sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Grande Aprendiz: candidatos serão entrevistados neste sábado


O projeto O Grande Aprendiz convoca os 60 candidatos aprovados na primeira etapa da seleção para comparecerem neste sábado (05/06), às 9h, no Restaurante Bella Pizza, mesmo local das inscrições. Na ocasião acontecerá a segunda e última etapa para formação da segunda turma do curso de treinamento para trabalhar embarcado nas plataformas de petróleo. Trinta candidatos serão selecionados por meio de entrevista. Mais informações entre aqui no blog do projeto.

Saiba mais:

Projeto O Grande Aprendiz divulga lista dos 60 candidatos aprovados na primeira fase da seleção
Projeto O Grande Aprendiz tem recorde de inscrições

Arte e fé no III Concurso de Tapetes de Corpus Christi em SFI



Comissão julgadora analisa os trabalhos, enquanto já à noite fiéis aguardavam a divulgação dos ganhadores do concurso de tapetes

Matéria da Ascom-SFI


Os jurados do III Concurso de Tapetes de Corpus Christi, em São Francisco de Itabapoana, tiveram dificuldade para escolher os ganhadores devido à beleza dos trabalhos. Os participantes inovaram este ano, trazendo o desenho já pronto em TNT, isopor ou papel. Os materiais utilizados para decorar as imagens também foram diversificados. Conchas, copinho de café, cabelo de boneca e muitos outros materiais ajudaram a dar mais vida aos tapetes.

O concurso é uma realização da paróquia de São Francisco de Paula em parceria com a prefeitura. O objetivo da competição é motivar os fiéis a participarem da programação religiosa. Foram premiados com troféus os três primeiros colocados nas seguintes categorias: Temáticas Bíblicas, Campanha da Fraternidade 2010 (Economia e Vida) e Retrato Paisagem.

Os tapetes foram produzidos na Avenida Vereador Edenides da Silva Viana. Três bancas julgadoras, cada uma com um tema, avaliaram os trabalhos segundo os critérios de: criatividade, material utilizado, concordância com o tema, definição do desenho e harmonia das cores utilizadas.

Mesmo com a chuva centenas de pessoas visitaram os tapetes e participaram da procissão. Após a missa solene, foram divulgados, no telão instalado na rua, os ganhadores. Encerrando a solenidade houve queima de fogos e o Evangelizashow com a banda “Novo Ardor”.

Segue abaixo a relação dos ganhadores:

Categoria: Campanha da Fraternidade 2010

1º - Apostolado da Oração

2º -Comunidade de Taquaruçu

3º - Pastoral da Crisma


Categoria: Retrato Paisagem

1º - Comunidade Santa Clara

2º - Secretaria de Educação

3º - Escola Municipal Manoel Alves de Carvalho (Praça Imaculada)


Categoria: Temática Bíblica

1º - secretaria de Administração

2º - Catequese

3º - Comunidade Nossa Senhora da Penha (Aroeira)

Um final feliz

O caso de Julio Igresias teve um final feliz, mas não deve servir de exemplo para outros adolescentes. Afinal ele correu risco de morte, dormiu ao relento, passou fome, enfrentou noites frias e viveu pelas ruas do Rio de Janeiro como pedinte e sem rumo. Quem lê a matéria deve ficar curioso com a declaração do menor ao conselho tutelar de que estava feliz, pois conheceu o Rio e que agora seu desejo era voltar. O caso merece atenção de assistentes sociais , pedagogos e do Conselho Tutelar.

Adolescente de Praça João Pessoa reaparece para o Conselho Tutelar no Rio de Janeiro

Julio Igresias: “Estou feliz, conheci o Rio, e agora quero voltar para casa”

A mãe, Margareth Gabi (E), se encontrou no Conselho Tutelar do Rio com a conselheira Vânia para apanhar o menino

“Estou feliz: conheci a cidade do Rio de Janeiro, andei de trem e de metro, e só não consegui visitar o Cristo Redentor”. Estas foram as primeiras palavras do adolescente Julio Igresias Gabi Barroso (foto), 14 anos, ao procurar espontaneamente a conselheira Vânia Silva, ontem, 03-06, por volta das 15 horas na sede do Conselho Tutelar da Zona Sul, em Laranjeiras, dizendo que agora quer voltar para casa.

O adolescente fugiu de casa em Praça João Pessoa, 3º distrito de São Francisco de Itabapoana, desde o dia 15 de abril. A sua localização, no dia 8 de maio, só foi possível graças uma matéria lida no Blog do Paulo Noel por um comerciante do Rio, Francisco Cymbra, que tem um quiosque de flores no Leblon onde o menor foi pedir ajuda. Só que por um “cochilo” de funcionários do Centro de Recepção Taiguara, também em Laranjeiras, o garoto fugiu, após ser entregue pelo comerciante.

Ontem, felizmente veio a boa notícia do reaparecimento do menor. O Conselho Tutelar de SFI já está no Rio de Janeiro com a mãe do menor, a secretária doméstica Margareth Gabi Barroso e, ainda hoje, Julio Igresias estará em casa.

Saiba mais:
Caso Julio Igresias: Adolescente foge a poucas horas do tão esperado reencontro
Adolescente que fugiu de casa em Praça João Pessoa encontrado no Leblon, Rio de Janeiro
Menino de Praça João Pessoa continua desaparecido

quinta-feira, 3 de junho de 2010

III Concurso de Tapetes de Corpus Christi mobiliza fiéis em São Francisco




Na madrugada desta quinta-feira (03) os católicos de São Francisco de Itabapoana enfrentaram o frio, o cansaço e o sono para prepararem os tapetes por onde passará procissão de Corpus Christi, data em que a igreja católica no mundo inteiro celebra a instituição da Eucaristia.

Comunidades católicas das capelas da paróquia de São Francisco de Paula, secretários e funcionários do poder executivo do município e pessoas da comunidade, principalmente jovens, montaram grupos para fazerem os tapetes e assim participarem do III Concurso de Tapetes de Corpus Christi. A competição é uma realização da paróquia em parceria com a prefeitura. O objetivo é manter a tradição religiosa, levando os fiéis a participarem da programação cristã. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados nas seguintes categorias: Temáticas Bíblicas, Campanha da Fraternidade 2010 (Economia e Vida) e Retrato Paisagem.

Os tapetes foram produzidos na Avenida Vereador Edenides da Silva Viana e serão avaliados por uma banca julgadora segundo critérios de: criatividade, material utilizado, concordância com o tema, definição do desenho e harmonia das cores utilizadas. A divulgação do julgamento está prevista para as 15h. Às 18 horas haverá procissão, seguida de missa solene na matriz e Evangelizashow com a banda “Novo Ardor”.

Cronograma do Corpus Christi:

14h30min - visita aos tapetes

15h – julgamento

18h - procissão, em seguida missa solene e o evangeliza show com a banda Novo Ardor.

Com informações da Ascom-SFI
Fotos: Paulo Noel

Animal solto provoca acidente no Centro de São Francisco



Um animal solto provocou um acidente no final da tarde desta quarta-feira (02/06) na Rua Daud Salomão Acruche, no Centro de São Francisco de Itabapoana. Tiago da Silva Lima, 22 anos, pilotando uma motocicleta, atropelou um bezerro quando passava em frente ao número 32. O rapaz estava de capacete, e não se feriu com gravidade. Ele foi levado pelo resgate para o Hospital Manoel Carola com dores na perna, medicado e liberado. Quando a nossa equipe chegou a moto envolvida não estava mais no local. O bezerro estava aparentemente bem.

O acidente reascende a discussão a cerca da irresponsabilidade de alguns proprietários de animais. Felizmente o rapaz passa bem, mas poderia ter acontecido uma tragédia.

Coincidência e desespero da mãe

Tiago da Silva Lima é morador em Fazendinha, localidade as margens da RJ-232, entre São Francisco e Guaxindiba. Ele é filho de Jobel Lima e Marinete Neves. O acidente também chamou a atenção para uma consciência. Marinete trabalha numa residência em frente ao local do acidente, e saía do trabalho quando se deparou com o motociclista no chão. Por o local ser escuro, Marinete só percebeu que se tratava do filho quando se aproximou. Ela ficou em estado de choque, e precisou ser amparada por algumas mulheres ainda no local.

Comunidades católicas trabalham na conclusão dos tapetes de Corpus Christi

Avenida já está quase pronta para tradicional festa cristã



Imagens da preparação dos tapetes de Corpus Christi registradas às 06h45m desta quinta-feira (03/06). As comunidades católicas passaram a madrugada preparando os tapetes, que estão sendo confeccionados até as proximidades da Clínica Fênix, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

II Semana Integrada de Meio Ambiente realizada em São Francisco


Nesta quarta-feira (02), o município de São Francisco de Itabapoana foi sede da II Semana Integrada de Meio Ambiente da Região Norte Fluminense. O evento é uma realização da Petrobras juntamente com a UFRJ, através do Projeto Pólen, e conta com o apoio das prefeituras de São Francisco, São João da Barra e Campos.

O objetivo do encontro foi apresentar e discutir os produtos do evento do ano passado (vídeo, cartilha educativa e Carta de Intenção) e assim refletir como tal material pode ser utilizado como ferramenta de ensino. Em 2009, ambientalistas e gestores dos Pólens das três cidades elaboraram o material, após terem participado de uma expedição pelos Manguezais da Carapeba (Campos), de Gargaú (SFI) e da CEAHB (SJB).

A cartilha será destinada aos alunos do ensino fundamental, o vídeo aos do Ensino Médio e a Carta será entregue a cada um dos prefeitos das três cidades. “Hoje vamos apresentar e discutir este material piloto com alunos e professores para verificarmos a necessidade de acrescentar ou modificar alguma coisa. O vídeo e a cartilha abordam os aspectos dos três manguezais em conjunto. Já a Carta de Intenção é individual para cada município”, explicou um dos gestores do Pólen de São Francisco, Edmar Henriques.

Pólen

O Projeto Pólen é uma parceria da Petrobras com a UFRJ. Foi criado em 2006 por determinação do IBAMA, como requisito para concessão da licença ambiental para estatal operar nos 13 municípios (Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana ).

Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

terça-feira, 1 de junho de 2010

Cabral dia 08 em SFI para inaugurar obra na RJ-224

Está confirmada a visita do Governador Sérgio Cabral a São Francisco de Itabapoana para o dia 08 de junho de 2010, às 13 horas. Cabral vai inaugurar a obra de recapeamento da RJ-224, trecho entre São Francisco e Barra do Itabapoana. Penso não ser essa obra algo eleitoreiro, já que era uma necessidade para o município, e inevitavelmente sairia devido aos apelos da imprensa, população e dos políticos da região. Entretanto, desculpe a franqueza, e o Governo do Estado tem todo o direito ao contraditório, fica a sensação de que a inauguração da obra, em ano eleitoral, se arrastou até os 45 minutos do segundo tempo. Depois de quase dois anos de idas e vindas, a obra finalmente será inaugurada.

Na ocasião haverá também o lançamento da pedra fundamental da Delegacia Legal.

Confira as postagens anteriores sobre o recapeamento:

Agosto/08 - Estrada RJ-224, trecho São Francisco-Barra começa a receber melhorias
Julho/09 - Sérgio Cabral anuncia uma série de investimentos em São Francisco
Agosto/09 - DER retoma obras na RJ 224 em São Francisco
Outubro/09 - Três feridos em acidente próximo à Rua do Dil
Novembro/09 - Orçada em 8 milhões obras do DER na RJ-224 em São Francisco começou e não terminou
Abril/10 - Asfaltamento da RJ 224 chega a Praça João Pessoa e se aproxima do Parque de Exposição

Projeto O Grande Aprendiz divulga lista dos 60 candidatos aprovados na primeira fase da seleção


Saiu a lista dos 60 candidatos aprovados na primeira fase da seleção para formação da segunda turma do projeto “O Grande Aprendiz”. Ao todo 201 inscritos foram avaliados individualmente, de acordo com uma ficha de auto imagem preenchida pelos próprios candidatos. “No processo seletivo, após preenchimento de uma ficha de auto-imagem, selecionamos os 60 candidatos, e posteriormente, em entrevista, selecionaremos o grupo que será composto por 30 alunos”, disse o coordenador Aroldo Leandro da Silva. Para ver a lista dos aprovados nesta primeira etapa clique aqui para acessar o blog do projeto.

Saiba mais:

Prorrogado prazo de inscrições para os cursos a distância do Cederj


A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) prorrogou as inscrições de seus cursos até o próximo dia 6 deste mês. O Polo São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep 470, oferece 95 vagas distribuídas para os cursos de Biologia, Matemática e Pedagogia. O Consórcio CEDERJ atua com aulas na metodologia de educação a distância. As provas do Vestibular CEDERJ/UAB 2010-2 estão marcadas para o dia 19 de junho. Vale ressaltar que os locais de prova, normalmente, são nas cidades onde os polos estão localizados.

As inscrições são feitas pela internet, no site www.cederj.edu.br/vestibular, ou presencialmente, nos próprios polos. A taxa de inscrição custa R$ 57. Para mais informações, os interessados em São Francisco de Itabapoana devem ligar para 2789-1323 ou 2789-1530. De terça a sexta, das 13 às 22 horas e sábados, das 8 às 17 horas.
Vagas para São Francisco de Itabapoana:

Biologia-UENF: 30
Matemática-UFF: 25
Pedagogia-UNIRIO: 40

Outros 32 polos espalhados em todo o estado oferecem cursos como Administração, Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo e Tecnologia em Sistemas de Computação.

Nas Regiões Norte e Noroeste, além de São Francisco de Itabapoana, há cursos em Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Natividade e São Fidélis.

No ato da inscrição, os candidatos terão que determinar o curso e o polo onde estudarão. Com isso, a concorrência se dará entre inscritos por polos e cursos. Por exemplo: o candidato que disputa uma vaga em determinado polo, concorre apenas com os demais inscritos para unidade e para o mesmo curso.

Ao ser aprovado no Vestibular Cederj, o candidato será um estudante regularmente matriculado em uma das universidades parceiras, e, ao concluir a graduação, receberá um diploma igual ao dos alunos dos cursos presenciais.

Com informações do site do Cederj

segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Síndrome da Alienação Parental” será tema de palestra no Rotary São Francisco

A palestra será proferida pelo advogado (foto) Afonso Feitosa do Rotary Niterói.

Está programado para a próxima sexta-feira, 4 de junho, na sede do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, em Santa Clara praia de São Francisco de Itabapoana (RJ) uma palestra proferida pelo advogado e rotariano Afonso Feitosa às 19 horas abordando o tema “Síndrome da Alienação Parental” . Toda a comunidade está convidada. O tema é polêmico, mas precisa ser debatido.

O que é a Síndrome de Alienação Parental (SAP)?

Também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

Os casos mais freqüentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. Isto é a síndrome de alienação parental: programar uma criança para que odeie o genitor.

Saiba mais sobre o assunto:
Congresso Nacional na luta contra a Alienação Parental.

Está tramitando no congresso nacional o Projeto de Lei 4053/2008 que ajuda a protejer as crianças e adolescentes de serem vítimas da Alienação Parental. Leia mais e envie sua mensagem de apoio.
___________________________________________
Alienação Parental na revista IstoÉ
(Edição 2038 - 26/11/2008)
Famílias dilaceradas - Pai ou mãe que joga baixo para afastar o filho do ex-cônjuge pode perder a guarda da criança por "alienação parental"
por Claudia Jordão
____________________________________________
Alienação Parental na revista Visão Jurídica
(Edição nº 30 - 11/2008)
A justiça deve ter coragem de punir a mãe ou o pai que mente para afastar o outro genitor do filho menor. por Alexandra Ullmann (psicóloga e advogada)
________________________________________________

Rapaz é agredido na Praça de São Francisco com um golpe de enxada

Preso em flagrante, andarilho é o suspeito da tentativa de homicídio
Fotos: Paulo Noel
Wagner dos Santos foi socorrido pelo resgate e levado para o HFM, enquanto populares vigiavam o agressor até a chegada da Polícia Militar
_________________________________
Uma ocorrência, por volta das 16h30m deste domingo (30/05), trouxe apreensão para a população de São Francisco de Itabapoana. Wagner dos Santos, 27 anos, morador na “Rua do Dil”, em São Francisco de Itabapoana, foi agredido com uma enxada. O crime aconteceu na Praça de São Francisco de Paula, no centro da cidade. O suspeito da tentativa de homicídio foi preso em flagrante. Trata-se de Edelson Gomes de Almeida, 65 anos. Ele foi levado para a Delegacia de São Fidélis, que funcionou como delegacia de área neste domingo. A vítima está internada no Hospital Ferreira Machado. Wagner recebeu um golpe de enxada na cabeça, e por sorte não corre risco de morte. Ele segue em observação no repouso masculino (informação checada às 17h45m de 31/05/10).

Ainda não se sabe o motivo da agressão, mas segundo ouvintes que participaram, nesta segunda-feira, do jornal São Francisco é Notícia, da Rádio São Francisco FM, Edelson seria um andarilho que perambula pelas ruas da cidade e teria problemas mentais. De acordo com os mesmos ouvintes, na medida em que as pessoas o provocavam nas ruas, o andarilho representava um risco para a sociedade.

“Outro dia desse um amigo mexeu com ele na rua, o provocando desnecessariamente, e ele partiu pra cima de mim com uma faca. Acho que ele me confundiu com o meu amigo”, disse um adolescente que preferiu não se identificar. Ele contou que na ocasião se refugiou numa lan house para não ser agredido.

A ouvinte Maria das Neves disse que conhece o andarilho. “Ele morava em Bom Lugar (localidade ao norte de São Francisco de Itabapoana), e há 10 anos adotou esse perfil de perambular pelas ruas. Esse homem era um eletricista de ‘mão cheia’ e já teve muitas posses. Não sei o motivo que o fez adotar esse estilo de vida”, conta.

Pela Categoria Aspirante ninguém segura o Buena


Ninguém segura o Buena pela Chave A da Categoria Aspirante do Campeonato de Futebol Amador de SFI. O time é o único 100% até o momento. A vítima dessa vez foi o sossego, que jogando em casa perdeu para o time que está sendo considerado a sensação do campeonato (4 a 0). Pela Chave B o travessão, mesmo empatando, continua líder.

Confira os resultados:

CHAVE A

Amavor 2 x 0 Flor de maio
Sossego 0 x 4 Buena
S. Francisco 2 x 2 Praça Imaculada
Guaxindiba 2 x 1 Gargaú
Folga: Nova Belém
Classificação:
Clique na tabela de classificação para ampliá-la.


CHAVE B

Vilão 2 x 1 Morro do Bode
Deserto Feliz 1 x 4 Amprajope
Travessão 1 x 1 Palmeirinha
Quatro Bocas 1 x 0 Santo Amaro

Classificação:
Clique na tabela de classificação para ampliá-la.

Campeonato de Futebol de SFI: Buena e Amprajope lideram suas chaves

Neste domingo a bola rolou nos gramados de São Francisco de Itabapoana pela quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol. Na Categoria Principal, Chave A, o time do Buena assumiu a ponta isoladamente após vencer o Sossego fora de casa. Em uma partida com muitos gols, o novo líder levou a melhor, e fez 6 a 4 no adversário. Antes da rodada de ontem, o Buena liderava ao lado de Guaxindiba e Gargaú, que fizeram o clássico em Guaxindiba. O jogo foi uma atração a parte durante a Festa dos Pescadores. No fim o empate em 0 a 0 beneficiou o Buena. Agora, Buena que se cuide, pois quem está dando trabalho aos adversários é o Flor de Maio. O time ainda não perdeu na competição, e está isolado na vice liderança, podendo representar uma ameaça ao Buena, pois tem um jogo a menos em relação ao líder. O Flor de Maio fez um bom trabalho na rodada, e bateu fora de casa o Amavor por 3 a 2. Já o time do São Francisco, jogando em Nova Belém, perdeu para o Praça Imaculada por 2 a 1. A equipe, apesar de contar com um bom elenco, não conseguir implantar um ritmo de jogo. Dos 15 pontos disputados até o momento; conquistou apenas quatro. E pra complicar, Praça Imaculada e Nova Belém, que estão atrás na classificação, além de Amavor e Sossego, que estão a frente, têm um jogo a menos. E o time da sede do município ainda vai folgar na próxima rodada.

Pela Chave B o equilíbrio é tão grande que a prova disso se vê na classificação. O time que lidera a competição, antes da rodada começar era apenas o quinto colocado. E o novo líder é o Amprajope, que não tomou conhecimento do Deserto Feliz, e aplicou uma goleada por 5 a 1 fora de casa. Tudo conspirou a favor do Amprajope na rodada, e os resultados foram satisfatórios para a equipe. Foi um domingo em que os bons ventos sopraram lá pras bandas de Praça João Pessoa. As derrotas do Palmerinha, para o Travessão (2 a 1), e do Morro do Bode, para o Vilão (2 a 0), além do empate entre Quatro Bocas e Santo Amaro (2 a 2) era tudo o que o Amprajope queria. Até o placar vantajoso sobre o Deserto Feliz ajudou o time a superar o Santo Amaro, vice líder, no saldo de gols.

No próximo domingo não haverá rodada pela Chave B. Apenas um jogo entre Morro do Bode e Travessão, partida válida pela segunda rodada, e que não foi realizada no dia 09 de maio em função do atraso da arbitragem. A partida terá um sabor especial, pois que vencer assume a liderança. Pela Chave A os jogos vão seguir normalmente.

Confira os resultados e a tabela de classificação:

Chave A:

São Francisco 1 X 2 Praça Imaculada
Sossego 4 X 6 Buena
Amavor 2 X 3 Flor de Maio
Guaxindiba 0 X 0 Gargaú
Folga: Nova Belém

Classificação

1º Buena ---------------------------- 9 P / 5 J / 3 V / 0 E / 2 D / 12 GP / 10 GC / 2 S
2º Flor de Maio ---------------------- 8 P / 4 J / 2 V / 2 E / 0 D / 5 GP / 3 GC / 2 S
3º Gargaú --------------------------- 7 P / 5 J / 1 V / 4 E / 0 D / 6 GP / 5 GC / 1 S
4º Guaxindiba ----------------------- 7 P / 5 J / 1 V / 4 E / 0 D / 5 GP / 4 GC / 1 S
5º Amavor ---------------------------5 P / 4 J / 1 V / 2 E / 1 D / 6 GP / 5 GC / 1 S
6º Sossego--------------------------- 4 P / 4 J / 1 V / 1 E / 2 D / 8 GP / 10 GC / -2 S
7º São Francisco -------------------- 4 P / 5 J / 1 V / 1 E / 3 D / 6 GP / 8 GC / -2 S
8º Praça Imaculada ----------------- 4 P / 4 J / 1 V / 1 E / 2 D / 7 GP / 9 GC / -2 S
9º Nova Belém ---------------------- 3 P / 4 J / 0 V / 3 E / 1 D / 3 GP / 4 GC / -1 S

Chave B:

Travessão 2 X 1 Palmeirinha
Vilão 2 X 0 Morro do Bode
Quatro Bocas 2 X 2 Santo Amaro
Deserto Feliz 1 X 5 Amprajope

Classificação

1º Amprajope -------------------------- 9 P / 5 J / 2 V / 3 E / 0 D / 10 GP / 6 GC / 4 S
2º Santo Amaro ------------------------ 9 P / 5 J / 2 V / 3 E / 0 D / 8 GP / 6 GC / 2 S
3º Quatro Bocas ----------------------- 8 P / 5 J / 2 V / 2 E / 1 D / 8 GP / 6 GC / 2 S
4º Palmeirinha ------------------------- 7 P / 5 J / 2 V / 1 E / 2 D / 11 GP / 5 GC / 6 S
5º Vilão -------------------------------- 7 P / 5 J / 2 V / 1 E / 2 D / 3 GP / 4 GC / -1 S
6º Travessão -------------------------- 6 P / 4 J / 2 V / 0 E / 2 D / 7 GP / 4 GC / 3 S
7º Morro do Bode ---------------------- 6 P / 4 J / 2 V / 0 E / 2 D / 6 GP / 6 GC / 0 S
8º Deserto Feliz ----------------------- 0 P / 5 J / 0 V / 0 E / 5 D / 2 GP /19GC / -17 S



Próximos jogos:
06/06

Chave A – 6ª rodada

Nova Belém X Amavor
Praça Imaculada X Guaxindiba
Flor de Maio X Sossego
Gargaú X Buena
Folga: São Francisco

Chave B

Morro do Bode X Travessão (Jogo válido pela 2ª rodada)

Idosos nas mil visitas ao Porto do Açu

Clique nas imagens para ampliá-las

Na memória, fragmentos de um tempo em que São João da Barra economicamente se limitava à agropecuária, à pesca, ao turismo e à industria de bebidas. Diante dos olhos, uma perspectiva de desenvolvimento jamais imaginada para quem testemunha, há várias décadas, o cotidiano de um município que agora se prepara para viver uma nova realidade a partir da implantação do maior empreendimento da América Latina na atualidade.

A distância cronológica e econômica entre o passado e futuro dimensiona o que representou a visita de um grupo da Terceira Idade às obras do Porto do Açu, quando o programa “Nosso porto, nosso futuro” alcançou esta semana a marca de 1.000 visitas. A iniciativa, uma parceria entre a prefeitura de São João da Barra e a LLX, tem como proposta, uma vez a cada semana, levar grupos de pessoas para ver de perto o que deverá mudar de forma definitiva os rumos econômicos da cidade e da região.

Frente à maquete, cada um dos integrantes da caravana de idosos pode ter a exata noção do que irá se transformar o imenso descampado arenoso. Da parte portuária ao complexo industrial, idealizado com base em protocolos de intenções de instalação de empresas de diferentes ramos, como siderurgia, automobilístico e de petróleo, tudo é mostrado em miniatura, antecipando a imagem que deverá se materializar em poucos anos.

Após assistir a um vídeo institucional, com resumo das várias áreas de atuação das empresas do grupo EBX, o destino foi o mirante. Sobre a estrutura de 28 metros de altura, a visão panorâmica da área de nove mil hectares impressionou. Sobre a ponte adentrando 2,9 km ao mar rumo à profundidade ideal de 18,5 metros que chegará a 21 metros, outra sensação indescritível.

— Parece um sonho. Vendo tudo isso, fico impressionado. E olha que muito ainda está por ser feito. Essa vinda às obras do porto deixa cada um de nós convictos de que tudo realmente mudará para melhor em nosso município. Isso deixa todos nós, sanjoanenses, orgulhosos. Um orgulho bonito, e não um orgulho doentio — destaca José Elias Monteiro, 79 anos e com um entusiasmo juvenil pelo progresso iminente.

Com a experiência de quem freqüenta São João da Barra há 50 anos, apesar de ter fixado residência no município apenas em 2009, Juarez de Freitas Távora faz uma associação a outro fato marcante na história contemporânea do Brasil. “Pela grandiosidade dessa obra, me veio à mente quando estive na construção de Brasília. Tudo aqui é muito promissor. Imagino que seja o empreendimento mais importante do Brasil na atualidade” frisa seu Juarez, 82 anos já vividos e apostando nos novos tempos que virão para a terra que escolheu para morar.

Nosso porto, nosso futuro - Iniciado em outubro de 2009, o programa Nosso porto, nosso futuro tem como proposta levar a comunidade para conhecer as obras do Porto do Açu. Estudantes do ensino fundamental e médio, universitários, produtores rurais, alunos de cursos técnicos, artesãs, turistas, estão entre as mil pessoas que já participaram da iniciativa, com agenda já fechada até o mês de outubro – quando o projeto completa um ano - para atender segmentos como pesca, cooperativismo, mais estudantes, comunidades religiosas e população em geral.

As visitas acontecem sempre às quintas-feiras, com saída às 14h em um ônibus de turismo da rodoviária de São João da Barra ou de outro local previamente definido para facilitar o acesso dos visitantes. O tempo de permanência dentro da área do porto gira em torno de duas horas e meia. A prioridade nas visitas é para a população sanjoanense.

Entre as informações sobre o porto, estão o início de sua operações, previsto para 2012, e o fato de ser comparado aos mais modernos do mundo, como os existentes na Ásia e Europa. Do total de R$ 4,3 bilhões de investimentos no Terminal Portuário de Uso Misto do Açu, R$ 1,9 bilhões são da LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro, que chegará via mineroduto de Minas Gerais), e R$ 2,4 bilhões da LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, escória, ferro gusa e carga geral).

Secom/SJB – Maurício Barreto

Último dia para as inscrições no Vestibular Cederj

Atenção vestibulandos de São Francisco de Itabapoana! Hoje (31-05) é o último dia para inscrições no Vestibular CEDERJ/UAB 2010-2. O Pólo São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep 470, oferece 95 vagas distribuídas para os cursos de Biologia, Matemática e Pedagogia. O Consórcio CEDERJ atua com aulas na metodologia de educação a distância. A prova está marcada para o dia 19 de junho. As inscrições são feitas pela internet, no site www.cederj.edu.br/vestibular.

Vagas para São Francisco de Itabapoana:

Biologia-UENF: 30
Matemática-UFF: 25
Pedagogia-UNIRIO: 40

domingo, 30 de maio de 2010

Está na internet: o gol que o Tostão acabou de marcar foi o maior da sua carreira

Veja o que escreveu o comentarista esportivo Tostão após tomar conhecimento da notícia abaixo.
Presidente Lula define prêmio para jogadores que venceram a Copa do Mundo. Valor pode chegar a 465 mil reais

O presidente Lula e a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil negociam aposentadoria e indenização para os atletas da seleção que ganharam Copas do Mundo. O benefício valerá inicialmente aos ex-jogadores de 1958 e se estenderá, posteriormente, a quem atuou nos Mundiais de 1962, 1970, 1994 e 2002. Reunião na Casa Civil discutiu as cifras a serem pagas aos campeões. Inicialmente, o valor negociado para cada um gira em torno de mil salários mínimos, no caso da indenização (465 mil reais), e de dez salários mínimos (4.650 reais), o teto da Previdência, para a aposentadoria. A expectativa é que o anúncio da nova medida seja feito pelo governo na próxima semana.



O texto abaixo foi escrito por TOSTÃO, ex-jogador de futebol, comentarista esportivo, escritor e médico, e foi publicado em vários jornais do Brasil:

Tostão escreveu
Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.

Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.

O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época..

O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.

É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.

A vida é curta, e a dos atletas, mais ainda.

Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo. Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.

Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.

Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.

Não foi o único erro que cometi na vida. Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação. Tostão
.

E para os médicos, garis, professores, pedreiros, motoristas, engenheiros, todos os outros trabalhadores que ganharam as copas do dia-a-dia vai o que?

Vamos fazer circular esta, para divulgar mais uma aberração do nosso presidente com o nosso dinheiro!

Membros do Conselho dos Direitos do Idoso de SFI tomam posse nesta segunda

Nesta segunda-feira (31) acontecerá a cerimônia de posse dos membros eleitos ao cargo de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Francisco de Itabapoana. A cerimônia de posse está prevista para às 14h, na secretaria de Promoção Social, localizada no centro da cidade. A duração do mandato vai até dezembro de 2011.

Os membros foram eleitos no último Fórum Municipal pelas entidades da sociedade civil organizada.

Caberá ao conselheiro, depois de empossado, garantir que os direitos do idoso sejam respeitados e cumpridos, em âmbito municipal, bem como a participação em reuniões ordinárias e de comissões do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Segue a relação dos membros que serão empossados:

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E PRODUTORES AGRÍCOLAS DE CARRAPATO - AMPROAC
TITULAR: Alaildo Gomes Barreto
SUPLENTE: Elida Carlos Moreira


ASSOCIAÇÃO DE MORADORES ENSEADA DOS GRAVATAIS E ADJACÊNCIAS
TITULAR: Maria Neta Riscado Viana
SUPLENTE: Santilho Rosa Carmo

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA PRAIA DE SANTA CLARA – ASCLARA
TITULAR: Rita de Cássia Domingos Santos de Melo
SUPLENTE: Jorge Lúcio Ferreira

ROTARY CLUB DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA
TITULAR: Amaro Vicente
SUPLENTE: Nicolau Abbud

GRUPO DA TERCEIRA IDADE ¨SORRIR É VIVER¨
TITULAR: Francisco Borges de Azeredo Neto
SUPLENTE: Salvadora S. de Oliveira

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO AFRO NORTE NOROESTE FLUMINENSE – IDANF
SUPLENTE: Lucimara Pereira Muniz Duate
SUPLENTE: Amaro dos Santos Cruz

Ascom-SFI
Foto: Ministério da Saúde

Semana Integrada de Meio Ambiente dia primeiro em SJB

No dia 02 de junho será a vez de São Francisco de Itabapoana

Objetivando apresentar o uso do material didático de educação ambiental elaborado na I SIMA e discutir como esse conteúdo poderá ser utilizado no ensino-aprendizado, o Pólo de Educação ambiental de São João da Barra vai realizar nesta terça-feira, dia primeiro de junho, às 9h, no Auditório Municipal a II Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) da Região Norte Fluminense.

O encontro, que tem a finalidade de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecerá também em Campos dos Goytacazes, dia 31 de maio, e em São Francisco de Itabapoana, dia 02 de junho.

Diversas palestras farão parte da programação da II Sima. O gestor do Pólo de São Francisco de Itabapoana, Edmar Henriques, falará sobre “Contextualização e apresentação dos produtos da I SIMA, objetivos da II SIMA e expectativas para a III SIMA”. Já o professor da UFRRJ, Alexandre Lopes, ministrará a palestra “Possibilidade de uso para materiais de apoio educativo como cartilhas no âmbito do ensino formal e não formal”. Os interessados ainda poderão participar da palestra “Apresentação da Cartilha Educativa Nosso Manguezal” com a gestora do Pólo Campos, Neusa Barros e Apresentação do vídeo educativo ”Nosso Manguezal”, com a co-gestora do Pólo São Francisco de Itabapoana, Kíssila Rangel.

Na parte da tarde serão enfocados: “Tecnologia educacional. O uso de audiovisual no ensino formal e não formal” com os palestrantes Alexandre Vairo, mestrando da UFRJ e Anita Barboza, multiplicadora do NTE*RJ-01; “Apresentação e entrega da Carta de Intenção em favor dos manguezais e debate sobre caminhos legais para a participação popular nas esferas municipais, estaduais e federais” com a outra gestora do Pólo Campos, Marizete Cardoso; e palestra “Processos para a construção de documentos oficiais pela comunidade. Modalidades e características dos documentos oficiais dentro da esfera Municipal, Estadual e Federal. Estudo de Caso: CI da I SIMA” com Jefferson Nogueira da OAB/Campos.

Secom\SJB – Fabrício Berto