sábado, 16 de maio de 2009

Agora só em fotos

Falésia de Lagoa Doce cai depois de anos sofrendo com a ação erosiva das ondas do mar

A principal falésia da Praia de Lagoa Doce, um dos cartões postais de São Francisco de Itabapoana mais vistos e que ilustra o cabeçalho do blog não existe mais, e ficará, agora, só em registros fotográficos. Não sabemos o dia exato em que a estrutura rochosa ruiu, possivelmente no decorrer da semana passada, mas o fato é que aquele lindo e imponente fóssil geológico é coisa do passado. O local se encontrava em permanente ação erosiva das ondas do mar e há cerca de 30 dias foi constatado que o desmoronamento era uma questão de tempo. As fotos dessa nova era da Praia de Lagoa Doce foram registradas pela professora Maenilse Gonçalves. Agora, vai um recado: Para preservamos as outras belas pequenas falésias ainda existentes é preciso que o homem se conscientize sobre o seu papel nas relações com o meio ambiente. A Praia de Lagoa Doce apesar de ser conhecida como uma praia virgem, já sofreu ao longo dos anos com inúmeras práticas inadequadas e irregulares, como apontou o professor Roberto Moraes em 2006. Na postagem “A bela Lagoa Doce”, Roberto menciona o texto "Questões ambientais iminentes e urgentes no norte-noroeste fluminense" do professor Aristides Soffiati. Que o fim da falésia de Lagoa Doce represente uma mudança na exploração do turismo no local. E que essa exploração seja mais sustentável, tanto por parte do poder público, quanto por quem recebe o turista, mas, sobretudo, pelo turista. Todos devemos cuidar daquele nobre pedacinho do nosso município.


Fotos: Maenilse Gonçalves

Fotos Antigas
Fotos: PMSFI
Foto: Flori Fernandes ------------------------------------------------ Foto: Kátia Viana

São Francisco participa da XXIV Conferência Distrital no Rotary Internacional em Niterói

O Blog do Paulo Noel está em Niterói na cobertura da Conferência Distrital .




Em solenidade presidida pelo governador do Distrito 4750 do Rotary Internacional, Márcio Pereira Ribeiro, foi aberta ontem, 15-05, às 19 horas, na Casa da Amizade de Niterói, a XXIV Conferência Distrital com entrada solene das bandeiras dos clubes do distrito 4750. O Hino Nacional cantado pela rotariana Denise Pinaud, numa “capela” afinadíssima, deu o tom cívico ao evento que teve palavras de boas vindas ao ex-governador de distrito Ubirayr Ferreira Vaz. A programação de abertura contou ainda com homenagem ao patrono da conferência Ernesto Imbassahu de Melo feita pelo rotariano, ex-prefeito de Niterói, Waldenir de Bragança, e, em seguida palavras do diretor do Rotary Internacional Themistocles Américo Caldas Pinho. O representante pessoal do presidente do Rotary Internacional, Juan Pedro Torroba do R. C. da Argentina, saudou a todos os presentes em nome de Dong Kurn Lee que é o presidente internacional do Rotary. Coube ao governador do distrito Márcio Pereira Ribeiro o encerramento do evento que foi seguido de uma noite de companheirismo com coquetel. A caravana rotaria de São Francisco de Itabapoana teve a frente o presidente o comerciante Silvino Santos Ribeiro que teve a honra de participar da solenidade de abertura levando a bandeira do R.C. de São Francisco de Itabapoana. (Toda a cobertura da Conferência Distrital será feita pelo Blog do Paulo Noel)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

SFI padroniza pontos de táxi

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através da Empresa Municipal de Trânsito (Entransfi), está dando início ao processo de regulamentação e padronização dos pontos de táxi do município. Com esta finalidade, a Entransfi está convocando para a próxima quarta-feira (20), todos os taxistas cadastrados para comparecimento, às 14h, na sede da Prefeitura, onde serão discutidos os novos critérios definidos.
O diretor de fiscalização da Entransfi, Alcimar Paes de Lima, avalia positivamente o encontro entre poder público e a categoria. “Acho que todos sairão ganhando com esta iniciativa”, declara. Lima também avalia que a padronização contribuirá para uma melhor relação de confiança entre passageiro e taxista.
Atualmente o município consta com 32 pontos de táxi cadastrados, mas alguns estão funcionando de forma irregular ou estão inoperantes.
Mudanças
De acordo com o diretor da Entransfi, as mudanças acontecerão desde as sinalizações das vias públicas, através de placas informativas , informando a presença dos pontos de táxi, até a total padronização dos carros, com adesivagem de faixas refletivas nos veículos. Lima acrescentou ainda que tais mudanças serão colocadas em prática já neste mês e os taxistas que não comparecerem a reunião para se adequarem ao novos critérios poderão perder a concessão municipal de seu ponto.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

São Francisco será a primeira cidade geradora de energia eólica da região sudeste


Representantes da empresa Ecopart S.A. se reuniram na noite desta quarta-feira (13), com o prefeito Beto Azevedo e com o vice Frederico Barbosa Lemos, além de diversos secretários, para apresentar o Plano de Gestão Sócioambiental do parque de energia eólica que está sendo instalado na praia de Gargaú. O empreendimento já obteve a licença do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e até entrar em operação precisa cumprir uma série de exigências para evitar a degradação ambiental da área de restinga onde o parque está sendo instalado.
De acordo com o diretor de responsabilidade sócioambiental da empresa, Ronaldo Cavalcanti, o Plano de Gestão será desenvolvido em várias etapas pela empresa Ecologos, possibilitando, entre outras ações, a recomposição da área degradada respeitando a fauna e flora do local. Ainda segundo Cavalcanti, este tipo de empreendimento exige apenas o Relatório Ambiental Simplificado por ser de baixo impacto. Além disso, a empresa terá que cumprir uma exigência legal que prevê a destinação de um percentual de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos de compensação ambiental. “Vamos desenvolver um rígido controle de qualidade da água, do ar, de ruídos e ainda vamos recompor toda a malha rodoviária que sofrerá impacto com o transporte de material de aterro”, garantiu Cavalcanti.
Energia limpa
São Francisco de Itabapoana será a primeira cidade geradora de energia eólica da região sudeste. O parque eólico terá capacidade de produzir 28,6 megawatts de energia e estará interligado ao sistema nacional. A capacidade de produção é suficiente para atender a uma cidade de aproximadamente 50 mil habitantes. “É importante destacar também que o município vai contribuir, a nível nacional, com energia renovável e limpa”, disse Cavalcanti.
O empreendimento é de R$ 140 milhões de reais e a empresa terá a concessão de 20 anos para exploração, mas este prazo poderá ser prorrogado pelo governo federal. No total serão instaladas 17 torres de 120 metros de altura (corresponde a um prédio de 40 andares). A previsão inicial era de que o Parque entraria em operação em dezembro deste ano, porém a data foi prorrogada para junho de 2010.
O prefeito Beto Azevedo considera o empreendimento de suma importância para a economia do município e destaca o setor turístico como grande beneficiado pelo Parque Eólico. “Sem dúvidas o Parque será um grande atrativo turístico. Temos outras empresas interessadas em explorar esta atividade no município e São Francisco poderá se transformar na ‘capital regional dos ventos’. Outras áreas de nosso litoral já estão em fase de estudo e poderemos ter até mais dois parques eólicos”, comemora o prefeito.

Abertas as inscrições para o ProJovem em SFI

Estão abertas, até dia 29 de maio, as inscrições para diversos cursos, entre eles os de padeiro e confeiteiro, na secretaria de Promoção Social, em São Francisco de Itabapoana. Os cursos, que têm adolescentes de 15 a 17 anos como alvo, fazem parte do programa do governo federal intitulado Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).
Podem se inscrever adolescentes que pertençam ao programa do governo federal Bolsa Família, bem como os que forem encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Ao todo são 225 vagas abertas. As aulas se dividirão entre o Centro, Valão Seco, Gargaú e Praça João Pessoa. A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, (foto) destacou que os jovens que já fazem parte do programa Bolsa Família terão um incentivo a mais para fazerem o curso. “Ao participarem deste curso os jovens do programa Bolsa Família receberão uma complementação de R$ 30,00 ao valor que recebem.”, informou Francimara.
ProJovem
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) foi criado para enfrentar as altas taxas de abandono escolar e desemprego juvenil. Ele é o resultado da integração de diversos programas do governo federal para a juventude. O objetivo é promover a reintegração dos jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e desenvolvimento humano.

Eleições da OAB poderão contar com urnas eletrônicas

OAB: eleições na primeira quinzena de novembro do corrente ano.


Paulo Noel com os advogados Joab Dias Dutra, Cláudio Andrade, Kelly Andrade e Enaldo Barreto

Nos estúdios da Rádio São Franc isco FM.

Em campanha desde o dia 2 de janeiro de 2009 para concorrer às eleições da OAB em Campos o advogado Cláudio Andrade disse, hoje, 15, em SFI, em entrevista a Rádio São Francisco FM, que está buscando junto a Justiça Eleitoral a possibilidade de se implantar o sistema de votação através de urnas eletrônicas pela primeira vez nas eleições da OAB em Campos. Prevista para a primeira quinzena de novembro do corrente ano, as eleições da OAB devem contar com um contingente eleitoral de cerca de 3 mil advogados, disse Cláudio Andrade. Visitando pessoalmente os advogados em seus escritórios, Cláudio Andrade disse que é importante visitar , também, os municípios de atuação da OAB. Hoje a visita é em São Francisco de Itabapoana. “Escolhemos três bandeiras de campanha importantes que é a prerrogativa, a fiscalização dos grupos de praticas jurídicas e, também, a inserção do advogado no mercado de trabalho”, revelou. Cláudio Andrade acredita que este ano haverá uma eleição com índice de votação expressiva, tendo em vista a quantidade de advogados colocados do mercado de trabalho. “Acredito que teremos este ano quase dois mil votos úteis, e, provavelmente com apenas duas chapas concorrendo”, completou.


Blogs

Um assunto que não poderia deixar de ser comentado na entrevista com o Cláudio Andrade: a febre dos blogs. É que o Cláudio é também blogueiro (www.claudioandrade.blogspot.com). “Hoje os Blogs adquiriram confiança e credibilidade dos internautas. Por isso, acho que os Blogs vieram para ficar” disse Cláudio Andrade que está feliz de participar deste grupo.

Segundo Cláudio o Blog é transparente e democrático. “Bateu levou dentro da ética e todos podem interagir”, enfatiza. Indagado sobre os comentários anônimos Cláudio Andrade disse que tem que ser moderados. “A questão dos anônimos é que quando iniciou-se a febre dos Blogs eles achavam que o blog era “uma bala comum”. Ligavam para um vizinho e diziam vamos meter o pau em alguém. Mas quando alguns blogs começaram a se destacar no que se refere a notícia propriamente dita, citando fontes, pautando uma sociedade, eles começaram a achar que as coisas não mudaram, e que poderiam enviar comentários ofensivos”, explica. Neste momento, segundo Cláudio começou-se a entender que não era bem assim. Isso porque os responsáveis são os proprietários do Blog. “O moderador é salutar, porque você educa. Sou de opinião que os palavrões e as ofensas morais devem ser abolidos do blogs como devem ser abolidos de qualquer forma de comunicação” completou.

Cardoso Moreira promove XXI Festival da Canção dias 29 e 30 de maio

Continuam abertas as inscrições para o XXI FECAM - Festival da Canção de Cardoso Moreira que será realizado nos dias 29 e 30 de maio de 2009. O prazo de inscrição vai até dia 22 de maio. A cada ano de realização, o FECAN atrai mais compositores, músicos e interpretes interessados em concorrer aos atraentes prêmios que neste ano chegaram a R$ 8 mil reais. Os interessados em participar podem se informar e realizar suas inscrições através da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Maiores informações com a comissão organizadora pelo telefone (22) 2785-1147; e-mail: casadaculturaljb@gmail.com, Ailton Nunes Guimarães (22) 9903-4542; e-mail: ailton_nguimaraes@hotmail.com, Dirceu Tito Antunes (22) 2785-1527 ou 9967-0318 ou Lúcia Privatti (22) 9977-2167 ou 2785-2390. Outros sites: http://www.cardosomoreira.rj.gov.br/, http://www.cardosomoreira.com/ e http://www.nabocadopovocardosense.blogspot.com/

REGULAMENTO

1- DATA DO EVENTO
Dias: 29 e 30 de maio de 2009
Semi-final: 29/05/2009
Final: 30/05/2009

2- LOCAL
Praça Ibrahim Assed – Centro
Cardoso Moreira – RJ

3- PERIODO DE INSCRIÇÃO
08 de maio a 22 de maio

4- TAXA DE INCRIÇÃO
R$ 20,00 (vinte reais)

5- LIMITE DE INSCRIÇÃO
02 (duas) composições inéditas (letra e música) por compositor.

6- Classificando 20 (vinte) canções para a semi-final no dia 29 de maio de 2009, de acordo com o julgamento da COMISSÃO ORGANIZADORA e classificando 10 (dez) canções para a final no dia 30 de maio de 2009, de acordo com o julgamento dos JURADOS do XXI FECAM.

7- As composições devem seguir os estilos da Música Popular Brasileira (MPB) – secular.

8- MATERIAL NECESSÁRIO PARA INSCRIÇÃO
10 (dez) cópias legíveis de cada letra e gravação com voz e instrumento musical em CD (gravação comum para aparelho de som).

9- HORÁRIO PARA INÍCIO DO FESTIVAL
20:00 horas

10- PREMIAÇÃO
1º lugar: R$ 1.800,00
2º lugar: R$ 1.500,00
3º lugar: R$ 1.200,00
4º lugar: R$ 900,00
5º lugar: R$ 700,00
Melhor Interprete: R$ 700,00
Maior Participação com o Público: R$ 400,00
Participante mais distante na final: R$ 300,00
(em caso de empate será levado em consideração a pontuação final da composição).

11- JULGAMENTO
Letra, música, interprete e comunicação com o público.

12- EM CASO DE EMPATE A DECISÃO SERÁ FEITA PELO PRESIDENTE DA MESA JULGADORA

13- CLASSIFICAÇÃO
A comissão do XXI FECAM enviará a partir do dia 25 de maio de 2009, telegramas ou telefonemas aos compositores classificados, confirmando a sua participação na simi-final.

14- A comissão do XXI FECAM, não se responsabilizará por hospedagem e alimentação dos concorretes.

15- A comissão do XXI FECAM, não se responsabilizará pelo registro das músicas que participarem do festival e também pela devolução do material enviado para inscrição.

16- A comissão do XXI FECAM, oferecerá aos concorrentes no palco:
Sonorização, bateria e iluminação.

17- O responsável pela inscrição deverá deixar por escrito na ficha de inscrição a autorização a quem o prêmio deverá ser pago, caso a canção seja premiada.

18- A inscrição deverá ser feita na Casa da Cultura Leny Jales Bellieny, sito a rua Joel Reis – 143 – Centro – Cardoso Moreira – RJ ou através dos CORREIOS, aos cuidados de Ailton Nunes Guimarães.

19- A taxa de inscrição deverá ser nominal a Ailton Nunes Guimarães.

20- A fichas de inscrição que seguem em anexo deve ser devolvida com dados da canção do participante.

Toma posse amanhã em Campos o novo Chefe da PF em Campos dos Goytacazes/RJ

O Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, DPF Angelo Fernandes Gioia, empossará o DPF Paulo César Barcelos Cassiano Júnior como Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes/RJ em substituição ao DPF Ronaldo de Figueiredo Menezes, que permaneceu como dirigente local nos últimos três anos.
A solenidade de posse ocorre às 11:00h desta sexta-feira, 15/05, na própria da sede da PF em Campos dos Goytacazes/RJ, e contará com a presença de diversas autoridades civis e militares das esferas municipal, estadual e federal.
O DPF Paulo César Barcelos Cassiano Júnior é natural de Campos dos Goytacazes/RJ e graduou-se em Direito pela UERJ no ano de 2000. Já no cargo de Delegado de Polícia Federal, tomou posse em 2002, assumindo a Chefia da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF no Estado do Amapá. Transferido para Brasília/DF, esteve à frente da Delegacia de Polícia de Imigração no Aeroporto Internacional e também chefiou o Núcleo de Correições da Corregedoria Regional da PF na Capital Federal. É professor da Academia Nacional de Polícia/DF.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

São Francisco vai sediar reunião da região Costa Doce

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana vai sediar, dia 26 de maio, a próxima reunião dos secretários de Turismo dos municípios que pertencem à Região Costa Doce (formada pelas cidades de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra). A realização do encontro foi decidida na última reunião do grupo que aconteceu nesta terça-feira (12), em Cardoso Moreira.
O objetivo dessas reuniões, que também já aconteceram em Campos e São Fidélis, é programar ações integradas de desenvolvimento do Turismo na região. No último encontro ficou definido que todos os municípios que pertencem à Região Costa Doce farão um inventário turístico no qual a infra-estrutura será traçada bem como o perfil da cidade. Este levantamento é importante para que as prefeituras se cadastrem e sejam contempladas pelos programas do governo federal.
Na reunião, que acontecerá em São Francisco, serão definidos os prazos para início e término dos inventários. Os municípios também delinearão, em conjunto, um planejamento estratégico da região e a contratação de uma empresa para captação de eventos.
Para o secretário de Turismo de São Francisco, Jairo Batista, os demais secretários têm se mostrado muito empenhados em realizar ações em conjunto para o setor. “Já houve reuniões com este objetivo antes, mas acabaram não tendo continuidade. Os municípios estavam mais voltados para captação de recursos através dos royalties. Agora há uma nova visão sobre o que o Turismo pode fazer pela região, inclusive com um município forte como Campos empenhado em fazer este planejamento integrado do turismo na região”, salientou Jairo. (Ascom- SFI)

Produtor de São Francisco ganha mais espaço na Ceasa

Foto: Alessandra Lemos.
Nesta quarta-feira (13), o prefeito Beto Azevedo se reuniu com o diretor presidente da Ceasa-RJ, Ernesto Pamplona e o diretor técnico de relacionamento da secretaria estadual de Agricultura, João Maurício Tomasi com o objetivo de ampliar o espaço dos agricultores sanfranciscanos na Ceasa. Também participaram da reunião os secretários municipais de Agricultura, Nival Ornellas e de Planejamento, Marcelo Garcia, assim como o procurador geral, Enaldo Barreto.
Atualmente São Francisco ocupa o segundo lugar em volume de vendas e circulação de mercadorias na Ceasa, mas segundo o prefeito Beto Azevedo a meta é aproveitar o potencial de diversificação agrícola do município para ampliar este espaço. Só no ano passado o município vendeu entre outros produtos, 18 mil toneladas de aipim, 14 mil de abacaxi e 2 mil de maracujá. “Nossos produtos já têm uma tradição no mercado do Rio de Janeiro. Um exemplo disso é a farinha de nossa região que é famosa e imbatível na preferência dos consumidores”, disse Beto.
De acordo com Ernesto Pamplona é possível que o município conquiste, a partir deste ano, o primeiro lugar em comercialização. “Vamos dar total apoio à secretaria de Agricultura do município. Hoje os produtores sanfranciscanos têm 31 pedras e vamos dobrar este número e assim evitar a presença dos atravessadores”, afirmou Ernesto.
O secretário de Agricultura, Nival Ornellas, disse que em meados de abril, o prefeito Beto Azevedo já havia se reunido com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo para pedir mais espaço para o produtor sanfranciscano e destacou o apoio que o município vem recebendo. “O Christino tem nos dado uma atenção especial, sempre nos recebeu muito bem”, elogiou Nival.
No encontro desta quarta-feira, ficou definido ainda que os representantes da Ceasa e da prefeitura marcarão uma reunião com a Firjan para definir entre outros assuntos sobre a criação de um selo identificando os produtos do município através uma Packinghouse (casa de embalagem).
Packinghouse
Packinghouse é um programa desenvolvido pela Firjan e pelo Ministério da Integração Nacional, onde é criado um espaço para processamento e controle de qualidade de produtos, principalmente através do processamento de frutas em doces de compota e sucos. De acordo com o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, a prefeitura já está estudando a implantação do programa na cidade. “Nosso objetivo é que todos os produtos do município passem pela Packinghouse. Ela ajudaria a termos um padrão de qualidade que seria certificado pelo Selo. Ele ajudaria a diferenciar nossos produtos.”, explicou Marcelo. ( Ascom - SFI)

Aplicações em poupança até R$ 50 mil continuam isentas de IR

As aplicações acima de R$50 mil serão tributadas, informou o deputado Ricardo Berzoini, após reunião do Conselho Político do governo. "O objetivo é evitar que a poupança se transforme em instrumento de especulação", disse o parlamentar. (Agencia Brasil)

SJB: R$ 52,9 milhões em royalties

Do Blog "Eu penso que..." do jornalista Ricardo André
Enquanto Campos apresente queda progressiva no recebimento de royalties, em São João da Barra só há motivos para comemorar.Ontem foram depositados R$ 16.843.352,55, apresentando uma queda mínima em relação ao trimestre anterior, R$ 16.263.524,14 (pagos em fevereiro e referentes ao quatro trimestre de 2008).Com os quatro repasses mensais que somam R$ 19.845.044,52, o pequeno e aprazível município de São João da Barra já totaliza de janeiro de 2009 até ontem, R$ 52.951.221,21.Veja o detalhamento dos repasses:Janeiro - R$ 6.016.579,85Fevereiro - R$ 4.397.314,02Março - R$ 4.837.915,58Abril - R$ 4.593.235,07Total mensal - R$ 19.845.044,52Repasse trimestral (ref. 4º trimestre de 2008 - pago em 10/02/2009 - R$ 16.843.652,55Repasse trimestral (ref. 4º trimestre de 2009 - pago em 12/05/2009 - R$ 16.263.524,14Total em 2009 - R$ 52.951.221,21(Fonte : ANP/BB)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Solenidade de posse do novo delegado da PF de Campos será dia 15


Será dia 15 de maio, às 11 horas, a solenidade de posse do DPF Paulo César Barcelos Cassiano Junior no cargo de novo chefe da Delegacia de Policia Federal em Campos dos Goytacazes. O evento será na Rua Barão de Miracema, nº 158- Campos dos Goytacazes e contará com as presenças do diretor-geral do DPF, Luiz Fernando Corrêa e do Superintendente da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, DPF Ângelo Fernandes Gioia.

Governo estadual libera mil vagas temporárias para professores


Inscrições vão até o próximo domingo dia 17.

Professores interessados em ocupar uma das mil vagas temporárias nos ensinos Fundamental e Médio nas escolas estaduais já podem se cadastrar até o próximo domingo, no site www.educacao.rj.gov.br. A Resolução nº 4278, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados, foi publicada no Diário Oficial segunda-feira.

A Secretaria de Estado de Educação esclarece que os profissionais serão chamados para atender às eventuais necessidades que forem identificadas na rede, em disciplinas e coordenadorias onde não houver candidatos aprovados dos concursos públicos de 2007 e 2008, ainda em vigência.

Serão até 600 oportunidades para Docentes I (que atuam do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) e até 400 para Docentes II (que lecionam para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental).


Os classificados vão aguardar o comunicado da Secretaria, através de correspondência pessoal via correio ou pelo endereço eletrônico (e-mail) fornecido pelo candidato, para formalização do contrato temporário.

Quem for selecionado deverá comparecer às coordenadorias regionais, no dia e hora determinados na correspondência de convocação, levando os seguintes documentos (original e cópia): Carteiras de identidade, de Trabalho e Previdência Social; CPF, título de eleitor (comprovando a quitação com a Justiça Eleitoral) e PIS/PASEP; Certificado de serviço militar e comprovante de naturalização, quando for o caso; Comprovantes de residência, de títulos que possui e da habilitação para exercer o cargo.

Os professores somente serão contratados após comprovarem aptidão no exame de saúde ocupacional. A remuneração para o Professor Docente I será de R$ 607,26 para uma jornada de 16h semanais, sendo 12h de efetiva regência e quatro de atividades complementares. Já o Docente II receberá R$ 484,10 para cumprir 22h semanais, sendo 20h de regência e duas complementares.

Homem preso em flagrante pela PM praticando furto em residência de Sossego


Segundo a PM elemento preso é suspeito de homicídio em Macaé.

Foto: Magnum Silva.

Graças a um telefonema anônimo por volta das 14 horas de hoje, 12-05, através do disque denúncia, a equipe da 3º Cia do GAT - Polícia Militar de SFI prendeu em flagrante na praia de Sossego, Orleny Carvalho de Abreu, 38, conhecido por “Papa Tudo”. A guarnição da PM comandada pelo Sargento Pacheco tendo como apoio os Cabo Neto e Azeredo, chegou à residência na praia de Sossego, no exato momento em que “Papa Tudo” estava praticando o roubo e acabou preso em flagrante. Segundo informações da PM Orleny é suspeito de ter praticado um homicídio na cidade de Macaé . Na praia de Sossego, ele vinha praticando arrombamentos e furtos a residências. Após registro de ocorrência na 147º DP, “Papa Tudo” foi encaminhado para a Casa de Custódia Dalton Crespo em Campos.

Comunidade de Morro do Coco lança Blog

O Blog do Paulo Noel dá as boas vindas ao Blog de Morro do Coco.

Um lugar para contar histórias, manifestar opinião e reivindicar mudanças! Enfim, este blog foi criado com a intenção de ser um canal de informação, promovendo debates e discussões sobre questões relacionadas ao nosso distrito e interesses locais. Você pode participar deixando comentários ou enviando e-mail para ciro.mendes@hotmail.com .

Seminário Intermunicipal de Educação começa nesta quarta

O professor José Carlos Libâneo abre nesta quarta-feira (13) o 6º Seminário Intermunicipal de Educação, que vai reunir, durante três dias, no Teatro Trianon, educadores de todo o Norte Fluminense. A palestra começa às 19h e vai abordar os desafios da escola na atualidade. O seminário, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e pela WTC Recursos Humanos, conta com a parceria das prefeituras de Campos, Itaperuna, Macaé, Miracema, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis e Italva, mais as coordenadorias regionais da secretaria estadual de Educação.
De quarta a sexta-feira, estarão no Trianon os mais destacados conferencistas do país na área de educação. O tema escolhido para o evento este ano — Vale nota, professor? — resume a proposta de debater de que forma o aluno está sendo avaliado pelos seus professores, como tendo sido esse relacionamento. “Pensamos este encontro com a preocupação de trazer temas que de fato vêm inquietando os educadores, e é justamente o que está sendo proposto: a discussão, a reflexão em torno dos desafios dos educadores, na busca constante pela educação que transforma e liberta”, explica o professor Wainer Teixeira de Castro, organizador do evento. ( Making Of Assessoria de Imprensa ) Jornalistas : Suzy Monteiro e Júlia Maria de Assis.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cine EBX é sucesso de público em SFI

Fotos Ascom- prefeitura de SFI


Mais de 500 pessoas compareceram na sessão de estreia do Cine EBX, na noite de sexta-feira(08), em frente à prefeitura de São Francisco de Itabapoana.Os organizadores fizeram uma pesquisa interativa para escolher o filme, o público optou pela produção brasileira “Se Eu fosse você”. O prefeito Beto Azevedo e a primeira dama Romênia Azevedo estiveram presentes na ocasião, assim como o gerente de Meio Ambiente da empresa EBX, Marcos Machado.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a secretaria de Educação e Cultura e a empresa EBX. O cinema ao ar livre conta com a estrutura de um telão inflável de 14x10 m, um caminhão estúdio e 200 cadeiras.

Outras exibições

No sábado (09), foi a vez dos moradores de Barra do Itabapoana receberem o projeto. Cerca de 300 pessoas assistiram ao filme “Dois filhos de Francisco”; a sessão aconteceu na Praça São Sebastião. Já a exibição que aconteceria em Gargaú, no domingo (10), foi adiada devido às chuvas.
A secretária de Educação e Cultura, Dayse Tavares, classificou o evento como um sucesso imenso. “O Cine EBX deu tão certo aqui no município que os organizadores prometeram voltar no início de junho. Já estamos estudando as outras localidades que receberão o projeto”, informou Dayse.
Para o prefeito Beto Azevedo iniciativas como estas que levam cultura para o povo são sempre bem vindas. “Todos os municípios agraciados com a presença do ‘Cine ao ar livre’ fornecem cultura de graça e de qualidade para a população”, declarou Beto.
O gerente de Meio Ambiente da empresa EBX, Marcos Machado, elogiou o empenho da prefeitura no projeto. “Ficamos muito felizes com a recepção que tivemos. Desde o 1º momento que procuramos o prefeito Beto Azevedo ele nos deu todo apoio.”, afirmou Marcos.

Família refém de bandidos em assalto na praia de Grussai

Foto O Diário
Proprietário da casa foi agradido com coronhada.

Os bandidos fugiram levando o carro da família, R$ 1100 em dinheiro, aparelhos de DVD e vídeo game.


_


A tranquilidade dos moradores da praia de Grussaí, no município de São João da Barra, foi afetada nesta segunda-feira (11/05), quando uma família foi assaltada em sua residência. De acordo com policiais que estiveram no local, a casa foi invadida por homens, que além de manter a família refém agrediram o proprietário com uma coronhada na testa.Antes da chegada dos policiais os bandidos conseguiram fugir levando o carro da família, uma quantia em dinheiro e diversos aparelhos eletrônicos. ( Matéria do site http://www.ururau.com.br/ )
.
Atualizado com informações de O Diário - www.odiarionews.net em 11-05
Depois de passar uma noite inteira trabalhando, um casal de comerciantes viveu, na madrugada de ontem, momentos de terror dentro da própria casa. Ao abrir o portão, na Rua Guilherme Teófilo, na praia de Grussaí, em São João da Barra, por volta de 1h30, RJAP, de 41 anos, e a mulher MAM, 37, foram rendidos por quatro bandidos armados e encapuzados que agrediram brutalmente o comerciante. Os assaltantes esperavam na garagem da casa.O comerciante tentou reagir lutando com os bandidos ainda no quintal, mas foi arrastado até o interior da casa, onde levou várias coronhadas e teve a cabeça batida no chão da cozinha por inúmeras vezes. Com pistolas e facas, os assaltantes pressionaram psicologicamente as vítimas até que conseguissem roubar o quanto queriam.Amarrado e amordaçado, o comerciante foi trancado em um cômodo enquanto os bandidos reviravam toda a casa em busca de dinheiro, jóias e eletroeletrônicos. Duas mulheres acordaram com o barulho dos assaltantes e foram ameaçadas. RBA, 56, tia do comerciante, e a mãe dele, RBA, 63, tentaram ligar para a Polícia, mas foram rendidas pelos bandidos. Foram roubados R$ 1.200 – destinados ao pagamento de aluguel do ponto comercial –, R$ 2 mil em jóias, dois capacetes, três telefones celulares, um telefone sem fio, um playstation (vídeo-game), dois secadores de cabelo, prancha alisadora de cabelo, aparelho de DVD e de CD. Os bandidos roubaram também fardos de refrigerantes e alimentos a serem usados na lanchonete da família. Carro levado - Para fugir com o material, os assaltantes roubaram o carro da família, a Saveiro bege de placa KOV-1706 (Niterói-RJ). “Meu marido ficou todo ensanguentado. Fomos para São João da Barra, atrás da Polícia, mas fomos orientados a retornar para Grussaí e procurar o DPO. Isso já era tarde e não foi mais possível a Polícia localizar os bandidos”, contou Mônica.

domingo, 10 de maio de 2009

Homicídio em Guaxindiba: homem alvejado pelas costas durante briga na saída de forró

Um homicídio na madrugada de hoje, domingo, 10-05, por volta das 2 horas aumentou as estatísticas de violência no município. Segundo a Polícia Militar apurou no local do crime, o nome da vítima é, Carlos Alberto, conhecido por Carlinhos de aproximadamente 21 anos, que morava no bairro do Espiador em SFI. A PM compareceu ao local na Avenida Atlântica, e, quando chegou o rapaz já estava morto próximo ao frigorífico Mania de Pescado e Gelo. A Polícia Civil estava com poucos dados para registrar a ocorrência. Segundo o investigador de plantão na 147º DP, ninguém da família compareceu para dar maiores detalhes. “Soubemos que o rapaz foi alvejado pelas costas por um elemento de cor morena que após o crime saiu caminhando com outro elemento, também, moreno, ambos armados”, disse a PM. O corpo foi removido pelo rabecão para o IML em Campos. Apuramos ainda que o homicídio foi praticado após uma briga, na saída do forró do Fiinho em Guaxindiba, com a participação de várias outras pessoas. Segundo a PM a vítima e o assassino não participavam da briga. O investigador de plantão na 147 DP está achando tudo muito estranho. A polícia está apurando os fatos.




Atualizado às 06h25m: 11-05-09. O nome do homem assassinado( foto) em Guaxindiba, segundo familiares que procuraram a Rádio São Francisco FM para nota de falecimento é Carlos Roberto da Silva, 38, conhecido por Carlinhos . Filho de Nilson e Carmecita do Espiador. No Instituto Médico Legal (IML/Campos), a irmã da vítima, Sandra Maria da Silva, 48, contou que Carlos saiu de casa para se divertir no Forró do Fiinho naquela noite e não voltou mais. “Ele morava na Ilha dos Mineiros, em Guaxindiba, era casado e tinha dois filhos”, disse. O caso está sendo investigado na 147ª Delegacia de Polícia de SFI.