sábado, 15 de dezembro de 2012

Prefeitura divulga nota sobre suspensão de convênios


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana divulgou nota oficial sobre a suspensão dos convênios entre o Município e a União. O problema foi abordado em postagem aqui no Blog, e se deu por conta de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) quanto a gastos excessivos de despesas com pessoal.

Convênios oriundos de emendas parlamentares ao orçamento de 2012, que somadas chegam a cerca de R$4 milhões, têm de ser assinados pelo atual prefeito Frederico Barbosa Lemos até 31 de dezembro, caso contrário esses recursos serão perdidos, o que vem deixando o futuro prefeito Pedrinho Cherene muito preocupado.

Confira a nota:


NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana vem a público esclarecer que a suspensão dos recursos provenientes dos convênios com o Governo Federal é em caráter temporário.

Cabe informar que o TCE – RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) não havia informado anteriormente ao órgão competente, SICONV (Sistema de Convênios do Governo Federal), nenhuma situação irregular. Assim que foi notificada, a Prefeitura logo começou a tomar as providências cabíveis para sanar o problema.

O Executivo está buscando todas as formas para resolver a situação de forma que o município não saia prejudicado. Para os próximos dias a situação será revertida, uma vez que esse processo é feito via sistema on-line.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pedrinho Cherene anuncia seu primeiro secretário

Secretário assume em primeiro de janeiro de 2013.

Na opinião do Blog ganha o município sanfranciscano com a indicação de Dr.Jayme Tinoco para a gestão da saúde do município.


Fotos do Blog do Paulo Noel.
Confirmado pelo prefeito eleito Pedrinho Cherene,  o nome do cirurgião geral Jayme Tinoco Netto para a pasta da  Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana a partir de janeiro de 2013.




Confirmado o que o Blog havia divulgado: o médico cirurgião  Jayme Tinoco será o Secretário Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana a partir de 2013 no governo  Pedrinho Cherene. 

Em 2009 a convite da Rádio São Francisco FM o casal de médicos Dra. Elizabeth Tudesco e Dr. Jaime Tinoco visitou os estúdios da emissora ocasião em que abordou o tema meningite e dengue. 
Marido e esposa na mesma profissão. 

Jayme Tinoco cotado para ser o secretário de Saúde no governo Pedrinho Cherene


Diante da crise na Saúde em São Francisco de Itabapoana surge nos bastidores da política notícia extraoficial de que o cirurgião geral Jayme Tinoco Netto está cotado para, no governo Pedrinho Cherene, ser o secretário de Saúde de São Francisco de Itabapoana. Trata-se apenas de uma informação que chegou ao Blog do Paulo Noel, mas que ainda não foi confirmada pelo prefeito eleito.

Estamos tentando contato com o prefeito Pedrinho Cherene para saber mais detalhes sobre essa possível indicação para ocupar a pasta. 

Se realmente for verdade, o que temos a dizer é que trata-se de uma excelente indicação. Dr. Jayme, além de excelente médico, é casado com Dra. Elizabeth Tudesco Costa Tinoco, que tem se destacado em políticas públicas de prevenção e controle da dengue no Norte Fluminense, além de competente professora universitária e infectologista na Região.

Atualizado às 18h07 - Pedrinho Cherene confirmou, agora, em entrevista à Band FM, o nome do médico Jayme Tinoco como o Secretário de Saúde de seu Governo.

PSDC de SFI convoca filiados para eleição do diretório municipal


O PSDC Partido Social Democrata Cristão, que tem como presidente da comissão interventora Alcenir Gomes de Souza (Teté) através de edital, está convocando todos os eleitores filiados para a eleição, por voto direto e secreto, do diretório municipal do partido para o quadriênio de 2012 a 2016,  no próximo dia 26 de dezembro, às 8 horas, no loteamento Luiz Pinheiro Neto, 7, casa 5, em São Francisco de Itabapoana.

Na oportunidade serão eleitos, também,  os membros da Comissão Executiva Municipal e seus suplentes. 

Internauta reclama de redução de horários da linha Travessão de Barra a Cachoeiro


Recebemos e-mail da internauta Dilha Carvalho, que reclama da escassez de horários na linha de ônibus Travessão de Barra a Cachoeiro do Itapemirim da empresa Costa Sul. Confira:

Olá Paulo e Vinicius.

Vocês devem saber que o ônibus da empresa Costa Sul, Cachoeiro do Itapemerim a Travessão, agora só tem em dois horários, o que vai para Cachoeiro às 7 horas e só volta às 20 horas, para quem sai de Travessão, do outro lado ainda é pior. Então eu peço para você, junto aos seu ouvintes e internautas, mandem reclamações para o site da ANTT ou telefonem revindicando a volta dos antigos horários. Fale Conosco: 0800-610300.  

Um abraço para vocês,
Dilha Carvalho

Para abrir um protocolo de reclamação na ANTT clique aqui.

Definidos os semifinalistas da Copa de Futebol 7



A rodada de encerramento da fase de grupos da Copa São Francisco 2012 de Futebol 7 foi realizada ontem, dia 13/12, e teve os seguintes resultados: Nova Belém 1x0 Praça Imaculada, Guaxindiba 6x4 Esperança FC e Mudança de Plano 5x3 Santa Clara.

A partida que seria de abertura da noite de ontem, entre NOVA BELEM e PRAÇA IMACULADA, não ocorreu e de acordo com o regulamento, a vitória por WO é computada por 1x0.  Este Placar, obrigava a equipe do ESPERANÇA vencer a GUAXINDIBA por uma diferença de pelo menos 3 gols para se classificar.

GUAXINDIBA 6X4 ESPERANÇA FC

Valendo pelo grupo B, num confronto direto por uma das vagas, GUAXINDIBA  e ESPERANÇA fizeram um jogo disputadíssimo, com as duas equipes buscando a vitória e encantando o público com belíssimas jogadas. Durante quase toda a partida, o que se viu foi a equipe de Bom Jardim com um bom entrosamento e toque de bola, e que mesmo saindo atrás no placar, lutou até o fim pela classificação. Já Guaxindiba contava com a dupla Pachola e Poleca, entre outros, para tentar se manter no topo da tabela e se classificar em 1º do grupo.

Pachola, no 1º chute a gol, abriu o placar para Guaxindiba, mas Jalder logo em seguida marcou para o Esperança, e ficou tudo igual. A igualdade do placar permaneceu até o final do 1º tempo, com Adalberto e Renato marcando para Guaxindiba e Jhonata marcando duas vezes para o Esperança. Final do 1º tempo 3 a 3.

No segundo tempo, Guaxindiba conseguiu se impor, e com 2 gols de Wallace e mais 1 de Pachola, fechou o placar em 6x4.  Jhonata ainda descontando para o Esperança.

SANTA CLARA  3X5  MUDANÇA DE PLANO

Encerrando a fase de grupos, a partida entre Santa Clara e Mudança de Plano, nos reservou uma surpresa, pois mesmo com a base dos últimos campeonatos de futebol 7 em São Francisco, Santa Clara não conseguiu superar o bom entrosamento da equipe do Mudança de Plano, e com destaque para Biscoito (Natan), que marcou 4 gols, Mudança de Plano surpreendeu ao chegar às semifinais da Copa São Francisco 2012, e se mantiver a mesma determinação e conjunto pode ainda chegar a finalíssima.

Com os resultados, as semifinais ficaram definidas da seguinte maneira:

Dia 20/12, às 20h Bailão da Lagoa x Nova Belém fazem a 1ª semifinal e às 21h Guaxindiba x Mudança de Plano a 2ª semifinal, com vantagem do empate para Bailão da Lagoa e Guaxindiba.

Lembrando que Bailão da Lagoa  e Nova Belém fizeram a final do ano passado. Teremos, portanto uma final inédita de campeonato no próximo dia 21/12, e vamos torcer para que vença o melhor. A competição ocorre no Complexo Esportivo Vereador Edenites da Silva Viana.

Informações: Hélio Alves

Secretário de Saúde de SFI confirmou agora pela manhã que pediu demissão do cargo


Fotos: Carlos Grevi / Mauro de Souza
 

Dr Celino falou pelo telefone à Rádio São Francisco FM: "Infelizmente acontecem coisas que agora não estão mais sobre o meu controle. Como está nos noticiários médicos não estão querendo dar plantão"
  










O médico que era responsável pela pasta da  Secretária Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana Celino Pessanha Gonçalves Filho pediu exoneração ontem do cargo.

Hoje, sexta-feira, 14-12, pela manhã, Dr. Celino concedeu entrevista à Rádio São Francisco FM e falou que com muita tristeza, neste momento que é complicado, foi obrigado a pedir exoneração do cargo em função de atraso de pagamento dos médicos.

"Infelizmente acontecem coisas que estão fora do meu controle principalmente com relação ao atraso do pagamento. Foi pago aos médicos  a metade do salário do mês de novembro. Os médicos estão se recusando a fazer o plantão enquanto não receber o restante",disse.

Crise atinge as duas emergências do município sanfranciscano.

Segundo o ex-secretário, a  crise na saúde de SFI atinge as duas emergências do município que é o Posto de Saúde do centro da cidade  e o Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas Zona rural do município. 

"Ontem ainda consegui pedir a um colega para fazer o plantão na base do favor para que o Hospital Manoel Carola não ficasse desguarnecido", disse Dr. Celino.

Nos demais postos de saúde como fica a situação?

Bem, segundo o Dr. Celino, nos postos de saúde o atendimento  é a nível ambulatorial. "Então tem alguns postos que continuam com médicos porque são médicos concursados", conta.

Agora no hospital a grande maioria é de médicos contratados. Os médicos da emergência não estão mais com interesse em trabalhar e não vão ao plantão enquanto não resolver a questão. 


De acordo com o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Rodrigo Dumas, em entrevista ao Ururau além dos dois médicos que faltaram, outros dois, do plantão desta sexta-feira (14/12), já teria avisado que não irão trabalhar.

“Estamos com apenas a metade do salário de novembro e sabemos se vamos receber o salário de dezembro”, revelou.  Antes de pedir exoneração, Celino, ainda teria minimizado a falta dos plantonistas, com a convocação de outro profissional do quadro da secretaria para dar continuidade aos trabalhos no hospital. “O secretário de Saúde conseguiu um médico para atendimentos emergenciais, mas a situação não depende dele, mas sim da administração da Prefeitura”, completou Rodrigo.

Secretário Celino pediu demissão
O impasse na área de Saúde do município não é de agora.  Alguns Postos de Urgência, como, por exemplo, o da localidade de Praça João Pessoa, está fechado há mais de 15 dias. A medida teria sido tomada pela Prefeitura após a não aprovação de verba suplementar pela Câmara Municipal. Porém, o presidente do Legislativo, Florentino Cerqueira, mais conhecido como Tininho, revelou que o impasse nas suplementações tem ocorrido devido à falta de prestação de conta por parte do Executivo.

“Dos R$ 14 milhões solicitados por mensagens pelo Executivo, já foram aprovados quase R$ 6 milhões, mesmo sem a prestação de conta. Tem um pedido de informação do vereador Sérgio Elias referente ao mês de agosto e até hoje o Executivo não prestou conta, mas sempre diz que a culpa pela falta de recursos é Legislativo”, disse o presidente.

Tininho acrescentou ainda que não há pedido de suplementação da Saúde para ser aprovado na Casa de Leis, que encerra seus trabalhos nesta quinta-feira. “As únicas mensagens que estão na Casa para apreciação dos edis é referente à suplementação da educação (Fundeb) de pouco mais de R$ 1 milhão, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDA)”, disse.

No início desta noite, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, entrou em contato com Site Ururau e informou que o prefeito Frederico Barbosa Lemos estava reunido com secretário de Saúde, Celino Pessanha Gonçalves Filho, e tentava convencê-lo a não deixar o cargo. Também estava sendo discutida quais medidas seriam tomadas para resolver o problema referente ao pagamento dos funcionários. 

CRISE NA SAÚDE
A Saúde em São Francisco de Itabapoana vive crise desde que foi deflagrada a “Operação Renascer” da Polícia Federal, ocasião em que foram presos o então prefeito Beto Azevedo, os ex-secretários de Saúde do município, Fabiano Córdova e Cristiano Salles, além dos  donos da clínica Fênix, o casal Fabel Silva e Juliana Meireles.

Na ocasião, o grupo foi acusado de crimes de corrupção e desvio de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS), estipulado em cerca de R$ 2,5 milhões. A verba teria sido desviada entre os anos de 2009 e 2011.


Com a prisão e cassação do mandato de Beto Azevedo , o vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos, assumiu a cadeira no final do mês de março, mas os problemas na área de saúde continuaram, inclusive com paralisação de funcionários e falta de combustíveis para abastecer as ambulâncias.  Da redação do Blog com informações do o site Ururau.

Obra do ginásio de esportes parada desde 2011


Vinícius Berto, da redação
Fotos: Paulo André

Paralisada desde 2011, a obra do ginásio de esportes, situado no mal conservado Estádio Municipal de Volta Redonda (localidade no entorno do Centro de São Francisco de Itabapoana), mais parece um elefante branco. Trata-se de uma obra imponente, e que traria muitos benefícios para a população, desde a prática de esportes entre crianças, jovens e adultos até o recebimento de grandes eventos esportivos, além de poder ser um espaço para shows culturais e eventos da municipalidade para um grande número de pessoas.

Orçado em R$ 1 milhão, o ginásio faz parte de um convênio assinado pelo município com o Ministério dos Esportes. O valor disponibilizado pelo Governo Federal foi de R$ 731.250,00 e a contrapartida (valor pago pelo município) de R$ 298.032,82. O projeto prevê a construção de arquibancadas com rampas de acesso, vestiários e piso de tábua corrida.

Para dar sequência à obra seria necessário um aditivo para o término. É obvio que a equipe do futuro prefeito Pedrinho Cherene (PSC) ainda irá conhecer todo o desenrolar da construção, que começou no Governo Pedro Cherene e parou no Administração Beto Azevedo, mas a conclusão do ginásio de esportes deverá ser encarada como prioridade pelo prefeito eleito, por três motivos: é preciso correr contra o tempo e realizar logo um aditivo, já que o fim da vigência do convênio é 08 de março de 2013, e depois quando ficar pronto será um ótimo espaço para o município, além do que o convênio foi firmado em 2008, ainda no governo do saudoso Pedro Cherene.




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Saúde de SFI volta a entrar em coma


Vinícius Berto, da redação

A Saúde de São Francisco de Itabapoana volta a viver um inferno astral. Na noite desta quarta-feira (12) várias pessoas ficaram sem atendimento no Hospital Municipal Manoel Carola, pois uma médica, alegando salários atrasados, só atendia casos graves. Houve até um princípio de tumulto, e a Guarda Civil Municipal foi chamada.

Nesta quinta-feira (13) a situação se agravou. Em boa parte do dia usuários do SUS ficaram sem atendimento no Hospital. À noite a unidade não teve pediatra e o único médico de plantão atendeu também apenas casos graves.

A notícia do pedido de exoneração do diretor clínico do Hospital, Dr. Patrick Correa, e do Secretário de Saúde, Dr. Celino Pessanha, veio confirmar a crise. 

Segundo um profissional da Saúde ouvido pelo Blog, os atendimentos de ambulatório estão suspensos.

É uma pena que a população de SFI tenha que sofrer tanto neste fim de ano.

Igrejas de SFI organizam eventos






Denúncia anônima leva PM a recuperar carros, moto e apreendem maconha em São João da Barra



Na  tarde de ontem (12/12), policiais recuperaram um veículo Monza de cor prata, ano 1991 e placa KMU-1980/RJ na BR 356. Após consulta constataram que o mesmo tratava-se de produto de roubo do dia 04/12/12 na área da 134ª DP (Centro). O caso foi encaminhado para a 146ª DP (Guarus) onde o proprietário do veículo foi avisado.

Já o segundo veículo foi recuperado quando em verificação a denuncia anônima na cidade de São João da Barra, policiais encontraram na Avenida Rotary a moto Honda Twister de cor preta e placa KUB 4772/RJ em posse de Marcelo Sciamarella Sant Anna, de 43 anos.

Os PMs  procederam em busca a residência do acusado, onde encontraram também o veículo Vectra de cor prata e placa MRT2314/RS, que havia sido roubado na área da 4ª DP (Cariacica), com ocorrência de roubo N° 2731/10. O caso foi registrado na 145ª DP (São João da Barra) onde o acusado foi autuado e preso.

Ainda na Cidade de São João da Barra na noite de ontem (12/12) foram apreendidos por Policiais do 8º BPM em apoio ao Serviço de Inteligência da PM (P/2), 38 gramas de maconha, 12,8 gramas de cocaína, uma balança de precisão, grande quantidade de material para endolação de drogas, além de R$ 50,00 em espécie, pó Royal e bicarbonato de sódio. O material foi apreendido após policias terem observado estranha movimentação na rua Laita Portele Magalhães N° 59, no bairro de Grussaí. Na abordagem foram presos Maiarte Barbosa Araujo, de 18 anos, Marcos Magno Barbosa Araujo, de 19 anos e Ronaldo Francisco da Silva, de 34 anos. O caso foi registrado na 145ª DP (São João da Barra).

LLX avança em mais de 90% das obras para melhorias de estradas em São João da Barra



Ponte sobre o Canal Quitinguta está em fase final de instalação.

As obras para melhorias nas estradas de São João da Barra já avançaram mais de 90% na execução. A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, segue com o trabalho de melhorias nas vias do 5º distrito do município em que a empresa desenvolve o Superporto do Açu. Com investimento total de R$ 20 milhões, mais de 35 quilômetros de estrada estão sendo pavimentadas e recuperadas. Entre as melhorias nas vias está a instalação de uma ponte com 30 metros de extensão e 10 metros de largura sobre o canal Quitinguta.

Iniciada no mês de abril, a obra conta com mais de 50 trabalhadores e tem previsão de conclusão para o final deste ano. Simultaneamente, a LLX executa a melhorias das estradas, a obra foi divida em quatro lotes. O primeiro a ser concluído foi o lote 1, com 5,5 km de extensão, a estrada segue de Caetá até a Vila da Terra. Neste trecho de obra foram contempladas parte da RJ 196 e parte da SB 30.

O segundo lote está com 99%, dos 13,1 km de extensão, concluídos. Ele foi dividido em dois trechos: o primeiro, que liga a comunidade de Palacete à Barra do Jacaré, tem 8,9 km e contempla parte das vias municipais, SB 30 e SB 48. O segundo trecho vai de Barra do Jacaré à Sabonete e tem 4,2 km. As obras deste trecho também visam melhorias na SB 48.

Com 94% de obras concluídas, o lote 3, que tem extensão de 9,6 km, abrange o trecho de Cazumbá a Bajuru (SB 50 e a SB 58). É neste lote que está em fase final de conclusão a ponte sobre o Canal Quitinguta. O último lote, com 95% dos trabalhos concluídos, vai da RJ 240 à Barra do Açu, com 7,3 km de extensão, e compreende também melhorias na SB 26 (conhecida como Estrada da Figueira).

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SFI impedido de receber recurso de convênios com o Governo Federal



Vinícius Berto, da redação

O município de São Francisco de Itabapoana corre um sério risco de não poder receber recursos oriundos de convênios com o Governo Federal em 2013. Tudo por conta de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) quanto a gastos excessivos de despesas com pessoal. Isso quer dizer que o município, segundo o TCE-RJ, gastou mais do que a Lei de Responsabilidade permite com despesas com funcionários.

Com base em um comunicado do TCE-RJ à Secretaria do Tesouro Nacional, a Comissão Gestora do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Ministério do Planejamento emitiu comunicado sobre a impossibilidade de conveniar com o município enquanto essas irregularidades não forem sanadas. Além de São Francisco de Itabapoana, Quipapá (PE) está na mesma situação.

A equipe do prefeito eleito Pedrinho Cherene (PSC) está apreensiva. Todas as emendas alinhavadas com parlamentares por Pedrinho em sua viagem a Brasília estão comprometidas. “Mais um dissabor para o povo de São Francisco de Itabapoana por obra e graça da má gestão da coisa pública, notadamente, no desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal e o limite constitucional para a folha de pagamento”, disse o advogado Mariano Amorim, que integra a equipe de transição do prefeito eleito.

O Blog tentou falar com integrantes da equipe de transição do atual governo, mas não conseguiu devido ao avançar do horário, já que o expediente na Prefeitura encerra às 17 horas. Esperamos poder ouvir uma resposta do Executivo Municipal nesta quinta-feira (13), para saber se alguma providência está sendo tomada.

O Blog não teve acesso ao comunicado do TCE-RJ à Secretaria do Tesouro Nacional com os detalhes das irregularidades apontadas, o que poderia indicar o período em que os erros aconteceram.

Isso ainda vai dar o que falar...

Postagem atualizada às 23h55 desta quinta-feira (13) Resposta - Em entrevista à Rádio São Francisco FM, na manhã desta quinta-feira, o chefe de Gabinete do prefeito Frederico Barbosa Lemos, João Carlos Costa Azul, disse que a equipe do atual prefeito trabalha para sanar essas irregularidades até o dia 31 de dezembro de 2012.

Prefeitura de São Francisco divulga nova convocação de concursados



A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana divulgou, na tarde desta quarta-feira (12/12), uma nova convocação de concursados municipais. O documento traz ainda informações referentes à apresentação dos convocados, com a documentação exigida. (Confira aqui no link do Blog do Paulo Noel. )

Dr. Geraldo Rangel é o novo Delegado da 147ª DP de São Francisco de Itabapoana


Posse foi na manhã desta terça-feira em cerimônia no prédio da Delegacia Legal em SFI

Um desafio: o novo delegado da 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, Dr. Geraldo Rangel, assume a delegacia pegando pela frente um município que recebe, no verão milhares de turistas. Para Geraldo Rangel um desafio que assume  com grande prazer. "Venho para SFI e assumo a titularidade da 147ª DP legal, esperando atender os anseios da sociedade", enfatizou.

Dr. Geraldo Rangel disse que está  vindo de Laje de Muriaé, onde atuou por dois anos. "Também, já trabalhei em outras delegacias como Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Santo Antonio de Pádua", disse


O Dr. Renato Perez, que deixa a titularidade da 147ª DP, disse que o ato é de rotina. "Constantemente existem estas mudanças. A chefe de polícia me procurou e disse que Bom Jesus do Itabapoana,  a cidade que eu moro, estava vazia, sem delegado e que achava importante que voltasse pra lá, já que eu havia prestado meu papel aqui", enfatizou.

A cerimônia de posse foi rápida, embora com atraso, tendo começado às 12h15m. Ao ato, compareceram representantes do Executivo e Legislativo, advogados e a imprensa local. O secretário de Turismo Augusto Alves representou o prefeito Frederico Barbosa Lemos.  Representando o prefeito eleito  Pedrinho Cherene compareceu o vice-prefeito eleitos Amaro Barros, "Amarinho de Buena".

Na entrevista concedida à Rádio São Francisco FM, Amarinho invocou a Deus que traga sabedoria para o novo delegado na certeza que o Dr. Geraldo irá cumprir sua parte e ajudar na segurança do município. Disse ainda que a prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana está de portas abertas para ajudar, no que for possível, a segurança da cidade. 

Assessoria do INSS diz que médico perito será remanejado para SFI



Ainda sobre a falta de médicos peritos na Agência do INSS de São Francisco de Itabapoana, em nota a Assessoria de Imprensa do órgão disse que em janeiro de 2013 um médico perito será remanejado para atender os segurados em São Francisco de Itabapoana.

Após o Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM abordarem a questão, a Inter TV, afiliada da Rede Globo, nos procurou para ajudá-los na produção de uma reportagem com o mesmo enfoque dado aqui no Blog: a dificuldade dos segurados sanfranciscanos em terem que se deslocar para realizar perícias médicas e requerer benefícios em cidades vizinhas.

A Inter TV esteve em São Francisco de Itabapoana na manhã desta terça-feira (11) e produziu a reportagem que foi ao ar na noite de ontem, no RJ 2ª Edição e na manhã desta quarta-feira (12) no telejornal Bom Dia Rio. Assista  à reportagem aqui. A matéria também foi destaque no G1-RJ Serra, Lagos e Norte.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Em mesma sentença que cassou vereadora eleita de SFI, juiz absolve réus em outros processos


Na mesma sentença que cassou o registro da candidatura da vereadora eleita por São Francisco de Itabapoana, Patrícia Cherene, o juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo também promoveu o desfecho em primeira instância, de outros casos que marcaram as eleições municipais em São Francisco de Itabapoana.

No primeiro caso, que diz respeito ao uso de máquina retroescavadeira da Prefeitura para retirada de entulho em um terreno particular situado no Centro do município, o juiz absolveu o prefeito Frederico Barbosa Lemos, a candidata a vice-prefeita na chapa de Frederico, Sandra Regina da Paixão Henriques, e o candidato a vereador Luiz do Carrapato. Os três eram acusados de obter benefícios eleitorais. O juiz entendeu que houve utilização de máquina da prefeitura para uso particular, entretanto não associou a conduta a crime eleitoral, já que a proprietária do terreno não tem domicílio eleitoral no município, além de ser cidadã estrangeira, sem o gozo de direitos políticos no Brasil. Além do que, para o magistrado, “ao gestor não é dado o dom da onipresença e onisciência, não sendo possível ao chefe do executivo municipal ter o controle sobre todo o quadro de colaboradores do município”.

Outro caso que ganhou repercussão foi a apreensão do micro-ônibus da Secretaria Municipal de Saúde. O veículo fazia parte do “Projeto Saúde Chegando Até Você”. A denúncia que chegou ao Cartório Eleitoral da 130ª Zona Eleitoral era de que o trabalho executado pela equipe da Saúde beneficiava o candidato a vereador Dr. Germano (PMDB), que é cardiologista e atua no município. O juiz absolveu Dr. Germano desta acusação. Na ocasião da apreensão do micro-ônibus, o filho de Dr. Germano, que também é médico, era quem atendia os pacientes. Para o Juiz, como o programa existia desde administrações anteriores, não caracterizou abuso de poder político. Além do que, não houve provas para vincular os atendimentos médicos feitos no veículo à figura do Dr. Germano.

Barra do Itabapona, em SFI, lindo recanto da natureza na divisa com o Espírito Santo

Isso é Barra do Itabapoana - RJ

Fotos: Palmer Ayres


Recebemos belas imagens do internauta Palmer Ayres, focalizando  Barra do Itabapoana , última praia ao norte do município de São Francisco do Itabapoana, que também, é banhado pelo Rio Itabapoana, na divisa com o Estado do Espírito Santo. Barra do Itabapoana, encantam  com cenário exuberante: praia, lagoa, rio e manguezal. Venha você também conhecer Barra Itabapoana, com certeza vai se apaixonar. 





  

 



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Justiça cassa registro de vereadora eleita em SFI



Patrícia Cherene
O Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo cassou o registro de candidatura da vereadora eleita Patrícia Cherene (PTB), que foi acusada de se beneficiar de um funcionário contratado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Segundo a denúncia, o funcionário, identificado apenas por Deleon, teria atuado no comitê de campanha de Patrícia.

Em sua defesa, Patrícia Cherene alegou que não há impedimento para um funcionário público frequentar o comitê de um candidato. E que no momento da fiscalização o funcionário estava em horário de almoço.

Mas as argumentações de defesa não convenceram o juiz, como se pode notar nas imagens de partes da sentença que o Blog teve acesso.

O magistrado, além de cassar o registro de Patrícia Cherene, a declarou inelegível por oito anos. Patrícia pode recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas se a diplomação fosse hoje, na vaga de Patrícia Cherene seria diplomado como vereador Nelinho do Carrapato (PSDC). Caso Patrícia não consiga reverter a situação; Nelinho assume uma cadeira na Câmara como primeiro suplente da Coligação PTB-PSDC-PMN.

O Blog tentou, mas ainda não conseguiu falar com Patrícia Cherene.










Delegado Geraldo Rangel assume 147ª DP de SFI


Toma posse nesta quarta-feira, 12 de dezembro, o novo Delegado de Polícia na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, em substituição ao Delegado Renato Perez, que teria solicitado transferência para a cidade de  Bom Jesus do Itabapoana. A posse será às 10 horas, no prédio da delegacia. O Blog obteve esta informação através do investigador de plantão policial nesta terça-feira na DP Legal de São Francisco de Itabapoana.  

Detalhes sobre o acidente de sábado na RJ-232 (São Francisco a Guaxindiba)


O Blog teve acesso a informações detalhadas sobre o acidente ocorrido no sábado (08) na Estrada RJ-232 (São Francisco a Guaxindiba) próximo à localidade da Fazendinha. A matéria foi atualizada, veja aqui os detalhes.

Apenas um posto avançado



Falta de médico perito na Agência do INSS de SFI impossibilita acesso a benefícios e realização de perícias médicas. Agendamentos são feitos para Campos dos Goytacazes.

Vinícius Berto, da redação

As vésperas de completar dois anos de inaugurada, a Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Francisco de Itabapoana mais parece um “posto avançado”. No local os segurados não conseguem requerer benefícios nem tão pouco fazer perícias médicas, um descaso.


Fruto do Programa de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX), a Agência de SFI apenas faz serviços de consultas e agendamentos, além de atendimento ao público com orientações e informações.

Segurada do INSS, a empregada doméstica Ângela Maria Francisca dos Santos, moradora em São Francisco, foi submetida a uma cirurgia em junho deste ano, e para realizar uma perícia teve que sair de São Francisco de Itabapoana para Campos. Além desse transtorno, pois estava recém operada, o INSS direcionou o pagamento do benefício dela para a agência do Banco Itaú em Goytacazes, na Baixada Campista, um verdadeiro contrassenso.

A agência do INSS foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 2010. O prédio é moderno e conta com dois pontos de recepção, quatro pontos de atendimento especializado, dois consultórios de perícia médica, banheiros, salas de reuniões, entre outros. O prédio ainda possui toda a infraestrutura adequada para atender pessoas com necessidades especiais, com acessos para deficientes físicos e leitor braile para deficientes visuais.

Resposta – O Blog procurou a gerência da Agência do INSS de São Francisco de Itabapoana, mas o gerente Bruno Batista Barreto encontra-se de férias. No local os funcionários nos atenderam muito bem. Eles não estão autorizados a falar em nome do INSS, mas o Blog conseguiu apurar que o problema é a ausência de médicos peritos lotados em São Francisco de Itabapoana.

Esse problema seria solucionado com a convocação de médicos aprovados no último concurso público, feito em fevereiro deste ano. No edital (clique aqui para ler) havia previsão de uma vaga de médico perito para São Francisco de Itabapoana. O problema é que não há médicos aprovados para essa vaga, como se pode comprovar no resultado (clique aqui para ver).

O problema seria resolvido com a convocação de médicos aprovados para atuarem na Gerência Executiva do INSS em Campos (veja aqui a convocação de médicos peritos para atuarem na Gerência Executiva do INSS).

A população de São Francisco aguarda uma solução.