sexta-feira, 9 de maio de 2014

DER RJ divulga nome de empresa vencedora de licitação para construção da ponte da Integração entre SFI a SJB

Obra será realizada pela empresa Premag e resultado da licitação será divulgado no Diário Oficial na próxima segunda-feira.

A ponte da Integração, que ligará os municípios de São Francisco do Itabapoana à São João da Barra, finalmente teve sua licitação aceita pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), na tarde desta sexta-feira (09/05). Resultado deverá sair no Diário Oficial na próxima segunda-feira (12/05).

Após quase sete meses embargada e aproximadamente dois meses de indecisão com relação a empresa que assumiria a obra da ponte, foi decidido após abertura de envelopes que a empresa vencedora seria a Premag.

Segundo o engenheiro do DER de Campos, Ivan Amaral, a empresa apresentou o menor preço para a realização da obra.

“A Premag ganhou a decisão e agora estamos aguardando os próximos passos, como a liberação da ordem de serviço”, esclareceu Ivan.

O custo da construção será de R$105.789.109,67 e deverá durar aproximadamente um ano.

A construção do tabuleiro da ponte que terá 1.344 metros de extensão e uma largura de 16,20 metros, englobando duas faixas de rolamento, duas de acostamento e uma de pedestre.


A ponte ligará a RJ-196 que inicia em Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana na divisa com o Espírito Santo. Ligará também a RJ-240 trecho (Açu a Caetá) atravessando pela BR-356 a RJ-196. A distância da ponte até a Praia de Gargaú será de, aproximadamente, 19,5 Km e da ponte até Campos 17,5 Km. A RJ-196 obedecerá ao traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas pistas de acostamento. (Da redação com informações do Ururau)

Programa "Caminho de Fé" a partir de terça na Rádio São Francisco FM

Arte: Flori Fernandes.
A Rádio São Francisco FM apresenta, a partir desta terça-feira, dia 13-05, o programa "Caminho de Fé" com a participação dos pastores Jamil Acruche, Isaías Rodrigue, Adilson Sacramento , Ademir Ramos e Rodrigo Rocha. 

Sempre das 13 às 14 horas de segunda a sexta. Aguardamos você ligadinho na 87,9 FM "A voz da cidade". 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

São Francisco treina forte para a 6ª edição da Copa InterTV de Futsal


Treinos acontecem no Colégio Estadual São Francisco de Paula
O Blog do Paulo Noel foi conferir o treinamento da equipe de São Francisco de Itabapoana, que se prepara para o início da Copa InterTV de Futsal. É a primeira vez que o município participa do torneio, que virou uma tradição no esporte do Estado do Rio de Janeiro. Em sua 6ª edição, a copa reúne 50 cidades fluminenses. Os jogos da primeira rodada acontecem neste sábado, 10-05, em Cardoso Moreira. A equipe sanfranciscana terá um jogo difícil, logo na estreia contra Campos, às 15 horas.

São Francisco de Itabapoana está no Grupo C do Núcleo Planície, ao lado de Campos e Miracema. O Núcleo ainda tem no Grupo A: São João da Barra, Aperibé, Itaocara e Cardoso Moreira, enquanto no Grupo B estão: Italva, São José de Uba, Laje do Muriaé e Quissamã. O primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para as semifinais.

A final do núcleo está prevista para acontecer no final de junho. Em todo o estado do Rio são três núcleos: Planície, Serramar e Alto Litoral. O Campeão de cada núcleo disputa a Supercopa em novembro, em torneio que irá decidir o supercampeão da Copa InterTV de Futsal.


O São Francisco é comandado pelo técnico Alex Gomes, o Chicão. A Prefeitura vai oferecer apoio com transporte, material esportivo e assistência médica. Na oportunidade, a equipe vai usar o recém apresentado uniforme da seleção do município, adquirido neste ano, pela Secretaria de Esporte e Lazer. Além do apoio da prefeitura, a equipe também recebeu apoio através de doações de material esportivo. O vereador Alexandre Barrão também esteve no treino do time, e entregou parte do material.

Leia mais:





Alunos e professores do Colégio Joaquim Gomes Crespo visitam Base Aérea Naval da Marinha em São Pedro da Aldeia

Professora Elizabeth dentro de um caça

Na terça-feira, 29/04, alunos do 3º ano do Ensino Médio (turma 3001 e 3002) e do 9º ano (turma 901), do Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, visitaram o CIAAN ( Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval), na Base Aérea Naval da Marinha em São Pedro da Aldeia, ma Região dos Lagos. Acompanharam as turmas na visita os professores do Projeto Mais Educação, Junior Henriques, Elizabeth Oliveira e Ságila Mendes.

Das 12 horas, momento em que entraram no centro, até as 16 horas, horário do fim da visita, os alunos ficaram encantados com as novidades e com a oportunidade de chegarem perto e até entrarem nos caças e outras aeronaves.


As informações são de Genecy Filho, e chegaram até o Blog em e-mail enviado pelo professor Júlio Ramos.




Alunos conhecem helicópteros e um super caça de perto

Ciep de São Francisco celebra Dia das Mães com evento neste sábado, 10-05


O CIEP 470 – Celso Martins Cordeiro também fará festa para as mães dos alunos e funcionários. Será neste sábado, 10/05, a partir das 7h30. O anúncio foi enviado ao Blog pela diretora geral do Ciep, professora Aria Cukier. A programação inclui: café da manhã, culto ecumênico com o Pastor Anísio e Tatiana de Souza, apresentações musicais com Elber Filho, vídeos de homenagens, canto coral dos alunos e bingo e sorteio de prêmios.

Amproac realiza Festa das Mães



A Amproac – Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Carrapato – realiza na segunda-feira, 12/05, às 19h30, a Festa das Mães. Haverá distribuição de lanche e sorteio de brindes. Durante o evento acontecerá uma palestra voltada para as mães com a assistente social Desiane. “Convidamos as mães que compareçam em nossa festa”, convidou Alaido Gomes, presidente da Amproac.

Gracie Barra promove seminário de Jiu-jitsu neste sábado em Travessão de Barra


A Gracie Barra promove neste sábado, 10, às 14 horas, um seminário em Travessão de Barra com participação do professor Vitor Santos, com instruções do Jiu-jitsu  referente posições, finalizações , projeções , quedas e defesa pessoal.



Do dia  31 de maio e 01 de junho acontece em Minas Gerais o Mundial de Jiu-jitsu oportunidade em que São Francisco de Itbapoana estará representado pelo professor Wagner Barroso da Academia Gracie Barra.  

Morador de Pingo D'Água morto a tiros em Grussai

Homem trabalhava como vigia em prédio em construção na Praia de Grussaí
Sepultamento foi às 9 horas no cemitério de São Francisco de Itabapoana.

Fotos: Site SJBOnline.
O morador da localidade de Maceió, em Pingo D'Água, zona rural de São Francisco de Itabapoana,  Jocimar Batista da Silva, 45, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 7, no Bairro Nova Grussaí na Beira da Lagoa litoral de São João da Barra. 

Jocimar era filho de João Prego de Pingo D'Água,  e trabalhava há 10 meses como vigia da construção de um hotel em Grussai. O vigia entrou no serviço às 18h e foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 7.  Segundo a PM o trabalhador foi atingido por dois disparos de arma de fogo, sendo um na cabeça e outro no braço.

Segundo o site SJB Online, moradores contaram ter ouvido três disparos de arma de fogo por volta das 20h. Ninguém chamou a polícia, pois é de costume ouvir disparos na localidade durante a noite.

“Eu estava conversando com meu vizinho e ouvi os disparos, mas não dava para perceber que era daqui. Aqui é muito escuro à noite e mesmo que tivéssemos chamado a polícia eles não iriam encontrar nada no escuro”, contou um morador que não quis se identificar.

Vizinhos disseram que Jocimar  era presbítero da Igreja Assembleia, em Grussaí, e desde que veio da cidade de São Francisco de Itabapoana  frequentava a igreja. 

“Isso foi uma covardia. Um homem tão bom que não tinha nenhum inimigo, estava trabalhando e fizeram essa covardia”, lamentou um membro da Igreja. 

Nada foi levado do local e a televisão foi encontrada ligada. A vítima deixou mulher e uma filha. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia em São João da Barra.


O sepultamento foi às 9 horas desta quinta-feira, 8, no Cemitério de São Francisco de Itabapoana. (Da redação do Blog com informações do site SJBOnline) 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Confirmada inauguração das obras de Morro Alegre para esta sexta-feira

A secretaria de Planejamento de São Francisco de Itabapoana confirmou para a próxima sexta-feira (09/05), às 19h, a inauguração das obras na Baixada da localidade de Morro Alegre.

Com esta iniciativa, o prefeito Pedrinho Cherene cumpre mais uma promessa de campanha, uma vez que estas melhorias eram uma solicitação antiga da comunidade local que sofria com a falta de infraestrutura.

As obras, orçadas em torno de 530 mil, foram concluídas em 120 dias e feitas com recurso próprio do Executivo municipal. O pacote inclui 27 pontos de coleta de água pluvial, calçadas, pavimentação, asfaltamento ao longo dos cerca de 900 metros de rua e iluminação, esta a cargo da secretaria de Obras e Serviços Públicos.


Segundo o secretário de Planejamento, Florentino Cerqueira, as obras vão garantir a melhoria na qualidade de vida dos moradores que sofriam há anos com muita lama no período das chuvas. (Ascom-SFI).

Comentário do Blog
Concluída esta obra, resta agora ao DER- Departamento de Estradas de Rodagem (RJ) providenciar  a construção de uma rotatória, na RJ-224,  próximo a entrada da comunidade. Acesso perigoso para quem chega ou sai. Esta obra beneficiaria também aos moradores de Flor de Maio, cujo acesso está próximo. 

Sai a lista dos convocados para a Copa do Mundo

Fotos (arte)  do site G1.com.br (Globo)

Loja do Artesão é opção para compra do presente no Dia das Mãe



A Loja do Artesão, instalada nas dependências da Secretaria Municipal o Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana, é uma ótima opção para a compra de presentes para o Dia das Mães. E nas compras acima de R$30,00, o cliente ganha uma linda caneta decorada.

Materiais para decoração, artesanatos, toalhas, capas para liquidificador, blusas e almofadas, podem ser encontrados no estabelecimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Inaugurada há um ano, a Loja veio para servir como um ponto de referência para a exposição e comercialização do artesanato local. Reúne atualmente 16 artesãos que integram o programa de Geração de Trabalho e Renda (GTR), desenvolvido pela SMTAPS.

- Esses artesãos trabalham em sistema de escala na loja e muitos já têm como principal fonte de renda a venda de seus produtos, que podem ser encontrados, também, nas feirinhas instaladas em grandes eventos do município - destacou a secretária Dayse Teixeira.


O programa de Geração de Trabalho e Renda em São Francisco de Itabapoana tem, de acordo com a coordenação, 15 polos em funcionamento em várias localidades e conta atualmente com cerca de 250 alunos. Entre as atividades desenvolvidas, estão biscuit, decoupage, diferentes técnicas de bordado, artesanato em concha e em taboa, curso básico de cabeleireiro, corte e costura, pintura em tecido, entre outras. (Ascom-SFI)

É hoje: Felipão anuncia a lista dos 23 jogadores que vão disputar a Copa do Mundo no Brasil


Luiz Felipe Scolari felipão brasil coletiva  (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)
Felipão vai ler os nomes de cada convocado durante o evento às 11 horas no Rio (Foto: Vipcomm)

A Copa do Mundo começa nesta quarta-feira para a Seleção, às 11h30 (de Brasília). Com direito a mais de 700 jornalistas credenciados na plateia, Luiz Felipe Scolari estará no palco de uma casa de shows, no Rio de Janeiro, para anunciar os nomes dos 23 jogadores escolhidos para escrever uma nova história em um Mundial no Brasil. A missão deles não vai ser "apenas" conquistar o hexa, mas também acabar de uma vez por todas com o fantasma de 1950. E, se tudo der certo, com uma apresentação de gala no Maracanã, no dia 13 de julho, para mais de 70 mil pessoas.

Leia mais no globoesporte.com

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro votará proposta por eleições diretas

O TJ-RJ anunciou que o Tribunal Pleno votará as mudanças do novo Código de Organização Judiciária do Estado (Codjerj) na próxima segunda-feira (12), às 10 horas. Na ocasião, será votada a proposta pela instituição de eleições diretas para a mesa diretora do Tribunal. Hoje, apenas os 180 desembargadores podem escolher a diretoria da Corte. A proposta pretende ampliar o colégio eleitoral para todos os juízes - mais de 600 magistrados.

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) é a favor das eleições diretas. "Os juízes do Estado do Rio de Janeiro querem votar para presidente do Tribunal de Justiça e participar da organização do Poder Judiciário estadual. Este é o momento ideal para reafirmar que só existe um Tribunal e não dois. Por isso, a Amaerj espera que a atual administração do TJ-RJ não alije a magistratura de primeiro grau desse momento histórico. O processo de democratização é irreversível e o Judiciário do Rio de Janeiro não pode perder a oportunidade de, mais uma vez, protagonizar a história da Justiça brasileira. A democratização fortalecerá todo o Poder Judiciário", afirma o juiz Rossidélio Lopes, presidente da Associação.

O pedido de eleições diretas no TJ-RJ foi feito pela Amaerj e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em 31 de março. Na ocasião, juízes e desembargadores apresentaram o requerimento pela democratização do Judiciário, através da alteração do regime interno. A presidente Leila Mariano recebeu pessoalmente o documento dos magistrados.

Os 180 desembargadores é quem irão votar a proposta. Na segunda-feira, também será colocado em votação a possibilidade de todos os desembargadores se candidatarem - como já acontece em São Paulo -, e de haver reeleição nos cargos.


Assessoria de Imprensa Amaerj

Ex-prefeito de Cantagalo terá que devolver R$ 448 mil

Os conselheiros do TCE-RJ condenaram nesta terça-feira (6/5) o ex-prefeito de Cantagalo Geraldo Pires Guimarães e o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Políticas Públicas (INPP) a devolverem R$ 448.047,60 (175.891,18 Ufir-RJ), solidariamente, aos cofres do município. Ambos não comprovaram a execução do Contrato nº 022, firmado em 2004, no valor total de R$ 300 mil. 

 O contrato tinha como objetivo promover o aperfeiçoamento de atividades relacionadas à gestão, planejamento e implementação das metas e obras vinculadas à Secretaria Municipal de Obras de Cantagalo. Uma Tomada de Contas Especial instituída na Prefeitura de Cantagalo concluiu que não houve a devida liquidação de despesas previstas em contrato, nem a atestação de que os serviços foram prestados.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Marcelo Lessa: Tivemos um locaute em Campos

 *Marcelo Lessa Bastos


Tivemos um locaute em Campos. Talvez o primeiro que saiu dos livros em toda a História. O locaute evoluía para uma espécie de “queima total” no serviço de transportes, porque notícias davam conta de que se planejavam parar as vans e os táxis. Medidas duras foram tomadas, protagonizadas pelo Município e pelo Ministério Público, numa atuação integrada que nada mais fez do que lembrar a harmonia entre os poderes preconizada no texto constitucional desde 1988. Os dias foram intensos. Ao Município e ao Ministério Público Estadual, desde o início somaram-se a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mobilizando imenso contingente, desde a apreensão dos ônibus nas garagens, até os últimos dias da paralização.

Neste ínterim, foi ajuizada uma ação cautelar, que teve o aval do Poder Judiciário, durante o plantão forense, sendo dadas buscas nas garagens por oficiais de Justiça, acompanhados do Ministério Público e do aparato policial necessário ao êxito de tais medidas, afinal de contas estava-se lidando com um segmento tradicionalmente avesso ao princípio da autoridade, porque ainda crente na supremacia do poder econômico. Paralelamente, a Justiça do Trabalho declarava a paralisação ilegal, determinando a retomada do serviço, ordem até então ignorada pelo movimento ao final desmascarado.

Interveio o Ministério Público do Trabalho, visando a mediar a solução, e o Ministério Público Federal, para apurar a prática, nada menos, do que de crime contra a segurança nacional. E, por derradeiro, somou-se a Polícia Civil, ante a flagrância de crimes contra a organização do trabalho e a segurança dos meios de transporte. 

Como se vê, formou-se uma espécie de Força-Tarefa espontânea, cada um no âmbito de suas atribuições, comprometidos todos com a população de Campos, para encontrar uma solução para a crise gerada pelo conluio entre patrões e empregados, demonstrado fartamente pela documentação apreendida nas garagens e divulgada para a Imprensa, mas desde o início evidente para aqueles que conseguem enxergar alguns palmos adiante do nariz. Ainda assim, todavia, viu-se uma também intensa guerra de informações e contrainformações nos blogs e redes sociais.

Ali, anônimos comentavam posts de figuras públicas hoje no ostracismo, novas e antigas figuras que tentam ser públicas e obtêm resultados pífios em suas aventuras, além dos especialistas que sempre surgem nesses momentos de crise, para demonstrar seu inexpressivo conhecimento, falar sobre o que não sabem, desviar o foco das atenções e propor soluções para problemas que não conhecem. 

Todos querendo tirar algum tipo de proveito da situação. Claro que não se pode levá-los a sério, até porque suas vozes só ganham eco entre si. Recebi nesses veículos de informação instantânea elogios e críticas de todas as espécies, muitas inclusive de baixo nível, típicas daqueles que julgam os outros pela imagem que fazem de si próprios, ou daqueles que julgam os outros pela inveja que suas próprias limitações lhe impõem. Agradeço a todos. Quanto aos elogios, não me envaidecem. 

Quanto às críticas, todas elas, não me preocupam, não me tocam, nem me despertam qualquer atenção pois, vindo de quem vem, me são absolutamente irrelevantes. Afinal de contas, nenhum desses críticos, que sabem bem de quem estou falando, andam de ônibus.

* Marcelo Lessa Bastos Promotor de Justiça da  2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva/Campos.

Greve dos vigilantes atinge agências bancárias em SFI



Fotos: Paula Berto.
A greve dos vigilantes completa uma semana no interior do Estado do Rio de Janeiro com a adesão ao movimento por parte de vigilantes de outros municípios do Norte e Noroeste Fluminense. Em São Francisco de Itabapoana o Sindicato da categoria realizou piquetes nas portas das agências na manhã desta terça-feira, 06. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes de Campos, Rogério Barboza, que concedeu entrevista à Rádio São Francisco FM, 100% dos vigilantes das agências de São Francisco aderiram ao movimento, afetando o funcionamento das agências sanfranciscanas.

Para dar demanda ao processamento dos envelopes nos caixas eletrônicos, o Sindicato tem determinado a manutenção de um vigilante por agência. Entretanto esse número não é suficiente para fazer com que as agências abram.

A greve acontece em 13 sindicatos do Estado do Rio de Janeiro. Rogério Barboza justificou que o movimento de greve pede plano de saúde, redução na carga horária de trabalho para 44 horas, reajuste de 10% do ganho real mais a inflação e ticket de alimentação de R$10,20 para R$20.

"A nossa greve é um movimento legítimo, inclusive com notificação a vários órgãos, informando sobre a paralisação. Estamos dentro da lei, inclusive atendendo a uma determinação judicial com relação a manutenção de 40% do efetivo nas agências", comentou Rogério.

Ainda de acordo com Rogério, o Sindesp-RJ teria oferecido reajuste salarial de 7% para a categoria, além de tíquete refeição de R$ 13. "Com essa proposta não ha mínima condição de encerrarmos a greve. O movimento continua por tempo indeterminado", concluiu Rogério.
Da redação do Blog




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Conselho de Segurança de SFI se reúne em Brejo Grande nesta terça-feira (06)


Nesta terça-feira, 06-05, às 10 horas, a comunidade de Brejo Grande, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, sedia mais uma reunião itinerante do Conselho Municipal de Segurança Pública. O encontro tem o apoio da Associação de Moradores de Amontado e Brejo Grande (Amproab), e terá a participação da delegada de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, do comandante da 3º Companhia da Polícia Militar, Oficial Aspirante Carmo, além de autoridades municipais e representantes da sociedade civil.


A reunião de Brejo Grande vai debater as demandas locais, mas segundo o presidente do Conselho, Romário Teixeira Bernardo, nada impede de a reunião tratar outros pontos da área da Segurança Pública, como o alto índice de crimes contra a vida em todo o município e a onde de arrombamentos a residências nas praias de São Francisco.

Fotos: última reunião do Conselho de Segurança, realizada em Coréia

PM prende suspeito de matar trabalhador rural em São Francisco de Itabapoana

Segundo a Polícia Civil acusado é réu confesso e disse ter agido sozinho.

A Polícia Militar deteve na manhã desta segunda-feira, 05-05, C.B.O., 24 anos, que é apontado pela Polícia como suspeito de ter assassinado o trabalhador rural Marcos Pessanha Alves, 42 . O corpo de Marcos foi encontrado por populares por volta das 8 horas deste domingo dentro de uma cacimba, às margens da Estrada que liga São Francisco de Itabapoana a Nova Belém, também conhecida por Carrapato.

Segundo a Polícia, C.B.O. foi visto saindo com a vítima de um forró em Nova Belém. A hipótese mais provável para o crime é a de latrocínio, roubo seguido de morte, já que Marcos estaria com cerca de R$ 2 mil, e estaria exibindo o dinheiro no forró. A moto de Marcos foi localizada pela Polícia abandonada a cerca de 150 metros da casa de C.B.O.

A Polícia Militar acredita que C.B.O., que vem a ser vizinho da vítima em Nova Belém, iria embarcar numa van para fugir de São Francisco. Ele foi detido no Centro da cidade próximo ao ponto de vans. O crime é investigado na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana

Últimos dias para eleitor tirar ou transferir título visando às Eleições 2014


Horário de atendimento no Cartório Eleitoral de São Francisco de Itabapoana foi ampliado.

Termina nesta quarta-feira, 07-05, o prazo para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial, visando estar apto a votar nas Eleições Gerais de 2014.

Em São Francisco de Itabapoana o horário de atendimento no Cartório Eleitoral da 130ª Zona Eleitoral foi ampliado nos dias 05, 06 e 07 de maio para das 8 da manhã às 7 da noite. Porém, para evitar filas, os eleitores não devem deixar para a última hora.

Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. O título de eleitor é o documento que comprova o alistamento eleitoral e informa o número de inscrição, zona eleitoral e o local de votação.

Já para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

Também termina no dia 7 de maio o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar a transferência do local de votação para uma Seção Eleitoral Especial.

Os procedimentos previstos na Resolução TSE nº 21.008, aprovada em 2002, determinam que os locais especiais de votação sejam de fácil acesso, com estacionamento próprio e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Da redação do Blog com informações do TSE

Campanha "Conte Até 10" para estimular a paz é lançada em SFI


Com o objetivo de conscientizar estudantes, educadores, famílias e sociedade, a Secretaria de educação e Cultura em parceria com o Ministério Público (MP) lançou na última semana a campanha “Conte até 10 nas Escolas”. O evento aconteceu no Colégio Estadual São Francisco de Paula, após a caminhada que percorreu a avenida Ver. Edenites da Silva Viana.

Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a campanha faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública  (Enasp)  e tem por objetivo estimular a campanha de paz nas escolas.

Estiveram presentes ao evento, o Prefeito Pedrinho Cherene, a Secretária de Educaçao Katia Regina Santos, a Subsecretaria Rosaura Amaral, a Diretora Adjunta do CESFP Eliana Lemos o assessor de gabinete Roberto Pinheiro Acruche, o Presidente do Conselho Municipal de  Segurança Publica Romário Bernando e  o Vereador Marcelo Garcia e o Chefe do Cartório Eleitora Jorge Louback, que representou o Juiz da comarca de São Francisco.

A campanha é destinada especialmente ao desenvolvimento de trabalhos de conscientização. Apesar do público-alvo diversificado, a iniciativa  pretende abranger especialmente os jovens estudantes  por conta de dados alarmantes envolvendo essa população jovem, tanto de autores de crimes violentos quanto de vítimas, eles são o foco da campanha", ressaltou Jorge Louback.


Um grande número de estudantes participaram do evento. Segundo a secretária de Educação Kátia Regina, “A ideia é debater o tema também nas escolas  de nossa rede municipal, alunos do 6º ao 9º ano. e incorporar os games desenvolvidos especialmente para a campanha às práticas didáticas”, explicou.  (Com informações da Ascom-SFI / Fotos: Ascom-SFI)

Prumo e BP assinam contrato para aluguel de área no Açu


A Prumo assinou na sexta-feira (2) contrato com a NFX para instalação de uma base no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A empresa é uma joint venture formada 50% pela Prumo e 50% pela BP.

A NFX assinou contrato para alugar uma área de 215.079 m² pelo período inicial de 5 anos, renováveis por mais 15 anos, com ainda direito de extensão por mais 2 períodos de 20 anos.

Localizada na entrada do canal do T2 (terminal onshore), a área terá cais de até 406 metros. No local, a NFX irá importar, exportar, vender, armazenar, misturar, distribuir e/ou comercializar combustíveis marítimos, sob a marca da BP Marine. Este centro de abastecimento deverá atender às demandas de navios dos mais variados portes e atividades, como PSVs (Platform Supply Vessels) e navios de cabotagem e de longo curso, por combustíveis como diesel marítimo (MGO - Marine Gas Oil) e bunker (IFO - Intermediate Fuel Oil).

“Desde que retomamos o ritmo das obras, temos experimentado um novo momento na Companhia com interesse de novos clientes em discutir acordos comerciais. O acordo com a NFX e a JV com a BP, líder mundial no setor de combustíveis marítimos, irá garantir suprimento de alta qualidade que servirá como mais um atrativo para os clientes do Açu, colocando o Porto na rota de abastecimento de grandes navios.”, disse Eduardo Parente, CEO da Prumo.

“Esta associação reforça o compromisso da BP com o setor energético brasileiro, além de complementar nossos investimentos nas áreas de E&P, Lubrificantes, Combustíveis de Aviação e Biocombustíveis”, disse Luiz Figueiredo, Diretor de Suprimento e Trading da BP no Brasil.

Com o desenvolvimento desta JV, o Porto do Açu será um dos principais centros de distribuição de combustíveis marítimos do Atlântico Sul. A previsão é que as obras da unidade sejam iniciadas ainda no 2º semestre deste ano, e a operação está prevista para o 1º trimestre de 2015.

Conheça a BP Marine - A BP Marine tem uma presença global oferecendo serviços para empresas que operam com grandes navios para contêineres, tanques e granéis. Comprometida com os mais altos padrões de qualidade internacional e melhores práticas ambientais e de segurança, a BP Marine fornece diversos tipos de combustíveis nos mais importantes centros de distribuição marítimos no mundo.

Porto do Açu - Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento, que já recebeu investimentos de R$ 5,2 bilhões, é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 será composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro, o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o segundo semestre deste ano.

O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de 7,5 metros (chegando a 10 metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.

Com características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à indústria de Petróleo e Gás.

O início de operação do Porto do Açu está previsto para junho deste ano, com a operação de unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2.


Assessoria de Imprensa

domingo, 4 de maio de 2014

Trabalhador rural encontrado morto dentro de cacimba às margens da Estrada São Francisco a Nova Belém

Domingo violento em São Francisco de Itabapoana.


Mais um crime contra a vida em São Francisco de Itabapoana. O corpo do trabalhador rural Marcos Pessanha Alves, 42, foi encontrado por populares por volta das 8 horas deste domingo dentro de uma cacimba, às margens da Estrada que liga São Francisco de Itabapoana a Nova Belém, também conhecida por Carrapato.

A Polícia Militar, 3ª Cia do 8º BPM de São Francisco de Itabapoana foi informada, por populares,  por volta das 8h30.

No local a PM apurou que o homem era trabalhador rural e estava de licença médica da firma V. J. Agronegócio e que participava de um forró em Carrapato e que teria sido morto após retornar para casa de moto.

Uma moradora que pediu que preservasse seu nome, disse que esteve na noite de sábado, 3, no forró,  com Marcos . "Por volta das 22 horas,  conversei com o Marcos e percebi que havia consumido bebida alcoólica. Pedi que fosse embora, mas ele não me atendeu. Fui pra casa e, hoje pela manhã, soube do ocorrido o que lamento já que era pessoa boa e não tinha inimigos", disse.

A PM também foi informada que a moto em que Marcos retornava para casa,  não foi localizada no local onde o corpo foi encontrado e, que pode ter sido levada por quem praticou o crime.

Havia marcas de sangue em pelos menos três pontos próximo a cacimba onde o corpo foi jogado e,  segundo a PM, antes do assassinato Marcos deve ter travado luta corporal com outras pessoas. Também no local não foi encontrada nenhuma cápsula de arma de fogo deflagrada a não ser pedaços de pau e pedras.

Somente após a perícia, e que a Polícia Civil vai saber a causa da morte. De qualquer forma a Polícia Civil já trabalha com duas hipóteses na motivação do crime: homicídio ou latrocínio (roubo seguido de morte).