sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projeto que tramita na Câmara quer reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos

Redução da maioridade penal volta a ser tema de discussão na Câmara dos Deputados. O assunto voltou a ter força na última semana, depois de uma série de crimes cometidos por grupos de crianças e adolescentes em SP.

O novo projeto que tramita na Câmara reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Atualmente, por mais graves que sejam os crimes, adolescentes de 16 ou 17 anos não podem ser presos.

Em 2007, uma pesquisa encomendada pelo Senado Federal mostrou que quase 90% dos brasileiros defendiam a redução da maioridade penal para 16 anos. No entanto, profissionais que atuam no atendimento às crianças e adolescentes são contrários. Segundo eles, o Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê mecanismos de responsabilização dos menores infratores. Além disso, os especialistas acreditam que colocar os jovens no sistema prisional só aumentaria o problema da violência.

O projeto está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Escolas públicas brasileiras terão tablets em 2012



Governo quer distribuir tablets para alunos de escolas públicas do País. De acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, os equipamentos começariam a ser distribuidos no ano que vem e têm como objetivo popularizar o acesso à tecnologia

Uma licitação será aberta este ano para a compra dos tablets, que tem o formato de uma prancheta e dá acesso à internet e outras funções de qualquer computador. A vantagem do aparelho é o tamanho e principalmente o preço, já que eles será fabricado aqui mesmo, no Brasil.

Em junho, o Governo anunciou que os componetes dos aparelhos devem ser feitos no país, caso as empresas queiram se beneficiar com a redução de impostos para o produto. Já neste ano, metade dos tablets produzidos já terão peças nacionais, taxa que será elevada até 95 por cento a partir de 2013, segundo as regras brasileiras.

Percentual de álcool na gasolina cai de 25% para 20%.


A partir de 1º de outubro, o percentual obrigatório de etanol anidro adicionado à gasolina passará a ser de 20%.

A medida está em portaria assinada pelo governo e publicada no Diário Oficial da União e passa a valer por tempo indeterminado. A decisão do governo tem por finalidade reduzir o consumo de etanol no Brasil.

A previsão é que a diminuição da mistura de álcool na gasolina provoque uma queda no consumo de cerca de 160 milhões de litros do combustível por mês. A medida já tinha sido anunciada no dia 29, mas agora foi fixada a data para o início da operação. (Radio 2 )

Educação ambiental é tema de reunião com comunidade de Gargaú

O Projeto Pólen (Pólo de Educação ambiental de São Francisco de Itabapoana) promoveu, no último dia 31 de agosto, reunião com representantes da comunidade civil de Gargaú que teve como foco a Gestão Ambiental Pública, dentro do projeto “Reflexão, Ação, Transformação: Manguezal de Gargaú”.

Diversos grupos sociais participaram do encontro, como líderes da Cooperativa da Taboa de Gargaú e Mana Chica de Gargaú, além de representantes das Desfiadeiras de Caranguejo e Associação de moradores e comunidade pesqueira da localidade.

A equipe executora do Projeto Pólen destacou que o encontro ainda serviu para tratar da realização de um vídeo voltado para o resgate histórico-ambiental e a preservação do manguezal de Gargaú.

O Pólo de Educação Ambiental passou, recentemente, a estar ligado à secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana. O secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, destacou que o governo Beto Azevedo tem a educação ambiental como um dos pilares principais para a preservação do meio ambiente.

São Francisco questiona EIA-RIMA do Distrito Industrial do Açu


O município de São Francisco de Itabapoana está questionando, junto ao Ministério Público Estadual e a Procuradoria Federal, em Campos, o EIA-RIMA apresentando pela LLX e CODIM sobre os impactos da implantação do Distrito Industrial do Açu, em São João da Barra. O município alega, entre outros questionamentos, que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) aponta São Francisco de Itabapoana como área de influência indireta, ignorando a conclusão da Ponte João Figueiredo, prometida pelo próprio Governo do Estado e que segundo o DER entrará em obras até o fim deste ano.

“Se o próprio Governo do Estado anunciou oficialmente que a ponte interligando os dois municípios vai ser concluída, como o INEA, que é o órgão licenciador, e a CODIM, que está implantando o Distrito Industrial, ambos órgãos estaduais, ignoram esse fato?”, alega o secretário de Planejamento de São Francisco, Marcelo Garcia.

O município também está questionando o fato de ter ficado de fora do calendário de audiências públicas elaborado pelo INEA. Neste sentido, o secretário de Meio Ambiente de São Francisco, Roberto Vinagre, protocolou na audiência pública realizada nesta quinta-feira (01/09), em São João da Barra, um oficio solicitando que seja realizada uma audiência pública também em São Francisco de Itabapoana.

A Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) tem um prazo de 15 dias para avaliar se atende ou não à solicitação. Independente do resultado, a Procuradoria Geral do Município já entrou com representações junto ao Ministério Público Estadual e a Procuradoria Federal, manifestando a preocupação com relação aos impactos ambientais e socioeconômicos, pleiteando a realização da audiência pública no município. “O Ministério Público nos apresentou um parecer do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE) que aponta uma série de falhas referentes ao licenciamento prévio do Distrito Industrial,” disse o Procurador Geral do Município, Enaldo Vieira Barreto.

Ainda segundo o Procurador, o prefeito Beto Azevedo determinou o acompanhamento de todos os passos da implantação do empreendimento. “Há uma preocupação muito grande do prefeito que não aceita que nós fiquemos de fora desse processo. Queremos deixar claro que não somos contra o empreendimento ou o desenvolvimento da região, mas estamos lutando para que isso seja feito com critérios justos, claros e que atendam às exigências legais”, finalizou Barreto.

MPF investiga licenciamento de obras de apoio ao Porto do Açu


Projetos ligados a empreendimento de Eike Batista poderiam atingir o Paraíba do Sul

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos (RJ) instaurou inquérito civil público (ICP) para investigar se as obras do distrito industrial de São João da Barra e do corredor logístico do Norte Fluminense, projetos de apoio ao Porto do Açu, possuem o devido licenciamento ambiental e respeitam a legislação de proteção ao meio ambiente. Ambos os projetos são ligados ao Porto do Açu, que recebe investimentos do grupo EBX - do empresário Eike Batista - e estão localizados próximos ao rio Paraíba do Sul, área de proteção da União.

Além de instaurar o ICP, o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira determinou a elaboração de ofícios a serem encaminhados ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao governo do estado do Rio de Janeiro, pedindo esclarecimentos sobre os estudos técnicos das obras e o andamento delas.

"É preciso ampliar o debate para que as populações atingidas saibam exatamente o que vai ser feito. Qualquer licenciamento deve atentar para os impactos ambientais em sua máxima extensão", disse o procurador.

O Porto do Açu é empreendimento da LLX, empresa do grupo EBX. O projeto do distrito industrial abrange uma área de 70 km próxima ao porto, onde empresas instalarão suas indústrias. Já o corredor logístico é um projeto com extensão de 45 km que escoaria matérias-primas e produtos vindo do Porto do Açu para o interior do país.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

São João da Barra recebe atletas de todo país no Campeonato Brasileiro de Ciclismo


São João da Barra receberá, neste final de semana, ciclistas de todas as partes do país para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Estarão em disputa 16 títulos, com atletas de oito categorias, da sub-30 a over-60, competindo nas modalidades contra-relógio e Estrada Resistência. A abertura oficial do evento acontecerá nesta sexta-feira (02/09), às 18h, no Auditório Municipal, com a participação dos atletas em um Congresso Técnico. ( Leia mais... )


Semana da Pátria: dia 06, desfile em São Francisco e dia 7 em Ponto de Cacimbas



Está marcado para o dia 06 de setembro o Desfile Cívico em São Francisco de Itabapoana, em comemoração à semana da pátria. O desfile terá início às 12 h e 30 min, na Avenida Edenites da Silva Viana (Trevo das praias).

Além do Prefeito do município, Beto Azevedo, autoridades municipais como secretários, subsecretários e vereadores também deverão estar presentes. O Desfile deve contar com a tradicional participação dos batalhões militares, estudantes e bandas de fanfarra.

A secretária de Educação e Cultura de São Francisco, Yara Cinthia Nogueira, fala da importância do desfile em São Francisco. “Esperamos um belíssimo desfile. É preciso estimular o dever cívico junto a nossa população. Temos o papel de desenvolver em nossas crianças o amor à pátria. – ressaltou a secretária.

Já no dia 07, a partir das 14 horas, acontece também uma apresentação cívica na localidade de Ponto de Cacimbas com representantes das secretarias de Educação e Saúde e alunos da escola local.

Expoagro de São Francisco promete agitar região com programação diversa

A 29ª Exposição Agropecuária de São Francisco de Itabapoana, que acontece entre os próximos dias 08 e 11 de setembro, no parque de exposições de Praça João Pessoa, vai contar com variada programação para atender ao público da região.

Estão previstos para os dias de festa, além da apresentação de shows todas as noites, a presença de stands comerciais, festa do laço e o tradicional concurso leiteiro, em sua 30ª edição.

O secretário de Agricultura do município, Nival Ornelas, falou sobre o papel da Expoagro para o setor em São Francisco. "A Exposição agropecuária é uma grande oportunidade para destacarmos as novidades do setor que é importantíssimo em nosso município. O governo Beto Azevedo tem a proposta de trazer, através deste evento, incentivos para a agricultura e pecuária de São Francisco", ressaltou Ornelas.

O secretário de Turismo de São Francisco, Jairo Batista, destacou a importância do evento. “O turismo é uma das bandeiras de São Francisco e a Expoagro é um dos nossos pontos altos. O governo Beto Azevedo está trazendo shows diversos e grandes atrações para fomentar a atividade turística e fazer, sem dúvida, uma grande festa” – destacou o secretário.

Confira abaixo a agenda de shows da Expoagro:

08/09 – Alphalife

09/09 – Glauco Zulo

10/09 – Cleiton e Huggo

11/09 – Forró Brasil
(Matéria enviada pela Ascom - Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de SFI)

INEA realiza audiência para infraestrutura do Distrito Industrial de São João da Barra


A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) e a LLX, empresa de logística do Grupo EBX, participam nesta semana de audiências públicas promovidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). No evento serão apresentados os estudos ambientais (EIA/Rima) para o licenciamento da infraestrutura do Distrito Industrial de São João da Barra. O empreendimento será instalado ao lado do Superporto do Açu, em construção no município.

A instalação do Distrito Industrial de São João da Barra, o 11º instalado pela CODIN, baseou-se na atração de empresas para a região em razão da implantação do Superporto do Açu. O empreendimento oferece uma série de atrativos, como disponibilidade de minério de ferro, oferta de energia, proximidade com a Bacia de Campos e interligação com rodovias e ferrovias, entre outros. A instalação do Distrito Industrial, aliada ao porto, garante a criação de valor na economia local, maximizando a geração de riquezas, arrecadação de impostos e empregos na região.

A CODIN assinou um termo de cooperação técnica com a LLX delegando à empresa atribuições específicas para a sua atuação no processo de licenciamento. Assim, a LLX vai implantar as infraestruturas de uso comum do Distrito Industrial, como abastecimento de água, rede de esgoto, drenagem, ruas, linhas ferroviárias, emissários e rede elétrica. Pelo termo, a empresa também é responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento.

Distrito
Criado por meio de decretos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Distrito Industrial será implantado, através da CODIN, no 5º Distrito de São João da Barra. O Distrito Industrial possui área de 7.036 hectares e, para sua infraestrutura estão previstos aproximadamente 132 km de vias, com 44 intersecções e 8 viadutos.

Também está prevista a implantação de cerca de 27 km de trilhos para ferrovia, além da implantação de 92,5 km de redes de distribuição elétrica, 3 subestações de energia e a 114,5 km de iluminação pública. Será construído um reservatório com volume total de 600.000 m³, estações de tratamento de água com vazão de 130 l/s, duas estações de tratamento de esgoto com vazão máxima de 100 l/s e a implantação de 55 km de rede coletora.

Conheça a CODIN

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) é a ferramenta de incentivo concreto para o crescimento do território fluminense. Trabalha unindo poder público e empreendedores privados na busca de novos investimentos. Vinculada à secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a CODIN acompanha de perto o processo de transformação na região Norte Fluminense que vem sendo consolidado através do Complexo Portuário do Açu, ainda em fase de implantação.

A CODIN se instalou em São João da Barra, em agosto de 2010, passando a contar com sede própria, além de um posto avançado em Água Preta. O objetivo dessa medida é estar mais próxima da população atingida pelos decretos de desapropriação, promovendo um trabalho de apoio e orientação junto às famílias que possuem terras ou residem na área considerada como de utilidade pública. A CODIN, então, responsável por desapropriar terras e propriedades, atenta às suas responsabilidades sociais, constituiu equipe em São João da Barra voltada para o atendimento social, técnico e jurídico.

Entre as missões institucionais, cabe à Codin atrair investimentos, através da criação de distritos industriais - áreas onde os investidores são beneficiados com incentivos fiscais, por exemplo - para gerar emprego e renda e promover riqueza. No caso do Distrito Industrial de São João da Barra, a CODIN tem o desafio de incentivar o desenvolvimento econômico local, bem como o de seus cidadãos, para que venham a se inserir na realidade futura da região, sem, contudo, prescindir da sua responsabilidade social.

Conheça a LLX

A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Seus projetos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando a mais moderna tecnologia portuária. Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo.

Atualmente a empresa desenvolve o Superporto do Açu, um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com dois terminais - um offshore e outro onshore - em construção em São João da Barra (RJ), próximo à área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil, sendo o maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina.

Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa, preparado para receber navios de grande porte, como o Capesize, VLCC e Chinamax, que transporta até 400 mil toneladas de carga.

No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Complexo Portuário Privativo de Uso Misto do Superporto do Açu. O início da operação do Superporto está previsto para o final de 2012.

Projeto favorece reflorestamento da Mata do Carvão

Foto: Divulgação do Blog do Roberto Moraes.




O professor e pesquisador Marcelo Trindade, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), apresentou na última semana, no México, o projeto desenvolvido em parceria com o Rio Rural para recuperação de fragmentos da Mata do Carvão, em São Francisco de Itabapoana. Seus resultados, que estão sendo monitorados, mostram que o produtor rural é um agente importante no processo de reflorestamento de um dos últimos fragmentos da floresta de tabuleiro no Estado.

Mais uma campanha em prol das obras da Igreja de Santa Cruz em Valão Seco - SFI

Olá, Paulo Noel. Bom dia!
Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre em seus lares!
Em nome da comunidade católica de Valão Seco venho pedir o favor de anunciar o nosso bingo, pois sabemos, como diz o ditado popular, que a propaganda é a alma do negócio. Estamos precisando muito divulgar um bingo em prol das obras da Igreja de Santa Cruz em Valão Seco e não há meio melhor e mais eficaz que a Rádio São Francisco e o Blog do Paulo Noel que com tanta dedicação e competência transmitem a população as notícias de primeira mão. Sucesso sempre e que Deus os abençoe.
Desde já agradeço.
Abraços fraternos,
Rita de Cássia de Campos Netto ( MEDESC da Igreja Santa Cruz)
Clique na imagem para melhor visualização.


LLX entrega tratores e estufas para agricultores em São João da Barra

Ações preveem o fortalecimento da agricultura no município

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, assinou hoje (31) convênios com a Prefeitura de São João da Barra e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro para auxílio a associações e pequenos produtores rurais do município. Os convênios são para a doação de tratores e a instalação de estufas para o cultivo protegido.

A entrega dos tratores e das estufas está prevista no Plano de Investimento Social da Agricultura Familiar, que está sendo realizado pela LLX no 5º distrito de São João da Barra. O plano prevê o desenvolvimento de uma série de programas voltados para a geração de renda dos produtores rurais.

“Com a utilização dos tratores será realizada a mecanização da colheita, facilitando a época da lavoura. Já as estufas possibilitam a produção garantida durante o ano todo. Com isso, a LLX inicia um programa para o fortalecimento da agricultura familiar na região do Superporto do Açu”, informa Luís Baroni, diretor de Implantação da LLX.

Evento

No evento, que aconteceu na associação de moradores de Mato Escuro, em São João da Barra, a empresa realizou a entrega de 5 tratores. Os equipamentos, que auxiliarão a preparação da terra para o plantio, serão entregues às associações de produtores de Mato Escuro, Pipeiras, Sabonete, Barra do Açu e Cajueiro.

Com apoio técnico consultivo da Fundação de Alunos e Profissionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – FAPUR, as associações serão orientadas sobre a melhor forma de uso dos equipamentos. Os custos de manutenção dos tratores serão pagos pela LLX, pelo período de um ano.

De acordo com o presidente da Associação de produtores rurais de Mato Escuro, Jeremias Peixoto da Silva, a doação é de grande importância “Com a doação dos tratores o produtor vai ter apoio para aumentar a produção e reduzir custos. É um ganho para o agricultor familiar que tinha dificuldades de recursos para o preparo do solo”, destacou.

Além disso, a empresa também entregou as duas estufas do projeto “Cultivo protegido”, que permite a redução do ataque de pragas e doenças e protege contra mudanças climáticas, possibilitando que os produtos sejam cultivados durante todo o ano. Assim, o cultivo em ambiente protegido reduz as perdas e agrega valor ao produto.

As estufas, que serão instaladas no 5º distrito de São João da Barra, próximo ao Superporto do Açu, poderão ser utilizadas por todas as associações de produtores rurais das microbacias do rio Paraíba do Sul.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

3º Encontro Pedagógico com foco na arte em São Francisco


Aconteceu na segunda-feira (29/08) a terceira edição do Encontro Pedagógico da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), em São Francisco de Itabapoana. O evento ocorreu no Praia Clube Guaxindiba e teve início às 8h direcionado aos professores, coordenadores e diretores da rede municipal. Mais de 600 pessoas participaram do encontro.

O tema central foi “Arte dentro e fora da sala de aula”. O encontro buscou afinar os educadores para a questão cultural e mostrar sua importância no desenvolvimento do aluno.

A abertura do evento foi feita com apresentação de coral e dança dos alunos da Escola Dirceu Dias da Silva, da localidade de Guaxindiba. Logo após, houve palestra e dinâmica com o jornalista e animador cultural Wilson Heindenfelder.

Após o almoço, foram realizadas diversas oficinas.Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, o evento foi um sucesso e trará melhorias à educação no município. “O evento correu melhor do que esperávamos. Os educadores, que no evento estavam na posição de educandos, aprenderam lições que irão refletir muito positivamente nas salas de aula.” Comentou Yara.

Para o prefeito Beto Azevedo, a cultura tem um papel muito importante para o desenvolvimento da educação. “A educação é a base da sociedade. Através da arte, a cultura pode ser expressa na sala de aula e fora dela, desta forma os alunos podem dar mais valor às suas raízes e ajudar no desenvolvimento da comunidade onde vivem,” explicou.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

LLX assina convênio para programa de Justiça Itinerante

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, assinou hoje (30) convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Janeiro para a doação de dois ônibus para o programa de Justiça Itinerante. O programa, que funciona com ônibus adaptados, atende moradores de bairros afastados ou municípios que não possuem fóruns. No local é oferecido atendimento jurídico e orientação na solução de conflitos.

O Justiça Itinerante oferece um cartório móvel para os moradores do estado, com a presença de promotor, defensor público, juiz e equipe de atendimento. No local são tratados temas das áreas de direito de família, infância e juventude e juizados especiais cíveis e criminais. A ação reduz o fluxo de processos no fórum do município, principalmente em situações que possibilitem soluções conciliadas.


Com o aumento da frota de ônibus, será possível a expansão do programa e a inclusão de outras cidades do estado. Entre elas São João da Barra, local onde a LLX está construindo o Superporto do Açu – maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina. O programa conta atualmente com 4 ônibus.


Além de fazer o atendimento semanal, os ônibus também são utilizados em ações sociais, como Ação Global, mutirões carcerários e de subregistro, Justiça em Ação e até mesmo durante período de tragédias ambientais, como no Morro do Bumba e nas chuvas da Região Serrana (Nova Friburgo)

Internauta relata arrombamento em Santa Clara


Recebemos por e-mail o relado do internauta Genilson Soares que teve sua casa arrombada em Santa Clara:

Caro amigo Paulo Noel, peço divulgação em seu Blog, para que as autoridades policiais tomem providências, pois infelizmente os arrombamentos em Santa Clara continuam.

Tive a minha casa na Rua Carlos Diniz Andrade, invadida nesta última semana.
Os delinqüentes entraram no imóvel pelo telhado e além de levarem vários objetos
domésticos, promoveram uma grande desordem.

Grande abraço,

Genilson Soares.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Resultado da eleição na AMASS



Recebemos e-mail enviado por Virgínia Lupinni, diretora de comunicação da AMASS - Associação de Moradores e Amigos Sossego e Sonho sobre a eleição da diretoria para os próximos dois anos. João Francisco Silva Manhães foi reeleito presidente.

Bom dia Paulo Noel e Vinícius!!
Pedimos a gentileza de divulgar o resultado da eleição da nova Diretoria Executiva Biênio 2011/2013.

Grata,
Virgínia Lupinni - Diretora de Comunicação

Resultado da eleição da Diretoria Executiva da AMASS - biênio 2011/2013

Foi num clima de passividade, que ocorreu a eleição da nova Diretoria Executiva da AMASS/Associação de Moradores e Amigos Sossego e Sonho, realizada neste domingo (28), na rodoviária do Sossego. Houve apenas chapa única, sendo a votação entre SIM e NÃO. A nova Diretoria foi eleita com 80 votos SIM contra 7 votos NÃO, ou seja, 92% de aprovação de votos válidos.

A AMASS agradece os mesários, Sr. Hailton José da Silva, Douglas de Jesus Silva e Rosa Maria Alves Barbosa.

A nova Diretoria Executiva é formada pelos seguintes membros:

- Presidente: João Francisco Silva Manhães (João da Ótica)
- Vice-presidente: Dilza Maria Santos
- Diretora de Comunicação: Virgínia Lupinni
- Diretora Comunitária: Gleice Mayrink
- Procurador Geral: Ronilson Moura Franco
- 1ª Tesoureira: Simone Oliveira Pereira
- 2ª Tesoureira: Greice Silva M. Peixoto
- 1ª Secretária: Greice Silva Santos
- 2ª Secretária: Sandra Meirelles
- 1ª Suplente: Nilda Ferreira Figueiredo
- 2ª Suplente: Ana Maria Silva Henrique
- 3ª Suplente: Tatiana da Silva

Termina a primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol


Neste domingo (28) foram definidos os times classificados para a segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol nas categorias Aspirante e Principal. As quatro melhores equipes de cada grupo avançaram na competição.

Na segunda fase a tabela será formada por meio de sorteio, que acontece nesta quarta-feira (31), às 17 horas, na Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Serão sete rodadas, onde todos se enfrentarão, classificando as quatro primeiras equipes para a disputa da terceira fase, as semifinais, já no sistema mata-mata. Quem passar pela semifinal disputa o troféu de campeão, já os perdedores disputam o terceiro lugar, que equivale a Taça Cidade de São Francisco.

Na Categoria Aspirante avançaram pela Chave A: São Francisco, Itabapoanense (Barra), Praça Imaculada e Palmeirinha; enquanto pela Chave B os classificados foram: Flor de Maio, Amprajope (Praça João Pessoa), Alegria e Quatro Bocas.

Na Categoria Principal conquistaram vaga pela Chave A: São Francisco, Nova Belém, Santo Amaro e Guaxindiba; já pela B avançaram: Santa Luzia, Buena, Aldeia e Amprajope.

Matéria corrigida às 10h35min desta terça-feira (30) - A última vaga da Chave A da categoria Aspirante foi do Palmeirinha e não do Nacional como estava antes.


Clique abaixo e confira os resultados da última rodada da primeira fase:

Aspirante
Principal

Valão Seco e Buena disputam a final do Veterano



No sábado (27) foram definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Veterano. Jogando no Estádio de Guaxindiba, o Buena passou pelo São Francisco por 2 a 1. Na outra semifinal, no Estádio Municipal em Volta Redonda, o Valão Seco superou o Praça João Pessoa por 3 a 1. Buena e Valão Seco decidem a grande final no próximo sábado (03), às 15 horas, porém, antes da bola rolar para a final, acontece a disputa do terceiro lugar entre São Francisco e Praça João Pessoa, às 13 horas. As partidas deverão acontecer no Estádio Municipal em volta Redonda, mas isso ainda será confirmado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Adolescentes brasileiros têm fácil acesso ao cigarro



Rio, (29/08) – Os adolescentes brasileiros não têm dificuldade para comprar cigarro, apesar de o país dispor da Lei Federal (n.º 8.069/1990 ) que proíbe a venda do produto para menores de idade. O percentual de meninas, entre 13 e 15 anos, que já comprou cigarro chega a 52,6% e a 48,1% entre meninos em algumas capitais do país.

Esses e outros dados estão reunidos na publicação A situação do tabagismo no Brasil, que o Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA) lança para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O livro reúne dados de pesquisas do Sistema Internacional de Vigilância do Tabagismo da Organização Mundial da Saúde realizadas no Brasil, entre 2002 e 2009.

A preocupação com os jovens é especial, em razão de eles serem o principal alvo da indústria do tabaco, interessada em atrair novos consumidores. As leis visam reduzir o acesso das crianças e adolescentes ao cigarro, porém é grande o número de jovens entre 13 e 15 que experimentam o produto. A maioria dos menores entrevistados afirmou nunca ter sido impedida de comprar um cigarro. Em Maceió, esse percentual chegou a 96,7%. Em Fortaleza, a 89,9% e em Salvador a 88,9%. Outra informação preocupante, segundo os profissionais de saúde, é que o tabagismo entre os adolescentes não tem diminuído como vem ocorrendo entre os adultos.

Leia mais
Maxpress

Resultados da 4ª etapa do Campeonato de Ciclismo


Aconteceu, neste domingo (28/08), a disputa que marcou a 4ª etapa do no município de São Francisco de Itabapoana. A prova teve início às 10h e foi realizada através de uma parceria entre a prefeitura municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer e a AFC (Associação Franciscana de Ciclismo).

A competição possui duas categorias: Estreante e Elite. A concentração aconteceu na praça da igreja católica matriz, no centro do município, sendo o local de partida e chegada. Os competidores foram até a localidade de Barra de Itabapoana, via litoral, retornando em seguida ao centro. O percurso total foi de 62km.

Ao final da etapa, os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas e somaram pontos para o campeonato. As medalhas foram entregues pelo presidente da AFC, Jhones Chagas; Cris Estevam, coordenador de ciclismo da secretaria municipal de Esporte e Lazer e Fabiele Motta, corredor do município que figura entre os melhores da América Latina. No momento da premiação os corredores destacaram a importância do ciclismo no município.

Estavam presentes o Prefeito Beto Azevedo, acompanhado da primeira dama Romênia Azevedo. Também marcaram presenças as secretárias municipais de Esporte e Lazer, Adriana Rodrigues, e Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, além do secretário municipal de Administração, Cláudio Cardoso.

Segue abaixo a lista dos primeiros colocados da etapa e suas respectivas pontuações.

Colocações da 4ª Etapa:

Estreante
1º Antônio Carlos Jr.
2º Valdemir da Silva
3º Higo Nunes
4º Claudinei Mota
5º Jhones Chagas

Elite
1º Cris Estevam
2º Alan dos Santos
3º Fábio Elias
4º José Francisco
5º Jones Mota

Pontuação Geral do Campeonato:

Estreante
1º Antonio Carlos Jr. (40)
2º Claudinei Mota (36)
3º Valdenir da Silva (33)
4º Gustavo (23)
5º Higo Nunes (20)

Elite
1º Leonardo Rodrigues (32)
2º Leandro Magno (27)
3º Vagner Mota (26)
4º Cris Estevam (25)
5º Alan dos Santos (24)
6º Reginaldo Pomada (21)
7º Fábio Elias (20)
8º Claumir Mota (20)
9º José Francisco (19)
10º Jones Mota (18)

Com informações da Ascom

CRAS de Praça João Pessoa realiza vários eventos durante a semana

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Praça João Pessoa realiza, nesta quarta (31/08), a partir das 18 horas, no Pequeno Franciscano, evento aberto à comunidade em homenagem aos pais. Já na quinta (01/09) o Centro abriga, a partir das 14 horas, palestra com profissionais da Ampla.

A realização da homenagem aos pais é parceria do CRAS com o Pequeno Franciscano e a Escola Municipal Estelita Crespo de Araújo. Na programação estão previstas apresentações do grupo Arte na Lata, Coral, Pró Jovem, além de brincadeiras e show de Lindroso do Recife.

Os profissionais do CRAS reforçam que o evento será realizado no Pequeno Franciscano (antigo Curumim) e destacam a proposta da homenagem que é a de promover a integração social, o bem estar e o lazer à comunidade.

No dia seguinte (01/09), o tema proposto pela Ampla é o de divulgar e instruir a comunidade a consumir energia de forma econômica e inteligente.

Após a palestra, os profissionais da Ampla vão realizar cadastramentos para o programa Baixa Renda, que oferece descontos nas taxas de luz a todos os cidadãos beneficiados pelo Bolsa Família. Os psicólogos e assistentes sociais do CRAS garantem que a palestra vai oferecer informações importantes para a economia de energia e convidam toda a comunidade a participar do encontro.

Ainda a transferência da enfermeira do PSF de Gargaú...

O Blog recebeu e-mail do internauta de Gargaú, Maykon Alvarenga, que solicita espaço para expressar sua opinião sobre a transferência de uma enfermeira do PSF de Gargaú.


Caro Paulo Noel


Venho pedir que poste em seu blog, a indignação e a revolta que nós moradores de Gargaú estamos sentindo, em sermos enganados ao assinar o abaixo assinado sem ser dito em momento algum quem seria a substituta da de Nathália. Pois a substituta é uma enfermeira da comunidade que muito gostamos,nada contra a SR° Nathália, mais a enfermeira Iderli, conhecida como (LIRA) é uma pessoa da nossa comunidade que já trabalha na saúde há 16 anos.


Sabe identificar todos os problemas dos moradores de gargaú,pois conhece cada um de nossa família. O abaixo assinado esta sendo considerado uma covardia, pois não foi divulgado o nome da substituta Ilderli(LIRA). Assinamos pensando que a substituta fosse uma pessoa de outro lugar, a Nathália é uma pessoa boa,mais não é do município, tenho certeza que a enfermeira Iderli (LIRA) fará um ótimo trabalho em prol da comunidade.


Agradecemos ao secretario de saúde, pela sabia decisão. E não se preocupar com que foi dito pelo o senhor Tarcizo, pois acredito que ele não conheça a pessoa maravilhosa que é a Ilderli (LIRA),tenho certeza que logo o senhor Tarcizo tera uma visão diferente sobre a coordenação do PSF de Gargaú! Agradeço desde já.


Família silva, família Barbosa, família campos, família Noqueira, família Gomes e família Alvarenga.

domingo, 28 de agosto de 2011

Ponto de Cacimbas ganha nova escola totalmente reformada



Fotos: Flori Fernandes


A comunidade de Ponto de Cacimbas, em SFI, recebeu neste fim de semana, mais uma escola da rede municipal totalmente reformada: a Escola Municipal Domingos Santos, que passa a oferecer um padrão de estrutura diferenciado para educação infantil e ensino fundamental para o 1º e 2º segmentos a cerca de 160 alunos já matriculados.


Situada às margens da RJ-224, a escola é dotada de acessibilidade e conta com um hall de entrada arborizado, oito salas de aula, biblioteca, refeitório, cozinha e laboratório de informática. O município já construiu escolas modelo também em Gargaú e Travessão de Barra.


O prefeito Beto Azevedo ressaltou a importância do Governo Municipal reformar mais uma unidade escolar. A secretária de Educação, Yara Cinthia, explica que a gestão se preocupa em oferecer tanto infra-estrutura quanto qualidade de ensino. "A nossa equipe tem melhorado o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb). Não apenas pelo investimento, mas pelo tratamento dado à educação, sempre em busca de melhores condições para o futuro das crianças de São Francisco", relatou a secretária.


Os alunos gostaram da nova estrutura da escola. "Nesta nova escola vamos poder estudar melhor e com um ensino de qualidade", comentou o aluno da 5ª série, Lorran Junqueira da Silva de 12 anos. O diretor Cícero Gomes de Lemos, agradeceu ao prefeito por tudo que ele tem feito pela educação do município.


Abaixo assinado pede a Secretaria de Saúde permanência de coordenadora no PSF de Gargaú

O Blog recebeu e-mail do internauta Tarcizo Martins da Fonseca, morador de Gargaú, informando sobre um abaixo assinado que será encaminhado ao Secretário Municipal de Saúde de SFI solicitando a permanência no cargo da coordenadora no PSF de Gargaú que estaria para ser transferida para outra localidade. Leia o e-mail.


GARGAÚ: INSANIDADE NÃO, BOM SENSO SIM.

Meu caro Radialista Sr. Paulo Noel, que tantos serviços têm prestado ao nosso município, venho mais uma vez solicitar seus préstimos para levar ao conhecimento de todos, principalmente aos moradores de Gargaú.

Nós moradores de GARGAÚ, estamos vivendo momentos de expectativas com a possível transferência da Srta. Nathália P. Cruz Viana, Coordenadora do Posto de Saúde – PSF da nossa comunidade, para outra localidade no município.

Estou aqui não para defender os interesses pessoais da Srta. Nathália e sim para defender os interesses de todos nós moradores de GARGAÚ, pois esta possível transferência tem caráter político que vem de encontro ao bem desta comunidade, diante de tantos e tão bons serviços esta Coordenadora tem prestado e demonstrado total envolvimento para o bem estar de todos que aqui residimos. Uma possível transferência para outra localidade só vem demonstrar uma INSANIDADE por parte de políticos que não tem nenhum compromisso com a nossa GARGAÚ. Venho de publico pedir encarecidamente ao Sr. Secretário de Saúde que não ceda a tais pressões políticas que possivelmente esteja sofrendo para realizar esta possível transferência, pois nós moradores precisamos ser ouvidos e estamos satisfeitos com o desempenho desta Coordenadora do PSF. Um grande abaixo assinado anda coletando assinaturas no sentido de bloquear tal mudança de Coordenação no PSF e que será protocolado na PMSFI e na Câmera de Vereadores deste município para mostrar o nosso repúdio diante desta situação.

Poucos sabem do que a Srta. Nathália é capaz. Digo isto porque ao chegar ao PSF uma denúncia de que um senhor idoso estava vivendo em condições sobre humana, e sofrendo maus tratos, a mesma foi averiguar e constatou a veracidade da denuncia. Este idoso habitava em um cômodo sem porta, sujo e sem quaisquer condições de higiene pessoal. De imediato a Srta. Nathália e mais uma agente comunitária da equipe coordenada por ela, deu banho neste idoso, cortou unhas e exigiu dos familiares a colocação de uma porta no cômodo para diminuir a friagem e dar maior bem estar a este idoso, exigiu troca de toda roupa de cama e ainda fez severas advertências a pessoa que deveria cuidar deste idoso e que tem acesso ao cartão de recebimento de benefícios pagos pelo INSS, exigindo que o Benefício deste, fosse totalmente destinado aos cuidados do beneficiário e não utilizado para outros fins. E não parou por aí, periodicamente tem vistoriado o cumprimento das instruções passadas por ela. Agora eu pergunto: Será que algum político interessado nesta possível transferência tem conhecimento de atitudes deste porte?. Antes que seja cometida uma injustiça não só a Coordenação do nosso PSF e também contra toda a GARGAÚ, é bom pensar duas vezes, pois uma resposta desta comunidade vem com certeza nas próximas eleições. A quem interessa tal transferência? (aos moradores de GARGAÚ com certeza não interessa) Quais os motivos que podem estar por trás de atitudes ESCUSAS como esta? O que levaria um político manipular cargos ocupados por pessoas que dedicam sua vida ao cumprimento do mesmo....sinceramente não consigo entender.

Vale lembrar que um posicionamento contra a Srta. Nathália, é também um posicionamento contra todos nós moradores de gargaú que com certeza terá um troco nas urnas.

Mais uma vez peço ao Sr. Secretário de Saúde que intervenha neste caso em defesa do povo BOM e ORDEIRO de GARGAÚ. Atenciosamente. Tarcizo Martins da Fonseca – Morador de Gargaú.

III Encontro Pedagógico nesta segunda no Praia Clube Guaxindiba


Será nesta segunda-feira, dia 29/08 o III Encontro Pedagógico da SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O Encontro será realizado no Praia Clube Guaxindiba das 8 as 17 h e terá como tema: Arte dentro e fora da sala de aula, educação requer mudanças. O Encontro é para todos professores da rede Municipal de creche, 1º e 2º segmentos

A programação inclui palestra com Wilson Heidenfeldee e as seguintes oficinas:


Será nesta segunda-feira, dia 29/08 o III Encontro Pedagógico da SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O Encontro será realizado no Praia Clube Guaxindiba das 8 as 17 h e terá como tema: Arte dentro e fora da sala de aula, educação requer mudanças. O Encontro é para todos professores da rede Municipal de creche, 1º e 2º segmentos

A programação inclui palestra com Wilson Heidenfeldee e as seguintes oficinas:

1. Imagens que te quero ler

2. Batuque aí... ritos, ditos e mitos da cultura popular

3. (re) inventando o povo brasileiro

4. Quem conta .....encanta!!

5. O corpo..

6. Aula de poesia, como eu queria!

7. O ensino da arte de palavras, linhas,cores e formas

8. Musicalizando a vida e a arte

9. Teatro na educação

10. O mundo da vida, como mundo das culturas

11. Na trama do texto, os fios da contemporaneidade

12. Cinema na escola...escola no cinema

13. Quilling...papel e cor transformando o mundo

14. A mulher - universo nas artes plásticas

15. A liguagem da fotografia


LLX realiza doação de lancha para pescadores de Atafona



A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, realizou na última semana a doação de uma lancha para a colônia de pescadores de Atafona (Z-02), no município de São João da Barra, onde a empresa desenvolve o Superporto do Açu.

A embarcação vai atuar na limpeza dos manguezais que estão na área de pesca da colônia. Ela irá auxiliar a retirada de plantas e sujeira dos mangues, que prejudicam os motores dos barcos e interferem diretamente na atuação dos pescadores. A ação irá beneficiar os cerca de 900 pescadores associados à colônia. Comunidade pesqueiraA LLX tem desenvolvido uma série de ações voltadas à comunidade pesqueira. Entre elas está a instalação de Entreposto Pesqueiro em Atafona, em São João da Barra. Desenvolvido em parceria com o Grupo EBX, o Entreposto Pesqueiro irá oferecer infraestrutura e suporte às atividades pesqueiras na região. O Entreposto também vai possibilitar o fornecimento de produtos com maior qualidade, agregar valor ao pescado e diminuir os custos da produção, além de melhorar as condições de comercialização. A licença de instalação do Entreposto já foi emitida.

Para orientar o desenvolvimento de ações específicas para os pescadores, a LLX também realizou diagnóstico de escolaridade da comunidade pesqueira de São João da Barra. Mil pescadores, entre homens e mulheres, foram e entrevistados. O estudo analisou o grau de instrução dos pescadores e suas famílias. Ele contribuiu para o desenvolvimento de programas voltados para a alfabetização deste setor. Um destes programas é o Rede ABC de Ensino, que possibilita que pescadores concluam o ensino fundamental (antiga 4ª série). Cerca de 30 deles, que começaram o curso em agosto de 2010, realizaram a mudança de classe no início de julho deste ano. Deste total, 11 concluíram a alfabetização e iniciaram o ensino fundamental. Outros 19 alunos avançaram um nível – correspondente a uma série. Atualmente o ABC de Ensino conta com 52 alunos.

O programa, equivalente ao supletivo, fornece certificado de conclusão ao final do projeto. Outra ação realizada pela LLX é a contratação de barcos locais no apoio à sinalização da área de dragagem, além da doação de equipamentos para a legalização de barcos (expedição de laudos) – como bóias de navegação, coletes salva-vidas e bandeiras do Brasil.

A LLX também adquiriu a sede da Colônia de pescadores Z-19, em Farol de São Tomé, em Campos. O imóvel foi doado aos pescadores. Por estar localizada em frente ao desembarque pesqueiro, a colônia favorece a organização e o atendimento aos associados e familiares da colônia, que conta hoje com 700 pescadores e cerca de 2.700 dependentes. Também foram implantados consultórios odontológicos e laboratórios de informática nas colônias de pescadores e realizada reforma da sede de pesca da colônia de Barra do Açu.