sábado, 16 de janeiro de 2010

Homem morre em troca de tiros com a PM em Santa Clara

Identificado homem morto na praia de Santa Clara em troca de tiros com a Polícia Militar nas primeiras horas da madrugada de hoje, 16-01, na Rua da Torre de uma operadora de celular na praia de Santa Clara. Trata-se de Wanderson Matos dos Santos, 18 anos, moreno, com cerca de 1,80m, morador da cidade de Campos, no Parque São Silvestre. Uma denúncia levou a PM ao local onde dois adolescentes haviam sido assaltados. Com a chegada da PM ouve troca de tiros com dois homens sendo que um deles conseguiu escapar e outro foi baleado e levado pela própria PM para o Hospital Manoel Carola onde chegou sem vida. O homem que segundo a PM, portava uma revolver calibre 32, fora atingido no peito. Um tio de Wanderson esteve hoje pela manhã no Hospital Manoel Carola fazendo o reconhecimento do o corpo que permaneceu na “pedra” do necrotério até a chegada do rabecão do IML. A 147º DP está investigando mais este homicídio ocorrido em SFI.

O lixo nosso de cada dia abandonado nas areias depois de um dia de praia

Imagens feitas na praia de Santa Clara.

O Blog esteve agora em Santa Clara onde pode observar um fato que não é muito comum: milhares de banhistas aproveitando os últimos raios de sol de um sábado de calor com intensa movimentação pelo litoral de São Francisco de Itabapoana. Além da beleza do lugar, constamos a poluição provocada pela falta de conscientização ecológica dos que poderiam ajudar fazendo cada um a sua parte: o lixo abandonado pelos susgismundos ao deixarem a praia. Como resolver este problema que é observado em varias praias do litoral brasileiro?

Final de semana de praias lotadas em São Francisco de Itabapoana

Fotos do Blog: Praia de Guaxindiba, lugar de pura magia.



.
Uma combinação perfeita da natureza: o verde da vegetação rasteira com o céu azul e o mar lambendo as areias da praia de Guaxindiba nas imagens deste sábado, 16-01. As casuarinas compõem este cenário de pura magia onde os veranistas se deliciam com o frescor do vento soprando no litoral sanfranciscano numa manhã de lazer e descontração. Sol escaldante num verão de intenso movimento em São Francisco de Itabapoana, tanto na rede hoteleira quanto no comercio de um modo geral. Uma empresária de uma pousada na praia de Santa Clara avaliou: “nunca ví tanto turista, principalmente turistas mineiros que estão retornando ao nosso litoral”.

Imagens atualizadas da Igreja de São Sebastião em Barra do Itabapoana

Fotos de Cynthia Caroline.

Sou leitora assídua de seu blog e admiro o trabalho de vocês e, acredito que toda ajuda seja bem vinda. Sendo assim, gostaria de que, se fosse possível, atualizasse as fotos da igreja matriz de Barra doItabapoana, postadas na matéria do dia 13 de janeiro. Desde já agradeço. Deus abençoe. Cynthia Caroline Barreto de Barros Conceição.
.
Olá Cynthia. Agradecemos a colaboração. Atenciosamente, Paulo Noel.

"Reisado das Pastorinhas" faz sucesso no Espaço Batelos em Santa Clara, praia do litoral sanfranciscano




O Auto de Natal ‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’, montado pelo Grupo Nós na Rua, de São João da Barra foi encenado ontem no Espaço Cultural Batelos na praia de Santa Clara com apoio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Itabapoana. Silvano Mota, diretor do Auto de Natal disse após o encerramento do reisado das Pastorinhas que no próximo Natal fará todo possível para apresentar a peça no calendário de festivo de final de ano. O público compareceu ao Espaço Batelos e aplaudiu o elenco. A história do nascimento de Jesus Cristo é contada de maneira alegre e festiva pelo Reisado por meio dos personagens bíblicos como Herodes, Maria e José e os Reis Magos se juntam a figuras como o Anjo, a Noite, a Lua e a Estrela Guia. Juntos eles cantam e vão recepcionar o Messias na noite de seu nascimento.

— O retorno e reconhecimento ao trabalho chegaram de forma mais rápida que todos nós esperávamos. Isso é fruto de persistência, seriedade e qualidade mostrado através de dois meses e meio de ensaios. O "Nós na Rua" pretende para o fim do ano visitar diversos municípios como Quissamã, Macaé, Campos dos Goytacazes e outros que assim como São Francisco de Itabapoana tenham a sensibilidade para a importância da preservação da cultura popular — explica Silvano Motta, integrante do Nós na Rua e diretor, juntamente com Antônio Carlos, do espetáculo musical.

Com figurino caprichado e músicas típicas, ‘O Reisado das Pastorinhas – Uma opereta popular’ é um Auto de Natal herdado dos portugueses. Em São João da Barra, a encenação foi, por muitos anos, apresentada nas ruas da cidade, por Mariquinhas Salva e posteriormente por Ucha Moreira, nomes marcantes na história cultural do município.

A idéia da retomada da montagem, que tem aproximadamente 40 minutos de duração, teve início em 2003, após uma pesquisa realizada por Fernando Antônio Lobato e Jurema Vieira. Os atores-cantores fazem participações ao vivo.

O Reisado é uma manifestação cultural sanjoanense muito antiga, e o grupo Nós na Rua buscou mostrar essa riqueza para os turistas sanfranciscanos e moradores. Essa antiga tradição era passada de pai para filho, quando o reisado saía pelas ruas da cidade entrando nas casas das pessoas, com músicas e danças. Um Reisado muito popular foi o Reisado de Dona Ucha. Este trabalho é um resgate que evoca ao presépio, ao nascimento do menino Jesus. Mostra a santificação do Messias e o ofertório de cada personagem, nos chamando à atenção para o dom da caridade.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Programação do Circo da Vida em Santa Clara

Eventos evangélicos na programação do "Circo da Vida" na Avenida Principal em Santa Clara, São Francisco de Itabapoana. Confira:
.




15 S- Lançamento do CD FAZ DE MIM Minis. Discípulos de Adoradores Pr. Alex Maciel
16 S- Mayra Santos / Pr. Isaias Rodrigues
17 D- Minis. Atos / Pr. Isaias Rodrigues
19 T- Cine Gospel
20 Q- Noite da Crinaçada
21 Q-
22 S- Charles Henrique (ex-calouro do Raul Gil) / Bruna Tavares (Ex-Big Brother 7 )
23 S- MInis. Jovem Chega Junto (Itaboraí) / Minis. Impacto King´s Company (Rio)
24 D- MInis. Jovem Chega Junto (Itaboraí) / Pr. Victor Coutinho (Mar de Espanha -MG)

25 S- Minis. Impacto King´s Company (Rio)
26 T- Cine Gospel
27 Q- Noite da Crinaçada / Prª. Renata Coutinho / Turma da Alegria
28 Q-
29 S- Minis. Som de Águas / Pr. Éber Silva
30 S- Pr. Victor Coutinho (Mar de Espanha -MG) /
31 D- MInis. Atos / Pr. Robson Liberador Matos

FEVEREIRO
02 T- Cine Gospel
03 Q- Noite da Criançada
04 Q-
05 S- Pr. Geraldo Geremias (Macaé)
06 S- Minis. Diante Do Altar (Assembléia de Deus Central de Campos)
07 D- Minis. Eis me aqui / Pr. Sales

09 T- Cine Gospel
10 Q- Noite da Criançada
11 Q-
12 S- Prº Josiane Freitas e equipe (Itaperuana)
13 S- Prº Josiane Freitas e equipe (Itaperuana)
14 D-
15 S- Adriano Gospel Funk
16 T- Adriano Gospel Funk / Bloco do Cordeiro

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Teatro “Nós na Rua” será atrativo em Santa Clara

A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana vai apresentar, nesta sexta-feira, às 20h no palco oficial de Santa Clara, o musical “Reisado das Pastorinhas – uma opereta popular”. O musical é interpretado pelo grupo teatral de São João da Barra, “Nós na rua”. A peça conta, através de personagens bíblicos, como Herodes, e de regionais, como pescadores, a história do nascimento de Jesus. O Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam. Segundo a secretária de Educação, Yara Cinthia Nogueira, a vontade era de levar o teatro para outras praias, mas devido à grandiosidade do espetáculo só será possível à apresentação em Santa Clara. “A estrutura da peça é muito grande, ao todo são 36 atores. O único palco que comporta a encenação é de Santa Clara”, informou Yara. A diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, contou que o grupo “Nós na Rua” é praticamente um parceiro da secretaria de Educação. “Eles querem estreitar os laços culturais entre São João da Barra e São Francisco. Eles já se apresentaram na cidade, no verão passado, e agora vão se apresentar abrindo mão do cachê. Nossa secretaria vai oferecer toda a estrutura”, revelou Maenilse.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Uma vasta programação marca a Festa de São Sebastião em Barra

Igreja de São Sebastião em Barra do Itabapoana e a imagem do glorioso Santo ao lado da Igreja. (Fotos do Blog)

Em São Francisco de Itabapoana foi programada uma semana e meia de atrações para comemorar o dia de São Sebastião, padroeiro da localidade de Barra do Itabapoana. Durante os festejos haverá programação social e religiosa. Secretarias de Turismo, Educação e Promoção Social também participarão da festa com atrativos. A programação religiosa deste ano vai comemorar não só o dia do padroeiro da localidade, como os 50 anos de fundação da igreja. Nesta segunda-feira (11) começou a novena e a celebração da Santa Missa, que terão continuidade até dia 19, sempre a partir das 20h. Na próxima quarta-feira (20), dia do padroeiro, haverá Missa Solene, a partir das 10h, com a participação especial do grupo Arautos do Evangelho. À tarde, a partir das 18h, vai acontecer a tradicional Missa Campal e em seguida a procissão. A secretaria de Educação (SMEC) montou no local o “Espaço Cultural SMEC Itinerante”. No Espaço são realizadas oficinas de artesanato e recreação durante o dia e a noite acontece apresentações do Palhaço Alegria, shows de MPB e Capoeira. Na sexta-feira (15), último dia da tenda na localidade, haverá a segunda eliminatória do Festival de Música, a partir das 20h. No domingo (17), a secretaria de Promoção Social vai realizar o “Domingo Alegre” com distribuição de brindes para as crianças e apresentação o grupo Arte Lata e o humorista, Lindroso do Recife. A secretaria de Turismo programou show para a semana toda. A festa ainda vai contar com torneio de buraco, corrida de bicicleta e premiação dos barcos mais enfeitados. As crianças poderão se divertir na praça, com as brincadeiras de: Briga de Travesseiro, Pau de Sebo e Cabo de Guerra. o dia do padroeiro (20), às 5h, a Banda 2001, de São João de Barra, fará a Alvorada, percorrendo as ruas e acordando a população. A noite, às 21h, haverá um grande leilão de prendas, entre elas, uma bicicleta, um carneiro e um bezerro. Fechando as festividades, tradicional queima de fogos, às 22h, e em seguida show com a banda Revelação.
.
Confira as atrações da festa:
Dias 11 a 19 – 20h – novena e Santa Missa
Dias 13,14 e 15 - Espaço Cultural SMEC Itinerante
Dia 16 – 10h - Chegada do Trio Elétrico
11h – Torneio de Buraco
14h – Levantamento do mastro
22h – show Gil Paixão
Dia 17 – 10h - Domingo Alegre para Crianças.
- 22h - Dibobeira
Dia 18 – 10h – Trem da Alegria e corrida de bicicleta, de Lagoa Doce a Barra do Itabapoana.
- 22h Banda Auge
Dia 19 – 10h - Brincadeiras na Praça (Pau de Sebo, Briga de Travesseiro, Cabo de Guerra, etc).
- 22 h – Show de Tudublu
Dia 20 (Dia do Padroeiro) – 5h Alvorada com a Banda 2001, de São João da Barra
10h missa solene com a participação do grupo Arautos do Evangelho
18h – Missa Campal e Procissão.
21h – Leilão de Prendas
22h – Queima de Fogos
23h – Banda Revelação

Secretaria de Educação inaugura Espaço Cultural itinerante em Barra

A secretaria de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco, através do Departamento de Cultura, inaugura nesta noite de quarta-feira (13), em Barra do Itabapoana, o Espaço Cultural SMEC Itinerante. O espaço conta com duas tendas 20x10. No local estão programados a realização de oficinas de artesanato e recreação durante o dia e à noite diversas apresentações, entre elas as eliminatórias do festival de música. O Espaço Itinerante estará aberto às 15h, oferecendo aos veranistas e moradores oficinas, recreação e gincana. Para a abertura oficial, a partir das 20h, já está confirmada a presença de autoridades municipais e apresentações de capoeira, maculelê e ao final o grupo Som Di Bar. Durante os dias em que ficará na localidade, o Espaço Itinerante oferecerá outras atrações. Na quinta (14) acontece a segunda eliminatória do Festival de Música, a partir das 20h. Para sexta (15), é a vez do “Palhaço Alegria” e sua equipe trazendo alegrias e brincadeiras para a população.
Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, os resultados tem sido positivos. “Em Gargaú nós tivemos um bom resultado com muitas participações da população local. Também temos a mesma expectativa para a comunidade de Barra, porque é uma comunidade com pessoas muito receptiva”, explicou Maenilse. O Espaço Itinerante continuará, durante outras semanas, percorrendo as praias do litoral sanfranciscano e Sossego será a próxima localidade contemplada. “Estamos conseguindo com o Espaço Itinerante oferecer as pessoas o acesso a cultura e oportuniza-las com apresentações de seus trabalhos, além levar diversão e alegria”, disse a secretária de Educação, Yara Cínthia Nogueira.
“Luau da SMEC” em Santa Clara
Nesta sexta-feira (15), ao término da programação do Espaço Cultural SMEC, às 23h, acontece em Santa Clara, o “Luau da SMEC” promovido pela Secretaria de Educação e Cultura. “Nosso objetivo é integrar as pessoas que estão nas praias, principalmente os jovens. Queremos oferecer diversidade cultural e entretenimento”, disse a secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira. A estrutura física será aberto na beira-mar, na direção do Hotel Albinos, com dimensão em formato de meia-lua e um tablado de aproximadamente 15 metros quadrados, onde o cantor Luciano Batinelli fará a sua apresentação com canções no estilo MPB durante toda a madrugada. Para a diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, a padronização é para dar destaque. “Tudo será caracterizado para este tipo de evento. Queremos na verdade, dar um realce e proporcionar um envolvimento das pessoas.” (Ascom - SFI) Foto : Alessandra Lemos.

Polícia Civil de São Francisco recebe novas viaturas

A Polícia Civil de São Francisco de Itabapoana recebeu 2 novas viaturas que já estão em atuação com os investigadores.


Os veículos, segundo o Delegado titular da 147 DP de SFI, Dr. Renato Peres fazem parte do primeiro lote de 250 carros, da marca Renault, equipados com GPS, que vão reforçar a frota da polícia em municípios do interior do Estado do Rio. De acordo com o secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame, as viaturas fazem parte da reestruturação da Polícia Civil. O Delegado Dr. Renato Peres enfatizou que as novas viaturas vão agilizar o trabalho de investigação da Polícia Civil.

Município de São João da Barra contemplado com 60 moradias

Projeto "Minha Casa, Minha Vida" chega a São João da Barra.
.
Lula libera recursos de R$ 1 bilhão para municípios com menos de 50 mil habitantes - foto- Ricardo Stuckert - Pres da República.JPG

.
O município de São João da Barra foi contemplado com 60 moradias para famílias com renda máxima de R$ 1.395,00. A construção das casas será com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal e o município aportará uma contrapartida sob a forma de recursos financeiros, bens ou serviços, além para promover ações para a redução dos custos de construção dos imóveis. Nas próximas semanas a Secretaria Municipal de Promoção Social, responsável pelo programa habitacional do município, anunciará o local onde serão construídas as unidades, bem como os critérios para destinação das unidades. O município assinará, ainda, até o dia 31 de março, contrato com uma das 15 instituições financeiras licitadas pelo governo federal para viabilizar a execução das obras. A liberação dos recursos faz parte do montante de R$ 1 bilhão liberado esta semana pelo governo federal, durante solenidade de contou com a presença de prefeitos e governadores, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF). Do programa “Minha Casa, Minha Vida”, destinado a municípios com menos de 50 mil habitantes, São João da Barra foi o município que recebeu o maior número de residências em todo o Estado do Rio. Ao todo foram liberados recursos para 447 propostas de governos estaduais e 1.595 de governos municipais. O secretário de Promoção Social, José Amaro Martins de Souza, Neco, esteve em Brasília para a assinatura do protocolo de liberação de recursos, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neco ressalta a importância do investimento, cujo objetivo é reduzir o déficit habitacional e proporcionar condições dignas de moradia às populações de baixa renda: - Nossa intenção é oferecer moradia digna, melhorando a qualidade de vida da população de São João da Barra. O programa do governo federal é um auxílio importante aos municípios pequenos, que nem sempre dispõe de recursos para atender a todas as necessidades da população, destaca o secretário. Ao todo o governo federal liberou R$ 3 bilhões para habitação popular. Do total, R$ 1 bilhão será destinado ao “Minha Casa, Minha Vida”, com recursos do Orçamento Geral da União. Os R$ 2 bilhões restantes, oriundos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, são do programa Pró-moradia e fazem parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O Pró-moradia contemplou 54 propostas em todo o Brasil, beneficiando 118 famílias em 32 municípios e 13 estados.

Internauta pede iluminação de rua em Santa Clara

Boa tarde. Sou mineiro,turista de Santa Clara e o único meio de comunicação que conheço da cidade é esse blog. Gostaria de fazer uma reclamação. Minha casa fica na rua do antigo restaurante Vivaldão, só que a noite aquela reta depois do Mineirão está um "breu", parece que termina tudo na curva do Mineirão. Dali pra la é um descaso. Mal saimos a noite por causa da escurisão que é ali. Esperamos uma solução por que ta dificil!!! Aproveitando o recado, o asfalto da Avenida Principal em Santa Clara está uma vergonha de tanto buraco!!! Esperamos por soluções do poder municipal!!!Obrigado (Guilherme Rangel Soares - guilherme.geog@hotmail.com )

Poda de árvores na Praça de São Francisco num calor escaldante de 40 graus causa surpresa a moradores

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que o objetivo da poda das árvores é a implantação de um novo projeto de paisagismo na Praça.
.
Antes


Depois

.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de SFI começou ontem um trabalho de poda de árvores na Praça de São Francisco de Paula com o objetivo de implantar um novo jardim para melhorar o aspecto paisagístico da área, segundo argumento do secretário responsável pela secretaria, Roberto Vinagre. Entretanto, a poda das árvores causou surpresa a comerciantes e moradores tendo em vista o calor escaldante nesta temporada 2010 do verão no município. Vários moradores ligaram para a Rádio São Francisco FM questionando o procedimento da secretaria. Waldebrando, membro irmandade da Igreja de São Francisco de Paula foi um dos que não concordou com a medida. “Será que este serviço não poderia ser feito no inverno?”, questionou Waldebrando.

Haiti:Ministro fala em 17 brasileiros mortos


Brasília - O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, fala á imprensa ao deixar reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no CCBB, sede provisória do governo, ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim Foto: Wilson Dias/ABr
.

Brasília - O ministro interino da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Rogério Sottili, afirmou hoje (13) em entrevista à Agência Brasil que há relatos de que mais de 17 brasileiros foram mortos no terremoto que atingiu ontem (12) Porto Príncipe, a capital do Haiti. Diante do pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sottili embarca neste momento, acompanhado do ministro da Defesa , Nelson Jobim, para a capital haitiana. Eles vão avaliar os danos causados pelos tremores. O governo brasileiro enfrenta dificuldades para obter informações, uma vez que os sistemas de telefonia fixa e móvel, além do abastecimento de energia elétrica, estão comprometidos. Por determinação do presidente, serão enviados US$ 10 milhões como ajuda humanitária para o Haiti.

Defesa confirma 11 militares brasileiros mortos no Haiti; sete seguem desaparecidos

Brasília - O Ministério da Defesa atualizou para dez o número de militares brasileiros mortos após um terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti. De acordo com nota divulgada pela pasta, sete militares seguem desaparecidos – três deles estariam sob escombros no Ponto Forte 22. O local ficou completamente destruído.Há ainda nove homens feridos – sete foram levados ao Hospital Argentino da missão de paz e dois para atendimento na República Dominicana, país vizinho ao Haiti.Em entrevista à Agência Brasil, o comandante do Exército, Enzo Peri, havia confirmado 11 mortos, oito desaparecidos e nove feridos. Peri faz parte da a missão que embarca neste momento para o Haiti e destacou que os números mudam a todo momento.
Os militares mortos são:
- 1º Tenente Bruno Ribeiro Mário, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena (SP). - 2º Sargento Davi Ramos de Lima, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena (SP). - 2º Sargento Leonardo de Castro Carvalho, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena (SP). - Cabo Douglas Pedrotti Neckel, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena (SP). - Cabo Washington Luis de Souza Seraphin, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena (SP). - Soldado Tiago Anaya Detimermani, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena (SP). - Soldado Antônio José Anacleto, do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena (SP). - Cabo Ari Dirceu Fernandes Junior e soldado Kleber da Silva Santos, do 2º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Santos (SP). - Subtenente Raniel Batista de Camargos, do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins (SP). - Coronel Emilio Carlos Torres dos Santos, do Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília (DF).

Líder do governo confirma morte de Zilda Arns

Brasília - Fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns participau do lançamento da Campanha da Fraternidade 2008 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil .
.
Brasília - A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dona Zilda Arns Neumman, é uma das vítimas brasileiras do terremoto que atingiu ontem (12) Porto Príncipe, capital do Haiti. A informação é da líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), que esteve hoje (13) no Palácio do Planalto e que acompanhou toda a movimentação do staff presidencial para o recolhimento de informações.Segundo ela, todos os contatos estão sendo feitos pelo chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que já conversou com parentes, inclusive com o senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda. O parlamentar embarca para o Haiti junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim."Parece que ela estava nas ruas de Porto Príncipe no momento do terremoto e teria sido atingida por algo”, disse Ideli Salvatti. No Palácio do Planalto, a mobilização de ministros e assessores do presidente “é total”, afirmou a líder do governo no Congresso.A médica viajou neste final de semana para encontro missionário em uma entidade chamada CIFOR.US e estava hospedada na sede episcopal. De acordo a assessoria de Zilda Arns, a coordenadora estava no Haiti para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.O desaparecimento de Dona Zilda, de 75 anos, foi confirmado à Agência Brasil pelo filho Rubens Arns. Segundo ele, o último contato com a mãe foi feito no sábado (9).

SFI busca apoio no Estado para aumentar segurança




O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, o procurador de SFI (esquerda), Enaldo Barreto, o prefeito Beto Azevedo e o secretário Beltrame

Depois da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, apelar para o Governo do Estado por reforço policial na única praia campista – Farol de São Thomé –, o prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Beto Azevedo, deseja aumentar na cidade não só o policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar nas ruas, mas o trabalho investigativo da Polícia Civil na 147ª Delegacia Policial (DP/SFI). O município tem o maior número de praias da região, cerca de 10, e atrai turistas até de outros estados, como o de Minas Gerais.

Ontem, o prefeito, acompanhado do procurador do município, Enaldo Barreto, e do Secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, se reuniu com o secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, na capital fluminense, solicitando aumento no efetivo policial e no número de carros para ronda. A solicitação fez parte de um trabalho preventivo. “A violência em nosso município não está tão grande como em outras cidades, mas não sabemos até que ponto o verão de São Francisco será tranquilo. No último final de semana uma morte foi registrada. Foi um caso isolado, mas não podemos cruzar os braços”, discursou o prefeito.

O secretário de segurança garantiu que a partir do último final de semana do mês, tanto o policiamento militar quanto civil será reforçado. Já as reivindicações de viaturas e o projeto de transformar a 147ª Delegacia Policial e Delegacia Legal serão atendidos até o final do ano. “Solicitamos também um posto fiscal da Polícia Militar na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, pois precisamos de uma maior tranquilidade entre São Francisco e o município capixaba de Presidente Kennedy, além de carros para ronda na beira-mar. Quanto a isso seremos atendidos o quanto antes”, explicou o procurador do município, Enaldo Barreto.

Contato com comando do 8º BPM antes de procurar Beltrame

Um dia antes da reunião com Beltrame, Beto Azevedo se reuniu com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), tenente-coronel Gilmar Barros dos Reis, solicitando reforço de PMs para a alta temporada. “Recebemos mais de 150 mil pessoas por dia nos finais de semana e feriados. São turistas do Noroeste Fluminense e Minas Gerais. O 8º BPM, vai buscar aumentar nosso efetivo com policiais do 29º BPM (Itaperuna), explicou Beto Azevedo.

Terremoto atinge o Haiti onde tropas brasileiras lideram força da ONU

Brasília - Um terremoto de 7.0 graus na escala Richter atingiu hoje (12) o Haiti às 19h30, no horário de Brasília, segundo informa a agência BBC Brasil. O país caribenho abriga uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU) chefiada pelo Brasil que comanda militares de outros 17 países. A BBC informa que o epicentro dos tremores foi localizado a cerca de 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe, e teria sido a apenas 10 quilômetros de profundidade.Ainda não há informações sobre vítimas. Há relatos de que prédios, inclusive o palácio presidencial, teriam sido destruídos, segundo a agência.A BBC disse ainda que um alerta de tsunami foi acionado para algumas regiões do Caribe, como o próprio Haiti, a vizinha Republicana Dominicana, Cuba e as Bahamas. E que pelo menos dois tremores secundários – de 5.9 e 5.5 graus, respectivamente, foram sentidos no país logo após o primeiro terremoto. (Agencia Brasil)

São Francisco de Itabapoana faz aniversário de emancipação político administrativa

O município de São Francisco de Itabapoana completa 15 anos de emancipação político administrativa na próxima segunda-feira (18). Para comemorar o aniversário da cidade o Cerimonial do Gabinete preparou uma solenidade cívica. A Cerimônia, que vai contar com o hasteamento da bandeira e apresentação da banda da Polícia Militar, está prevista para às 8h, na Praça dos Três Poderes, em frente a prefeitura. A secretaria de Turismo programou uma série de shows nas praias no fim de semana em comemoração ao aniversário.

Até o ano de 1995, São Francisco pertencia ao município de São João da Barra. A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995. Antes da emancipação, os moradores de São Francisco sofriam com a dificuldade de acesso a sede do município e a serviços públicos da prefeitura e demais órgãos públicos.

Para chegar à sede o acesso era de barco, a partir de Gargaú, ou era preciso se deslocar até Campos já que o Rio Paraíba do Sul fazia divisa com o então distrito de São Francisco. Segundo o atual chefe de gabinete, Jorge Raul Teixeira Faria, era grande a dificuldade de acesso aos serviços mais essenciais. “Aqui só havia um posto de Iptu e alguns postos de saúde. Nem mesmo o hospital era municipal. Problemas mais complexos era preciso procurar à sede ou ir até Campos” descreveu Raul.

Hoje os moradores de São Francisco têm acesso fácil aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Atualmente a cidade possui hospital, delegacia, uma boa rede bancária, Detran, Ministério Público e o Fórum da Comarca, entre outros órgãos.

Para o prefeito Beto Azevedo, foram muitos avanços nos últimos 15 anos e muita coisa está para acontecer. “Nós teremos em breve uma agência própria do INSS que inclusive já está em obras. Ainda este ano serão iniciadas as obras da sede da 3ª Companhia da PM, da rodoviária, da Delegacia Legal e do Corpo de Bombeiros. Todos estes órgãos serão instalados na entrada da cidade e já disponibilizamos áreas para isso”, concluiu Beto. (Ascom - SFI)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Barrinha em SFI é tema de monografia de professora sanjoanense

A professora sanjoanense Analice Ribeiro Cardoso escolheu a localidade de Barrinha em SFI como tema da monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense como requisito parcial para a conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia. Segundo resumiu Analice o trabalho tem por objetivo analisar a construção da identidade e do território da comunidade quilombola de Barrinha, situada no município de São Francisco de Itabapoana – RJ, buscando refletir a respeito das estratégias utilizadas por essa no contexto e no processo de sua auto-definição como remanescente quilombola. “Dedico este trabalho aos moradores da comunidade de Barrinha em São Francisco de Itabapoana – RJ, por me receber em suas casas com hospitalidade, não se negando a me contar suas histórias e de seus antepassados”,diz.

RESUMO
Segundo Analice na monografia são abordados os conceitos de território, de identidade, de quilombos e de remanescentes quilombolas. Além da aplicabilidade do artigo 68 da Constituição Federal de 1988, onde o movimento de construção da identidade quilombola se apresenta intimamente relacionada ao território, e das Políticas Públicas voltadas ao desenvolvimento dessas comunidades. Busca-se ainda, a compreensão da estrutura econômica montada no período escravista e dos motivos que levaram os escravos se aquilombarem no Brasil e principalmente no atual Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
.
Foto arquivo pessoal: Seu Ademar Ferreira – morador mais antigo da comunidade de Barrinha ajudou a professora:
"Quando pergunta-se sobre a história da Fazenda São Pedro e o surgimento da Comunidade de Barrinha a população conta diversas histórias como a de um negro curador/rezador que trabalhava na Fazenda São Pedro e tinha por hábito buscar milho na fazenda e levar aos escravos. Com a chegada de um novo feitor que denunciou o negro, o senhor mandou colocá-lo no tronco e depois vendeu por um preço baixo porque o considerou ladrão. Quando o escravo saiu na porteira ele pegou um punhado de terra, jogou três vezes pra trás e disse: "Fazenda São Pedro pra trás. Fazenda São Pedro nunca mais, nunca mais". A partir deste dia tudo que havia lá se acabou. Numa entrevista, Tia Zezé relatou que sua mãe falava para fazer silêncio quando passava pela porteira da Fazenda, pois ali ocorreu muito sofrimento de escravos e quando a porteira se abria era um barulho terrível, como de gente gemendo". (Leia mais aqui)
.
O Blog agradece ao companheiro André Pinto o e-mail com solicitação de divulgação da monografia da professora Analice.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Show da banda Detonautas leva multidão a Santa Clara

Final de semana de muito agito nas praias de São Francisco
.
Fotos: Alessandra Lemos





.
A estação do calor só está começando e a programação de verão Adicionar imagempreparada pela Prefeitura de São Francisco está agitando o público que veraneia na região. Neste sábado (09), o show da banda Detonautas trouxe para Santa Clara uma multidão que dançou muito durante mais de duas horas de música do grupo. O prefeito Beto Azevedo, acompanhado da primeira-dama, Romênia Azevedo e de vários secretários, acompanhou o show junto com a multidão. Segundo Comandante da Guarda Civil Municipal, Amaro Antônio Gomes, a estimativa de público superou as expectativas. “Cerca de dezesseis mil pessoas estiveram presentes prestigiando o show e ficamos admirados com a quantidade público presente, principalmente porque não registramos nenhuma ocorrência policial.” A banda levou a multidão ao delírio com suas canções, proporcionando o que há de melhor no Rock,Pop/Rock. A banda executou sucessos próprios e musicas consagradas de outros artistas como, “Metamorfose” de Raul Seixas, “O dia que não terminou”, “Tênis Roque” e também “Ideologia” de Cazuza. Para Guilherme Alves, freqüentador das praias da região, tanto a banda como a segurança atuaram de forma notável. “O show foi excelente, motivou a todos. Até quem não conhecia muito o estilo da banda saiu de lá admirado. Também observei que a segurança agiu de forma exemplar”, ressaltou Guilherme. E não parou por aí. Ao encerrar o show, foi dado início a “Boate Energia” com discotecagens mistas de House, Techno, Progressive, Electro, Dance, entre outros ritmos do cenário eletrônico bem ao estilo Open Air (ao ar livre), com apresentações de Vó Kustódia e do Dj Vandinho e Dj Bruce. A boate funcionou até amanhecer o dia. De acordo com o secretário de Turismo, Jairo Batista, o evento foi tranqüilo. “Tudo ocorreu com muita paz e tranqüilidade. A guarda estava bem estruturada, presente com seu efetivo. Tivemos eventos também em outras praias da região e tudo ocorreu bem”.
Muita alegria no arrastão em Guaxindiba
A secretaria de Turismo também proporcionou aos moradores e turistas que visitaram Guaxindiba, neste fim de semana, o projeto “Domingo Energia”. Dois trios elétricos animaram o público durante toda tarde de domingo (10) com canções de Axé, Rock, Pop/Rock, Reggae e Pagode. No trio Folião, a banda Astral, de Marataízes, envolveu a todos com suas canções, percorrendo a Avenida Atlântica entre o bar “Recanto dos Amigos” até o calçadão. Um público de aproximadamente três mil pessoas acompanhou o trio. Na chegada ao calçadão, no trio Gladiador, o grupo Paulinho Badaloka já agitava a multidão. Para o secretário de turismo, Jairo Batista, a qualidade e a segurança foram prioridades para programação do verão. “A orla estava superlotada e todos estavam envolvidos de alegria. Estima-se que cinco mil pessoas dançaram ao som dos trios. Isso é conseqüência da qualidade dos shows que foi escolhido. O prefeito não só se preocupou com a escolha da musicalidade dos grupos como também na segurança dos veranistas”, garantiu Jairo. (Texto Ascom SFI)

Mal súbito: Analista de sistema encontrado morto na casa onde veraneava perto do Batelos em Santa Clara

Manuel Napoleon Muro Yashimura, 41, estava desaparecido desde a noite de sábado.




A PM foi chamada pelos amigos para abrir a porta da casa de Manuel em Santa Clara, onde foi encontrado morto.
.
O analista de sistema Manuel Napoleon Muro Yashimura, 41, que estava de férias na praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana, foi encontrado, hoje, 11-01, por volta das 15 horas, morto na casa onde passava a temporada de verão ao lado do Batelos em Santa Clara. Desde a noite de sábado, segundo informações da Polícia Militar, Napoleon era procurado pelos amigos. Um deles, que não quis se identificar, disse ao Blog que Manuel Napoleon foi visto pela última vez antes do Show do Detonautas em Santa Clara no sábado, 09-01. “Ele disse que iria descansar e voltaria para o show”, disse. Como ninguém achava Napoleon os amigos decidiram chamar a polícia para arrombar o portão da casa onde morava, e acabaram por encontrá-lo morto no interior da residência nesta segunda-feira. O analista de sistema era casado com Deuza Jamal, filha do fundador do Batelos, o saudoso Edgar Jamal, assassinado em frente ao estabelecimento há cerca de 10 anos em Santa Clara. Deuza, a esposa de Manuel Napoelon, está em Belo Horizonte, onde mora o casal, e foi informada hoje do acontecido. Uma viatura da PM permaneceu no local até a chegada do rabecão do IML. Segundo os amigos, Manuel Napoleon era diabético, pode ter tido um mal súbito e morrido de enfarto. Mas somente após o laudo da necropsia os familiares vão saber realmente a causa da morte.

Jovem morre em acidente de moto em SFI



Erivelton Moreira Ramos, 17, que morava em Ladeira das Pedras, São Francisco de Itabapoana foi mais uma vítima de acidente envolvendo uma motocicleta. Por volta das 4 horas da madrugada desta segunda-feira, 11-01, Erivelton retornava com o colega na garupa da moto que pilotova o Alex Monteiro Inácio de 23 anos, também morador de Ladeira das Pedras. O acidente foi no trecho da RJ – 224 entre Travessão de Barra e Bom Lugar. Erivelton foi socorrido, entretanto chegou sem vida ao Hospital Manoel Carola. Seu colega, Alex teve mais sorte, e foi internado com ferimentos leves. A mãe de Erivelton, Marineuza Moreira disse que o filho não bebe e não fuma. “Ele saiu para se divertir durante a noite de domingo em Barra do Itabapoana. Saíram duas motos de Ladeira das Pedras, infelizmente meu filho não voltou para casa”, lamentou emocionada Marineuza que é casada com Cícero Santos. Tem sido uma constante os acidentes com jovens pilotando motos em todo o município de São Francisco de Itabapoana. Um médico do Hospital Ferreira Machado, que preferiu não se identificar, disse ao Blog que é alto o índice de acidentes no município. Quando não ocorre o óbito o motociclista fica com sequelas graves.
.
Comentário do Blog
É necessário uma campanha de esclarecimento objetivando diminuir ou acabar com tantos acidentes com motos em SFI. Afinal, qual o preço de uma vida? A vida não tem preço, é muito preciosa e precisa ser preservada. Para isso os jovens teriam que se conscientizar e aceitar o conselho dos pais quando saírem para a balada em suas motos”.

Policial do Espírito Santo utiliza revolver PT 40 e mata jovem na Beira Rio em Barra do Itabapoana

Primeiro crime do ano em São Francisco de Itabapoana


Policial civil no Espírito Santo, Célio Silva Rosa, de 28 anos se entregou horas após cometer o crime. Marcos Vinícius, ( foto menor) foi morto com três tiros na madrugada de ontem.

Vivianne Chagas
.
O município de São Francisco de Itabapoana registra seu primeiro homicídio em 2010, em Barra de Itabapoana. Uma discussão que começou no final da noite de sábado, durante um show, terminou em morte, na madrugada de domingo. O policial civil, Célio Silva Rosa, 28 anos, lotado na delegacia de Alfredo Chaves, no Espírito Santo, matou com três tiros à queima-roupa, Marcos Vinícius Fernandes, também de 28 anos. Em seguida, o criminoso compareceu à 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco (147ª DP/São Francisco) e se entregou.

Marcos chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Manoel Carolla, em Ponto de Cacimba, mas não resistiu aos tiros no peito, no pé e na barriga. O crime aconteceu na Rua Beira Rio e o motivo teria sido uma discussão por ciúmes. “Nós estávamos indo embora de moto quando ele atravessou o carro na nossa frente e atirou no meu irmão. Eu disse que era pra atirar em mim também. Meu irmão não era vagabundo, sempre foi trabalhador, fiz de tudo para que ele sobrevivesse”, disse Marcelo Fernandes, único irmão da vítima.

Célio se apresentou com a arma do crime, uma pistola PT 40 sob custódia do estado onde trabalha. De São Francisco ele foi levado para a 146ª Delegacia Legal de Guarus, em Campos (146ª DL/Guarus), delegacia de área deste domingo, onde foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio.

Em Campos Marcelo disse que o irmão poderia ter sido vítima de um crime premeditado. “Parecia que ele estava esperando a gente passar, como se já tivesse armado tudo”. O crime foi registrado na 146ª DL de Guarus, onde será investigado. Até o final desta edição, Célio permanecia na carceragem da delegacia. (Matéria apurada pela jornalista Vivianne Chagas de O Diário e fotos de Carlos Emir)