sábado, 2 de maio de 2009

Procissão da festa religiosa do padroeiro São Francisco reúne dezenas de fiéis




Fiéis participaram, agora, da procissão de São Francisco de Paula que percorreu toda a Avenida Joaquim da Mota Sobrinho. A procissão faz parte do penúltimo dia da festa do padroeiro São Francisco neste dia 2 de maio, cuja programação terá ainda missa campal e show gospel na Praça do Santo. Amanhã, domingo, último dia da festa, a programação inclui almoço beneficente, bingo e missa às 19h30m celebrada pelos padres Denison e Fabiano.

Sobe para 14 número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil

Brasília - O número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil dobrou de ontem (1°) para hoje (2), passando de sete para 14, segundo balanço divulgado há pouco pelo Ministério da Saúde.
Seis casos são no estado de São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, três em Minas Gerais, e um no Espírito Santo. Segundo o ministério, 37 casos estão sendo monitorados, em 14 estados. Trina e oito foram descartados por critérios clínicos e epidemiológicos ou laboratoriais.
Os sintomas que podem indicar casos suspeitos da doença são febre alta de maneira repentina e tosse, podendo estar acompanhadas de dores de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória.
Além disso, os sintomas devem ter aparecido até dez dias depois de o paciente ter estado em países que reportam casos da doença ou em contato com pessoas classificadas como casos suspeitos.
Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou 615 casos da doença em 15 países. No México, país com mais registros da gripe suína, já são 397 casos confirmados, com 16 mortes. Nos Estados Unidos, há 141 casos comprovados e uma morte. (Luana Lourenço Repórter da Agência Brasil )

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Número de casos suspeitos de gripe suína sobe de quatro para sete no Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde divulgou hoje (01) que o Brasil já tem sete casos de suspeita de gripe suína. Três são no estado de Minas Gerais, dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Segundo o Ministério, 41 casos estão sendo monitorados, em 13 estados.

Até ontem, o número de casos suspeitos estava em quatro. Já foram descartados 17 casos por critérios clínicos e epidemiológicos ou laboratoriais. O Ministério reafirma que, até o momento, não há circulação do vírus no país.

Os casos considerados suspeitos são aqueles nos quais o paciente apresenta febre alta de maneira repentina e tosse, podendo estar acompanhadas de sintomas como dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória.


Além disso, os sintomas devem ter aparecido até dez dias depois de o paciente ter estado em países que reportam casos da doença ou em contato com pessoas classificadas como casos suspeitos. (Sabrina Craide Repórter da Agência Brasil )

Público lota arquibancadas do Campos Folia

Adultos e crianças lotam arquibancada na avenida Alberto Lamego
Os campistas compareceram em massa ao segundo dia do carnaval fora de época, na passarela do Samba Jorge da Paz Almeida, montada na avenida Alberto Lamego, próximo à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde a prefeitura vai construir o Centro de Eventos Populares (Cepop). Muitas crianças estão curtindo a festa com os pais, num clima de tranqüilidade total.
A arquibancada coberta e toda a estrutura montada pela Prefeitura de Campos tiveram a aprovação das famílias, que ficam protegidas do sol e do sereno. A moradora do Jóquei, Geisa Escala Viana, destacou a iniciativa da prefeita Rosinha Garotinho.
- Um viva à nossa prefeita, que pensou no povo e preparou tudo com muito carinho para receber as famílias campistas. Ela fez o que há tempos não víamos", declarou. Geisa veio com mais 15 pessoas, todas de sua família. Animadas e satisfeitas, eles garantem voltar nos outros dias. O Campos Folia termina no domingo (3), com o desfile das escolas de samba.
A estrutura da passarela do samba conta com câmeras de segurança, 100 guardas municipais, policiais militares, bombeiros e com a ronda constante da policia civil, pra que o carnaval possa prosseguir com tranqüilidade para todos os foliões. As arquibancadas têm capacidade para receber 15 mil pessoas, todas sentadas. (Por Gislanne Faria. Fotos: Check)

Qual a importância da Câmara nas decisões sobre a administração das cidades?

A Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes a elaboração de leis que são da competência do Município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo). Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles quem devem zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos. Uma função importante dos vereadores, porém desconhecida por boa parte da população, é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação. Tal recurso consiste em um documento que o vereador envia a prefeitura ou outro órgão municipal solicitando um pedido apresentado por um eleitor. Os pedidos podem variar desde a poda de uma árvore até a reforma de uma escola. Como não funcionam como uma lei, as indicações não exigem que o vereador faça nenhuma consulta em plenário para apresentá-las ao prefeito. Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precisasse ter sido apresentado algum projeto do vereador. Fonte: Veja.com (perguntas e respostas) Mais aqui .

Internauta sugere urbanização de área próximo à lagoa de Gargaú

Além da urbanização o internauta sugere instalação de pedalinhos na lagoa
Recebemos de São Gonçalo-RJ, e-mail do internauta Edison Rocha com sugestões de urbanização da área próximo à lagoa de Gargaú. Edison sugere à prefeitura projetos em áreas públicas para o lazer dos moradores e turistas, como por exemplo, instalação de pedalinhos, competições de Jet Skis, competições de pesca e até raias para nadadores, descobrindo, quem sabe, futuros campeões olímpicos.
São Gonçalo, 1 de maio de 2009. Caro amigo Paulo Noel. Vou começar me identificando para você. Meu nome é Edison Rocha e em fevereiro tivemos um breve bate papo na porta da prefeitura, eu e um senhor de Miracema, se não me engano, quando na época houve a proibição dos homens de entrarem na área de atendimento ao público de bermudas e camisetas, e as mulheres, com as mesmas vestes, tinham livre acesso. Eu aleguei que era discriminação.No entanto, o motivo de meu e-mail é outro. Todos os dias leio todos os jornais campistas e alguns blogs, incluindo o seu. Uma noticia que me chamou atenção no DiárioNews.net foi que São Fº. de Itabapoana tem a 3ª maior área de manguezal do país, então pensei: que falta faria se a prefeitura arrancasse alguns pés de tabúa! Estou me referindo à lagoa próxima aos quiosques, em Gargaú, que, até na década de 1980 era toda limpa: UMA MARAVILHA. E por descaso das autoridades de S.J.B., antes da emancipação, que não tinham qualquer compromisso com a região, ela foi tomada por esta praga (tabúa).Embora more em São Gonçalo, sou freqüentador assíduo de Gargaú a mais de 40 anos, fazendo parte da tão conhecida Vila Jardim, onde tenho uma casa. Tanto que estou investindo numa área de 2600m² em frente à lagoa, onde pretendo ali fazer uma quadra esportiva e um salão para festas e eventos que é minha atividade aqui em São Gonçalo. Atividade esta que pretendo transferir para Gargaú e região, e fixar residência no máximo em 2 anos. Será que numa região de tão poucas áreas de lazer, a prefeitura não conseguiria ver nessa lagoa uma possibilidade de construir áreas publicas como instalação de pedalinhos, competições de Jet Skis, competições de pesca e até raias para nadadores, descobrindo, quem sabe, futuros campeões olímpicos? Será que você não poderia sugerir ao prefeito Beto e à Secretaria de Turismo e Lazer para limpar a lagoa, podendo até fazer um calçadão ao seu redor servindo para caminhadas, corridas e etc, atraindo cada vez mais turistas para toda a região? Caso queira publicar essa minha sugestão em seu blog, fique à vontade. Um grande abraço desse seu seguidor assíduo, Att, Edison Rocha.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Descoberto sítio arqueológico São Francisco de Itabapoana

Iphan reconhece sítio arqueológico localizado na praia de Manguinhos litoral de São Franc isco de Itabapoana.


A descoberta de uma grande quantidade de ossada humana, na praia de Manguinhos, no litoral sanfranciscano, depois das últimas ressacas do mar, vem despertando a atenção de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esta semana duas arqueólogas do Instituto visitaram o local. Depois de analisar o material encontrado, o acervo foi registrado no órgão sendo reconhecido como sítio arqueológico.
Após análises preliminares, há fortes indícios de que as ossadas podem ser de escravos já que dados históricos indicam que a costa sanfranciscana foi uma região de grande importância no comércio de escravos no período colonial. Segundo a secretária de Educação, Dayse Tavares, assim que as novas ossadas foram encontradas sua secretaria acionou o prefeito Beto Azevedo. “O prefeito assim que soube nos pediu que buscasse o Iphan para que fizesse o estudo do material encontrado”, informou Dayse.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura da prefeitura, Maenilse Gonçalves da Silva, as técnicas do Iphan ficaram surpresas com a quantidade de ossos. “As arqueólogas ficaram impressionadas. Quanto mais retirávamos a areia, mais ossos apareciam. Agora com esse registro em mãos, podemos buscar parcerias com empresas e faculdades para conservar os achados e criar um museu”, informou Maenilse.
Histórico
A primeira ossada encontrada na praia de Manguinhos ocorreu na década de 70. Em 2003, depois de uma forte ressaca, vários outros esqueletos foram descobertos. Na época um outro instituto avaliou o acervo, mas não houve respostas quanto ao material analisado. Agora, segundo a diretora do Departamento de Cultura, está sendo feito um trabalho no sentido de conscientizar a população para não mexer na ossada já que a maior parte do material permanece no local. Para ajudar no trabalho de conservação, a diretora pediu ajuda à guarda municipal para fazer uma ronda no local e evitar que as pessoas mexam no acervo. “Agora vamos demarcar o local e tentar descobrir a origem desses ossos”, informou Maenilse. (Ascom - SFI)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Polícia Federal em Campos/RJ prende casal de traficantes

Policiais federais lotados na Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes/RJ prenderam em flagrante nesta quarta-feira, 29/04/09, o casal Marcelo M. J. e Paloma S. R., de 29 e 27 anos respectivamente, após encontrarem em sua residência situado no bairro da Penha em Campos/RJ, aproximadamente 3 quilos de droga, sendo 92 gramas de cocaína, 2, 61kg de maconha e 272 gramas de haxixe.
Além dos entorpecentes, foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e um revólver 38, e ainda, farta munição. Os policiais também apreenderam um veículo Gol, uma balança de precisão e materiais para preparo e embalagem de drogas, e a quantia de aproximadamente R$ 7.000,00 (sete mil reais).
Os presos foram autuados em flagrante pelos arts. 33 e 35 da Lei 11.343/06 e art. 16, IV da Lei 10.826/03, tendo sido encaminhados para o presídio Carlos Tinoco, em Campos/RJ, onde se encontram à disposição da Justiça.

São Francisco enfrenta Quissamã no Campeonato de Ligas

O time de futebol de São Francisco de Itabapoana enfrentará, neste sábado (02), a equipe de Quissamã. A partida, que faz parte da segunda fase do Campeonato Estadual de Ligas, está marcada para às 14h, no estádio Simão Mansur, em Guaxindiba.
Na fase anterior São Francisco ganhou a primeira partida contra o time de São João da Barra por 3 a 1. Por ter essa vantagem, o jogo de volta foi decidido nos pênaltis e a equipe sanfranciscana venceu pelo placar 5 a 3, já que no tempo normal a equipe sanjoanense havia vencido por 2 a 0.
O secretário de Esportes, Romário Andrezza, atribui o resultado positivo no campeonato ao trabalho de base que a secretaria está realizando através das escolinhas. Ao todo a prefeitura atende mais de 500 crianças em suas escolinhas de futebol. “Nosso objetivo é nos prepararmos para jogar a terceira divisão em 2010”, informou Romário.
Olheiros
O trabalho nas categorias de base tem apresentado ótimos resultados, inclusive empresários de outros estados estão observando os atletas e alguns jogadores já foram contratados por grandes times do país. “Estamos revelando muitos talentos através de nossas escolinhas de futebol. Há poucos dias tivemos um menino de 14 anos, chamado Ronaldo, que foi levado para jogar no Grêmio”, destacou Romário.
Ainda de acordo com o secretário nos dias de seleção vêm até atletas de outros municípios da região com a esperança de serem escolhidos pelos olheiros. Na última seleção foi escolhido um goleiro de Campos e um atacante de São Fidélis.

Secretária estadual de Educação Tereza Porto recebe autoridades de SFI

O prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Beto Azevedo (PMDB), se reuniu na manhã de ontem com a secretária estadual de Educação, Tereza Porto. O objetivo da reunião, de acordo com o prefeito, foi buscar uma parceria com o Estado para a implantação de várias ações na rede pública de ensino.

Beto Azevedo apresentou à secretária uma pauta de reivindicações, pré-elaborada pela Secretaria de Educação de SFI. Entre as reivindicações do município, a criação de cursos de qualificação profissional, ajuda na reforma e ampliação dos prédios das escolas municipalizadas e parceria para o transporte escolar.

Segundo o prefeito, nos últimos anos o município teve queda acentuada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a meta é reverter o quadro. “De 2005 em diante, os índices tiveram uma queda acentuada na rede pública de ensino em São Francisco de Itabapoana. Houve na verdade um retrocesso”, lamentou o prefeito durante o encontro, que também teve a participação do deputado estadual João Peixoto (PSDC) e do procurador geral do município, Enaldo Vieira Barreto.

A secretária estadual de Educação se comprometeu, entre outras coisas, em ajudar no processo de informatização das escolas. “O importante para nós é que a população de São Francisco de Itabapoana seja bem atendida e que tenha educação de qualidade”, ressaltou a secretária Tereza Porto.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Teatro: "As Galinhas de Frô Alegre" de autoria de Ana Carolina faz sucesso em SJB

"As Galinhas de Frô Alegre" ficou em cartaz no Cine Teatro do dia 01 ao dia 05 de Abril e de 25 a 26 de Abril


MARTA - Ana Carolina Berto e RITINHA - Jéssica Neves

JACINTO PINTO - Renê Belmiro e LUIZ CLAUDIO - Saullo de Oliveira
DONA ODETE - Silvano Motta
Depois de mais de um ano de ensaios, estreou a peça "As Galinhas de Frô Alegre" escrita por Ana Carolina Berto e dirigida por Saullo de Oliveira. A estória se passa numa cidadezinha de interior chamada Frô Alegre, onde vivem Ritinha (Jéssica Neves), Marta (Ana Carolina Berto), Jacinto (Renê Belmiro) e Dona Odete (Silvano Motta). O maior sonho de Jacinto, Marta e Ritinha é o estrelato no cinema, mas Dona Odete, avó de Ritinha não gosta nem de ouvir falar que sua neta quer ser atriz de Hollywood. Em meio a fofocas, boatos e especulações chega á cidade Luiz Cláudio que todos têm certeza absoluta que é diretor de cinema e como se não bastasse, as galinhas Princesa e Belezura desaparecem misteriosamente. Muitos segredos serão revelados nessa divertida estória! "As Galinhas de Frô Alegre" ficou em cartaz no Cine Teatro do dia 01 ao dia 05 de Abril e de 25 a 26 de Abril. "Superamos as expectativas com essa peça, mas sabemos que temos muito a melhorar", concluiu Ana Carolina atriz e autora.

Pai e filho na luta pela preservação ambiental dos canais em Gargaú - SFI

Pai e filho dão exemplo de cidadania.

A equipe que coordena a limpeza e o canal já limpo.
Garrafas pets no manguezal.
Imagens da limpeza de um valão que liga a Lagoa da Rua do Comércio de Gargaú, com o braço do Rio Paraíba do Sul, onde foram recolhidas centenas de garrafas pets e plásticas. O fiscal da Maré, Herval Cardoso (Herval da Peixaria) vem tentando incansavelmente preservar e manter o meio ambiente limpo, além da tentativa de educar os moradores com relação ao grande impacto ambiental que essa sujeira toda causa, prejudicando a fauna e a flora do local. “Temos recolhido diariamente, mil litros”, disse Hervalzinho, filho do Herval Cardoso. “Decidi apoiar a atitude de meu pai, Herval da Peixaria, que vem realizando esse trabalho com grande esforço. “O trabalho não deve ser só de um, mas sim da comunidade que tem ajudado a manter o local limpo, é um trabalho árduo porque enfrentamos os perigos ocultos nos mangues como cobra, insetos ou até mesmo galhos escondidos fincados na terra que servem de armadilhas”, disse Hervalzinho. Vale ressaltar que além das armadilhas naturais, tem as artificiais que são jogadas no meio ambiente pelos moradores. “Já encontramos televisores, vasos sanitários, pneus, sofás, dentre outros objetos que contando são impossíveis de imaginar que possam ser encontros nesse local”, completou Herval Filho.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Prefeitura de SFI vai agir com maior rigor na fiscalização ambiental

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana através das secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente vai agir com maior rigor na fiscalização do zoneamento ambiental, contido no plano diretor do município. A medida atende a uma solicitação do Ministério Público Federal já que nos últimos anos o município tem tido um aumento do desmatamento de manguezais e de construção de casas em áreas de preservação ambiental.
Para buscar soluções para esses e outros problemas o prefeito Beto Azevedo juntamente com os secretários de Planejamento, Marcelo Garcia e de Meio Ambiente, Lael José dos Santos, se reuniu nesta segunda-feira(27), com representantes do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e com a chefe da Unidade de Conservação Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, Vânia Coelho.
Na reunião ficou decidido que a prefeitura irá cercar as áreas, colocar placas indicando que se trata de área de preservação ambiental e fazer um estudo de como proceder com as pessoas que já tem casa no local. De acordo com o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, a prefeitura está interessada em buscar novos parceiros para ajudá-la na conservação do meio ambiente. “O Inea já é nosso parceiro na fiscalização de áreas estaduais. Agora vamos buscar parcerias com Ibama para nos ajudar com as terras federais. Dentro dos próximos dias também marcaremos uma reunião com o procurador da república, Eduardo Santos de Oliveira.”, informou Marcelo.
O analista ambiental da superintendência do norte fluminense do Inea, Sidnei Machado, elogiou a tentativa da prefeitura de sair da estatística de desmatamento. “Quero parabenizar o prefeito Beto Azevedo pela iniciativa de agregar uma equipe que tem o objetivo de investir na proteção das áreas remanescentes. Quero desejar muito sucesso ao secretário de Meio Ambiente, que ele seja feliz nas ações que desenvolver.”, afirmou Sidnei. O representante do Inea ainda colocou a equipe de fiscais e consultores à disposição do município.

A chefe da unidade de conservação Estação ecológica de Guaxindiba, Vânia Coelho, aproveitou a reunião para pedir ao secretário de Meio Ambiente para ajudar na fiscalização da unidade de conservação. “Meu objetivo é viabilizar condições para que aja fiscalização eficiente, em nossa unidade no município, no combate à extração de madeira”, disse Vânia.

Para o secretário de Meio Ambiente, Lael José dos Santos, a reunião foi além de suas expectativas. “O objetivo inicial da reunião foi tratar da questão do zoneamento ambiental, mas acabou indo além. Discutimos assuntos relacionados à estação de Guaxindiba e às soluções para conter o desmatamento em larga escala no município.”, declarou Lael.

domingo, 26 de abril de 2009

Prêmio da Mega-Sena acumula e deve atingir R$ 36 milhões

Caixa divulgou as dezenas do concurso 1.068 no sábado (25). Entretanto, nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas.
Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 36 milhões, informa Caixa. Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas no sábado (25) para o concurso 1.068 da Mega-Sena. Com isso, o prêmio, que era de R$ 30 milhões, acumulou para R$ 36 milhões para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira (29), segundo estimou a Caixa Econômica Federal.

Confira as dezenas sorteadas neste sábado:
25 – 27 – 44 – 47 – 48 – 57

O sorteio foi realizado na cidade de Rancharia (SP). (Fonte: g1.com )