quarta-feira, 24 de abril de 2013

Duas festas de São Jorge no mesmo dia: Imburi e Pingo D'Água localidades de São Francisco de Itabapoana



 Em Pingo D'Água, comunidade da zona rural de São Francisco de Itabapoana, na Fazenda do casal Carlinhos e Maria Lucia, a tradicional festa de São Jorge acontece só no dia dedicado ao Santo, 23 de abril.  É uma festa em família, numa fazenda, mas os vizinhos e comunidades são convidados.


Tem até ônibus para levar os fiéis até a fazenda, cujo caminho passa pelos acessos às plantações de cana-de-açúcar e abacaxi até chegar a capela do Santo guerreiro. É tradicional, a festa que acontece há mais de 20 anos. O Blog chegou por volta das 19 horas, justamente quando começou a procissão pelos aceiros de cana-de-açúcar, numa noite agradável com o "povo de Deus" caminhando, orando e entoando canções religiosas.

Ficou clara a demonstração de fé daquela gente. Ao final, Beatriz, filha da proprietária da Fazenda,  fez um pedido a São Jorge para que curasse a vista de um amigo, cuja visão está turva. "Tenho certeza que no ano que vem, meu amigo estará aqui participando da festa acompanhando a procissão  já curado", disse durante as orações com vários testemunhos de fé dos participantes.

Foi um momento de oração e confraternização que terminou na casa da Fazenda com os anfitriões oferecendo a todos um café, com muitos bolos de milho, chocolate e outros sabores, além de biscoitos de polvilho. Ao final,  saímos de lá agradecidos pelo carinho dos amigos. Ano que vem, com certeza voltaremos.

Em Imburi
Enquanto isso em Imburi a procissão de São Jorge já havia percorrido as principais ruas do lugar. Quando o Blog chegou, começava o evangeliza show. Participamos e registramos tudo com a lente do Blog. Que São Jorge, o santo guerreiro, continue abençoando o nosso povo.  

Vida de São Jorge
Festa 23 de abril

Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu. No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir".

Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não aguentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.

A imagem de todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem, de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha.

O culto do santo chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi. O Sport Clube Corinthians Paulista foi outra grande contribuição para a popularização de São Jorge, primeiro no Estado de São Paulo e depois no País, ao escolher o santo como seu padroeiro e protetor, em 1910.

A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos.


Nenhum comentário: