sábado, 15 de março de 2014

Menor confessa ter atirado em Laysa Lisa

Delegado adjunto da 134ª Delegacia Legal 


Foto: Daniela Abreu/Ururau.

Um dos  dois menores apreendidos pela Polícia Civil como suspeitos da morte do ator David da Costa Moreira ( Laysa Lisa ), teria confessado ter disparado contra o ator na madrugada deste sábado, 15, no Parque Rosário em Campos.   
  
Segundo informações do site Ururau, em matéria da jornalista Daniela Abreu, o delegado adjunto da 134ª Delegacia Legal do Centro, José Paulo Pires disse que o crime teria ocorreu por volta das 4 horas. Câmeras de monitoramento em casas próximas ao local do crime teriam flagrado dois rapazes correndo pela rua, um deles com uma arma na mão.

O delegado disse que setor de inteligência da 134ª DP identificou um dos menores, A., de 17 anos, que, inclusive, já teria um registro na unidade por porte de arma e já estaria sendo investigado pelo possível envolvimento em um homicídio ocorrido no Farol de São Tomé durante o último verão.

Foi levantado o endereço do suspeito e os policiais foram a casa dele, onde foi localizado um revólver calibre 38 desmuniciado. O adolescente apontou o outro menor de 16 anos que estava com ele na hora do crime. Os dois foram apreendidos e conduzidos à DP.

O adolescente de 17 anos confessou que estava no bar com o amigo, onde teria encontrado com a vítima, com a qual já teria feito programas, e combinado de se encontrarem na casa onde ocorreu o crime. A vítima teria tido relações sexuais com os dois e se recusado a pagar R$ 150 pelo programa. Este teria sido o motivo de A. de 17 anos, ter matado a vítima depois de discutirem pelo pagamento.

Depois de matar a vítima, ainda segundo o adolescente A., ele e o amigo teriam fugido para suas casas. O delegado contou que um parente de um deles teria retornado mais tarde ao local do crime e colhido o celular e os sapatos de David.

Paulo Pires disse ainda que o menor de 16 anos confirmou que ambos tiveram relação sexual da vítima, no entanto, não confirmou a discussão. Segundo ele, após o ato A. teria pedido que fosse a frente da casa ver se tinha alguém na rua e matou a vítima.

Paulo Pires disse que os menores serão apreendidos pela Polícia Civil e que posteriormente serão encaminhados à Justiça.


Um homem também foi encaminhado à Delegacia para prestar esclarecimentos, suspeito de ter escondido a arma do crime. (Da redação com matéria extraída do site Ururau )

Polícia prende suspeitos de assassinato de David

Foto:Thiago Macedo/Ururau.


Um homem e dois adolescentes ( 16 e 17 anos) foram presos na tarde deste sábado pelas polícias Civil e Militar como suspeitos no assassinato do ator David da Costa Moreira.

O ator e animador cultural David da Costa Moreira, criador e intérprete de Laysa Lisa e do Palhaço Alegria foi encontrado morto, na calçada de uma residência na Rua Cardoso de Melo, no Parque Rosário, em Campos, na madrugada deste sábado (15/03).

David era de Barra do Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana, mas morava em Campos. O delegado adjunto da 134ª DP Legal de Campos dos Goytacazes, que investiga no caso , dará uma coletiva para falar sobre as detenções e como foi o homicídio. A Polícia ainda encontrou com os suspeitos os pertences da vítima e projéteis e a arma utilizada no assassinato.

Corpo de ator David será velado no Trianon e sepultado em Barra do Itabapoana

Show de Devid em Barra do Itabapoana na festa de São Sebastião. (Flori Fernandes)
O ator e animador cultural David da Costa Moreira, criador e intérprete de Laysa Lisa e do Palhaço Alegria que foi encontrado morto, na calçada de uma residência na Rua Cardoso de Melo, no Parque Rosário, em Campos, na madrugada deste sábado (15/03) recebe homenagens no Teatro Trianon em Campos dos Goytacazes.

Segundo informações, será sepultado neste domingo em horário a ser confirmado no cemitério de Barra do Itabapoana em São Francisco de Itabapoana. Embora morasse em Campos, David nasceu e foi criado em Barra do Itabapoana onde moram seus pais. 

Na imagem, ele se apresenta em um show da festa de São Sebastião em Barra do Itabapoana. Era um jovem de muito talento. Neste show ele levou muita alegria e animação ao povo de Barra do Itabapoana.


Como tudo começou para David

Com Chico Anízio.

Nascido em Barra do Itabapoana,  David começou a trabalhar em Campos com material de construção, mas na veia já trazia desejo pelo teatro. Participou de vários grupos tendo apresentações marcantes na cidade como a Paixão de Cristo, entre outras montagens teatrais, festivais e produção local. Ao fazer parte da escola de teatro Persona, onde atuou como professor por quatro anos, também compartilhou de suas experiências na escola João e Maria por 10 anos.

Mas as dificuldades pareciam abrir caminhos para a vitória e as conseqüências foram os primeiros prêmios que carimbaram o seu talento: prêmio de melhor ator coadjuvante em peça teatral “Mar Morto”, com direção de Fernando Rossi e “Batom na Testa”, como melhor ator no festival de Macaé.


Assim, ele  passou por estados do Brasil como  Espírito Santo e São Paulo mas confessava que a agenda de shows sempre lotada dificultava expandir o talento fora. David pensou até em parar por um tempo com o personagem Palhaço, mas a verdade é que não conseguia. 

Ele dizia que o artista passa por momentos e que apesar de amar o que fazia, precisava ponderar certas coisas para se dedicar mais a família e amigos. Agora o céu, no Oriente Eterno, recebe com alegria este jovem de talento que, com certeza por onde passar, não haverá choro. 

Reportagem: Paulo Noel
Fotos: Flori Fernandes e Vagner Basílio/ Divulgação

Inauguração do novo prédio do Posto de Saúde de Barra do Itabapoana

Prefeito anuncia reforma de praça de esportes, reforço policial e torre de telefonia celular.

Inaugurado, na sexta-feira, 14,  em Barra do Itabapoana, pelo prefeito Pedrinho Cherene, a Unidade de Saúde totalmente reformada e que terá atendimento 24 horas. O vereador Marcelo Garcia, em entrevista neste sábado pela manhã ao Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM, disse que o prefeito Pedrinho Cherene teria se comprometido em sua fala, durante a inauguração , em reformar a praça de esportes da localidade bem como dar apoio para implantação de uma torre de telefonia celular em Barra.

 "O prefeito revelou, ainda, que esteve com o comandante do 8º BPM de Campos dos Goytacazes, coronel Sabino que havia lhe prometido o reforço policial para Barra do Itabapoana", disse Marcelo. 

Segundo o prefeito Pedrinho Cherene ele já esteve em Brasília com Feijó cuidando do tema referente a torre de telefonia celular.

A inauguração foi bastante concorrida e contou com a presença, dentre tantas personalidades políticas, do deputado federal Paulo Feijó e de vereadores do Legislativo sanfranciscano que mostraram interessado, também, em ajudar resolver definitivamente a questão do sinal de celular com a instalação de uma torre. Vamos aguardar.

Flori Fernandes documentou o momento da inauguração em fotos para o Blog do Paulo Noel. Confira. 

Ator de Barra do Itabapoana que deu vida a Laysa Lysa e Palhaço Alegria é assassinado em Campos dos Goytacazes


Foto:Reprodução do Facebook
O ator e animador cultural David da Costa Moreira, criador e intérprete de Laysa Lisa e do Palhaço Alegria foi encontrado morto, na calçada de uma residência na Rua Cardoso de Melo, no Parque Rosário, em Campos, na madrugada deste sábado (15/03). David era de Barra do Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana, mas morava em Campos.

Segundo a Polícia Militar, David, que tinha 38 anos, foi assassinado com um tiro no lado direito do pescoço. O corpo dele foi encontrado caído sobre a calçada de uma residência abandonada.

No interior da casa, a perícia do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC) recolheu dois preservativos usados que, posteriormente, poderão ser encaminhados para exames, no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Já no short de David, que no momento do crime estava usando uma peruca, muito utilizada para dar vida ao personagem Laysa Lisa, só foi encontrada a chave de sua residência. 

A produtora do ator, que terá o nome preservado, contou à equipe de reportagem do Site Ururau que na noite de sexta-feira (13/03) eles foram para um show na quadra de samba, próximo ao local do crime, mas quando foram embora, ele saiu acompanhado de uma pessoa. Por volta das 03h45 David mandou uma mensagem para o celular  da produtora avisando que estaria voltando para casa, porém dez minutos depois, ele enviou outra mensagem pedindo socorro.

Quando a produtora e um amigo, que também estava no samba, chegaram ao local, David já estava caído e sem vida. Eles acionaram a Polícia Militar, mas nenhum suspeito foi encontrado. A vítima morava no Recanto das Palmeiras.

O corpo de David foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos para exame de necropsia e, posteriormente ser liberado para sepultamento.  O homicídio será investigado pela 134ª Delegacia Legal do Centro.

Barra do Itabapoana de luto

Segundo a diretora da Instituição do Menor Pinokio, Lucia Brito, os pais de David moram em Barra do Itabapoana. "Esta notícia vai chegar como uma "bomba" em Barra do Itabapoana porque o David era de uma família muito querida. Lamento a morte dele", disse. 

Segundo João Luis Pereira da Silva, amigo de David, o ator não tinha nenhum tipo de inimigos. "Ele sempre foi uma pessoa muito querida por todos e estava sempre de bom humor, nunca soube de nenhum tipo de briga ou inimigos que eles poderia vir a ter", contou João.

(Com informações do Site Ururau)

sexta-feira, 14 de março de 2014

Jovem sofre atentado em SFI

O jovem Paulo Ricardo Coitinho Mendes, 26 anos, sofreu um atentado a tiros, na Rua Principal da Coreia, no município de São Francisco de Itabapona (SFI), por volta das 22h da quarta-feira (12/3). A vítima contou à PM que dirigia o Corsa, cor prata, placa LKN-1064-RJ, quando um homem armado saiu de um matagal e deu vários tiros em sua direção. Paulo Ricardo, por sorte, saiu ileso, mas um dos disparos atingiu o para-brisa traseiro do carro. O homem fugiu pelo matagal. O caso foi registrado para investigação na 147ª DL/SFI.


Fonte: O Diário

quinta-feira, 13 de março de 2014

Barra do Itabapoana ganha Unidade de Saúde com atendimento 24 horas

O distrito de Barra do Itabapoana recebe nesta sexta-feira(14/03) sua Unidade de Saúde totalmente reformada e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.A solenidade acontece às 19h e terá a presença do prefeito Pedrinho Cherene, do secretário de Saúde, Jaime Tinoco e demais autoridades locais.

A unidade estava desativada desde meado do ano passado quando foi destruída após uma manifestação por melhorias na saúde da comunidade.


A  estrutura contará com modalidade mista que é de saúde básica focada na prestação de atendimento em atenção básica e integral à saúde com programação ou não, com uma sala de reanimação e plantonista 24 horas.

Faleceu em Itaperuna cardiologista Germano Delgado

Faleceu ontem, 13-02, no Hospital São José do Havaí em Itaperuna (RJ) o cardiologista Germano Barros Delgado de família de Valão Seco em São Francisco de Itabapoana. 

Dr. Germano era médico humanitário, muito querido em São Francisco de Itabapoana e em vida começou uma campanha para construção da Igreja de Santa Cruz na localidade de Valão Seco com apoio dos amigos cavaleiros a amazonas da Associação de Cavaleiros de São Francisco de Itabapoana.

O corpo está no cemitério Campo da Paz, em Campos dos Goytacazes. O sepultamento será às 16 horas. 


A pedido da família, os associados da ACASFI Associação dos Cavaleiros e Amazonas de SFI estão convidados, às 15 horas, no Campo da Paz, para uma homenagem e oração. 

"Compareçam com a camisa da associação de cavaleiros, chapéu e botas", pede a ministra de eucaristia da Igreja de Santa Cruz, Rita de Cassia de Campos.  Como sabemos, ele foi um dos fundadores da ACASFI, esporte que amava, a cavalgada. Que Deus o guarde na eternidade, paraíso dos justos.

Dr.Germano integrava a Associação de Cavaleiros e Amazonas de São Francisco de Itabapoana. 

Reportagem: Paulo Noel
Fotos enviadas por Rita de Cassia de Campos

quarta-feira, 12 de março de 2014

Vagas de estágio para atuar na coleta de dados da atividade pesqueira em SFI


O Blog foi informado pela Colônia de Pescadores Z1 de São Francisco de Itabapoana de que a Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – está disponibilizando quatro vagas para estagiário para atuar nos pólos pesqueiros do município: em Barra do Itabapoana (duas vagas), Guaxindiba (uma vaga) e Gargaú (uma vaga). O trabalho consiste em coleta de dados no desembarque de peixes para levantamento da produção pesqueira e também no cadastramento e recadastramento de embarcações. 

Segundo a tesoureira da Colônia Z1, Diviane Chagas, a prioridade será para selecionar filhos de pescadores. A remuneração é de R$ 433,00 por mês e a carga horária a ser cumprida é de 20 horas semanais.

Os requisitos são: estar cursando o Ensino Médio e ter conhecimentos básicos de pesca marinha. Os interessados já podem entregar currículo em uma das três capatazias da Colônia (Barra do Itabapoana, Guaxindiba ou Gargaú). A seleção será mediante análise de currículo e entrevista, que será realizada no dia 18 de março nos seguintes horários: Barra do Itabapoana, às 10 horas, Guaxindiba, às 12 horas e Gargaú, às 14 horas.


Confira mais detalhes em documento enviado ao Blog por Diviane Chagas:

Corpo em estado de decomposição encontrado na Praia dos Sonhos em São Francisco de Itabapoana


Um corpo em estado de decomposição foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 12, por banhistas que caminhavam nas areias da Praia dos Sonhos em São Francisco de Itabapoana. O corpo, ainda não identificado, estaria boiando nas águas do mar e foi jogado pela maré para a areia. Os policiais militares acreditam se tratar de uma mulher, mas devido ao estado de decomposição, além de estar muito inchado, somente após o exame cadavérico no IML  será possível afirmar.

No momento que banhistas encontraram o corpo no local havia muitos urubus. A Polícia Militar foi acionada às 06h50. Um plástico preto foi providenciado para cobrir o cadáver e a viatura da Polícia Militar, 3º Cia do 8ª BPM está no local aguardando a chegada do rabecão do Corpo de Bombeiros.

Até o momento não se tem notícia de qualquer pessoa desaparecida na Região Norte Fluminense. O corpo pode ter vindo através de correntes marinhas do Espírito Santo ou da Região dos Lagos. 






terça-feira, 11 de março de 2014

Delegada admite alto índice de violência em Barra do Itabapoana e diz que dará resposta à comunidade

Conselho levará relatório ao prefeito Pedrinho Cherene em reunião com a delegada e conselheiros. Decisão foi após reunião com presença maciça da comunidade de Barra do Itabapoana, na sede da Associação de Moradores, nesta terça, 11-03.



A delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado,  disse durante reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública, realizada nesta terça-feira, 11, em Barra do Itabapona que ficou surpreendida com o índice de violência em Barra do Itabapoana  e com os crimes, mas que a Polícia Civil está investigando e com certeza a comunidade terá uma resposta. "Estamos trabalhando firme para solucionar os crimes e dar uma resposta à população. Toda vez que acontece um homicídio ou roubo tomamos as providências imediatamente. As diligências são  feitas  de imediato", diz.

Segundo a delegada, o crime de homicídio é prioridade para ela, assim como tráfego de drogas e outros crimes como roubo a estabelecimentos comerciais, que tem aumentado no município. "Em determinados crimes conseguimos o mandado de prisão em até 24 horas", disse.

Prefeito será convidado para reunião
Como primeira providência após a reunião, foi elaborado um ofício convidando o prefeito Pedrinho Cherene para uma reunião com a Delegada Ivana Morgado e diretores do Conselho de Segurança Pública na sede da delegacia de São Francisco de Itabapoana, cuja principal finalidade será a criação de um projeto em  apoio aos jovens envolvidos com drogas, projeto que contemplasse o esporte e a educação. A data da reunião dependerá de agenda do prefeito.

"Vamos marcar uma reunião com o prefeito justamente para repassar o que foi discutido neste encontro com a comunidade de Barra do Itabapoana, e, ainda,  sugerir a criação de  um projeto em favor de jovens da comunidade, principalmente os envolvidos com drogas", disse.

A delegada disse ao Blog que ficou muito satisfeita com a reunião. "Foi uma reunião emblemática com a participação maciça da comunidade e de jovens estudantes e observei que a população realmente está muito preocupada com a segurança pública", disse.

O presidente do Conselho de Segurança Pública de SFI, Romário Teixeira Bernardo disse que a Ata da reunião transforma-se em documento que já foi enviado ao comando da Polícia Militar e à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

"Temos a plena certeza de que com a disposição da delegada e apoio da Polícia Militar conseguiremos  virar esta página", disse.  Segundo Romário Bernardo a reunião foi positiva e foi uma das mais concorridas desde que o Conselho foi criado.

Dentre os assuntos levados pela comunidade à reunião destacamos: 1) Policiamento com guarita da PM na divisa do município sanfranciscano com o Espírito Santo; 2) Iluminação pública; 3) Patrulhamento da PM pelas ruas da comunidade durante a noite, principalmente na saída dos estudantes das escolas; 4) Criação de um projeto de apoio aos jovens envolvidos com drogas; 5) Falta de sinal das operadoras de celular na comunidade, que dificulta a comunicação da população com a PM; 6) E mais presença das viaturas da Polícia Militar pelas ruas da comunidade.

Durante a reunião, o pronunciamento que mais chamou a atenção, inclusive com aplausos dos presentes, foi da professora Adriana Alves, que ministra aulas de língua portuguesa nas Escolas Décio Machado (municipal) e Ana Nunes Viana (estadual). Moradora de Barra do Itabapoana, a professora Adriana levou vinte e cinco alunos para a reunião. "Fiz questão de trazer estes jovens para que eles comecem a vivenciar os problemas da comunidade e serem multiplicadores do que aqui foi tratado", disse.

Para a professora Adriana é importante que a comunidade tenha uma resposta imediata para a questão da violência. Demonstrando preocupação com as drogas desabafou dizendo que as autoridades tem conhecimento da situação de Barra que segundo ela está esquecida e  abandonada.

"De que adianta encontros e reuniões se não temos projetos sociais para nossos jovens. O trafego trabalha com agilidade junto aos nossos jovens. Peço que tenham um olhar diferente para Barra do Itabapoana, uma comunidade lindíssima que merece tudo de bom", concluiu.

Participaram da reunião, na mesa principal dentre outras autoridades, os vereadores  Raliston Souza, Fabinho do Estaleiro e Alexandre Barrão. Representando a Associação de Moradores local, o presidente Efraim Luiz e ainda representantes da Guarda Municipal e o secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer. A reunião foi presidida por Romário Teixeira Bernardo. Confira nas imagens outras autoridades.

Reportagem: Paulo Noel. 
Fotos: Rosane Berto. 



Oportunidade de trabalho em plataforma de petróleo

O Blog recebeu e-mail do coordenador do Balcão de Emprego da Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana com informações sobre oportunidade de trabalho para atuar em plataformas de petróleo. As vagas são para padeiro, ajudante de cozinha, arrumador/taifeiro e cozinheiro. A empresa que está oferecendo as vagas é a De Nadai. As exigências são: curso de formação na área (Senac),  ensino fundamental completo, curso de salvatagem em dia e experiência mínima de um ano comprovada em CTPS, com exceção para as vagas de arrumador/taifeiro que a exigência é ter experiência mínima de seis meses comprovada em CTPS, como ASG ou Camareiro.


Os interessados devem enviar currículo para Rh.vagasmacae@gmail.com ou oportunidades.macae@hotmail.com

Tentativa de homicídio e bilhete com ameaça de morte em Barra do Itabapoana

Violência em Barra será tema de reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública nesta terça na sede da Associação de Moradores

Um jovem de 18 anos, morador em Barra do Itabapoana, distrito de São Francisco de Itabapoana (SFI), acionou a Polícia Militar para denunciar um atentado que sofrera na manhã de domingo (9/3). Ele afirmou aos policiais que o atenderam que teve a casa atingida por diversos disparos de arma de fogo. No lado de fora da residência, o jovem encontrou um bilhete ameaçando a sua família de morte.

Por volta das 10 horas o jovem verificou seis perfurações de tiros nas paredes do imóvel. Aos policiais ele entregou quatro projéteis recolhidos por moradores. Na casa ele encontrou o bilhete que dizia: "Matou o nosso amigo, agora aguenta as consequências. Começando pela sua família, não vamos poupar ninguém, nem as crianças. Sabemos onde elas estudam".

O crime descrito no bilhete ocorreu no último dia 4/3, durante o carnaval, quando um homem foi morto durante um evento, segundo a polícia, possivelmente por envolvimento com o tráfico de drogas. A ameaça foi relatada em registro de ocorrência na 147ª Delegacia Legal (DL/SFI), que já está investigando o caso.

Conselho Comunitário de Segurança Pública promove reunião em Barra do Itabapoana nesta terça para tratar da violência.

Moradores preocupados com violência em Barra. (Foto:Palmer Ayres)
Nesta terça-feira, 11, às 10 horas o Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana promove reunião itinerante na localidade de Barra do Itabapoana, na sede social da Associação de Moradores e Amigos de Barra do Itabapoana.  Segundo informações do presidente do Conselho de Segurança sanfranciscano, o comerciante e advogado Romário Teixeira Bernardo a reunião contará com a participação de representantes das policias civil e militar e de um representante do 8º Batalhão de Policia Militar de Campos dos Goytacazes.

 "As reuniões itinerantes são importantes porque levam o debate da segurança para as comunidades", diz Romário.  Está assegurada a entrada franca para todas as pessoas que quiserem participar deste encontro e o presidente Romário, desde já convida todas as lideranças, moradores e autoridades.



"Conto com a presença de todos. A oportunidade é essa, vamos discutir os problemas que afligem a comunidade na certeza de que a ata da reunião será encaminhada a Secretaria Estadual de Segurança Pública", concluiu. (Da redação do Blog com informações de O Diário )

segunda-feira, 10 de março de 2014

Incidente no Porto de Santos atrasa saída de Cruzeiro com turistas de São Francisco de Itabapoana


  
O Blog do Paulo Noel tomou conhecimento de um incidente ocorrido no Porto de Santos com o Navio de Cruzeiro MSC Magnifica, o que provocou atraso na partida rumo ao Uruguai e Argentina. No cruzeiro de sete dias há um grande grupo de moradores de São Francisco de Itabapoana que lotou três ônibus em excursão rumo a Santos. Segundo o site A Tribuna de Santos, um cabo de amarração prendeu acidentalmente na hélice do navio, mas, felizmente, o problema foi solucionado.

Previsto para partir às 18h30 deste domingo, 09-03, a embarcação deixou o Porto de Santos somente às 3h30 da madrugada desta segunda-feira, com 10 horas de atraso. A primeira parada, prevista para acontecer às 13 horas desta terça-feira (11) em Punta Del Este, no Uruguai, deve atrasar, e até mesmo o roteiro pode ser alterado. No momento desta postagem o Navio passava pela costa de Santa Catarina, como se vê aqui no site da MSC Cruzeiros. O fim da viagem está programado para domingo, 16-03, quando o MSC Magnifica estará de volta a Santos.

Uma moradora de São Francisco de Itabapoana disse em seu Facebook que acordou durante a madrugada no momento em que o navio finalmente deixava o Porto de Santos. “Exatamente às 3h30 da madrugada fomos acordadas com o navio zarpando. Vamos que vamos em direção a Punta Del Leste e que Deus nos acompanhe”.

O Blog do Paulo Noel quer tranquilizar todos os familiares dos turistas de São Francisco de Itabapoana. Foi apenas um incidente que atrasou a partida e não deixando feridos, nem tão pouco danos à embarcação.  É mais história para contar na volta.

Confira a reportagem completa extraída do site A Tribuna de Santos:

Com problemas na propulsão, MSC Magnífica atrasa saída do Porto de Santos em 10 horas

De A Tribuna On-line
*Com informações de José Claudio Pimentel

Agentes da Polícia Federal e guardas portuários 
permaneceram de prontidão durante esta madrugada
Um cabo de amarração preso acidentalmente na hélice do MSC Magnífica fez com que o navio atrasasse em 10 horas, entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira, a saída do Porto de Santos. O incidente não deixou feridos ou maiores danos na embarcação, mas assustou os mais de 3 mil passageiros que estão a bordo. Mergulhadores foram acionados e a água turva do Canal do Estuário prejudicou os trabalhos.

Oficialmente, a companhia trata o caso como uma "manutenção programada". Manutenção, esta, que ocasionou por pelo menos três vezes (17h30, 20h30 e 00h10) o adiamento da saída do navio do cais do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais. O fato é que, às 3h34 desta segunda-feira, com o prático já no comando, o Magnífica finalmente seguiu viagem.

O prático é aquele profissional, habilitado pela Marinha do Brasil, responsável por conduzir e fazer as manobras das embarcações de grande porte dentro do Porto de Santos.

Entretanto, A Tribuna apurou com passageiros, tripulantes e trabalhadores portuários em terra que o atraso ocorreu devido a complicações na primeira manobra de desatracação, marcada para ocorrer no final da tarde de domingo. Uma corda utilizada para prender a embarcação ao cais foi, acidentalmente, sugada pela hélice - fazendo que o navio perdesse, imediatamente, a propulsão.

A partida foi, então, cancelada e mergulhadores foram acionados emergencialmente para tentar recolher a amarra e desprendê-la da pás da hélice. A falta da claridade do sol e  a água turva do Estuário dificultaram o trabalho das equipes, que só obtiveram sucesso no começo da madrugada. O Magnífica então precisou entrar na fila da Praticagem de São Paulo, que realizava as manobras de navios cargueiros naquele momento.

Imagem foi feita às 17h30, na 1ª saída prevista
Angústia e falta de informação

"Adiaram a partida três vezes e a falta de informação deixa todo mundo nervoso", contou no início da madrugada desta segunda-feira, de dentro do navio, a diretora de vídeos Renata Ruffato, de 42 anos. Da capital paulista, ela está junto com a família (18 pessoas, ao todo) para comemorar o aniversário de 70 anos do pai. "Garantem que vão conseguir cumprir o roteiro, mas há pessoas que não querem mais ficar".

Ainda segundo Renata, a equipe de bordo da MSC informou aos passageiros – por meio dos alto-falantes – que a partida inicial do navio (17h30) teve que ser adiada por "problemas operacionais" e que, portanto, a desatracação teria que ser remarcada para ocorrer às 20h30. "Nada aconteceu. Já passa da meia noite, o horário da terceira saída programada (00h10), e nada por enquanto".

"Durante o jantar, tinham barcos em volta e agora não tem mais nada. Depois de muitos questionamentos, anunciaram no alto-falante que a saída seria prevista pra meia noite. São 2h30 e o navio permanece desligado", disse o garçom da embarcação, Pedro Hemmel. Ele, que é santista, afirmou que a tripulação de serviços (terceirizada) também não era informada dos acontecimentos.

Os barcos de que Pedro fala eram justamente aqueles que trouxeram os mergulhadores para retirar a corda presa na hélice do navio.

"Manutenção programada"

A assessoria de comunicação da MSC limitou-se a dizer que a embarcação enfrentou problemas "técnico-operacionais", mas que está em segurança com os mais de 3 mil passageiros que estão a bordo – além deles, há mais de 1 mil tripulantes. A companhia disse que a Marinha do Brasil não precisou ser acionada, mas a informação ainda não foi confirmada pela Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).

Por meio de nota, a empresa informou oficialmente que o atraso na partida do MSC Magnifica do Porto de Santos “foi devido a uma manutenção programada que demorou mais que o previsto. Após a saída do navio, será avaliado o melhor roteiro possível tentando respeitar ao máximo o itinerário original. A companhia fica à disposição para quaisquer esclarecimentos”.


A viagem prevista para iniciar na tarde deste domingo, marcada para ocorrer durante sete dias, tem escalas agendadas para ocorrer em Punta del Este, Montevideo, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. Inicialmente, a MSC informou que primeira parada (Punta del Este) havia sido cancelada, mas voltou atrás em seguida. Ainda não há informações sobre qualquer outra alteração no roteiro.

Barco de apoio com mergulhadores que trabalharam para retirar 
o cabo preso na hélice. (Foto André D. do Face Viver em Santos)

Diarista vítima de acidente é sepultada no Cemitério de São Francisco

Marido teve a perna amputada e segue no Hospital Ferreira Machado

O ajudante de pedreiro Roberto Carlos e sua esposa Rosemere. (Foto enviado ao Blog por Silayne Baptista)
O corpo da diarista Rosemere Machado de Souza Olímpio, 40 anos, uma das vítimas do grave acidente ocorrido na noite deste domingo, 09-03, em São Francisco de Itabapoana, foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira em São Francisco de Itabapoana. Rosemere estava com o marido, o ajudante de pedreiro Roberto Carlos Gomes Olímpio, 40 anos. O casal estava em uma moto modelo Honda CG-125, que se envolveu em uma colisão com um Vectra azul escuro, por volta das 18h30, na RJ-232 (estrada São Francisco a Guaxindiba), próximo à entrada da Ilha dos Mineiros. Roberto teve uma lesão tão grave na perna, que os médicos tiveram de amputá-la. O ajudante de pedreiro está internado no CTI do Hospital Ferreira Machado.

Acidente com moto e bicicleta deixa duas mulheres feridas no Portal da cidade de SFI

Mulher que estava na moto está grávida de 6 meses.



Um acidente envolvendo uma moto e uma bicicleta por volta das 9h30m, desta segunda-feira, 10,  na RJ-224 próximo ao Portal da cidade, deixou feridas duas mulheres de São Francisco de Itabapoana.

G.S.B. de 19 anos, grávida de 6 meses, moradora da praia de Santa Clara,  pilotava uma moto, e D.S.S. de 38 anos, de SFI, pedalava a bicicleta.

 As duas seguiam sentido São Francisco de Itabapoana.  Segundo populares G.S.B. ao desviar dos redutores de velocidade na pista, acabou colidindo com a bicicleta. Com ferimentos leves, as duas foram socorridas pelo Resgate da Saúde de São Francisco de Itabapoana e levadas para o Hospital Manoel Carola. O marido da mulher grávida esteve no local conversando com policiais do BPRV (Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual) e teve a moto liberada.

As duas mulheres estão bem e aguardam alta médica a qualquer momento. "Apesar de ter sofridos arranhões na coxa estou preocupada porque ela está grávida. Vou conversar com o médico para saber mais detalhes. Mas as primeiras informações dão conta de que ela está bem", disse o marido. 

Família feita refém em São Francisco de Itabapoana em assalto a comércio em Brejo Grande

Comerciante ao abrir a porta levou uma coronhada na cabeça. Bandidos estavam encapuzados e levaram R$5 mil. 

Dois homens encapuzados, portando armas de fogo, chegaram à residência do comerciante P. R. de Brejo Grande,  zona rural de São Francisco de Itabapoana, e ordenaram que ele a esposa e mais dois filhos entrassem na Kombi do comerciante. A ação aconteceu por volta das 6 horas da manhã deste domingo, 09-03, sem que ninguém na comunidade percebesse o que estava acontecendo. Em seguida um dos elementos dirigindo a Kombi e outro apontando a arma para as vítimas no interior do veículo, foram até o comércio da família, um supermercado na localidade, e praticaram o assalto. A ação durou cerca de 15 minutos e  segundo o comerciante os bandidos levaram cerca de R$5 mil.

O comerciante conta que foram momentos de terror e que mais duas pessoas idosas da família ficaram dormindo e só tomaram conhecimento do assalto mais tarde.  Os bandidos fugiram e um veículo deles mesmo que ficou escondido em uma rua paralela.

"Eles me levaram para dentro de casa, quando me chamaram na porta,  e me deram uma coronhada na cabeça e caí no chão. Minha mulher e meus dois filhos acordaram apavorados pensando que estava passando mal e também foram rendidos. Depois me obrigou que os levassem até o supermercado", diz.

A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. O Blog torce para que a Polícia Civil com apoio da Polícia Militar consiga elucidar mais este crime em São Francisco de Itabapoana.  Qualquer informação pode ser passada através do telefone 190 da PM ou para a Polícia Civil 22- 2789.1322.

domingo, 9 de março de 2014

Vítima de acidente na Estrada São Francisco a Guaxindiba morre no Hospital Ferreira Machado

O marido de Rosemere, Roberto Carlos teve uma das pernas amputada e segue internado.



Rosemere Machado de Souza Olímpio, 40 anos, uma das vítimas do grave acidente ocorrido na noite deste domingo, 09-03, em São Francisco de Itabapoana, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Ferreira Machado. Rosemere estava com o marido, o ajudante de pedreiro Roberto Carlos Gomes Olímpio, 40 anos. O casal estava em uma moto modelo Honda CG-125, que se envolveu em uma colisão com um Vectra azul escuro, por volta das 18h30, na RJ-232 (estrada São Francisco a Guaxindiba), próximo à entrada da Ilha dos Mineiros. Roberto teve uma lesão tão grave na perna, que os médicos tiveram de amputá-la. Duas unidades do Resgate Municipal levaram as vítimas direto para o Hospital Ferreira Machado. O ajudante de pedreiro está internado no CTI do Hospital Ferreira Machado.

O casal seguia no sentido a Guaxindiba, enquanto o motorista do Vectra seguia sentido a São Francisco. A posição em que o carro e a moto pararam pode indicar que o motorista tenha invadido a contramão e provocado o acidente, mas isso só será possível afirmar após a Polícia Civil concluir a perícia e ouvir os condutores da moto e do Vectra.

Segundo um policial rodoviário o motorista do carro não foi encontrado no local. De acordo com populares ele saiu ileso do acidente e estava conversando normalmente, mas quando os policiais do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual chegaram o motorista não estava mais no local, fato que intrigou os policiais.



A família de Rosemere é toda de Campos dos Goytacazes, mas após casar com Roberto, Rosemere veio morar com ele na Ilha dos Mineiros, localidade no entorno de Guaxindiba. Ela era diarista e trabalhava em casa de família. Já a família de Roberto é toda da Ilha dos Mineiros. Rosemere era muito querida na Ilha dos Mineiros, assim como o seu marido é. A comunidade da Ilha ficou muito abalado com a tragédia. O casal não tinha filhos juntos, mas Rosemere tinha três filhos do primeiro casamento.

O Blog conversou com Francisco Carlos Alves Barreto, 46, pedreiro que trabalha há três anos com Roberto. "Estou muito abalado e acho que não vou conseguir dormir. Roberto é como um irmão pra mim. Estou sentido pelo falecimento de sua esposa e muito preocupado com o estado de saúde dele", disse o pedreiro.



Fotos: Blog do Paulo Noel
Reportagem: Vinícius Berto e Paulo André

Conselho Comunitário de Segurança Pública promove reunião em Barra do Itabapoana

Foto do arquivo do Blog do momento em que  a delegada da 147ª DP Legal de SFI, Dra. Ivana  dava posse a diretoria do Conselho de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana tendo como presidente Romário Teixeira Bernardo no microfone.







Na próxima terça-feira, 11, às 10 horas o Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana promove reunião itinerante na localidade de Barra do Itabapoana, na sede social da Associação de Moradores e Amigos de Barra do Itabapoana.  Segundo informações do presidente do Conselho de Segurança sanfranciscano, o comerciante e advogado Romário Teixeira Bernardo a reunião contará com a participação de representantes das policias civil e militar e de um representante do 8º Batalhão de Policia Militar de Campos dos Goytacazes.

 "As reuniões itinerantes são importantes porque levam o debate da segurança para as comunidades", diz Romário.  Está assegurada a entrada franca para todas as pessoas que quiserem participar deste encontro e o presidente Romário, desde já convida todas as lideranças, moradores e autoridades.


"Conto com a presença de todos. A oportunidade é essa, vamos discutir os problemas que afligem a comunidade na certeza de que a ata da reunião será encaminhada a Secretaria Estadual de Segurança Pública", concluiu.