sábado, 22 de novembro de 2008

SFI: “um filho ainda na adolescência”

A cidade de São Francisco de Itabapoana desde que foi emancipada em 18 de janeiro de 1995, nunca teve uma festa como merece o município. Elevada a categoria de cidade através da Lei nº 2379, cujo decreto aprovado pela Assembléia Legislativa do RJ foi sancionado pelo então governador Marcelo Alencar, referida data nunca foi amplamente divulgada. O atual governo, sempre se limitou a comemorar o evento sem nenhuma programação especial, a não ser um tímido ato comemorativo em frente à prefeitura municipal. Será que os moradores não merecem uma festa de repercussão com divulgação em todo o município? Em janeiro de 2009, o município comemora mais um aniversário, no dia 18. Alguém pode até comentar que nestes 13 anos tivemos pouco ou nada a comemorar. Mas, não podemos deixar a data passar em branco. Lembrar a data de aniversário da cidade nos setores da sociedade, principalmente nas escolas, acaba dando oportunidades a todos de refletirem: afinal estamos criando bem “este filho ainda na adolescência”?

6 comentários:

Anônimo disse...

É Preciso resgatar a nossa história,ser incluída na grade curricular nas Escolas,principalmente na REDE MUNICIPAL,onde a criança estuda a História,a Geografia,baseada em fatos que é realidade de outros Municípios,esse aluno precisa conhecer a sua origem,a sua TERRA...Um Município rico,com um conteúdo riquissimo para ser explorado e enriquecer o Ensino Fundamental,principalmente,o primeiro segmento.A própria Secretaria Municipal de Educação,poderia preparar um material para embasar os professores e assim melhorar a qualidade.O aniversário da cidade,bem como a Lei que fundamentou a sua Criação,muitos desconhecem,o dia 18 de janeiro só foi comemorado no primeiro Governo e hj ficou no esquecimento,a história do Município é escrita à partir da data da sua criação,são sucessões de fatos pra escrever a sua história,exemplo vivo está neste Governo do Pedro Cherene,onde até mesmo as placas de inauguração de obras do Governo anterior foram retiradas e substituidas pelo atual...Cadê a sequência de fatos históricos?À partir de 2009 o Prefeito Beto Azevedo assumirá e assim o fazendo,estará apagando a história do outro?E assim sucessivamente,trocando a cor da tinta e retirando as placas não chegaremos a conclusão nunca!Até hj a cada 18 de janeiro a data só é lembrada por se tratar de um feriado municipal,não se tem dado muita importância a data,vamos esperar que no próximo Governo seja dado mais ênfase ao Aniversário de EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO da CIDADE de SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA,como acontece nossa cidade -mãe SÃO JOÃO DA BARRA festejada a cada 17 de junho!

Anônimo disse...

Vcs só pensam em festa! E quem vai pagar a conta? Certamente o povo não é? Então o povo deveria ser informado e consultado sobre os valores afinal o dinheiro é do povo.

Anônimo disse...

Anônimo. Favor se idenficar no próximo comentário. Outra coisa, pula esta parte da festa, e analise também a questão dos conhecimentos dos estudantes. Aceito críticas. Mas, seu comentário acaba perdendo a objetividade pois quem escreveu não se identifica. É uma prática intolerável alguém se esconder para dar uma opinião a respeito de um assunto. Espero que no próximo... vc. se identifique. Paulo Noel.

Anônimo disse...

Ah!mas temos muitos motivos para festejar!!!E à partir de agora,concerteza teremos a oportunidade de ver o povo sorrir!Em breve teremos a FESTA DO ADEUS,adeus aos desvios,aos desmandos,e o povo aguarda ansioso por esse momento marcante,a Qualidade de vida tão sonhada ,a MUDANÇA rumo ao DESENVOLVIMENTO,o nosso Município caminhou de ré...e isso está atravessado na garganta desse povo sofrido,a resposta foi dada nas urnas e isso ficará escrito na história política!O PREFEITO BETO AZEVEDO vai dar um banho de ADMINISTRAÇÃO,o desenvolvimento vai acontecer,os recursos quando bem aplicados e de forma organizada e responsável sobra pra festejar datas importantes como o dia do PADROEIRO São Francisco de Paula,o aniversário da cidade ,fato histórico importante,porque a Emancipação era o sonho de todos nós,que somos filhos da Terra e que amamos a nossa Terra e deve sim,ser comemorada e o anfitrião deve ser o Prefeito da cidade,incentivando o espírito cívico,valorizando a cultura,a cidadania...Essa crítica,por certo deve partir de um adversário derrotado que saboreia o amargo e coloca farpas,fique sabendo de agora em diante é só Alegria,basta de sofrimento,será que essa preocupação tem sido constante nestes ultimos 8 anos que se passaram?Quantos gastos indevidos aconteceram,de forma exorbitante e até vergonhosa a questão,o povo foi lesado de seus direitos;o nosso dinheiro foi pro ralo e muita coisa deixou de acontecer!Ficamos à espera do tempo e esse novo tempo chegou!São as mudanças no funcionamento dos diversos setores de uma Administração Pública voltada para o povo,pq esse é o compromisso assumido pelo nosso Prefeito Eleito,devolvendo a dignidade com uma melhor Qualidade de vida para a população e o que está em discussão é a DATA HISTóRICA:Emancipação Politico-Administrativa do Município!e se somos natos Sanfranciscanos juntos escreveremos a nossa história!E pq não festejarmos o aniversário da nossa cidade? Pq não valorizarmos o que temos e torcer por dias melhores pra todos nós?E cabe a nós adultos incentivar à criança a se interessar pelo que é nosso,valorizar os costumes,as riquezas minerais,a agricultura,a pecuária,o nosso litoral, a paisagem ,conhecer o nosso município num todo ,desde a sua criação até os dias atuais,mas não esquecendo tbm de mostrar que a nossa história começou lá bem atrás quando ainda éramos distritos de São João da Barra e que fazemos parte integrante da HISTóRIA DO BRASIL!Investir na Educação é um Bem,e,pra isso,o Administrador foi escolhido e não precisa pedir ao povo para utilizar os recursos para tal fim,a prestação de contas é feita ao povo através da Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.Vamos festejar !!!Mas lembrando que isso acontecerá à partir de 2009 se DEUS quiser...Aguardaremos

Anônimo disse...

Nossa! Pq depois de 8 anos iremos esquecer das festas e só lembrar de pagar as dívidas do atual prefeito e seus secretários??? Nosso povo precisa ser valorizado. Precisa-se de obras, de boa saúde e educação, mais tb precisa-se de diversão. E para os desinformados de plantão, não é necessário tirar da saúde ou da educação o dinheiro da festa, pois esta tem verba própria. Informe-se!!! Vai com tudo Beto Azevedo e marque a cara de nossa cidade! Cláudia

Anônimo disse...

Paulo Noel você acaba de retratar de um
assunto importante em nosso município que ao longo de seus quase treze anos
nunca comemorou a sua emancipação,além das festas tradicionais que foram esquecidas,
se continuarmos nesse caminho nos
tornaremos uma cidade sem tradições.
Penso que saúde e educação são primordiais mas não devemos esquecer o lazer e nossas festas tradicionais