sábado, 12 de maio de 2012

Encontro de partidos políticos em SFI manifesta apoio a Pedrinho Cherene

Na reunião, filho de Garotinho disse que o pai apóia a pré-candidatura

Pedrinho entre Paulo Feijó e Sabino
Wladimir representou os pais na reunião
O deputado federal Anthony Garotinho (PR) apóia a pré-candidatura de Pedrinho Cherene (PSC) à sucessão municipal em São Francisco de Itabapoana. A garantia foi dada na noite desta sexta-feira (11) pelo presidente do Diretório Municipal do PR em Campos, Wladimir Garotinho, filho do deputado e da prefeita Rosinha Garotinho, que representou o casal em reunião suprapartidária realizada no Salão Ana Festas, no centro de São Francisco, pelos partidos que apóiam o nome de Pedrinho.

O evento foi muito prestigiado por lideranças municipais, pré-candidatos, ex-secretários, presidentes de diretórios de partidos, deputados e vereadores. O objetivo foi a aprovação, por parte dos diretórios municipais dos partidos, de uma carta compromisso para o futuro de São Francisco de Itabapoana. O deputado federal Paulo Feijó (PR) e o deputado estadual Sabino (PSC) também marcaram presença.

Os presidentes de diretórios municipais que apoiaram o movimento foram: Vereador Tinhinho (DEM), Vereador Renato de Buena (PP), Cláudio Heringer (PV), Marcelo Tadeu (PTC), Rogério Quitete (PPL), Jairo Batista (PSDB) e Rane Cherene (PSC), este último representou o presidente Otacílio.

Também estiveram presentes: a vereadora Adriana Coelho, o presidente do Diretório Municipal do PSC de Campos Gilson de Souza (que representou o deputado federal Hugo Leal) e o presidente do Diretório Estadual do PV Fernando Guida (esses dois últimos fizeram parte da composição da mesa.

Fiscais do TRE foram enviados pelo Cartório Eleitoral para acompanhar a reunião.




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Prefeitura de São João da Barra inaugura praça e creche neste final de semana

 O final de semana será marcado por inaugurações em São João da Barra. Neste sábado (12/05), a prefeita Carla Machado e demais integrantes da administração pública municipal estarão na localidade de Cazumbá, no Quinto Distrito do Município, às 19h, para entregar à população, a Praça Thieres Rodrigues dos Santos.

No domingo, o Bairro Nossa Senhora de Fátima, na sede do município, recebe a Creche Escola João Rodrigues Pinto, em solenidade às Construída também com recursos próprios, a Creche Escola tem quatro salas de aula, cozinha, refeitório, sanitários com acessibilidade, jardim, pátio e urbanização internos e duas salas para berçário e fraudário. 



A nova unidade escolar possui 980 metros quadrados de área construída e conta ainda com salas para professores e para direção. - Essa creche escola terá capacidade para atender 230 crianças de zero a cinco anos em horário integral. Até o mês de junho estaremos inaugurando outras três unidades, nas localidades Barcelos, Mato Escuro e Açu – destacou o secretário de Educação e Cultura de São João da Barra, Antônio Neves, lembrando que, no mês de abril, outra creche foi inaugurada no Bairro Carrapicho, em Atafona. ( Ascom - Maurício Barreto )

São Francisco de Itabapoana recebe pela segunda vez o projeto Curta na Praça

A exibição ao ar livre de curtas-metragens premiados será nos dias 19 e 20 de maio, na Praça dos Três Podes 

 Dando início à quarta edição do projeto “Curta na Praça”, a cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, recebe nos dias 19 e 20 de maio, a exibição ao ar livre de 14 curta-metragens de animação, ficção e documentários brasileiros premiados em festivais nacionais e no exterior. Os curtas serão exibidos em um telão montado na Praça dos Três Poderes, com direito à pipoca e refrigerante de graça.

A cada dia será apresentada uma sessão, sempre às 20h, com sete curtas.
Essa será a segunda vez que a iniciativa acontece em São Francisco de Itabapoana, município onde não há salas de cinema. No ano passado, primeira vez que o projeto foi realizado na cidade, a mostra de curtas alcançou um recorde de público de cerca de 2,5 mil pessoas. 

Entre os curtas que fazem parte da mostra está a animação “A Fábula da Corrupção” (2010), dirigido por Lisandro Santos, eleito júri popular o melhor curta no Festival Animarte 2011 (RJ) e melhor animação no II Festival Cine Riba 2011 (MS), além de outros curtas premiados em festivais nacionais e no exterior. 

A programação exibida pelo “Curta na Praça”, que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, traz uma seleção de curtas-metragens recentes, que geralmente estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu no ano passado 12 mil pessoas nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando em média em torno de 20 mil espectadores.

Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem, ou apenas sonharem, no escurinho do cinema. O objetivo do projeto é levar a magia da sétima arte para as praças de todo o Brasil. O projeto envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos. 

A cada sessão exibida serão realizados sorteios de camisetas, latas de cinema, bolsas e para completar os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram. Teremos ainda algumas novidades, como: tótens com fotos do evento no ano passado para levar de lembrança para casa e também folders com a programação completa dos filmes exibidos com sinopse e principais informações. Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema. 

“Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação”, conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto. O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. 

A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema. Atriz e produtora de teatro e cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional. “No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante da cinematografia brasileira”, diz ela. A maioria dos curtas foram premiados em festivais no Brasil e exterior como: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Animamundi, Festival do Rio, Brasília, Gramado entre outros. (Ascom- Daniela Fernandes )

São Francisco vive um caos na entrega de correspondências



Agência dos Correios está com número reduzido de funcionários


Há 15 dias a entrega de correspondências está parada em São Francisco de Itabapoana. O que já estava ruim piorou ainda mais. Nossa reportagem constatou que a agência dos Correios de São Francisco de Itabapoana trabalha com sete funcionários, quando o mínimo para atender a demanda da cidade seria de 11. Na maior parte do ano o número fica reduzido a seis trabalhadores devido às férias que cada funcionário tem direito. Resultado: usuários revoltados e funcionários (sem culpa pela situação) estressados com o excesso de trabalho.

O Blog orienta a população a ligar para a central do órgão e registrar reclamações. O telefone é 0800-7250100. O assunto será abordado daqui a pouco na Rádio São Francisco e nós vamos cobrar uma resposta da Coordenadoria Regional dos Correios com sede em Campos. Esse descaso tem que acabar!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Justiça ainda vai se manifestar sobre mandado de segurança que tenta anular CP



O blog esclarece a informação postada aqui no dia 04 de maio sobre o mandado de segurança impetrado pelo prefeito Beto Azevedo para tentar anular a Comissão Processante. Naquela ocasião informamos com base no acompanhamento processual na página do TJ-RJ na internet que a justiça não concedeu liminar. Na realidade a justiça apenas não concedeu a liminar no primeiro momento, e remeteu o processo ao Ministério Público (MP). Ou seja, o juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo ainda vai proferir sua decisão.

Aliás, sobre a questão a reportagem do Blog esteve na tarde desta quinta-feira (10) no Fórum de São Francisco de Itabapoana e conversou com Marcelo Gonçalves, secretário do Juiz.  O MP devolveu o processo a Dr. Leonardo nesta quarta-feira (09), e a decisão pode sair ainda esta semana. “Não dá para dizer com certeza se sairá ainda esta semana. A comarca de São Francisco é vara única, e, sendo um juiz para tudo, fica difícil prevê, mas acredito que não será algo demorado”, disse Marcelo.

O Blog tentou ouvir o MP para saber o que pensa o órgão a cerca do mandado de segurança, mas o promotor Bruno Gonçalves Menezes Santarém estava em audiência.

O advogado do prefeito, João Paulo Granja, na ocasião do depoimento do ex-secretário de Saúde Cristiano Salles, disse o que pensa sobre a CP. “Estamos aguardando a decisão do Dr. Leonardo. Não houve respeito à proporcionalidade partidária na CP, além de não estar havendo por parte dos vereadores da CP a isenção que requer um julgamento como esse. As provas que existem até agora não dariam para seque começar a CP”, sustenta Granja.

A Comissão Processante foi criada na Câmara para apurar se o prefeito Beto Azevedo tem responsabilidade no esquema de desvio de verbas da Saúde, denunciado pela Operação Renascer da Polícia Federal. A Câmara marcou a sessão que decidirá pela cassação ou absolvição de Beto para terça-feira (15), às 10 horas.

Carla exige de Garotinho gravação original para perícia

“Quando essa gravação montada foi usada contra Carla Machado (PMDB), nas eleições de 2004 e 2008, por seu antigo opositor e hoje aliado Betinho Dauaire (ex-prefeito e pré-candidato do PR à Prefeitura de São João da Barra), Garotinho (PR) dizia que se tratava de uma fraude. 

Agora, depois que rompeu com Carla para se tornar aliado de Betinho, Garotinho quer requentar essa história, da qual já sabia há muito tempo e sempre afirmou ser uma fraude? Isso só pode ser fruto do desespero do ex-governador diante da grande popularidade de Carla, não só em São João da Barra, como atestou recentemente o Ibope, mas em Campos, aonde chegou a ser cogitada para disputar a Prefeitura contra Rosinha (PR), e em toda a região”. 

Os questionamentos são de Luiz Paulo Viveiros de Castro, advogado de Carla, que hoje ingressou na Justiça para requerer formalmente de Garotinho a gravação, já que sua perícia, pretendida pela prefeita para comprovar o que ela afirma ser uma fraude, teria que ser feita sobre o áudio original, não da sua reprodução no portal e no blog do deputado federal.

Fonte: Folha da Manhã

Inscrições para Vestibular meio de ano do Cederj até 20/05



Se você quer cursar uma universidade, mas não tem tempo de conciliar o trabalho com o estudo e ainda vê dificuldades em viajar todos os dias para Campos, fique atento. Estão abertas, até 20 de maio, as inscrições para 6.081 vagas do vestibular do Consórcio Cederj, que reúne as principais instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro:  Cefet , Uenf,  Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ-Rural e UniRio .

Os cursos oferecidos na graduação são na modalidade educação à distância e em regime semipresencial, nos 30 polos regionais da Fundação CECIERJ/UAB.

O Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro, oferece quatro cursos: Ciências Biológicas (UENF), Letras (UFF), Matemática (UFF) e Pedagogia (UNIRIO).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página www.vestibular.cederj.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45,00.

Leia aqui o edital do Vestibular.
Leia aqui o Manual do Candidato.
Faça aqui a inscrição.

Festa dos Pescadores em Guaxindiba


Não esta no cartaz, mas o blog foi informado que no sábado (19) serão realizadas várias brincadeiras com as crianças e no domingo (20), após a corrida de canoa, haverá também para as crianças a competição do barquinho mais ornamentado com premiação para 1º, 2º e 3º lugar.  

quarta-feira, 9 de maio de 2012

São Francisco recebe doação de veículos do Governo Estadual



Na tarde desta terça-feira (08/05), a Guarda Civil Municipal (GCM)e o departamento de Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana receberam 14 carros para a renovação da frota. Os veículos seminovos, antes usados pela Polícia Militar, foram doados pelo Governo Estadual.

Ao todo são 14 automóveis: 3 blazers e 11 gols. Todos os carros são de fabricação entre 2008 e 2010 e se encontram em perfeito estado. Para que os veículos pudessem ser usados imediatamente eles vieram adesivados.

No começo do ano, em contato com o governo estadual, o prefeito de São Francisco, Beto Azevedo recebeu a informação de que a Polícia Militar teria sua frota renovada. Com ajuda do comandante da GCM de São Francisco, Subtenente Gomes, foi constatado o bom estado dos veículos.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo, os automóveis serão usados para intensificação da segurança. “Já planejávamos a intensificação da segurança no município há um bom tempo. Poderemos agora fazer a Guarda mais presente em pontos estratégicos do centro e em pontos mais afastados, como as praias. Da mesma forma, a Defesa Civil terá uma atuação mais rápida e eficiente”, comentou o prefeito.

Ascom-SFI

Começa nesta quinta-feira Festa Católica em Santa Clara


Atendendo a e-mail da internauta Marcia Cristina, o blog divulga o programa da Festa Religiosa de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Clara.

Paulo Noel você pode fazer o favor de postar no seu Blog o cartaz da festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima em Santa Clara? Terá só a parte religiosa. Desde já agradeço a atenção.

Marcia Cristina.