sábado, 12 de janeiro de 2013

Dois anos depois de inaugurada, agência do INSS de SFI começa a atender com perícias médicas


O Blog abordou aqui em dezembro de 2012 o descaso com os segurados da Previdência Social de São Francisco de Itabapoana. É que a agência do INSS do município, inaugurada em 2010, passou os últimos dois anos apenas como um posto avançado, que atendia com informações e agendamentos para perícias médicas para outros municípios. Após a Rádio São Francisco e o Blog do Paulo Noel abordarem o assunto, a Inter TV, afiliada da Rede Globo, também pautou o assunto. Os produtores da emissora solicitaram nossa ajuda para produzir uma reportagem que foi ao ar em dezembro, repercutindo o problema em toda Região. A união já rendeu bons frutos para a população. Esta semana começaram as marcações para perícias médicas, pedidos de aposentadoria e licença maternidade, e todos esses procedimentos serão feitos em São Francisco de Itabapoana. Dois médicos peritos lotados em Campos foram designados para atenderem duas vezes por semana em São Francisco, as terças e sextas. Agora os trabalhadores poderão de fato usufruir da agência do INSS  no município.



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cadastramento para transporte universitário é agendado em São Francisco de Itabapoana



A partir da próxima segunda-feira (14/01) estarão sendo feitas as inscrições para o transporte universitário de São Francisco de Itabapoana. Quem desejar se inscrever, deve comparecer à Coordenação de Transporte Universitário, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, entre 8h e 17h30min, nos dias especificados para cada rota. Devem estar em mãos, identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula (boleto do curso ou declaração da instituição), todos com cópias. Também serão necessárias duas fotos 3x4. Não haverá taxa de inscrição.

Seguem, abaixo, o comunicado do fiscal geral do transporte universitário, Késsio Jhones, e a relação de rotas e datas de inscrição:

“Para o trabalho ficar mais organizado e centrado, resolvi nomear algumas datas para o cadastramento de quem irá utilizar o transporte universitário. Atenciosamente, Késsio Jhones.”

Inscrições na Coordenação de Transporte Universitário (na Secretaria de Educação), das 8h às 17h30min
1ª Rota
Barra Litoral
14 e 15 jan. 2013
2ª Rota
Travessão de Barra
16 e 17 jan. 2013
3ª Rota
Batelão Salina
21 e 22 jan. 2013
4ª Rota
Praça João Pessoa
23 e 24 jan. 2013
5ª Rota
Santa Clara
25 e 28 jan. 2013
6ª Rota
Gargaú
29 e 30 jan. 2013
7ª Rota
Pingo D’água
31 jan. e 01 fev. 2013
Obs.: As inscrições serão feitas de acordo com a tabela, ou seja, não haverá cadastramento para mais de uma rota por dia. Veja qual a sua rota e compareça no dia correto.

Ascom-SFI

Arma encontrada em casa de Atafona pode ter sido usada no assassinato de radialista


Revólver será encaminhado ao Rio de Janeiro para exame de balística

Após a operação realizada na manhã desta quinta-feira (10/01), por agentes da Polícia Civil de Campos (134ª DL/Centro) e São Fidélis (141ª DL), a fim de cumprirem dois mandados de prisão em Campos e São João da Barra, a delegada titular da 145ª Delegacia Legal de SJB, Madeleine Farias, confirmou ao Site Ururau que o revólver encontrado pela polícia na residência de Ricardo de Souza Santos, 31 anos, conhecido como Ricardinho, e que está foragido, pode ser a arma utilizada no assassinato do radialista Renato Machado, morto na noite da última terça-feira (08/01). O revólver será encaminhado nesta sexta-feira (11/01) ao Rio de Janeiro para ser periciado. O laudo técnico ficará pronto daqui a 15 dias.
 
Segundo Madeleine, Ricardinho, que seria integrante do tráfico de drogas do Parque Aurora e estava morando em Atafona, possui algumas características do suspeito aparecido nas imagens capturadas pelas câmeras de segurança da Rádio Barra FM. “Ele tem algumas semelhanças do homem que aparece nas imagens. Somado isso e o fato dos projéteis recolhidos no corpo da vítima ser de um revólver calibre 38, mesmo calibre da arma encontrada na casa do Ricardo, ele pode ser sim, o autor dos disparos”, revelou a delegada concluindo:

“Amanhã (11/01) estaremos encaminhando a arma ao Rio e pedir que seja realizado o laudo técnico que possa identificar e confirmar nossa suspeita”.

SUSPEITAS- A Polícia Civil trabalha com três hipóteses para o assassinato do radialista Renato Machado em São João da Barra. Segundo Madeleine, a primeira seria de crime passional, pois em agosto do ano passado, a vítima e a esposa se separaram e ela começou um relacionamento com outra pessoa.

Quando o casal reatou o relacionamento, o ex-namorado da mulher ficou muito mal e continuou enviando mensagens e seguindo os dois por um tempo.

A segunda hipótese seria de crime político, já que Renato tinha envolvimento com a política local. E a última é que a vítima tinha dois inquéritos contra ele por lesão corporal, depois de uma confusão em que ele se envolveu com um ex-vereador da cidade. (Do site Ururau ) Fotos Ururuau e Blog do Paulo Noel.

Piso salarial dos professores sobe 7,97%





Com o aumento, anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o piso nacional da categoria passa de R$ 1.451  para  R$ 1.567 e será pago por estados e municípios a partir de fevereiro. A composição do piso leva em conta o custo anual por estudante dos últimos dois anos, calculado pelo Fundeb

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sepultado com grande acompanhamento diretor da Rádio Barra FM em São João da Barra

Missa de corpo presente celebrada pelo padre Gustavo foi no velório na sede da emissora.



Delegada fala em três linhas investigativas.


Após missa de corpo presente, celebrada pelo padre Gustavo da Paróquia de São João da Barra, começou o enterro do radialista e diretor presidente da Rádio Barra FM Renato Machado com grande acompanhamento.



Em frente a emissora autoridades políticas, o povo e representantes da imprensa, local, regional, nacional e até internacional aguardavam para as últimas homenagens ao radialistas.



No cemitério o Blog conversou com a Delegado da 145ª DP Legal de São João da Barra, Dra. Madeleine Farias que falou em três linhas investigativas.



"Realmente é um grande desafio. Estamos empenhados em desvendar este crime que choca. Desde a madrugada, após o crime já estamos empreendendo diligências na busca de informações que levem ao autor do homicídio", disse .



Segundo a delegada por ter sido Renato Machado uma pessoa pública, a Polícia Civil trabalha com três linhas investigativas:  crime político, contendas pessoais e finalmente crime passional.



"Posso assegurar a população de SJB que este inquérito hoje é o mais importante da 145ª DP e  toda equipe esta voltada para elucidar este crime", revelou.



O radialista e sócio de Renato Machado, Emilsom Amaral conversou também com nossa reportagem na porta do cemitério de São João da Barra.



"O que dói mais na gente,  é ver numa imagem, capturada na porta da emissora, uma pessoa chegar  descarregando uma arma em cima do Renato, totalmente sem defesa, detonando esta pessoa. Lamentamos ", concluiu.

 


Imagens do assassinato do radialista Renato Machado em São João da Barra

Veja imagens do circuito de teve capturadas pelas câmeras da Rádio Barra FM.






LUTO por causa da morte de Renato Machado

A Secretaria de Comunicação de São João da Barra encaminhou uma nota à imprensa de luto oficial por parte do Prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco. 

“São João da Barra se entristece com o falecimento de Renato Machado, um cidadão que tinha nas veias uma paixão por seu município e, enquanto profissional da comunicação, dedicou sua vida em busca da veracidade dos fatos.

 Seriedade, competência e transparência foram marcas fortes do profissional. Irreverência, amizade e dedicação à família, foram traços do cidadão que nunca se calou perante injustiças. A cidade está de luto.

Todos nos solidarizamos com os familiares e desejamos o conforto divino neste momento de dor. Que a justiça dos homens também impere neste caso e que outros não venham a ocorrer. Empenharemos-nos cada vez mais para que os cidadãos de bem tenham a tranquilidade necessária para o dia-a-dia, preservando a paz coletiva. Descanse em paz. Declaro luto oficial em todo o município de três dias”, diz em nota.

Velório de Renato Machado será na sede da Rádio Barra FM


Sepultamento será ainda hoje às 18 horas no cemitério de São João da Barra


Momentos antes Renato se encontrava na casa de seus pais Denildo Gonçalves e Izolina Machado Gonçalves comemorando com os parentes e amigos o aniversário de um mês de vida da sobrinha Maria Clara. Ao final do aniversário a esposa Danúzia e a sobrinha Maria Luiza de 6 anos saíram primeiro em direção a casa do casal e guardou o carro na garagem e ficaram na frente da rádio esperando a chegada de Renato que vinha em outro veículo.

Quando Renato chegou estacionou o carro em cima da calçada atravessou a rua e abriu o portão do corredor de acesso para sua casa que fica atrás da Rádio.

Ao abrir a porta do corredor de acesso à casa ao lado da rádio Renato foi alvejado.
A esposa entrou primeiro, em seguida a sobrinha e por último Renato que ao fechar o portão abriu novamente para atender alguém que batia no portão. Ao abrir o portão os criminosos dispararam vários tiros na altura do peito momento que caiu no corredor, sendo que um desses tiros pegou de raspão o pé de sua sobrinha.

O crime foi registrado na 145ª Delegacia Legal de São João da Barra e a delegada Madeleine Farias Rangel vai solicitar a filmagem da câmera de segurança instalada na frente da emissora para saber se dá pra identificar os suspeitos e como se procedeu o crime para ajudar a polícia nas investigações. Segundo o detetive de plantão hoje ainda e no decorrer da semana outras testemunhas serão ouvidas para delimitar as linhas de investigações.

Renato deixa a esposa Danúzia, filho João Vitor de 13 anos, os pais Denildo Gonçalves e Izolina Machado Gonçalves, as irmãs Ivani, Ivanete, Penha, Milena e Leandra, além de milhares de amigos. 

Era muito querido, um homem digno, honesto, bom esposo, excelente pai, trabalhador, prestativo, amigo, uma pessoa do bem. Fica aqui para a família os sentimentos de toda equipe do blog do Paulo Noel e da Rádio São Francisco FM para nosso eterno amigo Renato Machado. Vai com Deus companheiro!!!!!  O velório será na sede da Rádio Barra FM e o sepultamento será ainda hoje no Cemitério de São João da Barra.

Um dos tiros disparados contra Renato atingiu de raspão o pé da sobrinha dele

O radialista Renato Machado, ao ser  baleado quando chegava à residência, que fica ao lado da emissora de rádio,  teve outro desdobramento que poderia se ainda mas trágico: a sobrinha de Renato Machado, de seis anos, Maria Luíza foi atingida no pé de raspão quando caminhava pelo corredor com a esposa de Renato, a Danúzia.

Renato Machado estava no aniversário de um mês da sobrinha. Por volta das 22h30m ele se despediu dos familiares e amigos que estavam no aniversário. A esposa Danuzia  e a sobrinha saíram na frente de carro, indo em direção a casa que fica nos fundos da emissora. Chegando em casa, Danuzia abriu o portão colocou o carro na garagem e ficou esperando Renato chegar. Quando ele chegou, estacionou o carro em frente a Rádio e ao descer abriu o portão do corredor ao lado da rádio que dá acesso a casa onde morava. 

A esposa entrou com a sobrinha, Renato entrou e fechou o portão. Em seguida bateram no portão e, quando  abriu,  foi alvejado com vários tiros. No local não ficaram nenhuma capsula no chão. 

Maria Luíza foi atingida de raspão no pé quando caminhava pelo corredor. No Hospital da cidade, após atendimento a criança foi submetida a uma sutura com tres pontos. 

O assassinato aconteceu por volta das 23h58m de ontem, terça-feira, 08-01 e repercute em toda a imprensa regional.

Renato teria sido atingido a "queima roupa" por quatro tiros e não dois conforme anunciamos. Os pais de Renato ficaram sabendo da perda do filho agora pela  manhã desta quarta-feira, 09-01. Mais informações a qualquer momento, direto de São João da Barra com nossa equipe de reportagem. 

O velório e o horário do sepultamento ainda não foram divulgados. 

Diretor da Barra FM baleado em frente a rádio morre no HFM


Renato Machado recebeu atendimento em SJB e morreu ao dar entrada no Ferreira Machado, em Campos.
Morreu pouco antes da meia-noite desta terça-feira (08/01) o diretor da Rádio Barra FM, de São João da Barra. Renato Machado Gonçalves deu entrada no Hospital Ferreira Machado logo após receber o primeiro atendimento, no Centro de Emergência de São João da Barra, onde morava com a família.

O radialista foi baleado quando chegava à residência, que fica ao lado da emissora de rádio, onde ele também apresentava um programa.

Segundo informações de populares, dois homens não identificados foram os responsáveis pelo atentado, que resultou na morte de Renato. Ainda não há confirmação, mas as informações iniciais são de que a vítima tenha sido atingida por pelo menos dois tiros no tórax.

Assim que começaram a receber a notícia, vários amigos do radialista começaram a se manifestar através do Facebook, consternados, eles mandavam mensagens de adeus ao amigo. 

O caso será registrado e investigado pela 145ª DL, em São João da Barra. (Do site Ururau do  Leandro Nunes) 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Banco do Brasil é assaltado pela primeira vez em São João da Barra


 Fotos e matéria: Fabricio Berto direto de São João da Barra. 
           A agência do Banco do Brasil de São João da Barra foi assaltada pela primeira vez nesta madrugada de terça-feira. Uma ligação anônima para disque denúncia da Polícia Militar às 4h10 informava aos policiais de uma movimentação estranha no banco.

Após 5 minutos uma viatura do DPO de São João da Barra, com os cabos André e Rodrigues chegou na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho em frente a Agência do BB e não encontrou nenhum suspeito no local. 

Quando os policiais adentraram a agência encontraram muita fumaça, dois caixas eletrônicos arrombados, algumas notas queimadas no chão, um botijão de gás,  três garrafas pet com água e uma lona na vidraça da fachada do banco impedindo a visão da ação dos bandidos de quem passava pela rua durante a madrugada. 
O alarme não disparou e a princípio os assaltantes entraram pela porta principal. Bem provável que tenham utilizado uma maçarico para arrombar os caixas eletrônicos. 
 Os Bandidos não arrombaram nenhuma porta para entrar na Agência do Banco do Brasil de São João da Barra. É bem provável, que ontem, segunda-feira, no período de 21h até ás 22 horas, no encerramento do expediente dos caixas eletrônicos, dois trincos da porta principal do banco tenham sido deixados abertos por um dos comparsas, facilitando a entrada deles na madrugada.

A agência não disponibiliza o serviço de guarda de segurança 24 horas o que facilitou ainda mais a ação dos bandidos que ao entrarem na agência, um deles de boné virou as câmeras de segurança para cima. Apenas as câmeras que ficam no interior da agência filmaram toda a ação e as imagens serão encaminhadas para a 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra no momento em que o gerente for registrar a ocorrência.

 A perícia do Polícia Civil esteve no local e o gerente Nélio Fabiano se encontra nas dependência do Banco do Brasil aguardando a chegada do papiloscopista para colher a impressão digital do local. Logo que chegaram ao local e não encontrou nenhum suspeito a polícia militar fechou o cerco nas estradas vicinais, Br 356, acesso para o Açú, Campos e ninguém foi detido.  

Os funcionários não tem previsão do horário que voltará o funcionamento normal, aguardando autorização da Central do Banco Brasil. Os assaltantes não tiveram acesso ao interior da agência ficando somente na área onde se encontravam os caixas eletrônicos. 


Banco do Brasil agência São João da Barra (RJ) amanhece com dois caixas eletrônicos arrombados

Assaltantes agiram durante a madrugada desta terça, 08-01. Polícia Militar foi acionada por volta das 4 horas e quando chegou não encontrou os bandidos.
Foto: Ana Carolina.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Copa Verão de Futebol Society tem início nesta terça-feira



Tradicional evento esportivo do litoral de São Francisco de Itabapoana, a Copa Verão de Futebol Society, realizada anualmente no Estádio Nelson Silva, em Guaxindiba, terá início na próxima terça-feira (08/01). Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição terá um total de 63 jogos, com a final prevista para o dia oito de fevereiro.

As partidas acontecerão de terça a sexta-feira, às 19h15 e às 20h45, e as 12 equipes participantes da primeira fase serão divididas em duas chaves (A e B). Os confrontos acontecerão dentro das próprias chaves e o primeiro e segundo colocados em cada uma delas disputam as seminais, de onde sairão os dois finalistas.

– Apesar do pouco tempo que tivemos para organizar a competição, estaremos oferecendo ao público um torneio de alto nível, que com certeza irá atrair a atenção de desportistas do município e também de visitantes nesse período de verão. É um evento tradicional, sendo uma das principais atrações de nossa programação de verão – destacou Noel Júnior, secretário municipal de Esporte e Lazer.

Das 12 equipes participantes, nove são de São Francisco de Itabapoana e as outras três são do município de Campos dos Goytacazes, mais precisamente do distrito de Travessão. Quanto ao restante da programação de esporte para o período de verão, o secretário informou que será divulgado no decorrer da semana, contemplando diversas modalidades.

Ascom-SFI

domingo, 6 de janeiro de 2013

Movimento intenso de veículos no retorno do final de semana do litoral de São Francisco de Itabapoana


 Congestionamento de cerca de 2 quilômetros na Avenida Edenites da Silva Viana.


Durante toda a tarde e início de noite deste domingo, 06-01, foi intenso o movimento de veículos retornando do litoral de São Francisco de Itabapoana. Os turistas de final de semana e mesmo aqueles que vem bem cedo, para passar o domingo no litoral ,acabam por provocarem no retorno, um  congestionamento do trevo das praias até o portal da cidade que foi bem controlado pela Emtransf. Apesar da grande movimentação de carros, não há registros, até o momento , de nenhum acidente na RJ-224 que liga São Francisco de Itabapoana a BR-101 em Tavessão de Campos.

 
Nas praias, o sol e o vento nordeste proporcionaram um domingo especial. O fotógrafo do Blog do Paulo Noel tem algumas imagens registradas para os nossos internautas, principalmente para aqueles que não puderam curtir o litoral.

O Blog registra o trabalho de equipe dos funcionários da Emtransf Empresa Municipal de Trânsito que ajudou no que pode o trânsito. Também registra a boa atuação  da Guarda Municipal e da Polícia Militar no comando do Tenente Janes da 3ª Cia de Polícia Militar do 8ª BPM de Campos dos Goytacazes. A noite ainda não terminou. O Blog está atendo aos fatos. Qualquer novidade estaremos aqui divulgando para que você fique bem informado do que está aconteceu no verão 2013 em São Francisco de Itabapoana e cidades vizinhas.  Nesta segunda, 07, acompanhe pela Rádio São Francisco FM um balanço completo do final de semana em São Francisco e região.


Após virada de ano tumultuada em Santa Clara, volta reinar a paz com muita diversão no litoral de São Francisco de Itabapoana


Banda Acústico Drive levou o pop rock ao litoral de Santa Clara.
 
Após virada de ano tumultuada em Santa Clara, volta reinar a paz com muita diversão no litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ). Um aparato de segurança garantiu a alegria dos turistas e veranistas desde a sexta, quando se apresentou no palco oficial a banda Acústico Drive de Campos do Goytacazes que brindou o público com o pop rock nacional e internacional.

Ontem, sábado, 05-01, foi a vez da banda A Massa arrastando o público para a orla num clima de muita diversão e dança ao som do Aché.

Em varias praias do litoral sanfranciscano a Secretaria Municipal de Turismo promoveu eventos próximo a beira mar.

Calçadão iluminado, segurança, shows  e noites agradabilíssimas deram o tom do verão neste final de semana de praias lotadas.

O Blog acompanha neste domingo a movimentação, e, ainda hoje faz um balanço geral do final de semana. A todos o bom domingo.


Troca de comando no 8ª BPM: sai Baracho assume o tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardemberg

O Estado-Maior da Polícia Militar, através de sua Coordenadoria de Comunicação Social, informou ns sexta-feira (04/01) a mudança de comandantes de Unidades da Corporação. Entre as mudanças está a do coronel Lúcio Flávio Baracho de Souza que esteve a frente do 8ª Batalhão de Polícia Militar em Campos por pouco mais de um ano. No seu lugar assume o tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardemberg, que era o subcomandante do 6º CPA.

Baracho assumiu o comando da unidade em outubro de 2011. Ele agora assumirá a chefia do Estado-Maior do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), que também fica em Campos. 

A data para a passagem de comando ainda não definida. A equipe do Site Ururau tentou contato com coronel Baracho, que está de férias, mas não obteve êxito.

De acordo com a Corregerodira de Comunicação Social da PM, a mudança têm por objetivo principal realocar os oficiais promovidos ao último posto da hierarquia, o de coronel, nos comandos regionais, além de dar a oportunidade para que novos oficiais exerçam função de comando e possam ser avaliados. (Da redação com informações do site Ururau)