sexta-feira, 8 de novembro de 2019

DEPRESSÃO, UMA REALIDADE NESSES DIAS


A pergunta que muitos fazem: porque o índice de depressão tem crescido a cada dia? É fato que o mundo está cada vez mais difícil, e é preciso encontrar meios de enfrentar e superar a realidade difícil a nossa volta. Qualquer pessoa pode sofrer de depressão. Ter dinheiro, ter uma religião, não significa estar isento. Tem pessoas que simplesmente tem “tudo” e sofrem de depressão. Sempre falo que a vida precisa ter sentido, e o ter “tudo” não significa felicidade, ela pode estar nas pequenas e simples coisas. É preciso então, encontrar um novo sentido para a vida, algo precisa nos mover, nos motivar, trazer expectativa, e esperança. Nossa vida precisa sempre ser avaliada, e diante dessa avaliação, modificada. Vou falar sobre alguns aspectos importantes de serem considerados:

1º BUSQUE SUPERAR DORES DO PASSADO. Esse não é um processo fácil, e alguns não conseguirão se não buscarem ajuda profissional. Existem muitos adultos deprimidos pelas mágoas e tristezas ocorridas na infância. Ao invés de se firmar sobre essa dor, e essa injustiça, firme-se sobre suas conquistas, e sobre o que você já foi capaz de vencer.
2º PROBLEMA NÃO RESOLVIDO, É PROBLEMA ACUMULADO. É preciso encontrar soluções, avaliar as alternativas. Existem situações onde será preciso aprender a melhor forma de lidar com o problema.
3º TENHA SONHOS. Uma vida sem sonhos, é uma vida vazia, mas não basta ter sonhos, é preciso lutar por eles.
4º CUIDE DE SEUS RELACIONAMENTOS. Passe tempo com pessoas que te fazem feliz, e que de fato amam você (amar não é dizer que ama, é demonstrar com atitudes).Observe quem de fato passa com você por momentos difíceis, e quem se alegra com suas conquistas.
5º NÃO BASEIE SUA FELICIDADE NA EXPECTATIVA DOS OUTROS. A sociedade cobra um padrão de vida: você precisa ter dinheiro, ter uma boa aparência, casar, ter filhos... e por aí vai. Podemos ser felizes com o padrão de vida que nós mesmos estabelecemos para nós. Não precisamos mostrar a felicidade para a sociedade, ela precisa estar dentro de nós.
6º É PRECISO SABER LIDAR COM AS PERDAS. Elas fazem parte da vida, e podem acontecer a qualquer momento. Podem ser direcionadas a pessoas, bens, posição social, emprego. Cada um de nós tem a incrível capacidade de recomeçar. Muitas vezes não sabemos como, mas viver é um constante aprendizado. Podemos descobrir nosso potencial e força para superar dificuldades através das perdas. Recomeçar não é fácil, mas é necessário. Então por onde você vai começar a reconstruir sua vida? Sua vida não acabou com essa perda.
7º AVALIE SUAS ESCOLHAS E DECISÕES. Elas podem te colocar em ótimas ou péssimas situações;
Depressão é uma doença extremamente dolorosa e limitante, e é importante que o tratamento seja precoce. Desesperança e tristeza são sentimentos bem presentes em quem passa por esse processo. Muitas vezes a própria pessoa não terá força para buscar tratamento, e é preciso que a família assuma essa responsabilidade.

ENQUANTO HOUVER SOL-TITÃS
Quando não houver saída

Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma ideia vale uma vida

Quando não houver esperança

Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós
Algo de uma criança

Enquanto houver sol

Enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol
Enquanto houver sol


Quando não houver caminho

Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando
Que se faz o caminho

Quando não houver desejo

Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós
Aonde Deus colocou

Enquanto houver sol

Enquanto houver sol
Ainda haverá


Fernanda Macedo Duarte Ripolli
Psicóloga CRP: 05/43114
Tel: (22)997363457