sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sanfranciscano supera próprio tempo em Apneia Estática




O atleta de apneia estática Marcos Nunes, sanfranciscano que atualmente mora em Rio das Ostras, ultrapassou a sua marca que era de 5m23s, conforme o Blog noticiou aqui, e conseguiu ficar 5m48s embaixo d’água.

O tempo suportado por uma pessoa normal em apneia estática é de 45s a 1m20s. 

"Sou uma pessoa muito simples, apesar do esporte ser elitista. Sempre tive facilidade para prender a respiração e, desde que morava em São Francisco de Itabapoana, já treinava. Sempre considerei fácil esse desafio. Comecei a praticar depois dos 40, mas acho que a idade não influencia até certo ponto", afirma Marcos.

O atleta treina uma vez por semana. O treino consiste em três parciais: a primeira e segunda são para preparo e condicionamento do corpo, sendo a terceira pra valer.

Vale lembrar que o esporte profissional não pode ser praticado por amadores sem preparo e sem uma estrutura de suporte presente. Além de requerer exercícios respiratórios e de concentração regulares, condicionando pulmão, caixa torácica e abdômen.

A competição é realizada com a presença de um médico, que afere a pressão arterial e as condições físicas do atleta antes da apneia. Além disso, geralmente há o suporte de alguém da equipe dentro da piscina que monitora de perto o atleta, avisando-o de 30 em 30 segundos.

"Hoje, com esse tempo, me encontro no nível dos principais apneistas brasileiros. Tenho orgulho de representar minha cidade de São Francisco de Itabapoana nesse esporte”, conclui.

Nova apreensão do fruto da aroeira em SFI


Uma nova apreensão do frutos da aroeira foi feita em São Francisco de Itabapoana, menos de 24 horas após a Polícia Rodoviária Estadual interceptar um caminhão com 500 quilos do produto na noite de quarta-feira, 13-05.

Com base em uma denúncia anônima, por volta das 17 horas desta quinta-feira, 14-05, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com o apoio da Polícia Militar, chegaram a um depósito em Praça João Pessoa com uma tonelada e meia do fruto da aroeira.

O proprietário do depósito, E.G.P., 50 anos, foi autuado na Lei de Crimes Ambientais por ter em depósito produto de origem vegetal sem licença dos órgãos ambientais. Ele foi levado a 147ª Delegacia Legal, onde assinou um termo circunstanciado e responderá ao processo em liberdade. A pena para este tipo de crime é de detenção, de seis meses a um ano, e multa.


O produto foi apreendido, e novamente encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, que ficou como fiel depositário. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Heringer, como a aroeira apreendida, também conhecida como aroeira vermelha ou aroeira pimenta, não pode ser comercializada, geralmente a destinação é retornar à natureza na forma de alimento para diversas espécies de pássaros.

Segundo Vânia Coelho, chefe da Estação Ecológica de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana somente três produtores detêm a licença do Inea para extrair e comercializar o fruto da aroeira.

Novo campo do Estádio Municipal previsto para ser inaugurado este ano


O Estádio Municipal de São Francisco de Itabapoana deverá contar até o mês de setembro com o novo campo.  A previsão da secretaria de Esporte e Lazer é realizar a inauguração com as finais do Campeonato Municipal de Futebol.

O estádio, situado na localidade de Volta Redonda, próxima ao centro da cidade, já está com 60% de sistema de irrigação submerso implantado. No espaço será colocado um gramado para campo profissional (Bermuda Celebration), o mesmo do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O prefeito Pedrinho Cherene, acompanhado do vice-prefeito, Amaro Barros, do secretário de Esporte, Noel Júnior e do vereador Pachola, realizou uma visita técnica ao empreendimento nesta quinta-feira (14).

“Sempre visitamos as diversas obras espalhadas no município antes, durante e depois, com o objetivo de conferir a qualidade, bem como se está tudo de acordo com o projeto e se for necessário fazer alguns reajustes”, explicou o prefeito.


“Esperamos que no final de agosto a grama e o sistema de irrigação já estejam concluídos, logo, ficaremos só aguardando a inauguração”, destacou o secretário de Esporte, Noel Júnior.

Com informações da Ascom-SFI

Comerciante de Santa Clara pede ajuda para localizar cão de estimação


Esse cão está desaparecido desde a última quarta-feira, 13-05. Ele pertence ao Paulo Victor Macedo, do Restaurante e Pousada QCKé em Santa Clara. O animal de estimação se assustou com  uma queima de fogos na quarta-feira, 15-05, e fugiu. “Acredito que ele deve ter corrido bastante assustado, e alguém, provavelmente, o prendeu, até mesmo para o socorrê-lo, pois ele fica muito assustado”, acredita Paulo Victor.


Quem souber do paradeiro deste cachorro pode entrar em contato com a Rádio São Francisco, pelos telefones (22) 2789-2187 ou (22) 9.9915-2187.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Moto é roubada em São Francisco de Itabapoana


Uma moto foi roubada em Lagoa dos Paus, comunidade no entorno do Centro de São Francisco de Itabapoana, na tarde desta quinta-feira, 14-05.

Por volta das 16 horas, o proprietário do veículo, A.J., morador no bairro Macuco, próximo ao local do roubo, foi surpreendido por dois homens em outra moto. Os bandidos emparelharam com a vítima, e, armados, ordenaram que A.J. parasse e entregasse a moto, uma Honda 150, cor vermelha, placa LRA-2865.

A Polícia Militar montou um cerco, mas os ladrões não foram localizados. O roubo foi registrado na 147ª Delegacia Legal de SFI.


Há alguns meses o irmão da vítima também teve uma motocicleta roubada em Lagoa dos Paus. Na ocasião os ladrões agiram da mesma forma.

BPRV aprende caminhão carregado com frutos de aroeira em SFI


Matéria atualizada às 20h30

Semente é usada na indústria de cosméticos
Policiais do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) do Posto 15, em Imburi, São Francisco de Itabapoana, interceptaram na noite desta quarta-feira, 13-05, um caminhão baú F-350 carregado com meia tonelada de frutos de aroeira.

Por volta das 20 horas, os agentes notaram que o caminhão, que seguia no sentindo a Campos, desviou por uma estrada vicinal antes do posto policial. A atitude suspeita chamou a atenção dos policiais, que iniciaram uma perseguição ao caminhão, até que conseguiram interceptar o veículo.

A extração deste fruto requer licença ambiental para comercialização e transporte, já que a Aroeira é considerada uma espécie da flora nativa. A origem da carga é Barra do Itabapoana, litoral norte de São Francisco.  

O caminhão e a carga foram apreendidos. O motorista foi enquadrado no parágrafo único, do artigo 46 da lei 9605/98, Lei de Crimes Ambientais, transportar produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente. A pena para este tipo de crime é de detenção, de seis meses a um ano, e multa. O motorista do caminhão irá responder o processo em liberdade.

Como na Delegacia não há condições de armazenar a carga, os frutos foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, que ficou como fiel depositário.


Secretaria de Meio Ambiente ficou como fiel depositário

"Recebemos a carga e aguardaremos uma decisão judicial sobre o destino, que provavelmente deverá ser retornar à natureza, na forma de alimento para diversos pássaros", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Heringer. 

O produto seria levado até um galpão em Campos dos Goytacazes. Um inquérito foi aberto para investigação na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana.

Emprego na indústria de cosmético

Segundo informações dos pesquisadores Alisson Andrade Almeida e João Paulo Viana Leite, no artigo "A Hora e a vez da Aroeirinha", o óleo essencial extraído da semente da aroeira tem ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias, fungos e vírus, além de atividade repelente contra a mosca doméstica. Externamente, o óleo essencial é utilizado na forma de loções, géis e sabonetes, indicado para a limpeza de pele, coceira, acne, manchas, antissepsia de ferimentos, micoses e para o banho.

Recentemente, a forte ação antioxidante de extratos da aroeira tem chamado a atenção da indústria de cosmético, que a utiliza principalmente em formulações para a proteção da pele.  O óleo essencial, pela sua fragrância, também é altamente apreciado pela indústria de perfumes.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Comunidades de SFI estão recebendo ações em prol da saúde preventiva


Diversas comunidades do município de São Francisco de Itabapoana estão recebendo atendimentos focados na saúde preventiva, voltados para o seguinte tema: hipertensão arterial e alimentação saudável.  As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Estratégia Saúde da Família ESF. 

A coordenadora Técnica ESF/PACS, Dailane Henriques, explicou que as equipes do ESF atenderão pelo menos oito unidades de saúde da região.  

“Nós contamos com a parceria da nutricionista do programa Bolsa Família da Secretaria de Promoção Social. Assim, disponibilizamos bons profissionais para o alcance do nosso objetivo: promover mais qualidade de vida, conscientizando a todos de que nós somos os maiores responsáveis pelos cuidados  com a nossa saúde”, destacou.

A primeira ação do ESF foi realizada na manhã desta última quarta-feira (12) na Unidade de Saúde da Família de Santa Clara e contou com a presença de um  grande público.

Confira o cronograma das ações:

12/05- Unidade de Saúde da Família de Santa Clara (organização Pacs – I) , início às 08h30;
14/05 – Salão da Igreja Batista de Brejo Grande (organização Pacs – II);
19/05 -  Unidade Básica de saúde da Família de Gargaú, início ás 08h30;
20/05 - Unidade Básica de saúde da Guaxindiba, início ás 08h30;
21/05 - Unidade Básica de saúde da Família de Barra de Itabapoana, início ás 08h30;
22/05 - Unidade Básica de saúde da Família de Imburi, início às 14h;
26/05 - Unidade Básica de saúde da Família de Travessão de Barra, início às 08h30;
28/05 - Unidade Básica de saúde da Família de Praça João Pessoa, início às 08h30.


Ascom-SFI

Missa de cura e libertação em Guaxindiba


terça-feira, 12 de maio de 2015

Loja comercial arrombada no Centro de São Francisco de Itabapoana

Foram furtados um notebook, avaliado em R$1.700, e a importância de R$400 em dinheiro.

A proprietária de uma loja, no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana, na Avenida vereador Edenites da Silva Viana, encontrou a porta de vidro arrombada na manhã desta segunda-feira, 11, quando chegava ao estabelecimento por volta das 8 horas.

De acordo com a comerciante Tatiana Oliveira Martins, elementos ainda não identificados pela Polícia Civil, arrombaram a fechadura sem quebrar a porta de vidro e acessaram o interior da loja.

Segundo Tatiana, o crime aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira. Após um levantamento no interior da loja, a proprietária deu por falta de um notebook LG avaliado em R$1.700 e a importância de R$400 em dinheiro.

A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. 

Dois jovens feridos em acidente em São Francisco de Itabapoana


Vítimas são um auxiliar de pedreiro de 21 anos e uma menor de 15 anos. O primeiro perdeu o controle da motocicleta e caiu. A adolescente estava na garupa. Auxiliar de pedreiro ficou gravemente ferido. 

Dois jovens: o auxiliar de pedreiro Damião Carlos Azevedo Mota, 21 anos, e uma jovem de nome com inicial L., de 15 anos, ambos moradores na Rua do Dil em São Francisco de Itabapoana, foram vítimas de acidente de moto na noite de sábado, 9, na RJ-224, próximo a Praça João Pessoa.

Segundo informações de familiares, Damião Carlos está internado na UTI do Hospital Ferreira Machado com suspeita de grave lesão na coluna, mas fora de perigo de morte. O estado de saúde da jovem de 15 anos é bom. Ela poderá ter alta a qualquer momento.

Já Damião Carlos é que mais preocupa os familiares. Ele teve duas fraturas na vértebra e um desvio de medula.  

“Está sem sensibilidade do abdome até os pés. Teve também uma lesão no tórax que lhe causou uma hemorragia, mas já está se recuperando”, informa a prima Miliane.

Ele está lúcido e conversa com os médicos e familiares, mas ainda depende de uma vaga para uma cirurgia da coluna em um hospital em Itaperuna ou em outro hospital. Os médicos não estão otimistas com a possibilidade do jovem voltar a andar. Mas Damião está confiante e pede que orem por ele.   

O Blog faz um apelo aos nossos jovens  para que evitem altas velocidades em suas motos pelas estradas. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, têm sido comuns os "pegas" de motocicletas pela RJ-224 nos finais de semana. Precisamos conscientizar estes jovens da importância de se preservar a vida. Não vale a pena buscar "adrenalina" nestas "competições" que podem terminar em morte das estradas. Quando não acontece o óbito; muitos destes jovens acabam em uma cadeira de rodas. A vida é o bem mais precioso. 

O Blog torce que Damião Carlos se recupere e volte a trabalhar em sua profissão de auxiliar de pedreiro com o seu pai. Temos informações que o Damião é um bom rapaz, que não bebe e não fuma. Acorda cedo para trabalhar e é um bom filho. 

Começa o Campeonato Municipal de Futebol de SFI


Começou neste domingo, 11-05, o Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapaona. São 15 equipes que disputam a competição. Confira os resultados desta primeira rodada nas categorias Aspirante e Principal:



segunda-feira, 11 de maio de 2015

Rotary São Francisco participa da XXX Conferência Distrital com o tema “Tolerância e Companheirismo”

Evento acontece neste final de semana no Sesc Mineiro, em Grussai,  litoral de São João da Barra.


O Rotary Club São Francisco de Itabapoana participa, neste final de semana da XXX Conferência Distrital da Tolerância e do Companheirismo cuja abertura será nesta quinta-feira, às 19 horas no SESC Mineiro, na Praia de Grussai litoral de São João da Barra. O evento será declarado aberto pelo governador do Distrito 4750 do RI, Francisco Tomaz Espinosa Oliveira e reunirá rotarianos de várias partes do Brasil e do mundo, com uma intensa programação que vai até sábado, dia 16. 

O prefeito de São João da Barra, José Amaro (Neco )  após a abertura oficial,  fará um pronunciamento e dará as boas-vindas aos conferencistas.  

Dentre os palestrantes da Conferência, o professor Marcelo Machado Feres, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), discorrerá sobre o tema “Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”.

Em outra palestra o economista Alexis Cavicchini, abordará o tema “Oportunidades na Economia do Norte e Noroeste do Estado”.


Durante a Conferência o  representante do Intercâmbio Internacional de Jovens, Eduardo Coelho Sancho, do RC Caledônia, apresentará ao público,  os Grupos de Intercâmbio de Jovens. Um jantar festivo seguindo de um baile com Dom Américo encerrará a programação na noite de sábado, 16, a partir das 20 horas. Confira toda programação aqui

Conselho de segurança pública de SFI volta a se reunir em Coréia, dia 19-05


Reunião realizada em Coréia, em abril de 2014
O Conselho de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana promove reunião itinerante no próximo dia 19 de maio, terça-feira, às 10 horas, na Associação de Moradores de Coréia, em São Francisco de Itabapoana.

Segundo o presidente do Conselho de Segurança Pública de SFI, Romário Teixeira Bernardo a intenção da reunião é promover a aproximação da comunidade com a estrutura de segurança pública do Estado.

“Esta reunião será especial para o Conselho. Recentemente recebemos o reconhecimento da Secretaria Estadual de Segurança Pública como sendo o Conselho mais atuante do Estado do Rio de Janeiro. E no dia 19, em Coréia, estaremos recebendo uma comitiva da Secretaria, direto do Rio de Janeiro, além dos comandos do 8º BPM e do 6º CPA”, disse.


“Contamos com a presença dos moradores para debatermos a segurança pública em prol da comunidade”, convida Vânia Campos Linhares, presidente da Associação de Coréia.

Empresa sanfranciscana implanta rede de fibra óptica em SFI

Informe publicitário


A fibra óptica já chegou a São Francisco de Itabapoana. A Alfa Telecomunicações, empresa sanfranciscana especializada em internet banda larga, implantou em 2014 o primeiro sistema de telecomunicações através de fibra óptica disponível a pessoa física no município.

Segundo o proprietário da empresa, Vagner Gomes, o sistema, implantado na sede do município, permite uma internet mais segura e rápida. “Estamos satisfeitos com o resultado da fibra óptica. Já migramos quase 100% de nossos clientes da sede do município da internet via rádio para a fibra óptica. A fibra óptica oferece mais confiabilidade na transmissão de dados e a possibilidade de aumentar a velocidade da conexão”, disse.

O empresário revela a ousadia de sua empresa em investir na cidade. “Como busco excelência nos serviços prestados pela Alfa, fizemos um grande investimento para implantar a fibra óptica com o propósito de oferecer qualidade”, revela.

Ainda de acordo com Vagner, em breve a empresa planeja um novo investimento que proporcionará aumentar ainda mais a velocidade da conexão. Para incentivar o pagamento das mensalidades em dia, o empresário sorteará uma moto no fim do ano com os clientes que pagam suas contas em dia.

São Francisco de Itabapoana pode se orgulhar de ter empresas como a Alfa Telecomunicações, que oferecem serviços de qualidade à população.

Festa pelo Dia das Mães nesta segunda (11-05) em Nova Belém



Campeonato Municipal de Escolinhas de Futebol em SFI reúne vários jovens atletas





O Campeonato Municipal de Escolinhas de Futebol de São Francisco de Itabapoana está reunindo diversos jovens atletas da região. Ao todo são dez escolinhas disputando o título. A competição esportiva está sendo promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Os primeiros confrontos começaram neste último sábado (9) e teve o seguinte resultado: a equipe do Coréia venceu o Buena pelo placar de 5 x 0.  No outro jogo, o time Gargaú goleou o Guaxindiba por 15 x 0. 

O secretário de esporte de SFI, Noel Junior, esteve presente nos jogos de abertura, realizados no campo do Nacional, em Gargaú. "Estou cumprindo o que prometi aos professores, alunos e pais de alunos que era dar início a mais este projeto. Pude ver de perto a alegria de nossas crianças em entrar em campo e praticar atividade esportiva", comentou.

No próximo sábado (16) será  a vez das equipes Barra,  Travessão, Praça e Volta Redonda  competirem, às 9h,  no campo da localidade de Travessão de Barra. O campeonato Municipal de Escolinhas de Futebol de São Francisco é o primeiro de uma sequência de cinco competições, entre elas, o campeonato municipal de futebol Aspirante e Principal, Copa São Francisco de Futsal Feminino e o Campeonato Master (quarentão).

Ascom-SFI

Alunos do Ciep participam de torneio de basquete nesta segunda e terça em SFI


Como objetivo de desenvolver o basquete na escola e em comemoração aos 21 anos do Ciep 470 será realizado o 21º Torneio de Basquete. O torneio acontecerá nesta segunda-feira (11-05) e terça-feira (12-05), e será aberto à comunidade. Este evento terá a participação dos alunos do 9º ano ao ensino médio da escola . Os alunos receberão troféus e medalhas. A organização é do professor de educação física Osvaldo Teles.

domingo, 10 de maio de 2015

Alice Leão, exemplo de mulher

Homenagem do Blog a todas mães.

Dona Alice, 94 anos. 
Fide tarde de sábado, véspera de domingo, 10, Dia das Mães, cheguei à casa de Dona Alice Leão, na Fazenda Santa Luzia, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. Ali mora uma mãe que gerou 22 filhos. Uma família querida com netos, bisnetos e tataranetos.  Na porteira fomos recebidos por uma de suas filhas, muito simpática, que se despedia de outra família de amigos que fora visitá-la. 

Cerlite, dona Alice e Rosane Berto.
“É assim, a casa de minha mãe, muito querida. Aos 94 anos, gosta de receber todos que a procuram e vocês também são bem-vindos, podem chegar”, diz.

Pretendia visitar Dona Alice ainda pela tarde de sábado, mas já era noite quando cheguei, com clima agradável, sem ventos e com um céu estrelado. Logo na chegada permaneci parado, em frente à casa de onde se visualizava, além das terras da fazenda, as encostas dos morros, das plantações e os jardins de dona Alice.

Naquele recanto mágico muitas histórias de vida ouvimos daquela mulher, que aos 94 de idade é o exemplo de mãe que gerou 22 filhos, todos amamentados no peito,  criados com carinho e amor. Alguns já vivendo no oriente eterno, outros com certeza estarão hoje visitando-a para abraçá-la.

“Dos meus 22 filhos, 21 nasceram aqui na casa da fazenda, todos de parto com ajuda da parteira tia Chica, a luz de lamparina”, diz.

Segundo Dona Alice, quando começava a sentir as dores do parto, simulava uma dor de cabeça, ia para o quarto e mandava chamar tia Chica que preparava um chá e mandava avisar aos demais filhos que uma cegonha estava chegando com mais um bebê.

Segundo dona Alice Leão naquele tempo não tinha televisão, rádio, telefone, carro e nem internet. “A gente namorava muito e vivia com alegria”, diz.

Os momentos de emoção foram ao relembrar o marido, o saudoso Palmiro Leão e os filhos que já partiram. Mas teve tempo de declamar alguns versos, que segundo ela eram comuns serem recitados nos tempos de namoro. Tempo bom, né Dona Alice? Que Dona Alice receba, neste domingo, muitos abraços dos filhos e dos amigos, no qual o Blog, através desta importante mulher, homenageia todas as mães visíveis e invisíveis. Agradecemos também à líder comunitária de Pingo D'Água, Mirthes, quem agendou a entrevista, como sempre contribuindo para a felicidade de todos.  
Cerlite, dona Alice com este blogueiro.


Sanfranciscano chega ao nível dos principais atletas de Apneia Estática do Brasil


Há quatro meses o atleta de apneia estática Marcos Nunes participou de uma brincadeira em um retiro e atingiu a marca de 3:35 minutos. O tempo suportado por uma pessoa normal em apneia estática é de 45 segundos a 1:20 minutos. Foi então que Marcos decidiu fazer apneia de modo profissional.

"Sou uma pessoa muito simples, apesar do esporte ser elitista. Sempre tive facilidade para prender a respiração e, desde que morava em São Francisco de Itabapoana, já treinava. Sempre considerei fácil esse desafio. Comecei a praticar depois dos 40, mas acho que a idade não influencia até certo ponto", afirma  o atleta que atingiu a marca de 5:23 minutos em apneia estática, conforme pode ser visto em vídeo.

O atleta sanfranciscano, que hoje mora em Rio das Ostras, treina uma vez por semana. O treino consiste em 3 parciais: a 1° e 2° são para preparo e condicionamento do corpo: a terceira é valer.

“As duas primeiras eu só aqueço. A marca do vídeo foi alcançada na 2° parcial (ainda no treino), talvez se tivesse feito a terceira poderia ter ido mais longe", afirma o atleta Marcos.

Vale lembrar que o esporte profissional não pode ser praticado por amadores sem preparo e sem uma estrutura de suporte presente. Além de requerer exercícios respiratórios e de concentração regulares, condicionando pulmão, caixa torácica e abdômen.

 A competição é realizada com a presença de um médico, que afere a pressão arterial e as condições físicas do atleta antes da apneia. Além disso, geralmente há o suporte de alguém da equipe dentro da piscina que monitora de perto o atleta, avisando-o de 30 em 30 segundos." Hoje, com esse tempo, me encontro no nível dos principais apneistas brasileiros. Tenho orgulho de representar minha cidade de São Francisco de Itabapoana nesse esporte”, conclui.