sábado, 12 de março de 2011

Internautas do Japão

Só esta semana, o Blog do Paulo Noel, de acordo com estatísticas do Google, teve 120 acessos de internautas no Japão. É um número interessante, já que o Blog é do Brasil, editado em São Francisco de Itabapoana - RJ.

Se algum internauta que costuma acessar nosso blog no Japão puder colaborar enviando imagens do terremoto e do tsunami, o Blog agradece.

Pode ser fotos da rua, praças ou do seu apartamento, enfim do entorno da sua comunidade. Conte a experiência que vocês estão vivendo com esta catástrofe. Envie relatos. Nós, aqui no Brasil, ficamos impressionados com as imagens que assistimos na tevê.

O Blog quer saber como está a situação hoje, 12-03, por aí. Fiquem com Deus, aguardo um retorno. E que tudo se resolva o mais breve possível. Aos familiares que perderam entes queridos com esta catástrofe, os sinceros pêsames do Blog.

Pode utilizar nosso e-mail : www.radiosaofrancisco@gmail.com

sexta-feira, 11 de março de 2011

Morre radialista e professor Antônio Cláudio Viana

Foto: Divulgação.
O professor e repórter de rádio Antônio Cláudio Viana, 67 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (11/03), no hospital São José do Avaí, em Itaperuna, onde estava internado. Ele não resistiu a espera de um transplante de fígado e estava com hepatite provocada por uso de medicamentos (cirrose medicamentosa).

Familiares estão fazendo o translado do corpo para Campos onde será sepultado no Cemitério Campo da Paz.

Dono de uma voz marcante, Antônio Carlos trabalhou por mais de 30 anos em diversas rádios: Difusora, Continental, Cidade AM e na Litoral FM, onde durante anos participou do programa de “Olho na Cidade”, com o noticiário das ruas da cidade e de toda a região.

Professor do Liceu de Humanidade de Campos, Antônio Carlos deixa a esposa Lícia e três filhos.
(Fonte: Ururau )

Trabalhador rural vítima de coagulo cerebral morreu no Ferreira Machado


Foto: Orkut


O trabalhador rural Marcelo Rocha Gaspar, 31 anos, que morava em Nova Belém (Carrapato ) SFI, faleceu ontem, quinta, 10, por volta de 11 horas no Hospital Ferreira Machado, vítima de aneurisma (coagulo no cérebro).

Marcelo Rocha foi vítima de um acidente de moto, no início do ano de 2011, na Praia de Guaxindiba, sendo internado no Hospital Ferreira Machado.

Depois de 20 dias no Hospital, Marcelo teve alta médica e voltou para casa, na localidade de Carrapato. Segundo familiares, nas últimas semanas, o trabalhador rural vinha se queixando de fortes dores na cabeça.

Na quarta-feira de cinzas foi internado, e, na quinta-feira, 10, veio a falecer com diagnóstico de coágulo sanguíneo. O sepultamento aconteceu, nesta sexta-feira, 11, por volta das 10 horas no cemitério de São Francisco de Itabapoana.

Daniel será a atração do encerramento das festividades em homenagem ao padroeiro de SFI

O cantor sertanejo Daniel será a atração do encerramento das festividades em homenagem ao padroeiro de São Francisco de Itabapoana. A informação foi divulgada nesta semana pelo prefeito da cidade, Beto Azevedo. O cantor está confirmado para se apresentar no dia 03 de abril, dentro da parte social do evento. Nesse mesmo dia terá um leilão de um violão e um chapéu doado e autografado pelo cantor.

Os representantes da paróquia da cidade já haviam se reunido com o prefeito Beto para discutir os preparativos da festa dedicada ao padroeiro São Francisco de Paula. As festividades terão início no dia 24 de março e prosseguirão até o dia 03 de abril.

Segundo o pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Lucas Mendes de Oliveira, o objetivo será realizar uma festa para a família. “A escolha da programação foi bem criteriosa para que não deixasse de atender os conceitos religiosos. A intenção é alcançar a todas as famílias da região”, comentou o padre, que ainda falou sobre a parte religiosa. “Também teremos evangelizashow com Cantores de Deus e Banda Dominus. Todo esse empenho é decorrente da parceria entre prefeitura e Igreja. A intenção é proporcionar um evento de qualidade para todos”, finalizou o pároco.

Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e mata ao menos 288


Tremor de magnitude 8,9 foi o maior do país e o 7º maior da história.
.
Após causar destruição no Japão, ondas gigantes ameaçam costa pacífica.

Do G1, com agências internacionais

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.

Do G1.com : Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami

Imagens do Site R7








Imagens G1
Abalo teve magnitude 8,9 e foi seguido de muitos tremores secundários.
Ao menos 32 morreram no país, e Pacífico teme ondas gigantes.

Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 32 pessoas e gerando um tsunami que ameaça países da costa do Oceano Pacífico

Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) , que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.

Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.

A agência de gerenciamento de desastres do Japão afirmou que pelo menos 32 pessoas morreram no país.

As vítimas incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital.

A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km.

Premiê pede calma
O abalo, que ocorreu às 14h46 (hora local, 2h46 de Brasília), foi seguido até o momento por pelo menos outros 33 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo, mas não deu informações sobre vítimas. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor.

O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.

O trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.

As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e não tentem chegar a suas casas se vivem nos arredores

A rede TBS mostrou um prédio em chamas na ilha futurística de Odaiba, na capital japonesa.

Um aviso de ondas gigantes foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico após o terremoto. O alerta foi dado para Austrália, Nova Zelândia, Polinésia e países do litoral oeste do continente americano.

Alertas
As Filipinas ordenaram a retirada de milhares de cidadãos na costa oriental do terço norte do país pelo risco de um tsunami gerado no Japão atingir a região.

Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Philvolcs), a onda gigante chegará ao litoral leste da ilha de Luzon entre 17h e 19h do horário local (6h e 8h de Brasília).

Nova Zelândia, Taiwan e a ilha de Guam também emitiram alertas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ferrous conquista importantes licenças do Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES)


Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES) terá capacidade para 25 milhões de toneladas a partir de 2014, com potencial de expansão para 50 milhões anuais em 2016 .

A Ferrous conquistou a Licença Prévia (LP) do Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES), concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A LP do Terminal Portuário é um marco para a construção da rede de infraestrutura de transporte da Ferrous, que irá contemplar o porto e o mineroduto de aproximadamente 400 quilômetros. O mineroduto ligará a Mina Viga, em Congonhas (MG), ao Terminal Portuário a ser construído no litoral Sul do Espírito Santo. A LP foi obtida seguindo um extenso e rigoroso processo de colaboração com as autoridades competentes, a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental da companhia e a realização de várias Audiências Públicas para identificar e esclarecer dúvidas das partes interessadas. O porto está planejado para abranger um terminal de embarque de minério de ferro, planta de filtragem e instalações administrativas. A estrutura portuária permitirá o recebimento simultâneo de até dois navios de grande capacidade para transporte de minério de ferro. A capacidade anual de escoamento do porto será de 25 milhões de toneladas de minério de ferro a partir de 2014, com potencial de expansão para 50 milhões de toneladas anuais a partir de 2016. O início das obras do porto está condicionado à obtenção da Licença de Instalação (LI), que a Ferrous espera receber do IBAMA em breve.

Comentário do presidente da Ferrous, Mozart Litwinski:

“Estamos muito contentes por começarmos a produzir minério de ferro em duas das minas da companhia. A Ferrous torna-se uma empresa em plena operação, deixando de ser incipiente (greenfield). Com a produção e venda de 2,5 milhões de toneladas de minério de ferro, em parte por meio do nosso acesso garantido ao porto de Sepetiba, vamos gerar fluxo de caixa operacional significativo em 2011 e acreditamos que irá crescer em 2012 e 2013 à medida que expandirmos a produção. Com a conquista da Licença Prévia do Terminal Portuário e da Licença de Instalação da Mina Viga, continuamos no caminho certo para alcançarmos nossas metas de produção. A Ferrous tem um futuro brilhante e potencial para se tornar uma das cinco maiores produtores de minério de ferro do mundo.”

Corpo do menino Igor aparece no litoral do Espírito Santo


Foto: Blog do Paulo Noel.

Criança se afogou na Praia dos Sonhos, São Francisco de Itabapoana (RJ) na segunda-feira de Carnaval


O corpo do menino Igor Gomes dos Santos, 11 anos, que se afogou na Praia dos Sonhos, SFI, na segunda-feira de Carnaval, apareceu no litoral do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (10). Populares que caminhavam pela areia da praia, próximo ao limite de Marataízes com Presidente Kennedy, encontraram um corpo, e avisaram à Polícia. Segundo o empresário Bebeto Ramos, sanfranciscano que tem um restaurante na Praia de Marobá, o cadáver, já em estado de decomposição, apareceu na direção do Pousada do Americano, próximo à Praia de Boa Vista (foto), pertencente ao município de Marataízes.

Os homens do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo orientaram à família da criança, através da Rádio São Francisco, a já saírem de São Francisco com o boletim de ocorrência em mãos, além dos documentos do menino. O Corpo de Igor foi levado para o IML de Cachoeiro de Itapemirim.

“Queríamos muito encontrar o corpo do meu sobrinho para acabar com essa angústia. Não tava fácil para nós da família. Estamos sem dormir e sem forças após tanto procurar no litoral de São Francisco”, disse muito emocionada Andréia Barcelos, tia de Igor.



O local onde o corpo apareceu fica distante cerca de 40 quilômetros do local do desaparecimento do menino. O vento sul, que predominou durante o carnaval, foi determinante para que o cadáver de Igor fosse parar no litoral do Espírito Santo (clique na imagem para ampliá-la) (Leia mais aqui)

Campanha da Fraternidade quer ampliar debate sobre mudanças climáticas


Brasília – A Igreja quer mobilizar fiéis sobre os impactos das mudanças climáticas e estimular ações práticas para preservar o meio ambiente. Com o tema Fraternidade e a Vida no Planeta, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem (9) a 48ª Campanha da Fraternidade, que pretende alertar os católicos para a gravidade das consequências do aquecimento do planeta.

No texto-base da campanha, a CNBB expõe as principais conclusões da ciência sobre as mudanças climáticas e a participação humana no problema, faz críticas ao modelo energético que ainda privilegia fontes fósseis – grandes emissoras de gases de efeito estufa, ao desmatamento e até ao agronegócio.

Segundo o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, a ideia é aproximar o debate sobre mudanças climáticas das pessoas e estimular mudança de hábitos e políticas públicas que ajudem a preservar a vida e o planeta.

“Pergunta-se o que o cidadão comum pode fazer. As enchentes em São Paulo e em outros capitais, por exemplo, poderiam ser minimizadas se não houvesse uma massa de detritos jogados nos rios”, citou dom Dimas.

Entre as ações práticas sugeridas pela campanha estão a redução do uso de sacolas plásticas, o uso de energias renováveis e mudanças de hábitos de consumo. “As campanhas da Fraternidade são caracterizadas pela capilaridade, chegamos ao ribeirinhos da Amazônia e aos grandes condomínios. Isso contribui para o alcance da reflexão.”

Durante a apresentação da campanha, o secretário-geral da CNBB criticou a falta de investimentos em fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar, o risco de aprovação de mudanças no Código Florestal sem considerar a opinião de movimentos ligados à terra e a construção de grandes projetos de infraestrutura sem garantia de contrapartidas sociais.

Dom Dimas reiterou críticas da CNBB a algumas das propostas de mudanças no Código Florestal previstas no relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), como a possibilidade de anistia para desmatadores e a redução de limites de áreas de preservação. “Nossa preocupação é que o código não seja votado de forma apressada porque as consequências serão duradouras.”

terça-feira, 8 de março de 2011

Pescador morre após colisão entre barco pesqueiro e embarcação que presta serviço à Petrobras

Acidente aconteceu no litoral norte fluminense

A Petrobras lamentou ao informar que uma embarcação que presta serviços à estatal e um barco pesqueiro colidiram na madrugada deste domingo, dia 6, no litoral do Rio de Janeiro, próximo a Cabo Frio.

Logo que foi comunicada, a Petrobras mobilizou seus serviços de contingência e prestou socorro às vítimas. Um dos pescadores que estavam a bordo do barco de pesca faleceu. Outro ficou ferido, e está aos cuidados da empresa prestadora de serviços.

A Petrobras comunicou a ocorrência aos órgãos oficiais competentes e formou comissão interna para apurar as causas do acidente. (Com informação da Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional - imprensa@petrobras.com.br )

Turistas antecipam volta para casa no último dia de carnaval


Milhares de turistas já estão na Estrada RJ-224, retornando às cidades de origem. O motivo do encerramento antecipado do carnaval seria o mau tempo. Chove em São Francisco de Itabapoana (RJ) desde as primeiras horas da manhã de hoje, 08. Neste momento é intenso o movimento de veículos na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, chegando a formar um congestionamento desde a curva de Volta da Figueira até o trevo da Praça de São Francisco.

Clima Tempo
De acordo com o site climatempo.com.br, a previsão do tempo continua, hoje, nublado e chuvoso até a noite e madrugada em São Francisco de Itabapoana.

Comerciária de São Francisco morre no Ferreira Machado após acidente na BR-101

Foto: Álbum de família.

Elizangela Domingues Paes – 33 anos, vítima de acidente de trânsito, na BR-101, faleceu nesta madrugada de terça de carnaval, 8, no Hospital Ferreira Machado. Elizangela era uma das ocupantes do Celta que colidiu de frente com um ônibus próximo ao Shopping Estrada em Campos dos Goytacazes, quando seguia com destino a São Francisco de Itabapoana. Elizangela morava em São Francisco de Itabapoana, próximo ao trevo de acesso às praias de Guaxindiba e Santa Clara. Era filha de Seu Laerte da localidade do Espiador, lugarejo distante cerca de três quilômetors do centro da cidade.
.
Segundo informações de Maria Helena de Souza Gomes, cunhada de Elizangela, o acidente ocorreu ontem, 07, segunda-feira, por volta das 12 horas, quando o Celta dirigido por Claciano Domingues Paes, 36 anos, irmão de Elizangela, foi abalroado por trás por um Caminhão transportando refrigerantes e acabou colidindo com um ônibus.
.
No Celta estavam, além de Elizangela, o motorista Claciano, a esposa dele, conhecida por Elaine Nascimento ( Nane ), um bebê de dois anos de nome Lucas, filho de Claciano e Nane. Estava ainda no banco de trás do veículo outra criança de 10 anos, irmã da Nane. Todos foram socorridos pelo resgate e internados no Ferreira Machado.
.

Elizangela não resistiu aos ferimentos (fratura de fêmur, bacia e hemorragia interna) e veio a falecer no Hospital Ferreira Machado.

Segundo familiares, Elizangela, que trabalhava em uma loja de confecções em São Francisco, viajou de férias para a casa do irmão em Miguel Couto, em Nova Iguaçu. Todos vinham para passar o carnaval em São Francisco de Itabapoana.
Atualizado às 17h23m: O Blog recebeu, agora, ligação de Maria Cremilda da Silva, 40, moradora de Imburi, dizendo que a Elizangela era sua colega de trabalho, numa loja de confecções e calçados em SFI, e era uma ótima funcionária. "Era uma pessoa especial. Estamos todos tristes com o que aconteceu", disse. O sepultamento aconteceu no cemitério de SFI com grande acompanhamento.

Menina de 10 anos é baleada após presenciar assalto em Santa Clara

Vítima foi transferida para o HFM e não corre risco de morte

Na madrugada desta terça-feira, por volta das 4h, uma menina de 10 anos foi baleada em São Francisco do Itabapoana.

L.R.M voltava das comemorações de carnaval juntamente com seus pais, quando presenciaram um casal sendo abordado por assaltantes. A mulher assaltada gritou, e o assaltante acabou disparando um tiro que acertou o abdômen da criança. O crime ocorreu na Rua Santa Clara, na Praia de Santa Clara, em São Francisco do Itabapoana.

A vítima, que reside no Parque Guarus, em Campos, recebeu os primeiros socorros no Hospital de Ponto de Cacimbas, em São Francisco, e posteriormente foi transferida para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

Os assaltantes ainda não foram localizados.
(Com informação do site Ururau do nosso amigo Leandro Nunes)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Tragédia para uma família de turistas nesta segunda de carnaval



Criança desparece no mar da Praia dos Sonhos litoral de São Francisco.

Foto do Blog do Paulo Noel.
O Corpo de Bombeiros, guarnição de Campos dos Goytacazes, continua na Praia dos Sonhos, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ) onde, hoje, 7, por volta de meio dia, Igor Gomes dos Santos, 11 anos, desapareceu nas águas do mar.


Igor tomava banho de mar, brincando com uma prancha de surf em companhia de um irmão gêmeo e o primo de 16 anos.

A mãe de Igor, Neiva Gomes do Espírito Santo, e a avó Aldinéia Barcelos dos Santos estiveram na Rádio São Francisco FM, informando que não havia salva-vidas no trecho entre o Hotel Tio Martins e o Hotel Albinos, onde a criança desapareceu.
.
O responsável pelo serviço de salvamento marítimo, Aldo Pessanha, ao ouvir a entrevista, disse que o aconselhável é que as crianças tomem banho de mar próximo dos pontos onde existem equipes de salva-vidas. “Infelizmente foi uma fatalidade”, disse Aldo que lembrou que a responsabilidade do salvamento nas praias é do Estado, e mesmo assim a prefeitura contrata serviços terceirizados para apoio aos banhistas.

A avó de Igor, Aldinéia Barcelos disse que a família mora em Campos, na Rua Atanagildo de Freitas, no Parque Bandeirantes, e que possui uma casa de veraneio próximo do desativado Rio Minas Praia Clube, em Santa Clara.

“O que lamento é meu neto ter desaparecido no mar sem que por perto estivesse sequer um salva-vidas ou corpo de bombeiros”, disse.
O clima entre todos os membros da família é de muita consternação. Até o momento em que digitávamos esta matéria, 16h55, o corpo do menor ainda não havia sido localizado. As crianças tomavam banho sem a presença de um adulto da família por perto.

Segundo a avó, que esteve na 147ª DP de SFI, comunicando o fato, o investigador de plantão informou que somente com o surgimento do corpo da criança é que será feito o Boletim de Ocorrências. Para a avó, a criança teria morrido afogada, já que uma pessoa que ajudou a salvar o irmão gêmeo de Igor, disse que a criança despareceu, e que só ficou a prancha de surf boiando nas águas sem o menor.

domingo, 6 de março de 2011

Primeiro dia de folia com três furtos de veículos em São João da Barra

Na 145ª Delegacia Policial (DP/SJB), policiais afirmaram que proprietários demoraram a fazer ocorrênciam.

O primeiro dia de Carnaval começou com furtos de carros em São João da Barra (SJB). Três veículos foram furtados no Centro da cidade, enquanto os proprietários se divertiam nos shows da madrugada deste sábado. A Polícia realizou um cerco na saída da cidade, mas não encontrou os carros.
O Astra, cor preta, placa MQO-8448 (RJ), estava estacionado na Rua Barão de Barcelos, próximo a rodoviária. O Kadete, cor cinza, placa LJX-3196 (RJ), estava na Rua Doutor Manoel João Alves nos fundos da Praça São João Batista. E o Fiat Uno, cor vermelha, placa DQG -1118 (RJ), estava estacionado na Rua Joaquim Thomas de Aquino Filho, próximo à estação (antiga delegacia).
(Fonte: site: ururau.com.br )