sexta-feira, 19 de abril de 2013

Primeiro Encontro de Skatistas neste sábado em São Francisco de Itabapoana



Jamil Neto, Jamil Acruche e Dione Miranda
O Primeiro Encontro de Skatistas de São Francisco de Itabapoana,  organizado pelo jovem de apenas 15 anos, Jamil Acruche Neto com apoio do avô, o Pastor Jamil Acruche, será realizado neste sábado, dia 20, na Rua Francisco Rangel de Abreu, próximo ao Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro da cidade, e tem início às 16h.

O evento reunirá praticantes de Skates do município e também das cidades de Campos dos Goytacazes e de Cardoso Moreira na modalidade long board. Após a apresentação haverá musica com o Rapper Miguel Fiúza.

Nesta sexta-feria, 19, o skatista Jamil Neto esteve na Rádio São Francisco FM na companhia do Pastor Jamil e do jovem Dione Miranda, que integram a equipe organizadora do evento. Na ocasião eles agradeceram o apoio do Poder Público e convidaram a comunidade e desportistas para prestigiar o evento. 

 – A realização desse encontro prova o surgimento de uma nova cultura esportiva em nossa cidade, merecendo nosso apoio e incentivo – destacou o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Noel Júnior, lembrando que existe o projeto para a construção de áreas para a prática do skate em São Francisco. (Da redação com Ascom SFI)

“Não existe lei boa se não houver fiscalização”, diz autor da Lei Seca em visita a São Francisco



O deputado federal Hugo Leal do PSC, autor do projeto da Lei Seca, visitou, nesta sexta-feira, 19-04, o município de São Francisco de Itabapoana. O parlamentar cumpriu uma agenda de reunião de trabalho, começando pela visita à sede da Amprasc - Associação dos Moradores e Amigos de Santa Clara, onde chegou por volta das 8h30m e teve um encontro com a comunidade e vereadores.

Na saída da reunião na sede da Amprasc Hugo Leal conversou com a reportagem da Rádio São Francisco FM  e do Blog. Sobre a Lei Seca disse que já está incorporada em nossa realidade, mas fez uma ressalva sobre a aplicabilidade da Lei. Não existe lei que dê certo se não houver fiscalização. Nossa aposta continua sendo numa fiscalização efetiva, disse.

Para o deputado, quando temos uma lei boa, uma fiscalização  isenta  e parcial sem ver nomes e sobrenomes os  resultados são bons. Só no Rio de Janeiro, após a implantação da Lei Seca, foi reduzido em 35% o numero de acidentes, revelou.

Hugo Leal disse que vê a Lei Seca se espalhando pelo Brasil, mas admite que  haja muito o que se fazer. Precisamos interiorizar a Lei, levar esta cultura da não violência do trânsito, a cultura da conscientização e da cidadania para todo o Brasil, comentou.

Sobre mobilidade urbana comentou que o caminho é investir na melhora do transporte coletivo nas cidades, tendo em vista o aumento da frota de veículos. “Não podemos apostar no crescimento do País só através da produção de veículos. Temos que apostar no crescimento do Brasil através do transporte público eficiente, alertou o deputado que salientou ainda a necessidade de encerrar de vez o monopólio que existe na área de transporte público. “Estamos hoje em outra fase e o transporte urbano é a grande alternativa que o pais, mas para que tudo isso aconteça é necessário abrir a concorrência para que surja um melhor transporte coletivo”.

Antes de se tornar deputado federal, Hugo Leal ocupou a presidência do Detran-RJ entre 2003 e 2005.

Sinalização da Rodovia RJ-224

Ao final da reunião o deputado foi interpelado pelo morador de Santa Clara, José Manoel Bento de Souza, que indagou do deputado se concordava que a RJ-224, que liga Travessão de Campos a São Francisco de Itabapoana, está mal sinalizada, com faixas apagadass e tachões sinalizadores desgastados, já sem função.

O deputado concordou, e disse que sem dúvidas conhece esta rodovia, que à noite é extremamente perigosa. Se a gente puder atuar, vamos levar o assunto ao prefeito Pedrinho Cherene e ao DER da necessidade da reivindicação.

Agenda apertada, após reunião na Amprasc o deputado com os vereadores e comitiva seguiu para o Gabinete do prefeito Pedrinho Cherene, que também é do PSC.

O prefeito já esteve em Brasília e tem muitas verbas disponíveis nos Ministérios. Estarei com o prefeito, já executando algumas ações do governo federal no município, concluiu.

Também estiveram presentes, os vereadores Claudinho Viana (PSC), que preside o Legislativo, Marcelo Garcia (PSDB), Raliston Souza (PSC), Alexandre Barrão (PSDC), Yara Cinthia (PMDB), Fabinho do Estaleiro (PSDB), Pachola (PSC) e Marquinho de Santo Amaro (PR)

O presidente da Amprasc, Rafael Oliveira disse que a reunião atingiu seu objetivo.

 (Confira aqui o áudio da entrevista com o deputado federal Hugo Leal e o presidente da Amprasc Rafael Komilão )


Emendas parlamentares discutidas entre prefeito Pedrinho Cherene e deputado Hugo Leal


O Prefeito Pedrinho Cherene se reuniu na manhã desta sexta-feira (19/04), na sede da prefeitura, com o Deputado Federal Hugo Leal. Na pauta, assuntos relacionados à recuperação de emenda parlamentar perdida pelo município na administração anterior, mais precisamente no ano de 2009, e outra que está em andamento.

 Com direcionamento para o setor agrícola e valor total de 650 mil reais, as duas emendas englobam o fortalecimento da produção de abacaxi no município, com a instalação de uma packing house (casa de embalagem da fruta) e, também, a construção de um viveiro de mudas próximo à entrada da cidade.

O prefeito Pedrinho Cherene discutiu com o parlamentar, também, a possibilidade de uma emenda de bancada direcionada à conclusão de obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola, que se encontram paralisadas há mais de dois anos, e emendas individuais para construção de creche e aquisição de tratores.
– O município hoje não conta com recurso necessário para a continuação dessa obra, iniciada pela administração anterior e que queremos concluir. Durante meu encontro com o deputado deixei claro essa necessidade e esperamos conseguir a verba nesse sentido – destacou o prefeito.

Assuntos referentes a propostas já cadastradas no Governo Federal, pleiteando investimentos dos ministérios do Turismo, do Esporte, das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), também estiveram na pauta da reunião.


Campanha de vacinação contra a gripe se intensifica neste sábado (20)


Neste sábado (20/04) a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana irá intensificar o trabalho de imunização contra a gripe. Além de manter 19 pontos de vacinação abertos das 9h às 17h, a secretaria também disponibilizará a Unidade Móvel de Saúde que ficará na praça principal da cidade. A intenção é facilitar o acesso das pessoas.

A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que teve início nesta semana. A meta é imunizar crianças de seis meses a dois anos, gestantes, adultos acima de 60 anos, além de puérperas - mulheres no período pós-parto - e portadores de doenças crônicas que comprovem por via de indicação médica a necessidade.

Em São Francisco já foram disponibilizados cerca de 6 mil doses para as pessoas que pertencem aos grupos prioritários. A vacinação irá prosseguir até o dia 26 de abril.

- Para a Campanha contra a gripe a secretaria mobilizou diversos profissionais da área. Estamos fazendo a nossa parte. Esperamos que as pessoas compreendam que é importante estar imunizado para evitar complicações da saúde”, disse o Coordenador Municipal de imunização, Cristiano Luís Ribeiro de Souza.intensifica ação para combater a gripe.

Ascom-SFI

EMTRANSFI oferece capacitação para agentes de fiscalização de trânsito



Na tarde da última quarta-feira(17/04), a Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (EMTRANSFI) aplicou prova para os 13 agentes de fiscalização que atuam no município. A avaliação é para conclusão do 1º módulo do curso.

A capacitação é uma exigência do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) que determina que osprofissionais que atuam nesta áreapassem por um curso preparatório com carga horária mínima de 120 horas.

Ao todo, são seis módulos que oferecem informações para a melhor atuação dos profissionais. O primeiro foi sobre Legislação de Trânsito. Os próximos incluem disciplinas como Engenharia de Tráfego, Primeiros Socorros e Direção Defensiva.

De acordo com dados da EMTRANSFI, São Francisco está 133% acima da média nacional de mortes por acidente de trânsito. A estatística precisa diminuir e o órgão está engajado neste sentido.

Segundo o presidente da EMTRANSFI José Amilton Barreto, o perfil dos agentes é, sobretudo, de abordar os motoristas, sempre com caráter pedagógico. “Nossas abordagens até hoje têm sido sempre com a finalidade de conscientizar os motoristas sobre suas responsabilidades no trânsito. Continuaremos assim, mas caso seja necessário, os infratores reincidentes serão notificados,” informou o presidente.

Frota com novo visual – Os dois carros que ajudam os agentes no trabalho das ruas estão com um novo visual, objetivando dar maior identidade e possibilitar que a população reconheça os veículos que pertencem aos órgãos públicos.

Ascom-SFI

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Porto do Açu: empresas desmentem nota publicada na Veja

A LLX e a OSX esclarecem que é inverídica e infundada a informação divulgada pela coluna Holofote, da revista Veja desta semana. Nunca houve e nem há qualquer problema com as fundações ou edificações do estaleiro. As empresas informam que todas as obras realizadas no Superporto do Açu e no estaleiro da OSX no Açu são baseadas em rigorosos estudos, elaborados por renomadas empresas de engenharia no Brasil e exterior.


Todo o processo de estaqueamento e fundações realizado no estaleiro da OSX, assim como os estudos geotécnicos e os projetos são desenvolvidos por empresas altamente qualificadas. Importante ressaltar que todas as empresas e profissionais envolvidos nos projetos e na execução registraram as respectivas responsabilidades técnicas no CREA através das ARTs.
As empresas reforçam que as obras do Superporto do Açu e do Estaleiro da OSX seguem em ritmo avançado, com operação prevista para este ano. (Blog do Porto do Açu )

Assalto à mão armada em SFI



Quatro elementos, dois deles armados, assaltaram na noite desta quarta-feira, por volta das 23 horas, o Bar e Mercearia da Manza na localidade de Volta Redonda, Bairro distante cerca de dois quilômetros do centro São Francisco de Itabapoana, de propriedade do casal Valter Gomes Duarte, 57 anos, e Maria das Graças dos Santos.


O Bar e Mercearia está  localizado às margens  Rodovia Simão Mansur, 302. Segundo Valter, os elementos primeiro renderam sua companheira Maria das Graças, que ainda estava no interior do Bar e a conduziram até o interior da residência que fica atrás do Bar.

"Eu estava assistindo TV com as minhas duas netas, por volta das 23 horas,  quando fui surpreendido pelos quatro elementos conduzindo minha companheira Maria das Graças até a sala, onde eu também fui rendido. Percebi que dois deles estavam  armados com pistolas", contou na Polícia Civil o comerciante Valter.

Em seguida todos foram levados para o banheiro. Valter ainda tentou fugir, mas acabou levando uma coronhada na cabeça.

A ação foi rápida e, após o roubo, o casal constatou que eles levaram R$4.300 em espécie, dois celulares, talão de cheque, seis anéis em ouro, um cordão de ouro. Fugiram em um veículo Gol prata, cuja placa não foi anotada. Os elementos são três da raça negra e um branco e não utilizavam toucas ninjas nem outro disfarce para praticarem o roubo, levando a Polícia Militar a suspeitar que sejam bandidos de outra cidade.

Opinião do Blog


Como sabemos, a divisa do Espírito Santo com o Estado do Rio, onde está o município de São Francisco de Itabapoana está desguarnecida sem nenhum policiamento. Um prédio que funcionava como órgão fiscalizador com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo foi desativado há cerca de 10 anos. Também o trailer da Polícia Militar do Estado do Rio, que dava plantão na cabeceira da ponte sobre o Rio Itabapoana, também foi desativado.

A falta de segurança na divisa e os constantes roubos e assaltos no município tem preocupado os moradores que apelam para as autoridades.

O assunto já foi por diversas vezes abordado na Radio São Francisco FM e no Blog do Paulo Noel. Recentemente, na Câmara Municipal, o tema também foi abordado com os vereadores assumindo o compromisso de incentivarem a volta do Conselho Comunitário de Segurança Pública.

Em nossa opinião, o município por ter várias rotas de fuga para os bandidos, com destaque para a divisa dos dois estados, seria motivo mais do que suficiente para que os governos fluminense e capixaba tomassem alguma providência para reativar a guarda na divisa, bem como ampliar o número de viaturas e policiais na região. Seria de suma importância que as autoridades sanfranciscanas e Kennedenses provocassem o assunto junto aos governadores. Do jeito que está não dá para continuar. O Blog tem informações que até a localidade de Travessão de Barra não conta com uma viatura disponível para os PMs, no DPO local. Isso é uma vergonha.       

GAT I apreende mídias piratas em SJB


Policiais Militares do 8 º BPM voltaram a apreender na tarde desta quinta-feira (18/04) mais mídias piratas. Desta vez a apreensão aconteceu na Rua Jõao Francisco de Almeida, no município de São João da Barra. No total foram apreendidos 1.065 unidade de CD´s e 500 DVD´s piratas. Um elemento foi detido e encaminhado para a 145ª DP.

Ainda nesta tarde, Policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT I ) prenderam três elementos por associação ao tráfico de drogas na comunidade da Coroa, em Campos. Com os elementos foram encontradas 50 pedras de crack. A ocorrência está sendo registrada na 146ª DP.

Marinha Mercante abre 270 vagas para cursos


Há vagas para a Capitania dos Portos de São João da Barra

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha Mercante abriu as inscrições do processo seletivo para 270 vagas para o curso de formação de aquaviários e para o curso de adaptação para aquaviários. A remuneração não foi informada.

No curso de formação, as vagas são para moço de convés e moço de máquinas. Já no curso de adaptação, as vagas são para cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde.

São 90 vagas para a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, 60 para a Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, 30 para a Agência da Capitania dos Portos em  Cabo Frio, 30 para a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis, 30 para a Delegacia de Capitania dos Portos em Macaé e 30 para a Agência da Capitania dos Portos em Paraty.

As vagas serão preenchidas obedecendo-se aos seguintes critérios: para os cursos CFAQ-I C e CFAQ-I M serão destinadas aos candidatos indicados por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima, em ordem de prioridade, por elas estabelecidas, e para o curso CAAQ-I CT/S, 90% serão para os candidatos indicados em ordem de prioridade, por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima e 10% para candidatos inativos da Marinha do Brasil (MB), desde que possuam os requisitos de escolaridade.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível fundamental completo para as vagas de moço de convés, moço de máquinas, nível médio para auxiliar de saúde e nível médio/ técnico para enfermeiro, alem de ter idade mínima de 19 anos em 9 de abril de 2013.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de abril pelo site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa é de R$ 8.

Sendo o moço de convés e o moço de máquinas aquaviários do 1º Grupo - marítimos, conforme definido no RLESTA, aprovado pelo Decreto Nº 2.596/1998, o processo seletivo não se destina ao provimento de cargo, emprego ou função pública, assim como ao ingresso, como militar, na Marinha do Brasil. O processo seletivo visa apenas definir a classificação do candidato. Consequentemente, não é concurso público.

As provas objetivas estão previstas para o dia 15 de junho. O teste de suficiência física será em 1º de julho.

A data do início do curso ainda será divulgada.

Fonte: G1

Agricultura e Canabrava convidam produtores de cana para café da manhã neste sábado


A Secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana e a Usina Cana Brava convidam os produtores de Cana de Açúcar do município para um café da manhã, no próximo sábado, dia 20, às 9h, no Salão Ana Festas, no centro da cidade. Na oportunidade serão discutidos assuntos relacionados ao setor, como preço, melhora na forma de pagamento, entre outros.

Ascom-SFI


Senado torna crime venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos


Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje (17) projeto de lei que criminaliza a venda, fornecimento (inclusive gratuito), servir ou entregar bebida alcoólica a menores de 18 anos de idade. Apreciada em turno suplementar – segunda votação – a matéria segue para avaliação da Câmara dos Deputados.

A proposta aprovada na comissão, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), excluiu dispositivo da Lei de Contravenção Penal, datada da década de 40, que pune de forma mais branda a venda de bebida às crianças e adolescentes. O relator Benedito de Lira (PP-AL) destacou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) "já considera implicitamente" esse comércio como crime, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem determinado, com frequência, as punições com base na Lei de Contravenção Penal, que é a legislação em vigor. (Ag. BR )

"O senador Humberto Costa, no seu projeto de lei, diz que a iniciativa irá resolver controvérsia jurídica acerca de qual procedimento aplicar nos casos de venda de bebida alcoólica a criança ou adolescente: se o ato deve ser tratado como contravenção ou como crime", frisou o relator.

Os senadores estabeleceram que os vendedores ou fornecedores de bebida alcoólica processados e condenados pela Justiça deverão cumprir pena de dois a quatro anos de detenção. O projeto prevê multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil aos estabelecimentos comerciais punidos e estes ficarão interditados até a efetivação do pagamento.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

São Francisco ainda vive epidemia, mas crescimento da dengue foi menor na última semana


 Vinícius Berto - da redação

Larvas do mosquito aedes aegypti
Foram divulgados nesta quarta-feira, 17/04, os dados da 15ª semana epidemiológica da dengue em 2013 em São Francisco de Itabapoama. O município é um dos que atravessa epidemia da doença no Norte Fluminense. Apesar de continuar crescendo o número de casos suspeitos, é possível notar um crescimento menor da doença nesta última semana, quando comparado ao ritmo de crescimento da semana anterior. Entre a 13ª e 14ª semana de 2013 o número de casos notificados subiu 45%; enquanto da 14ª para a 15ª semana o crescimento foi de 19%.

Ao todo já são 691 notificações, ou seja, casos suspeitos. Já os casos confirmados somam 107. Os confirmados são aqueles pacientes submetidos a exame de sangue específico para dengue. Mas o diagnóstico preliminar é dado baseado no exame clínico associado com hemograma. Como a maioria dos pacientes evolui de maneira satisfatória, nem todos retornam para fazer a sorologia. Vale lembrar que esse exame de sangue específico só acusa a doença a partir do 6º dia do aparecimento dos sintomas.

A picada do inseto continua sendo um
risco para a saúde humana
A comunidade de Guaxindiba continua sendo a campeã em notificações com 105 casos, seguida de São Francisco (71), Barra do Itabapoana (65), Praça João Pessoa (65), Gargaú (62), Santa Clara (54), Morro Alegre (29), Ilha dos Mineiros (28), Sossego (15) e Travessão de Barra (13). Há outras comunidades com numero mais baixos de notificações.

“Continuamos notificando muitos casos, mas a tendência com a mudança no clima é ir diminuindo a incidência da doença”, disse Kettiane França, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Francisco de Itabapoana. A população deve continuar atenta, eliminando locais com água parada. As denúncias de focos do mosquito transmissor podem ser feitas à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 2789-0606. 

Comunidade de Imburi promove festa em homenagem a São Jorge



Clique no programa para ampliá-lo
A comunidade de Imburi de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana, promove, entre 19 e 23 de abril, a festa em homenagem a São Jorge, padroeiro da localidade. Durante os cinco dias, haverá uma vasta programação social e religiosa. O evento é organizado pela comunidade local e tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

No primeiro dia da festa, 19, a parte social conta com shows de Gilmar Sanfoneiro e Amigos do Forró, a partir das 22h. Dia 20, às 19h a programação começa com Procissão e Levantamento do Mastro, logo após celebração da palavra com o Diácono Ivo, da Paróquia de São Francisco. Às 21h está previsto o show com Júlio e Maycon.

Dia 21, logo pela manhã, às 10h, começa a Cavalgada saindo do Portal da Cidade. Às 12h, será realizado almoço beneficente, pelas obras da Capela da localidade e show com Amigos do Forró. À noite, às 18h30, Santa Missa celebrada pelo Padre Lucas Mendes e, em seguida, Leilão de Animais. Na parte social, show com Sandro Balli.

Dia 22, às 19h30, santa missa celebrada pelo Padre José Silvio Lemos Coquito, e ainda evangelizashow com Ministério Pequeninos do Senhor.

O dia oficial da festa, 23, começa bem cedo, às 5h, com alvorada. Às 9h, manhã de lazer organizada pelo Grupo Jovem e, às 10h, Corrida ciclística. Às 15h, reza do Rosário. Às 18h30, Procissão pelas ruas da localidade, missa celebrada novamente pelo Padre Lucas e em seguida encerramento com evengelizashow e com ministério Novo Céu.

Ascom

Criança abusada sexualmente em SJB. Homem suspeito foi detido



Autor do crime seria marido da avó materna do menino de cinco anos
 Foto do Blog de Fabrício Nani.
Um homem de 38 anos foi detido suspeito de abusar sexualmente de uma criança de cinco anos, na noite desta terça-feira (16/04), na localidade da Chatuba, no município de São João da Barra.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu na casa da avó materna da criança, por volta das 9h. O suspeito R.A.A.A., que seria marido da avó da criança, aproveitou a ausência de outras pessoas na casa para cometer o abuso.

Ainda segundo a PM, a avó paterna do menino descobriu o crime à noite quando na hora do banho a criança reclamou de dores e ardência. Ela levou a vítima no Posto de Urgência e acionou a polícia.


O exame de corpo de delito feito no instituto Médico Legal (IML) de Campos confirmou o abuso. O suspeito foi detido por volta das 20h e encaminhado para a 145ª Delegacia Legal (SJB), onde a ocorrência foi registrada. (Do site URURAU  que buscou informações no Site SJB Online 

Divulgada foto.   
Portal OZK divulga foto do homem suspeito de estuprar menor em São João da Barra. Ricardo Alexandre Andrade do Amaral, 39 anos já está na casa de custódia em Campos dos Goytacazes. Ele não falou com a imprensa e disse na 147º DP Legal de São João da Barra que só fala em juízo.


Vestibular e pré-vestibular do Cederj com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para o vestibular meio de ano e o pré-vestibular do Consórcio Cederj. As inscrições para o vestibular vão até 12 de maio; já para o curso pré-vestibular terminam no dia 23 de abril. O blog disponibiliza os links abaixo.

Os cursos oferecidos são na modalidade educação à distância, e em regime semipresencial. O Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro, oferece agora cinco cursos de graduação, com a vinda do curso de Licenciatura em Química.

Confira os cursos:

-Licenciatura em Ciências Biológicas - UENF
-Licenciatura em Letras - UFF
-Licenciatura em Matemática-UFF
-Licenciatura em Pedagogia- UNIRIO
-Licenciatura em Química – UENF

Segundo o edital do pré-vestibular, o curso intensivo será ministrado no Colégio Estadual São Francisco de Paula. Serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para alunos oriundos de escolas estaduais e 30 para a comunidade.

Links:


Divulgada relação de contemplados com vagas para cursos do Pronatec/Senac


A Secretaria municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social divulgou nesta segunda-feira (15/04) a lista dos contemplados com as vagas dos cursos do Pronatec/SENAC de Auxiliar Administrativo (40 vagas) e camareiro (a) em Meios de Hospedagem (25 vagas), além dos respectivos cadastros de reserva.

A data, local e horário da Aula Inaugural serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 19 de abril. Os contemplados com as vagas poderão entrar em contato neste dia com a Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social - telefone (22) 2789-1166 - em horário comercial, ou acessar o site da Prefeitura municipal www.pmsfi.rj.gov.br para obter essas informações.

Durante a Aula Inaugural haverá, também, a confirmação das matrículas. Havendo desistência será utilizado o cadastro de reserva. Veja aqui a relação.

Reunião para aumentar a captação de leite em São Francisco



O Secretário de Agricultura de São Francisco de Itabapoana, Edmar Henriques, e o vice-prefeito do município Amaro Barros - que na ocasião representou o prefeito Pedrinho Cherene - se reuniram nesta terça-feira (16/04) com o diretor-presidente da Cooperativa de Laticínios Selita, José Onofre Lopes. E entidade tem pretensões de aumentar a captação de leite no município que atualmente gira em torno de 89 mil litros/mês e ainda instalar uma unidade de processamento.

- A Selita tem nome e qualidade. Ela quer trabalhar em parceria com o produtor, pois há interesse em instalar uma unidade em São Francisco. Tudo vai depender da fidelidade e do acolhimento do pecuarista. Com isso todos saem ganhando, porque a cooperativa vai aumentar sua produção e o produto ficará isento do ICMS, já que o leite será industrializado dentro do Estado do Rio de Janeiro - disse José Onofre.

Durante a reunião, foram ainda destacados pelo diretor-presidente da Selita, alguns benefícios que o produtor poderá ter em caso de fidelidade. “Através do fornecimento de leite, o pecuarista terá 13º referente a sua contribuição anual, incentivos financeiros de até 5 mil sem juros, descontados durante o fornecimento de leite e garantia de melhor aposentadoria, entre outros”.

- O êxodo rural tem sido recorrente em nossa região. Muitos abandonam o campo para outras profissões. Precisamos oferecer incentivos ao produtor para ele se fixar no campo”, afirmou o secretário Edmar Henriques.

A Selita possui 75 anos de fundação. A captação de leite é de aproximadamente 8 milhões de litros/mês, entre os mais de 1800 associados. Sua sede fica localizada no município de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. A intenção é que a empresa passe a captar 50 mil litros/dia em São Francisco.

Ascom-SFI

Terceiro caso de morte por gripe H1N1 é confirmado em São Paulo



São Paulo – A prefeitura de São José do Rio Preto, no interior paulista, confirmou hoje (16) a morte de um homem de 54 anos em decorrência de gripe influenza A (H1N1) – gripe suína. A vítima, que estava internada na Santa Casa de Misericórdia da cidade desde o último dia 8, não tinha outras doenças pré existentes. É o terceiro caso de morte em decorrência da gripe no estado de São Paulo em 2013.

Foram registradas mortes também na capital paulista e em Catanduva. No estado, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado hoje (16), existem 36 pessoas com gripe em estado grave (Síndrome Respiratória Aguda Grave): 18 delas com influenza A e 18 com influenza sazonal. Em 2009, período em que houve a pandemia da doença, o estado de São Paulo registrou aproximadamente 12 mil casos de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e aproximadamente 600 mortes.

Em vigor desde ontem (15), a campanha de vacinação objetiva o público alvo especifico : idosos com 60 anos de idade ou mais, gestantes, crianças de 6 meses até 2 anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas, profissionais de saúde, mulheres puérperas (deram à luz em até 45 dias), e presidiários.

Além de imunizar a população contra a influenza A, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos de gripe: a influenza A (H3N2) e influenza B. ( Ag. Br )

Camarão apreendido em São Francisco doado a instituições beneficentes

Foto enviada pela Ascom SFI.

Instituto Pinókio, Ong Arco Íris de Luz e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foram as entidades de São Francisco de Itabapoana beneficiadas com 700 quilos de camarão apreendidos na praia de Gargaú. A distribuição foi realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente na tarde desta terça-feira aos representantes de cada uma das três entidades.

Conforme o Blog anunciou, a apreensão aconteceu no início da tarde de segunda-feira (16/04) e foi realizada por policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Desengano (UPAM-PMERJ), com apoio do Grupamento Ambiental de São Francisco de Itabapoana. A ação é baseada na Lei Federal 9.605/98, art. 34, referente à pesca do camarão no período do defeso.
Na ocasião, foram encontrados, dentro do frigorífico, camarões limpos e ainda não congelados, outros sendo limpos e alguns com casca.
 De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, não se pode admitir a pesca do camarão ou de qualquer outra espécie no período do defeso, sob pena da escassez desse pescado no município, como aconteceu com o peruá.

- O período de defeso é o tempo em que as atividades de pesca esportivas e comerciais ficam vetadas. Este período é estabelecido pelo Ibama de acordo com o tempo em que os animais se reproduzem na natureza, visando a preservação das espécies e a fruição sustentável dos recursos naturais – destacou.

Ainda de acordo com o secretário, a atuação dos agentes do GAM foi legítima  e cumpre uma de suas prerrogativas que é a fiscalização. Esperamos que ações como esta produzam efeito ao menos pedagógico e que haja a colaboração da maioria, pois assim não atingiremos o chamado ponto crítico, o colapso da pesca. Respeitando os defesos, damos oportunidade para a natureza se recuperar”, finalizou o Secretário de Meio Ambiente. (Matéria produzida pela Ascom SFI) 


terça-feira, 16 de abril de 2013

Superporto Açu: previsão é que a operação do terminal de minério de ferro seja iniciada no segundo semestre de 2014


Instalação de máquinas para transporte de minério de ferro no Superporto do Açu

Mais de 60% da montagem das máquinas que farão empilhamento, recuperação e embarque de minério de ferro já foram executadas no Superporto do Açu. No terminal, já estão montadas duas empilhadeiras de minério, cada uma com aproximadamente 500 toneladas e capacidade de empilhamento de 3.400 toneladas por hora.

Também já foi montada uma recuperadora pesando 1.250 toneladas e com capacidade de movimentação de 10.000 ton/h de minério de ferro, que será a responsável pela movimentação do minério dos pátios para os navios. Além disso, cerca de 55% das correias transportadoras que farão a movimentação do minério de ferro já estão instaladas. No total, 8,3 quilômetros de correias serão instaladas no Açu. (Ascom Porto do Açu )


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Polícia Militar Ambiental apreende 700 quilos de camarão em frigorífico de São Francisco de Itabapoana


Segundo a polícia civil, o camarão apreendido foi doado a instituição do menor  Pinókio.

Uma denúncia anônima de comercialização de camarão no período de defeso da espécie, levou a Polícia Militar Ambiental até o Bairro de Buraco Fundo na  Praia de Gargaú no litoral de  São Francisco de Itabapoana (RJ) onde foi apreendido do frigorifico do Bruno Dias da Silva 700 quilos do pescado.

Os policiais chegaram a Gargaú por volta das 14 horas desta segunda-feira para verificar a denúncia do comércio ilegal do camarão no período do defeso que começou em 1º de março e vai até 31 de maio. Segundo ocorrência policial registrada na 147º DP Legal de São Francisco de Itabapoana, ao chegar ao local a Polícia Ambiental constatou a veracidade da denúncia.

O administrador e dono do frigorifico não estava no local e segundo funcionários estaria no Rio de Janeiro a serviço para receber um pagamento.

O camarão apreendido em sua maior quantidade estava descascado acondicionado em varias caixas de isopor, e, segundo apurou o Blog  foi destinado a Instituição do Menor Pinókio na praia de Guriri e a Ong Arco Iris de Luz em São Francisco de Itabapoana.

As marisqueiras e as funcionárias que trabalham descascando camarão no frigorifico foram  levadas até a 147º DP Legal de São Francisco de Itabapoana, após prestarem depoimentos foram liberadas.

A operação contou com a colaboração da Guarda Municipal Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. 

Madrugada de segunda-feira violenta em SJB


Homem morto com sete facadas e degolado em Grussai
 Foto:  Paulo Pinheiro/SJB Oline.

Na madrugada desta segunda, 15, na Praia de Grussaí em SJB, um homem foi morto com sete facadas e degolado em Grussaí. Segundo o site SJB Oline, o homicídio aconteceu na rotatória da avenida Liberdade, próximo a um restaurante e imobiliárias.

José Jorge Gonçalves Rangel, 49, conhecido como Zé Baratinha, era morador de Cajueiro e vendedor de peixes. Segundo o filho da vítima, Zé Baratinha tinha hábito de beber e a família não sabia que ele estava em Grussaí. Só ficou sabendo quando a notícia chegou que ele estava morto.

O acusado de ter cometido o crime, D. C. P. , 28, é do Rio de Janeiro, e estava morando em Grussaí trabalhando  na profissão de pintor. Segundo o colega de quarto de Dario, ele teria falado que tinha matado um homem a facadas. Ele esperou 30 minutos e só depois desceu e constatou o crime.

Através das imagens da câmera do circuito de monitoramento do restaurante, , a Polícia chegou ao autor do crime que está detido na 145° Delegacia de Polícia de São da Barra. Ele já tem passagem pela Polícia. (Da redação com informações do SJB Oline )

Bueiro aberto: armadilha para o pedestre em SFI



 Um bueiro sem o tampão, na Rua de acesso a Avenida Edenites da Silva Viana  em frente a um laboratório de analise clínica no centro da cidade, transformou-se em uma armadilha para os transeuntes. O internauta Fernando Silva fez as imagens enviando ao Blog. Há uma suspeita de que a tampa teria sido furtada. De qualquer forma fomos informado que  a Emtransf Empresa Municipal de Trânsito de SFI já sinalizou o  local até que seja providenciada uma nova tampa para o bueiro. Felizmente, até o momento não houve acidentes.  







Terminal portuário no litoral sanfranciscano: Blog abordou o assunto em novembro de 2011



O Blog do Paulo Noel já abordava este assunto do terminal portuário para São Francisco de Itabapoana em novembro de 2011.

Confira aqui no link 

Foto divulgação,  ilustrativa de um Terminal Portuário
 em Florianópolis SC
Uma embarcação de médio porte navegando próximo à costa, entre as praias de Guaxindiba e Lagoa Doce chamava atenção dos moradores.

O Blog apurou que a presença da embarcação em novembro de 2011, no litoral de São Francisco de Itabapoana, entre Guaxindiba e Lagoa Doce, na verdade era um barco de sondagem que desenvolvia um trabalho de batimetria, medição da profundidade dos oceanos.

Segundo fontes do Blog, esse levantamento objetivava a viabilização de um novo porto, de menor porte, que poderia ser instalado em São Francisco de Itabapoana. Esse terminal teria como principal finalidade o fornecimento de água potável para os navios que irão circular pela região. O empreendimento atenderia a demanda futura dos portos em construção, além de poder ser utilizado pela indústria do petróleo e gás.

Terminal Portuário será instalado em São Francisco de Itabapoana



O Terminal Portuário Offshore Canaã é um empreendimento que visa atender e dar apoio à exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia de Campos, com possibilidade de alcançar também as Bacias do Espírito Santo e de Santos.

O empreendimento, que contém um centro comercial, um condomínio industrial e um TUP – Terminal de Uso Privado Exclusivo, que tem 900.000m2 de retro-área, será lançado em São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, este empreendimento encontra-se em fase de aprovações e tem lançamento previsto para 2013 e entrega prevista para 2017.

Os pontos fortes do empreendimento são: localização privilegiada, ótima infraestrutura, ampla malha de acesso ao local, facilidade, agilidade e independência nas operações portuárias, projeto e construção de instalações específicas para cada cliente, disponibilidade de mão de obra na região, baixo custo na logística de apoio à operação “Offshore”, água própria, a menor carga fiscal, e a melhor legislação para a instalação de uma empresa no Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, a área onde será instalado o empreendimento tem 1.313.400m2, com 1.000 metros de frente para a rodovia e 1.500m de frente para o mar, comportando assim o arrendamento de grandes áreas para a instalação de um “pool” de empresas âncoras (operadoras de petróleo, empresas proprietárias de embarcações, empresas de logística, etc.), um condomínio industrial para empresas de suporte a esta atividade, além de um condomínio comercial de apoio ao empreendimento.

Por ser um TUP o Terminal Portuário Offshore Canaã não precisa cumprir as regras legais, que são obrigatórias aos terminais públicos e que são dispensadas aos privativos. Entre as principais limitações em terminais públicos estão a contratação obrigatória da mão de obra de um órgão gestor e o pagamento de tarifas à autoridade portuária.

Todas as características descritas acima fazem do empreendimento o melhor “Hub” de logística e atividades de apoio “Offshore” do Estado do Rio de Janeiro, atendendo as atuais necessidades do mercado e resolvendo grande parte dos problemas que existem atualmente neste segmento, a custos competitivos.

MISSÃO
Oferecer acesso ao mar através de infraestrutura portuária e de logística integrada para o segmento de apoio offshore, com qualidade, segurança, eficiência e economicidade, respeitados a cidadania e o meio ambiente, contribuindo, em última instância, para o desenvolvimento socioeconômico do País e da cidade de São Francisco de Itabapoana

VISÃO
Ser a melhor opção de apoio logístico para a atividade offshore da indústria de O&G da região, de forma a oferecer a mais eficiente e econômica infraestrutura portuária e de serviços de logística integrada no mercado em que atua. ( Fonte: Site http://www.terminalcanaa.com.br  - Canaâ Terminal Portuário Offeshore ) 

domingo, 14 de abril de 2013

São Francisco de Itabapoana vai ganhar posto de gás veicular


Esperado pelos proprietários de veículos movidos a gás há muito tempo, São Francisco de Itabapoana receberá primeiro posto de abastecimento de Gás Natural Veicular. A informação foi passada no sábado, durante o programa Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM, pelo deputado estadual João Peixoto do PSDC.

Segundo o deputado a implantação de um posto que passe a fornecer GNV, será de suma importância para a economia do município e dos usuários desde veículo.  “Além do motorista ter reduzido o valor do IPVA , o GNV vai ser extremamente importante para a cidade porque contribuirá para a redução da poluição e até do custo de vida. O gás poderá baixar o preço das corridas de táxi, passagens de ônibus, e custos de transportes de cargas”, diz o parlamentar. 

O Gás Natural Veicular (GNV), conhecido como combustível do futuro, é uma mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. É constituído predominantemente por metano (CH4) com teor mínimo em torno de 87%. Ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.

A queima do GNV é reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. Por não possuir enxofre em sua composição, a queima do Gás Natural não lança compostos que produzam chuva ácida quando em contato com a umidade atmosférica, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população

Governador visita Região e volta a falar sobre início das obras da ponte João Figueiredo



Será que desta fez sai mesmo? Obras da Ponte João Figueiredo previstas para ter início em maio

Fotos: Ururau.
Será que desta vez vai sair do papel o projeto da ponte ligando São Francisco de Itabapoana a São João da Barra? É que o assunto voltou a ser destaque na imprensa tendo em vista a visita do Governador Sergio Cabral a Região quando participou da reinauguração no final da tarde de sexta-feira (12/04), de uma fábrica de sucos de frutas no trecho entre Campos e São Fidelis. A nova fábrica foi instalada no mesmo prédio da antiga Bela Juana  




Segundo o site Ururuau, após a solenidade de reinauguração e discursos, Sérgio Cabral falou com a imprensa e destacou mais investimentos na região; o momento vivido pelo empresário Eike Batista, com o empreendimento do Superporto do Açu; e ao lado de Pezão, confirmaram para o mês de maio, o início das obras orçadas em R$ 125 milhões, da Ponte João Figueiredo, que ligará os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra.

Ao ser indagado sobre novos investimentos na região, Cabral destacou ainda R$ 600 milhões para o Norte e Noroeste para 'acabar de vez' com as enchentes.

Cabral ainda falou dos royalties do petróleo e afirmou estar confiante na decisão favorável aos produtores, por parte do Supremo.


Ponte vai ligar a cidade de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra.
 



Parece que dessa vez a obra da Ponte João Figueiredo vai sair do papel. A nova previsão é de que as obras terão início em maio. As intervenções são um sonho antigo tanto dos moradores de São João da Barra, quanto de São Francisco de Itabapoana, cidades que passarão a estar interligadas. A informação foi dada pelo governador Sérgio Cabral, na sexta-feira (12/04), durante a reinauguração da fábrica de sucos do Grupo Arbor Brasil.

“Já está em processo de licitação a ponte que liga São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, uma obra estrutural para a região em termos de logística que vai beneficiar toda a região”, disse Cabral.

Com relação ao início das obras, o vice-governador e secretário de Obras, Pezão falou que o processo tramita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aguardam o parecer para ser realizada a licitação. “Acredito que até o meado de maio esteja pronta para licitar, estando acertando os últimos detalhes do edital. O dinheiro está na conta só esperando o TCE. A ponte e o acesso devem ficar em torno de R$ 125 milhões”, revelou Pezão.

No dia 14 de fevereiro de 2013, foi publicado no Diário Oficial (DO) do Estado o edital de licitação para a construção da Ponte João Figueiredo. Na época o orçamento oficial ficou em R$ 124 milhões. Porém, no dia que estava marcado para ser o da abertura dos envelopes o DO cancelou a licitação. Segundo a publicação, a concorrência foi adiada por ordem do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sem data para acontecer.

PONTE – A ponte terá pouco mais de 1.344 metros de extensão por 16,20m de largura. O projeto atual substitui o original, que teve início em 1981, mas foi paralisado por questões ambientais. A ponte vai encurtar o caminho entre os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana em aproximadamente 100 quilômetros.

Os pilares da nova obra serão construídos no entroncamento da BR-356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu. Como os pilares antigos não puderam ser usados, a ponte ficará na direção do trevo que dá acesso ao Complexo Portuário. Haverá a desapropriação de terras até a margem do Rio Paraíba do Sul, que é por onde a ponte passará.

Varias autoridades participaram da reinauguração da nova fábrica de sucos, além do governador, autoridades políticas, como o vice-governador Luiz Fernando Pezão; o secretário de Agricultura, Christino Áureo. Também estiveram presentes prefeitos de municípios vizinhos como de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino; de São Fidélis, Fenemê; de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene; de Italva, Leozinho; de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal e o vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão representando a prefeita Rosinha Garotinho. O presidente do Grupo MPE, Renato Abreu, que lançou o projeto Bela Joana há 12 anos, também esteve ao lado do governador.

O deputado federal Paulo Feijó, e os estaduais João Peixoto e Roberto Henriques também marcaram presença, assim como os ex-prefeitos Armando Carneiro, de Quissamã, Carla Machado, de São João da Barra e de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira. Ainda foram vistas lideranças políticas, vereadores e ex-vereadores de toda região que compõem o grupo de apoio no governo do estado. (do site Ururau com redação)