segunda-feira, 30 de abril de 2012

Secretaria interdita quatro postos de Saúde em SFI



A atual conjuntura da Saúde de São Francisco de Itabapoana ganhou nesta segunda-feira (30) mais um capítulo da conturbada maré. Alegando falta de condições na estrutura dos prédios, a Secretaria de Saúde interditou os postos de saúde das comunidades de Lagoa Feia, Coréia, Bom Lugar e Praia dos Sonhos. A ação deixou moradores dessas localidades revoltados. Eles ligaram para protestar na Rádio São Francisco contra a medida. Participaram do Jornal São Francisco é Notícia na manhã de hoje as ouvintes: Nevinha (Praia dos Sonhos), Michele de Souza Viana (Guaxindiba) e Patrícia Carvalho (Bom Lugar).

O secretário municipal de Saúde, Fábio Moraes, esteve pessoalmente na Rádio explicando os motivos. “Nós fizemos um estudo junto à Vigilância Sanitária e à Coordenadoria de Atenção Básica, que coordena os postos de saúde, e metade dos postos foram considerados sem condições de estrutura física para atender à população. Esses postos passarão por reformas para se adequarem ao que determina a lei. Se nós não fecharmos agora para reforma quem vai fechar é o Ministério Público”, disse o secretário.

O Blog até concorda que alguns postos funcionam na base do improviso, e não estão dentro do que preconiza o Ministério da Saúde com uma arquitetura moderna com consultório médico, odontológico, sala de enfermagem, sala de expurgo, sala de vacina, dois banheiros, sala de espera, salas de curativo e farmácia. Entretanto o blog deixa uma pergunta. Interditar é a melhor solução? Porque não trabalhar para se adequar? O ato de fechar, mesmo que seja por algum tempo, é traumático e revolta.

6 comentários:

Simone disse...

É verdade amigo Paulo noel,interditar realmente causa revolta e indignação a população.No meu ver acho que teriam antes de escolher um outro local e fazer a transferência até que seja concluída a reforma do posto.

Anônimo disse...

A ignorância é a pior fase da cegueira. A maioria dos postos de saúde não deveriam nem existir, pois, apenas recebem pacientes e de imediato os encaminham para o hospital municipal ou será que a população se adaptou a sentir mal somente nos horários em que,raramente, há médicos nos postos de saúde. Então vamos deixar de ser hipócritas e reconhecer que o fato de que um posto de saúde em determinados locais será a solução para os problemas da saúde ou de saúde da população.

Anônimo disse...

Caro Paulo Noel, mais uma vez os prejudicados são os menos favorecidos a comunidade de Lagoa Feia e Morro do Bode já sofre com a dificuldade de transporte. O único ônibus que vai na comunidade é o de estudante e como todos nós sabemos é proibido dar carona. E agora mais essa, só lamento tanto descaso com o povo. Rozangela Pires

Anônimo disse...

Mais uma prova do caos q se instalou na área da saúde em nosso município. Postos de saúde sendo fechados??? Absurdo! E ainda vem com a dsculpa de q fechou p reformar. Só espero as coisas melhorem e q num futuro próximo gente honesta e competente (não m interessa d q partido vai ser) possa administrar o município e cuidar da saúde do povo de São Fco.
Leandro Silva - SFI

Anônimo disse...

E o posto de barra, onde foram demitidos nesta semana do trabalhador 16 funcionarios, 7 médicos, 6 técnicos de enfermagem, 1 faxineira, 2 atendentes de recepção, será que é pra reforma tambem? sera que não tem como reforma um posto de cada vez?
Esta desculpa é um verdadeiro deboche com o povo de São Francisco

posto de saude de barra tel: 27896309

Anônimo disse...

PAULO NOEL, ENTENDO QUE A NOTICIA A RESPEITO DO POSTO DE SAÚDE DE BARRA DO ITABAPOANA, CASO SEJA VERDADEIRA, É MERECEDORA DE DESTAQUE NA PAGINA PRINCIPAL DESSE BLOG OU DE QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO POR SE TRATAR DE NOTICIA DE ALTA RELEVANCIA E GRAVIDADE POR SE TRATAR DO ALTO NUMERO DE FUNCIONARIOS DEMITIDO EM UM MESMO POSTO E PRINCIPALMENTE POR ENTEDER QUE O POSTO DEVE ESTAR FECHADO POIS FORAM DISPENSADOS OS SETE MÉDICOS PLATONISTA, POIS SE TRATAVA DE UM POSTO DE ATENDIMENTO 24 HORAS.
MEUS SENTIMENTOS A POPULAÇÃO DE BARRA DE ITABAPOANA E ADJACÊNCIAS.