sábado, 16 de novembro de 2013

Projeto TAMAR promove soltura de tartaruga verde no litoral de Guaxindiba

 Biólogos fizeram uma palestra para turistas e moradores antes da soltura

Uma tartaruga verde juvenil de aproximadamente 35 kg foi solta na tarde deste sábado, 16, na Praia de Guaxindiba litoral de São Francisco de Itabapoana. Antes a equipe do Projeto Tamar, formada por biólogos, fez um trabalho de conscientização ambiental com presença de moradores , veranistas e turistas que fizeram um circulo ao redor da tartaruga.

Emoção e aplausos
No momento do contato com ás águas do mar, a tartaruga que rastejava lentamente para uma nova vida, recebeu aplausos do público por este gesto de preservação ambiental e da espécie.

Segundo o site Wikipédia, a enciclopédia livre, a tartaruga-verde é uma tartaruga marinha com um corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras. É de cor clara, exceto em sua carapaça onde os tons variam do oliva-marrom a preta, no Pacífico Oriental. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de ervas marinhas .


Como outras tartarugas marinhas, as tartarugas-verdes migram longas distâncias entre as áreas de alimentação e as suas praias de incubação. Muitas ilhas em todo o mundo são conhecidas como Ilha das Tartarugas por causa da nidificação das tartarugas-verdes em suas praias. As tartarugas fêmeas saem para as praias e põem ovos em ninhos que escavam durante a noite. Mais tarde, filhotes emergem em direção à água. Aqueles que sobrevivem alcançam a maturidade sexual ao fim de vinte a cinquenta anos e vivem até 80 anos em liberdade.



Motociclista sai ferido em acidente na curva da Praia de Lagoa Doce litoral de SFI

Colega teve que mergulhar no córrego para retirar motociclista das águas. Por pouco ele não morre por afogamento.


___________________________________________________________________________
Um acidente por volta das 18 horas deste sábado, 16, na Rodovia RJ-196, numa curva após a Praia de Lagoa Doce sentido Barra do Itabapoana, no litoral de São Francisco de Itabapoana, deixou ferido o motociclista Werkson, de 25 anos de Rio das Ostras que está passando o final de semana do feriado prolongado em São Francisco de Itabapoana.

Segundo um outro motociclista, identificado por Juninho, ele seguia em outra moto o amigo Werkson com destino a localidade de Travessão de Barra. Ele conta que teve que mergulhar no córrego às margens da propriedade da Rodovia para salvar o amigo de afogamento.

"Ele saltou a ribanceira, após a curva, e foi parar há cerca de 200 metros nas águas do canal. Eu vinha atrás, e só vi quando ele "voou" com a moto por cima da ribanceira para alcançar o pasto e só parou nas águas", disse.

Segundo ainda Junior, ele desceu da moto e saiu correndo para salvar o amigo. "Foi preciso mergulhar para retirá-lo das águas e com ajuda de outro amigo o levamos para às margens do riacho até a chegada do resgate da saúde de SFI", disse.

O resgate da saúde chegou rápido ao local, distante cerca de 20 Km do centro da  cidade até o litoral. A equipe de paramédicos com a coordenação do médico cardiologista Junior Batista Cherene permaneceu por cerca de 40 minutos estabilizando o jovem no interior do resgate. Quando a reportagem da Rádio São Francisco FM e do Blog do Paulo Noel chegou ao local ouvia, do interior do resgate, os gritos de dor  e choro do rapaz, que segundo um socorrista esta com suspeita de fratura do fêmur e sentido fortes dores na coluna. Depois de estabilizado o motociclista foi removido para o Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes.




Mais imagens do acidente, na lente do fotógrafo Flori que passava no local no exato momento do ocorrido .

Médico e socorristas do resgate da saúde no atendimento ao motociclista ainda às margens do córrego.

Motociclista foi salvo de afogamento pelo colega.

Moto retirada das águas por populares.


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dilma veta integralmente projeto que criaria novos municípios

 Política. Da Agência Brasil -
 Brasília – A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado hoje em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”. 

terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores. Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. 

O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”. 

 Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras. Edição: Marcos Chagas

Joaquim Barbosa determina prisão de 12 réus condenados no mensalão

15/11/2013 - 18h25
Justiça 

Da Agência Brasil - Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou hoje (15) a prisão 12 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Barbosa determinou o fim do processo e a execução das penas para réus que não têm mais direito a nenhum recurso em cada uma penas. 

Os mandados de prisão foram encaminhados para a Polícia Federal. Todos os presos deverão ser transferidos para Brasília, mas poderão pedir para cumprir a pena nas cidades onde moram. A lista com o nome dos presos ainda não foi divulgada pelo STF. A decisão sobre a execução das penas foi tomada na quarta-feira(13)após os ministros rejeitarem os segundos embargos de declaração apresentados pelos réus condenados no processo. 

Os ministros seguiram o voto divergente de Teori Zavascki. Ele entendeu que todos os réus podem ter as penas executadas, exceto nos crimes em que questionaram as condenações por meio dos embargos infringentes, recurso previsto para os réus que obtiveram pelo menos quatro votos pela absolvição, outra fase de recursos. 

O entendimento permite a prisão dos réus que tiveram os embargos rejeitados e dos condenados que, mesmo tendo direito aos infringentes, não questionaram as penas por meio deste recurso. Edição: Lana Cristina

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Vei aí a Festa de Cristo Rei na Paróquia de São Francisco de Paula


1º Fest Gourmet de São Francisco de Itabapoana tem início nesta sexta-feira

 Música, atrações culturais, recreação e o que há de melhor na culinária local em termos de frutos do mar. Tudo isso poderá ser encontrado durante o 1º Fest Gourmet, que terá início nesta sexta-feira (15/11) e prossegue até domingo (17/11), na praia de Guaxindiba.

Realizado pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comercio e em parceria com o SESC e com a CDL-SFI, o evento deverá reunir um grande público durante o feriadão da Proclamação da República. Entre as atrações musicais, o grande destaque do festival fica por conta do Grupo Fundo de Quintal, uma das referências do samba e do pagode no país e que se apresentará no sábado, às 23h.

 Abrindo o festival, na sexta sexta-feira, às 22h, se apresenta no palco oficial a banda 4.0 Acústico, com um repertório voltado para o por rock.

 O cantor Edivane será a atração do domingo, às 12h. Vários stands de restaurantes da região irão funcionar na sexta e no sábado das 11h às 22h, e no domingo das 11h às 15h. Ao final, haverá a apresentação do melhor prato do Fest Gourmet. “Para abrigar o Festival, iremos disponibilizar uma grande estrutura para receber os estabelecimentos ligados à gastronomia, proporcionando conforto, lazer e entretenimento ao público”, destacou o Secretário de Turismo, Indústria e comércio de São Francisco, André Ricardo de Azevedo Campos. 


O Festival terá enfoque, também, nas questões ambientais, com exposição, oficina de reciclagem, dinâmica de sustentabilidade e apresentação teatral, com a Cia. Cantos do Rio, encenando a peça Teatro Natureza Viva. Tudo isso acontecerá no sábado, quando serão iniciados, também, o Festival de Brinquedos e a animação para o público infantil.

Outra atração do Festival será a Feira de Artesanato da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social. Serão 10 barracas padronizadas com peças diversificadas do artesanato local, produzidas por integrantes do projeto de Geração de Trabalho e Renda. (Matéria produzida pela Ascom SFI - Fotos e produção do Blog do Paulo Noel.)

Estourada "boca de fumo" em Gargaú com suspeitos de tráfico de drogas presos e levados para 147ª DP Legal de SFI

Um quinto elemento conseguiu fugir
Foto: divulgação PM -Carlos Grevi/Ururau
Uma denúncia anônima levou policiais militares da 3ª Cia de São Francisco de Itabapoana, DPO de Gargaú, na quarta-feira, 13,  a uma residência do Bairro Barra Velha na Praia de Gargaú, litoral de SFI, onde estaria sendo utilizada como "boca de fumo".

Quando a PM chegou ao local encontrou materiais para embalar, drogas e dinheiro, surpreendendo um casal que supostamente seria os proprietários da casa e ainda dois homens. Todos foram detidos com exceção de um quinto homem que conseguiu fugir.


Foram detidos R.A.G., 46 anos e seu marido, R.R.M., 43 e outros dois jovens, O.A., 20 anos e R.S.C., 18. Segundo a PM, o homem que fugiu seria conhecido da polícia e já teria passagem por tráfico de drogas.

De acordo com a Polícia Militar foram encontrados na casa 300 papelotes de cocaína; 2 balanças de precisão; 15 celulares; vários materiais para embalar; uma quantia em dinheiro ainda não contabilizada, além de uma arma de brinquedo.

Todos os envolvidos e os materiais foram levados para a 147ª Delegacia Legal  de Polícia de SFI onde o foi registrado o Boletim de Ocorrência.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Rotary SFI vai à escola Agostinho Chrizanto em Santa Clara















___________________________________________________________________________
O Colégio Estadual  Agostinho Chrizanto de Araújo recebeu na manhã desta quarta-feira, 13-11, uma equipe de rotarianos do Rotary Club São Francisco de Itabapoana para uma palestra proferida pela ex-presidente Amarilsa Sales.

O tema desenvolvido para os jovens alunos das 7ª e 8ª séries foi "novas gerações em Rotary". Segundo Amarilsa Sales os alunos interagiram inteligentemente indagando sobre o que é Rotary. "Falamos para eles dos objetivos do Rotary que  é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada; e QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Ao final três alunos foram alvos de homenagem com entrega de certificados por terem se destacado durante o ano letivo de 2013.


O atual presidente 2012/2013, Marcelo Garcia falou do processo de desapropriação que o Prefeito Pedrinho Cherene, que também é rotariano,  está desenvolvendo para doar dois terrenos para a Escola Agostinho Chrizanto de Araújo. Foi citado,  ainda, para reflexão de todos a famosa frase do Rotary Internacional "Dar de si, antes de pensar em si". 

Caminhão roubado em Búzios é recuperado por Policiais do 8° BPM


Foto:Ururau.

Policiais Militares do 8° BPM prenderam em flagrante na tarde de ontem na Rua São Caetano, no Parque São Caetano, em Campos, três elementos acusados de terem roubado um caminhão com carga de produtos alimentícios e de limpeza no município de Armação de Búzios, no Rio. Todo o material foi recuperado, bem como o caminhão. Os suspeitos F. T. S., 26 anos, seu pai S. S. A., 47 anos, e E. F. G, 38 anos, foram encaminhados para a 134ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Já na noite de ontem, na comunidade Madureira, no bairro Jardim Carioca, em Campos, um elemento foi preso por Policiais Militares do 8° BPM durante patrulhamento de rotina por porte ilegal de arma de fogo. Com o mesmo foi apreendido um revólver calibre 32, com uma munição intacta. A ocorrência foi registrada na 16ª DP.

Copa de Jiu Jitsu deverá reunir cerca de 50 competidores neste final de semana em Guaxindiba

(Divulgação Ascom SFI)
Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com organização da equipe Fit Jiu Jitsu, acontecerá no próximo domingo (17/11), às 10h, na praia de Guaxindiba, a 1ª Copa São Francisco de Jiu Jitsu. Uma estrutura completa será montada para receber o evento, que terá cerca de 50 competidores distribuídos em três categorias: faixas branca, azul e roxa.

A iniciativa tem por objetivo difundir ainda mais a modalidade esportiva no município. Calcula-se que aproximadamente 100 pessoas já pratiquem Jiu Jitsu em São Francisco de Itabapoana. “A Secretaria de Esporte e Lazer procura estar ao lado dos desportistas como forma de incentivo às diferentes modalidades em nosso município”, destacou o secretário Noel Júnior.

A competição será realizada na orla de Guaxindiba, no entroncamento da Avenida Atlântica com a rua do Praia Clube Guaxindiba. No local também acontece, neste final de semana, o Fest Gourmet. 

Promovido pela Secretaria Municipal e Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SFI) e Sesc-Rio, Unidade Campos, o festival gastronômico proporcionará ao público diversas atrações culturais, recreativas e shows musicais. (Ascom SFI)

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Inscrições para Guarda-vidas têm início nesta quarta-feira em São Francisco

 __________________________________________________

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana inicia, nesta quarta-feira (13/11), as inscrições para preencher o quadro de guarda-vidas que irão atuar no litoral do município no período de verão.

 A idade mínima é 18 anos e os interessados deverão se dirigir até a sede da subsecretária, na Rodovia Afonso Celso, nº 38 (ao lado do DPO da sede do município) entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira. 

Serão selecionados, a princípio, 50 guarda-vidas, obedecendo a ordem de inscrição. No dia 27 de novembro, eles irão participar de um teste aplicado por militares do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), quando serão selecionados os 40 guarda-vidas que irão atuar na temporada de verão. Esses 40 guarda-vidas aprovados irão participar, a partir do dia nove de dezembro, de um treinamento, também aplicado por militares do 5º GBM, de salvamento aquático e primeiros socorros que irá durar até o dia 31 de dezembro. 

A partir de 1º de janeiro começa a atuação dos guarda-vidas em 20 postos, instalados de Gargaú a barra do Itabapoana. No primeiro mês de atuação, que inclui a fase de treinamentos, o salário mensal dos guarda-vidas, pago pela prefeitura, será de R$ 700,00. Nos dois meses seguintes, o valor será elevado para R$ 1.200,00. A atuação dos Guardas vidas irá até o dia. (Ascom SFI)

Boia sinalizadora resgatada no litoral de São João da Barra

Secretaria de Pesca e Marinha resgatam boia sinalizadora em SJB.

 Fotos : Secom SJB
                   O Barco de Apoio Marítimo da prefeitura de São João da Barra resgatou na segunda-feira (11), uma boia sinalizadora metálica, de porte médio, a aproximadamente, seis milhas náutica (11 KM) da lagoa de Iquipari.

 A boia se encontrava à deriva em alto mar trazendo risco de acidente para as embarcações de pesca da região. Segundo o secretário de Pesca, Flávio Batista, a operação de resgate contou com a parceria da Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de São João da Barra, que planejou a remoção para um local seguro. “A nossa intenção foi tranquilizar os pescadores que navegam a trabalho nesta área onde a boia foi localizada”, disse.

 De acordo com o subsecretário de Pesca, Eleilton Meirelles, no início da noite de sábado, a Estação Costeira de Apoio Marítimo (ESCOAM), com sede na secretaria de Pesca em Atafona, recebeu mensagem, via rádio, de uma embarcação pesqueira que teria avistado a referida boia. “No domingo nos reunimos com autoridades marítimas e planejamos a operação de resgate”. Eleilton disse ainda que recebeu a informação de que a boia sinalizadora pertence à LLX. (Secom SJB)

Acidente próximo a Praça dos Três Poderes em SFI


Um acidente por volta de 14 horas desta terça-feira, mobilizou o resgate da saúde de São Francisco de Itabapoana que saiu em mais uma missão para  socorrer vítimas. O atendimento foi na Rua de acesso à Praça dos Três Poderes onde está localizada o prédio da prefeitura de SFI. Graças a Deus, a motociclista está bem, apesar de ter sido levada para atendimento no Hospital Manoel Carola. Segundo populares, o motorista da caminhonete cabine dupla , modelo Ford, teria sinalizado que entraria para a Praça dos Três Poderes. A motociclista também estaria entrando na curva, mais de acesso ao Fórum de SFI. Estava com pressa e acabou batendo na lateral da porta da caminhonete. O motorista da caminhonete deu toda assistência à jovem, inclusive a acompanhou até o Hospital. Ambos os veículos seguiam em velocidade reduzida. A motociclista a cair na pista  foi socorrida pelo resgate. Felizmente a jovem está bem, apesar de ter levado um grande susto. O Blog passava pelo local e fez as imagens.

Reunião sobre plano local de habitação hoje em Guaxindiba


Foto : Ascom SFI.

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de São Francisco de Itabapoana prossegue nesta terça-feira (12/11), em Guaxindiba, com as reuniões de leitura do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O evento terá início às 18h, no Praia Clube Guaxindiba, e estão convidadas a população de Guaxindiba e de localidades próximas, como Santa Clara, Sossego, Ilha dos Mineiros, Manguinhos, Barrinha, Coreia, Buena, e Amontado. As reuniões objetivam identificar as demandas para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social, culminando com o planejamento de estratégias para suprir as necessidades habitacionais de interesse social no município. 

Elas tiveram início na segunda-feira (11/11), na comunidade de Imburi de Cacimbas, e nessa semana serão realizadas, além de Guaxindiba, em Gargaú, na quarta-feira (13/11), e em Barra do Itabapoana, na quinta-feira (13/11). - A elaboração do PLHIS tem extrema importância para que o município tenha condições de participar de programas habitacionais do Governo Federal. Sem ele, isso fica inviável. 

Após a realização das seis reuniões em comunidades consideradas polos, iremos realizar mais duas audiências públicas para a apresentação do Plano – destacou Florentino Cerqueira, secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Francisco de Itabapoana. O Plano é elaborado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social e por meio do Instituto Eficácia Brasil. A primeira audiência pública aconteceu no início de agosto, no Auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula. (Ascom SFI)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sindicato convida servidores para audiência pública no Legislativo sanfranciscano

Na pauta: discussão da LOA (Lei de Orçamento Anual 2014) e o PPA (Plano Plurianual).

Nesta terça-feira (12/11/13) acontece na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana  a audiência pública que vai discutir a LOA (Lei de Orçamento Anual 2014) e o PPA (Plano Plurianual) que irá definir e nortear os orçamentos para os anos 2014-2017.

Segundo o presidente do  Sindicato dos Servidores Públicos  Municipais de SFI Cirábio Ramos a entidade estará presente defendendo a inclusão do auxílio transporte, reajustes do vale alimentação, plano de cargos geral, reajustes anuais de salários e a Caixa de Previdência nestas Leis.

O início da audiência está marcada para as 17 horas. 

Edital de convocação para audiência pública.

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana enviou e-mail, à Rádio São Francisco FM e ao Blog do Paulo Noel,com pedido de divulgação do edital de convocação da referida audiência pública. Confira na imagem.



 

Obras do sistema de drenagem de águas pluviais recomeçam na principal Avenida de SFI

Recomeçaram, nesta segunda-feira, 11-11,  as obras do novo sistema de drenagem da Avenida vereador Edenites da Silva Viana no centro de São Francisco de Itabapoana. Na tarde do dia  30-10, a Secretaria de Planejamento de SFI detectou um erro na execução da obra. A empresa responsável  teria colocado manilhas de 80 cm de diâmetro, enquanto para o Planejamento o correto seria de 1 metro. 

A empreiteira chegou a concluir um trecho de cerca de 150 metros que agora terá que ser desfeito para colocação das manilhas de 1 metro de diâmetro. Isso pode representar atraso no cronograma de entrega da obra que esta prevista para fevereiro de 2014. A empresa vencedora da licitação, orçada em R$626.795,77 é a Conserma Engenharia.


Aos motoristas um alerta: durante o período de construção não será permitido estacionamento de veículos no trecho da obra. A Emtransf Empresa Municipal de Trânsito interrompeu o trânsito do trevo da Rua Melinda Pinheiro Acruche com Avenida Ednites da Silva Viana até próximo ao Terminal de passageiros das Vans.

Guaxindiba sediará o 1º Fest Gourmet no próximo final de semana

Fechando a noite, o esperado show com o grupo Fundo de quintal.
Foto: divulgação.

A Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, irá sediar, neste feriadão da Proclamação da República, o 1º Festival de Gastronomia do município. Denominado 1º Fest Gourmet, o evento terá início na sexta-feira (15/11) e prossegue até domingo (17/11), oferecendo ao publico várias opções de pratos da culinária voltada para frutos do mar e muitas atrações, incluindo shows musicais, apresentação teatral, oficinas, entre outras.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comercio, Sesc/campos, e CDL-SFI, o Festival acontece na Avenida Principal, nas imediações da praça padroeira Nossa Senhora dos Navegantes. Vários stands de restaurantes da região irão funcionar das 11h às 22h, na sexta-feira e no sábado, de 11h às 15h, no domingo. Ao final, haverá a apresentação do melhor prato do Fest Gourmet.

As demais atrações terão início a partir das 19h de sexta-feira, com apresentação do DJ Hermano Cardoso, prosseguindo com a banda de pop rock 4.0 Acústico. Sábado, a programação tem início às 9h, com atrações para o público infantil, exposição com enfoque no meio ambiente, oficina de reciclagem, teatro com a Cia. Cantos do Rio e Aulão de Dança. Fechando a noite, o esperado show com o grupo Fundo de quintal.


Domingo, o 1º Fest Gourmet apresenta, a partir do meio-dia, muita MPB com o músico e cantor Edivane. “Para abrigar o Festival, iremos disponibilizar uma grande estrutura para receber os estabelecimentos ligados à gastronomia, proporcionando conforto, lazer e entretenimento ao público”, destacou o Secretário de Turismo, Indústria e comércio de São Francisco, André Ricardo de Azevedo Campos. (Ascom SFI)

Programa Agentes de Leitura com quatro vagas para São Francisco


Imagem:divulgação.
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro abriu edital para chamada pública de agentes de leitura. As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 21 de novembro. Para o Município de São Francisco de Itabapoana, serão disponibilizadas 04 vagas e mais 02 de suplência, caso haja desistência durante o andamento do programa. 

 Os interessados podem realizar o processo por meio do link http://www.cultura.rj.gov.br/editais/CP0142013.php ou ainda comparecer no Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, número 141, para receber auxílio de como fazer a inscrição. O horário de atendimento é entre 9h e 16h. 

 Os requisitos necessários são: ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), civilmente capaz; comprovar através de documentos a residência fixa em São Francisco; apresentar, caso tenha, registro no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Identificador Social – NIS) do Programa Bolsa Família; haver concluído ou estar cursando o Ensino Médio até a data de inscrição; ter idade entre 18 e 29 anos. Atualmente, este projeto já existe no Município e atende cerca de 60 famílias. São três agentes que visitam as casas levando exemplares de títulos de livros para fazerem a leitura juntos aos atendidos. Os títulos também são emprestados a essas famílias. 

Em um sistema de rodízio, todas as famílias contempladas com o projeto têm acesso aos livros. A intenção do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura é que mais famílias sejam beneficiadas com o programa. Para que as visitas aconteçam, a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza uma bicicleta, uma mochila e mais de 80 títulos de livros direcionados ao público infantil e juvenil. O processo seletivo será durante todo o dia 01 de dezembro deste ano. Inicialmente, o candidato passará por uma entrevista oral e depois à prova escrita. 

Após a seleção, os agentes escolhem as comunidades que estão perto de suas residências para facilitar o acesso às famílias atendidas. Os candidatos selecionados receberão auxílio mensal através de Bolsa de complementação de renda, no valor de R$ 350.00 (trezentos e cinquenta reais) por mês, durante 12 (doze) meses, renováveis por igual período, dependendo da disponibilidade orçamentária e do desempenho do agente de leitura. (Ascom - SFI)

domingo, 10 de novembro de 2013

Salvos por milagre

Treinador de futebol capota veículo em Estrada da Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. Ele e o carona foram salvos por milagre.


_______________________________________________Era o primeiro jogo sob a nova direção do treinador. O jogo estava previsto para às 16 horas na localidade de Boa Vista Italiana, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. E foi justamente na Estrada de chão batido de acesso ao campo de futebol em Boa Vista Italiana , que aconteceu o acidente por volta das 15 horas. O treinador tinha pressa em chegar ao campo de futebol. O acidente interrompeu sua primeira participação como treinador do Boa Vista. 

Poderia ter sido pior, segundo informações de policiais do BPRv (Posto Rodoviário de Imburi) se o veículo ultrapassasse a cerca de arame farpado e caísse em uma ribanceira.

Segundo populares o motorista treinador teria perdido o controle de direção do seu veículo Gol branco, vindo a capotar varias vezes.
 "Foi um milagre. Ele teve apenas um corte profundo no supercílio e foi socorrido pelo veículo resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado". O carona teve apenas escoriações no joelho e, após ser atendido pela equipe do resgate da saúde de SFI, foi liberado. Aliás a equipe do Resgate da saúde de SFI composta dos "socorristas" Leonardo, Gil e Maria da Penha chegou muito rápida ao local do acidente. Tanto o treinador como o carona estão bem.




SFI: filho mata o pai a golpes de foice e chora em cima do cadáver


Quando a PM chegou ao local, Estrada do Caldeirão, em Santa Luzia, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana o   filho estava abraçado ao pai já morto. Ele não ofereceu resistência e foi preso em flagrante, levado para a Delegacia Legal de área em Campos dos Goytacazes, a 134ª DP Legal.

Fotos: Ururau

Filho chega a Delegacia Legal com PM. O pai em foto de documento de identidade.


Como foi.
Discussão começou na festa de aniversário na casa da vítima, Fábio Gomes Dionísio, 62 anos, na Estrada do Caldeirão sentido Santa Luzia em São Francisco de Itabapoana (RJ). Junto com familiares, Fábio comemorava o aniversário da esposa e mãe do suspeito do assassinato F.G.D. de 35 anos.

Já era madrugada deste domingo, 10-11. Segundo a esposa da vítima relatou na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana,   foi na segunda  discussão, mais acalorada, que o filho acabou utilizando uma foice para golpear o pai dentro da casa onde acontecia o aniversário.

Após o bárbaro crime, o assassino ajoelhado ao lado do corpo do pai o abraçou e chorou copiosamente. Foi assim, neste estado, que a PM encontrou o suspeito e lhe deu ordem de prisão.
  
Segundo policias militares, o suspeito, já teria tentado matar o pai em uma outra ocasião e ainda tentou colocar fogo na casa onde a família mora.

"Fábio Gomes Dionísio, 62 anos, foi morto sem piedade com vários golpes de foice pelo próprio filho F.G.D de 35 anos", disse um PM revoltado com a barbárie.

Segundo informações de moradores, a vítima e suspeito tinham frequentes desentendimentos.