quinta-feira, 20 de maio de 2010

Projeto O Grande Aprendiz tem recorde de inscrições


“Hoje é do mar que vejo um novo horizonte”, diz Enilton Marcelino Correa. Somente em um dia foram realizadas 201 inscrições.

O blog recebeu e-mail do docente operacional do Senac Campos e coordenador do curso de treinamento “O Grande Aprendiz” de São Francisco de Itabapoana, Aroldo Leandro da Silva. Segundo ele, em um único dia foram feitas 201 inscrições para o projeto, que disponibilizará 30 vagas para o curso de treinamento profissional em seguimento de hotelaria marítima. As inscrições já estão encerradas. “No processo seletivo, após preenchimento de uma ficha de auto-imagem, iremos selecionar 60 candidatos e posteriormente, em entrevista, selecionaremos o grupo que será composto de 30 alunos”, disse. “Agradeço o apoio da Rádio São Francisco FM, que foi e está sendo muito importante para o projeto e para população carente de São Francisco”, concluiu.

Em depoimento ao blog do projeto, alguns alunos, hoje empregados, narram a satisfação do emprego conquistado. “Sempre estive cercado por dificuldades em minha vida, sou de origem pobre, e atuei na lavoura durante muito tempo, hoje é do mar, em uma plataforma de petróleo que vejo um novo horizonte", conta Enilton Marcelino Correa.

O projeto O Grande Aprendiz foi idealizado por Aroldo Leandro da Silva, que também é presidente da Associação de Moradores de São Domingos. As aulas são ministradas na Igreja Batista de Bom Jardim, que é parceira da iniciativa. O aluno é treinado gratuitamente, e recebe certificado de treinamento. Esse certificado é bem aceito pelas empresas, entretanto elas exigem um curso de qualificação, geralmente feito em instituições como o Senac. Um curso como o de taifeiro dura em média sete dias. Com o certificado do Senac em mãos, e treinado pelo projeto O Grande Aprendiz, o interessado ainda tem de fazer um curso de salvatagem. É aí que o projeto entra em contato com as empresas que prestam serviço na Bacia de Campos, e consegue desconto para esse curso. Após o curso de salvatagem, as possibilidades de conseguir um emprego são grandes. O projeto não garante o emprego, entretanto quase 100% dos alunos da primeira turma já estão empregados nas plataformas de petróleo.

A idéia cresceu, se multiplicou e se tornou uma rede de voluntários. Quem hoje está empregado, e foi treinado pelo “O Grande Aprendiz” ajuda a manter o projeto.

Mais informações em www.ograndeaprendizc.blogspot.com/

Nenhum comentário: