Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

sábado, 11 de julho de 2009

Acidente com moto fere adolescente na RJ-224 na chegada de Santa Rita em SFI

Jovem estava em companhia do irmão e mais um colega, cada um em uma moto.
.
Um adolescente de apenas 15 anos, Lucas de Oliveira Almeida foi socorrido por volta das 22 horas desta noite de sábado, 11, para o Hospital Ferreira Machado em Campos, após grave acidente com moto na RJ-224, próximo a Santa Rita em SFI. Lucas é filho de Josélio proprietário de uma borracharia na localidade de Morro Alegre. Ele é neto de João Machado muito conhecido em SFI. Os pais estão no Hospital aguardando noticias dos médicos cirurgiões. Segundo informações o adolescente está com ferimentos por todo o corpo e com suspeita de fratura de crânio. Lucas estaria em companhia do irmão e um colega cada um em uma moto. Os irmãos estavam indo para a residência dos pais em Morro Alegre. Na localidade de Santa Rita, Lucas perdeu o controle da direção e com a queda foi parar na vala do acostamento. Segundo populares, um veículo não identificado passou na hora e arrastou a moto cerca de 30 metros. Uma ambulância do Posto de Saúde levou o jovem para o Ferreira Machado com acompanhamento da médica Camila e de uma enfermeira. Estamos aguardando mais informações a qualquer momento.

Engenheiro civil comenta sobre Ponte João Figueiredo

Recebemos e-mail de Carlos Faria Café – Engenheiro Civil, ex-residente do DNOS/Campos/RJ, com informações importantes sobre a Ponte João Figueiredo. Vale a pena conferir.
.
Caro Paulo Noel, sou engenheiro civil, ex-residente do DNOS em Campos/RJ e acompanhei as obras de execução de todos os pilares e encontros da ponte que estão até hoje inacabadas no Rio Paraíba do Sul. Da mesma forma que você, também participei de varias reuniões com autoridades, políticos e prefeitos que prometeram a conclusão das obras, que é de extrema importância, por ser uma nova opção de ligação entre os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Desta vez acompanhei por jornais locais e pelo seu blog sobre a visita do Governador Sérgio Cabral onde prometeu total empenho para prosseguimento das obras. Vale ressaltar, que para que tal fato aconteça basta apenas a conclusão dos acessos, tanto na margem esquerda como na margem direita do Rio Paraíba do Sul. Ainda construções de obras de arte complementares sobre os acessos com finalidade de “diminuir o efeito de barragem” nos aterros em períodos de cheias do rio e colocação de estruturas de pré-moldados protendidos (vigas), para receber as lajes do tabuleiro (pista de rolamento) e finalmente o capeamento asfáltico.
Durante todos estes anos colaborei com vários políticos tanto na esfera municipal, estadual e federal, fornecendo dados técnicos para elaboração de documentos e emendas parlamentares para alocação de recurso financeiros, que nunca saíram. Torcemos para que a estruturação econômica do "Complexo do Açu", a existência de estrutura viária já existente em todo Espírito Santo e no Estado do Rio, favoreçam o crescimento do turismo marginal a "Rodovia do Sol e Costa Leste do RJ. Que o avanço da exploração de petróleo para o Estado do Espírito Santo, seja pré-requisitos fundamentais para ser recolocar na pauta de obras a serem concluídas pelo Governo Federal e que atende plenamente ao Plano de Aceleração do Crescimento(PAC), face as perspectivas de geração de empregos e renda no futuro. Sobre o aspecto político torcemos por uma grande união de forças para que, desta vez, os resultados sejam positivos para toda região. Vejo que o momento é promissor e a conclusão da ponte só depende de ação. As populações dos municípios envolvidos e de toda região agradecerão a todos, que por atribuição dos cargos políticos se empenharem na materialização desta obra. Obra edificada e abandonada no leito maior do Rio Paraíba do Sul, fruto de investimentos públicos proveniente de impostos arrecadados do povo desta região.

Carlos Faria Café – Engenheiro Civil
Ex- Residente do DNOS/Campos/RJ
Email: engcfaria@hotmail.com

Polícia Militar prendeu Wellington Amaral em Santa Clara

Agromeração em frente a 145º DP na Praça de São Pedro em São João da Barra no momento da chegada de Wellington.

Fotos: Blog do Zé Vitor (www.zevitor.blogspot.com)

Em frente a 145 DP a movimentação de centenas de sanjoanenses na chegada do suspeito da morte de Arine.
.
Segundo a Policia Militar, Wellington Germano Amaral foi preso na rua Sete de Setembro, por volta das 14 horas deste sábado, 11, próximo a casa de Joilson (macumbeiro) em Santa Clara. Wellington responde por prática de homicídio qualificado no crime contra a vítima, ex-esposa Arine, ocorrido em Atafona no dia 8 último. O mandado de prisão temporária foi expedido pelo juízo da 2º vara de família de Campos dos Goitacazes através da prisão temporária representada pela autoridade policial. Segundo o Delegado Dr. Carlos Alberto Andrade, cabe esclarecer que a 145 DP solucionou 5 dos 7 homicídios ocorridos este ano em São João da Barra, atingindo a margem de quase 80% dos crimes ocorridos. Quando Wellington chegou a Delegacia de São João da Barra, centenas de sanjoanenses já aguardavam em frente ao prédio da PC aos gritos de assassino. Segundo o plantão da 145º DP em SJB, Wellington Germano Amaral suspeito da morte da ex-esposa Arine Almeida Florêncio, 22, foi preso por uma guarnição da PM -DPO de SJB no comando do Sargento Genário Jr. e do Cabo Almeida. Ela era filha do ex-vereador de SJB, Ary Pedreiro

Decretada prisão temporária de suspeito de matar ex-mulher em Atafona

(Delegado Dr. Carlos Alberto Andrade) Foto: Blog do André Pinto)

O suspeito da morte da ex-mulher Wellington Germano Amaral teve a prisão temporária expedida pelo Juiz da 2º vara de família de Campos dos Goytacazes. A informação foi passada agora pelo Delegado da 145ª DP de SJB, Carlos Alberto de Andrade Souza. Wellington chegou a Delegacia de São João da Barra por volta das 16 horas e foi conduzido para a Casa de Custódia Dalton Castro em Campos. Wellington é acusado de matar a ex-esposa Arine com 20 facadas, na última quarta-feira, na praia de Atafona em frente a residência onde morava. Ela era filha do ex-vereador de SJB, Ary Pedreiro.

Governo estadual doará 800 peças de roupa à São Francisco

A Secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana receberá, nesta segunda-feira (13) a doação de 800 peças de roupas, da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. As roupas foram apreendidas pela Receita Federal por estarem sem nota fiscal e foram doadas ao governo do estado que tem distribuído aos municípios.
A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, conta que ficou sabendo da doação pelo site do governo estadual. “Sempre acessamos o site para poder participar dos programas do estado. Vimos que eles estavam fazendo esta doação e mandamos um ofício pedindo que o nosso município fosse incluído na lista das cidades que serão beneficiadas”, informou Francimara.
Ao todo serão doados 34 mil peças de roupas para os municípios do norte fluminense. O sul do estado receberá 29.500 roupas. A secretaria estadual de Assistência Social acredita que até segunda-feira tenha doado um total de 436.500 peças. Só os municípios da baixada fluminense foram beneficiados com 308 mil.

Lavrador cai de cabeça em poço profundo e morre

O lavrador ficou preso na lama no fundo da cacimba. Seu corpo foi retirado com ajuda do Corpo de Bombeiros.
A localidade de Coréia, em SFI, amanheceu hoje com a notícia da morte do lavrador Claudionor Alves Tavares, 42, que morreu em um trágico acidente. Segundo a ocorrência policial na 147º DP de SFI, o lavrador estava em um bar bebendo com amigos. “Ao retornar, por volta das 2 horas da madrugada deste sábado, 11, para a residência onde morava em Coréia, distrito de SFI, Claudionor chegou perto do poço profundo e caiu de cabeça morrendo na hora”, disse o investigador de plantão. O poço profundo é utilizado pela família como cacimba que abastece com água a casa. O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para retirar, do fundo do poço, o lavrador que ficou preso na lama de cabeça. O investigador comentou que é muito comum em São Francisco de Itabapoana, em muitas residências, os poços e fossas não possuírem tampões de concreto. “Muitas crianças e pessoas idosas correm risco de morte permanentemente”, completou. O corpo do lavrador Claudionor foi removido para o IML em Campos para necropsia.

A ponte e os discursos

Estava no meio do povo ouvindo os discursos das autoridades durante a visita do governador Sérgio Cabral a São Francisco de Itabapoana, na sexta-feira, 10. Foi a primeira vez que ouvi uma autoridade, a nível estadual, de público citar as obras inacabadas da ponte João Figueiredo, que liga SFI a SJB. Cabral disse que vai apoiar os prefeitos da região junto ao governo federal para conclusão da inacabada obra, um monumento ao desperdício do dinheiro público com seus pilares encravados no Rio Paraíba do Sul. Até que enfim. É certo que, através do Blog e da Rádio São Francisco FM, já entrevistamos dezenas de políticos que também prometeram empenho em resolver o problema. Dentre as autoridades que já falaram na Rádio São Francisco FM estão prefeitos, vereadores, secretários de governo, senadores e até ministro. Aliás, a última entrevista foi com o Ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, quando recebeu, em Brasília, a visita do prefeito Beto Azevedo de SFI. A prefeita Carla Machado também, em Brasília, já reivindicou de outras dezenas de autoridades a conclusão desta obra. Então, se todos concordam que a obra é importante para o desenvolvimento da Região o que estaria faltando para iniciar logo? Temos pressa. O complexo logístico do porto do Açu está por receber dezenas de empresas nacionais e internacionais dispostas a investir pesado na Região. Só a mineradora do grupo chinês Wisco vai gerar cerca de 20 mil empregos, decisão anunciada recentemente durante a visita de Carla Machado a China com Sergio Cabral. "Estamos planejando uma cidade que terá um porto, duas usinas siderúrgicas, duas termelétricas, duas fábricas de cimento e uma montadora de veículos elétricos", diz o secretário de planejamento Victor Aquino da prefeitura de SJB. Mas do que adianta, para SFI, todo este investimento se a retomada das obras da ponte João Figueiredo continua apenas nos discursos? O que está faltando? Mais vontade política? O presidente Lula vai visitar a Região. Vem conhecer o complexo portuário do Açu. Será que alguém no helicóptero, quando estiver sobrevoando o Rio Paraíba do Sul poderia indicar ao presidente, onde estão os pilares das obras da Ponte. E que acrescentasse, se possível, um comentário: “Ali presidente, o dinheiro jogado pelo ralo”. Quem sabe agora, faltando apenas o presidente ver de perto o referido “monumento”, as obras não sejam retomadas?

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Sérgio Cabral anuncia uma série de investimentos em São Francisco

Fotos: Alessandra Lemos. Matéria da Ascom prefeitura de SFI.



.
O governador Sérgio Cabral acompanhado do seu vice, Luiz Fernando Pezão, de vários secretários estaduais e do presidente da Alerj, Jorge Picciani, em visita a São Francisco de Itabapoana, nesta sexta-feira (10), anunciou uma série de investimentos para o município. Vários deputados estaduais e federais também fizeram parte da comitiva. O prefeito Beto Azevedo, recebeu o governador acompanhado de seu vice, Frederico Barbosa Lemos, dos vereadores e de vários secretários municipais. Cabral participou de um ato solene, no centro da cidade, para anunciar o início das obras de recapeamento asfáltico da RJ 224, num total de 42 quilômetros, ligando a sede do município ao distrito de Barra do Itabapoana.
Na ocasião foi assinado um documento de doação de um terreno para a construção de uma Delegacia Legal na entrada da cidade. O prefeito Beto Azevedo fez também a entrega de uma lista de reivindicações ao governador. A lista inclui a construção de um terminal rodoviário, de um destacamento do Corpo de Bombeiros, a sede da 3ª Cia da Polícia Militar e uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento. A prefeitura inclusive já tem uma área, na entrada da cidade, para abrigar todas essas instalações. O governador se comprometeu em atender a quase todas as reivindicações e anunciou ainda outros investimentos. “Eu quero ajudar São Francisco a crescer. Já me comprometi com o prefeito Beto neste sentido. A Delegacia Legal e o destacamento do Corpo de Bombeiros, já estão garantidos. Além disso, vamos enviar máquinas e equipamentos para patrolar quase dois mil quilômetros de estradas vicinais”, garantiu Cabral.
O governador disse ainda que o estado obteve, através do governo federal, R$ 10 milhões em subsídios agrícolas para os produtores de cana do norte do estado, além de R$ 100 milhões de investimentos na recuperação da malha de canais da região. Mais uma vez Cabral também reassumiu o compromisso de lutar em prol da conclusão da ponte João Figueiredo que liga São Francisco a São João da Barra.
O prefeito Beto Azevedo agradeceu os investimentos que o governo do estado tem feito em São Francisco e disse que fica orgulhoso em apenas seis meses de mandato receber a visita de um governador no município para anunciar obras de grande importância para a região. “O governador sempre nos recebe com muito carinho todas as vezes que vamos ao Rio de Janeiro. O resultado disso é essa série de investimentos que conseguimos. O bom relacionamento do governador com o governo federal tem trazido muitos benefícios para o estado do Rio e os municípios também ganham com isso”, disse Beto.

Arte Lata

A apresentação do grupo “Arte Lata”, um projeto desenvolvido pela secretaria de Promoção Social com os alunos do Peti e Curumim, foi uma atração à parte. Os alunos executaram o Hino Nacional e clássicos da MPB encantando o público presente. Cabral elogiou a apresentação e convidou o grupo para ser apresentar no Palácio das Laranjeiras, no próximo dia 20, durante a visita do presidente de Moçambique ao Rio de Janeiro. “Esses alunos estão de parabéns. Faço questão de que este grupo se apresente durante a visita do presidente de Moçambique e também em outras oportunidades já que sempre estamos recebendo autoridades de outros países e teremos orgulho de levar esta belíssima apresentação para a Capital para que este grupo passe a ser conhecido mundialmente”, disse Cabral em sua despedida.

Manifestação na Praça de São Francisco pede homologação de concurso público

Movimento começou na Praça de São Francisco e terminou na Praça dos Três Poderes.


Representando os concursados, Fábia fala à imprensa.


Cirábio Ramos, do Sindicado do Servidores, discursa durante a manifestação e as faixas de protesto dos candidatos

.
Uma manifestação de um grupo de candidatos do último concurso público realizado em São Francisco de Itabapoana, pela prefeitura, foi realizada na manhã desta sexta-feira na Praça de São Francisco de Paula. O evento contou com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco e lideranças sindicais de Campos dos Goytacazes. O movimento liderado por membros de uma comissão tendo à frente a presidente da Associação de Moradores das comunidades de Sonhos e Sossego, Fábia Loubak, objetivou chamar a atenção das autoridades para o assunto. Com apitos e palavras de ordem os manifestantes permaneceram na Praça por cerca de duas horas, e em seguida foram para a Praça dos Três Poderes em frente à prefeitura de SFI.
Ação popular pediu anulação de concurso público de SFI
Ação Popular pediu a anulação do Concurso Público através do processo 2009.070.000293-1 em 28 de fevereiro deste ano.
Site do TJ informa andamento do processo
TJ/RJ - 10/07/2009 12:21:19 - Primeira instância - Distribuído em 19/02/2009
Comarca de São Francisco do Itabapoana Cartório da Vara Única
Ofício de Registro: Distribuidor, Cont. e Partidor S Franc. Itabapoana
Ação: Anulação / Concurso Público / Edital
Tipo do Movimento: Recebidos os autos - Data do recebimento: 27/05/2009
Destinatário: Ministério Público - Data da remessa: 08/05/2009
Prazo: 15 dia(s) Localização na serventia: ARMARIO CLS CRIME
P = 01

Atualizado às 15h22m: Na Praça dos Três Poderes os manifestantes exibiram faixas para a comitiva do Governador. Em seguida foram para o local próximo do palco, onde o Governador dircursou, já por volta das 13h40m. Entretanto a Guarda Municipal impediu a passagem dos manifestantes que ficaram em frente ao Banco Itaú, distante de onde estava o palanque com as autoridades. Mesmo assim, o apitasso continuou. Cirábio Ramos do Sindicato dos Servidores disse que o objetivo da manifestação foi alcançado.

Atualizado com foto às 17h30m
Jovem brasileira chama atenção de Obama e Sarkozy.

Carioca de 16 anos estava à vontade ao lado do presidente Lula.
Paralelamente aos encontros do G8 e do G5, jovens de potências emergentes e dos países mais industrializados do mundo também se reuniram em L'Áquila, na Itália. O chamado "Júnior 8" discute questões como pobreza e aquecimento global.

Um representante de cada delegação teve a oportunidade de se encontrar com os líderes de seus países para uma foto.

A representante brasileira, a carioca Mayara Alves, estava à vontade ao lado do presidente Lula, e uma imagem mostrou que ela não passou despercebida aos olhos dos presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Nicolas Sarkozy, da França.

Mayara, de 16 anos, é ativista social na comunidade em que vive, no Rio de Janeiro.
(Site G1.com)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Descarga de 13 mil volts mata motorista da prefeitura de SFI

O acidente aconteceu em Deserto Feliz - SFI - quando o motorista atingiu a rede de alta tensão com a caçamba do caminhão.
Foto: ilustratriva do caminhão e do motorista Alfredo (divulgação)


.
Uma descarga de 13 mil volts matou nesta quinta-feira, 9, o motorista de caminhão caçamba da prefeitura de SFI, Alfredo Manoel Melo (foto) 63, morador de Fazendinha, bairro de São Francisco de Itabapoana. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Urbanos José Carlos Silva de Azevedo, o acidente aconteceu na localidade de Deserto Feliz por volta das 15 horas. “Alfredo transportava saibro para a localidade de Deserto Feliz onde a prefeitura de SFI está recuperando uma estrada. Quando chegou ele acionou a caçamba e não percebeu a rede de alta tensão”, disse. Segundo outros trabalhadores que fazem parte da patrulha mecanizada na obra da estrada, os colegas ainda gritaram na tentativa de avisá-lo do perigo. “Gritamos muito, mas com o barulho do motor Alfredo não ouviu”, disse um colega motorista. Segundo o secretário com a descarga os pneus do caminhão derreteram. “Ele levou a descarga quando foi abrir a porta e foi jogado ao chão com queimaduras no lado esquerdo do corpo”, disse. Socorrido pelo subsecretário de Serviços Públicos e Urbanos Luiz Gonzaga da Silva, Alfredo foi levado às pressas para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas onde já chegou sem vidas. O fato foi registrado na 147 DP de SFI e até o momento o corpo ainda permanece no Hospital Manoel Carola a espera do rabecão do IML. O secretário de Serviços Urbanos José Carlos lamenta o ocorrido. “Alfredo era muito querido em nossa cidade. Lamentamos o que aconteceu”, disse. Para José Carlos foi uma fatalidade. “Mas sempre passo informações para os motoristas de caminhão caçamba que, ao chegarem ao local da obra, observem se tem cabos da rede elétrica por perto ou mesmo de fios de telefone”, completou.

Pedreiro suspeito de matar esposa com 19 facadas em SJB

Crime passional na praia de Atafona em São João da Barra.

Arine Almeida Florêncio, 22, (foto) filha de Ary Florêncio do Amaral, conhecido por Ary Pedreiro ex-vereador de SJB foi assassinada, ontem, 8-7, por volta das 20 horas com cerca de 19 facadas em frente à residência onde morava na praia de Atafona. O marido Wellington Germano Amaral é o principal suspeito da morte segundo informações da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada na 145º DP de São João da Barra.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Confirmado: Sérgio Cabral visita SFI nesta sexta às 11 horas

Sérgio Cabral confirma visita a São Francisco.

O cerimonial do gabinete do governo do estado confirmou, para esta sexta-feira (10), a vinda do governador Sérgio Cabral à São Francisco de Itabapoana. Sua chegada está prevista para às 11h, quando participará de um ato solene na avenida principal da cidade. O governador vai anunciar o início das obras de recapeamento asfáltico da RJ 224 num trecho de 32 quilômetros que liga o centro da cidade ao distrito de Travessão de Barra. Outro trecho de 7 quilômetros que liga Barra do Itabapoana a Travessão de Barra, já foi asfaltado completando o trajeto de 39 quilômetros.
A rodovia é fundamental para o escoamento da produção agrícola do município. Nos últimos anos alguns trechos ficaram seriamente comprometidos. A visita de Cabral ao canteiro de obras do Parque de Energia Eólica, na praia de Gargaú, ainda é uma dúvida em função de sua agenda que prevê visitas a outros municípios da região.
Durante a visita, o prefeito Beto Azevedo pretende discutir com o governador uma pauta de reivindicações de outras obras e projetos para serem implementados no município que inclui o asfaltamento das RJs 196 (Gargaú-Campos) e Rodovia da Fruta (Praça João Pessoa-Morro do Coco), além da construção de uma Delegacia Legal, de um destacamento do Corpo de Bombeiros, de uma estação rodoviária e de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento. A prefeitura inclusive já possui áreas na entrada da cidade para estas instalações. Segundo o prefeito Beto Azevedo, São Francisco tem muito a ganhar com esta visita. “Em encontro recente com o governador ele se mostrou bastante sensível com relação ás nossas reivindicações. O governador inclusive tem conhecimento de nossa realidade quanto ao fato de não sermos produtores de petróleo e estarmos em desvantagem em relação aos municípios vizinhos. Estamos procurando compensar isso buscando recursos através dos governos estadual e federal”, finalizou Beto. (Da assessoria de imprensa da PMSFI)

São Francisco passa a ter lixo reciclado

O atual lixão, da localidade de Alegria dos Anjos, será desativado.
Fotos: Alessandra Lemos
Texto: Ascom - SFI


São Francisco de Itabapoana é terceira cidade da região que passa a ter o lixo reciclado, através de uma usina de triagem, que entrou em funcionamento esta semana. A usina foi construída a cerca de quatro anos com os recursos do projeto estadual Pró-lixo, na localidade de Vilão, mas não chegou a entrar em operação. O município produz cerca de 30 toneladas de lixo na baixa temporada e 70 na alta. Com o funcionamento da usina, cerca de 85% do lixo sólido será reciclado. Os outros 15% vão ser triturados e transformados em adubo que será utilizado na estufa da secretaria de Agricultura.
O atual lixão, da localidade de Alegria dos Anjos, será desativado. “O prefeito Beto Azevedo determinou que a inauguração da usina ocorra o mais breve possível, para tirar as pessoas que trabalham no lixão em condição subumana. Na usina os funcionários terão toda uma infraestrutura com refeitórios e banheiros. As pessoas também vão receber uniformes e luvas”, informou o secretário de Serviços Públicos, José Carlos Azevedo.
O secretário ainda informou que fará um trabalho nas escolas conscientizando sobre a importância da coleta seletiva. “Utilizaremos as crianças como multiplicadores dentro de suas famílias e comunidades”, explicou José Carlos.
Em visita a unidade, nesta segunda-feira (06), o prefeito Beto Azevedo disse que a usina está em fase experimental. “Começamos uma fase de testes, mas pelo que já observamos a unidade de triagem tem se revelado bem funcional e promete ser a solução para a destinação de nosso lixo. Queremos dar condições dignas às pessoas que vão trabalhar aqui e ainda proporcionar uma melhoria na renda dessas pessoas”, disse Beto.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Prefeita encerra visita à Ásia visitando Cingapura

"O que vai acontecer é absolutamente revolucionário para o município e para a região Norte Fluminense", diz Governador Sergio Cabral.

.
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, encerrou sua viagem à Ásia visitando Cingapura junto com o governador Sérgio Cabral e a comitiva brasileira. O país, dotado do maior porto do mundo e do sexto maior Fundo Soberano do planeta, é exemplo de logística portuária e planejamento urbano. Em entrevista à rádio local de São João da Barra, o governador falou que a viagem foi muito proveitosa, com dias produtivos e visita a importantes cidades industriais chinesas. “O termo de cooperação e investimentos da siderúrgica Wisco mostra a importância de nossa viagem. A prefeita Carla Machado fez um trabalho excepcional de captação de recursos para São João da Barra. . Fiquei impressionado realmente com o trabalho dela levando a todos a importância de se investir em sua terra”, ressalta Cabral. Cingapura é um grande centro financeiro e portuário. O Brasil movimenta cinco milhões de toneladas de containeres ao ano, enquanto o país asiático movimenta 29 milhões. Um país pequeno com toda a sua infraestrutura moderna. Paulo Alberto da Silveira, embaixador do Brasil em Cingapura, recebeu convite da prefeita para visitar o município e as obras do Porto. “Daqui a três semanas terei o prazer de conhecer São João da Barra e levar empresários. Cingapura é um país com know how em alta tecnologia, financiamentos e pode auxiliar na revitalização da cidade de forma planejada. O que foi apresentado a eles aqui é um projeto sério, uma grande obra de infraestrutura e que uma parceria de cooperação é bem viável”, esclarece o embaixador. Segundo a prefeita Carla Machado, foram dias valiosos e com muita experiência adquirida e contatos realizados. “Estamos trabalhando muito para o crescimento de nosso município e atentos para que esse crescimento seja de forma positiva, levando desenvolvimento ao cidadão, ao nosso munícipe”, afirma a prefeita, acrescentando que além do porto de Cingapura, ainda se pode ter uma visão estratégica de habitação popular, controle ambiental, saneamento e água. - Está sendo gratificante essa viagem quando a gente vê o governador e a prefeita levando recursos chineses. A China é o lugar no mundo onde o crescimento não para, não é pequeno, nem temporário. Fico orgulhoso ao ver gestores públicos em busca de recursos para o desenvolvimento. O Super Porto do Açu vai ter grande papel na economia do Brasil – informa Edmilson Valentim, deputado federal, presente na comitiva brasileira. AMBIENTAL – A secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos, disse que sempre haverá rigor nas concessões de licença ambiental de acordo com os padrões europeus, mas nada que trave o processo, nada que deixe imóvel o projeto. No Porto do Açu, todo o estudo de avaliação ambiental estratégico já está previsto. (Colaborou Bruno Costa)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Investimento em siderúrgica no Açu será de US$ 4 bilhões e prevê 20 mil empregos na Obra

Recebemos e-mail do jornalista Bruno Costa com matéria do Valor Econômico online, sobre o que pretende o grupo chinês Wisco que confirmou a decisão de instalar uma usina no complexo logístico do Porto do Açu. "Estamos planejando uma cidade que terá um porto, duas usinas siderúrgicas, duas termelétricas, duas fábricas de cimento e uma montadora de veículos elétricos", diz o secretário de planejamento Victor Aquino. Leia mais.
.
São João da Barra já se prepara para receber os grandes investimentos que prometem chegar ao município por intermédio do Porto do Açu, do empresário Eike Batista. O grupo siderúrgico chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco) confirmou a decisão de instalar uma usina no complexo logístico do Porto do Açu. Os recursos necessários para a construção serão de US$ 4 bilhões e as obras poderão gerar até 20 mil empregos. Procurado, o grupo EBX, no Rio, entretanto, limitou-se a afirmar que não há informações além das já citadas nos fatos relevantes enviados ao mercado. O município já está em ritmo de novos tempos. O arquiteto Victor de Aquino Fernandes, há pouco mais de um ano mudou-se para sua cidade de origem familiar (nasceu na vizinha Campos dos Goytacazes) a pedido da prefeita Carla Machado (PMDB) e do empresário Eike Batista , assumindo a Secretaria Municipal de Planejamento com uma missão: planejar a transformação da cidade com os novos projetos, que, em 15 anos, de 30 mil habitantes passará a ter estimados 250 mil pessoas, população esperada para 2023. Localizada no extremo norte do Estado do Rio, São João da Barra tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,723, correspondente ao 79º lugar entre os 92 municípios fluminenses. Fernandes é arquiteto na capital, especializado em construções hospitalares. "O que está acontecendo hoje para mim não chega a ser novidade. Significa que aquilo de que se falava está começando a virar realidade", disse ao Valor ontem à tarde a respeito do anúncio feito na China, onde se encontra a prefeita Carla, acompanhando a comitiva do governador. Nas modestas instalações da secretaria que comanda, Fernandes fala com entusiasmo dos planos nos quais está trabalhando. Trata-se de transformar em um centro urbano importante, sem perda e qualidade de vida, uma pequena cidade de vocação rural e turística (fica na foz do rio Paraíba do Sul). "Estamos planejando uma cidade que terá um porto, duas usinas siderúrgicas, duas termelétricas, duas fábricas de cimento e uma montadora de veículos elétricos", disse, acrescentando que pelas negociações em andamento, a montadora será a também chinesa JAC Motors. Segundo Fernandes, a nova cidade terá ruas de pelo menos 19 metros de largura, todas equipadas com ciclovias de três metros de largura e com um plano urbanístico que não permitirá a construção de prédios de mais de quatro andares na orla marítima e nem de mais de oito em qualquer outra área. Segundo ele, o porto e a área industrial irão ocupar uma área de aproximadamente 10 mil hectares, 40% da área total do município, e serão cercados por uma área de proteção ambiental (APA), já criada pelo governo do Estado, de aproximadamente 5 mil hectares, deixando apenas outros 10 mil hectares para a ocupação urbana e demais atividades. Com isso, a par da inevitável perda local de vocação rural, Fernandes acha que não haverá espaço para o crescimento de favelas, evitando a perda de qualidade de vida. Ele disse que o plano da atual prefeita é deixar todo o plano urbanístico da nova cidade pronto, com vias públicas e rede de água e de esgoto, para que seja executado nesta e nas próximas administrações municipais. O secretário disse que está perdendo dinheiro com a paralisação das suas atividades de arquiteto no Rio, mas afirmou que espera voltar a ganhar quando deixar o cargo público e transferir seu escritório de arquitetura para a nova cidade em construção. O Porto do Açu está sendo construído pela LLX, braço de logística da EBX, de Eike Batista, e a possibilidade da instalação de uma siderúrgica na retroárea do porto já havia sido abordada em um fato relevante divulgado em 19 de maio, no qual a LLX e a MMX - mineradora do mesmo grupo - anunciaram um memorando de entendimentos sobre uma parceria comercial e estratégica com a Wisco. No documento, os chineses demonstram o interesse na construção de uma usina com capacidade de 5 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos por ano. Para analistas do setor, no momento estes entendimentos não passam de um protocolo de intenções, mas não é segredo para ninguém que os chineses estão há algum tempo lutando para instalar uma siderúrgica no Brasil. A Baosteel, a maior siderúrgica da China, já tentou duas vezes em associação com a Vale - uma no Maranhão e outra no Espírito Santo - e não conseguiu levar avante por questões ambientais de localização de terreno. Neste contexto, a Wuhan, terceira no ranking da China, não esconde seu interesse em fazer uma usina no Brasil, onde o custo do aço é um dos mais baixos do mundo, avaliam os especialistas. Segundo a própria MMX, a siderúrgica no Açu é o que "faz brilhar os olhos dos chineses". (Colaboraram Rafael Rosas, do Valor Online, e Vera Saavedra Durão, no Rio)

Moto furtada de madrugada em SFI abandonada às margens de Lagoa no centro

Proprietário não imaginava encontrar o veículo tão rápido.
Fotos e matéria: Vinícius Berto.
A moto foi abandonada no meio do mato às margens da lagoa do Salgadinho

Policiais da 3ª Cia levaram a moto para a 147º DP onde Evaldo Batista agurdava ansioso.
.
Com o crescimento assustador de furtos a motos na região, encontrar uma motocicleta furtada ou roubada não é tarefa fácil. O comerciante Evaldo Batista Lemos, morador em Travessão de Campos, tem motivos de sobra para comemorar. Sua moto furtada na madrugada desta segunda-feira (06-07-09), na Praça de São Francisco de Itabapoana, foi encontrada abandoada nesta manhã de segunda-feira, 6, às margens da Lagoa do Salgadinho no centro da cidade. Evaldo teve sua moto Honda preta CG 150 ES 2009, placa LKX-4703, furtada quando parou na marquise do centro de SFI para ir ao banheiro. Ele seguia de sua propriedade rural em Santa Luzia (SFI) para Travessão, por volta de 1h da madrugada. “Foi tudo muito rápido. Desci com a chave na mão e entrei no banheiro. Quando sai, tive uma surpresa: a moto havia sumido. Imediatamente fui até a 147 DP e registrei o furto", revelou . Segundo Evaldo outra surpresa foi encontrar a moto intacta. "Ainda estou pagando as prestações”, disse Evaldo. Duas crianças que passavam nas imediações da lagoa, por volta das 10h30min de hoje, viram a motocicleta e avisaram à Polícia. A nossa equipe de reportagem chegou ao local junto com a Polícia Militar e registrou o momento em que os policiais levaram o veículo para a 147ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado. Na delegacia o proprietário (foto) era só alegria.
.
Atualizado às 14h16min