sábado, 29 de novembro de 2008

Ipdep aplicou prova hoje em SFI e tudo correu tranquilamente.Amanhã tem provas em dois horários

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado – IPDEP- estará divulgando no próximo dia 3/12 os gabaritos das provas objetivas aplicadas, neste sábado, dia 29 e no domingo, dia 30. Hoje, sábado, foi aplicado teste para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (Creche); de Motoristas, categoria "C" ; Tratorista "C" ; Professor de Educação Infantil e todos os cargos de Nível Superior ( Psicólogo, Professor II, Pedagogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico e Médico). Estão inscritos para esta primeira etapa do concurso 2.063 participantes, sendo que, durante o dia foi registrado a ausência de 322, o equivalente a 15,5% dos inscritos. Os candidatos foram submetidos, a 40 questões de múltipla escolha com questões de Conhecimentos Gerais (Português e Matemática) e Conhecimentos Específicos. Para ser aprovado o candidato precisa obter nota igual ou superior a 50% do total de pontos das provas. Amanhã, domingo, às 9h será aplicada a prova objetiva para 2.887 candidatos que vão disputar as vagas para de Auxiliar de Serviços Gerais (Escola) e às 15 horas para os 2.718 que concorrem as oportunidades de : Motoristas categoria "D " e Motoristas categoria "E"; Operador de Maquina; Auxiliar Administrativo; Auxiliar em Enfermagem; Professor I primeiro segmento ( 1ª a 5ª); Agente de Fiscalização de Trânsito; Técnico de Higiene Dental; Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem. A organização do concurso recomenda que os candidatos cheguem ao local da prova com 1 hora de antecedência, portando documento oficial com foto e o Cartão de Confirmação de Inscrição. O concurso reuniu 7.668 candidatos que estão concorrendo às 1.073 vagas distribuídas entre cargos de níveis: Elementar; Fundamental Completo, Médio e Superior. Os cargos mais procurados foram para Auxiliar de Serviços Gerais (Escola- com 350 vagas ) e Auxiliar de Serviços Gerais (Creche- com 100 vagas). O candidato que desejar entrar com recurso contra o gabarito preliminar poderá fazer no período de 4 à 10 de dezembro, no setor de Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, situado na Praça dos Três Poderes, s/n- Centro- SFI, das 10 às 16horas.

Os salários variam entre R$ 415,00 a R$ 1.114,00. Os candidatos que concorrem às vagas de Motoristas categoria "C" , "D" e "E", juntamente, com os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas Pesadas e Tratoristas serão submetidos, ainda, à prova prática. Já os candidatos às vagas do Magistério terão prova de títulos. O resultado final do concurso está marcado para o dia 30 de janeiro.

Concurso em dia chuvoso em SFI com falta de apenas 15 por cento dos candidatos

Informações chegadas, agora, atrevés da jornalista Jô Siqueira, assessoria do IPDEP, dão conta de que o concurso público da prefeitura de São Francisco de Itabapoana transcorreu tranquilamente. Dos 2.063 isncritos para esta tarde chuvosa, apenas 15,5%, o equivalente a 322 candidatos faltaram. Amanhã tem pova em dois horários.

Confirmado para hoje e amanhã concurso público em SFI

Está confirmado: hoje (com início às 15h) e amanhã (9h às 12h e 15h às 18h), o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado (IPDEP) aplica provas objetivas para os candidatos inscritos no concurso público da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Estão inscritos 7.672 candidatos que são orientados a chegar ao local do teste com uma hora de antecedência.

São exigidos ainda documento original com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição e caneta esferográfica de cor azul ou preta. Os cargos mais procurados foram Auxiliar de Serviços Gerais (Escola, com 350 vagas) e Auxiliar de Serviços Gerais (Creche, com 100 vagas). Juntos os dois cargos reuniram mais de 3.500 interessados.

Hoje e amanhã - De acordo com a assessoria do IPDEP, os candidatos aos cargos Auxiliar de Serviços Gerais (Creche); de Motoristas, categoria “C”; Tratorista “C” ; Professor de Educação Infantil e a todos os cargos de Nível Superior (Psicólogo, Professor II, Pedagogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico e Médico) farão a prova neste sábado. ( Fonte: O Diário e Assessoria de imprensa (jornalista Jô Siqueira) do IPDEP)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Defesa Civil de SFI interdita ponte da divisa com o Espírito Santo

Cabeceira da ponte, do lado capixaba, sustentada por madeira com cupim.

Na cabeceira da ponte madeiras dão sustentação provisória, enquanto no piso um buraco foi aberto em função das chuvas.

A ferragem corroida e a casa de cupim na madeira.
A Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana interditou, no início da tarde de hoje, a Ponte que liga o Estado do Rio de Janeiro ao Espírito Santo. A divisa fica localizada no limite entre os municíos de São Francisco de Itabapoana no Rio de Janeiro e Presidente Kenedy no Espírito Santo. A forte correnteza do Rio Itabapoana, devido às últimas chuvas, danificou a cabeceira da ponte do lado capixaba. O escoamento de produtos agrícolas na região está comprometido. A informação foi passada, agora, a Rádio São Francisco FM pelo secretário municipal de Transportes, Roosevel Batista. O diretor do DER - Departamento de Estradas de Rodagem Dr. Ivan também esteve no local e avaliou a situação como crítica.

Caminhão carregado com trigo cai em galeria no centro da cidade de SFI

A carga, pertencente à Cecal Cereais, foi transferida para outro caminhão da empresa.

Fotos de Vinícius Berto
Um caminhão Mercedes Benz, placa KNP-0683 de Campos dos Goytacazes, com uma carga de 9 toneladas de trigo, ficou com o pneu trazeiro preso na galeria da Rua Maria Paes de Azevedo, no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana, em incidente ocorrido às 9 horas de hoje, 28-11. O caminhão adernou para a esquerda e só não tombou porque fora escorado por um muro de uma loja de produtos agropecuários. Segundo o motorista Rodrigo de Alvarenga, que estava em companhia de dois auxiliares, foi tudo muito rápido. “Passávamos pela rua quando de repente o chão cedeu e o caminhão adernou. Pensei que iríamos virar. A sorte é que o baú apoiou no muro”, conta. A carga de trigo pertencente à Cecal Cereais foi transferida para outro caminhão da empresa. A obra para construção de uma galeria na Rua Maria Paes de Azevedo , ao que tudo indica, não foi realizada com material de qualidade. A empresa que fez a obra para a prefeitura deve ser convocada pela Secretaria de Obras para, no mínimo, reparar o serviço.

Praça João Pessoa: casas alagadas pelas chuvas

As fortes chuvas causaram também alagamentos de estradas




Fotos de Bira Mendes de Praça João Pessoa
As fortes chuvas que caem na Região alagaram varias casas na localidade de Praça João Pessoa, na Avenida Joaquim Gomes Crespo. Um das casas pertence à Beldo Nunes da Motta. Segundo Beldo a inundação foi por causa de entupimento da galeria de águas que corta a rua e passa pela casa onde mora. As fortes chuvas também causaram alagamento na Estrada que liga Praça João Pessoa à comunidade de Santo Amaro, cuja estrada está interditada logo após a comunidade de Titinho Cravo. A opção para se chegar a Santo Amaro é seguir pela estrada que liga a comunidade de Travessia passando por Passa Calado. Beldo faz um alerta para quem vai para São Paulinho. “É que rompeu um aterro após o açude do Edimir e, só dá para passar com motos ou veículos pequenos”, disse.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Prefeitura de SJB monta estrutura emergencial devido a poluição do Rio Paraíba do Sul

A prefeitura disponibilizou 12 caixas d’água de cinco mil litros, que estão sendo abastecidas por quatro caminhões-pipa. Uma campanha de divulgação alerta a população para não consumir, em nenhuma hipótese, peixes oriundos do Rio Paraíba sob risco de contaminação.

São João da Barra é mais um dos municípios fluminenses a sofrer as conseqüências do vazamento de resíduos tóxicos no Rio Pirapitinga, afluente do Paraíba do Sul. O acidente ocorreu no último dia 18, na Servatis, uma empresa de processamento de inseticidas em Resende, região Sul do Estado. A poluição chegou à cidade na quarta-feira (26) e, além de causar a morte de diferentes espécies de peixes, obrigou a Cedae a interromper a captação e o abastecimento d’água na sede do município. Nas praias de Atafona, Chapéu do Sol e Grussaí, onde parte da água distribuída também é oriunda do sistema de captação no Paraíba do Sul, o abastecimento foi suspenso em 50%. Uma equipe da Feema chegou a São João da Barra na tarde de quarta-feira para fazer o monitoramento do rio. “Coletamos a água para que seja feita a analise do grau de contaminação e, dependendo do resultado, a captação já pode estar liberada já nesta sexta-feira”, explica o técnico ambiental da Feema, Ronaldo Poly, lembrando que oito espécies de peixes também foram recolhidas para análise. Enquanto isso, a população está sendo orientada a economizar água. Um esquema emergencial foi montado pela prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente e da coordenadoria municipal de Defesa Civil, com sistema de distribuição coletiva em 12 pontos estratégicos da sede do município e com abastecimento de água potável em escolas, hospitais, clínicas e postos de saúde. — Disponibilizamos 12 caixas d’água de cinco mil litros, que estão sendo abastecidas por quatro caminhões-pipa, colocados à disposição da Cedae pela prefeitura. A água potável vem de um manancial existe na localidade de Barcelos — ressalta Felício Valiengo, coordenador municipal de Defesa Civil de São João da Barra. Uma intensa divulgação junto à população, alertando-a para não consumir, em nenhuma hipótese, peixes oriundos do Rio Paraíba, sob risco de contaminação, está sendo realizada. “Estamos, também, recolhendo todos os peixes mortos para que possamos dar um destino adequado, provavelmente a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para incineração, já que não é conveniente enterrá-los sob o risco de contribuir para a contaminação do solo”, explica o secretário municipal e Meio Ambiente, Marcos Sá. (Secretaria de Comunicação Social - jornalista Maurício Barreto)

Desastre ambiental: peixes mortos espalhados pela praia no Pontal em Atafona

Segundo a Feema os peixes não servem para o consumo.

Fotos: Pascoal Berto (Imagens feitas próximo ao Pontal de Atafona)
Resultado do vazamento do pesticida endosulfan da empresa Servatis cujos resíduos chegaram à Foz do Rio Paraíba do Sul no Pontal em Atafona. Há suspeita de que o vazamento do inseticida Endosulfan, teria sido maior que os 1,5 mil litros informados pela Servatis, e está sendo apurado pela Feema. Segundo a Servatis, uma falha na conexão de um caminhão-tanque da empresa, com sede no município de Resende, causou o acidente, ocorrido na manhã de terça-feira (18). O produto tóxico foi despejado no rio, que fornece água para cerca de 12 milhões de pessoas no Estado. O produto é usado na fabricação de inseticidas e, segundo a Agência de Meio Ambiente de Resende, que analisou o líquido, é altamente tóxico e nocivo para a fauna local. (Leia mais aqui)

Homem encontrado morto afogado agora em lagoa da praia de Buena

Oswaldo Guimarães conhecido por “Naveo” foi encontrado morto afogado, agora, numa lagoa na localidade de Buena em São Francisco de Itabapoana. Segundo o funcionário da INB – Industrias Nucleares do Brasil – em Buena, Anemildo Rosa pereira, Oswaldo Guimarães era muito conhecido na comunidade. “O que fiquei sabendo foi que Oswaldo caiu na lagoa, após passar em um pontilhão e só foi encontrado hoje, por volta das 06horas”, disse. A Polícia Militar já está no local e o IML já f.oi comunicado.

Membro de equipe de transição do prefeito eleito Beto Azevedo participa de curso no IBAM no Rio


Está acontecendo no IBAM, Instituto Brasileiro de apoio aos Municípios, no Rio de Janeiro, um curso sobre o novo Sistema de Convênios entre a União e os Municípios - SICONV. Participa do curso, Marcelo Garcia, representando a equipe de transição de São Francisco. Cerca de 50 municípios de todos os estados brasileiros estão reunidos, tirando suas duvidas sobre a nova forma de celebração de convênios com a União. Baseados em portaria interministerial que irá regulamentar o SICONV, o Ministério do Planejamento está apresentando aos participantes do curso informações sobre orçamento e gestão. “São Francisco de Itabapoana possui alguns convênios com a União pendentes. O prefeito Beto Azevedo esteve reunido com o Superientedente da Caixa, nessa semana, e a Caixa informou que a próxima equipe de governo terá que cuidar dessa área com muito carinho”, disse Marcelo Garcia.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Colégio em SFI apresenta projeto em comemoração aos 100 anos de morte de Machado de Assis

O Colégio Estadual São Francisco de Paula apresenta, nesta quinta-feira, 27-11, o projeto em comemoração aos 100 anos de morte de Machado de Assis com a seguinte programação:
8h30m - Café Literário com o julgamento de Capitú ( personagem principal do livro DOM CASMURRO); 9:30 - Abertura do projeto à comunidade com apresentação teatral de uma peça baseada no livro Dom Casmurro, apresentação de personagens do livro e paineis ilustrativos de sua cronologia como escritor. O encerramento está previsto para as 12 horas. A programação foi enviada ao Blog do Paulo Noel pela professora Maenilse Goncalves da Silva.

IPDEP confirma para este final de semana prova objetiva para São Francisco do Itabapoana

Recebemos e-mail da jornalista Jô Siqueira, assessora de imprensa do IPDP confirmando o Concurso Público para este final de semana em São Francisco de Itabapoana.


O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado – IPDEP- estará aplicando nos próximos dias 29 e 30 a prova objetiva para os candidatos inscritos no concurso público para a Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana. No sábado, as provas começam às 15h e no domingo haverá provas em dois horários: de 9 h às 12h e das 15h às 18h. A direção do Instituto, recomenda aos 7.672 candidatos que cheguem ao local do teste com 1 (uma)hora de antecedência, portando documento oficial com foto, o Cartão de Confirmação de Inscrição(CCI) e caneta esferográfica de cor azul ou preta..
Os cargos mais procurados foram para Auxiliar de Serviços Gerais (Escola- com 350 vagas ) e Auxiliar de Serviços Gerais (Creche- com 100 vagas). Juntos os dois cargos reuniram mais de 3.500 interessados. O candidato que ainda não pegou ou imprimiu o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) poderá fazer pelo site
www.ipdep.org.br, até a próxima sexta-feira, dia 28. Os candidatos aos cargos Auxiliar de Serviços Gerais (Creche); de Motoristas, categoria "C" ; Tratorista "C" ; Professor de Educação Infantil e todos os cargos de Nível Superior ( Psicólogo, Professor II, Pedagogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico e Médico) farão a prova no sábado, dia 29, às 15 horas. No domingo, às 9 horas será aplicada a prova objetiva para todos os candidatos que concorrem às vagas de Auxiliar de Serviços Gerais (Escola). No turno da tarde, às 15 h, será aplicada o teste para os cargos de Motoristas categoria "D " e Motoristas categoria "E"; Operador de Maquina; Auxiliar Administrativo; Auxiliar em Enfermagem; Professor I segmento ( 1ª a 5ª); Agente de Fiscalização de Trânsito; Técnico de Higiene Dental; Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem. O candidato terá 3 horas para responder as 40 questões de múltipla escolha. Os testes serão aplicados em 12 escolas. Para ser aprovado no concurso público o candidato terá que obter nota igual ou superior a 50% de acerto das questões. A Prefeitura oferece 1.073 vagas distribuídas entre os cargos de Níveis: Elementar Alfabetizado; Fundamental I; Fundamental II; Médio e Superior . Os salários variam entre R$ 415,00 a R$ 1.114,00. Os candidatos que concorrem às vagas de Motoristas categoria "C" , "D" e "E", juntamente, com os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas Pesadas e Tratoristas serão submetidos, ainda, à prova prática. Já os candidatos às vagas do Magistério terão prova de títulos. O resultado final do concurso está marcado para o dia 30 de janeiro.

Chuvas causam desabamento de cinco casas em Lagoa Feia em SFI

Tenente Coronel Silas da Defesa Civil
Moradores, na maioria pescadores, estão alojados na Escola Municipal Edson Ferreira Bento. Lagoa Feia é uma comunidade pesqueira localizada próximo a Travessão de Barra, às margens do Rio Itabapoana.


Cinco casas na localidade de Lago Feia, em São Francisco de Itabapoana, desabaram, ontem à noite, 25-11, após deslizamento de terras nas encostas de morros. Não há informação de vítimas. Segundo a Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana os moradores das casas desmoronadas estão alojados em casas de parentes e na Escola Municipal Edson Ferreira Bento. O comandante da Defesa Civil em São Francisco de Itabapoana, Tenente Coronel Silas disse, agora, que cerca de 20 casas estão sendo monitoradas. “Essas casas correm risco de desabamento, pois estão nas encostas de morros”, diz. Com relação aos desabrigados, muitos perderam eletrodomésticos, geladeiras, fogões e roupas. “O prejuízo foi grande, mas felizmente não houve vítimas. Quando começou a enxurrada ontem à noite, deu tempo de todos abandonarem as casas”, disse o representante da Defesa Civil. Agora pelo telefone, em entrevista a Rádio São Francisco FM, o presidente da Colônia Z1 de São Francisco de Itabapoana, José Geraldo Soares disse que em companhia da Diviane Chagas da Capatazia de Guaxindiba, vai a comunidade de Lagoa Feia levando donativos (roupas usadas e sacolões) para as famílias dos pescadores atingidas pelas chuvas.

Homem de Campo Novo de Cacimbas em SFI continua desaparecido e deixa familiares angustiados

Antonio Henriques Rangel está desaparecido desde o dia 17 de novembro.

O lavrador Antonio Henriques Rangel, 57 anos, morador da localidade de Campo Novo de Cacimbas em São Francisco de Itabapoana-RJ, continua desaparecido desde o dia 17 de novembro. Seu irmão Cláudio Rangel disse que os familiares já não sabem onde procurar Antonio que é solteiro e mora só. “A última vez que ele foi visto, foi por volta da meia noite quando saia da casa do outro irmão de nome Ailtom César”, disse. Da casa de Ailtom até a casa do Antonio Henrique a distância é de aproximadamente 4 quilômetros. “Ele desapareceu justamente neste trecho”, conta Cláudio, que, com ajuda de parentes e amigos já percorreu toda a propriedade e fazendas vizinhas em busca de Antonio. “Fizemos buscas a cavalo por todo canto da fazenda. Mas, também, procuramos em hospitais, na casa de amigos, e, por último fomos a 147 DP fazer o registro do desaparecimento” disse. Segundo Cláudio, o irmão não é agressivo e nem toma nenhum medicamento. “De vez em quando, o Antonio apresentava um quadro de depressão que não demorava muito. Meu irmão é muito trabalhador e nunca falava que iria embora. A família está angustiada e surpresa com tudo que está acontecendo. É muito estranho o seu desaparecimento”, disse Cláudio. Qualquer informação dos internautas favor entrar em contado com a Rádio São Francisco FM.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Escritor disponibiliza no Blog texto do livro "A Minha Terra também faz parte da História do Brasil"

O livro de Roberto Acruche foi indicado pelo EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO nº 01/2008 da prefeitura de SFI, como bibliografia de estudos na matéria de conhecimentos gerais sobre o município de São Francisco de Itabapoana-RJ.

O escritor e historiador de São Francisco de Itabapoana Roberto Pinheiro Acruche disponibilizou, dia 21 de outubro em seu blog, parte do texto do livro de sua autoria “A minha terra também faz parte da história do Brasil”. O referido livro foi indicado no Edital do Concurso Público da prefeitura de São Francisco de Itabapoana que será realizado no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de novembro do corrente ano. Lamentamos que o referido texto não tenha sido disponibilizado há mais tempo na internet. Por outro lado fica no "ar" a pergunta: por que a prefeitura não disponibilizou um resumo da história de São Francisco de Itabapoana em seu site desde a publicação do edital do concurso? (E vale lembrar que o Imam - outro instituto que organiza concurso - aplicou as provas no município de Porciúncula utilizando informações disponibilizadas no site da prefeitura de Porciúncula. E lá há no mínimo três livros sobre o município.) Outra coisa, nas provas para Auxiliar de Serviços Gerais, considerar 50 por cento dos pontos válidos para conhecimentos gerais sobre São Francisco de Itabapoana é demais, na medida em que um candidato que tem apenas o nível alfabetizado tenha que ler um livro de mais de 400 páginas. Outra coisa, por que o Edital não disponibilizou informações sobre o município? Indicar o livro se não ilegal foi no mínimo injusto para quem não pode comprá-lo, segundo o autor no valor de R$30 reais. De qualquer forma, o Blog do Paulo Noel reproduz o texto, conforme autoriza o escritor Roberto Acruche, com objetivo, também, de dar condições aos que não puderam comprar o livro de obterem conhecimentos sobre o município sanfranciscano. Acreditamos que em cima da hora, no apagar das luzes, não há tempo para se estudar. Este conteúdo deveria está disponível há mais tempo pelos organizadores do Concurso Público.
Leia o texto aqui.

O que restou da baleia foi parar em buraco na praia dos Sonhos

Homens e máquinas no enterro da baleia.





Homens e máquinas da prefeitura de SFI na praia dos Sonhos, hoje pela manhã (25-11), abrindo buraco para enterrar o que restou da baleia encontrada no litoral sanfranciscano. O animal de cerca de 10 metros foi enterrado sem que nenhum pesquisador da UENF estivesse no local para um analise. Em comentário postado no Blog do Paulo Noel o professor Arthur Soffiati questiona que “urubus não cortam cabeça e rabo de uma baleia. Apenas devoram sua carne. É preciso explicar como esta baleia ficou sem a cabeça e os pés, ou seja, a cauda. Alguém deve ter cortado as extremidades”. O comentário do Soffiati foi feito na matéria publicada ontem sobre o assunto. As imagens foram feitas por Magnum Silva para o Blog do Paulo Noel.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Restos mortais de uma baleia na praia dos Sonhos

Um pescador que passou pelo local constatou que o mamífero está sem a cabeça e o rabo.


Fotos de Magnum Silva

Os restos mortais de uma baleia, cuja identificação da espécie não foi possível, foram parar na praia dos Sonhos em São Francisco de Itabapoana na manhã dessa segunda-feira, 24-11. O empresário do ramo de hotelaria, Marcelo Martins viu o mamífero da janela do Hotel Tio Martins na praia dos Sonhos logo cedo. “O que me chamou atenção foram os urubus em cima do animal que foi identificado por curiosos, como parte do corpo de uma imensa baleia já em decomposição”. Um pescador que passou pelo local constatou que o mamífero está sem a cabeça e o rabo, o que leva a crer deveria estar à deriva no mar do litoral sanfraanciscano. “Não há como identificar a espécie. Mas esta é a segunda vez que aparece um animal desse porte morto na praia dos Sonhos”, disse o pescador que preferiu não se identificar. A subsecretária de Meio Ambiente Jocilene da Silva Lima, mais conhecida por Leninha Lima, esteve no local e também não teve como identificar a espécie. “É necessário, agora, que a prefeitura de São Francisco de Itabapoana providencie o enterro desse animal que está exalando forte mau cheiro”, disse. Leninha ficou de entrar em contato com pesquisadores da UENF para uma avaliação. “Eu considera que o animal esteja morto há muito tempo”, disse.

domingo, 23 de novembro de 2008

Ipdep divulga nota de esclarecimento a respeito do concurso público que seria realizado neste domingo, 23 de novembro

Nota de Esclarecimento
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Publico e Privado, cumpre o dever de prestar aos candidatos inscritos no concurso público que seria realizado neste domingo, 23 de novembro do corrente, para preenchimento de cargos do PSF no município de Campos dos Goytacazes/RJ e ao povo em geral, os seguintes esclarecimentos:
1) O IPDEP participou de um certame para realização do concurso público do PSF no município de Campos dos Goytacazes/RJ, concorrendo juntamente com outras instituições do ramo, tais quais FUNRIO e a FESP, tendo na oportunidade oferecido o menor preço para organização e realização do evento;
2) Na organização e realização de um evento de tal porte, o dispêndio de recursos financeiros empregados é de grande monta, de modo a atender a uma demanda de 35.000 (trinta e cinco mil) candidatos;

3) Quando o Edital é publicado começa a fluir o prazo para que possa ser o mesmo questionado até mesmo judicialmente, para evitar que a realização do concurso possa acontecer sob o manto da desconfiança, sendo certo que isso não ocorreu;

4) No entanto, para surpresa do IPDEP, prestador de serviços com relação à realização do referido concurso, no dia 22 do corrente, às 21:35 hrs, tomou conhecimento de uma decisão judicial proferida nos autos de uma Ação Popular ajuizada pelo Vereador Edson Batista, que aguardou desde a publicação do Edital até a presente data em silêncio, que culminou por de forma unilateral e sem ouvir os demais interessados em suspender a realização das provas do concurso do PSF, trazendo prejuízos irreparáveis e transtornos para o prestador do serviço, os candidatos e todos os demais de forma direta ou indireta se encontram envolvidos na organização do certame;

5) O IPDEP quer deixar claro com esses esclarecimentos que em respeito ao seu público alvo, que são os inscritos e também a população de Campos, que merece respeito, que tudo fez para que a realização das provas pudesse transcorrer num clima de normalidade, sendo que isso só não ocorreu por motivo alheio a sua vontade;
6) Que está acima de questões políticas menores e que trazem prejuízos a população e que todas as vezes em que houver um processo seletivo público para realização de concursos se fará presente, demonstrando sempre a lisura como pauta sua conduta;

7) No mais, já deixou a cargo de sua assessoria jurídica a defesa de seus direitos, inclusive quanto aos prejuízos que efetivamente experimentou, tanto moral como material, deixando claro que decisão judicial concedida, mesmo sem ouvir as partes, deve ser acatada e respeitada, promovendo-se então os recursos que se fizerem compatíveis com o Estado Democrático de Direito, que garante a todos a amplitude do direito de defesa, assegurado o contraditório pleno.
São os esclarecimento que vem a publico fazer, demonstrando o compromisso do Instituto com interesse público maior.

A Direção

Obs.: Nota enviada pela jornalista Jô Siqueira para o e-mail da radiosaofrancisco@gmail.com às 13h40m

Suspensa aplicação das provas do PSF em Campos. Blog do Cláudio Andrade com nota de esclarecimento do IPDEP

Já saiu Nota de Esclarecimento, agora pouco, no Blog do Cláudio Andrade da cidade de Campos dos Goytacazez. Em razão da AÇÃO POPULAR nº 2008.900.011551-0, intentada pelo Vereador Dr. Edson Batista, com medida liminar concedida pelo juiz de plantão da Comarca de Campos dos Goytacazes, Dr. Paulo Assed Estefan, às 18:00 do dia 22/11/08 e com intimação deste instituto às 21:35, (menos de dez horas do início das provas), fica suspensa a aplicação das provas no dia 23/11/08 e os demais prazos do cronograma do concurso, os quais serão revistos após providências judiciais a serem tomadas pelo Município de Campos dos Goytacazes. O IPDEP ratificando a lisura do evento e o comprometimento com o esforço dos candidatos em se preparar para o concurso se coloca à disposição para maiores esclarecimentos em seu call Center e ainda se solidariza com os candidatos face os transtornos decorrentes de tal medida judicial.
O IPDEP reitera ainda o seu comprometimento com a transparência que sempre norteou suas ações, registrando que todos os atos do concurso são comunicados aos conselhos de classe, ao Ministério Público (direitos difusos) e o edital em questão foi encaminhado tempestivamente ao Egrégio Tribunal de Contas, não restando qualquer empecilho para a continuidade do evento.A direção. Leia mais no blog do Claudio Andrade aqui.

Suspenso concurso público do PSF em Campos

Suspensa a realização das provas do concurso público do Programa Saúde da Família (PSF) de Campos, que oferece 750 vagas. As provas seriam aplicadas hoje, 23-11, em dois turnos. Pela manhã, das 9h às 12h, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário e Enfermeiro do PACS. Na parte da tarde, das 15h às 18h, será a vez de quem concorre para Enfermeiro, Médico, Cirurgião Dentista, Técnico em Higiene Dental e Técnico em Enfermagem. O motivo seria um ação proposta pelo vereador Edson Batista com pedido de cancelamento que fora acatada pelo Juiz Paulo Assed Estefan.

Mais um passo em direção a conclusão da ponte João Figueiredo entre SJB e SFI: a federalização da RJ-196


Estrutura dos pilares está em perfeito estado afirmam engenheiros.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do deputado Geraldo Pudim que altera a Lei 5.917, de 10 de setembro de 1973, que aprova o Plano Nacional de Viação, para incluir, na Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal, a RJ-196, no município de São Francisco de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro, transformando a mesma em rodovia federal. De acordo com o Parlamentar, já há algum tempo a Prefeitura de São João da Barra tenta dar conclusão às obras da Ponte que liga os Municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro, que se encontra inacabada. A dificuldade encontrada é que de um lado da ponta a rodovia é federal (BR 356) e do outro é estadual (RJ196), que necessita SER federalizada de forma a viabilizar as obras de conclusão.

Monitor Campista
O assunto foi matéria hoje, também, no Monitor Campista (23-11). “Agora, o projeto de lei será encaminhado para o Senado e, caso seja aprovado, volta para ser votado no plenário da Câmara Federal. Em seguida, passará a sanção do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, a previsão é que a tramitação do projeto seja rápida, uma vez que não envolve nenhum tipo de polêmica. — Não acredito em demora. Acho que logo teremos boas novidades sobre a federalização dessa estrada — prevê o deputado peemedebista. Em fevereiro de 2007, a estrutura da ponte, que não saiu dos pilares, foi analisada pelo engenheiro Luiz Eduardo Cardoso, que a considerou viável. O estudo foi encomendado pela prefeita de São João da Barra, Carla Machado. Segundo ele, existem algumas deteriorações, mas superficiais – a ponte tem 19 metros de vão, uma extensão de 822 metros com duas pistas largas e ainda acostamentos e 14 metros de altura. — Não fazia idéia do tamanho da estrutura que me impressionou. A infra-estrutura está toda pronta. As estacas são profundas e muito bem concebidas, as deteriorações são muito superficiais. A estrutura é viável — analisou o engenheiro. No ano passado, Carla e Pudim chegaram a participar de uma audiência no Ministério dos Transportes para tratar da obra considerada como importante para o desenvolvimento econômico regional. No final do ano passado, Carla Machado conseguiu recursos na ordem de R$ 8 milhões para a conclusão das obras dessa ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. A verba é do Orçamento Geral da União (OGU), através de emendas parlamentares, para melhorias no município sanjoanense. Só que, para a liberação dos recursos, é preciso acabar com o impasse que paralisou os serviços".

Prefeito Beto Azevedo de SFI esteve com Pudim
Na semana passada, o prefeito eleito de SFI, Beto Azevedo, foi recebido em audiência no gabinete do deputado federal Geraldo Pudim. Na pauta a conclusão das obras da ponte e os royalties do petróleo. Beto que reverter o atual quadro tendo em vista que SFI recebe indenização como município limítrofe.

Paixão


Corinthians campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, apesar do clima tenso que tomou conta da partida contra o Avaí na tarde de ontem,sábado, no Pacaembu. Os jogadores da equipe paulista esqueceram o que aconteceu dentro de campo durante os 90 minutos e, após a partida, levantaram a taça e fizeram muita festa com a torcida no Pacaembu. O destaque da matéria o fotógrafo do Estadão foi buscar nas arquimbacas na mensagem do torcedor. Veja aqui.(Fonte: jornal O Estado de São Paulo) Foto André Lessa A/E.