sábado, 2 de janeiro de 2021

VÍDEO morador arremessa enxada em prefeito durante posse



Caso aconteceu na cidade de Tabocas do Brejo Velho, Bahia. O homem ainda não foi identificado

 

Uma enxada foi jogada na direção do prefeito Flavio da Silva Carvalho (PP), eleito gestor da cidade de Tabocas do Brejo Velho, interior da Bahia, na manhã da última sexta-feira (1º). O atentado ocorreu durante a cerimônia de posse, e o objeto foi arremessado pela janela da Câmara Municipal, e não atingiu o alvo por pouco.

 

Segundo as primeiras informações, um indivíduo entrou pela porta dos fundos da Câmara, quando os agentes da Guarda Civil Municipal estavam na entrada principal. Durante o atentado, que foi registrado ao vivo, o suspeito jogou a enxada através de uma janela de vidro que quebrou na hora. O prefeito se assustou com o barulho e saiu às pressas.

Uma guarnição da 30ª CIPM fez rondas na região, mas o suspeito não foi encontrado. Já o prefeito, vítima da situação, fez uma publicação em suas redes sociais para informar que está bem e aguarda a resolução do caso pela polícia.


Fonte: site emtempo.com.br

 


Mesa Diretora do Legislativo sanfranciscano eleita por unanimidade

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana é composta por 13 vereadores. Durante a eleição da nova Mesa Diretora, na noite desta sexta-feira, 1º dia do ano de 2021, desde o presidente reeleito, o Cocóia, ao 2º Secretário, Renato de Roxinho, todos foram eleitos por unanimidade, numa demonstração de união dos vereadores e prestígio da prefeita Francimara Azeredo que teria dado as “bênçãos” para a indicação de Cocóia para presidente, segundo comentários nos bastidores da política em São Francisco de Itabapoana.

 

Quando começou a eleição, havia uma expectativa de quem seria o presidente. Com o resultado, ficou explicito que todos os vereadores já foram para a cerimônia de posse com seus candidatos previamente escolhidos nos bastidores políticos do município.

 

Isso demonstra união dos Poderes Executivo e Legislativo, poderes independentes, porém, harmônicos.

A Mesa Diretora ficou assim constituída.

Presidente:

Maxsuel Cerqueira Azevedo, o Cocóia (PSD), reeleito presidente do Legislativo sanfranciscano.

Vice-presidente

Alexandre Barrão (PSC).

1º secretário

Aroldo Leandro da Silva (PSC).

2º secretário

Renato Roxinho (Solidariedade).

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Conheça os novos secretários da prefeita Francimara Azeredo

Francimara deu posso aos secretários que vão compor seu governo

 

Franciléia Azeredo da Silva – chefe de gabinete

Joana Ribeiro Ramos – Secretária particular da prefeita

Ângela Rangel – Assessora especial de gabinete

Procurador Geral do Município - Dr. Jules Rimet

Subprocurador - Dr. Juliano Fernandes

Enaldo Vieira Barreto – Secretário de Agricultura

Daniel Oliveira Abílio – Subsecretário de Agricultura

Marcio Ribeiro Calixto – Turismo Indústria e Comércio

Gustavo Alves Ramos -  Secretário de Transporte

Luciano Coutinho – Emtransfi – Empresa Municipal de Trânsito

Thayna Rissa Ribeiro – Secretária Municipal de Saúde

José Renato Cunha da Silva – Secretário de Educação e Cultura

Artur Pessanha Leite Junior - Tesoureiro

Eberson Gomes Pires – Secretário de Administração

Júlio Cesar Nunes Barbosa – Licitação

Fabiano Pessanha Rangel - Controle Interno

Luiz Gonzaga da Silva (Luiz da Fazenda) – Secretário de Obras e Serviços Público

Domires Júnior (Pachola) – Secretário de Esportes

Alcenir Gomes de Souza (Teté) – Secretário de Pesca

Diego Gomes dos Santos – Assessoria de Comunicação

Luciana Soffiati – Secretária de Meio Ambiente

Fagner Azeredo da silva – Secretário de Trabalho e Desenvolvimento humano

Florentino Azevedo – Planejamento e Desenvolvimento

Jairo Guimarães Batista – Secretário de Governo

Subtenente Edson Brito - Secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil

Dra. Karina Araújo – Departamento de Odontologia


Vereador Cocóia reeleito presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana


 A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana foi eleita por unanimidade. 


O vereador Maxsuel Cerqueira Azevedo, o Cocóia (PSD), foi reeleito  presidente do Legislativo sanfranciscano. 


Para vice-presidente, foi eleito o vereador Alexandre Barrão (PSC).


Primeiro 1º secretário foi eleito o vereador Aroldo Leandro da Silva (PSC). 


Para 2º secretário, eleito o vereador Renato Roxinho (Solidariedade).



Francimara toma posse para seu segundo mandato em São Francisco de Itabapoana




Após fazer o juramento e assinar o livro de posse, assim como o vice-prefeito, Raliston Souza, a prefeita Francimara Azeredo fez seu primeiro discurso como prefeita reeleita, que durou 5 minutos.


Ao agradecer a população de São Francisco de Itabapoana por ter lhe dado mais uma vez um voto de confiança e poder continuar governando o município, Francimara Azeredo citou que ouvia dizer que reeleição é difícil em SFI  e que ela mostrou o contrário.


“Quando a gente trabalha e tem comprometimento o povo quis e Francimara está aqui, a primeira mulher  reeleita prefeita de São Francisco de Itabapoana”, disse.


A cerimônia presidida pela vereadora mais votada Yara Cinthia começou pela posse dos vereadores eleitos.

Quatro elementos são presos entre a Ilha dos Mineiros e Guaxindiba com armas


Quatro elementos foram presos pela Polícia Militar no final da manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro, com duas armas entre a Ilha dos Mineiros e Guaxindiba.


A prisão aconteceu a partir de uma denúncia chegada à 3ª Companhia de que elementos estariam se confrontando e realizando disparos de arma de fogo no limite entre a Ilha dos Mineiros e Guaxindiba, numa passagem de pedestres sobre o manguezal conhecida como pinguela.


A viatura mais próxima era a guarnição do DPO de Santa Clara, que seguiu para o local. Quando chegaram na Ilha dos Mineiros, os policiais flagraram quatro elementos que empreenderam fuga.


Três deles correram em direção ao mangue e foram detidos escondidos em um barco; enquanto o quarto elemento foi localizado em outro ponto. Com o bando os policiais encontraram dois revólveres calibre 38.


Os quatro foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes em Campos dos Goytacazes.

 

Homem que havia desaparecido na Lagoa de Gargaú é resgatado e está fora de perigo

 

Matéria atualizada às 15h

O homem de 30 anos que desapareceu após se banhar na Lagoa de Gargaú na manhã desta sexta-feira, 1º, foi encontrado com vida pelos salva-vidas que estão trabalhando no litoral de São Francisco de Itabapoana.


Após o trabalho de buscas, que contou com apoio de pescadores locais, o homem, que é de outra cidade e está veraneando em São Francisco de Itabapoana, foi localizado em outro ponto do litoral de Gargaú. 


Segundo apurado pelo VNOTÍCIA, o homem entrou na Lagoa por volta das 7 horas. A hipótese mais provável é que a correnteza tenha o levado para a  boca da barra, chegando na praia. Por sorte ele conseguiu ficar na superfície, não se afogando.

 

Após procurar por cerca de três horas na lagoa, a equipe passou a proculá-lo também no mar. Foi nesse momento, por volta das 11h15, que os salva-vidas flagraram um homem saindo da praia, e tentava atravessar a Lagoa para voltar à Praça dos Quiosques.


Sabendo do risco que é a travessia, os salva-vidas foram de barco ao encontro do homem. Ao chegar próximo, os salva-vidas perceberam que o homem já estava com dificuldades para atravessar e precisou de ajuda para não se afogar. Nesse momento os salva-vidas perguntaram se era ele que havia desaparecido desde às 7 horas da manhã, e ele disse que sim.

 

Ao retornar à Praça dos Quiosques a emoção tomou conta dos familiares do homem, que imaginavam que havia acontecido o pior. Felizmente um final feliz. O homem resgatado disse que estava bem e não precisava de socorro médico.


VÍDEO: Policiais apreendem sete motos barulhentas com escapamento aberto em São Francisco de Itabapoana


Policiais da 3ª Cia da Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana,  apreenderam nesta quinta-feira, 31/12, sete motos por excesso de barulho com escapamento aberto.

As motos, segundo a PM,  estavam perturbando a paz e o sossego dos moradores do município.

A ação vai continuar.
Os infratores foram levados para a 147ª Delegacia de Polícia Civil e enquadrados no artigo 42, inciso III do Decreto Lei 3688/41. A pena prevista é de até 3 meses de prisão simples ou multa.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Norma da Receita Federal agiliza importação de vacinas contra covid-19

 Instrução Normativa foi publicada hoje no Diário Oficial.

 

















As vacinas contra covid-19 foram incluídas na lista de produtos com importação facilitada. Em instrução normativa publicada hoje (31), no Diário Oficial da União, a Receita Federal definiu que as vacinas fazem parte da lista de mercadorias sujeitas a entrega antecipada, devido à emergência de saúde pública.

 

Em nota, o órgão explicou que as vacinas “poderão ser entregues ao importador antes da conclusão da conferência aduaneira, enquanto permanecer a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da doença causada pelo novo coronavírus.”

 

“O objetivo da medida é manter um fluxo rápido de abastecimento de bens, mercadorias e matérias-primas destinadas ao combate à pandemia, mediante a agilização da entrega da carga e permissão de sua utilização”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

A virada do ano em São Francisco de Itabapoana

2021 chegando com expectativa de milhares de turistas e veranistas no litoral.



Pelo movimento intenso de veículos na chegada do Portal da Cidade em São Francisco de Itabapoana (RJ) na tarde desta quinta-feira, 31/12/2020, já dá para se ter uma noção dos milheres de turistas e veranistas que estão se deslocando para o litoral sanfranciscano.


O motorista que chega ao município, ao passar pelo Portal da Cidade, recebe um folheto intitulado: “Se vai aglomerar, não me COVID”. Muito bem inspirado a frase para este momento em que vivemos de pandemia.

 

Então é isso aí, não me COVID se vai participar de aglomerações.

 

Informe aos internautas


Enquanto nosso site VNOTÍCIA estiver fora do “ar” estaremos atualizando as informações aqui neste espaço do Paulo Noel.


Também, na Rádio São Francisco FM, com nossos locutores em 87,9 FM, você fica atualizado com às últimas informações.

 

No mais, um Feliz 2021. Que o novo ano, venha com esperança de imunização de toda a população através da vacina contra o COVID 19.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Salva-vidas iniciam atuação nesta quarta-feira (30) no litoral são franciscano

 

POSTADO EM 30/12/2020 10:20:00 POR: VNOTÍCIA

 

Os 60 salva-vidas que vão atuar no litoral de São Francisco de Itabapoana (SFI) se apresentaram nesta terça-feira (29), no pátio da prefeitura. O trabalho dos agentes inicia nesta quarta-feira (30) em 11 praias e prossegue até 21 de fevereiro.

 

 

 

Além de se apresentarem, os profissionais receberam os uniformes. No fim da manhã, eles percorreram um trecho da Avenida Afonso Celso, entre o portal da cidade e a Praça São Francisco de Paula, para se apresentarem à população.

 

Os salva-vidas vão trabalhar de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e nos finais de semana, das 8h às 18h, ao longo de cerca de 60 quilômetros de litoral. Neste ano, eles também vão atuar na fiscalização de aglomerações na faixa de areia, contribuindo com o combate ao novo coronavírus (Covid-19) nas praias de Gargaú, Santa Clara, Sonhos, Sossego, Guaxindiba, Manguinhos, Buena, Tatagiba, Guriri, Lagoa Doce e Barra do Itabapoana.

 

O processo de contratação dos profissionais começou no último dia 14 e prosseguiu até essa segunda-feira (28), quando o endereço eletrônico da municipalidade divulgou o resultado final.

 

Ascom SFI

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Ministério da Saúde: vacinação poderá começar em 20 de janeiro

 Em coletiva, pasta traçou possíveis cenários de vacinação

POSTADO EM 30/12/2020 00:48:00 POR: VNOTÍCIA

Publicado em 29/12/2020 - 20:13 Por Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

A vacinação contra a covid-19 pode começar no dia 20 de janeiro, segundo o Ministério da Saúde. Se não for possível, em um cenário “médio”, a imunização poderia ter início entre esta data e 10 de fevereiro. Em um cenário menos favorável, a vacinação no Brasil poderá ocorrer a partir de 10 de fevereiro.

 

A projeção foi apresentada pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco, em entrevista coletiva hoje (29) na sede do órgão, em Brasília. Franco destacou que o melhor cenário depende de uma conjunção de aspectos, especialmente dos laboratórios com vacinas em desenvolvimento cumprirem os requisitos de registro, seja emergencial ou definitivo.

 

“Isso [a vacinação no dia 20 de janeiro] vai depender de uma série de fatores, inclusive de logística, e dos laboratórios estarem em dia com o seu processo de submissão contínua e do  processo de registro com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não depende de nós, depende do laboratório cumprir com a sua parte”, declarou.

 

Países como Estados Unidos, Reino Unido e nações da União Europeia já iniciaram planos de imunização contra a covid-19. Na América do Sul, a Argentina começou a aplicar um imunizante contra a doença em públicos prioritários.

 

Uma das opções cogitadas pelo Ministério da Saúde para a imunização da população brasileira é a vacina desenvolvida pela Pfizer - já autorizada nos Estados Unidos e na Europa. Mas até agora a empresa não deu entrada no pedido de autorização emergencial.

 

Ontem, a farmacêutica divulgou nota na qual afirmou que participou de reunião com a Anvisa no dia 14 de dezembro para “esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão para uso emergencial” e que a solicitação não ocorreu até agora porque as “condições estabelecidas pela agência requerem análises específica para o Brasil, o que leva mais tempo de preparação.”

 

Segundo a Pfizer, entre as condições exigidas estaria o levantamento de dados sobre aplicação da vacina em brasileiros. Em agências de outros países, acrescentou a nota da empresa, a análise não faz distinções entre populações específicas.

 

A Pfizer argumentou que o processo demanda apresentação do quantitativo de doses, o que só poderia ser definido após a celebração de um contrato definitivo.

 

Registro de vacinas


O secretário executivo do Ministério da Saúde afirmou que a equipe está à disposição da Pfizer, ou outras empresas, para esclarecimentos sobre informações que facilitem a solicitação do registro.

 

Entretanto, Élcio Franco ponderou que o contrato mencionado pela farmacêutica só poderá ser celebrado após a autorização pela Anvisa. “Não temos criado nenhuma dificuldade, apenas primamos pela segurança e legalidade. O que temos pedido desde o início de dezembro é que elas solicitem o registro. Esta é a condição para adquirir. Se falta algum dado ela não nos solicitou.”

 

Quanto às demais empresas que desenvolvem imunizantes, os representantes do Ministério da Saúde informaram que solicitaram a elas que encaminhem os pedidos de registro à Anvisa. Segundo Élcio Franco, o Instituto Gamaleya, responsável pela vacina russa Sputinik V, informou que vai começar a fase 3 de estudos, o que possibilitaria a solicitação para uso emergencial.

 

Já a vacina da Universidade de Oxford e da Astrazeneca concluiu a fase 3 e está “em vias” de apresentar o registro. Neste caso, o governo já celebrou um acordo de encomenda tecnológica para produção pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Edição: Pedro Ivo de Oliveira- Agência Brasil