sábado, 3 de março de 2012

Abertas inscrições para o Campeonato Municipal de futebol de São Francisco de Itabapoana

Foto: Divulgação.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Esportes, o  Campeonato Municipal de de futebol de  São Francisco de Itabapoana , já está com inscrições abertas para cadastramentos dos times interessados em participar. As inscrições para o campeonato acontecem no período de 5 a 15 de março, as terças e quintas no horário de  9h às 17 horas. 

O local de inscrições: Departamento de Esporte (Campo do Fiínho) em Guaxindiba.  Documentos necessários: qualquer documento original com foto RG, CNH, Registro Militar ou Carteira de trabalho.

OBS: As inscrições só serão feitas para pessoas do município a partir dos 16 anos. Haverá premiação em espécie e troféus. Início das competições será no dia 8 de abril de 2012.

Colaborou com a matéria Lendro Lemos, diretor de eventos.


Preguiça de Coleira é capturada em residência em São Francisco de Itabapoana


  Fotos: Secretaria de Meio Ambiente.
  Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente capturaram em uma residência, na localidade Praça de João Pessoa, São Francisco de Itabapoana (RJ)  uma preguiça de coleira (Bradypus torquatus) extremamente ameaçada de extinção.
Segundo a técnica ambiental Enilce Gonçalves, o macho capturado é adulto e não possuía lesões.

 "O mamífero é endêmico, ou seja, exclusivo da Mata Atlântica. Gosta de se alimentar de folhas de árvores como as embaúbas e figueiras. Sua pelagem é castanha e tem a nuca com longos pelos negros. Outra característica é o trio de unhas afiadas", diz Enilce. 

A Secretaria de Meio Ambiente faz um alerta: animais silvestres não vivem em cativeiro; mantê-los desta maneira é crime ambiental e inafiançável. Caso você ache algum animal em residência ou correndo risco, ligue para a Secretaria de Meio Ambiente. ( 22) 2789-2085.

 Participaram a operação de soltura do animal silvestre na mata, próximo a Praça João Pessoa, os técnicos do Meio Ambiente, José Matozinho, Enilce Gonçalves e Simone Galaxe.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Relação de localidades e setores da coleta do lixo em São Francisco de Itabapoana


Roteiro para funcionar a partir desta segunda-feira, 05 de março de 2012. No domingo haverá um mutiração em todo o município para retirada de todo o lixo que ainda não fora coletado em alguns bairros. O objetivo da empresa responsável pela coleta e implementar o servir a partir de segunda-feira, conforme roteiro fornecido ao Blog pela ASCOM SFI. Segundo informações, todo o lixo de São Francisco de Itabapoana deverá ser destinado ao Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) instalado numa área de 990 mil metros quadrados com capacidade para receber até 300 toneladas de lixo domiciliar por dia. No local, está prevista ainda a construção de um Centro de Educação Ambiental. Por enquanto, no CTR, vai ser aterrado apenas lixo da Região Norte do município. Com isso acaba o lixão de Alegria dos Anjos. Esperamos que São João da Barra também acabe com o seu lixão e siga o exemplo de São Francisco de Itabapoana.







LOCALIDADE
FREQUÊNCIA


Campo novo, gargaú, parque eólico, praia São Luiz, praia Tropical, Santa Clara até a Rua Itaperuna (hotel Mineirão). Todas as ruas ao redor destas localidades.
2ª/4ª/6ª - Diurna


Praia de Santa Clara, Rio-Minas, Sonhos, Sossego, ponte.Todas as Ruas ao redor destas localidades.
2ª/4ª/6ª - Diurna


Floresta, Florestinha, Esquina, Aroeira, Estreito, Lagoa dos Paus, Imburi, Morro Alegre, Santa Rita, Rua da Jaca I,II e III, São Francisco,  centro, Praça dos  Três Poderes, Ciep-470, Av Edenites da Silva Viana, Macuco. Todas as ruas ao redor destas localidades.
2ª/4ª/6ª - Noturna


Volta Redonda, Pingo D'água, Praça Imaculada, Bom Jardim, Ponto de Cacimbas, Carrapato, Nova Belém, Valão Seco, Alegria dos Anjos, Quilombo, Santa Luzia, Baxinha, Vilão. Quatro Bocas, Santo Amaro, Aldeia, Praça João Pessoa, Imburi de Barra, Ladeira das Pedras, Bom Lugar, Travessão de Barra, Praça da Fé, Morro do Bode, Lagoa Feia , Batelão, Maquina, Divisa. Todas as ruas ao redor destas localidades.
3ª/5ª/Sab - Diurna


Barrinha, Coreia, Divineia, Praia de Buena, Tatagiba, Amontado de Dentro e de Fora, Brejo Grande, Guarixima, Guriri, Lagoa Doce, Retiro, Barra do Itabapoana - centro, Ingá, Ponte, Fumega, Rua do Cemitério e Areinha. Todas as ruas ao redor destas localidades.
3ª/5ª/Sab - Diurna


Rua do Dil, Cemitério, São Francisco, Rua Amelia Buechem, rua David Salomão Acruche, Boca da Areia,  Fazendinha, Ilha dos Mineiros, Guaxindiba, Manguinhos, Rodovia 196, rua Boa Esperança,  Fazenda São Pedro.Todas as ruas ao redor destas localidades.
3ª/5ª/Sab - Noturna


Políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012, decide TSE

 Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (1º), por maioria de 4 votos a 3, que os políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012. Os ministros endureceram a regra das eleições de 2010, que declarava quite o candidato que prestava contas, independentemente de elas serem aprovadas ou não.

A quitação eleitoral é uma exigência para obtenção do registro para concorrer a um cargo. O julgamento começou no dia 14 de fevereiro, com o voto do relator Arnaldo Versiani, que queria manter a regra mais branda aplicada em 2010. Ele foi seguido pelos ministros Gilson Dipp e Marcelo Ribeiro, para quem a lei é clara ao exigir apenas a prestação de contas.

 “O tribunal não pode fazer interpretação extensiva”, disse Ribeiro. A divergência foi aberta pela ministra Nancy Andrighi, que defendeu a aprovação das contas como condição para a obtenção do registro. “Entendo que não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral candidato que teve as contas desaprovadas porque isso tiraria a razão de existir da prestação de contas. A prestação de contas seria apenas uma mera formalidade, sem repercussão na situação jurídica do candidato”. 

Para Andrighi, o candidato que foi negligente e não observou a legislação não pode ter o mesmo tratamento do candidato que cumpriu seus deveres. “A aprovação das contas não pode ter o mesmo efeito da desaprovação”, resumiu. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. “Tratar igualmente aqueles que têm contas aprovadas e desaprovadas feriria a mais não poder o principio da isonomia”, disse Lewandowski. Os ministros não definiram, no entanto, o prazo para que a desaprovação de contas interfira no registro. 

Atualmente, a Corregedoria do TSE tem o registro de 21 mil políticos que tiveram as contas desaprovadas em eleições anteriores. A dúvida é se um candidato que teve contas desaprovadas em 2008, por exemplo, poderia obter o registro para concorrer em 2012. Ficou definido que a rejeição de contas relativas às eleições de 2010 deixa o político não quite, e que as outras situações serão analisadas caso a caso.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Moto furtada na Praia de Sossego


Foto ilustrativa.
O pintor Luiz Cláudio Pereira de Oliveira, Claudinho Pintor, morador na Praia de Sossego, litoral de São Francisco de Itabapoana esteve agora na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana para comunicar ocorrência de furto de uma moto Honda modelo CG 125 cor azul ano 2002 de placa LNY -8404. 

Segundo Claudinho ele estacionou a mota em frente a casa onde está trabalhando na Praia de Sossego, no centro, por volta das 9 horas. Quando saiu para almoçar por volta das 11h30, não mas encontrou o veículo. 

"Quem furtou a moto, agiu rápido, já que ninguém percebeu o crime", conta Claudinho que comunicou imediatamente o fato a Polícia Militar. Claudinho disse ,ainda, que tem o costume de estacionar a moto na porta do prédio onde trabalha. "Nunca imaginei que alguém fosse furtar minha moto. Infelizmente não dá mais ficar tranquilo", diz. 


É de Campos novo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro nomeado pelo Papa


Foto do site da CNBB.
A Nunciatura Apostólica comunicou, ontem, 29-02, a nomeação do padre Luiz Henrique da Silva Brito como bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como pároco da Paróquia São Benedito, em Campos dos Goytacazes (RJ). 

O monsenhor Luiz Henrique nasceu em 19 de maio de 1967, em São Gonçalo (RJ), e possui uma longa atuação na vida religiosa. No ano de 1990, exerceu a função de prefeito de Disciplina no Seminário Arquidiocesano de São José (RJ). 

Sua ordenação sacerdotal foi em 14 de dezembro de 1991, na catedral Santíssimo Salvador, em Campo de Goytacazes. Em sua formação acadêmica, concluiu o bacharelado em Teologia e Direito Canônico, e é mestre em Teologia. Dentre as principais atividades exercidas em sua larga trajetória, o monsenhor já foi coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana (1996-1998); juiz auditor da Câmara Eclesiástica de Campos; chanceler do bispado de Campos, com nomeação e 19 de março de 2007; professor de Ética na Faculdade Eclesiástica de Filosofia em Campos desde 2006; e em 2011, foi nomeado Moderador da Cúria de Campos (RJ).

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

LLX informa que foi encerrada paralisação dos trabalhadores

A LLX informa que foi encerrada a paralisação dos trabalhadores do consórcio ARG Civil Port, empresa contratada pela LLX Minas-Rio e pela OSX, iniciada no dia 27. As atividades no Superporto do Açu já foram normalizadas e a RJ 240 desobstruída. A LLX e a OSX continuam acompanhando de perto as negociações entre o Consórcio e o Sindicato e reforçam que cumprem rigorosamente todas as normas e determinações da legislação trabalhista, além de exigir em contrato o mesmo padrão de seus parceiros. O cronograma das obras do Superporto do Açu segue normalmente. Assessoria de Imprensa LLX

Ferrous realiza audiência pública hoje em Presidente Kennedy

A Ferrous Resources do Brasil realiza hoje,  dia 29 de fevereiro, a primeira audiência pública da Linha de Transmissão (Atílio Vivácqua – Presidente Kennedy) que fornecerá energia ao porto de Presidente Kennedy, no Espírito Santo. O evento, que acontecerá às 19h horas em Presidente Kennedy, no Ginásio Eraldo Lemos Correia, Correião, tem o objetivo de compartilhar com a comunidade local o projeto de construção da Linha de Transmissão e Subestação de Energia e também apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que propõe ações para controlar os possíveis impactos causados pelo empreendimento na região.

A Linha de Transmissão

A Ferrous conquistou em meados do ano passado, junto ao Ministério de Minas e Energia (MME), autorização para conectar o Terminal Portuário de Presidente Kennedy, que a empresa ainda irá construir, à rede básica de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). A conexão na rede básica representará o fornecimento de energia elétrica com alta qualidade e confiabilidade aos empreendimentos da Ferrous, reduzindo o risco de quedas de energia e, consequentemente, o de perda de produção. 

A construção da linha está prevista para durar 24 meses e gerar cerca de 200 empregos. Quando concluída a obra, a operação da linha será entregue a Furnas, que é a responsável pelo sistema energético da região.

Nota de esclarecimento sobre contratações da Ferrous 

A Ferrous informa que o processo para a construção do porto de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, está na fase de licenciamento ambiental. Desta forma, a empresa ainda não está em fase de contratação de empresas e profissionais para trabalharem nas obras e na operação do porto. Quando isso estiver próximo de acontecer, a Ferrous se compromete a divulgar amplamente para que todos os interessados possam se inscrever e participar dos processos de seleção.

Sendo assim, no momento, não há pessoas e nem locais autorizados a receber currículos em nome da Ferrous. Para as fases de construção e operação do porto, a mineradora terá como princípio contratar preferencialmente pessoas que moram no local e nos municípios vizinhos, incluindo moradores de São Francisco. Em relação ao cadastro de currículos e informações sobre outras vagas abertas na Ferrous nas demais unidades, os interessados devem se inscrever somente pelo site www.vagas.com.br/ferrous.

Comentário do Blog
A matéria com a informação da audiência pública chegou, hoje, pela manhã a caixa de e-mail da Rádio São Francisco FM, enviada por Ana Cecília Rezende assessora de imprensa da  Ideia Comunicação Empresarial. Esperamos, que da próxima vez, chegue com mais antecedência as notícias relacionadas a Ferrous. Att. PN.

Escola em Travessão de Barra comemora 62 anos

A Escola Estadual Domires Machado de Travessão de Barra comemora, nesta sexta-feira, 02-03, 62 anos de fundação.

 Para comemorar a data do aniversário, a professora Rita de Cássia de Campos Netto, agente de pessoal e orientadora tecnológica da escola, através de e-mail, comentou sobre a programação que contará com uma apresentação da Banda da Policia Militar do 8º Batalhão de Policiamento de Campos dos Goytacazes às 19h30 e, com uma programação gospel durante a noite.

PM sai ferido no braço em acidente de caminhão com viatura policial em frente a 3ª Cia do 8º BPM em São Francisco

Um acidente por volta das 10h30 da manhã desta quarta-feira, 29-02, na chegada da cidade de São Francisco de Itabapoana deixou ferido no braço o PM Wanderley que tinha como carona seu colega o PM Moraes, ambos do 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos dos Goytacazes.

Se envolveram no acidente o caminhão Wolksvagem 8.150, placa LUU - 4954 - São Gonçalo, dirigido por Edson Meireles, 37, e a viatura da PM da marca Gol placa LPR - 7859 que era dirigida pelo PM Wanderley. 

O acidente aconteceu na Rodovia Afonso Celso, logo após a entrada do portal da cidade, bem em frente a 3º Cia da Polícia Militar 8º BPM. 

Segundo o motorista Edson Meireles, ele fora ultrapassado pela viatura policial após o portal da cidade. "A viatura entrou para o Posto de Gasolina e, em seguida, apareceu mais na frente numa manobra novamente retornando para a Rodovia onde fui surpreendido e aconteceu a batida", disse.

A Avenida Afonso Celso é uma via de mão única para quem vem de Campos. Somente as viaturas da PM tem a prerrogativa, bem em frente a 3º Cia da PM, de manobrarem para a pista contrária que é dividida ao meio por um jardim. Foi neste momento que aconteceu o acidente.

O motorista do caminhão conversa com familiares ao celular.
O PM teria manobrado bruscamente e não percebeu que atrás estava o caminhão. Neste momento, é aguardado a chegada da perícia e após os procedimentos os veículos serão liberados. O PM Moraes disse que estava só aguardando o colega chegar ao Hospital Ferreira Machado em Campos, para passar a notícia aos familiares. "Foi uma pancada forte no braço, mas graças a Deus ele está fora de perigo de morte", disse Moraes. "Foi mais um susto", disse.
Acidente aconteceu bem em frente a 3ª Cia da Polícia Militar de São Francisco de Itabapoana.

PM Wanderley socorrido pelo resgate.





O motorista do caminhão estava chegando a cidade para pegar uma carga de bananas com destino ao Rio de Janeiro. "São coisas da vida. Passei pela BR-101, enfrentando um trânsito "pesado", para acontecer este acidente aqui numa cidade, cujo trânsito aparentemente é tranquilo", diz Edson Meireles.

'Telhado de Vidro': Justiça esclarece que as investigações prosseguem

Foto: Ururau/Arquivo

Matéria postada no  Ururau diz que decisão da 4ª Vara Federal foi de apenas uma cautelar que permite que alguns bens dos 21 acusados sejam desbloqueados, mas ações na esfera civil e criminal continuam .

A assessoria da Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) apresentou esclarecimentos sobre a decisão do Juiz Elder Fernandes Luciano, da 4ª Vara Federal, que julgou improcedente uma ação cautelar do processo 0000615-34.2008.4.02.5103, que versa sobre a liberação ou não dos bens de alguns dos 21 réus envolvidos na ‘Operação Telhado de Vidro’, desde que não tenham conteúdo probatório, como automóveis, imóveis, entre outros que não ajudam a justiça a comprovar a culpa dos suspeitos.

A assessoria destaca ainda se tratar de uma operação ‘imensa’ composta de vários processos, sendo duas ações somente na esfera civil de improbidade administrativa que ainda não foram julgadas, e que na esfera criminal existem outros onde os suspeitos ainda respondem pelos crimes cometidos. A nota ressalta ainda que nenhuma outra decisão foi proferida em relação ao caso, sendo esta apenas uma sentença de uma cautelar que está relacionado a liberação de alguns bens. 

Em contato por telefone o advogado do ex-prefeito Alexandre Mocaiber, Doutor Maurício Costa não quis se pronunciar sobre a decisão. Desta forma, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) enfatiza que o processo que culminou, há quatro anos, na prisão de secretários e membros do Governo Alexandre Mocaiber e empresários, segue tramitando na Justiça Federal

Juiz declara improcedente ação da Operação Telhado de Vidro

Jornalista Suzy Monteiro quem deu a notícia em seu Blog
Notícia está no Blog Na Curva do Rio da jornalista Suzy Monteiro do jornal Folha da Manhã


Por suzy, em 28-02-2012 - 23h17
O juiz da 4 Vara Federal de Campos, Elder Fernandes Luciano, julgou improcedente a Ação Cautelar que afastou, em 2008, o então prefeito Alexandre Mocaiber. Na sentença de 150 folhas, o juiz diz que não houve malversação de verbas federais e determinou a liberação dos bens de todos os réus. Ele ainda determinou que a decisão seja anexada à Ação Penal e à Ação de Improbidade. Elder Fernandes Luciano entende, ainda, que não era da competência do Ministério Público Federal as ações propostas, como mostra o trecho abaixo: “Enfim, vislumbra-se claramente que houve distorção das atribuições do Ministério Público Federal, cuja persecução deveria ter sido impedida desde o início desta demanda”. Relembre a Telhado de Vidro: Em 11 de março de 2008, a Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal, desencadeu a Operação Telhado de Vidro. Secretários e outros membros do 1 escalão do governo Mocaiber foram presos, sob suspeita de uso indevido de verba federal. Essa Operação foi gerada por uma ação penal. Ao mesmo tempo, o MPF pediu o afastamento do prefeito em Ação Cautelar – que é a preparatória para a Ação de Improbidade Administrativa. Mocaiber ficou 43 dias afastado da prefeitura de Campos até retornar por decisão do STJ. (Saiba mais aqui )

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Casamento coletivo realiza sonho de oito casais em São Francisco de Itabapoana

Um casamento coletivo em São Francisco de Itabapoana marcou o "dia do sim" para oito casais na comunidade de Boca da Areia .

 A celebração foi realizada pelos pastores Edvaldo e Jamil e a cerimonia religiosa na Congregação Batista Esperança no dia 02 de fevereiro. 


As imagens são da Letícia Gazzani enviadas ao Blog com o comentário de que foi um momento importante na vida dos oito casais. A festa foi prestigiada por inúmeros convidados e familiares. 

OSX irá construir navio PLSV na Unidade de Construção Naval do Açu

A OSX foi contratada pela Sapura Navegação Marítima S/A para a construção de um navio lançador de linha (PLSV - Pipe-Laying Support Vessel), no valor aproximado de US$ 263 milhões, a ser construído e entregue pela OSX na Unidade de Construção Naval do Açu, no norte do Estado do Rio de Janeiro.

Um navio PLSV destina-se ao lançamento e instalação no fundo do mar de linhas submarinas flexíveis. A Sapura é uma subsidiária integral da Seabras Sapura Participações S/A, atualmente subsidiária integral da SapuraCrest Petroleum Berhad, empresa sediada na Malásia, onde lidera o setor de engenharia, transporte offshore e serviços de instalação para a indústria de óleo e gás. 

SapuraCrest está em processo de obtenção da aprovação de uma joint-venture com a Seadrill Ltd, uma das maiores empresas globais de perfuração marítima, listada em Oslo e em Nova Iorque, com o valor de mercado de aproximadamente US$ 18 bilhões, que opera uma frota de 48 sondas de perfuração offshore no mundo além de 14 sondas em construção. Seabras Sapura será o veículo jurídico para a joint-venture proposta. 

“A clientela de construção naval da OSX passa agora a contar também com players globais do setor de óleo e gás, como SapuraCrest e Seadrill. Essa conquista é motivo de orgulho para a equipe da OSX, reafirmando nosso compromisso de que nossa Unidade de Construção Naval do Açu está à disposição para contribuir para o desenvolvimento da produção de petróleo no Brasil” afirmou Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, Diretor Presidente da OSX.

Governador Sérgio Cabral visita São Francisco de Itabapoana para lançamento do programa Renda Melhor

Beto esteve na visita do governador a SJB
 Fotos: Blog do Paulo Noel.

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, confirmou, hoje 28-02, em entrevista à Rádio São Francisco FM e ao Blog que está agendada para dia 13 de março a visita do governador Sérgio Cabral ao município de São Francisco de Itabapoana para lançamento dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que fazem parte do plano Rio Sem Miséria.

O Renda Melhor vai atender famílias carentes do município e o Renda Melhor Jovem, estudantes do Ensino Médio. 

O Renda Melhor é um programa de transferência de renda destinado a famílias que recebem o Bolsa Família e que ainda vivem com menos de R$ 100 per capita. Estas pessoas receberão do programa do Governo do Estado entre R$ 30 e R$ 300, através de um cartão compartilhado.

O programa já foi lançado em SJB
O Renda Melhor Jovem é uma poupança-escola anual, destinada aos jovens integrantes de famílias beneficiadas pelo Renda Melhor, que estejam matriculados na Rede Regular de Ensino Médio Estadual e que tenham até 18 anos incompletos. 


O estudante receberá o benefício ao ser aprovado no fim de cada ano letivo, sendo R$ 700 ao final da primeira série, R$ 900 ao final da segunda, e R$ 1 mil ao final da terceira. Caso curse o Ensino Profissionalizante, em quatro anos, ao final do último ano, o estudante receberá ainda R$ 1,2 mil. Para saber se já foi contemplado, os interessados devem se dirigir às secretarias de assistência social de cada município.

CPI da Saúde convoca prefeito Beto Azevedo para depor na quinta feira

Prefeito disse que ainda  não recebeu nenhuma notificação.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana para investigar possíveis irregulares na saúde teria convocado o prefeito Beto Azevedo (PMDB) para depor na CPI da saúde nesta quinta-feira, 01-03 às 10h , na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana.

Como tudo que acontece na CPI, segundo o vereador Fábio das Neves, que preside a Comissão, "corre" em segredo de justiça, a imprensa não tem acesso aos depoimentos e outras informações. Assim, procuramos o prefeito Beto Azevedo que, por telefone, disse não ter recebido, ainda, nenhuma notificação convocando-o para depor. 

 O presidente da CPI, vereador Fábio das Neves o  "Fabinho do Estaleiro", disse que que as investigações irão até o fim. “Chegamos até aqui e iremos até o final", garantiu Fabinho, que integra a Comissão ao lado do vice-presidente Renato de Buena (PP), da relatoria Adriana Coelho (PPL), Jamilton Chaô (PSB) e Jarédio Azevedo (PSDC). CPI tem prazo até o próximo dia 15 para concluir o relatório.

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451

O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei.

 O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.

 Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Comerciante de São Francisco morre atropelado em Cabo Frio

 O comerciante do ramo de sorveteria Marcos Reis dos Santos Soares, 38 anos,  foi vítima de atropelamento quando saia do trabalho na cidade de Cabo Frio onde trabalhava. 

Quem passou a informação foi a irmã de Marcos, conhecida por Noélia do Churrasquinho de Santa Rita. Noélia disse que Marcos, que também era conhecido por Kako, era morador de Santa Rita e foi para Cabo Frio trabalhar no ramo de sorveteria. 

Ontem, domingo, 26-02, ao sair do trabalho por volta das 19 horas foi atropelado por um carro cujo motorista não parou para socorrer a vítima. A placa do veículo não foi anotada. Apesar de socorrido pelo resgate local, Marcos veio a falecer no Hospital de Cabo Frio por volta de duas horas da madrugada desta segunda-feira. 

Segundo familiares o velório será na casa dos pais de Marcos, o Sr. Américo e Dona Alcinéia na localidade de Santa Rita. O sepultamento está prevista para amanhã, terça-feira, às 8 horas no Cemitério de São Francisco de Itabapoana.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Confirmada a morte de dois militares na Estação Comandante Ferraz

Vítima:Carlos Alberto foi enviado em março de 2011 para a
 Antártida (Foto: Vinícius Figueiredo/ Arquivo Pessoal)
O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou hoje (25) a morte dos dois militares brasileiros que haviam desaparecido durante incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica: o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. 

Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base. “Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram. 

Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã (26) já devem estar de volta ao Brasil”, disse Amorim. Segundo o ministro, 12 militares da Marinha, inclusive o comandante da base, ficaram na base chilena, que é vizinha à brasileira na Ilha Rei George, na Antártica. Eles devem retornar a Comandante Ferraz, para ajudar no trabalho de perícia e no resgate dos dois corpos. Um navio da Marinha brasileira também se deslocou para a Ilha Rei George, para ajudar na tarefa

Avião com resgatados de base na Antártica deve voltar ao Brasil na madrugada de segunda-feira
Foto: Último segundo.
O incêndio destruiu praticamente toda a base  da Estação Comandante Ferraz, na Antártica.   
O Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado ao Chile para resgatar os militares e pesquisadores retirados da Estação Comandante Ferraz deve chegar a Punta Arenas, no Sul do país, às 3h da madrugada deste domingo (26), no horário de Brasília. Os brasileiros foram retirados da base depois do incêndio iniciado na madrugada de hoje e levados a Punta Arenas, por um avião argentino. De lá, eles vão embarcar no avião da FAB, de volta ao Brasil. Segundo a Aeronáutica, a viagem deve durar nove horas. A aeronave só deve pousar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira (27).


Ministro da Defesa manifesta pesar por incêndio em base brasileira na Antártica
Foto:Divulgação.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, manifestou pesar pelo acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz. Amorim recebeu a notícia do incêndio na base no início da manhã de ontem, 25-02 e, em seguida, informou a presidenta da República, Dilma Rousseff. Dois militares ainda estão desaparecidos.



O comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, informou ao ministro as providências tomadas para contenção do incêndio na base e para auxílio imediato aos pesquisadores, militares e demais pessoas que se encontravam no local. O incêndio começou por volta das 2h na praça de máquinas, local onde ficam os geradores de energia. Cerca de 40 pessoas que estavam na estação foram transferidos para a Base chilena Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina (FAB) para a cidade de Punta Arenas, no Chile. (Fonte: Ag. Brasil )