sábado, 5 de maio de 2012

Torneio de Basquete no Ciep de SFI



Recebemos e-mail do professor de educação física do Ciep de São Francisco de Itabapoana, Osvaldo Teles, com informações do Torneio Semana do Basquete 2012. Confira:

Bom dia, Paulo Noel. Gostaria que divulgasse o nosso Torneio Semana do Basquete 2012 que acontecerá nos dias 09 e 10 de maio. O objetivo é desenvolver o basquete na escola e em comemoração aos 18 anos do Ciep 470, será realizado o 17º torneio na quadra de esportes. O torneio acontecerá nos dias 09 e 10 de maio de 2012, a partir das 8 horas. Este evento terá a participação dos alunos do 7º ao 9º ano Fundamental e os alunos do Ensino Médio da escola. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas.

Obrigado,
Professor Osvaldo Teles.

Fenômeno do ‘Supermoon’ acontece na noite deste sábado (5)


Lua estará 14% maior e 30% mais brilhante, segundo astrofísicos. Fato acontece uma vez por ano.

Quem olhar para os céus na noite deste sábado (5) vai notar que a lua estará mais próxima. O astro vai se aproximar do Planeta Terra no fenômeno conhecido por “Supermoon”, que acontece uma vez por ano, de acordo com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) de Itajubá (MG).

De acordo com os astrofísicos, a lua vai estar 14% maior e 30% mais brilhante. O satélite vai oscilar em 221,802 milhas - 356,955 quilômetros – da Terra, oferecendo uma visão ampla do astro.

A última vez que o Supermoon aconteceu foi no dia 19 de março de 2011. Segundo o LNA, as próximas oportunidades para se observar o fenômeno serão no dia 19 de março de 2013 e no dia 10 de agosto de 2014.

Fonte: G1

Saúde divulga novo cronograma de exames em São Francisco


A Secretária Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana divulgou, nesta sexta-feira (04/05) um novo cronograma de realização de exames de patologia clínica (exames de sangue, fezes e urina) nos postos de Saúde.

A planilha apresenta os dias da semana em que a população poderá, a partir do dia 07 de maio, coletar exames em cada unidade de saúde.

Confira abaixo o cronograma das unidades de saúde:
Unidade
Dias da semana
Barra (Posto)
3ª e 5ª
Buena
São Francisco (Posto)
2ª a 6ª
Gargaú (PSF)
2ª , 3ª , 5ª
Guaxindiba (PSF)
Imburi (Posto)
Praça (PSF)
Travessão (PSF)
Hospital (Ponto)
2ª a 6ª

Com informações da Ascom-SFI

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Assalto a mão armada em SFI


Um assalto a mão armada foi registrado na manhã desta quinta-feira (03), por volta das 9h30, na Volta da Figueira, comunidade localizada na estrada que liga São Francisco de Itabapoana à Praia de Santa Clara. O alvo dos bandidos foi o mecânico Alexandre Batista da Silva, 39 anos, conhecido como “Amarelinho”. Ele Foi rendido na oficina mecânica, e depois levado para o interior de sua residência que fica ao lado. Na casa estavam a esposa de Amarelinho, Aline Miranda Borges da Silva e o filho do casal de 5 anos.

As vítimas sofreram terror psicológico e foram ameaçadas de morte com arma apontada na cabeça. A criança passou mal e chegou a desmaiar durante o assalto. No momento da ação, dois clientes chamaram, mas as vítimas foram obrigadas a dizer que não podiam atender naquele instante, sem que os clientes percebessem o assalto.  

Amarelinho e a esposa foram amordaçados e amarrados. Os ladrões ficaram o tempo todo de capacete e fugiram numa moto levando jóias, celulares e R$ 1,3 mil em dinheiro. A Polícia Militar realizou buscas pelo município, mas ninguém foi preso. O assalto foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de SFI.

Justiça não concede liminar e CP segue na Câmara




A Poder Judiciário se manifestou sobre o mandado de segurança impetrado pelo prefeito Beto Azevedo. Nesta quinta-feira (03) o juiz Leonardo Cajueiro D’Azvedo não concedeu a liminar, e a CP segue normalmente na Câmara. O advogado João Paulo Granja tenta anular na justiça a Comissão Processante. O magistrado remeteu o processo ao Ministério Público para que o órgão se manifeste sobre a questão. O MP terá 15 dias para analisar o caso. Após o prazo o processo volta a Dr. Leonardo. Confira aqui.

Áudio divulgado no blog de Garotinho contra Carla Machado é imediatamente desmentido por Lenilce

Nota Oficial.  Infelizmente ainda nos deparamos com acusações infundadas deste tipo. Esta história de gravação já foi resolvida há anos, essa falácia é dos anos 90 e nada disso é verdade. O que me admira é ver pessoas que se dizem experientes caírem neste tipo de conversa mentirosa e desqualificada. Vou tomar as medidas judiciais cabíveis contra estas acusações. Eu e Lenilce somos grandes amigas e trabalhamos juntas. A própria Lenilce já teve que desmentir esta história diversas vezes. Isso só vem mostrar o desespero de um grupo político que quer fazer de tudo para entrar em São João da Barra, mas se depara com um trabalho sério e uma aprovação de governo de 87%. Carla Machado – prefeita de São João da Barra. (Veja o vídeo  aqui )

Dando continuidade a série de denúncias polêmicas, o deputado federal Anthony Garotinho, divulgou em seu site oficial um áudio, com transcrição, onde a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, estaria mandando espancar uma assistente social da Apae.

Durante a conversa com um homem identificado como ‘Samuca’, a voz feminina identificada como Carla, ‘encomenda uma surra’ para ser dada numa mulher, assistente social da Apae do município, a voz feminina ainda dá detalhes de como deve ser executada a ação. “O negócio é o seguinte, você faz o seguinte: você segue ela durante uns dois ou três dias. Você pega, segue aí... O carro dela fica sempre lá no estacionamento da Apae, aí você faz o seguinte, é uma Parati branca. Aí você faz o seguinte: você fura o pneu do carro dela”, diz a mulher. A conversa continua, e em outro trecho, a mulher diz: “Você fura o pneu do carro dela e espanca ela, mas deixa ela caída mesmo”.O homem, identificado como ‘Samuca’, pergunta: “Mas Carla, não é até a morte, né?” . A voz feminina responde: “Não, mas se no caso acontecer eu vou fazer o quê? Se caso acontecer, aconteceu”. A conversa continua, a voz feminina ainda sugere alternativa, caso o homem não consiga “fazer o serviço” na rua e diz para fazer na casa da assistente social.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Confira como está o Campeonato Municipal após as duas primeiras rodadas

No último domingo (29) foi realizada a segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. O blog traz os últimos resultados, a classificação após as duas primeira rodadas e os próximos jogos.

Segunda rodada (29/04)
Categoria Aspirante:

Grupo A

São Francisco  3 X 4 Boa Vista
Valão Seco  0 X  1 Alegria
Santa Rita  2 X 0  Nova Belém
Folga: Barrinha

Grupo B
Quatro Bocas  0 X 0 Palmeirinha
Santo Amaro  0 X 0 Travessão
Barra  2  X 1  Lagoa Feia
Folga: Amprajope

Categoria Principal:

Grupo A

São Francisco   4 X 0  Boa Vista
Valão Seco  0 X  0 Alegria
Santa Rita  0 X 1  Nova Belém
Folga: Barrinha

Grupo B

Quatro Bocas  0 X 2 Palmeirinha
Santo Amaro  1 X  3 Travessão
Barra  1 X 1 Lagoa Feia
Folga: Amprajope


Confira os próximos jogos
Dia 06/05/2012 – 2ª Rodada

Grupo A

Barrinha   X  Santa Rita
Boa Vista  X  Valão Seco
Alegria  X  São Francisco
Folga: Nova Belém

Grupo B
Amprajope   X   Barra
Palmeirinha   X  Santo Amaro   
Travessão   X   Quatro Bocas
Folga: Lagoa Feia

Saiba mais:
A alegria está de volta aos estádios de SFI

Por um fio

Poste cai e quase provoca uma tragédia em Barra do Itabapoana
Fotos: Magnum Silva


A queda de um posto em Barra do Itabapoana, Litoral Norte de São Francisco de Itabapoana, quase provocou uma tragédia no feriado do Dia do Trabalhador. As imagens foram feitas pelo locutor Magnum Silva, que relatou em seu blog momentos de tensão.

“Por volta das 15h, estávamos na comunidade de Barra do Itabapoana, na Rua Capitão João Ferreira Viana (Rua da Escola Estadual), em frente à casa do morador Max. Aguardávamos o atendimento, quando escutamos um estalo na estrutura do poste, continuamos no local. Der repente o seu cão tenta pular o muro, imediatamente saímos correndo para o outro lado da rua, minutos após o poste vem abaixo, deixando toda rede de alta tensão energizada no chão, exatamente no local em que estávamos”, narra Magnum.

Segundo a moradora de Barra, Andrezza Azevedo, os moradores sofrem com constantes problemas na rede elétrica. “Espero que a AMPLA vá a Barra e resolva os problemas de todos os postes velhos e tortos, quase caindo, como esse que caiu, e por sorte não ocorre uma tragédia. Que sirva de exemplo! Não tem uma semana que não falte luz nesse lugar. Pagamos taxas e taxas pra quê? Vamos até o Procon e à Justiça se necessário. Do jeito que está e sempre esteve não dá mais, antes que alguém morra!”, reclama Andrezza em comentário ao Blog do Magnum.

Segundo o locutor, a queda do poste gerou curto circuito e muitas fagulhas, deixando todos apreensivos. Além de quase cair sobre as pessoas, por pouco o poste não atingiu o carro de Magnum estacionado no local.

Os fios ficaram pendurados ainda energizados. A rede de alta tensão com 13 mil volts poderia ter provocado uma morte. É preciso uma vistoria da Ampla em todos os postes e estruturas da rede elétrica do município!

Atenção produtor! Inea promove importante palestra nesta quinta em SFI


Atenção produtores rurais, pecuaristas, agricultoras e homens do campo! A legislação ambiental estabelece regras rígidas para abertura de tanques em propriedades rurais para bebedouros de gado, irrigação ou criação de peixe. Inclusive, o produtor pode incorrer em crime ambiental, caso não se atente às leis. Foi pensando nisso que o INEA – Instituto Estadual do Ambiente – promove nesta quinta-feira (03) uma palestra em São Francisco de Itabapoana sobre o tema. O evento acontece às 18 horas, na sede da Amproac – Associação de Moradores e Produtores Agrícolas do Carrapato – em Nova Belém (Carrapato), Zona Rural de São Francisco de Itabapoana.

Balada Santa neste sábado em Imburi

Clique na imagem para ampliá-la

Prefeito não comparece, mas CP ouve ex-secretário


Foto e texto: Vinícius Berto

A Comissão Processante, criada na Câmara Municipal de SFI para investigar se o prefeito Beto Azevedo tem participação em possíveis irregularidades na Saúde do Município, deu mais um importante passo na manhã desta quarta-feira (02). Na ocasião foi ouvido o médico Cristiano Salles, que ocupava a Secretaria de Saúde na ocasião da Operação Renascer da Polícia Federal. Cristiano Salles foi arrolado como testemunha pela defesa do prefeito. Já Beto foi convocado pela CP para depor, mas não compareceu. O advogado João Paulo Granja disse que não estava sabendo do depoimento.

“Mandaram um fax ao meu escritório na sexta-feira, e por conta do feriado eu estava no Rio de Janeiro. Cheguei hoje para trabalhar e me deparei com essa situação de ter de vir pra cá para acompanhar o depoimento do Dr. Cristiano, e eu ainda não consegui falar com o prefeito, não havendo tempo hábil para trazê-lo. Fiz um requerimento agendando um depoimento do prefeito para a segunda-feira (07), mas foi negado”, disse Granja.

O advogado explicou o motivo de arrolar o ex-secretário como testemunha. “Trouxemos o Dr. Cristiano, pois ele foi a pessoa que tinha a missão, diante dos fatos que a CPI apontou, de arrumar a Secretaria de Saúde, e ele assim o fez. Nossa intenção era de remontar a verdade dos fatos e demonstrar  que o prefeito sempre teve a intenção de propiciar o melhor da saúde à população”, disse. 

Sobre a possibilidade de ter sido o Dr. Cristiano a pessoa que, em depoimento à Polícia Federal, teria delatado o esquema, o advogado respondeu: “Não há no inquérito uma página sequer que aponte para essa questão. É inverídica qualquer afirmativa de que ele seria delator de algum esquema, até porque durante os quatro meses a frente da Secretaria ele reduziu o número de exames e regulamentou toda a situação”, completou.

Cristiano Salles, acompanhado do advogado Flávio Gomes, não quis dar muitos detalhes à imprensa. Ele falou rapidamente ao Blog e disse que, quando assumiu a Secretaria de Saúde, mandou glosar (impugnar) 30 % do contrato (com a Fênix), depois implementou sistema de regulação de exames, fazendo com que somente os exames realizados fossem pagos. “Eu quero deixar claro que o dr. Cristiano não se apresentou aqui como investigado, e sim como testemunha. Eu afirmo categoricamente que ele (Cristiano) não tem nada haver com desvios de verbas na Saúde”, argumentou Flávio Gomes.

Por sua vez, o presidente da CP, Fabinho do Estaleiro pensa diferente. “A gente até viu boa vontade do Cristiano. Mas ele acabou assinando coisas ilegais. Hoje são gastos por mês cerca de R$20 mil em exames, e o que comprometeu o Dr. Cristiano foi que ele chegou assinando um BPA (boletim de produção ambulatorial) de R$90 mil, que em nosso entendimento foi superfaturado. É por isso que ele foi preso”, disse Fabinho.

O vereador destacou um ponto contraditório no depoimento. “Dr. Cristiano disse que em reuniões de secretariado já havia passado para o prefeito o que estava acontecendo, e que o prefeito não tomou nenhuma providência. Mas ao mesmo tempo em que ele alertava, ele também assumia os erros, como se quisesse livrar o prefeito”, conta Fabinho.

Fabinho também rebateu o comentário do advogado do prefeito que disse que o prefeito não foi notificado. “Fizemos a notificação de duas formas. Notifiquei o prefeito na casa dele, através de um funcionário, e publicamos o edital por quatro dias no Diário Oficial da Câmara”, defende o parlamentar.

Próximos passos – Na sexta-feira (04) será aberta vista do processo ao advogado do prefeito, para no prazo de cinco dias apresentar as razões escritas. Na sequência, a Comissão Processante emitirá parecer final, pela procedência ou improcedência da acusação, e solicitará ao Presidente da Câmara a convocação de sessão para julgamento. Fabinho do Estaleiro manteve a previsão de até o dia 15 de maio a Câmara realizar o julgamento final.

Tentativa de anular CP na Justiça – Enquanto isso, o advogado João Paulo Granja deu prosseguimento ao mandado de segurança, e tenta obter liminar para anular a CP. Nesta quarta-feira foram pagas as custas do processo. “Estamos aguardando a decisão do Dr. Leonardo. Não houve respeito à proporcionalidade partidária na CP, além de não estar havendo por parte dos vereadores da CP a isenção que requer um julgamento como esse. As provas que existem até agora não dariam para seque começar a CP”, sustenta Granja.

Fabinho disse que mais uma vez o advogado tenta confundir o povo. “Tudo apurado na CPI da Saúde bateu com a investigação da Polícia Federal. E a CP foi criada com base no Relatório Parcial da CPI”, rebateu o vereador.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dpvat: cresce número de indenizações por acidentes de trânsito no primeiro trimestre



No primeiro trimestre de 2012 foram pagas 97.542 indenizações a vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. O número representa um crescimento de 27%  comparado a igual período do ano anterior, com destaque para os casos de invalidez permanente, que cresceram 35%. Os dados são do Seguro DPVAT, que reembolsa despesas médicas e hospitalares e indeniza vítimas de acidentes de trânsito em casos de morte e invalidez permanente.

De janeiro a março de 2012, 14.462 pessoas receberam o Seguro DPVAT em virtude de mortes ocorridas em acidentes de trânsito, quando o valor da indenização é dividida entre os herdeiros legais da vítima. Os casos de invalidez permanente foram os mais expressivos. Ao todo foram indenizadas 64.220 vítimas de acidentes de trânsito no período. Foram  feitos 18.860 reembolsos de despesas médicas e hospitalares. Das indenizações pagas no trimestre, 77% foram destinadas a vítimas do sexo masculino. A faixa etária entre 18 e 34 anos foi a mais indenizada. Considerando o tipo de vítima, os motoristas foram os que mais se acidentaram, seguidos por pedestres e passageiros.

Outro dado que chama atenção é o horário dos acidentes. Pode-se perceber um pico nas ocorrências no horário entre 17h e 20h, justamente durante o anoitecer, quando há um movimento maior nas vias devido ao fim do expediente de trabalho, aliado a um cansaço habitual das atividades do dia, além da mudança de iluminação devido ao pôr do sol. Entre as Regiões do Brasil, o Nordeste concentrou a maior parte das indenizações (30%). Em seguida, 27% e 26% das indenizações foram destinadas a vítimas do Sul e Sudeste, enquanto no Norte e Centro-Oeste foram pagas respectivamente 10% e 7% do total das indenizações no período.

Por categoria de veículo, a motocicleta representou visivelmente a maior parte das indenizações, 69% dos pagamentos. “Neste trimestre, mais uma vez, a maior incidência de vítimas fatais na categoria de motocicleta foram os próprios motoristas. O fato já se tornou uma constante. Nas outras categorias de veículo, como caminhão, ônibus e automóveis, os pedestres foram os mais atingidos. Infelizmente essa é uma realidade que pode atingir a todos os brasileiros, mas acreditamos em uma melhora na consciência de cada cidadão e na postura das autoridades, para que estas estatísticas possam diminuir”, aponta Ricardo Xavier, diretor presidente da Seguradora Líder DPVAT, administradora do Seguro.

Os recursos do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) são financiados pelos proprietários de veículos, por meio de pagamento anual. A cada R$ 100 arrecadados, R$ 5 são repassados ao Ministério das Cidades, para aplicação em programas destinados à educação e prevenção de acidentes de trânsito. R$ 45 são repassados ao Ministério da Saúde (SUS), para custeio do atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito em todo país. Os demais R$ 50 são destinados ao pagamento das indenizações.

Motoristas, passageiros e pedestres tem direito ao Seguro DPVAT em casos de acidentes de trânsito resultantes em: morte (indenização de R$ 13.500), invalidez permanente (até R$13.500, variando conforme o grau de invalidez) e necessidade de reembolso de despesas médicas e hospitalares (até R$2.700, variando de acordo com os gastos comprovados). O Seguro DPVAT é pago independentemente da apuração dos culpados pelo acidente. Para solicitar o seguro, não é necessário o auxílio de intermediários. A própria vítima pode solicitar atendimento gratuito em um dos pontos oficiais de atendimento. Os endereços estão disponíveis no site www.dpvatsegurodotransito.com.br e podem ser consultados, assim como outras informações relativas ao Seguro, pelo SAC 24 horas 0800 022 12 04.

Approach

Dois pescadores de Cabo Frio ficam à deriva e são resgatados por colegas



Dois pescadores ficaram à deriva no mar em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na terça-feira (1º). Eles ficaram duas horas e meia a quilômetros de distância da costa e foram resgatados por colegas de profissão, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
Com a chuva e o vento forte, foi difícil rebocar o barco. O mar estava agitado.
Apesar do tempo ruim, os dois pescadores seguiam para Arraial do Cabo fazer reparos na embarcação, mas tiveram problemas a cerca de 4 km da costa de Cabo Frio.

"De repente o motor parou e eu fiz de tudo para poder ver se conseguia botar o motor para funcionar novamente, mas não consegui. Alguma coisa me dizia para não ir. E nós fizemos toda a manutenção do barco. Toda a manutenção do motor", conta o pescador Aécio Neves.

O barco que fez o resgate é de um outro pescador que se dispôs a ajudar porque na Região dos Lagos não há qualquer embarcação de apoio que sirva como rebocador. Essa é uma reivindicação antiga da colônia de pesca de Cabo Frio.

"O dono da embarcação chamou a gente para resgatar o barco dele que estava no sufoco, junto com a tripulação. Nós fomos lá, ajudamos. A Capitania (dos Portos) e os bombeiros também deram um apoio para a gente", explica o pescador Gilson de Oliveira, que tinha passado a noite a madrugada no mar, trabalhando, e foi chamado quando já estava em casa. Segundo ele, outros lugares como Macaé e Rio das Ostras têm embarcações para ajudar no resgate.

A colônia de pesca fez o levantamento dos acidentes com barcos. Em todos eles foi preciso contar com a ajuda de algum pescador para fazer o reboque. O relatório completo foi entregue há 2 anos à prefeitura, pedindo as embarcações de apoio.
A coordenadoria de pesca em Cabo Frio disse que está analisando o pedido da colônia de pescadores, mas ainda não há definição se será possível atender à solicitação de que o município tenha um barco rebocador.

Fonte: G1
Foto: Reprodução Bom Dia Rio/ TV Globo