Programa Brasil Transparente, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU).  Com isso, o município atende os dispositivos da lei 10.527, a Lei de Acesso a Informação, e terá em breve o seu Portal da Transparência.  O ato, que encerrou o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública da CGU, contou com a presença do deputado federal Hugo Leal (PSC), dos secretários e de vereadores.

Neco ressaltou a importância da transparência no poder público e enfatizou a participação da sociedade na formação de um governo atuante.

- O poder público precisa ser transparente e dialogar com a sociedade. O Portal da Transparência é um instrumento novo, de controle social. Essa assinatura é um anseio realizado, que vai beneficiar a todos, tanto o governo, quanto a sociedade. Muito em breve, o nosso município terá o seu Portal – disse.

O deputado federal Hugo Leal (PSC), parabenizou o prefeito Neco pela assinatura do termo de adesão.

- Neco, você está de parabéns por estar sempre buscando o melhor para o seu município. Além da qualificação dos servidores, através do curso da CGU, você coloca a transparência como meta.  Isso é muito importante – ressalta.

Curso-  São João da Barra sediou durante toda semana as oficinas do Programa Fortalecimento da Gestão Pública da Controladoria Geral da União. O evento visou proporcionar a melhoria e a eficácia dos processos de gestão e controle das prefeituras. Assim como São João da Barra, participaram os municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Natividade. Vários temas foram debatidos como o Controle Social e o Portal da Transparência, as Leis de Acesso a Informação e Responsabilidade Fiscal, assim como a Legislação Aplicada a Servidores Públicos. Palestras sobre Licitações e Contratos e Convênios também foram incluídas na grade de programação do evento. (Ascom SJB)

Animal atropelado e morto na chegada do centro de SFI


Falta um CCZ - Centro de Controle de Zoonoses


Lamentável: um cão de porte grande, cor marrom,  cuja raça não identificamos, parece vira-lata, foi atropelado e morto na Avenida Afonso Celso, bem na chegada da cidade de São Francisco de Itabapoana.

Segundo uma gari da prefeitura do município, foi um caminhão que causou o atropelamento. Um fiscal de trânsito puxou o animal para próximo do meio fio.

Hoje, 22-04, é ponto facultativo na prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por conta do feriado estadual de São Jorge. Entretanto, o pessoal da limpeza de rua , que está trabalhando varrendo as ruas, providenciou a remoção. Antes da retirada, urubus foram vistos no local.

Animais soltos
Há tempo o Blog tem constatado um fato que chama a atenção de quem mora na cidade: o número de animais soltos vivendo pelas ruas. São animais que já tiveram donos, e, provavelmente, foram abandonados, o que deve ter sido o caso deste animal, que se tivesse quem cuidasse não estaria solto pela Avenida.

Está passando da hora da prefeitura criar um CCZ - Centro de Controle de Zoonoses cujo objetivo não é só recolher animais.

O Centro de Controle de Zoonoses trabalha no tratamento e recolhimento dos animais de rua, recolhidos pala carrocinha, que estejam acometidos pelo tumor venéreo transmissível ou que durante a noite derrubam e rasgam sacolas de lixo. Tem proprietários que, inclusive, soltam seus animais para passarem a noite pelas ruas.


domingo, 21 de abril de 2013

Nova diretoria da Canabrava garante pagamento da cana no prazo de uma semana aos produtores rurais de SFI


Durante a reunião Canabrava pediu voto de confiança e parceria com produtores de cana.

Safra começa em maio.

Fotos da assessoria de imprensa da prefeitura de SFI.

Com relação ao pagamento da cana de açúcar na próxima safra, que começa no mês de maio próximo, o atual diretor da usina Canabrava, Luiz Henrique Sanchs, garantiu aos produtores de cana de açúcar de São Francisco de Itabapaana ,em reunião realizada no salão Ana Festas, no sábado, 20, que se a cana for entregue a usina de segunda a domingo, será paga ao produtor rural na sexta-feira seguinte.

Para auxiliar o produtor, o diretor falou que Canabrava possui uma equipe técnica para fornecer informações e que adquiriu cinco novas máquinas colhedoras de cana e pediu um voto de confiança dos produtores rurais de São Francisco de Itabapoana a nova diretoria que assumiu a Canabrava.

"Para que o produtor faça a colheita mecanizada é preciso que a cana esteja em um espaçamento de no mínimo 1,40 metros. Com o uso das máquinas o produtor terá uma economia de aproximadamente 10 reais por tonelada, além da privação de mão de obra, que hoje se encontra carente em nossa região”, salientou o diretor.
           
O encontro foi solicitado pela equipe da Canabrava para apresentar propostas e solicitar parceria ao produtor do setor sucroalcooleiro.

Durante a reunião, ainda, foi apresentada proposta sobre a disponibilidade da vinhaça pela usina. A vinhaça é um subproduto da produção do álcool, rico em nitrogênio e potássio. O resíduo é considerado um adubo, que quando aplicado ao solo melhora suas características e reduz o custo da adubação.

Prefeito Pedrinho Cherene fala aos produtores
O prefeito Pedrinho Cherene, presente ao evento, disse que o governo municipal está de portas abertas para toda iniciativa que favoreça o produtor rural  sanfranciscano.

"Uma de nossas ações foi a busca de parcerias junto aos governos estadual e federal. Com isso já conseguimos recuperar 5 tratores, buscar cursos do PRONATEC voltado para o homem do campo, além de 2 resfriadores de leite, na qual estamos estudando o local para instalação”, disse.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Amaro Barros, o secretário de Agricultura, vereadores municipais e o sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Francisco.

Usina Canabrava – A usina fica localizada em frente a RJ 224, no limite entre São Francisco e Campos dos Goytacazes. Hoje Canabrava tem capacidade para moer cerca de 300 toneladas por hora. No ano de 2012 moeu um total de 500 mil toneladas de cana. Para este ano a meta é de que alcance a marca de um milhão. O álcool produzido vai para o grupo Raízen (Ipiranga, Shell e a Ale).

O produtor que necessitar de mais informações sobre o fornecimento de cana poderá entrar em contato pelo telefone 2789-6866.

Balcão de empregos - A secretaria de Promoção Social possui um balcão de empregos que realiza cadastro de candidatos desempregados. A usina Canabrava está recebendo currículos para empregos na área administrativa, indústria e rural. Quem desejar se candidatar poderá procurar a secretaria portando os originais dos documentos. (Da redação do Blog com Ascom SFI )
                         

Exibição no encontro dos skatistas em São Francisco de Itabapoana



Fotos: Paulo André/Blog do Paulo Noel
 

Imagens do  Primeiro Encontro de Skatistas de São Francisco de Itabapoana,  realizado neste sábado, 20, na Rua Francisco Rangel de Abreu, próximo ao Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro da cidade.

O evento reuniu praticantes de Skates do município e também das cidades de Campos dos Goytacazes e de Cardoso Moreira na modalidade long board. Após a apresentação  o evento prosseguiu  com o Rapper Miguel Fiúza.

Os ciclistas também deram seu show a parte


São Francisco realiza Dia D da Vacinação contra a Gripe


Fotos:Ascom SFI

            O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi realizado em São Francisco de Itabapoana no último sábado (20/04), em diversos pontos do município, por meio dos postos de saúde.
 Para intensificar a ação, uma Unidade Móvel de Saúde realizou atendimentos na Praça do Padroeiro São Francisco de Paula, no centro da cidade. O prefeito Pedrinho Cherene também esteve no local junto com sua base aliada governamental.
Foram imunizadas várias crianças de seis meses a dois anos, gestantes, adultos acima de 60 anos, além de puérperas - mulheres no período pós-parto - e portadores de doenças crônicas que puderam comprovar por via de indicação médica a necessidade. Quem ainda não vacinou poderá ainda procurar um posto de saúde mais próximo até o dia 26 de abril.

O morador de Pingo D’água, Manoel Rocha, 94 anos, não perdeu a oportunidade. “Na idade que estou sei que é muito importante estar imunizado contra a gripe. Assim estou garantindo minha saúde em bom estado”, disse Manoel.
 
“Todo o Brasil está unido neste dia para imunizar o maior número de pessoas dos grupos prioritários possíveis. É nosso compromisso estar oportunizando as pessoas através das Unidades de Saúde espalhadas no município”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Jayme Tinoco. (Matéria produzida pela Ascom SFI)