quarta-feira, 17 de abril de 2013

São Francisco ainda vive epidemia, mas crescimento da dengue foi menor na última semana


 Vinícius Berto - da redação

Larvas do mosquito aedes aegypti
Foram divulgados nesta quarta-feira, 17/04, os dados da 15ª semana epidemiológica da dengue em 2013 em São Francisco de Itabapoama. O município é um dos que atravessa epidemia da doença no Norte Fluminense. Apesar de continuar crescendo o número de casos suspeitos, é possível notar um crescimento menor da doença nesta última semana, quando comparado ao ritmo de crescimento da semana anterior. Entre a 13ª e 14ª semana de 2013 o número de casos notificados subiu 45%; enquanto da 14ª para a 15ª semana o crescimento foi de 19%.

Ao todo já são 691 notificações, ou seja, casos suspeitos. Já os casos confirmados somam 107. Os confirmados são aqueles pacientes submetidos a exame de sangue específico para dengue. Mas o diagnóstico preliminar é dado baseado no exame clínico associado com hemograma. Como a maioria dos pacientes evolui de maneira satisfatória, nem todos retornam para fazer a sorologia. Vale lembrar que esse exame de sangue específico só acusa a doença a partir do 6º dia do aparecimento dos sintomas.

A picada do inseto continua sendo um
risco para a saúde humana
A comunidade de Guaxindiba continua sendo a campeã em notificações com 105 casos, seguida de São Francisco (71), Barra do Itabapoana (65), Praça João Pessoa (65), Gargaú (62), Santa Clara (54), Morro Alegre (29), Ilha dos Mineiros (28), Sossego (15) e Travessão de Barra (13). Há outras comunidades com numero mais baixos de notificações.

“Continuamos notificando muitos casos, mas a tendência com a mudança no clima é ir diminuindo a incidência da doença”, disse Kettiane França, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Francisco de Itabapoana. A população deve continuar atenta, eliminando locais com água parada. As denúncias de focos do mosquito transmissor podem ser feitas à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 2789-0606. 

Nenhum comentário: