sábado, 11 de julho de 2009

A ponte e os discursos

Estava no meio do povo ouvindo os discursos das autoridades durante a visita do governador Sérgio Cabral a São Francisco de Itabapoana, na sexta-feira, 10. Foi a primeira vez que ouvi uma autoridade, a nível estadual, de público citar as obras inacabadas da ponte João Figueiredo, que liga SFI a SJB. Cabral disse que vai apoiar os prefeitos da região junto ao governo federal para conclusão da inacabada obra, um monumento ao desperdício do dinheiro público com seus pilares encravados no Rio Paraíba do Sul. Até que enfim. É certo que, através do Blog e da Rádio São Francisco FM, já entrevistamos dezenas de políticos que também prometeram empenho em resolver o problema. Dentre as autoridades que já falaram na Rádio São Francisco FM estão prefeitos, vereadores, secretários de governo, senadores e até ministro. Aliás, a última entrevista foi com o Ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, quando recebeu, em Brasília, a visita do prefeito Beto Azevedo de SFI. A prefeita Carla Machado também, em Brasília, já reivindicou de outras dezenas de autoridades a conclusão desta obra. Então, se todos concordam que a obra é importante para o desenvolvimento da Região o que estaria faltando para iniciar logo? Temos pressa. O complexo logístico do porto do Açu está por receber dezenas de empresas nacionais e internacionais dispostas a investir pesado na Região. Só a mineradora do grupo chinês Wisco vai gerar cerca de 20 mil empregos, decisão anunciada recentemente durante a visita de Carla Machado a China com Sergio Cabral. "Estamos planejando uma cidade que terá um porto, duas usinas siderúrgicas, duas termelétricas, duas fábricas de cimento e uma montadora de veículos elétricos", diz o secretário de planejamento Victor Aquino da prefeitura de SJB. Mas do que adianta, para SFI, todo este investimento se a retomada das obras da ponte João Figueiredo continua apenas nos discursos? O que está faltando? Mais vontade política? O presidente Lula vai visitar a Região. Vem conhecer o complexo portuário do Açu. Será que alguém no helicóptero, quando estiver sobrevoando o Rio Paraíba do Sul poderia indicar ao presidente, onde estão os pilares das obras da Ponte. E que acrescentasse, se possível, um comentário: “Ali presidente, o dinheiro jogado pelo ralo”. Quem sabe agora, faltando apenas o presidente ver de perto o referido “monumento”, as obras não sejam retomadas?

3 comentários:

Helinho disse...

Paulo Noel, bom dia;
Acompanhei o discurso do Exmo.Governador Sergio cabral e minha expectativa quanto à conclusão da ponte Pres. João Figueiredo aumentou. Sempre que houver oportunidades como esta, elas devem ser aproveitadas. Seu canal de comunicação é um importante aliado para que as autoridades que podem mandar concluir a obra sejam despertadas para a importância da ponte para toda a região. Acredito que mais um grande passo foi dado em direção à ponte. Não é comum ver a quantidade de autoridades reunidas num município do interior fora de época eleitoral e ontem estavam presentes em nossa cidade o poder máximo do legislativo e do executivo, o que nos faz esperar que novos benefícios sejam destinados à toda região. Parabéns pelo seu editorial e vamos aguardar os desdobramentos desta visita, na esperança de que os investimentos não fiquem somente na promessa.

Helinho
São Francisco de Itabapoana-RJ

Marcelo Bessa disse...

Oi, Paulo.
Além da conclusão da ponte, acho que deveriam fazer também uma estrada ligando Barra do Itabapoana a Macaé, via litoral (evidentemente se afastando dele apenas para cruzar o Paraíba do Sul).
Seria um fator de integração entre os municípios do Norte Fluminense, além do mais se considerarmos os grandes empreendimentos que serão instalados nos próximos anos.
E acho que seria importante para a nossa simpática São Francisco.
Grande abraço.

Carlos Faria Café disse...

Caro Paulo Noel, sou engenheiro civil, ex-residente do DNOS em Campos/RJ e acompanhei as obras de execução de todos os pilares e encontros da ponte que estão até hoje inacabadas no Rio Paraíba do Sul. Da mesma forma que você , também participei varias de reuniões com autoridades, políticos e prefeitos que prometeram a conclusão das obras, que é de extrema importância por ser uma nova opção de ligação entre os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Desta vez acompanhei por jornais locais e pelo seu blog sobre a visita do Governador Sérgio Cabral onde prometeu total empenho para prosseguimento das obras. Vale ressaltar que para que tal fato aconteça basta apenas a conclusão dos acessos, tanto na margem esquerda como na margem direita do Rio Paraíba do Sul, construções de obras de arte complementares sobre os acessos com finalidade de “diminuir o efeito de barragem” nos aterros em períodos de cheias do rio e colocação de estruturas de pré-moldados protendidos (vigas), para receber as lajes do tabuleiro (pista de rolamento) e finalmente o capeamento asfáltico.
Durante todos estes anos colaborei com vários políticos tanto na esfera municipal, estadual e federal, fornecendo dados técnicos para elaboração de documentos e emendas parlamentares para alocação de recurso financeiros, que nunca saíram. Torcemos que o estruturação econômica do "Complexo do Açu", a existência de estrutura viária já existente em todo Espírito Santo e no Estado do Rio favorecendo o crescimento do turismo marginal a "Rodovia do Sol e Costa Leste do RJ unidos o avanço da exploração de petróleo para o Estado do Espírito Santo, sejam pré-requisitos fundamentais para ser recolocar na pauta de obras a serem concluídas pelo Governo Federal e que atende plenamente ao Plano de Aceleração do Crescimento(PAC), face as perspectivas de geração de empregos e renda no futuro. Torço que os sobre o aspecto político tenhamos uma grande união de forças para que desta vez os resultados sejam positivos para toda região. Vejo que o momento é promissor e a conclusão da ponte só depende neste momento de ação. As populações dos municípios envolvidos e de toda região agradecerão a todos, que por atribuição dos cargos políticos se empenharem na materialização desta obra que está edificada e abandonada no leito maior do Rio Paraíba do Sul, fruto de investimentos públicos proveniente de impostos arrecadados do povo desta região.

Carlos Faria Café – Engenheiro Civil
Ex- Residente do DNOS/Campos/RJ
Email: engcfaria@hotmail.com