sábado, 11 de maio de 2013

Jovem de Itaperuna que estava desaparecida, retorna a casa


A jovem Renatha Abreu, de 17 anos, de Itaperuna, que estava desaparecida desde a última segunda-feira (06/05), voltou para sua casa ainda na quinta-feira (09/05), quando o Site Ururau divulgou seu desaparecimento.

Segundo informações da mãe da Renatha, Elis Regina Abreu, ao jornal O Diário, de Itaperuna, a filha não quis revelar por onde esteve. “Acredito que ela estava com seu namorado, com quem namora há cinco meses”. Em sua página de uma rede social, Renatha, agradeceu aos amigos pela preocupação e anunciou seu retorno a casa.

Fonte: Ururau

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Capitania dos Portos de SJB com inscrições abertas para cursos


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de admissão ao curso de Adaptação para Cozinheiro, Taifeiro e Enfermeiro Marítimos – CAAQ-I CT/S. O período das inscrições vai até 16 de maio, no horário de 13h30 às 16h30, na Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá comprovar ser Cozinheiro profissional, Taifeiro profissional, Técnico em enfermagem ou Auxiliar de enfermagem. Não é necessário indicação de empresa. O edital do processo seletivo encontra-se disponível no site www.ciaga.mar.mil.br.

Informações enviadas pela Capitania dos Portos de São João da Barra
Luiz Carlos da Silva / Capitão-Tenente (T)
Gilberto Julião Lopes / Segundo-Sargento (MO)

Coruja de Celeiro aparece em loja em São Francisco


Funcionários da loja esperam técnicos da Secretaria de Meio Ambiente resgatarem o animal

 Fotos: Vinícius Berto
Uma Coruja de Celeiro apareceu em uma loja de materiais elétricos e hidráulicos, no Centro de São Francisco de Itabapoana. O vendedor Gilmar Moura Lemos, 26 anos, foi até o estoque para apanhar um produto na manhã desta sexta-feira (10-05), quando tomou um susto com a ave, que entrou no local e não conseguiu sair mais.


“Acho que a coruja se feriu, pois tentava sair, mas batia na janela de vidro. Resolvemos colocá-la em uma caixa de papelão, e chamamos a secretaria de Meio Ambiente para resgatar o animal”, disse o vendedor. Os funcionários da loja aguardam os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Um dos funcionários filmou a tentativa da coruja em sair do estoque da loja. (Veja o vídeo abaixo)

Gilmar mostra a janela do estoque por onde a coruja entrou
* A Coruja de Celeiro tem como nome científico Tyto Albas. Também são conhecidas como coruja-das-torres, coruja-da-igreja ou coruja-branca. Diferentes de outras corujas, não faz seu ninho no chão. É uma ave naturalmente noturna, mas também apresenta alguma atividade crepuscular. Quando são encontradas em atividade durante o dia estão geralmente famintas ou buscando alimento para sua ninhada. Permanecem durante o dia em fendas em árvores, cavidades de rochedos, forros ou sótão de casas, torres de igreja etc. Seu vôo extremamente silencioso dá-se devido à sua adaptação a caças noturnas: sua aproximação não é identificada pela presa, que é facilmente capturada. São encontradas solitárias ou aos pares. Geralmente são sedentárias, não saindo de uma região depois de instaladas. O seu território possui um raio de 7400 m, em média.  (*Com informações do Wikipédia)

Câmara de SFI debate Ponte João Figueiredo em Audiência Pública, segunda-feira (13)


Vinícius Berto - da redação do Blog

Visando debater questões relacionadas a São Francisco de Itabapoana, a Câmara de Vereadores promove nesta segunda-feira, 13 de maio, mais uma audiência pública. E o tema desta vez será a construção da Ponte João Figueiredo, que ligará o município a São João da Barra. O evento acontece às 18 horas, no Plenário Simão Mansur, na Câmara Municipal.

Será uma boa oportunidade para a população de São Francisco de Itabapoana conhecer de perto o projeto da nova ponte, já que os antigos pilares não serão aproveitados, além do que saber do DER os motivos para o atraso na licitação da obra, e se já há uma data estipulada para a nova abertura dos envelopes.

Outras questões também interessam à população, como as estradas de acesso à cabeceira da ponte, necessidade de melhorar a infra-estrutura de segurança e turística para atender a demanda de turistas que visitarão o município pela ponte, além de um projeto de iniciativa privada (leia mais aqui) que prevê a pavimentação da RJ-194 e RJ-196, até o Porto da Ferrous, no Espírito Santo. Essa estrada ligaria Macaé, passando pelo acesso ao Porto do Açu, cruzando a Ponte João Figueiredo. Acontece que o projeto prevê uma praça de pedágio em São Francisco de Itabapoana, um absurdo. Um município que nunca ficou com os bônus do petróleo e gás, por não receber royalties do petróleo como produtor, um município que sofrerá com os impactos dos portos, porém não receberá absolutamente nada de imposto por não sediar os grandes empreendimentos, e agora ficará com o ônus de uma praça de pedágio nas proximidades de Lagoa Doce? Será uma boa discussão. (Foto: Paulo Pinheiro / Leonardo Berenger)

Confira o edital de convocação para a audiência pública:



Católicos da Praia de Manguinhos comemoram N.S. de Fátima


PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO E SÃO SEBASTIÃO
DIOCESE DE CAMPOS

CAPELA DE MANGUINHOS

A Capela Nossa Senhora de Fátima em Manguinhos, vem por meio de este convidar a sua comunidade para participar conosco da Festa Religiosa que será realizado no dia 10 a 13 de maio de 2013.

Programação:

Dia 10/05/2013 Santa Missa com padre Fagner às 20h, participação do Ministério do grupo dos homens de Guaxindiba.

Dia 11/05/2013 Santa Missa com Padre Marcelo às 19h30min, participação do Ministério de Coréia; após louvor com Ministério APC de Buena.

Dia 12/05/ 2013 Celebração da Palavra com Willian às 19h, participação comunidade de Manguinhos.

Dia 13/05/2013 Santa Missa com padre Fagner às 19h30min, participação do ministério Ave Maria da paróquia:

Procissão às 18h30min.

Coroação de nossa Senhora de Fátima após a missa.

Contamos com a presença de todas as comunidades. “Paz aos irmãos, amor e fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça esteja com todo os que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor inalterável e eterno.” Fl. 6, 23-24

Agradecemos.
Comunidade de Manguinhos.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jovem de Itaperuna desaparecida desde segunda



Fotos: Arquivo Pessoal - Facebook
Familiares da jovem Renatha Abreu da Silva, 17 anos, registraram ocorrência na 143ª DP, em Itaperuna, pelo desaparecimento da mesma. A jovem que mora no bairro São Francisco, saiu de casa na última segunda-feira (05/05) no final da tarde e depois disso não foi mais vista.

Renatha tem os cabelos claros e tem uma tatuagem de um chapéu nas costas, com a palavra sol e estava vestida com uma bermuda amarela e uma blusa bege.

A mãe da jovem acredita que ela possa ter fugido com o namorado de 20 anos, com quem namora há aproximadamente cinco meses e que também está desaparecido.

“Minha filha nunca ficou desaparecida, o que acontecia era ela dormir na casa de amiga e do namorado, mas desaparecer, isso nunca aconteceu”.

No momento em que a menina saiu de casa, somente a avó estava em casa, porém não a viu saindo.

Quem tiver alguma informação do paradeiro de Renatha Abreu da Silva, entre em contato com a Delegacia Legal de Itaperuna ou com o Dique Denúncia do Noroeste, através do telefone (22) 3822-1177. (Fonte : Ururau)

Loja do Artesão já em funcionamento em São Francisco de Itabapoana



A Secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana criou um espaço para comercialização do material produzido por artesãos que integram o programa de Geração de Trabalho e Renda (GTR). A loja fica no prédio da secretaria, localizada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no centro da cidade, e funciona em horário comercial.

Na manhã desta quarta-feira (08/05) o prefeito Pedrinho Cherene esteve no local e elogiou a iniciativa e os trabalhos artesanais. São 500 peças dos mais variados tipos como crochê, decopagem, capitonê, pinturas, petwork, biscuit, bordados, entre outras.

Para coordenaras ações da loja, a secretaria de Promoção Social, por meio do GTR,realiza reuniões mensais e organizou um sistema de revezamento de horários entre os artesãos. O estabelecimento possui entrada de acessibilidade, medida necessária para que todas as pessoas possam frequentá-lo.
        
- Nós artesãos estamos agradecidos ao governo municipal que realizou esse sonho.Antes esperávamos chegar o verão para expor as nossas peças. Agora temos a oportunidade de vender junto ao comércio local e ter mais um lucro. Também recebemos encomendas para diversos tipos de trabalhos como enxovais, aniversários e casamentos - comemorou a artesã Rosinéa Marques.

Acompanhado da secretaria de Promoção Social, Dayse Teixeira, o prefeito também visitou as novas instalações da secretaria. “Esse novo prédio é muito mais amplo e acessível. A área foi dividida em aproximadamente 20 salas para comportar os departamentos, auditório e salas de coordenação. Neste ano a novidade é a implantação do balcão de empregos e o espaço dos artesãos”, destacou a secretária Dayse.

Na opinião do prefeito Pedrinho Cherene, o espaço é mais um avanço do Poder Executivo. “A cada dia o governo municipal tem trabalhado para promover mais qualidade de vida para todos os cidadãos sanfranciscanos. A instalação desse espaço destinado ao artesão é mais um passo dado. É uma forma de valorizar os belos trabalhos artesanais feitos em nossa terra”, observou o prefeito.

Cadastramento – Para ter as peças artesanais expostas na loja, o artesão deve antes se cadastrar na sede da Secretaria de Promoção Social, sendo automaticamente inserido no GTR. Os interessados precisam apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência, além de uma foto 3x4 e a peça artesanal confeccionada. A inscrição é gratuita.

Ascom-SFI

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Perseguição policial e prisões marcam o dia de hoje em SFI


Após onda de crimes como assaltos, furtos a veículos e arrombamentos no município, Polícia Militar se mobiliza para prender quadrilha que estaria agindo na Região.

Elemento foi preso neste ponto de Santa Clara, 
próximo a subestação da Ampla. 
Policiais militares da 3ª Cia do 8° BPM prenderam nesta quarta-feira (08/05) em São Francisco de Itabapoana um casal, apreenderam uma arma de fogo e recuperaram até o momento quatro veículos produtos de furto. A ocorrência teve início após a guarnição da 3ª Cia tomar conhecimento de que um veículo Saveiro Cross teria dado cobertura ao roubo de um veículo na área de Travessão de Campos, na noite de ontem (07). Esse veículo foi avistado pela Polícia em Gargaú. Quando o condutor da Saveiro percebeu que havia sido notado pelos policiais, iniciou uma fuga em direção a Santa Clara. Ele estava na companhia de uma mulher e um bebê.

Os policiais perseguiram o casal até as proximidades do Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, em Santa Clara. Lá o casal abandonou o veículo e tentou fugir pelo mato, mas foi detido pela Polícia Militar. O homem preso estava armado com um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. Ele é morador em Sabonete, 5º Distrito de São João da Barra, e teria alugado uma casa para essa mulher em Gargaú.

Ao ser abordado pelos policiais, o elemento confessou ser integrante de uma quadrilha que estaria agindo na região praticando furtos e roubos de veículos e assaltos à mão armada. Os policiais interrogaram o elemento, que entregou os demais integrantes da quadrilha, dois homens de Campos e um de São Francisco de Itabapoana. Esse último foi preso escondido em uma residência na localidade de Morro Alegre. O veículo Saveiro Cross estava com uma placa fria e havia sido furtado no município de Quissamã.

A operação policial de hoje soa como uma resposta à sociedade sanfranciscana, apreensiva com ações criminosas que têm tirado o sossego da população. A Polícia Militar e a Polícia Civil pedem às pessoas vítimas de roubos e assaltos, que procurem à 147ª Delegacia de Polícia para fazerem o reconhecimento dos integrantes desta quadrilha. A suspeita é de que essas pessoas presas nesta operação estavam a frente de alguns desses crimes.

Da Redação do Blog com informações do Setor de Comunicação Social do 8º BPM e colaboração do repórter Fernando Augusto


PMs foram avisados por populares  do local onde estava o elemento preso que se escondeu com a mulher neste matagal na Praia de Santa Clara.

Divulgadas as rotas da coleta do lixo doméstico em SFI


O vereador Marcelo Garcia (PSDB), líder do Governo na Câmara de São Francisco de Itabapoana enviou ao Blog as novas rotas da coleta do lixo doméstico. Confira os dias que o caminhão do lixo passa em sua localidade:


Demissões no Super Porto do Açu


Com relação à suspensão do contrato da Acciona de prestação de serviços no estaleiro, a OSX e a Acciona esclarecem que:

Nota OSX
Dos 14 mil aprovados para o Programa de Qualificação em Construção Naval,
realizado pelo Senai em parceria com a OSX, quase 50% são mulheres
A OSX Construção Naval S/A esclarece que segue negociando com a Acciona iniciativas pertinentes ao contrato de prestação de serviço vigente, conforme a adaptação do ritmo de implantação do estaleiro ao atual cenário do mercado no País. A expectativa da OSX é que ambas as partes definirão em conjunto os passos subseqüentes, dentro dos objetivos comuns que as unem. A OSX reitera ainda que os ajustes que estão sendo realizados fazem parte de um processo de adequação à atual carteira de encomendas, devendo tal adequação abranger também serviços de apoio e serviços terceirizados. As obras do estaleiro seguem concentradas nas áreas e estruturas necessárias ao desenvolvimento dos projetos em carteira.

Nota Acciona
Nesta data de 6 de maio, a Acciona se vê na obrigação de comunicar a suspensão temporária do contrato de prestação de serviços firmado com a OSX Construção Naval SA, em consequência da redução substancial do escopo da obra, conforme comunicado pelo cliente. A Acciona adotou essa medida de forma cautelar e provisória, com o objetivo de minimizar os impactos sobre seus empregados e fornecedores. Esta situação deverá às partes, dentro do marco contratual que os une e do princípio de boa fé, definir uma forma de continuidade do projeto. (Fonte: Blog do superportodoacu.com.br/)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Justiça Eleitoral cassa mandato da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana


Na decisão, Juíza Eleitoral tornou inelegíveis a prefeita e seu vice. Assim que forem notificados, ambos irão recorrer.


Foto: Blog do Paulo Noel

Branca Motta
A Juíza Eleitoral de Bom Jesus do Itabapoana, Fabíola Costalonga cassou na tarde desta terça-feira (07/05) o mandato da prefeita Maria das Graças Ferreira Motta, mais conhecida como Branca Motta, e do seu vice Jarbas Teixeira Borges Júnior.

Branca é acusada de conduta vedada e abuso de direito econômico e político por ter licitado e executado uma obra de pavimentação de diversas ruas em período eleitoral. A denúncia que resultou na Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi proposta pela Coligação "Em Respeito ao povo de Bom Jesus” (PR / DEM), que teve como candidato a prefeito o segundo colocado na eleição de 2012, Roberto Elias Figueiredo Salim Filho, o Roberto Tatu.

Em um dos pontos da sentença a juíza fundamenta a cassação no fato de a obra ter sido licitada já em período pré-eleição. “Evidentemente que o início da execução de uma obra pública no período pré-eleição é objeto de preocupação da lei eleitoral por gerar relevante repercussão, com consequente influência no eleitorado. Especialmente em Municípios pequenos do interior. De fato ficou demonstrado nos autos que o Município iniciou a licitação das obras públicas em questão em período eleitoral. O pedido de abertura da licitação se deu no dia 09/07/2012, ou seja, já no período vedado, tendo sido assinado o contrato de prestação de serviço no dia 28/08/2012. Portanto, tudo se deu de forma rápida e, pior, no período pré-eleitoral vedado”, relatou a juíza Fabiola Costalonga. Para a magistrada houve “interesse eleitoral através da utilização irregular da máquina administrativa, configurando conduta vedada e abuso de direito econômico e político”.

Em sua defesa Branca Mota alega que a obra pública não tinha finalidade de influenciar no pleito. “A obra era esperada e estava prevista para 2012. Os serviços ou políticas públicas não podem sofrer interrupções por força de fatores como as eleições”, alega Branca no processo.

Na sentença, Branca e Jarbas também ficaram inelegíveis por oito anos, tiveram os diplomas anulados e foram condenados a pagar multa de 10 mil UFIR´s. Quem assume o Poder Executivo interinamente é o presidente da Câmara, até a diplomação e posse do segundo colocado nas eleições de 2012, Roberto Elias Figueiredo Salim Filho.

A decisão é de primeira instância, cabendo recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Em resposta à emissora TV Record Campos, o secretário municipal de obras, Miguel Ângelo Barbosa Motta, que é marido da prefeita, disse que eles vão recorrer assim que forem notificados.

Bom Jesus do Itabapoana viveu uma disputa muita acirrada nas eleições municipais de 2012. Com uma vitória apertada, Branca Motta havia sido reeleita com uma diferença de apenas 108 votos para o segundo colocado. Veja:

1ª – Branca Motta (PMDB) - 6.738 votos
2º – Roberto Tatu (PR) - 6.630 votos
3º – Samuel Junior (PT) - 4.789 votos
4º – Paulo Portugal (PP) - 3.336 votos

Leia aqui a decisão da juíza Fabiola Costalonga na íntegra.

Enfermeira é sequestrada em SFI e passa por maus momentos

Bandidos utilizaram o Gol vermelho da enfermeira, que foi abandonado na Estrada de acesso a Campos, pela Usina São João. Enfermeira estava pescando com o marido num lago, às margens da RJ-196, próximo à Praia de Manguinhos.

Foto: Blog do Paulo Noel.
O Gol foi levado para a 147ª DP Legal de SFI
Quatro elementos em um Gol prata, cuja placa não foi anotada, por volta das 10h30m desta terça-feira, 07, abordaram a enfermeira Edilene Maria Rodrigues, 43 anos, que mora em Buena, São Francisco de Itabapoana, no momento em que ela se aproximava do veículo de sua propriedade, um Gol vermelho placa LPO - 5771- de SFI que estava estacionado às margens da Rodovia RJ-196, Estrada Guaxindiba a Barra do Itabapoana,  próximo à entrada da Praia de  Manguinhos.

Edilene contou na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana que estava pescando com o marido Fidélis Matos da Silva, 61 anos, em uma lagoa, às margens da RJ-196.

"Fui abordada quando acionava o alarme para abrir o meu carro. Eles chegaram dizendo 'perdeu, perdeu', e me jogaram para o interior do Gol, enrolaram  minha cabeça e meu rosto, com minha própria blusa e saíram em disparada", conta.

O marido assistiu ao sequestro de longe, sem nada poder fazer. Enquanto a mulher era levada pelos bandidos, Fidélis pegou carona com um amigo e foi até a um posto de combustível da Praia de Guaxindiba. Lá pediu ajuda por telefone à Polícia Militar, DPO de Santa Clara.

"Eu pensei que eram amigos. Quando olhei de longe eles já estava empurrando minha mulher para o  interior carro", conta Fidélis.

Tão logo o 8º BPM da cidade de Campos dos Goytacazes recebeu a informação do sequestro, comunicou a todas as viaturas pelo rádio.

Policiais da 3ª Cia, do 8º BPM de São Francisco de Itabapoana, estavam retornando do Batalhão em Campos, onde foram abastecer a viatura. O policial Nascimento contou que quando ouviu a notícia do roubo do carro, seguido do sequestro, decidiu com seu colega, seguir para São Francisco de Itabapoana pela Estrada da Usina São João, margeando o Rio Paraíba do Sul.

Segundo o PM, quando se aproximou da localidade de Campo Novo avistou o Gol Vermelho, cujos bandidos já haviam abandonado o carro assim que avistaram a viatura policial, e fugiram pelo mato às margens da Estrada.

O PM disse que não percebeu o Gol prata passar por eles.

Segundo Edilene um dos elementos deu socos em suas costas pedindo que não olhasse para eles.

"No trecho até Gargaú eles determinaram, me dando socos nas costas, que não olhasse e permanecesse abaixada. Foram momentos de terror, pois fiquei com falta de ar a todo momento", disse.

"Pude identificar, no trecho da fuga dos bandidos, que eles estavam indo em direção à praia de Gargaú, pois comentavam sobre as torres eólicas", conta. Segundo Edilene, um dos bandidos chegou a se admirar com as torres eólicas: "o que são esses cataventos? o que é isso?", disse  o criminoso ao passar pelo Parque Eólico.

A enfermeira, no entanto, foi deixada pelos bandidos na Estrada da Muritiba. Segundo Edilene, ela foi bruscamente retirada do veículo e jogada contra a cerca de arame farpado.

"Eles  pararam num lugar, não sei onde, me jogaram na cerca. Mandaram esperar meia hora. Só que não esperei, pois estava com falta de ar. Chorando muito pedi carona a um cigano que passava pelo local", diz.

Edilele contou ainda que os bandidos disseram que não iam fazer nada com ela. "Eles disseram que só estavam querendo sair de uma situação e que não iriam fazer nada comigo. Em dado momento eu reclamei  que estava com falta de ar. Eles me deram água e ligaram o "ar" refrigerado no máximo", disse.

Neste momento a PM está com o casal na 147ª DP registrando a ocorrência policial. Outras viaturas estão trabalhando pelas principais rotas de fuga do município em busca dos bandidos.   

Adolescente atropelada por patinete motorizado está internada em estado grave no Ferreira Machado


Acidente aconteceu no momento das fortes rajadas de vento, no final da manhã desta segunda-feira, em frente ao Ciep de SFI.

Da redação do Blog
Yohanna (Foto: Facebook)
Patinete é semelhate a este
É grave o estado de saúde da Jovem Yohanna Andrade Santana, 14 anos, atropelada por um patinete motorizado, também conhecido como Walk Machine. O acidente ocorreu no final da manhã desta segunda-feira, 06/05, na Rua Antônio Pinheiro Filho, em frente ao Ciep de São Francisco de Itabapoana. O patinete era conduzido pelo adolescente Daniel da Silva Gomes, 15 anos.

Ambos foram socorridos pelo Resgate da Secretaria Municipal de Saúde, levados para o Hospital Manoel Carola e em seguida encaminhados para o Hospital Ferreira Machado, em Campos. Yohanna teve traumatismo craniano, e foi submetida a uma cirurgia para conter um sangramento na cabeça. Ela se encontra em coma induzido e respira com a ajuda de aparelhos. Já Daniel teve alta no início da tarde desta terça-feira.

Não se sabe ao certo as circunstâncias do atropelamento. Quando nossa equipe de reportagem chegou ao local, os jovens tinham acabados de serem socorridos. O acidente ocorreu no momento das rajadas de ventos fortes, o que pode ter diminuído a visibilidade, já que no local havia muita poeira.

Estudante do Ciep, Yohanna saia do colégio no momento do acidente. Há uma versão contada por Fabiana Silva, tia de Daniel, de que Yohanna teria passado por traz de um ônibus e atravessado a pista repentinamente. Em entrevista à Rádio São Francisco FM, Fabiana disse que muitas pessoas estão se precipitando nas redes sociais em pré julgar o seu sobrinho como causador do acidente. “Ainda é cedo para crucificar o meu sobrinho, que está abalado psicologicamente. O Daniel também bateu com a cabeça e chegou a perder os sentidos. Ele não consegue se lembrar de como foi o acidente”, conta a tia.

O Blog falou com Cristiano Andrade, primo de Yohanna, e que está acompanhando tudo no Hospital Ferreira Machado. “Nós da família queremos saber todos os detalhes do acidente. No momento estamos preocupados com a saúde da Yohanna, mas também queremos saber o porquê que o veículo envolvido no acidente foi retirado rapidamente do local. Queremos somente esclarecer algumas dúvidas sobre o acidente”, disse Cristiano.

Yohana é filha de Geruza Caetano Andrade e Rosemberg Santana. Geruza, moradora em Santa Clara, é uma enfermeira muito conhecida em São Francisco de Itabapoana. Ela trabalha no Hospital Manoel Carola. Segundo Cristiano, a enfermeira está muito abalada com o estado de saúde da filha.

Já Daniel é neto do mestre de obras Oriosvaldo Gomes, popularmente conhecido em São Francisco como Pitinga. 

Confira fotos do momento do resgate (Fotos: Matheus Silva/Blog do Magnum Silva)






segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ventos fortes em SFI derrubam árvores, jogam tapumes de obras ao chão e destelham prédios


Pedreiro viu prédio ser destelhado.

Árvore da espécie eucalipto arrancada pela raiz no terreno da Associação de moradores de SFI.

Os ventos fortes em São Francisco de Itabapoana (RJ), nesta segunda-feira, 06-05, derrubam árvores, destelham prédios na Avenida Edenites da Silva Viana no centro, jogam tapumes de obras ao chão, levanta a poeira no trajeto do ônibus para o CIEP e arranca raiz inteira de eucalipto no terreno da Associação de Moradores e Amigos de São Francisco de Itabapoana localizado em frente ao prédio da Rádio São Francisco FM. Felizmente sem causar nenhuma vítima.

Mensagem na chegada da cidade contradiz o que foi o dia hoje em São Francisco.

Rajadas de ventos fortes o trazem a São Francisco.







Depoimentos de uma senhora de 83 anos que caminhava pela Avenida no centro da cidade é de que, quase foi arrastada pelo vento no momento das rajadas fortes por volta das 11h50m.

O pedreiro Ailton Fidelis dos Santos, 53, que mora em Macuco de São Francisco, disse que estava trabalhando com mais dois colegas no terceiro andar de um prédio localizado próximo ao trevo das praias de Guaxindiba e Santa Clara na Avenida Edenites da Silva Viana. 

 "Quando começou a ventar forte, saímos imediatamente da construção depois que parte das telhas de zinco foram levantadas e amassadas. No prédio ao lado o ventou arrancou dezenas de telhas  ", conta.

A Defesa Civil não registrou nenhum caso de pessoas feridas provocado pelo  vendaval.







Rajadas de ventos atingem São Francisco de Itabapoana

Defesa Civil de SFI está em estado de alerta. Qualquer emergência os moradores devem ligar 199.

Torre da telefonia em SFI resistiu a ventania. 
Mudança repentina do tempo provoca rajadas de ventos fortes em São Francisco de Itabapoana neste momento. Depois de atingir o Rio de Janeiro com velocidade de 90 quilômetros nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, os ventos chegaram por volta das 10 horas com  intensidade ao município de São Francisco de Itabapoana.

A energia da concessionária já faltou por duas vezes ininterruptas. A Defesa Civil, consultada pela Rádio São Francisco FM, informou que até o momento não houve nenhum pedido de socorro.

A Defesa Civil está em estado de alerta e avisa que o telefone de emergência é 199. 

São Francisco deverá contar com Escola Agrotécnica Federal



            O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, se reuniu na manhã desta segunda-feira (06/05), com o representante do Colégio Técnico Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Eraldo Fernandes, para discutir a implantação de uma escola Agrotécnica Federal no município. Também participaram o secretário municipal de Agricultura, Edmar Henriques, e a secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Martins.
            Assuntos como demanda para implantação dos cursos, estrutura e dados demográficos do município e a escolha do local estiveram na pauta do encontro, sendo sugerido que as futuras instalações de ensino fiquem na região de Praça João Pessoa, 2º distrito de São Francisco.
            O projeto piloto é de autoria do Deputado Federal Valney Rocha. Depois de autorizado pelo prefeito Pedrinho Cherene será encaminhado para a Câmara dos Deputados para ser aprovado e em seguida publicado em lei. Todo o investimento será oriundo de verbas Federais. Em contrapartida o governo municipal deverá disponibilizar um terreno para construção do prédio.
Para a infraestrutura está previsto que sejam construídos galpões, quadra poliesportiva, estufas, prédios para biblioteca, laboratórios, salas de aula, informática, entre outros. A princípio, a intenção é que sejam ministrados cursos técnicos em agropecuária orgânica, agrimensura (medição de área) e agroindústria que irão desde ensino integrado ao pós-médio, além de superior em Tecnologia em Alimentos, em regime integral.
            - Acreditamos que para progredir não podemos perder as oportunidades que aparecem. A implantação desta unidade de ensino só trará desenvolvimento para São Francisco. Os cursos irão qualificar a população que poderá agregar valor aos investimentos que produzem. Esse investimento também irá atrair muitas pessoas de outros municípios”, ressaltou o prefeito Pedrinho Cherene.  
            Segundo o representante da UFRRJ/CTUR, Eraldo Fernandes, a instalação da escola técnica em São Francisco tem tudo para dar certo. “Estive em outros lugares, mas este município foi o que mais mostrou interesse. Também apresenta condições favoráveis para a implantação do centro técnico de ensino. De início serão oferecidos os três cursos técnicos, mas dependendo da demanda poderá ser expandido para outras formações”, comentou Eraldo. (Ascom SFI )
             
                
            

Copa Rio de Ciclismo: Marlon Dias de SFI fica em primeiro na categoria juvenil em Volta Redonda


Foto arquivo do Blog.
Marlon Dias e Gustavo Araújo.
O atleta Marlon de São Francisco de Itabapoana, Marlon Dias, conquistou o primeiro lugar na competição de ciclismo da Copa Rio de Janeiro disputada no domingo, 5, em Volta Redonda (RJ) na categoria juvenil. Em São Paulo, na semana passada Marlon Dias participou de uma outra competição e ficou em terceiro.

O atleta Gustavo Araújo, que participou também  da Copa Rio de Janeiro em Volta Redonda na categoria júnior, ficou em quinto lugar.


Os dois atletas estiveram agora pela manhã na Rádio São Francisco FM e agradeceram pelo apoio a  Câmara Municipal e, as  Secretarias de Esporte e Promoção Social, além de agradecerem  ao Cristiano,  motorista que levou os atletas a Volta Redonda.

domingo, 5 de maio de 2013

Vem aí o XVI Congresso médico Cidade de Campos



A Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, peomocw de 15 a 18 de maio de 2013, o XVI Congresso Médico Cidade de Campos e o XXVI Congresso da SUPEM, na Faculdade de Medicina de Campos.

Este evento, de caráter multidisciplinar, reúne, a cada três anos em torno de mil participantes, dentre médicos associados à SFMC e à SOMERJ – Associação Médica do Estado do RJ, médicos não associados e estudantes de graduação que serão recebidos pelo presidente da SFMC, Dr. Almir Abdala Salomão Filho.

Este ano serão dois cursos pré-congresso: os de Emergência Clínica, que traz a tão importante e esperada participação do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, ABRAMURGEM, Dr. Fernando Sabia Tallo, que vai ministrar curso de Urgência e Emergência, e ainda o curso de Neuroimagem com Dr. Leonardo Vandesteen, ambos na quarta, dia 15.
        
Dentro do conteúdo científico, serão abordados vários temas nas áreas de Neurologia e Neurocirurgia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Oncologia, Pediatria, Clínica Médica (Nefrologia, Reumatologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Endocrinologia), Ginecologia e Defesa Profissional.

Temas como: Diabetes, Pancreatite Aguda, Dor, Insuficiência Coronariana Aguda, Urgência Oncológica, Câncer Gástrico, PET-CT, Vasculites, LES, Transplantes, DST, Infecções do Trato Respiratório, Nódulo Tireoidiano, Álcool e Drogas, Defesa Profissional, Módulos nas especialidades de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Sessão de Temas Livres, serão debatidos e complementam esta etapa de atualização médica.

Na sexta, dia 17, o dia será todo dedicado a Reprodução Humana com dois palestrantes internacionais: Prof. Dr. Elkin Lucena da Colombia, que é pioneiro em reprodução Assistida na America Latina e participante da equipe do primeiro bebe de proveta no mundo e ainda o Dr. Rafael Sanchez Usabiaga do Mexico, que participam de mesa redonda sobre Rastreamento Genético.


Durante esses quatro dias, haverá uma grande troca de experiência, aliada a agradável convivência com colegas vindos de grandes capitais e das mais variadas especialidades em conferências, simpósios e mesas-redondas, trazendo com certeza, um clima de congraçamento, repetindo o sucesso dos congressos anteriores. (Matéria e imagens enviadas ao Blog por Neuzinha Siqueira  )