quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Ouça nosso podcast sobre entrevista com Márcia Cristina da APAE SFI

Motoristas reclamam de quebra-molas construído em frente à Canabrava


Leia no VNOTÍCIA


A construção de um quebra-molas na RJ-224 nesta quarta-feira, 21, em frente a Usina CANABRAVA virou tema de debates na Rádio São Francisco FM resultando num posicionamento contra a construção do redutor de velocidade pela maioria dos ouvintes.

A preocupação dos motoristas é com possíveis assaltos no local. Criminosos aproveitem locais ermos para, na redução da velocidade, praticarem roubos contra os motoristas, como aconteceu em maio na localidade de Floresta onde o DER-RJ construiu três quebra-molas.

"A alegação de que, no período da safra da cana de açúcar se faz necessário conter a velocidade dos veículos em frente a Usina Canabrava, não se justifica. Naquele trecho, numa curva, a sinalização é suficiente para orientar os motoristas", disse um ouvinte.

Pelo que o VNOTÍCIA apurou, o quebra-molas foi uma solicitação do deputado estadual Rodrigo Bacellar de Campos dos Goytacazes. Bacelar divulgou em sua página no Facebook a reivindicação da obra em 4 de julho de 2019.

O VNOTÍCIA aguarda um posicionamento do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ) para que dê as explicações sobre a justificativa para a instalação da lombada.

VNOTÍCIA ouviu algumas reclamações:

“Ao invés de fazer esse quebra-molas, o DER deveria fazer um reparo na RJ-196, entre Guaxindiba e Barra. Há vários trechos em situação precária”, disse o comerciante Walace de Alvarenga.

 “Não é um trecho com alto índice de acidente para justificar a implantação. Acredito que esse quebra-molas vai acabar gerando acidente nesse início, sem falar no risco de assaltos. Sou contra”, afirmou o taxista Herivelton Gonçalves.

“Todos nós motoristas já sabemos que o local é entrada e saída de caminhões. Penso ser desnecessário esse quebra-molas, além do que, quem instalou não ouviu os maiores interessados no assunto, que somos nós usuários da rodovia”, reclamou o frentista Cláudio Freitas.

“Hoje mesmo eu vi um caminhão que transporta cerveja que quase se envolveu em um acidente por causa deste quebra-molas. Também não concordo”, disse o motorista de uma van.

“Existem outros locais com alto índice de acidentes na rodovia que precisam muito mas de ações para diminuir as mortes na RJ-224. Esse quebra-molas na Canabrava não tem sentido. Não é local que acontece acidente. Esse quebra-molas só vai gerar problema, ao invés de trazer solução para uma via mais segura”, disse o motorista de uma ambulância.


“Por mais que a Polícia faça um bom trabalho na região, ela não é onipresente para estar em todos os locais, a bandidagem só cresce, e, infelizmente, o Estado não consegue oferecer uma proteção integral ao cidadão. Penso que a atitude de instalar o quebra-molas em um local ermo foi errada e cria uma oportunidade para criminosos agirem. Portanto, nós motoristas esperamos que o DER reveja essa posição e faça a remoção do quebra-molas, pois estamos com receio de nossas famílias serem assaltadas no local”, disse o jornalista Vinícius Berto, editor do Site VNOTÍCIA.