sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Polio: Rio ainda precisa vacinar quase 42% do público-alvo


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em São Francisco de Itabapoana cerca de 80% do público alvo ainda não foi vacinado

Campanha nacional de vacinação termina no próximo
dia 31. Balanço foi positivo na primeira semana de
ação, mas ritmo não se manteve
A quatro dias do fim da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, o estado do Rio ainda precisa vacinar 41,89% do público alvo, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Até o último dia 26, foram imunizadas 493.326 crianças (53,11%). Porciúncula, Três Rios, Miguel Pereira, Comendador Levy Gasparian e São José de Ubá já alcançaram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95%. A campanha teve início no dia 15 de agosto, dia D de combate à doença.

No município do Rio a cobertura de vacinação foi de 61,8%. Já São Francisco de Itabapoana e Valença registraram, até o momento, a menor cobertura, com 19,45% e 18,61%, respectivamente. A campanha “Você é o protetor do seu filho” segue até o dia 31 de agosto e tem como meta do Ministério da Saúde imunizar 12,7 milhões de crianças que fazem parte do público-alvo. No estado do Rio de Janeiro, a meta é vacinar 928.833 crianças. Em 2014, o estado atingiu 98,99% de cobertura vacinal, superando o estabelecido pelo Ministério.

- A vacina é forma de prevenção mais eficaz da doença. É extremamente importante que os pais levem seus filhos aos postos de saúde. Tivemos números bem positivos na primeira semana de campanha, mas o ritmo não continuou. Mantermos as coberturas vacinais elevadas é fundamental para que não voltemos a ter casos da doença no país. – avalia o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

A mobilização também é uma oportunidade para que os pais coloquem em dia a caderneta de vacinação dos filhos. Os profissionais de saúde vão avaliar o documento, chamando a atenção dos responsáveis para vacinas que estão vencendo ou em atraso. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras. 

Foram distribuídas pelo Ministério 16 milhões de doses da vacina para todo o país. O estado do Rio recebeu cerca de 1 milhão de doses, que estão disponíveis nos mais de 2 mil postos de vacinação espalhados pelos 92 municípios fluminenses.

As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado, até às 12h30 do dia 26.08.

Contraindicações - Recomendada pela OMS, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.  Crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de idade.

Poliomielite no mundo – Livre da doença há 26 anos, o Brasil recebeu em 1994, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015 (Nigéria, Paquistão, Afeganistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia).


Fonte: Site da Secretaria Estadual de Saúde

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Coruja chama a atenção no Centro de SFI na manhã desta quinta-feira


Ave debilitada foi resgatada pelo GAM e levada ao Hospital Veterinário da UENF


Uma coruja chamou a atenção de quem passou pelo Centro de São Francisco de Itabapoana na manhã desta quinta-feira, 27/08, por volta das 8 horas. O animal, aparentemente debilitado, se mostrou dócil, até mesmo com a aproximação das pessoas.

Pedestres e comerciantes do entorno de onde a ave apareceu, em frente ao Posto de Saúde, temiam que a coruja fosse atropelada.

Foi o caso do coveiro Miguel Vieira Moura, que não arredou o pé do local até que o animal fosse resgatado. “Estou a acompanhando desde a Praça. Parece estar doente ou machucada. Me chamou a atenção o fato de ser um animal dócil, bonito e imponente. Torço pela sua recuperação e que seja devolvido a natureza”, disse Miguel.


A coruja não conseguia voar grandes distâncias. Quando o Blog chegou, por volta das 8h30, o bicho estava na calçada, mais tarde ficou sobre uma lixeira e na sequência voou até o teto de um veículo. Após alguns minutos a coruja voou de onde estava, atravessou a rua e parou sobre o para brisa da ambulância do Resgate Municipal.

O GAM – Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal foi acionado e fez o resgate da coruja, que foi encaminhada para o Hospital Veterinário da UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense.

O veterinário Henrique Nogueira, que atendeu a ave, disse que a coruja está em estado grave. “Ela contraiu uma infecção transmitida por pardais e o estado é muito grave. Está apática, magra e sem se alimentar há alguns dias. Estamos fazendo o possível para salvá-la”, contou Henrique.

Ainda segundo o veterinário, que é responsável pelo atendimento a animais silvestres no Hospital Veterinário da UENF, a coruja é da espécie Asio Clamator, conhecido popularmente como Mocho Orelhuda ou Coruja Orelhuda. Tem hábitos noturnos e alimenta-se basicamente por aves menores, pequenos mamíferos, roedores e insetos.


“Na verdade não é um animal dócil. Foi facilmente capturado e não se assustou com a aproximação das pessoas, pois está muito debilitado e apático. Vive basicamente nas matas, por isso é pouco avistado pelo homem, mas é uma ave que habita a Região” completou o veterinário.

Veja mais fotos aqui.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Homem encontrado morto em cima da cama na Zona Rural de SFI


O corpo de um idoso foi encontrado em cima de sua cama, na tarde desta quarta-feira, 26/08, em Boa Vista Italiana, localidade na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, próximo ao limite com Campos dos Goytacazes.

A Polícia investiga a causa da morte de José Tavares da Silva, 61 anos. Foi o irmão dele, G. L., quem localizou o corpo, por volta das 14 horas e acionou as Polícias Militar e a Civil.

Apenas com a perícia no cadáver será possível definir se José Tavares foi vítima de homicídio ou não. 


Segundo informações repassadas à Polícia, José teria participado de uma briga nesta terça-feira, 25/08. Com base nessa informação, um cidadão, apontado como tendo sido o homem com quem José teria brigado, foi levado até a 147ª Delegacia Legal para prestar esclarecimentos.

O corpo de José está com hematomas. A Polícia investiga para saber se esses hematomas são provenientes da briga do dia anterior.

O trabalho dos peritos da Polícia Civil no local e a autópsia do cadáver no Instituto Médico Legal de Campos vão ajudar nas investigações desse caso.

Fusca é furtado durante a Expo em Praça João Pessoa


O Blog foi procurado por Márcio Rodrigues Teixeira, morador em Travessão de Barra, que teve o seu fusca, ano 1971, furtado durante a Exposição Agropecuária em Praça João Pessoa.

Segundo o proprietário, neste sábado, 22/08, ao retornar após o shows o veículo não estava mais no local.

“Lamento muito o fato de terem levado meu carro, e olha que ainda instalei uma tranca no volante, mas isso não foi suficiente. Peço para quem tiver alguma informação que comunique à Polícia”, disse Márcio, que já registrou o furto na 147ª Delegacia Legal de SFI.


O fusca, cor bege, placa MRS-3438 de Vargem Alta, ES, é o mesmo da foto enviada pelo proprietário.

IFF realiza a "Mostre-se 2015"


Criada em 2010, feira contará com 56 estandes. Evento destina-se a aproximar a sociedade do mundo empresarial e será nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28/08.

Dezenas de empresas do setor de Petróleo, ligadas ao porto do Açu e diversas outras que atuam no Norte Fluminense, bem como do Poder Público Municipal, estarão com seus stands no câmpus Campos-Centro do Instituto. A Mostre-se é parte da política de estreitamento de relações entre a academia e o mundo do trabalho, em busca do desenvolvimento da região e do atendimento às demandas da sociedade e das empresas. O ingresso de alunos e egressos no mercado coloca o IFF como referência na formação profissional e cidadã.

De acordo com os organizadores, “Em cada stand e em cada palestra, os visitantes poderão verificar o amplo conjunto de oportunidades que estão ao seu alcance, reunidas em um só local”. Nos dois dias da feira, além de visitar os estandes, onde será possível conhecer as atividades de cada empresa, instituição governamental e social, o visitante terá acesso a uma série de palestras.


Elas acontecerão a cada hora, entre 14 e 19 horas e em três auditórios. FMC Technologies, Halliburton, GE, Imetame, NOV, Odebrecht, Fototerra, entre outras, ministrarão as palestras. 

A visitação aos estandes é aberta ao público, já para participar das palestras será preciso fazer a inscrição antecipadamente no site do evento: www.mostrese.centro.iff.edu.br .

A edição 2015 da Mostre-se é parte integrante da 5ª Mostra Tecnológica para Estágio e Emprego de Campos dos Goytacazes, e conta com o apoio da Prefeitura para a sua realização.

Mais de 1000 vagas para cursos da Educação a Distância do IFF


A Coordenação de Educação a Distância do IFFluminense oferta 1050 vagas para os Cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, em Eventos, em Guia de Turismo, em Análises Clínicas e para o novo curso em Meio Ambiente, na modalidade a distância, metodologia semipresencial, para o 2º. semestre de 2015. Podem participar do Processo Seletivo os candidatos que tenham concluído, no mínimo, o Ensino Médio (antigo 2º. Grau ou equivalente) ou o Curso Técnico de Nível Médio.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 24 de agosto a 08 de setembro de 2015, somente pela Internet, no endereço https://inscricoes.iff.edu.br/ . Aqueles que não possuírem acesso à internet poderão se dirigir aos campi do IFFluminense ou polos participantes. Os interessados devem estar atentos às orientações e documentação exigida no Edital nº 95/2015, disponível em www.iff.edu.br .

As vagas são para as unidades de Bom Jesus do Itabapoana; Cabo Frio; Campos dos Goytacazes; Casimiro de Abreu; Itaperuna; Miracema; Quissamã; São João da Barra e Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental.

O processo seletivo será desenvolvido em etapa única, por meio de sorteio de vagas, a ser realizado no dia 16 de setembro de 2015. O resultado final e convocação para matrícula serão divulgados no dia 18 de setembro.

Para conhecer o perfil dos cursos, o candidato poderá acessar o site da Educação a Distância no endereço http://ead2.iff.edu.br/ . Para dúvidas relacionadas às inscrições, o candidato poderá enviar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br.

Curso para profissionais da Educação: Profissionais da educação, que atuam em áreas pedagógicas e administrativas dos sistemas de ensino da educação básica pública, em escolas estaduais ou municipais do estado do Rio de Janeiro, poderão se inscrever no Processo Seletivo para o Curso Técnico em Multimeios Didáticos, Subsequente ao Ensino Médio, do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário).

O curso é gratuito e será realizado na Modalidade de Ensino a Distância (EaD), na metodologia semipresencial. As inscrições poderão ser realizadas no período de 24 de agosto a 08 de setembro de 2015, no endereço https://inscricoes.iff.edu.br/ . Os candidatos que não possuírem acesso à internet poderão se dirigir aos campi do IFFluminense ou polos participantes, conforme orientações do Edital nº 94/2015.

São oferecidas 50 vagas para os campi Bom Jesus do Itabapoana e Campos Guarus do IFFluminense. O Processo Seletivo será desenvolvido em etapa única, adotando-se o procedimento de sorteio de vagas, a ser realizado no dia 14 de setembro.


Ascom-IFF

Exposição Agropecuária de São Francisco tem saldo milionário



Os negócios movimentados durante a semana da 33ª Exposição Agropecuária de São Francisco de Itabapoana, realizada de 20 a 23 de Agosto, no Parque de Exposição, no distrito de Praça João Pessoa, teve um saldo de cerca de R$ 1 milhão, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL).

O evento é organizado todos os anos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca.

Segundo o secretário municipal de Turismo, André Ricardo, o governo municipal alcançou o objetivo de movimentar significativamente a economia local, através do turismo.

Rodeio todos os dias, concurso leiteiro, provas esportivas, shows nacionais e regionais e concurso de beleza, atraíram um número expressivo de turistas prestigiando a festividade.

O prefeito Pedrinho Cherene comemorou o êxito do evento. “Agradeço a cooperação de todas as secretarias municipais envolvidas de forma direta ou indireta, entre outros parceiros, para que mais uma vez essa festa tradicional trouxesse vários benefícios para a região", concluiu


Com informações da Ascom-SFI
Fotos: Blog do Paulo Noel

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Entidades são convocadas para escolha de representantes no Conselho do Idoso de SFI


O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de São Francisco de Itabapoana lançou edital de convocação para que entidades não governamentais participem da assembleia de escolha dos representantes da sociedade civil na composição do conselho. A data da assembleia inda não foi divulgada, entretanto o prazo para que as entidades se inscrevam acaba no dia 28 de agosto de 2015.

Podem se inscrever fundações, associações, sindicatos, organizações religiosas, ONGs, Ocips e outras, que direta ou indiretamente atuem na defesa, proteção e promoção dos direitos do idoso no próprio município. 

As inscrições serão recebidas entre os dias 21/08/2015 até dia 28/08/2015, na sala dos Conselhos Municipais, das 08 às 17 horas, na Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, localizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 176- Centro de São Francisco de Itabapoana.


Todos os detalhes sobre essa convocação estão aqui, no Edital Nº 01/2015. Nele os interessados podem obter informações sobre quais documentos são exigidos para que a entidade se habilite a uma vaga no Conselho.

São Francisco terá 1ª Conferência da Juventude



Ônibus que transportam estudantes na rede estadual param novamente em São Francisco

A frota de 10 ônibus que transportam estudantes da rede estadual de ensino em São Francisco de Itabapoana voltou a parar por falta de pagamento. Desde segunda-feira-feira, 24, centenas de estudantes estão em casa sem estudar porque os ônibus não circulam. 

O proprietário da frota de ônibus diz que não tem mais dinheiro para pagar aos motoristas e está devendo postos de combustíveis e oficina mecânica. 

— Desde abril que estou sem receber. O repasse da verba não está sendo feito pela Coordenadoria Regional de Educação para as diretoras das unidades escolares — disse. 


O deputado estadual Bruno Dauire ligou nesta segunda-feira para a Rádio São Francisco FM e disse que vai manter contato com a Secretaria Estadual de Educação para saber o motivo da falta de pagamento.

Em Campos dos Goytacazes uma porta voz da Coordenadoria de Educação disse ao Blog que não tem autorização para dar entrevista e pediu que entrássemos em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação. O Blog também não conseguiu contato com a Ascom. 

Nesta terça-feira, dezenas de mães voltaram a manter contato com a Rádio São Francisco FM informando que os ônibus não estão circulando. 

domingo, 23 de agosto de 2015

Público expressivo participa da 33º Exposição Rural de São Francisco

Michel Teló arrasta multidão

Um grande público esteve presente, neste sábado (22), na 33º Exposição Rural de São Francisco, realizada de 20 a 23 de Agosto, no Parque de Exposição rural, no distrito de Praça João Pessoa.

A principal atração da noite foi o cantor sertanejo, Michel Teló, que movimentou uma multidão com os sucessos da sua carreira e de outros artistas nacionais e internacionais. Logo após teve mais um show com a dupla Breno e Caio César.
O evento é organizado todos os anos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca.

De acordo com o Secretário de Turismo, André Ricardo, presume-se que foi o maior público que a festa já teve em todas as edições.

" O número expressivo de população e, principalmente, turistas prestigiando a festividade dá a certeza ao governo municipal, que a cada ano a programação diversificada vem tendo progresso e, em consequência, alcançando o nosso objetivo primordial de impulsionar o turismo e agronegócio da região", destacou
Além dos shows nacionais, teve rodeio com a companhia Falcão e concurso de beleza para eleger o Garoto e Garota Expo 2015. Foram eleitos pela equipe de jurados: Thieres Júnior e Maysa Victória Pinheiro.


O prefeito Pedrinho Cherene disse estar satisfeito por mais uma realização da Exposição Rural do município. " Em meio a crise financeira, com muito esforço e dedicação de toda equipe da prefeitura foi organizada essa grande festa, que, com certeza agradou a maioria tanto na parte de entretenimento, como sobretudo no que se refere ao movimento significativo da nossa economia local", ressaltou. (Fotos e matéria enviadas pela Ascom SFI )