sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Não existe lei boa se não houver fiscalização”, diz autor da Lei Seca em visita a São Francisco



O deputado federal Hugo Leal do PSC, autor do projeto da Lei Seca, visitou, nesta sexta-feira, 19-04, o município de São Francisco de Itabapoana. O parlamentar cumpriu uma agenda de reunião de trabalho, começando pela visita à sede da Amprasc - Associação dos Moradores e Amigos de Santa Clara, onde chegou por volta das 8h30m e teve um encontro com a comunidade e vereadores.

Na saída da reunião na sede da Amprasc Hugo Leal conversou com a reportagem da Rádio São Francisco FM  e do Blog. Sobre a Lei Seca disse que já está incorporada em nossa realidade, mas fez uma ressalva sobre a aplicabilidade da Lei. Não existe lei que dê certo se não houver fiscalização. Nossa aposta continua sendo numa fiscalização efetiva, disse.

Para o deputado, quando temos uma lei boa, uma fiscalização  isenta  e parcial sem ver nomes e sobrenomes os  resultados são bons. Só no Rio de Janeiro, após a implantação da Lei Seca, foi reduzido em 35% o numero de acidentes, revelou.

Hugo Leal disse que vê a Lei Seca se espalhando pelo Brasil, mas admite que  haja muito o que se fazer. Precisamos interiorizar a Lei, levar esta cultura da não violência do trânsito, a cultura da conscientização e da cidadania para todo o Brasil, comentou.

Sobre mobilidade urbana comentou que o caminho é investir na melhora do transporte coletivo nas cidades, tendo em vista o aumento da frota de veículos. “Não podemos apostar no crescimento do País só através da produção de veículos. Temos que apostar no crescimento do Brasil através do transporte público eficiente, alertou o deputado que salientou ainda a necessidade de encerrar de vez o monopólio que existe na área de transporte público. “Estamos hoje em outra fase e o transporte urbano é a grande alternativa que o pais, mas para que tudo isso aconteça é necessário abrir a concorrência para que surja um melhor transporte coletivo”.

Antes de se tornar deputado federal, Hugo Leal ocupou a presidência do Detran-RJ entre 2003 e 2005.

Sinalização da Rodovia RJ-224

Ao final da reunião o deputado foi interpelado pelo morador de Santa Clara, José Manoel Bento de Souza, que indagou do deputado se concordava que a RJ-224, que liga Travessão de Campos a São Francisco de Itabapoana, está mal sinalizada, com faixas apagadass e tachões sinalizadores desgastados, já sem função.

O deputado concordou, e disse que sem dúvidas conhece esta rodovia, que à noite é extremamente perigosa. Se a gente puder atuar, vamos levar o assunto ao prefeito Pedrinho Cherene e ao DER da necessidade da reivindicação.

Agenda apertada, após reunião na Amprasc o deputado com os vereadores e comitiva seguiu para o Gabinete do prefeito Pedrinho Cherene, que também é do PSC.

O prefeito já esteve em Brasília e tem muitas verbas disponíveis nos Ministérios. Estarei com o prefeito, já executando algumas ações do governo federal no município, concluiu.

Também estiveram presentes, os vereadores Claudinho Viana (PSC), que preside o Legislativo, Marcelo Garcia (PSDB), Raliston Souza (PSC), Alexandre Barrão (PSDC), Yara Cinthia (PMDB), Fabinho do Estaleiro (PSDB), Pachola (PSC) e Marquinho de Santo Amaro (PR)

O presidente da Amprasc, Rafael Oliveira disse que a reunião atingiu seu objetivo.

 (Confira aqui o áudio da entrevista com o deputado federal Hugo Leal e o presidente da Amprasc Rafael Komilão )


Nenhum comentário: