sábado, 28 de fevereiro de 2015

Banhistas encontram tartaruga da espécie "cabeçuda" na Praia de Manguinhos

Na manhã deste sábado, 28-02, por volta das 7 horas, uma tartaruga da espécie cabeçuda, segundo o projeto TAMAR, apareceu morta na Praia de Manguinhos, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ). Moradores da Praia, caminhando pelas areias logo que encontraram o animal ligaram para o Blog que fez contato com o Projeto TAMAR.

A tartaruga de cerca de 1 metros de comprimento de carapaça por 80 de largura deve ter se afogado em algumas das redes de pesca lançadas ao mar pelos pescadores. Aparentemente sem ferimentos a tartaruga estaria em processo de migração pelo litoral ou em processo de reprodução ao se aproximar da Praia para desova.

O TAMAR entrou em contanto com os biólogos e veterinários do CTA Serviços em Ambiente que atual em São Francisco de Itabapoana, que compareceram ao local recolhendo o animal.


Segundo Tiago, representante do TAMAR no município,  só após necropsia será possível identificar a causa da morte.  As imagens foram enviados ao Blog por uma internauta leitora do Blog

.

Construção de casas em área de preservação é impedida em Gargaú


Foto: Reprodução Inter TV
Uma força tarefa, integrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Polícia Militar realizou uma operação nesta sexta-feira (27) na praia de Gargaú. Moradores estavam se preparando pra começar a construir casas numa Área de Preservação Ambiental. Um homem foi preso.

Logo no início da operação, foi destruído um barraco que seria usado como escritório para a venda dos lotes. Estacas e cercas demarcavam o espaço onde ficariam as casas. Profissionais da companhia de energia elétrica também participaram da ação. Eles retiraram as ligações clandestinas, praticamente prontas.

No sábado, durante outra operação no mesmo local foi apreendido uma grande quantidade de arame farpado que era usado para demarcar os lotes e foram constatados prejuízos ao meio ambiente. Destruir vegetação de lugares públicos ou privados é crime ambiental, de acordo com uma lei federal.

Nesta sexta (27), a polícia recebeu uma denúncia de que o homem responsável pela negociação dos terrenos estava em uma casa bem perto de onde aconteceu a operação. O suspeito foi levado para a delegacia.

Veja aqui a reportagem da Inter TV.

Com informações do G1 NF.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Encontrado corpo de 8ª vítima de explosão em navio-plataforma Cidade de São Mateus

Enquanto isso o corpo da 7ª vítima foi identificada como de João Victor Souza

Fotos do G1 ES.

Foi encontrado nesta sexta-feira, 27-02 o corpo da oitava vítima após 17 dias do acidente ocorrido com o navio-plataforma FPSO na região Norte do Espírito Santo.

Chegou também ao Blog a informação da identificação  de João Victor Souza, como a 7ª vítima resgatada pela BW Offshore. A identificação foi feita no DML – Departamento Médico Legal de Vitória.


O navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus é operado pela BW Offshore e afretado pela Petrobras. Segundo a ANP, 74 pessoas estavam no navio-plataforma no momento do acidente, no dia 11 deste mês. Dois funcionários ainda estão internados em hospital da Grande Vitória, faltando agora o resgate da 9ª e última vítima do acidente.

Tiarles Correa de São Francisco de Itabapoana continua desaparecido.

Colégio Domires Machado convoca para reunião


Comunicado a pedido do Colégio Estadual Domires Machado:

O Colégio Estadual Domires Machado, em Travessão de Barra, convoca pais, alunos, funcionários e comunidade para uma reunião EXTRAORDINÁRIA, dia 02 de março, segunda feira, às 19:00 horas, no auditório da escola.

C.E. Domires Machado
Rua Antenor Moreira nº 11
Travessão de Barra - São Francisco de Itabapoana/RJ

Tel-Fax: (022) 2789-4360

Um gambá no centro da cidade de SFI

Fotos: Rosane Berto/Blog do Paulo Noel.

Uma comerciante foi surpreendida na manhã desta sexta-feira, 27, com o aparecimento de um gambá numa árvore ao lado do seu comércio no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana. Ela percebeu que o animal estava muito assustado e ligou para o Blog pedindo orientação. A ambientalista Enilce Nunes que trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente orientou para que fosse chamado a GAM – Guarda Ambiental Municipal de São Francisco de Itabapoana, o que foi feito pelo Blog.

Os gambás não vivem em grupos, mas, na época da reprodução, eles formam casais e constroem ninhos com folhas e galhos secos em buracos de árvores.

Seus hábitos são noturnos. Por isso, quando começa escurecer, o gambá sai de seu abrigo para caçar e coletar alimentos. Sendo um animal onívoro, se alimenta praticamente de tudo, como: raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos (caranguejos encontrados em zonas de manguezais), anfíbios, serpentes, lagartos e aves (ovos, filhotes e adultos).

Embora possuam uma grande diversidade de presas, os gambás são animais de movimentos lentos e de pouca agilidade, exceto para subir em árvores, utilizando a cauda preensil.


Os gambás produzem um líquido fétido através das glândulas axilares. Esse líquido é utilizado pelo animal como defesa. Na fase do cio, a fêmea costuma exalar este odor para atrair os machos. Outra estratégia para escapar dos perigos é o comportamento de fingir-se de morto até que o atacante desista. 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Estranha criatura do mar aparece na Praia do Sossego e é confundida com água viva


Animal é inofensivo ao ser humano e já foi visto por vários banhistas



O Blog responde ao e-mail da internauta Wilma Rodrigues, que nos enviou um vídeo desta estranha criatura do mar. O animal tem aparecido no litoral de São Francisco de Itabapoana. Muitos banhistas, assim como o professor italvense Vilmar Godinho, que aparece no vídeo e foi quem achou o bicho, têm acreditado se tratar de água viva. Mas que animal é esse? O Blog foi atrás da resposta.

Mensagem enviada ao Blog via WhatsApp:

Boa tarde Vinícius, sou do Rio de Janeiro e moro na Tijuca. Temos casa em Sossego há mais de 30 anos. Ouço o Jornal São Francisco é Notícia sempre que posso. Sem palavras, excelente, elucidativo, bem claro e informal. No último sábado (21/02) estávamos na praia e um rapaz de Italva pegou na prancha dele um tipo de água viva diferente. Tem todas as características, mas vi no site do Departamento de Oceanografia, e não existe água viva preta. Por isso resolvi enviar o vídeo que fiz para vocês do Blog do Paulo Noel pesquisarem. Alguns moradores disseram que tem sido comum avistar estas "criaturas". Obrigada pela atenção, Wilma Rodrigues.

Olá Wilma, é com prazer que o Blog responde a sua mensagem. O animal não é uma espécie de água viva. Trata-se de uma Aplysia Fasciata, mais conhecida como Lebre do Mar. O Blog mostrou o vídeo ao biólogo Tiago Leite, e ele desvendou o mistério.

Segundo Tiago, a Lebre do Mar não representa nenhum perigo aos seres humanos. “Esse animal, uma espécie de molusco, mas com a concha interna, é inofensivo ao homem”, tranquiliza Tiago.

O biólogo explica que é muito comum no verão aparecerem encalhados ou sobre pedras. Como se alimentam de algas, com a elevação da temperatura da água, as algas morrem, no processo de decomposição liberam toxinas e essas substâncias afetam animais que se alimentam das algas, como a lebre do mar”, explica Tiago.

Além de lebre-do-mar, devido à existência de dois rinóforos (antenas cefálicas) na cabeça, que se assemelham às orelhas de lebre, o animal também é conhecido como vinagreira negra, devido à cor purpura do líquido não tóxico que libertam quando estão em estresse.

“Pedimos às pessoas que se depararem com esse animal na areia da praia o devolva ao mar, se possível depois da arrebentação das ondas, para que voltem para seu habitat natural”, orienta o biólogo.

Segundo Wilma, o professor Vilmar, após apresentar a estranha criatura às crianças e adultos curiosos, a colocou de volta ao mar, próximo às pedras da Foz do Rio Guaxindiba.

Veja o vídeo enviado pela internauta:

Chega notícia de mais um corpo resgatado do navio-plataforma Cidade de São Mateus


Agora são sete o número de trabalhadores que morreram no acidente. Notícia chegou enquanto familiares protestavam em frente à sede da Petrobras em Vitória.

Famílias de dois desaparecidos em navio protestam em
frente à Petrobras (Foto: Fiorella Gomes/ CBN Vitória)
Ao completar nesta quinta-feira, 26-02, 15 dias da explosão no navio-plataforma Cidade de São Mateus, no Litoral Norte do Espírito Santo, chegou a notícia do resgate de mais um corpo dos desaparecidos.



Com isso, chega a sete o número de trabalhadores que morreram no acidente com a embarcação, ocorrido na quarta-feira (11-02).

A localização do corpo foi informada na manhã desta quinta-feira, 26,   pela BW Offshore, dona do navio, a familiares dos três trabalhadores desaparecidos. No entanto, o corpo ainda não foi indentificado.

Tiago Correa, irmão de um dos trabalhadores desaparecidos, o sanfranciscano Tiarles Correa Santos, 25, foi quem deu a notícia ao Blog por telefone.

Familiares dos desaparecidos, segundo informou a esposa de Tiarles, Maiara Correa, voltaram a protestar na manhã desta quinta-feira (26). 

A manifestação começou por volta de 8h30 em frente à sede da Petrobras no estado, na avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. Eles cobravam a localização das vítimas do acidente que aconteceu no litoral de Aracruz. Esta é a segunda ação que parentes fazem esta semana.

A Petrobras informou ao G1 do ES que um superintendente da empresa no estado se reuniu com o grupo, por volta de 8h50, para conversar e tirar as dúvidas dos parentes sobre o caso.

Ação Comunitária do CRAS para famílias carentes em SFI

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que funciona na Ilha dos Mineiros, em São Francisco de Itabapoana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira (27), das 9h às 17h, mais uma ação social destinada às famílias carentes da comunidade de Gargaú.

O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social (SMTAPS), acontecerá na Praça da Igreja Católica. Na ocasião serão prestados os seguintes serviços na localidade:

· Orientação sobre o CRAS;

· Orientação sobre o Programa Bolsa Família;

· Informações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

· Orientação sobre a Carteira do Idoso para Transporte Interestadual;

· Orientação sobre Benefício de Prestação Continuada – BPC (idoso e pessoas com deficiência);

· Encaminhamento de família às redes assistenciais, área da saúde e educação;

· Orientações sobre os atendimentos realizados no Centro Especializado de Assistência Social – (CREAS);

· Palestra sobre o Programa Bolsa Família com Assistente Social Joselma Cavalar ás 13h.

· Palestra sobre Hipertensão Arterial e Diabetes com a coordenadora do HIPERDIA Dayana Albernaz ás 14h;


·  Palestra sobre alimentação saudável com a Dra. Ana Paula Viana ás 15h.

Ascom-SFI

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Câmara de SFI faz sua primeira sessão ordinária de 2015 e elege Comissões Permanentes


A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana se reuniu nesta terça-feira, 24-02, para a primeira sessão ordinária do ano de 2015. A reunião marcou o início dos trabalhos do Legislativo Sanfranciscano, após o recesso parlamentar, agora tendo como presidente o vereador Renato de Buena.

Nesta primeira reunião os vereadores elegeram as comissões permanentes, órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno da Casa e constituídos de vereadores, com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Câmara. Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de o assunto ser levado ao Plenário. Confira as composições:

Comissão de Constituição e Justiça
Presidente: Kdemar Cordeiro (Caboclo)
Membros: Ricardo Alexandre (Barrão) e Raliston Souza

Comissão de Finanças e Orçamento
Presidente: Domires Júnior (Pachola)
Membros: Marcelo Garcia e Patrícia Cherene

Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente
Presidente: Jamilton (Chaô) Marcelino
Membros: Raliston Souza e Marquinho de Santo Amaro

Comissão de Cultura e Assistência Social
Presidente: Fábio nas Neves (Fabinho do Estaleiro)
Membros: Ricardo Alexandre (Barrão) e Patrícia Cherene

Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos
Presidente: Marcelo Garcia
Membros: Domires Júnior (Pachola) e Fábio nas Neves (Fabinho do Estaleiro)

Crise hídrica é debatida em São Francisco de Itabapoana com produtores rurais

Irrigação de lavouras, construção de barragens, abertura de comportas e abertura de tanques nas propriedades foram os assuntos mais debatidos.




Abertura ou fechamento de comportas dos canais que cortam o município de São Francisco de Itabapoana, construção de barragens, utilização de máquinas para abertura de tanques nas propriedades, irrigação das lavouras e a seca que assola o município sanfranciscano,  estes foram alguns dos temas  debatidos durante cerca de três horas de reunião no Salão de festas do Edimário na localidade de Macuco de São Francisco de Paula, evento organizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais de Macuco de São Francisco, Ampamac,  na tarde desta terça-feira, 24-02.

Marcada para as 16 horas, a reunião começou com a execução do hino Nacional, prestigiada por cerca de 150 produtores. 

Após composição da mesa principal com participação de representantes dos órgãos ambientais do Estado do Rio de Janeiro, do Inea – Instituto do Meio Ambiente, da Emater-Rio, da prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, do Legislativo Municipal e da Estação Ecológica de Guaxindiba, foi franqueada a palavra aos produtores.

Renato Machado, o Renato de Alfeu, produtor rural de Morro Alegre, questionou o Inea, a burocracia e a fiscalização rigorosa nos produtores rurais. Sugeriu a construção de uma barragem nos canais que desaguam no Oceano Atlântico. “Essa água que vai para o mar poderia ser muito bem aproveitada na irrigação das lavouras”, diz

O representante do Inea – Instituto Estadual do Ambiente Charles Cardoso Balbi disse, com relação a construção de barragens, que é uma atividade conservacionista. “O Inea jamais proibiu. Na verdade é permitido. Porém, para se    fazer é necessário a elaboração de um projeto junto com a prefeitura municipal do Município.

Com relação a irrigação de lavouras, segundo Charles Cardoso cabe ao Inea o gerenciamento.

“A irrigação não está proibida. Mas é necessário um bom senso, pois estamos num momento crítico de falta d’água. A lavoura é importante, entretanto mais importante é o consumo humano e dos animais. Será que vai ter água para todos se não houver um gerenciamento deste momento de crise?”, indagou.

“O órgão ambiental tem a função de regularizar e tudo tem que ser feito através de um processo técnico. O caminho é procurar a prefeitura Municipal cujo prefeito, vendo a necessidade fará contato com o Inea”, disse.

O vice prefeito Amaro Barros, o Amarinho de Buena, disse que vai agendar uma reunião do prefeito Pedrinho Cherene com os produtores, o mais rápido possível.

“Vocês podem contar com o apoio da prefeitura. Para abertura de tanques, podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que vai até a propriedade para análise e com autorização do Inea, executa o serviço com auxílio de máquinas”, explicou.

Segundo o vice prefeito, que também é produtor, os produtores de SFI são sofredores e, justificou a ausência do prefeito Pedrinho Cherene informando que estava em uma audiência.

O vereador Alexandre Barrão, representando o Legislativo, lembrou que com o fim do recesso parlamentar e com a eleição das comissões permanentes do Legislativo Municipal, nem todos os vereadores puderam participar, mas que a Câmara Municipal está à disposição dos produtores nesta luta.

Representando a Estação Ecológica de Guaxindiba, compareceu Amanda que falou da importância da preservação ambiental. O representante da Emater, Marcelo, apresentou aos produtores os programas que a Emater vai executar no município de forma emergencial.

“Foi liberado recurso através do Banco Mundial para financiar projetos para amenizar a situação da seca no município. A maior parte destes projetos é de cunho ambiental”, revelou.

Segundo o representante da Emater, o município sanfranciscano foi dividido em onze micro bacias e atualmente, a Emater está trabalhando apenas com seis. “É necessários que os produtores se reúnam em grupo para fazer a gestão destes projetos visando os recursos financeiros”, disse.

Segundo Marcelo da Emater-Rio, os projetos que podem ser financiados com recursos do Banco Mundial, são projetos de proteção de nascentes, restauração de matas ciliares, implantação de sistemas agroflorestal, construção de barragens, implantação de sistema para armazenagem de água de chuvas e recuperação de açudes de pequeno porte. Os produtores deve procurar a Emater, em Praça João Pessoa, em busca de mais informações. 

O representante do Comitê Baixo Paraíba do Sul, João Siqueira, disse não entender o porquê que ainda não foi decretado “estado de emergência” em São Francisco de Itabapoana com toda esta crise de seca que assola o município.

“Recursos emergenciais poderiam vir para ajudar amenizar a crise hídrica em São Francisco de Itabapoana”, disse.

O produtor rural Sergio Elias disse que o problema hídrico está acontecendo em várias regiões do Brasil, mas lembrou que em São Francisco de Itabapoana já vem de muito tempo. “É desde quando o antigo DNOS drenou desordenadamente toda nossa região. Hoje, nós pagamos caro por isso. Há 35 anos, já chamava atenção para o que está acontecendo”, disse.


O produtor rural Rogerio (Rogerinho) um dos organizadores do evento, ao final da reunião, agradeceu aos produtores que ajudaram na realização do evento citando o presidente da Ampamac Carlos Junior,   Marcinho do Abacaxi, Herval, Sergio, Luciano e concluiu dizendo do sucesso que foi a reunião. O presidente da Ampamac, Carlos Junior, disse que será produzida uma ata da reunião para encaminhar aos órgãos governamentais.

“Vamos organizar uma comissão de produtores e aguardar o agendamento de uma reunião com o prefeito Pedrinho Cherene, para levar até ele, tudo que foi debatido aqui, objetivando amenizar o sofrimento dos produtores nesta crise de seca jamais vista em nosso município”, concluiu


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Acusado da morte de adolescente em Ponta de Bamburra (SFI) é preso em Itaboraí


Ludimila foi morta com um tiro no olho
Foto: Facebook
Policiais da 71ª Delegacia Legal de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, prenderam, no último dia 11 de fevereiro, J.C.S., 23 anos, apontado pela Polícia como o responsável pela morte da companheira dele, a adolescente Ludimila Oliveira Moreira, 17 anos, morta com um tiro no olho em fevereiro de 2014, na localidade de Ponta de Bamburra, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana.

J.C.S. era considerado foragido, já que contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Justiça. Segundo informações do Jornal O Itaboraí, os policiais receberam uma denúncia anônima com informações do endereço que se encontrava o acusado. No momento da chegada dos agentes, ele estava pintando uma casa e negou ter relação com o crime, mas acabou detido.

No dia em que Ludimila foi baleada, a Polícia Militar foi acionada através do 190, e compareceu ao Posto de Saúde de São Francisco, onde familiares de J.C.S., acompanhavam a vítima. Eles contaram aos policiais que ouviram o tiro, e que o casal estava sozinho no quarto. Os familiares contaram que J.C.S. alegou que manuseava a arma, quando o tiro teria sido disparado acidentalmente.


A delegada de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, disse que no início do inquérito policial tentou intimar J.C.S. para comparecer à 147ª Delegacia Legal, mas a Polícia Civil não localizou o jovem. Com o desenrolar do inquérito a Justiça expediu um mandado de prisão, e desde então o autor do crime foi considerado foragido.

Justiça eleitoral cancela títulos de eleitores faltosos em SFI


No município 372 eleitores terão de requerer novamente o documento, já que não compareceram às últimas três eleições

Atenção eleitores que faltaram as três últimas eleições, o Cartório Eleitoral da 130ª Zona Eleitoral de São Francisco de Itabapoana cancelou o título de 372 eleitores faltosos. A lista com os nomes estará à disposição dos cidadãos e também dos partidos políticos a partir desta quarta-feira, 25-02, em edital que será afixado no Cartório Eleitoral, no Fórum do município.

Em comunicado, a Justiça Eleitoral frisou que a regra é por três eleições consecutivas e não para aqueles que deixaram de votar esporadicamente.


Segundo o comunicado, “o eleitor que constar da referida relação deverá comparecer ao cartório eleitoral, no horário de expediente, das 11 h às 19 h, no período compreendido entre 02/03/2015 e 04/05/2015, portando os seguintes documentos: documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral, comprovante de votação ou de justificativa e comprovante de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento”.

Polícia prende jovem suspeito de matar adolescente em Batelão de Barra (SFI)


Segundo a 147ª Delegacia Legal, suspeito confessou o crime

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros foram
acionados para tentar localizar a arma do crime,
que o autor disse ter jogada no Rio Itabapoana, 

mas o revólver calibre 38 não foi localizado.
Policiais Civis, com apoio da Polícia Militar, prenderam nesta terça-feira, 24-02, em flagrante, B.G.T., 24 anos, acusado de matar o adolescente Jovane Pereira da Silva, 17 anos, assassinado com quatro tiros na noite desta segunda-feira, em Batelão de Barra, São Francisco de Itabapoana. Segundo informações divulgadas pela 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, B.G.T. confessou ter matado o adolescente.

O jovem, que trabalha embarcado em plataforma de petróleo, disse em depoimento que se sentiu ameaçado, já que, segundo ele, o adolescente teria tentado roubar a moto de sua esposa.

A partir daí o jovem resolveu assassiná-lo. Tanto o jovem, quanto o adolescente não têm passagens pela Polícia.

A Polícia chegou até B.G.T., após um trabalho de investigação, ouvindo testemunhas na comunidade de Batelão. O jovem disse aos policiais que, após assassinar Jovane, jogou a arma nas águas do Rio Itabapoana.

A Polícia Civil acionou uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que compareceu ao local apontado por B.G.T. a procura da arma na tarde desta terça-feira, mas o revólver calibre 38 não foi localizado. Jovane foi assassinado com quatro tiros, um no peito e três pelo corpo.

SFI: adolescente morto a tiros em Batelão de Barra

Um adolescente foi assassinado a tiros por volta das 22 horas, desta segunda-feira, 23, quando caminhava pela Rodovia RJ-224, em Batelão de Barra, localidade ao norte de São Francisco de Itabapoana.

A vítima, Jovane Pereira da Silva, 17 anos, era morador de Batelão de Barra. O caso foi registrado para investigação na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. O corpo foi removido pela Corpo de Bombeiros para o Instituto Médico Legal, em Campos dos Goytacazes. 

A imagem foi enviada via WhatsApp por um internauta ouvinte da Rádio São Francisco FM e leitor do Blog.

Explosão em navio-plataforma: trabalhadores continuam desaparecidos


Esposa de sanfranciscano desaparecido desabafa em entrevista ao Blog

Completa nesta terça-feira, 24-02, 14 dias que uma família de São Francisco de Itabapoana, da comunidade rural de São Domingos, vive momentos de angústia pela falta de notícias do jovem Tiarles Santos, 25, que continua, juntamente com mais dois trabalhadores, desaparecidos desde o dia da explosão no navio-plataforma Cidade de São Mateus, alugado à Petrobras pela empresa BW Offshore.

Nesta terça-feira, 24, em entrevista por telefone, direto de um hotel em Vitória - ES, colocado à disposição dos familiares dos trabalhadores desaparecidos pela BW Offshore, Mayara Lourenço da Silva, 19, esposa de Tiarles Santos, fez duras críticas à empresa BW Offshore. “Estou pedindo socorro à imprensa para que nos ajude a pressionar esta empresa a nos dar notícias do meu marido. Afinal faz 14 dias e, até hoje, não temos nenhuma informação”, diz.

Segundo Mayara a única explicação dada nesta segunda-feira foi de que o equipamento que faz o bombeamento de águas do compartimento inundado do navio deu defeito. 

“Será que a empresa BW Offshore não tem uma bomba de reserva para retirada da água?”, indaga.  

O que a empresa alega é que os socorristas precisam ter a água bombeada para que tenham acesso a locais onde podem estar os desaparecidos.

"Tenho esperança de encontrar meu marido ainda vivo. É possível que esteja desnutrido, isolado em algum compartimento, a espera de ajuda. Peço a todos da imprensa e as autoridades que nos ajudem. Estou pedindo socorro. Está demorando muito e meu marido neste momento pode estar precisando muito que alguém chegue lá", disse Mayara.

Já foram retirados os corpos de seis funcionários mortos no navio-plataforma, e, segundo a empresa, três continuam desaparecidos.

Mais 65 funcionários que estavam a bordo durante o acidente foram retirados da plataforma. Vinte e seis deles ficaram feridos, dos quais pelo menos sete, segundo a BW Offshore, estão internados em um hospital da região metropolitana de Vitória (ES).

A explosão ocorreu por volta das 12h50 da última quarta-feira (11), na sala de bombas da plataforma, que produz petróleo nos campos de Camurupim e Camurupim Norte, localizados na Bacia do Espírito Santo, a aproximadamente 120 quilômetros do litoral. A BW Offshore opera a plataforma, a serviço da Petrobras.

O Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-ES) também confirmou a localização do corpo do sexto trabalhador e informou que ele estava na sala de máquinas intacto e com máscara balaclava, equipamento de proteção individual para proteger do calor, o que pode indicar que era integrante da brigada.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Shell Iniciativa Empreendedora chega a São Francisco de Itabapoana com caravana de empreendedorismo


O município de São Francisco de Itabapoana foi contemplado com o programa Shell Iniciativa Empreendedora. Entre os dias 24 e 25 de fevereiro, das 9h às 14h, serão oferecidas consultorias sobre modelos de negócios, apresentação de cursos de capacitação gratuitos disponíveis, informação sobre impostos a serem pagos, orientação sobre legalização de microempresas e de microempreendedores individuais (MEIs), entre outras atividades. 

O evento ocorrerá na Praça da Igreja Matriz de São Francisco de Paula, no Centro da cidade,  e tem a finalidade de sanar as dúvidas dos empreendedores atuais e futuros da cidade. Além disso, formar líderes empresariais articulados com a cadeia de óleo e gás, que responde por parte importante das economias locais.

O prefeito Pedrinho Cherene falou sobre a importância dos serviços da Sheell para a região. “É de extrema relevância informar e capacitar os empresários do nosso município, para que assim sejam cada vez mais bons empreendedores e obtenham os resultados esperados em seus negócios. Vale destacar que é o momento oportuno de aprendizado para os que querem abrir empresas”, ressaltou. 

Em seu terceiro ano oferecendo mentoria e capacitação para empreendedores de 14 cidades do sul capixaba e norte fluminense, o programa Shell Iniciativa Empreendedora promove as Caravanas Empreendedoras.

Gratuitas e abertas ao público, as expedições são itinerantes e oferecem consultoria e palestras sobre empreendedorismo em todas as localidades participantes, informando sobre serviços ligados direta ou indiretamente à cadeia produtiva do petróleo.

“A primeira turma do Shell Iniciativa Empreendedora, em 2013, teve 94% de aprovação. Isso nos mostrou que há uma grande demanda por consultoria especializada neste tema, e nos motivou a ampliar ainda mais o programa. Estamos muito satisfeitos por poder disseminar de forma cada vez mais intensa a cultura do empreendedorismo”, comemora Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil.

As cidades abrangidas pelo projeto no Norte Fluminense são Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. No Sul Capixaba, o Shell Iniciativa Empreendedora atua nos municípios de Anchieta, Guarapari, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Vila Velha. Todas elas já receberam ou receberão as Caravanas Empreendedoras entre 2014 e 2015.

As inscrições para participar do programa completo de capacitação já estão abertas em endereço: http://www.iniciativaempreendedora.org.br/inscricao/

Sobre o Shell Iniciativa Empreendedora


O Shell Iniciativa Empreendedora é mais uma versão brasileira do Shell Live Wire, projeto de empreendedorismo da Shell presente em 17 países, que no Brasil também conta com o Shell Iniciativa Jovem. Ambos têm como parceiro executor o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS.

Marinha com inscrições abertas para concurso público para Aprendizes-Marinheiros


Estão abertas até o dia 10 de março de 2015,  as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros, através da internet.

O Concurso Público destina-se ao preenchimento de 2.200 (duas mil e duzentas) vagas, sendo 440 (quatrocentos e quarenta) vagas destinadas aos negros (Lei 12.990/14), para as Escolas de Aprendizes-Marinheiros: do Ceará, em Fortaleza; de Pernambuco, em Recife; do Espírito Santo, em Vitória e de Santa Catarina, em Florianópolis.

São algumas das condições para inscrição: ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino e ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2016.

As cidades mais próximas para realização das provas são:  Rio de Janeiro - RJ, São Pedro da Aldeia - RJ, Nova Friburgo - RJ, Angra dos Reis - RJ e Vila Velha - ES.


edital e as inscrições estão à disposição dos candidatos na Internet, no endereço www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br .

Em artigo, professor aborda as transformações do manguezal de Manguinhos


O Blog publica aqui mais um artigo do professor e ambientalista Arthur Soffiati. Desta vez o estudioso aborda as transformações do manguezal de Manguinhos. Manguezal em Manguinhos? Pois é, para surpresa de muitos, há um manguezal naquela praia. Ou melhor, hoje resquícios do que foi um pequeno, mas importante manguezal neste pedaço de terra. Em “O manguezal de Manguinhos”, Soffiati alia seus conhecimentos técnicos com a rica história local para explicar o comportamento dos poucos exemplares de mangue branco que resistiram após anos de iteração humana.

O artigo nos remete a refletir sobre uma das mais graves formas de agressão à natureza na costa brasileira: a degradação dos manguezais. O mangue, berçário natural para tantas espécies, ao contrário, deveria ser mais bem cuidado pelo homem. Boa leitura!

Clipe “Reze” produzido por juventude católica de Barra do Itabapoana faz paródia de uma das músicas mais tocadas de 2014: "Happy" de Pharrell Williams



Um vídeo clipe produzido para o Retiro de Carnaval 2015, "Aquele que perseverar até o fim, será Salvo", realizado em Bom Jesus do Itabapoana está fazendo sucesso nas redes sociais e agora no Blog do Paulo Noel.

O clipe produzido pela juventude católica da paróquia de São Sebastião em Barra do Itabapoana , é do mesmo gênero do clipe "Na Fé Eu Vou Lutar", paródia da famosa música do PSY, onde alcançou quase 9.000 visualizações em 2012.

Neste clipe intitulado "Reze” os jovens fazem uma paródia de uma das músicas mais tocadas de 2014:  "Happy" - Pharrell Williams e foi produzido com direção e edição do Felício Pôrto de Barra do Itabapoana.

Segundo Felício Pôrto o foco do clip é na evangelização de forma irreverente, envolvendo jovens das duas paróquias do município de São Francisco de Itabapoana que são as paróquias de Barra do Itabapoana e São Francisco de Paula. No vídeo, é fácil identificar as belas paisagens do nosso município.

“Buscamos mostrar nesse vídeo a alegria em viver uma vida de oração em comunhão com Deus. Ajude-nos a evangelizar, o blog se mostrou uma peça fundamental para a divulgação do trabalho”, diz Pôrto.

Créditos na edição do vídeo
Direção e Edição: Felício Pôrto
Auxiliar de Direção: Gabriela Câmara
Produção Musical: Alan Fernandes
Op. de Câmera: Renan Henriques Leonardo Couto João Lucas Gabriela Câmara Felício Pôrto
Making Of: Daniela Câmara


Casa de Evangelização São Bento terá a primeira missa em SFI




Está prestes a nascer no município de São Francisco de Itabapoana mais um belo projeto de evangelização: a Casa de Evangelização São Bento. Trata-se de uma iniciativa de um grupo de amigos católicos do município, que em 2008 comprou uma área na localidade de Baixa Fria, próximo à comunidade de Volta Redonda, no entorno do Centro de São Francisco, para abrigar um local onde possam acontecer encontros e retiros. O imóvel adquirido estava em ruínas e com muito mato, tendo já abrigado no passado um prostíbulo, agora está sendo transformado para abrigar um lugar destinado à evangelização.


E para marcar a nova fase do projeto será celebrada pelo padre Lucas Mendes a primeira missa da Casa de Evangelização, dia 1º de março de 2015, às 10 horas. O Blog recebeu o convite de uma das lideranças deste projeto, o músico Jeffinho Siqueira. O Blog deseja que Deus ilumine o trabalho da Casa de Evangelização. 

Conheça mais sobre a iniciativa em vídeo publicado no Facebook da Casa de Oração São Bento: