quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Descartada meningite em menor de Gargaú

Exame na jovem dá negativo
Agora é oficial, a menor C.S.O. (17 anos), moradora em Gargaú, não está com meningite. A informação é do diretor clínico do Hospital Manoel Carola, Hober Caminhas, que teve acesso na tarde de ontem, 13-10, ao exame feito no Rio de Janeiro. O resultado negativo para a meningite traz mais tranquilidade para São Francisco de Itabapoana. O município teve dois casos confirmados da doença, e esteve próximo de um surto. Segundo as autoridades de saúde, para ser decretado surto era necessário três casos confirmados e um suspeito. Com apenas dois casos confirmados, a Saúde de São Francisco de Itabapoana trabalha com a hipótese de casos isolados, já que os pacientes são de comunidades diferentes.

A jovem de Gargaú segue internada no Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos. O seu estado de saúde é estável. Ela está consciente, e se recupera bem. Os sintomas apresentados foram vômito, febre alta, diarréia e dor de cabeça. Outros exames, como sorologia para Dengue, Leptospirose e Febre Maculosa foram feitos, mas os resultados ainda não saíram.

Casos confirmados
Sabino  – Sabino Augusto dos Santos tem 25 anos e mora em Gargaú. O blog havia recebido uma informação sobre a alta médica do jovem. A informação foi desmentida pela prima de Sabino, Cristiane da Silva. Segundo Cristiane, Sabino continua internado no Hospital Geral de Guarus. O seu estado de saúde ainda inspira cuidados. (Texto corrigido às 11h41min de 15/10)

Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto – A rotariana e funcionária da Secretaria de Turismo de SFI tem 55 anos. Ela segue internada na UPG – Unidade de Pacientes Graves - do Hospital Ferreira Machado. O caso é grave. Maria José respira com a ajuda de aparelhos e está em coma induzido. A bactéria meningococo está presente na corrente sanguínea, mas não atingiu a meninge, entretanto os médicos tratam esses casos como meningite, mesmo não tendo a inflamação da membrana que reveste o cérebro. É que o simples fato de a bactéria circular pelo corpo já torna o caso muito grave. Esse germe tem um alto poder de destruição e a capacidade de paralisar algum órgão. Nesse momento as funções renais da paciente estão comprometidas, já que a bactéria atingiu os rins. Duas hemodiálises já foram feitas. Na primeira, realizada na semana passada, os médicos narraram dificuldades para realizar o procedimento; já na segunda, realizada durante o feriadão, houve uma melhora.

2 comentários:

lucia disse...

9almere9Estamos todos rezando para a recuperação rapida de Maria José que é uma pessoa muito querida na nossa comunidade. Desejo forças ao marido e filhos dela neste momento penoso
Lucia

Secretaria de Administração disse...

Aos familiares de Maria José
Amigos, tenham fé!
Sabemos que a cruz é pesada, que a dor é profunda, mas Cristo sempre estará com voces, aliviando todo o
sofrimento.
Nunca percam a esperança, o impossível Ele fará.
Nós, funcionários da Secretaria de
Administração, estamos unidos em oração constante, pedindo a interseção de Deus junto a todos voces.