sábado, 26 de novembro de 2011

São Francisco participa de encontro Brasil-Holanda no Rio

Foto: Divulgação.
Uma representação de São Francisco de Itabapoana participará do Seminário de Oportunidades de Negócios Brasil-Holanda, na próxima segunda-feira (28/11) no Rio de Janeiro. O prefeito Beto Azevedo que vai participar do evento disse que importante a participação de São Francisco que precisa alavancar seu desenvolvimento na área industrial. “Essa é uma excelente oportunidade para mantermos contato com os empreendedores,” comentou Beto.

Fazem parte da comitiva o procurador Enaldo Barreto, representantes do Instituto da Criança Pinókio de Guriri, que já tem parceria com o governo holandês, e Antônio Souza Mello, da AP Rio Assessoria.

O Seminário
O "Seminário Bilateral de Oportunidades de Negócios Holanda-Brasil" — 2011 - O Ano da Holanda no Brasil terá por objetivo apresentar o estado atual das relações comerciais e do fluxo de investimentos, por meio de pronunciamentos e exposições de autoridades, representantes e técnicos de ambos os governos, bem como do empresariado, apontando entraves, soluções e oportunidades para o comércio e investimentos bilaterais.

A ampliação do fluxo de exportações e a geração de saldos comerciais, temas a serem abordados e discutidos no seminário, contribuem para a manutenção do nível de atividade e para o crescimento da economia e coincidem com os objetivos de aceleração do crescimento, objetivados por ambos os governos.

A organização do evento oferece a oportunidade aos empresários brasileiros e holandeses interessados em estabelecer parcerias e desenvolver negócios. (Da redação do Blog do Paulo Noel com Ascom - SFI )

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Finais do Campeonato Municipal Aspirante e da Taça São Francisco prometem agitar o domingo em SFI

Este domingo (27/11), em São Francisco de Itabapoana, será de fortes emoções com a grande final do Campeonato Municipal de Futebol da Categoria Aspirante e da Taça São Francisco. Os jogos vão acontecer no Estádio Municipal, em Volta Redonda, a partir das 13h. Praça e Palmerinha concorrerão ao título. Barra e São Francisco irão disputar a Taça.

“Para chegar a essa final não foi fácil para nenhuma das equipes”, disse o organizador do Campeonato Valdney Carvalho. No domingo passado, Palmerinha se classificou cobrando oito pênaltis no jogo contra Barra. Praça esteve numa disputa acirrada contra o São Francisco.

Os vencedores irão receber troféus e premiações em espécie. Também será premiado o artilheiro do Campeonato.

Valdney ainda lembra os jogos de mais uma categoria. “Teremos ainda a final da disputa da Categoria Principal que vai acontecer no próximo dia 04 de dezembro. Vale ressaltar que para esta final haverá atletas profissionais com passagens, inclusive, em clubes internacionais. Aguardamos a presença das torcidas”, finalizou Valdney.

Ascom-SFI

O pôr do sol na plataforma de petróleo


Recebemos e-mail de Franxilane Gomes, que trabalha em plataforma de petróleo, com essa bela imagem do pôr do sol na Bacia de Campos. Imagens como essa nos levam a muitas reflexões. Como uma obra de arte, subjetiva, permite viajarmos sobre o momento atual, sobre as nossas vidas, além de contemplarmos a natureza que nos cerca, a presença de Deus nas coisas. Aproveitamos para cumprimentar todos os trabalhadores que nos acompanham em plataformas e navios da indústria do petróleo e gás. Obrigado, Frank, por nos presentear com esse fascinante quadro pintado por Deus e registrado por você. Em e-mail, Frank escreveu:

Paulo Noel/Vinicíus,

Observem um pouco do privilégio que temos a bordo de uma plataforma de petróleo de poder contemplar este por do sol maravilhoso, e que nos leva a refletir sobre este mundo que Deus fez e nos deu de presente, mas infelizmente muitos ainda não entenderam!.


Frank. Imburi de Cacimbas, São Francisco de Itabapoana, RJ.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Imagens da sessão na Câmara

Clique nas imagens para ampliá-las - Fotos: Paulo André

Foto panorâmica em 180º

O blog teve acesso ao parecer assinado pela Procuradoria da Câmara Municipal. Foi com base no parecer que o presidente Tininho não incluiu em votação o pedido de afastamento do prefeito. Confira:

Eleita Comissão Processante que irá investigar denúncia

Eleita a Comissão Processante com prazo de 90 dias para apresentar relatório das denúncias apresentadas pelo conselheiro de saúde Jorge Lúcio. A CP ficou constituída assim: Presidente, vereador Sergio Elias (PMDB), relator, vereador Cláudio Henrique (PP) e membro Caboclo (PMDB).

Reunião paralisada por 15 minutos para criação da Comissão Processante

Recebimento de denúncia aprovado por unanimidade pelos vereadores

Neste momento, o presidente do Legislativo de SFI interrompeu a reunião da Câmara Municipal pelo prazo de 15 minutos para composição da CP – Comissão Processante.

Antes foi aprovado por unanimidade o recebimento da denúncia proposta pelo conselho da saúde Jorge Lúcio Ponto de Prosa.

Segundo a Procuradoria do Legislativo, o Decreto-Lei 201/67, diz que a Comissão Processante pode ser criada, mas ela tem que permitir ao investigado, o prefeito, o direito de defesa. Trata-se de um processo como outro qualquer.

Devido ao Regimento Interno, apenas vereadores que não compõe a CPI poderão compor a CP. Como o presidente não pode participar da CP e já que os vereadores Fabinho do Estaleiro, Renato de Buena, Jarédio Azevedo, Adriana Coelho e Jamilton Chao fazem parte da CPI, restaram para formar a CP os vereadores de situação Sérgio Elias, Cláudio Henriques e Caboclo.

Pedido de afastamento do prefeito não vai a votação


Após leitura pela secretária do Legislativo vereadora Adriana Coelho do parecer da Procuradoria da Câmara Municipal sobre as denúncias do conselheiro de saúde Jorge Lúcio com dossiê com possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde, o presidente do Legislativo, vereador Tininho, decidiu não colocar em votação o pedido de afastamento do prefeito Beto Azevedo. Agora o que está sendo debatido é o recebimento ou não da denúncia. Na sequência será votada a criação ou não da CP – Comissão Processante.

Segue reunião Legislativa em clima de aparente tranquilidade

Após a leitura da Ata da reunião dos vereadores da última terça-feira, segue em aparente clima de tranquilidade a sessão Legislativa desta quinta-feira, que pode decidir pelo afastamento do prefeito pelo prazo de 90 dias. Neste momento, a secretária, vereadora Adriana Coelho está lendo as correspondências recebidas.

Começou agora a reunião do Legislativo de SFI

O plenário está lotado e divido politicamente. Policiais Militares e guardas municipais estão em frente ao prédio do Legislativo.

Uma viatura policial está posicionada bem em frente ao prédio da Câmara Municipal.


O Blog está com dois repórteres no plenário da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, nesta quinta-feira, 24-11, acompanhando o desenrolar da reunião Legislativa. Há uma expectativa de que seja votado na sessão desta quinta-feira, o pedido de afastamento por 90 dias do prefeito do município Beto Azevedo e a consequente criação de uma CP (Comissão Processante) com base em um dossiê protocolado no legislativo pelo conselheiro de Saúde, Jorge Lúcio Ferreira, o Jorge "Ponto de Prosa”, com denúncias de possíveis irregularidades envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde

Neste momento a vereadora e primeira secretária Adriana Coelho, está lendo a Ata da reunião passada.

Chegou, agora ao Blog, uma informação que Jorge Lúcio Ferreira entrou com um Mandado de Segurança na Justiça de SFI solicitando a colocação da matéria em votação. O mandado de segurança foi antecipado tendo em vista a possibilidade do presidente do Legislativo não colocar a matéria em votação. Entretanto, a Câmara Municipal até o momento não recebeu nenhuma documento jurídico sobre o assunto.

Política efervecente em SFI


A política em São Francisco de Itabapoana está efervescendo. E essa efervescência vai refletir na reunião da Câmara desta quinta-feira (24), às 17 horas. A maioria dos vereadores quer o afastamento do prefeito, e, pelos discursos, são eles: Adriana Coelho, Fabinho do Estaleiro, Jamilton Chao, Jarédio Azevedo e Renato de Buena. E algo vem passando despercebido por muitos. É que, com o afastamento do prefeito, quem assumiria seria o vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos. Que ninguém confunda esse momento político com as questões envolvendo processos que correm na Justiça Eleitoral. O processo que cassou o prefeito e o vice em setembro é fruto da campanha eleitoral de 2008. A defesa já tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, e o prefeito e seu vice voltaram ao cargo com base em liminar. Caso a liminar seja cassada, quem assume é o presidente da Câmara, que aliás já deu declarações contrárias ao afastamento de imediato do Prefeito Beto Azevedo. "Tem uma denúncia, vamos apurar. Mas a denúncia, sem prova, sem documento e sem direito de defesa não pode afastar", disse Tininho.

ANP suspende operações da Chevron em território nacional



Brasília - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou hoje (23) a suspensão das atividades de perfuração da Chevron no Campo de Frade, “até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento de petróleo e restabelecidas as condições de segurança na área”

Segundo nota da ANP, a deliberação suspende toda atividade de perfuração da Chevron do Brasil no território nacional.

A agência também rejeitou pedido da concessionária para perfurar novo poço no Campo de Frade com o objetivo de atingir o pré-sal. A ANP entende que “a perfuração de reservatórios no pré-sal implicaria riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade”.

Ainda segundo a ANP, a decisão “se baseou nas análises e observações técnicas da agência, que evidenciam negligência, por parte da concessionária na apuração de dado fundamental para a perfuração de poços e na elaboração e execução de cronograma de abandono, além de falta de maior atenção às melhores práticas da indústria”.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

São Francisco poderá ser incluído no Projeto Geoparques do estado

Foto: Aurênio Nascimento - Falésias de Lagoa Doce
O município de São Francisco de Itabapoana recebeu nesta quarta-feira (23/11), representantes de vários órgãos estaduais e entidades para uma reunião sobre o Projeto Geoparques que está sendo implantado no estado do Rio. São Francisco deverá ser incluído no projeto por apresentar características de Costões Rochosos (Falésias) e Lagunas Costeiras em grande parte de sua orla marítima. A reunião aconteceu durante toda a manhã, no auditório da Prefeitura.

O projeto Geoparques está levantando dados de 16 cidades do litoral do estado, começando em Maricá e terminando em São Francisco. O objetivo é colaborar com a preservação dos patrimônios geológicos e incentivar o desenvolvimento sustentável da região. Através dos estudos da equipe do Projeto, várias áreas podem ser trabalhadas como fatores de desenvolvimento sustentável tais como: educação, cultura, turismo e ecologia, entre outros.

A intenção da comissão montada para a implantação do projeto é incluir o município na Rede Global de Geoparques, junto à UNESCO (Organização Educacional, Científica e Cultura das Nações Unidas). Nesta rede existem apenas 77 geoparques em 25 países, sendo apenas um no Brasil, em Araripe, Ceará. Estão envolvidas no projeto várias organizações governamentais e universidades nacionais e internacionais. Entre as organizações encontram-se a UNESCO, SEDEIS (Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Energia Indústria e Serviços) e DRM-RJ (Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro). As universidades envolvidas são a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UENF (Universidade Estadual Norte Fluminense), ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suiça). O projeto conta ainda com a colaboração de Randal Keynes, um dos bisnetos do naturalista inglês Charles Darwin, que fez estudos na região no ano de 1832.

Segundo Lúcia Nascimento, representante da SEDEIS, o projeto é muito importante para o desenvolvimento sustentável. “Através desse projeto poderemos fomentar o desenvolvimento sustentável nos municípios. A partir daí eles podem caminhar para uma minimização de seus problemas ambientais”, explicou Lúcia.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a parceria é importante para o desenvolvimento de diversos projetos futuros. “Através do trabalho em conjunto com as universidades e organizações envolvidas no projeto, poderemos realizar diversas ações. Os estudos feitos por esses órgãos são de fundamental importância”, comentou o secretário.

Participaram do encontro, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre; o subsecretário de Administração, José Renato Cunha, além de representantes de universidades e órgãos governamentais.

Com informações da Ascom

Prefeito Beto Azevedo divulga nota oficial

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana divulgou na tarde desta quarta-feira (23) nota oficial sobre as denúncias de possíveis irregularidades. Confira:

NOTA OFICIAL

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Carlos Alberto Silva de Azevedo, esclarece publicamente que a Câmara de Vereadores do município, ao instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades na área de saúde, está agindo de forma legal e legítima. O prefeito defende ainda uma investigação ética e responsável e informa que:

- Todos os setores do Executivo Municipal, incluindo as áreas financeira, jurídica e da própria pasta da saúde foram orientados a fornecerem todas as informações solicitadas pela Comissão.

- Nada tem a temer quanto às denúncias de supostas irregularidades.

- É importante, por parte da Comissão, manter a observância dos ritos legais quanto aos trâmites de documentações e informações, inclusive, no que diz respeito ao cumprimento de prazos previstos na Lei Orgânica Municipal.

- A Comissão precisa garantir aos envolvidos nas supostas irregularidades o devido processo legal e amplo direito de defesa, conforme prevê a lei e os princípios éticos.

- Algumas pessoas têm tornado públicas denúncias vazias e levianas e que caberá a essas pessoas o ônus da prova, caso contrário poderão sofrer sanções judiciais, inclusive, respondendo judicialmente por calúnia e difamação.

- A instalação de uma Comissão Processante (CP), paralela à CP, solicitando o imediato afastamento do prefeito pelo prazo de 90 dias, carece de fundamentação legal e fere flagrantemente o rito do Decreto lei 201/67 e a Lei Orgânica Municipal, principalmente por não oferecer ampla defesa.

- E por último que todos possam cumprir seus papéis com independência, equilíbrio e responsabilidade, sem o uso político no decorrer do processo, já que a população está atenta a qualquer tipo de uso eleitoreiro.

Carlos Alberto Silva de Azevedo
Prefeito de São Francisco de Itabapoana

Desdobramentos da reunião da Câmara repercutem na Rádio São Francisco

A Rádio São Francisco FM ouviu, durante o Jornal São Francisco é Notícia desta quarta-feira (23), o delator de possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde. Em entrevista gravada ainda ontem (22) na Câmara, Jorge preferiu não enumerar as denúncias. “As denúncias estão protocoladas na Câmara. E agora cabe aos vereadores investigarem”, comentou. Jorge disse que está muito à vontade para fazer as denúncias, pois até seis meses atrás era um fã da Saúde de SFI. “De seis meses para cá as coisas pioraram. Nós não temos remédios no Hospital e os salários estão atrasados. Nós estamos vendo pessoas ligadas à Saúde com um crescimento de patrimônio rápido. Tem dono de uma clínica que mandava e desmandava na Saúde”, disparou Jorge, sem querer na entrevista de ontem dar nomes aos denunciados.


Jorge: era um fã da Saúde de SFI, mas de seis meses pra cá as coisas pioraram

Entretanto, Jorge resolveu falar com mais detalhes sobre as denúncias nesta quarta-feira. Em entrevista por telefone, ele revelou que as denúncias envolvendo uma clínica são relacionadas à Clínica Fênix, do empresário Fabel. Segundo Jorge, o Conselho Municipal de Saúde aprovou a contratação da Clínica Fênix para realização de exames. Mas que de seis meses pra cá as coisas começaram a mudar. “É mais ou menos assim: se tinha direito a 20 exames por mês, fazia apenas dez e recebia pelos 20”, denunciou Jorge.

A reportagem da Rádio São Francisco FM conseguiu contato com o empresário Fabel. Ele está em viagem, e disse que falará nesta quinta-feira sobre as denúncias.


Fabinho: o prefeito deve ser afastado por 90 dias

A reportagem da Rádio São Francisco ouviu ainda os vereadores Fabinho do Estaleiro, Sérgio Elias e Tininho. Fabinho é a favor do afastamento do prefeito Beto Azevedo. “Pelo nosso entendimento o prefeito deve ser afastado por 90 dias. As denúncias são graves, e creio que todos os vereadores vão votar a favor do afastamento. Todos vão ter o conhecimento de muita coisa pela frente. Não posso adiantar mais detalhes para não atrapalhar as investigações da CPI”, disse Fabinho, que ocupa o cargo de presidente da CPI da Saúde.


Sérgio Elias: Não há necessidade de se abrir uma CP, já que existe uma CPI

O líder do governo na Câmara, vereador Sérgio Elias, pediu vistas às denúncias, empurrando para esta quinta-feira (24) a votação da criação da CP. No entendimento de Sérgio, uma CP (Comissão Processante), não se justifica, já que foi instalada uma CPI. “Não há necessidade de se abrir uma Comissão Processante, já que existe uma Comissão Parlamentar de Inquérito. A denúncia protocolada é muito extensa, e nós não podemos afastar um prefeito com base em suposições. Há indícios, mas não provas. Então eu pedi vista, vamos analisar, e na quinta-feira voltar ao assunto”, disse Sérgio Elias.


Tininho: tem uma denúncia, vamos apurar. Mas a denúncia, sem prova, sem documento e sem direito de defesa, não pode afastar

Argumentando com base em orientação da Procuradoria da Câmara, o presidente do Legislativo, vereador Tininho, foi mais cauteloso. “A Procuradoria mandou seguir a risca o Decreto-Lei 201/67, onde diz que a Comissão Processante pode ser criada, mas ela tem que permitir ao investigado, o prefeito, o direito de defesa. Trata-se de um processo como outro qualquer, e se não seguirmos o rito, o prefeito volta ao cargo com um mandado de segurança alegando cerceamento do direito de defesa. Então, seria uma das causas da gente não poder, de uma hora pra outra, sem que ele negue prova, pegar aquela denúncia, acatar e afastar o prefeito. Analisamos a jurisprudência de casos semelhantes, e concluímos que se ele fosse afastado, esse afastamento iria a juízo e automaticamente ele voltaria com um mandado de segurança. Não sou contra a CP. Tem uma denúncia, vamos apurar. Mas a denúncia, sem prova, sem documento e sem direito de defesa não pode afastar”, explica Tininho, que deu a entender não ser favorável a colocação na pauta do afastamento do prefeito, e sim da criação da CP.

Câmara analisa pedido de afastamento do prefeito de SFI

Esteve em discussão nesta terça-feira (22) na Câmara de São Francisco de Itabapoana uma proposta que, se aprovada, provocará mudanças consideráveis na política sanfraciscana. Com base em um dossiê protocolado no legislativo pelo conselheiro de Saúde, Jorge Lúcio Ferreira, o Jorge "Ponto de Prosa”, com denúncias de possíveis irregularidades envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, foi colocado em votação um pedido de afastamento por 90 dias do prefeito Beto Azevedo. O dossiê pode resultar na criação de uma CP – Comissão Processante, que teria a missão de abrir processo de investigação das denúncias. Tanto a votação do pedido de afastamento, quanto a criação da CP ficaram para a próxima sessão legislativa, nesta quinta-feira (24). O adiamento se deu devido ao pedido de vista do vereador Sérgio Elias, que antes de manifestar o seu voto quer ler as denúncias. O “Jornal São Francisco é Notícia” desta quarta-feira trará todos os detalhes da polêmica reunião da Câmara. Irão ao ar entrevistas com o delator das possíveis irregularidades, Jorge Lúcio, o líder do Governo, vereador Sérgio Elias, o vereador Fabinho do Estaleiro, além do presidente da Câmara, vereador Tininho. A partir dessas entrevistas voltaremos a abordar o assunto aqui no Blog nesta quarta-feira.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

FIRJAN realiza seminário no dia 24

Empresários e prefeitos discutem as potencialidades da Região Norte Fluminense

Mapa: Fundação Cide

Através da sua Representação Regional, o Sistema Firjan realiza o seminário Visões de Futuro: Potencialidades e Desafios da Região Norte Fluminense, na quinta-feira (24), a partir das 14h, no auditório do SESI Campos, em Guarus.

O evento, tem por objetivo discutir as potencialidades e propostas para os próximos anos com a implementação de novas frentes de desenvolvimento em todo o Estado e será aberto a toda a sociedade. “É a primeira iniciativa neste sentido e, com certeza não será a última porque muito ainda teremos o que discutir para fortalecer nossa região e garantir um futuro mais próspero para as próximas gerações”, afirma o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Norte Fluminense, Geraldo Coutinho.

Em formato “talk show”, e com a mediação realizada pelo jornalista Max Andrade,
o seminário contará com a abertura oficial do presidente da Representação Regional, Geraldo Hayem Coutinho, além de uma apresentação sobre os grandes empreendimentos na região, a cargo do gerente de competividade industrial e investimentos da FIRJAN, Cristiano Prado, seguido de debate com os empresários sobre como aproveitar as potencialidades e superar os desafios; e de debate com os prefeitos sobre o que pode ser feito hoje para garantir um futuro sustentável para as próximas décadas.

“Os empresários e prefeitos responderão a perguntas previamente selecionadas pela FIRJAN, mas as pessoas que quiserem participar também poderão enviar suas perguntas à mesa mediadora na hora do evento”, informa o gerente Regional do Norte Fluminense, Luiz Mário Concebida.

Em Campos, serão debatidos os desafios e as oportunidades para os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, Macaé, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

EVENTO: SEMINÁRIO VISÕES DE FUTURO
DATA: QUINTA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2011
HORÁRIO: 14h
LOCAL: SESI CAMPOS – AV. DEPUTADO BARTOLOMEU LYSANDRO, 862 - GUARUS

Informações eviadas ao Blog via e-mail por Sofia Vecce Representação Regional Norte - Campos

Ponte entre SJB e SFI gera polêmica em sessão da Câmara sanjoanense

Nesta segunda-feira (21), após longa discussão sobre a ata da reunião anterior, as bancadas iniciaram um debate devido a uma moção de aplausos aos deputados federais, Paulo Feijó e Anthony Garotinho, que conseguiram (através de uma emenda) uma verba de R$ 78 milhões para dar prosseguimento à obra da Ponte João Batista Fiqueiredo, que ligará São João da Barra a São Francisco de Itabapoana.

A moção foi proposta pela bancada de oposição, mas foi reprovada pelos vereadores da base governista, sob a alegação de que o Governo do Estado já havia prometido investir R$ 100 milhões na obra (por meio de um empréstimo que será liberado Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID). “Estivemos com o vice-governador, Pezão, o que na época foi amplamente registrado pela mídia e acho melhor esperar esse empréstimo que o Estado já conseguiu”, disse Aluizio Siqueira.

– Essa obra tão sonhada será muito importante porque vai trazer desenvolvimento para o Porto do Açu e também para os produtores rurais, atendendo a toda região. Estamos a 40 dias de encerrar o ano e vejo que essa obra, mais uma vez, não será cumprida — observou Franquis Arêas. A matéria gerou um longo bate-boca, sendo a sessão, interrompida por cinco minutos para que os ânimos fossem acalmados.

Com informações da Ascom da Câmara de SJB
Foto: Secom-SJB

Jovens católicos preparam eventos para este sábado

Grupo Jovem promove 2ª noite de MPB em Imburi
Em Travessão de Barra Cristoteca promete animar com DJ


Os jovens católicos de São Francisco de Itabapoana estão se mobilizando na realização de dois eventos, neste sábado (26), em Imburi de Campos e Travessão de Barra.

Imburi

O Grupo Jovem Santos de Calça Jeans, da Igreja de São Jorge de Imburi, promove a 2ª Noite de MPB, na Praça da Igreja Católica, a partir das 20 horas. O som fica por conta do cantor Felix Oliveira – voz e violão. Nos intervalos haverá cristoteca com Dj Bubu. Confira o cartaz:



Travesão de Barra

Recebemos e-mail do Dj Dudu Porto com informações da Cristoteca, evento que acontecerá em Travessão de Barra, neste sábado (26), às 20 horas.

“A Cristoteca é um espaço para jovens, que querem dançar, se divertir e ter uma verdadeira alegria em Deus. E essa verdadeira alegria vem de Deus, pois não precisamos de drogas, bebidas e cigarros para se diverti. A Christ Hot Party está com uma super produção com Telão, Iluminação à Laser e muito som. Tudo que uma balada do mundo oferece; estaremos oferecendo pra você que quer ter uma verdadeira alegria em Cristo. Presença confirmada de grupos jovens, e uma galera super animada”, disse o Dj. Confira o Cartaz:

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol

Estão definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. Pela Categoria Principal, Amprajope (Praça João Pessoa) e Guaxindiba farão a final no domingo (04-12), às 15 horas, no Estádio Municipal, na localidade de Volta Redonda, próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana. Os finalistas foram conhecidos desde o dia 13 de novembro. Neste domingo (20) foram definidos os finalistas da Categoria Aspirante. As semifinais foram realizadas em Praça João Pessoa.

O Itabapoanense de Barra do Itabapoana, que venceu o Palmeirinha de Imburi de Barra no jogo de ida por 3 a 2, jogava pelo empate. No tempo normal, o Palmeirinha venceu por 1 a 0, com gol do camisa 11 Hércules. O resultado levou a partida para os pênaltis. E o Palmeirinhas levou a melhor ao converteu 7 pênaltis; contra 6 do Barra.

Amprajope e São Francisco fizeram a outra semifinal. Na primeira partida o placar ficou no 0 a 0. No jogo de ontem, o Amprajoepe venceu por 2 a 1, e garantiu a vaga com gols dos atacantes Chiquinho e Alemão. Lucas descontou para o São Francisco.

Amprajope e Palmeirinha fazem a decisão da Categoria Aspirante no próximo domingo, dia 27 de novembro, às 15 horas, no Estádio Municipal.

Em ambas as categorias haverá a decisão do terceiro lugar, que equivale a Taça Cidade de São Francisco. Pela categoria Principal, no domingo (04), às 13 horas, jogam Nova Belém e São Francisco. Já pela Aspirante a disputa ficará entre São Francisco e Itabapoanense, às 13 horas, domingo, dia 27 de novembro.

Matéria atualizada às 18h15


O Palmeirinha (azul) venceu nos pênaltis o Itabapoanse, e garantiu vaga na decisão da Categoria Aspirante

Já o Amprajope (Branco) venceu o São Francisco, e avançou à final

Fotos: Blog Alô a Todos

Feriado do Dia dos Evangélicos com intensa programação em SFI

O feriado municipal do Dia dos Evangélicos, comemorado em São Francisco de Itabapoana no dia 30 de novembro, este ano terá uma programação especial. A Associação dos Evangélicos de São Francisco de Itabapoana anunciou grandes atrações para marcar a data. Serão três dias de comemorações, com participações de nomes consagrados da música gospel, como Cristina Mel e Pastor Antônio Cirilo. Confira:

domingo, 20 de novembro de 2011

Divino Pai Eterno leva multidão a Morro do Coco

Fotos: Vinícius Berto - Clique nas imagens paa ampliá-las


Uma multidão esteve na tarde deste domingo (20) no distrito de Morro do Coco, Campos dos Goytacazes, para acompanhar a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno, conduzida pelo Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade (GO). O sacerdote celebrou uma missa transmitida, ao vivo, pela Rede Vida. O evento religioso fez parte das comemorações pelos 150 anos da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Morro do Coco. Várias caravanas (inclusive de São Francisco de Itabapoana) foram organizadas por paróquias do Norte Fluminense e do Sul Capixaba. Na última foto acima, a lente do blog registrou a participação do seminarista sanfranciscano Léo Francisco, que esteve auxiliando durante a missa.

Dia da Consciência Negra é lembrado pelo IDANNF

O Dia da Consciência Negra, comemorado neste 20 de Novembro no Brasil, é dedicado a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro. E na sexta-feira (25), na comunidade quilombola de Deserto Feliz, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, haverá um evento especial para lembrar a data. A realização é do IDANNF – Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense. A entidade enviou convite ao blog, que você visualiza ao lado.

Local: Quilombo de Deserto Feliz
Data: 25/11
Tema: Desafio: Refletir, fazer e construir...

PROGRAMAÇÃO:

9h - Abertura - Café da Manhã

9h30 - Formação da Mesa
Apresentação de Data show - O que eram os quilombos? (Professor Anderson)

10h- Amostra do Filme- Vista Minha Pele- Reflexões a comentar (Lucimara Muniz)

12h- Palestra: Preservação e Conservação do Meio Ambiente- (Simone Pedrosa- Ambientalista e Estudante de Biologia)
Palestra: O que é Quilombo e sua importância – (Professora Iara – UFRJ)
Palestra: A Política Quilombola – (Sr. Adriano – ACQUILERJ - Associação Estadual Quilombola do Rio de Janeiro)
Workshop: Roda de Conversa e encaminhamentos

14h- Almoço

16h- Jongo

Informações enviadas por e-mail pelo IDANNF

Café Literário movimenta Escola Dirceu Dias em Guaxindiba




Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/11) a primeira edição do Café Literário da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. O evento cultural reuniu alunos de todas as séries.

A idéia partiu de alguns professores das matérias de português e arte. O objetivo do projeto é de resgatar a tradição dos “cafés literários” e através deles levar conhecimento aos alunos. Nos eventos deste tipo, as pessoas podem trocar informações sobre cultura e apreciar a arte. O principal enfoque foram os escritores brasileiros, que muitas vezes são esquecidos no dia a dia. Participaram do evento o pintor e escultor Péres Dová, o poeta Roberto Acruche e a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira.

Os alunos do 2º segmento participaram de várias atividades: música, dança, declamação de poesias brasileiras e desenho de caricaturas de escritores nacionais. Os alunos do 1º segmento também marcaram presença se caracterizando como personagens da literatura infantil. Foram montadas quatro salas de exposição: literatura infanto-juvenil, cultura da nossa terra, características do café literário e exposição de Péres Dová.

Com informações da Ascom-SFI

São Francisco receberá o projeto “Cozinha Brasil” do SESI

São Francisco de Itabapoana receberá, nos dias 22 e 23 de novembro, o curso de culinária do projeto “Cozinha Brasil” do SESI. As aulas serão realizadas na padaria-escola do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Valão Seco. O curso é composto por instrutores e nutricionistas que ministrarão as aulas sobre como preparar os alimentos sem desperdiçar. A iniciativa é da secretaria de Promoção Social em parceria com a Ampla e o SESI.

Os cursos, que são gratuitos, serão ministrados em dois turnos. Pela manhã, no horário de 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 16h. Os interessados em participar devem reservar sua vaga nos pólos dos CRAS mais próximo da sua casa, pois as vagas são limitadas. Para o cadastro serão necessárias as cópias do CPF, identidade, conta de luz e cartão do bolsa família, se possuir.

Durante o curso, os alunos vão aprender a aproveitar todas as partes do alimento, inclusive, as que normalmente são dispensadas como: caule, talos, cascas, folhas e sementes. Ao final dos dois dias de curso, os participantes receberão o certificado e um livro de receitas.

Na oportunidade, os técnicos da AMPLA irão realizar o cadastramento da tarifa Baixa Renda.

Com informações da Ascom-SFI

Palestra sobre INSS na Ilha dos Mineiros

Recebemos e-mail da internauta e integrante do Cras da Ilha dos Mineiros, Leidiani Pinto Lima, com informações sobre a palestra do INSS nesta terça-feira (22). Confira:

Boa tarde, Paulo Noel.

Envio esse e-mail para solicitar a vocês que trabalham nessa rádio, tão necessária ao nosso munícipio, que divulguem a palestra que acontecerá no CRAS - Ilha dos Mineiros, no dia 22 de novembro, às 14 horas.
A palestra terá como tema Benefícios Previdenciários e Assistenciais e será ministrada pela assistente social do INSS Vânia.
Desde já, agradecemos imensamente.

Equipe CRAS - Ilha dos Mineiros