sábado, 16 de outubro de 2010

Petrobras e Novozymes firmam parceria para o etanol celulósico

A Petrobras e a Novozymes firmaram acordo para desenvolvimento conjunto de enzimas para produção de biocombustíveis de segunda geração, utilizando bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol celulósico. O acordo abrange o desenvolvimento de enzimas e de processos de produção de etanol lignocelulósico, produzido do resíduo fibroso da produção de cana.
.
O potencial comercial do etanol celulósico no Brasil é considerável, devido à grande quantidade de bagaço de cana disponível no país. O Brasil é o maior produtor mundial de cana, com uma capacidade de extração de cerca de 600 milhões de toneladas por ano, atualmente produzindo 27 bilhões de litros (sete bilhões de galões) de etanol. Estima-se que a tecnologia de bagaço para etanol pode aumentar a produção de etanol do país em cerca de 40%, sem aumentar as áreas de cultura.
.
A Novozymes já realiza pesquisas com enzimas na conversão de bagaço para etanol celulósico, a fim de tornar o processo economicamente viável. As enzimas quebram os resíduos - como palha de milho, palha de trigo, lascas de madeira e bagaço de cana - que são fermentados para produzir o etanol.
.
A Petrobras vem realizando pesquisas de conversão de bagaço de cana-de-açúcar em etanol por meio de processos bioquímicos desde 2006.
Sobre a NovozymesA Novozymes é líder mundial em bioinovação. Juntamente com seus clientes, de uma extensa gama de indústrias, cria as soluções biológicas industriais do amanhã, melhorando seus negócios e o uso dos recursos de nosso planeta.
.
Com mais de 700 produtos utilizados em 130 países, as bioinovações da Novozymes melhoram o desempenho industrial e protegem os recursos do planeta, proporcionando soluções significativas e sustentáveis para o mercado, em constante evolução. Leia mais no www.novozymes.com.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Realizada Segunda etapa do Campeonato de Mountain Bike de SFI


No último final de semana aconteceu a segunda etapa do Campeonato de Mountain Bike de São Francisco de Itabapoana. A prova foi realizada na localidade de Gargaú. Os quinze ciclistas deram doze voltas no circuito que abrangia as ruas principal e da lagoa. A competição é realizada pela secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação de Ciclismo do Rio de Janeiro.

Os cinco primeiros colocados receberam medalhas, e os três primeiros lugares troféus. Os atletas de São Francisco mais uma vez levaram a melhor ocupando quatro das cinco posições.

De acordo com o secretário de Esportes, Valdney Carvalho, a competição tem sido uma briga da juventude contra a experiência. “Na primeira etapa os estreantes levaram vantagem sobre os veteranos. Agora os mais velhos deram o troco. Claumir, que venceu esta prova, tem 46 anos e os mais novos estão na faixa etária entre 16 e 19 anos”, destacou Carvalho.

Haverá mais quatro provas antes da final que acontecerá no dia 19/12, no Centro. Na ocasião, os cinco primeiros colocados receberão premiação, em espécie. O critério para desempate levará em conta a colocação dos atletas nas provas.

Segue abaixo a classificação da 2ª etapa:
1º - Claumir Mota (SFI)
2º - Vagner da Silva (SFI)
3º - Jerônimo (Campos)
4º - Jones Chagas (SFI)
5º - Leonardo Rodrigues (SFI)

Texto: Ascom-SFI
Foto: Flori Fernandes

Suspeita de meningite em mulher do Macuco traz de volta a preocupação de um surto


A possibilidade de um surto de meningite em São Francisco de Itabapoana preocupa a população e as autoridades de saúde. Nesta quinta-feira (14-10) apareceu mais um caso suspeito da doença. Trata-se da secretária Jane Carla Andrade da Silva Santos, 25 anos, moradora no Bairro do Macuco. Ela está internada no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, com suspeita de ter contraído a doença. Apesar de apresentar os sintomas, a jovem, que trabalha como secretária no escritório de advocacia de Cláudio Heringer, no centro de São Francisco, está consciente e não apresenta nenhum tipo de comprometimento.

O advogado Cláudio Heringer, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco de Itabapoana, se mostrou bastante preocupado, em entrevista ao Jornal São Francisco de Notícia, da Rádio São Francisco, na manhã desta sexta-feira (15/10). “Estou indo ao Hospital Manoel Carola neste momento para obter orientações sobre o que devo fazer, já que tive contato durante essa semana com a minha funcionária. Aproveito e peço a todos muita oração por Jane”, disse Heringer.

Segundo o diretor clínico do Hospital Manoel Carola, Hober Caminhas, Jane está sendo monitorada, e seu estado de saúde é bom. “Vamos adiantar o resultado do exame para hoje (15). Como esse exame vai sair mais rápido do que os demais, vamos esperá-lo para, se for o caso, administrar o antibiótico aos comunicantes (pessoas que tiveram contato mais próximo com a paciente)”, disse o médico.

Segundo as autoridades de saúde, para ser decretado surto de meningite em São Francisco de Itabapoana, é necessária a confirmação de três casos mais um suspeito. Até o momento são dois casos confirmados: Sabino Augusto Cardoso e Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto

Sabino – Sabino Augusto Cardoso tem 25 anos e mora em Gargaú. O blog havia recebido uma informação sobre a alta médica do jovem. A informação foi desmentida pela prima de Sabino, Cristiane da Silva. Segundo Cristiane, Sabino continua internado no Hospital Geral de Guarus. O seu estado de saúde ainda inspira cuidados.

Maria José – A rotariana e funcionária da Secretaria de Turismo de SFI tem 55 anos. Ela segue internada na UPG – Unidade de Pacientes Graves - do Hospital Ferreira Machado. O caso é grave. Maria José respira com a ajuda de aparelhos e está em coma induzido. A bactéria meningococo está presente na corrente sanguínea, mas não atingiu a meninge, entretanto os médicos tratam esses casos como meningite, mesmo não tendo a inflamação da membrana que reveste o cérebro. É que o simples fato de a bactéria circular pelo corpo já torna o caso muito grave. Esse germe tem um alto poder de destruição e a capacidade de paralisar algum órgão. Nesse momento as funções renais da paciente estão comprometidas, já que a bactéria atingiu os rins. Duas hemodiálises já foram feitas. Na primeira, realizada na semana passada, os médicos narraram dificuldades para realizar o procedimento; já na segunda, realizada durante o feriadão, houve uma melhora.

Fim do mistério

Fazendeiro desaparecido está preso no ES por porte ilegal de arma

Está resolvido o mistério sobre o desaparecimento do fazendeiro Celino Silva Santos (foto), 41 anos, morador em Guarixima, localidade ao norte de São Francisco de Itabapoana. Como o blog noticiou na terça-feira, 12-10, Zirinho, como é conhecido o homem, desapareceu no último sábado (09) sem dar notícias. Ontem ele foi localizado pela família preso numa cadeia de Cachoeiro do Itapemirim (ES). O fazendeiro foi parado numa blitz no Espírito Santo e detido por porte ilegal de arma. A família, através de advogados, tenta uma transferência para uma cadeia de Marataízes. Por ser um crime inafiançável, Zirinho terá de ficar preso, até que o advogado consiga um Habeas Corpus para que o preso responda o processo em liberdade.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Blog recebe e-mail pedindo ajuda para localizar Lucas que sumiu de casa em outubro de 2008

Pai procura desesperadamente pelo filho.

A revista Veja, edição de 6 de outubro, trás matéria com um surpreendente relatório com base em registros em delegacias brasileiras de que todos os dias 547 brasileiros desaparecem sem deixar rastro. Hoje a Rádio São Francisco FM recebeu e-mail com imagens de uma criança desaparecida que, inclusive, é citada na matéria. O pai do Lucas, de 5 anos, o engenheiro Antonio Carlos Ratto, 58 anos, não passa um dia em que não faz uma varredura nos sites de busca de desaparecidos e nas ONGs especializadas a procura de informações do filho. Lucas sumiu em junho de 2008 e, deste esta data, os pais não tiveram mais notícia dele. Foi visto na última vez brincando em frente à casa da avó, na localidade de São Carlos, interior de São Paulo. “Sem chão”, o engenheiro contratou um detetive, alugou carro de som para divulgar o caso e passou a oferecer recompensa de 60 000 reais para quem encontrar Lucas. Num inquérito que já acumula 1000 páginas, a polícia aventa a hipótese de sequestro, mas não tem resposta definitiva. “Carrego comigo um vazio insuportável”, diz o engenheiro. O Blog resolveu entrar no assunto, após receber e-mail solicitando ajuda. Você também pode ajudar. Divulgue esta informação encaminhando por e-mail para seus amigos. Vamos acabar com a dor sem fim de quem procura por um ente querido.

Pinokio recebe ônibus reformado do Projeto Ressoar

O instituto da Criança Pinokio, localizado em São Francisco de Itabapoana, na praia de Guriri, convida a comunidade 2º Projeto Ressoar fazendo a diferença no dia 17 de outubro de 10 às 17 horas. Na opurtunidade, segundo informa a diretora do Pinokio, Lucia Maria Brito de Campos a Instituição Pinokio receberá do Ressoar o ônibus da instituição totalmente reformado. Durante todo o dia haverá uma programção especial destinada as crianças. Clique na imagem para ampliar.


Descartada meningite em menor de Gargaú

Exame na jovem dá negativo
Agora é oficial, a menor C.S.O. (17 anos), moradora em Gargaú, não está com meningite. A informação é do diretor clínico do Hospital Manoel Carola, Hober Caminhas, que teve acesso na tarde de ontem, 13-10, ao exame feito no Rio de Janeiro. O resultado negativo para a meningite traz mais tranquilidade para São Francisco de Itabapoana. O município teve dois casos confirmados da doença, e esteve próximo de um surto. Segundo as autoridades de saúde, para ser decretado surto era necessário três casos confirmados e um suspeito. Com apenas dois casos confirmados, a Saúde de São Francisco de Itabapoana trabalha com a hipótese de casos isolados, já que os pacientes são de comunidades diferentes.

A jovem de Gargaú segue internada no Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos. O seu estado de saúde é estável. Ela está consciente, e se recupera bem. Os sintomas apresentados foram vômito, febre alta, diarréia e dor de cabeça. Outros exames, como sorologia para Dengue, Leptospirose e Febre Maculosa foram feitos, mas os resultados ainda não saíram.

Casos confirmados
Sabino  – Sabino Augusto dos Santos tem 25 anos e mora em Gargaú. O blog havia recebido uma informação sobre a alta médica do jovem. A informação foi desmentida pela prima de Sabino, Cristiane da Silva. Segundo Cristiane, Sabino continua internado no Hospital Geral de Guarus. O seu estado de saúde ainda inspira cuidados. (Texto corrigido às 11h41min de 15/10)

Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto – A rotariana e funcionária da Secretaria de Turismo de SFI tem 55 anos. Ela segue internada na UPG – Unidade de Pacientes Graves - do Hospital Ferreira Machado. O caso é grave. Maria José respira com a ajuda de aparelhos e está em coma induzido. A bactéria meningococo está presente na corrente sanguínea, mas não atingiu a meninge, entretanto os médicos tratam esses casos como meningite, mesmo não tendo a inflamação da membrana que reveste o cérebro. É que o simples fato de a bactéria circular pelo corpo já torna o caso muito grave. Esse germe tem um alto poder de destruição e a capacidade de paralisar algum órgão. Nesse momento as funções renais da paciente estão comprometidas, já que a bactéria atingiu os rins. Duas hemodiálises já foram feitas. Na primeira, realizada na semana passada, os médicos narraram dificuldades para realizar o procedimento; já na segunda, realizada durante o feriadão, houve uma melhora.

Termina o resgate dos mineiros no Chile menos de 24 horas depois do início dos trabalhos


Brasília – Menos de 24 horas depois do início do resgate dos mineiros soterrados na Mina San José, no Norte do Chile, a 800 quilômetros de Santiago, sobe Luis Urzúa, líder do grupo. Antes mesmo de sua chegada à superfície, eram registradas na rede social Twitter mensagens dizendo que ele é o homem que mais tempo ficou debaixo da terra.

Depois de ser abraçado por sua esposa, Urzúa cumprimentou o presidente do Chile, Sebastian Piñera, entregando seu "turno" a Piñera e dando como terminada sua missão. "É um orgulho ser de um país como o Chile", disse o mineiro ao presidente. Piñera recebeu os cumprimentos de Urzúa felicitando-o e estendendo suas felicitações aos outros 32 trabalhadores que há 70 dias estavam debaixo da terra depois do desabamento da mina.

Ele disse que Urzúa terminava sua missão como todo comandante deve fazer. "Quero felicitar todos vocês pela demonstração de companheirismo, fé, coragem e esperança que tiveram durante todo esse tempo. E também agradecer a todos que trabalharam para trazer vocês com vida. E a todos os chilenos que estiveram esperando por esse momento. E, claro, agradecer a Deus", disse Piñera convocando todos o que estavam na área do resgate a cantarem o hino nacional chileno.

Em seguida suberam os socorristas que desceram ao refúgio pouco antes da meia-noite de ontem (12) e que estiveram o tempo todo orientando os mineiros na subida. ( Da redação com Agencia /Brasil)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bancários voltam ao trabalho, depois de 13 dias em greve

Fotos: Ascom/Sindicato dos Bancários


Depois de 13 dias em greve, os bancários decidiram aceitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), que ofereceu 7,5% de reajuste e retornam ao trabalho ainda hoje. Em Campos, os bancários se reuniram às 8h30 em assembléia, na sede do Sindicato dos Bancários e decidiram pelo fim da greve.
.
Particiapram da reunião 205 bancários, sendo que 193 votaram a favor da proposta, 12 votaram contra havendo ainda uma abstenção, destacou o presidente Rafanele Alves Pereira.“Foi a maior greve da categoria nos últimos 20 anos, já que nesta paralisação houve o maior fechamento de agências e postos de atendimentos em todo o país. Em razão deste fato os banqueiros apresentaram a proposta final que na avaliação das lideranças sindicais contemplam a maior parte das reivindicações apresentadas”, avaliou o presidente Rafanele Pereira
.
A Fenaban ofereceu reajuste de 7,5% para quem ganha até R$ 5.250 o equivalente a um aumento real (descontada a inflação dos últimos 12 meses) de 3,08%. Para os salários superiores a R$ 5.250, a proposta prevê um aumento fixo de R$ 393,75 ou correção de 4,29% - o que for maior. A nova proposta também reajusta o piso de escriturários e caixas (de R$ 1.074,46 para R$ 1.250, reajuste de 16,33%). Já a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que tem regra básica de 90% do salário, mais adicional, terá 14,28% de aumento no adicional, com teto ampliado de R$ 2.100 para R$ 2.400, destacou Rafanele que disse ainda que a o acordo do Comando nacional dos Bancários com a Fenaban foi o melhor dos últimos 15 anos.Com data-base em 1º de setembro e em greve desde o último dia 29, os cerca de 470 mil bancários do país apresentaram inicialmente pedido de reajuste salarial de 11%. A primeira contraproposta da Fenaban, apresentada no sábado passado, previa aumento de 6,5% para salários até R$ 4.100. Foi recusada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Rio) por ser "insuficiente" - pelas contas da entidade, trabalhadores com salários acima de R$ 6.200 não conseguiriam repor a inflação dos últimos 12 meses. A segunda oferta foi apresentada na última segunda-feira. Ascom/ Bancários

Emoção e expectativa marcam resgate dos primeiros mineiros soterrados no Chile


Brasília – Um misto de emoção, expectativa, fé e alegria envolveu o resgate dos primeiros dos 33 mineiros soterrados há 70 dias na Mina San José, no Deserto de Atacama, no Chile. De 23h08 de ontem (12) às 06h21 de hoje (13), oito trabalhadores foram resgatados. O tempo médio para o resgate de cada mineiro varia de 12 a 16 minutos. Aparentemente, os resgatados não demonstraram problemas físicos nem psicológicos.

Todos os trabalhadores são examinados rapidamente quando chegam e depois levados para o hospital. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, recebeu até o quarto trabalhador.

Lágrimas e temor dominaram a chegada do primeiro mineiro resgatado Florencio Avalos, de 31 anos. Emocionado, Avalos abraçou a mulher e Piñera, depois cumprimentou os resgatistas e as autoridades.

Mas o destaque ficou por conta de Mario Sepúlveda, de 39 anos, apontado como líder do grupo. Bem-humorado e animado, Sepúlveda saiu da cápsula de resgate aos pulos, puxou o grito de guerra chileno “Chi Chi Le Le, Chile” e só depois abraçou a mulher e as autoridades. Ele distribuiu pedras como “presentes” para a mulher, Piñera e alguns dos resgatistas. Não deixou de sorrir nem quando foi colocado na maca para ser transportado ao hospital.

Os 33 trabalhadores usam um macacão especial, capaz de manter a temperatura do corpo, proteger dos percalços ao longo dos 700 metros de onde estavam até a superfície, e óculos escuros. O único estrangeiro entre os soterrados, o boliviano Carlos Mamani, de 23 anos, subiu do abrigo até a superfície com a bandeira da Bolívia.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, avisou que pretende chegar ainda hoje (13) para visitar Mamani. Também emocionou o resgaste de Jimmy Sánchez Lagues, de 19 anos, o mais jovem do grupo e pai de um bebê, de 3 meses. Fã do Universidad de Chile, Lagues chegou à superfície com a bandeira do time de futebol.

Sem esconder a emoção, Piñera afirmou que o resgate dos trabalhadores, depois de 70 dias, foi um “verdadeiro milagre”. O presidente lembrou que a fé e a força marcam o povo chileno. Segundo ele, várias provas disso têm sido dadas e lembrou o terremoto de 27 de fevereiro, considerado o pior dos últimos 50 anos, e que até hoje faz o país estar em reconstrução. (Da redação com Agencia Brasil - foto G1.com.br)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Edital de convocação DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA APAE DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA.

A APAE de São Francisco de Itabapoana, com sede nesta cidade, na Rua Joaquim da Mota Sobrinho, nº 173, bairro Centro, através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por seu Presidente Sr. (a) Silvana Coutinho Carvalho, CONVOCA através do presente edital, todos os associados contribuintes e pais de alunos da APAE, para Assembléia Geral Ordinária, que será realizada na sede da APAE, às 14:00 horas, do dia 12 de novembro de 2010
.
12 de Outubro 2010

Silvana Coutinho Carvalho
Presidente da APAE

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Familiares procuram por fazendeiro de Guarixima desaparecido há quatro dias

Imagen enviada por e-email para a Rádio São Francisco FM por Jocivando Cardoso.

Zirinho, como é conhecido o fazendeiro, ainda não deu notícias do seu paradeiro e familiares já pensam no pior. Onde está Zirinho?

Esta é a pergunta que ainda não tem respostas em Guarixima, distrito de São Francisco de Itabapoana (RJ) onde mora Celino Silva Santos.

Segundo informações de familiares, o fazendeiro Celino Silva Santos, 41 anos, saiu de casa no sábado, 09-10, por volta das 8 horas pilotando uma Biz cor preta com cerca de R$2 mil reais no bolso. “Seria uma saída rápida para comprar carne em um açougue na localidade de Guarixima onde mora”, disse uma moradora do lugar amiga da família. Acontece que Celino até hoje, 12-10, não regressou a casa onde mora, e, nem sequer deu notícias de onde poderia estar. A mãe Dona Zeni está desesperada e membros da família compareceram a 147º DP onde registrou a ocorrência do desaparecimento.

Segundo uma amiga da família de nome Maria, Celino que é conhecido por Zirinho é muito conhecido na Região e trabalha como proprietário de terras, plantando cana-de-açúcar e aipim. Um e-mail chegou a Rádio São Francisco FM, enviado por Jocivando Cardoso Oliveira pedindo ajuda da emissora em São Francisco e do Blog do Paulo Noel. Informações podem ser direcionadas para a Rádio São Francisco FM ou para (22) 9963-5998 falar com Laelson.

Resgate de mineiros no Chile foi antecipado para as 20h desta terça

A imprensa internacional que está no local para cobrir a retirada dos mineiros não terá acesso à área próxima a mina, apenas jornalistas do Chile.
.
Por isso, telões serão instalados do lado de fora da mina, para que os outros profissionais possam acompanhar a operação.

Os 33 mineiros que estão presos há 68 dias a 624 metros de profundidade na mina de San José, no Norte do Chile, vão começar a ser resgatados às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira. A previsão do início do resgate era no início da madrugada de quarta-feira, mas a operação foi antecipada. Os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e da Bolívia, Evo Morales, devem chegar à região do deserto do Atacama às 18h para acompanhar o início do resgate. A imprensa internacional que está no local para cobrir a retirada dos mineiros não terá acesso à área próxima a mina, apenas jornalistas do Chile.
.
Por isso, telões serão instalados do lado de fora da mina, para que os outros profissionais possam acompanhar a operação.Cerca de 2 mil pessoas estão acampadas ao redor da mina, entre parentes das vítimas, jornalistas, técnicos e voluntários que trabalham no resgate.
Ordem de resgate
Os primeiros a serem resgatados devem ser os quatro considerados com melhor estado de saúde e mais ágeis, para que possam reagir a qualquer imprevisto. Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada.
.
Após o resgate, as vítimas serão levadas ao Hospital Regional de Copiapó em aeronaves ou ambulâncias.Os trabalhadores serão retirados por meio de uma cápsula que será içada por uma grua. Para ajudar no resgate, primeiramente descerão um operador e um médico que avaliará o estado de saúde das pessoas.
.
O revestimento metálico do túnel por onde os mineiros serão resgatados terminou na madrugada desta segunda-feira, segundo a empresa responsável pelas operações. O duto foi protegido com tubos metálicos para garantir a segurança da manobra de resgate.Redação: Martina Cavalcanti. Da redação com Agencia Brasil)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ônibus do cantor Zazal pega fogo na BR-101 na volta do futebol em Morro do Coco

O ônibus ficou completamente destruído com o fogo
Fotos: Gilson dos Santos Filho



O cantor Zazal passou por maus momentos no final da manhã deste domingo (10/10), em Campos, mas felizmente ele e todos jogadores de sua equipe, o Santo Inácio, saíram ilesos do incêndio que destruiu completamente o ônibus que levou o time para jogar pela Copa Master da cidade, no Distrito de Morro do Coco.

Depois do empate sem gols com o time Morro do Coco/Rufollo, os atletas e o artista não poderiam esperar que as fortes emoções estavam guardadas para mais alguns instantes. Pouco depois de chegar na BR-101 (Campos / Vitória), o ônibus começou a incendiar, e pelo que foi relatado pelo assessor parlamentar Gilson dos Santos Silva, 41 anos, que acompanhou toda a cena, inclusive fazendo todo o registro do incêndio, é que o tambor de freio teria esquentado e travados os freios, dando início ao fogo que não foi mais controlado.

Vários caminhões e veículos de passeio foram parando e com seus extintores tentavam controlar as chamas que ganharam força e tornou-se impossível serem contidas.

“Felizmente deu tempo de todos descerem. Até alguns pertences foram retirados. Lembro que com o susto algumas pessoas assustadas choravam, mas o lado bom mesmo é que ninguém saiu ferido”, declarou Gilsinho, que cedeu as imagens ao URURAU.

As equipes da Concessionária Autopista Fluminense chegaram quando o ônibus já estava completamente destruído e não houve tempo para evitar o prejuízo material. (Fonte: Ururau)

domingo, 10 de outubro de 2010

Pontal, em ruínas , vira atração turística

Domingo de pouco sol com ventos soprando forte da Região Sul e temperatura mínima de 18ºC, foi a opção de passeio para turistas no Pontal de Atafona.

Ao fundo a casa do saudoso Deputado Federal Alair Ferreira que resistiu ao avanço do mar e continua de "pé". Atualmente a casa pertence a Sônia Ferreira, "Soninha Ferreira", presidente da Irmandade da Igreja de Nossa Senhora da Penha em Atafona.



Turista fotografa do carro mais um recanto do Pontal.

Na foz do Rio Paraíba de frente para o Oceano Atlântico, pescadores e turistas observam as aventuras de três banistas no Jet Ski.



Evangélicos chamam atenção com mensagens bíblicas.

Turista desce do ônibus "jardineira" Carioquinha e corre para ver tudo de perto.
.
O Pontal na Praia de Atafona, litoral de São João da Barra neste domingo, dia 10 de outubro, próximo do feriadão do dia da criança, 12 de outubro, virou ponto de atração turística. O ônibus “jardineira” Carioquinha chega conduzindo mineiros vindo do Sesc na praia de Grussai para ver de perto as ruínas do que restou de centenas de prédios castigados durante mais de uma década pelas ondas do mar. Nas imagens as ruínas do prédio de seis andares da Pousada do Julinho que não resistiu a invasão do mar. Evangélicos aproveitam os espaços para divulgação de mensagens bíblicas. Veja, em vídeo gravado pela Rádio São Francisco FM, um panorama de como está o Pontal.
.
Clique aqui e confira as imagens do Pontal em ruínas na praia de Atafona, litoral de São João da Barra (RJ).