sexta-feira, 11 de maio de 2012

São Francisco de Itabapoana recebe pela segunda vez o projeto Curta na Praça

A exibição ao ar livre de curtas-metragens premiados será nos dias 19 e 20 de maio, na Praça dos Três Podes 

 Dando início à quarta edição do projeto “Curta na Praça”, a cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, recebe nos dias 19 e 20 de maio, a exibição ao ar livre de 14 curta-metragens de animação, ficção e documentários brasileiros premiados em festivais nacionais e no exterior. Os curtas serão exibidos em um telão montado na Praça dos Três Poderes, com direito à pipoca e refrigerante de graça.

A cada dia será apresentada uma sessão, sempre às 20h, com sete curtas.
Essa será a segunda vez que a iniciativa acontece em São Francisco de Itabapoana, município onde não há salas de cinema. No ano passado, primeira vez que o projeto foi realizado na cidade, a mostra de curtas alcançou um recorde de público de cerca de 2,5 mil pessoas. 

Entre os curtas que fazem parte da mostra está a animação “A Fábula da Corrupção” (2010), dirigido por Lisandro Santos, eleito júri popular o melhor curta no Festival Animarte 2011 (RJ) e melhor animação no II Festival Cine Riba 2011 (MS), além de outros curtas premiados em festivais nacionais e no exterior. 

A programação exibida pelo “Curta na Praça”, que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, traz uma seleção de curtas-metragens recentes, que geralmente estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu no ano passado 12 mil pessoas nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando em média em torno de 20 mil espectadores.

Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem, ou apenas sonharem, no escurinho do cinema. O objetivo do projeto é levar a magia da sétima arte para as praças de todo o Brasil. O projeto envolve ainda debates com atores e diretores dos curtas exibidos. 

A cada sessão exibida serão realizados sorteios de camisetas, latas de cinema, bolsas e para completar os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram. Teremos ainda algumas novidades, como: tótens com fotos do evento no ano passado para levar de lembrança para casa e também folders com a programação completa dos filmes exibidos com sinopse e principais informações. Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema. 

“Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação”, conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto. O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. 

A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema. Atriz e produtora de teatro e cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional. “No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante da cinematografia brasileira”, diz ela. A maioria dos curtas foram premiados em festivais no Brasil e exterior como: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Animamundi, Festival do Rio, Brasília, Gramado entre outros. (Ascom- Daniela Fernandes )

Nenhum comentário: