sexta-feira, 4 de julho de 2008

Um sonho que se tornou realidade em SFI


Empresário Claudinho Viana constrói complexo esportivo e implanta escolhinha de futebol. Antigo sonho, o projeto leva o nome do saudoso Vereador Edenites da Silva Viana.







“A oportunidade que eu não tive”. Assim o empresário Claudinho Viana de São Francisco de Itabapoana definiu o projeto que implantou na cidade, ao lado do Ciep Celso Martins Cordeiro, transformando a área em um complexo esportivo que ganhou o nome do pai, o saudoso vereador Edenites da Silva Viana. O centro esportivo conta com campo de futebol de grama sintética onde funciona uma escolinha de futebol e prédio que abriga secretaria e sala de recepção aos visitantes. No momento, Claudinho Viana está construindo uma área de lazer para implantação de um pesque-pague. Ele revelou um antigo sonho que motivou a construção do empreendimento. “Meu sonho era ser jogador de futebol, e, hoje me realizo vendo estas crianças em busca de uma oportunidade”, diz. Para dar aulas de futebol às crianças, Claudinho Viana contratou o ex-técnico de futebol Amadeu Crespo, com experiência como técnico de futebol com passagens pelo Goytacaz e Americano. “Recebi o convite do Claudinho e aceitei”, disse Amadeu Crespo que, com entusiasmo, orienta as crianças da escolhinha. Amadeu relaciona com satisfação os atletas que passaram pela escolhinha de futebol que ele dirigia em Campos. “Por mim já passaram atletas como Piá, que jogou do Flamengo, André Pimpolha, Vasco da Gama, entre outros”. Com relação às crianças que fazem parte da escolhinha, Amadeu se empenha com dedicação e não discrimina nenhum deles. “Todos estão aqui para aprender o futebol, mas pela minha experiência, o bom jogador já nasce com o dom do futebol, o resto nós completamos”, diz. Mas mesmo assim ele não desiste dos que têm menos intimidade com a bola. “O garoto pode não se um craque do futebol, mas com certeza vai ser um grande homem”, conclui. O técnico da escolhinha tem também o apoio de Reginaldo Pereira Duarte, contratado como auxiliar e juiz dos jogos. O pai, interessado em matricular o filho, deve comparecer à secretaria do Centro Esportivo Edenites da Silva Viana, ao lado do Ciep, levando duas fotos e xérox da certidão de nascimento. O pai também assina um documento autorizando o filho a participar. Entretanto Claudinho Viana avisa que a criança tem que estar estudando. “Tem que ser bom de bola e bom na escola”, finaliza Claudinho Viana.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Carro atropela e mata vaca na RJ 224 próximo ao BPRv em Imburi


Animal solto na pista causa acidente próximo a Imburi. Foi por volta das 19 horas de hoje, 03, quando o Palio Placa KQI 9197 dirigido por Edílson Nunes, de Travessão de Barra atropelou e matou uma vaca na pista da RJ224, próximo ao PBRv em Imburi SFI. Edílson que saiu ileso do acidente disse que deu muita sorte. “Vinha dirigindo no sentido Campos SFI, e só percebi os animais quando já estava bem próximo. Um caminhão com os faróis alto prejudicou minha visibilidade e ao desviar dos animais que estavam atravessando a pista acabei atropelando duas vacas, sendo que um morreu na hora” disse. Cristina que viajava de carona com Edílson disse que foi um milagre eles saírem com vida do acidente. “Estou nervosa e revoltada com a irresponsabilidade dos proprietários destes animais” disse. Os policiais rodoviários chegaram logo em seguida e procuraram alguma marca nos animais que identificasse seus proprietários. Populares arrastaram um segundo animal que estava agonizando para fora do asfalto com a intenção de sacrificá-lo e cortar em partes para quem estava próximo ao acidente. Como nossa reportagem saiu em seguida, não acompanhamos o desfecho. Mas pelo visto o animal foi desossado e divido em partes com os motoristas que pararam para ver de perto o acidente.

Registros de candidatos têm prazo até dia cinco; partidos ainda não registraram seus candidados em SFI

Partidos políticos de SFI ainda não registraram no cartório eleitoral da cidade nomes de candidatos a prefeito, vice e vereadores homologados nas convenções.

Segundo informações do cartório eleitoral ao Blog do Paulo Noel, nenhum partido político de SFI havia registrado, até ontem à noite, nenhuma chapa com candidatos a prefeito e vice. Também nenhum partido registrou a nominata com candidatos a vereador. Entretanto, segundo apuramos com outra fonte, dois partidos políticos, o PDT e o PSB, teriam registrado no Cartório do Ofício Único as atas das respectivas convenções. O PDT, indicando Fauaze Cherene como cabeça de chapa, tendo como candidato a vice José Antonio Menezes Alexim e, o PSB, Marcilene Nunes para prefeita tendo como vice Fauaze Cherene. O PSB de Marcilene Nunes foi surpreendido na seguna-feira, dia 30-06, com a informação de que seu candidato a vice, Fauaze Cherene, teria mudado de idéia e decidido não mais fazer parte da chapa do PSB como vice. Após uma reunião do PDT, Fauaze foi lançado como candidato cabeça de chapa. A decisão acabou gerando muito confusão e especulações políticas na cidade. Somente no próximo sábado, dia 5, último dia do prazo do TRE para registro de candidaturas no Cartório Eleitoral, é que a população ficará informada quais serão, realmente, os candidatos destes dois partidos. A confusão está estabelecida. Enquanto isso no PC do B, Walter Júnior teve seu nome homologado pelo partido. Entretanto não sabemos, ainda, quem foi o vice indicado. Enquanto isso Beto da Saúde está aguardando os acontecimentos políticos para saber, na verdade, quem serão seus adversários nas eleições de 5 de outubro. Comenta-se no meio político sanfranciscano que ainda "tem muita água para passar por baixo da ponte".

terça-feira, 1 de julho de 2008

PF fecha empresa de extração de areia em SJB











Empresa de extração de areia em São João da Barra o Areal do Alair foi fechado agora, pela Policia Federal pela falta da Licença de Operação (L.O.), distribuída pela Feema (Fundação Estadual do Meio Ambiente). A ação de fiscalização está prevista no artigo 55 da lei 9.605, que diz ser “crime a lavro-extração de recursos minerais sem autorização”. A única forma de impedir os fechamentos seria o fornecimento pela Feema de uma autorização temporária, para que as empresas pudessem funcionar até regularizarem a situação ambiental. Quando a PF chegou ao Areal do Alair, às margens do Rio Paraíba em São João da Barra, por volta das 14h30 o seu proprietário não estava. Foram presos um motorista, o operador da draga e uma secretária. Dois advogados estiveram no local no momento da chegada dos policiais. O carroceiro José Amaral – o Zé – disse que estava enchendo a carroça de areia quando um policial a paisana deu a ordem, com uma arma em punho, para que ele parasse de colocar areia na carroça.

Operação “Pente Fino” na Estação Ecológica de Guaxindiba em SFI

Fiscal do IEF/RJ examina carvão produzido de forma irregular.


A Mata do Carvão é uma das últimas unidades em formação tabuleiro na região e foi transformada em Estação Ecológica no ano de 2002, através de decreto assinado pela então governadora Benedita da Silva". (Foto do Blog do Roberto Moraes)


Operação "Pente Fino"na Mata do Carvão em SFI
O Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) autuou cinco pessoas, apreendeu 52 aves silvestres e embargou atividades irregulares de produção de carvão e extração mineral durante a Operação Pente Fino na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), situada em São Francisco de Itabapoana. Durante a operação foram identificadas cinco áreas de extração artesanal de madeiras nobres no interior da unidade, principalmente peroba e braúna.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização do IEF/RJ, Ricardo Ganem, a operação foi motivada pelo grande número de denúncias de atividades irregulares no interior e no entorno da unidade, que preserva uma importante porção de Mata Atlântica nativa da região. O trabalho foi precedido por levantamentos de campo e trabalho de inteligência, com veículos descaracterizados e agentes à paisana (sem uniforme), para identificar os principais locais onde estariam ocorrendo os problemas.

A partir de sexta-feira, 10 agentes em cinco veículos foram mobilizadas e flagraram uma carvoaria que utilizava lenha de espécies nativas, além de uma empresa de extração mineral mecanizada – 18 caminhões e duas retroescavadeiras eram utilizadas na extração de uma mistura de areia e saibro em áreas de aluvião. As empresas estão localizadas na localidade de Travessão, no entorno da estação ecológica. Duas pessoas foram autuadas e as atividades embargadas.

Extração de madeira

Uma outra equipe do IEF identificou cinco clareiras de extração de madeira de lei, no interior da unidade, o que configura crime ambiental. Ninguém foi preso, mas as áreas passarão a ser monitoradas para impedir a ação dos madeireiros e caçadores no interior da estação. Os agentes também fizeram 10 notificações preventivas contra incêndios florestais e intimaram cinco proprietários rurais do entorno da estação ecológica a proceder a averbação de Reserva Legal, obrigatória segundo a legislação ambiental.
No sábado, a operação concentrou-se no cativeiro de animais silvestres na Praia de Gargaú, também no entorno da estação ecológica. Além de 52 aves apreendidas, três pessoas foram autuadas administrativamente. “As operações de reforço na fiscalização, que mobilizam agentes de vários pontos do Estado, vão passar a ser regulares, como parte do processo de implantação definitiva da estação ecológica. Caçadores, madeireiros e outros infratores ambientais estão na mira do IEF”, concluiu Ricardo Ganem.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Três mil confirmam Carla e Dodozinho como candidatos


Carla nos braços do povo






Mais de três mil pessoas confirmaram ontem à tarde, durante a convenção do PMDB de São João da Barra, os nomes da prefeita, Carla Machado e do vice, Dodozinho Mendonça, como candidatos à reeleição. Além das candidaturas de Carla e Dodozinho, a convenção homologou os nomes dos nove candidatos a vereador e a coligação “No caminho certo do desenvolvimento”, composta por mais 15 partidos, dentre eles o PT, o PSDB, o PPS e o PV. Os demais partidos são PP, PTN, PTC, PSDC, PSC, PRP, PRB, PRTB, PMN, PHS e PTB.
Carla Machado chegou ao Clube Chinês, local da convenção, carregada por correligionários e acompanhada por mais de mil convencionais. Sob palmas e embalados pelo refrão “São João da Barra não pode parar”, os partidários da prefeita fecharam a avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, a principal da Cidade. A emoção marcou a convenção do PMDB, que simbolizou também o encerramento de todas as convenções da coligação.
Emocionada, Carla Machado entrou no Clube Chinês sob aplausos de mais de duas mil pessoas que aguardavam o início da convenção. Durante os discursos, a fala do candidato a vice-prefeito, Dodozinho Mendonça, que já foi prefeito de São João da Barra por duas ocasiões, mexeu com os convencionais: “eu sempre fui PMDB, sou PMDB e serei PMDB. E agradeço a Deus por Carla ser a pessoa que é”, disse o vice-prefeito, emocionado apesar dos mais de 60 anos de militância política e filiado ao partido desde a época do regime militar.
Durante a convenção, a prefeita recebeu diversas manifestações de apoio: dos candidatos a vereador do PMDB, dos demais candidatos dos partidos da coligação, de vereadores que compõem a base aliada, de representantes da sociedade civil organizada e dos representantes dos partidos da coligação, como o presidente de honra do PSDB, o empresário Ari Pessanha. Todos lembraram a trajetória política de Carla, como secretária de Educação, vereadora, presidente da Câmara e prefeita, sempre atuando em São João da Barra.
Um dos momentos mais emocionantes da convenção foi o discurso feito pela madrinha da prefeita, dona Dilze Machado, irmã gêmea de dona Derly Machado, mãe dela, que foi, desde o início do governo, secretária de Promoção Social, e que morreu em fevereiro deste ano. “Eu sinto como se a minha irmã estivesse aqui”, disse ela, sob lágrimas. A dona de casa Maria do Carmo Souza, que ouvia o discurso, chorou ao lembrar de dona Derly: “Ela era a nossa Mainha”, disse, lembrando a forma carinhosa como todos se referiam à dona Derly.
O discurso da prefeita e candidata à reeleição encerrou a convenção do PMDB. Carla Machado agradeceu às manifestações, lembrou de sua trajetória e as mudanças promovidas nos município desde que assumiu, com a introdução de programas voltados a todas as faixas etárias da população. A prefeita destacou as ações voltadas aos servidores, na Educação e na Saúde, além de outros setores como obras, meio ambiente, desenvolvimento do turismo e fomento à atividade econômica. Mas afirmou que ainda há mais a ser feito no município. “Nós temos um projeto para São João da Barra e ele não pode parar”, defendeu a prefeita, sob aplausos.
Carla alertou aos correligionários para a campanha que será empreendida pela oposição, com tentativas de desestabilizar a administração. “Nós fizemos e vamos fazer mais por São João da Barra”, disse a candidata, que anunciou alguns dos seus projetos para o próximo mandato, como o projeto de saneamento básico em todo o Município. A prefeita destacou ainda o projeto de desenvolvimento e ressaltou que junto do crescimento econômico é necessário haver justiça social.

PC do B confirma nome do empresário do maracujá para prefeito

O nome do empresário Walter Junior foi confirmado, ontem, em convenção do PC do B na sede do partido na praia de Gargaú. Com Walter Junior entrando na disputa o município de São Francisco de Itabapoana terá três candidatos concorrendo a prefeito nas eleições do próximo dia cinco de outubro. A presidente do PC do B , Berenice, é presidente de uma Ong em Gargaú que presta serviços a comunidade.

Foto do Blog do Aurenio Nascimento

domingo, 29 de junho de 2008

SOS Guaxindiba, meio ambiente está perdendo para a poluição

Imagem feita hoje domingo (29), na praia de Guaxindiba, num recanto muito visitado pelos turistas, após o campo de futebol do Fiinho. São dezenas de garrafas PET transportadas pelas águas do mar até aquele ponto. Ali as embalagens se acumulam numa demonstração de que a natureza, naquele pedaço, está perdendo para a poluição.O certo é que as garrafas PET tomaram conta do mercado. Tudo se encontra envasado em plástico. E não é só neste recanto. Em Gargaú, o canal está cheio destas garrafas. Mas a boa notícia é que aos poucos a população também vai aprendendo a reciclar as garrafas Pet, mais pela necessidade que pelo próprio valor. Muitos a utilizam em obras de artes. Há no Paraná um programa de aproveitamento delas em aquecedores solares. A China até importa para fazer tecidos a custos mais baixos. Precisamos reciclar mais e evitar tantos problemas com estas tais embalagens poluidoras.

Fauaze Cherene agora é vice na chapa encabeçada por Marcilene Nunes









































































Fotos de Magnum Silva
O vereador Fauaze Cherene anunciou durante convenção partidária do PSB, realizada hoje, 29-06, no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula que é vice na chapa encabeçada pela contadora Marcilene Nunes. “Hoje quando aqui cheguei senti como é bom fazer política com decência e respeito, porque se não fizesse política respeitando os adversários, hoje não seria recebido aqui da maneira que fui” disse Fauaze. Ele deu uma mensagem aos seus eleitores. “Gostaria de pedir a pessoas que caminharam comigo, que vestiram a minha camisa, que hoje, vistam uma camisa maior, uma camisa grande, que caibam Marcilene e Fauaze juntos”. Sobre a união PDT/PSB ele disse que a decisão não foi tomada isoladamente por Fauaze Cherene e Marcile. “Ouvimos as pessoas amigas que querem o bem do nosso município e o bem de nosso povo” diz. Em seguida fez um apelo aos eleitores. “Estou aqui de cabeça erguida junto com Marcilene rumo à vitória para que nosso município possa ter dignidade, melhores condições de vida, melhor qualidade de vida, para que os nossos munícipes possam ao visitar outros municípios ter o orgulho de dizer sou sanfanciscano” disparou. Sobre a sua nova companheira de chapa fez questão de enaltecê-la. “Estou aqui hoje, também por conhecer Marcilene, saber da sua capacidade, de sua integridade e da sua competência. Se ela não reunisse estas qualidades, por mais amigo que fosse dela, jamais estaria ao lado dela”. E concluiu: “As pessoas que me conhecem sabem que sou guerreiro e corro atrás”.

Prefeito Cherene não comparece

O prefeito Pedro Cherene e Pedrinho Cherene não compareceram a convenção. O prefeito Cherene teve como representante, segundo Marcilene Nunes, o Secretário Municipal de Administração, seu Manoel Carlos. Entretanto o prefeito de Campos dos Goytacazes, Alexandre Mocaiber compareceu e durante o seu discurso anunciou o seu apoio a candidatura de Marcilene Nunes. Disse que conhece bem o município de SFI onde durante 11 anos trabalhou como medico. “Tenho certeza que esta união Fauaze Cherene-Marcile Nunes, vai fazer história em SFI” concluiu.

Marcilene destaca momento de felicidade, a união política com Fauaze Cherene

A começar seu discurso, Marcilene Nunes falou do momento de felicidade em seu coração. Ao fazer alusão a união política que estava se concretizando disse que graças a Deus sabe fazer contas. “Sabemos que um mais um, dá dois. A tendência quando você soma é ganhar”. Ainda sobre a união partidária explicou. “Por isso fizemos essa união e não vamos deixar aquele lá de fora governar o município de SFI. Essa união não tem nome de A, B ou C, essa união é para o progresso de SFI” disse. E continuou: “A partir desse momento não existe mais grupo de Marcilene e grupo de Fauaze Cherene. Existe o grupo do progresso de SFI”. Marcilene se disse vítima de grupos poderosos sem citar qual. “Todos nós, já fomos vítimas desses adversários poderosos que temos que combater lá fora. Tanto o grupo de Pedro Cherene já foi vitima, como eu fui vítima desse grupo encabeçado por uma pessoa pequenina que eu prefiro não falar o nome dele” disse. E concluiu: “Fomos vítimas dessas pessoas que acham que são donos do poder; essas pessoas que acham que política se faz com revanchismo, quando política se faz com amor e verdade”.
O PL também realizou sua convenção no domingo e o PDT no sábado.

Convenções partidárias no sábado, 28-06, em SFI confirmam apoio a Beto da Saúde
















































A primeira convenção partidária no dia de ontem, sábado, 28-06, em São Francisco de Itabapoana foi a do PSDB que confirmou o apoio do Partido a candidatura de Beto Azevedo à prefeitura de SFI. O evento político homologou os nomes dos candidatos a vereador e foi realizado na “Casa Azul” o escritório de campanha de Beto da Saúde na cidade. Participaram da convenção o ex-deputado federal Paulo Feijó e o ex-prefeito de SJB Betinho Dauaire além do Beto Azevedo e presidentes de partidos que fazem parte da aliança política de apoio a candidatura de Beto Azevedo (PSDC, PHS, PR, PMN e PMDB).

Caminhada da democracia

Uma caminhada da Casa Azul até o comitê do PMDB, tendo a frente o candidato Beto Azevedo com a participação dos ex-governadores Garotinho-Rosinha e dos deputados Geraldo Pudim e João Peixoto marcou o momento político ontem à noite, antes do inicio da convenção do PMDB. Da “caminhada da democracia”, pela Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, participaram, ainda, o vice-prefeito de Campos Roberto Henrique, ex-prefeito Barbosa Lemos e dezenas de políticos e candidatos a vereador e pessoas da comunidade.

Recepção em frente ao comitê de campanha

Em frente ao comitê de campanha de Beto Azevedo centenas de pessoas já aguardavam a chegada das lideranças políticas. No salão do segundo andar do prédio onde funcionava uma churrascaria, a convenção do PMDB foi realizada com a presença de correligionários e candidatos.

O primeiro a discursar foi o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Enaldo Barreto que pregou a mudança política em SFI. “É muito simples, basta fazer a pergunta: você quer mudanças ou continuísmo?” disse.

O presidente do PR (Partido da República) ex-vereador Nival Ornelas agradeceu ao casal de ex-governadores as obras realizadas em SFI citando o asfaltamento da Estrada Guaxindiba-Barra e a recuperação da RJ-224.

Jairo Batista presidente do PSDB disse que mudanças nascem com atitude e confirmou o apoio do PSDB a candidatura Beto da Saúde - Frederico Barbosa Lemos.

Antecipando a fala do ex-prefeito Barbosa Lemos a canção gospel “Vai dar tudo certo” deu o tom do discurso com o público cantando com os componentes da mesa principal. Barbosa lembrou que como prefeito governou com uma receita orçamentária muito pequena em relação a atual. “Mesmo assim fiz muito por este município, governando com uma Câmara de vereadores que durante os quatro anos fez oposição ao meu governo” diz. Concluiu pedindo apoio de todos a candidatura de Beto da Saúde. “Estou pronto e a disposição de todos para caminhar por todo este município, de porta-em-porta, pedindo o voto da mudança”.

Rosinha: "as pessoas querem ser ouvidas"
A ex-Governadora Rosinha foi muito aplaudida durante sua fala. “Beto, você vai ganhar as eleições, eu sinto isso. Mas em qualquer circunstancia fique sempre ao lado do povo” disse. Rosinha disse que enquanto governadora fez de tudo para impedir a privatização da BR-101. Com relação ao Porto do Açu que veio para São João da Barra com apoio de seu Governo ela disse que vai ser a redenção econômica da Região. “Mas é preciso qualificar a mão-de-obra. Fiz isso no setor naval e deu certo” concluiu.

Fala de Garotinho
“Com a autoridade de quem fez por este município, venho pedir o voto para Beto da Saúde” assim começou o seu discurso o ex-governador Garotinho que conclamou o povo e fazer a seguinte pergunta durante a campanha. “Você quer mudar ou continuar? Se você quer mudar o candidato é Beto da Saúde, é muito simples” disse. Depois de lembrar as obras realizadas em seu governo em SFI ele citou as obras de construção do porto do Açu que “Rosinha trouxe” para a região. “Trata-se de um investimento de R$10 bilhões que vai transformar tudo” disse. Olhando para Beto da Saúde Garotinho fez um apelo para que ele escolhesse bem a sua futura secretária de educação. “Vamos precisar dos nossos jovens formados e qualificados para se habilitarem as de vagas de empregos que vão surgir em nossa Região” concluiu.

Roberto Henrique pediu 30 segundos de silêncio
O ex-prefeito Roberto Henrique, cuja fala estava sendo aguardada com expectativa tendo em vista os últimos acontecimentos em Campos com a operação “Telhado de Vidro” surpreendeu a todos com o “tom” de seu discurso. “Não há necessidade de se comentar o que está acontecendo em Campos. Isso qualquer “criança de peito” sabe. Portando em respeito à família de sua adversária, Beto, peço a todos, apenas trinta segundos de silêncio em protesto quando aos desmandos na política pública” disse.

Beto da Saúde fala sem a presença do casal Garotinho-Rosinha

Tendo em vista compromissos de campanha em Campos, onde Rosinha participa, hoje, da convenção do PMDB com candidata a prefeita de Campos, o casal Rosainha-Garotinho teve que se ausentar da convenção mais cedo. Em sua fala Beto da Saúde pediu apoio a sua candidatura e disse que vai construir um hospital da área próxima a Praça dos Três Poderes em SFI. “Este é meu compromisso de campanha” prometeu. Disse que o Hospital Municipal Manoel Carola vai se transformar em hospital-maternidade e casa do idoso. Os professores em seu governo serão valorizados. “O teto mínimo será de R$850,00” disse. Como forma de incentivar a economia da cidade Beto prometeu que vai dar preferência nas compras feitas pela prefeitura ao o comercio da cidade. Citou ainda a necessidade de investimento no turismo e na agricultura. Ao final Beto foi muito aplaudido e abraçado pelos presentes.